Exigências inesperadas do Ibama paralisam a construção civil gaúcha, denuncia Sinduscon

O Sinduscon/RS denunciou o Ibma, hoje, que estaria constrangendo as construtoras, incorporadoras e loteadoras, devido a exigências inesperadas do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que tem dificultado a obtenção de autorizações de supressão de vegetação e impedido a emissão de licenças ambientais.

Pelo menos 67 projetos já foram prejudicados, paralisados em Porto Alegre, afetando cronograma de obras e impedindo a contratação imediata de aproximadamente 2.600 trabalhadores.
    
Ocorre que normativas do Ibama determinam que todos os pedidos de autorização de manejo de vegetação nativa sejam feitos através do Sinaflor (Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais - Sinaflor). Porém, os Municípios responsáveis por tais autorizações têm enfrentado problemas na operação do Sistema, inviabilizando que os pedidos sejam analisados. Dessa forma, as licenças de projetos que necessitam deste tipo de autorização não podem ser emitidas.

Doria quer contratar Henrique Meirelles para a secretaria da Fazenda de SP

O novo governador de São Paulo, João Doria, vai anunciar a indicação do ex-ministro Henrique Meirelles para seu secretário estadual da Fazenda.

Marchezan Júnior acaba de promulgar lei municipal anticorrupção

O prefeito Marchezan Júnior promulgou lei municipal anticorrupção.

Foi esta tarde.

Leia, aqui, o texto integral do pedido de impeachment protocolado contra Ricardo Lewandowski

Ao lado, Janaína Paschoal, que defendeu o advogado em entrevista sobre o caso; Cristiano Caiado, o advogado, e Ricrdo Lewandowski.

No link a seguir, o leitor terá acesso ao inteiro teor do pedido protocolado esta tarde pelo advogado Modesto Carvalhosa e mais cinco outros advogados de São Paulo, tudo no sentido de pedir que o Senado da República casse o mandato do ministro Ricardo Lewandowski.

O editor recebeu o texto ainda há pouco.

No texto, os advogados pedem que a casação seja feita sob a acusação de improbidade administrativa e abuso de autoridade.

O caso, narrado no próprio pedido:

Em 4 de dezembro de 2018, o advogado Cristiano Caiado de Acioli, OAB/DF 31.497, após embarcar no vôo comercial G3-1446, de São Paulo rumo a Brasília, por volta das 10h da manhã, abordou o Min. Lewandowski dizendo[1]:
“Ministro Lewandowski, o Supremo é uma vergonha, viu? Eu tenho vergonha de ser brasileiro quando eu vejo vocês.”
3.         A esta menção, respondeu o Sr. Min. Lewandowski a Cristiano Caiado de Acioli:
“Vem cá, você quer ser preso?”, e à comissária de bordo disse:
 “Chamem a Polícia Federal, por favor!”

O que pouca gente sabe é que uma passageira, Maricene Aparecida Gregorut, fez questão de acompanhar o advogado até a PF e testemunhar em seu favor.

Nenhum homem e nenhuma outra mulher manifestaram-se. 

CLIQUE AQUI para examinar todo o pedido.

Suzana Kakuta reassume posto de CEO do Tecnosinos

Atual secretária do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia, Suzana Kakuta voltará à condição de CEO da Tecnosinos, Unisinos, São Leopoldo, RS.

Ela assumirá as funções no dia 2 de janeiro.

O Tecnosinos abriga 108 empresas. No conjunto, elas faturam R$ 645 milhões por ano.

Suzana é funcionária do Tecnosinos e estava licenciada.

Oi tem vagas para PcDs em Porto Alegre

A operadora Oi está realizando processo seletivo para preenchimento de vagas para Pessoas com Deficiência (PcDs) nas cidades de Porto Alegre (RS) e Brasília (DF), para início imediato.

A Oi também está com vagas na capital gaúcha para vendedores e caixas em suas lojas dos shoppings Iguatemi, Praia de Belas e BarraShoppingSul, também para início imediato, após a conclusão do processo seletivo.

As inscrições devem ser realizadas pelo e-mail pcd.oi@hotmail.com ou pelo site www.oi.com.br/euquerotrabalharnaoi.

Bolsonaro ignora jornalistas e escolhe publicitário para cuidar da imprensa

Jair Bolsonaro escolheu o publicitário Floriano Barbosa de Amorim Neto para ser seu assessor especial de comunicação no Planalto.

Bolsonaro não gosta mesmo de jornalistas.

Nem dos que o apoiam.

Artigo, Marcus Vinicius Ramos Gonçalves - Teje preso !

Gostaria de tecer palavras para enaltecer, elogiar e demonstrar meu espanto com as coisas. Mas, deparo-me com a realidade, com os fatos, sempre eles, e não há motivos para alegria.
O título desta é uma alusão direta ao ocorrido entre o advogado e o ministro Lewandowski. Sim, ministro com letra minúscula. Já há muito tenho indicado, neste espaço, o quanto nossas estruturas de estado estão apodrecidas, carcomidas. Corroeram-se na própria dinâmica de manter seus privilégios, defenestrando os interesses de seus verdadeiros patrões (o povo).

O episódio acima, em que o ministro mandou prender um advogado, no avião, porque ouvira do advogado que o mesmo sentia vergonha do STF, é a exata amostra do que querem nos impor. Ainda que o advogado te...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entrevista, Alexandre Wolwacz - Stormer - Melhora da confiança eleva procura de investidores

ENTREVISTA
Alexandre Wolwacz - Stormer, LS Capital, Porto Alegre

Investidores e aplicadores estão animados com a chegada do governo Bolsonaro ?
Sim. E nos procuram em massa.

O escritório opera com que assinatura ?
Da XP. Até este final do ano, teremos custodiados R$ 1 bilhão em valores de clientes aplicados ou investidos no mercado financeiro. Isto irá nos tornar o maior escritório da XP no Brasil. E poderíamos até crescer mais.

E por que não cresce ?
Você vai não acreditar, mas no mercado faltam agentes autônomos de investimentos devidamente registrados na Ancor (Associação Nacional de Corretores de Investimentos).

CLIQUE AQUI para saber como falar com a LS Capital.

Artigo, Adam Nassiter, NYT - Saiba por que a atual revolta na França não é de esquerda, de centro e de direita

Foi pouco, e tarde demais. Essa foi a reação dos manifestantes franceses ao repentino recuo do governo. Os “coletes amarelos”, que levaram a França ao tumulto com violentos protestos querem mais – impostos mais baixos, salários mais altos. Essas demandas profundas conectam levantes populistas no Ocidente, incluindo Reino Unido, Itália, EUA e a Europa Central.

2. O que une essas insurreições, além das exigências, é a rejeição aos partidos, sindicatos e instituições governamentais. Mas o que torna a revolta da França diferente é que ela não seguiu o costumeiro manual populista. Não está ligada a um partido político. Não se concentra em raça ou migração e essas questões não aparecem na lista de reclamações. Não é liderada por um único líder raivoso e de retórica incendiária. O nacionalismo não está na agenda.

3. A revolta é essencialmente orgânica, espontânea e autodeterminada. É sobre classe econômica. É sobre a falta de condições de pagar as contas.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Modesto Carvalhosa pede impeachment de Lewandowski

O advogado Modesto Carvalhosa protocola, neste momento, pedido de impeachment contra o ministro Ricardo Lewandowski.

Cabe ao Senado decidir sobre impeachment de ministros do STF.

O STF já tem pedidos de impeachment contra Gilmar Mendes, mas nunca deu andamento a nenhum deles.

Médicos mandam Bolsonaro para casa

O presidente eleito Jair Bolsonaro seguiu recomendação médica, foi para o Rio e ali permanecerá em repouso durante todo o final de semana.

Ele visitaria Pirassununga, SP, esta manhã, mas desistiu.

Médicos só recomendam repouso quando consideram que o paciente corre algum tipo de risco.

Juiz Federal concede auxílio-transporte até para professor da Ufrgs que utiliza carro próprio


O juiz federal Luiz Clóvis Nunes Braga, TRF4, Porto Alegre, acaba de mandar a Ufrgs pagar auxílio-transporte para professores e servidores até para quem usa transporte próprio.

A vantagem absurda assemelha-se ao auxílio-moradia concedido para juízes federais que possuam imóveis na cidade onde trabalham e que acaba de ser extinga pelo STF.

Uma absurdo.

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul terá que pagar com juros e correção monetária percentuais referente ao auxílio-transporte até mesmo para os valores que deixaram de ser pagos para servidores que utilizam veículo próprio para deslocamento até o local de trabalho. Na sentença, o juiz federal Luiz Clóvis Nunes Braga aponta a jurisprudência e ressalta que “poder-se-ia cogitar, dessa forma, de tratamento desigual injustificado aos servidores que optam por utilizar seus próprios meios de transporte, uma vez que não se extrai um elemento de discrímen legítimo que justifique o pagamento da verba a quem utilize o transporte coletivo e o não pagamento a quem opte por utilizar veículo próprio”.

A ação foi movida pelo Sindicato dos Técnicos-administrativos – ASSUFRGS, através da CSPM Advogados Associados.

Assembleia do RS poderá aprovar renúncia fiscal indevida para a Gol

Já causa grossa controvérsia o projeto que está para ser votado na Assembleia do RS e que implica em redução do ICMS (17% para 12%) cobrado sobre querosene para aviões, beneficiando as empresas aéreas que realizam voos para o interior gaúcho.

A principal beneficiária seria a Gol.

A polêmica surge porque a Gol compraria querosene mais barata para todos os seus voos e não apenas para os voos ao interior.

Bolsonaro acerta os ponteiros com Mourão

O presidente eleito Jair Bolsonaro e seu vice, general Mourão, encontraram-se ontem para aparar arestas.

É o que revela a revista eletrônica Crusoé, do blog O Antagonista.

Ontem, também, Mourão e Onyx acertaram os ponteiros durante café da tarde no CCBB.

Nova greve dos caminhoneiros poderá sair dia 12 de janeiro

A decisão de ontem do ministro Luiz Fux de suspender na prática a tabela de fretes, precipitou a convocatória de nova greve dos caminhoneiros.

O editor recebeu mensagens de que a greve sairá dia 12 de janeiro, 12 dias depois da posse de Bolsonaro.

Sine de Porto Alegre disponibiliza 110 vagas para contratação permanente

O Sine de Porto Alegre acaba de informar ao editor que empresa referência nacional no setor de delivery está com 110 vagas de trabalho abertas para contratação permanente. O encaminhamento será realizado pelo Sine Municipal desta sexta-feira, até a próxima terça-feira,11, das 8h às 17h.
Interessados precisam ter ensino médio completo, experiência comprovada e devem comparecer na unidade da esquina das avenidas Mauá com Sepúlveda, no Centro Histórico, com carteira de trabalho e comprovante de residência.

Confira os cargos disponíveis
Contínuo - 40 vagas
Auxiliar de expedição - 20 vagas
Encarregado de estoque liderança - 20 vagas
Operador de caixa - 30 vagas

Bolsonaro será diplomado na segunda-feira pelo TSE

Jair Bolsonaro e seu vice, general Hamilton Mourão, serão diplomados na próxima segunda-feira pelo TSE.

O ato é um dos mais emblemáticos do roteiro pré-posse.

Bolsonaro chega a esse momento tendo executado boa parte do que planejou: 1) a formação do governo está quase concluída e 2) os ajustes de discursos foram absorvidos por quem deveria.

Ao longo das últimas semanas – a despeito dos ruídos e contratempos –, as pontes com os mundos político, econômico, jurídico e social também foram reforçadas.

Essas e outras clássicas etapas ajudam a preparar o ambiente para que novas ondas aconteçam. E elas virão ainda em dezembro.

Jorge Uequed foi internado no Moinhos de Vento

O ex-deputado Jorge Uequed, diretor do jornal diário O Timoneiro, Canoas, RS, está hospitalizado no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre.

Uequed será submetido a nova cirurgia. Ele sofreu um acidente doméstico no meio do ano, foi internado e se recuperou bem, mas novos problemas surgiram esta semana.

CIEE-RS tem 2.324 vagas para estágios

O CIEE do RS informou esta manhã ao editor que tem 2.324 vagas para estágios e aprendizagens.

Deputada Zilá passa bem no hospital

A deputada Zilá Breitenbach, PSDB, continua internada, mas passa bem.

Zilá foi hospitalizada depois que sofreu infecção decorrente de tratamento dentário.

Prefeitura suspende licença para instalação de loteamento da Maiojama em Ipanema, Porto Alegre

A Maiojama, que é controlada pela família de um dos controladores do grupo RBS, Jayme Sirotsky, não poderá mais tocar o empreendimento que faria em Ipanema, Porto Alegre.

É que a prefeitura decidiu suspender a Licença de Instalação que havia concedido, tudo durante audiência de conciliação na 10a. Vara da Fazenda Pública.

A Maiojama queria instalar ali um loteamento de alto padrão e sustenta disputa judicial desde 2000 para garantir seus direitos, assegurados em decisão do STF e agora questionada por outras razões pelo MPE, entidades ambientalistas e de moradores.

A área seria considerada Mata Atlântica.

Artigo, Bruno Dornelles - A “Nova Era” e os sete dias que chacoalharam a Grande Mídia

- O autor é advogado, RS.

Desde o momento em que o Prof. Olavo de Carvalho indicou os ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores) e Ricardo Vélez-Rodriguez (Educação), a mesma Grande Mídia, composta dos já conhecidos conglomerados, passou a ceder espaços e buscar entrevistas com ele. O que não esperavam é o quão humilhante e libertador essa experiência seria, tanto para os próprios conglomerados como para os entrevistadores, totalmente alheios à realidade da maioria que se autodenominou “Povo da Nova Era” (uma “fanfic” humorística inspirada de outra ficção viral, na qual uma petista havia relatado em seu Facebook que seu pai havia lhe ameaçado com uma arma afirmando “é a Nova Era, tá com medo petista safada?”). Assim, o que se viu, muito além de uma entrevista, acabou sendo uma aula de jornalismo e de análise política

Primeiramente, todos os entrevistadores mostraram-se completamente inaptos a promoverem a entrevista.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Recomendado - Panetones artesanais de alta qualidade. Porto Alegre

Porto Alegre.

Encomende agora mesmo.

Panetones artesanais com nozes, amêndoas, castanhas, passas e frutas cristalizadas. Peso: 600 gramas.

R$ 58,00+R$ 10,00 de taxa de entrega em Porto Alegre.

É na Artezanalle. 
Porto Alegre.

Ligue para 9-9496.4033 (celular e WhatsApp).

Veja mais produtos par Natal e suas festas:
http://www.artezanalle.com/

Preço médio de venda de imóveis residenciais encerrou novembro próximo da estabilidade

A aceleração do crescimento econômico prevista para os próximos trimestres tende a gerar uma recuperação mais evidente dos preços, ainda que com diferenças regionais, explicadas, dentre outros fatores, pelo volume de estoques de imóveis.

O preço médio de venda de imóveis residenciais registrou ligeira elevação de 0,06% na passagem de outubro para novembro, de acordo com a pesquisa divulgada ontem pela Fipe em parceria com a empresa de busca de imóveis Zap, que contempla 20 cidades brasileiras. 

O índice vem se comportando de maneira relativamente estável desde o final do ano passado, com oscilações tanto positivas quanto negativas, mas de baixa magnitude. 

 Do ponto de vista regional, chama a atenção o desempenho dos preços nos municípios de Vitória, São Caetano do Sul e Florianópolis, que vêm registrando trajetória positiva desde o início do ano. Apesar disso, a variação dos preços continua abaixo da inflação no período. A estabilidade no preço dos imóveis reflete que a recuperação da economia, que se dá de forma gradual, tem contribuído para evitar um outro processo de queda de preços. 

Inflação do IGP-DI registrou deflação de 1,14% em novembro, diz FGV

A inflação do IGP-DI de novembro registrou deflação de 1,14%, conforme divulgado há pouco pela FGV. Ou seja: o índice de variação dos preços diminuiu 1,14%.

O recuo em relação ao mês passado, quando o índice avançou 0,26%, foi mais intenso do que o indicado pelo mercado (-0,62%). Na comparação com outubro, os três componentes do indicador recuaram. 

IPA Industrial – Principal vetor do movimento baixista –, influenciado pelo cenário externo, recuou 1,47%, contra 0,59% do último mês. Apesar da ligeira depreciação do câmbio, recentemente, sua dinâmica – que permanece mais favorável do que o observado nos meses anteriores – e a baixa nas cotações do petróleo favoreceram principalmente os combustíveis, com forte recuo em gasolina e diesel (-22,1% e -10,4%, respectivamente). Os componentes do núcleo (que exclui indústria extrativa, combustíveis e produtos alimentares) também surpreenderam para baixo, com destaque para o recuo de produtos químicos no mês. 
IPA Agrícola - Continuou trajetória deflacionária, registrando queda de 2,41%, mais intensa do que o recuo de 1,08% observado em outubro. O movimento foi generalizado, com destaque para a descompressão dos preços de tomate.
IPC do Comércio - registrou baixa de 0,17%, refletindo principalmente a desaceleração de combustíveis e alimentação.

Varejo poderá vender entre 7% a 9% mais no Natal de 2018

A Associação Gaúcha do Varejo, AGV, prevê crescimento de 7% a 9% nas vendas natalinas do varejo gaúcho.

Leite reafirma que Banrisul dá lucro e não será privatizado

O governador eleito Eduardo Leite reafirmou, ontem, em SP, que não vai privatizar o Banrisul:

- O banco dá lucro e ajuda o Estado.

Eduardo Leite participou de evento do Movimento Brasil Competitivo, entidade criada pelo industrial gaúcho Jorge Gerdau.

Simers diz que sabia dos graves problemas de gestão do Gamp em Canoas

Em nota que publicou hoje, o Simers, Sindicato Médico do RS, revela que há dois anos vem denunciando graves problemas na gestão do Gamp em Canoas. A prefeitura também tirou nota nos jornais de hoje e disse que o contrato com o Gamp foi fechado durante a gestão de Jairo Jorge, PDT. Na semana que vem, a prefeitura lançará edital para contratar o substituto do Gamp.

Ontem, o MPE pediu e obteve autorização judicial para prender dirigentes do gurpo acusados de desvios e superfaturamento nos serviços e medicamentos pagos pela prefeitura de Canoas. A prefeitura também vinha denunciando malfeitos e chegou a glosar R$ 148 milhões em pagamentos reclamados pelo Gamp.

O Simers, da mesma forma que o MPE, quer que a prefeitura reassuma o controle direto dos serviços públicos de saúde.

Alexandro Carreiro será presidente da Apex

Alexandro Carreiro será o presidente da Apex.

A decisão é do presuntivo chanceler Eduardo Araújo.

STF, na prática, suspende a obrigatoriedade da tabela de fretes

Os principais líderes dos caminhoneiros já avisaram que não aceitam a decisão do STF.

O ministro do STF, Luiz Fux, suspendeu a aplicação de multas pelo descumprimento da tabela que fixou preços mínimos de frete, editada pela ANTT em razão da greve dos caminhoneiros, em maio. A tabela foi uma das principais reivindicações da categoria para suspender a paralisação.

Na prática, o STF suspendeu a obrigação de cumprir a tabela.

 O pedido da medida cautelar foi feito pela CNA, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, no âmbito da ação que procura declarar a tabela inconstitucional.

O ministro decidiu sustar as multas até que o plenário do Supremo aprecie o mérito da ação.

Lei já garante novas formas de pagamento do 13o para servidores de Porto Alegre

A Câmara de Vereadores de Porto Algre aprovou por unanimidade o projeto que prevê o pagamento da indenização pelo atraso do pagamento do 13º salário aos servidores. O projeto autoriza a prefeitura a indenizar os servidores públicos ativos, inativos, pensionistas, vinculados a estatutos próprios e os agentes políticos que anteciparem o 13º salário, e regulamenta o pagamento parcelado.

O valor líquido do 13o é de R$ 130,8 milhões. O impacto financeiro da lei tem estimativa mínima de R$ 19,3 milhões.

Formas de pagamento - A partir da publicação da Lei, as instituições financeiras poderão oferecer a antecipação aos servidores que desejarem receber o valor referente à gratificação natalina de forma integral. Os encargos decorrentes da operação serão custeados pelo Município, com taxa e formato da indenização aprovada no projeto de Lei. Os servidores que optarem por não antecipar o valor referente à gratificação natalina junto à instituição bancária receberão da prefeitura a gratificação parcelada em 10 vezes, a partir de fevereiro de 2019, medida que será acrescida de correção monetária pelo IPCA, mais juros legais de 1% ao mês.

Oçamento 2019 de Porto Alegre prevê déficit de quase R$ 1 bilhão

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou nesta quinta-feira,a proposta do da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2019.O déficit previsto é de R$ 918,2 milhões.

De acordo com a nova lei, as duas principais fontes de receitas correntes, que totalizam R$ 7,5 bilhões, são as chamadas transferências correntes (R$ 2,7 bilhões) e impostos e taxas (R$ 2,5 bilhões). Dos R$ 8,4 bilhões de despesas previstas, o maior gasto projetado é com pessoal e encargos sociais, totalizando R$ 3,7 bilhões. Para investimentos estão dispostos R$ 902,2 milhões. 

O projeto deve ser encaminhado ao Poder Executivo até 15 de dezembro. Cabe ao prefeito a promulgação da lei, com manifestação pela sanção ou veto das emendas parlamentares.

A LOA de 2019 faz um retrato austero das contas públicas.

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes sobre o orçamento de Porto Alegre para 2019.

Joice Hasselman briga com Eduardo Bolsonaro, Major Olímpio e Lewandowski, tudo no mesmo dia

A jornalista e deputada Joice Hasselman ganhou o dia, ontem, com sucessivas declarações belicosas contra líderes de dentro e fora do seu Partido, o PSL.

Ela abriu o dia duelando pelas redes sociais com o deputado Eduardo Bolsonaro, abriu espaço para fustigar o ministro Ricardo Lewandowski e terminou a jornada com graves acusações contra o major Olímpio, presidente da seção estadual do PSL e que acaba de ser eleito senador por São Paulo.

No caso de Eduardo e Major Olímpio, tudo tem a ver com a movimentação de Joice, que promove articulações políticas entre os parlamentares do PSL. Eduardo e Major Olímpio não gostaram. Joice fazia isto em grupos fechados de Whats App, mas Eduardo resolveu expor tudo, provocando a revolta de Joice e de seus apoiadores. CLIQUE AQUI para ler ampla reportagem do site Poder360, que conta em detalhes o que está ocorrendo.

Joice é a deputada federal mais votada do Brasil.

Ana Amélia é cotada para Meio Ambiente e Imprensa

O último dos ministérios que permanece sem titular anunciado é o do Meio Ambiente.

O anúncio poderá sair hoje, dia durante o qual o presidente eleito passará no interior de São Paulo, em compromisso com o ato de Declaração de Aspirantes da Força Aérea, em Pirassunga.

A senadora gaúcha Ana Amélia corre por fora nas preferências de Bolsonaro, que também pensa nela para porta-voz do seu governo, responsável igualmente pelas relações com a imprensa.

Dia será ainda mais frio no RS

Porto Alegre, 8h03min, 16 graus

O Rio Grande do Sul terá um dia ainda mais frio nesta sexta-feira. 

A MetSul Meteorologia informa que uma massa de ar frio e forte cobre o Estado e, com isso, provoca uma jornada com máximas abaixo ou pouco acima dos 20°C na maioria dos municípios. A maior sensação de frio será à noite.

Durante o dia, hoje, o sol aparecerá com nuvens em todo o território.

Porto Alegre terá temperaturas entre 14°C e 24°C nesta sexta. 

Paulo Guedes cria secretaria da Previdência. Rogério Marinho será o secretário.

O presuntivo ministro da Economia, Paulo Guedes, criou a secretaria da Previdência, convidando Rogério Marinho para comandá-la.