Prezado leitor,
Abaixo segue minha mensagem especial de Natal. É o poema sobre Fernão Capelo Gaivota, de Richard Barth. Ele representa o que sou – o que faço e o que penso sobre o papel que jogo neste mundo de Deus.
É através dele que mando meus votos de Feliz Natal e Bom Ano Novo para todos.
Esta comunidade para a qual envio diariamente a newsletter
http://www.polibiobraga.com.br/ é de 192 mil assinantes. São informações disparadas diariamente, as 17h30m em ponto, e distribuídas a partir daí pela administradora de listas Dinamize. Elas também vão diariamente para o site
http://www.polibiobraga.com.br/ e para os jornais O Sul, O Informativo (Lajeado), A Platéia (Livramento), Bom Dia (Erechim), O Nacional (Passo Fundo) e Ventos do Sul (Osório).
Meu trabalho é total e exclusivamente focado na mídia de Internet. Passo cada dia (todos os sete dias da semana) garimpando informações, disparando 50 ligações telefônicas em média, tomando café ou almoçando com empreendedores e políticos, pesquisando, lendo estudos, processos e documentos, abrindo 300 e-mails, vasculhando cinco jornais e 10 blogs e sites.
Não engano ninguém:
1) Tenho lado, o que quer dizer que não sou imparcial (meu lado é o estado democrático de direito e a economia de mercado com isonomia social).
2) Atenho-me rigorosamente à verdade, ferramenta principal com que trabalho. O ex-reitor da Ufrgs e cientista político Francisco Ferraz, costuma me lembrar a todo momento: "A verdade é uma ferramenta revolucionária". E é. Comprovei isto, este ano. Não é a Internet que é revolucionária, mas a ferramenta verdadeiramente revolucionária é fazer jornalismo a bordo da verdade, porque só ela é incontestável e só ela pode conduzir à vitória.
Os critérios para a disponibilização do material informativo é o da relevância, exclusividade ou diferenciação na abordagem de todos os assuntos das áreas econômica e política.
Do ponto de vista financeiro, infelizmente o mercado publicitário (anunciantes e agências) prossegue sem entender direito a mídia Internet. Esta mídia está fora totalmente das programações publicitárias de organizações aparentemente contemporâneas, como são os casos da Assembléia do RS e da OAB, apenas para citar dois exemplos. No RS, caminha-se também aqui na contramão do mundo econômica e socialmente civilizado, já que sequer números cientificamente tabulados conseguem ser interpretados pelo mercado publicitário local.
Aproveito para agradecer aos parceiros que nos ajudaram a fazer este trabalho durante o ano de 2009: Safe Park, Simers, Forjs Taurus, Prefeitura de Porto Alegre, CDL, Forma Incorporadora, Escritório Scalzilli, Joal Teitelbaum, Senac, Ibravin, Senar, Teu Bilhete, Cervo Advogados, GVT, XP Investimentos, Banrisul, Fibria, Getmax, ABRH, Biermarkt e Dbtrans.
De qualquer modo, este foi seguramente o melhor ano de todos os 40 anos do meu trabalho como jornalista e homem público, porque ajudei a reconstruir e construir verdades, desconstruindo além disto algumas farsas políticas monstruosas. A repercussão e reação a este trabalho, diz tudo sobre sua relevância em 2009.
O ano terminou bem.
Feliz Natal e Bom Ano Novo.
Polibio Braga.
CLIQUE AQUI para ler o poema Fernão Capelo Gaivota. (Arquivo de Powerpoint)