Em live desta noite, Bolsonaro acusa Alexandre de Moraes por vazar injúrias contra Michelle

O presidente acusou Alexandre de Moraes pelo crime de vazar informações sobre investigações irregulares da Polícia Federal no caso de contas da presidência. "Ele vaza e diz que é a Polícia Federal", acusou Bolsonaro, irado. E avisou: "Comigo, investigar, até vai, mas contra minha mulher, aí não !". Bolsonaro disse que Moraes quer criar um clima de crise às vésperas das eleições.

TRE de SP confirma uso do prédio de sindicato filiado à CUT

 O TRE-SP divulgou, no início desta semana, uma nota de esclarecimento desmentindo um vídeo que repercutiu nas redes sociais, alegando que sindicato filiado à CUT teria acesso à preparação das urnas eletrônicas. O caso envolve o o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção, do Mobiliário, Cimento, Cal, Gesso e Montagem Industrial (Sinticom), de Itapeva, no interior paulista.

O TRE disse que a operação foi feita por seu pessoal e que desde 2014 ocupa as instalações do sindicato por pedido feito oficialmente, já que o local é vizinho ao prédio do Forum.

O vídeo mostra a cerimônia de carga e lacração das urnas ocorrendo na sede do Sinticom.

Como explicou o TRE-SP, as imagens são verdadeiras, mas é mentira afirmar que isso seja evidência de irregularidade nas eleições.

Afinal, neste sindicato dos trabalhadores de Itapeva, SP, há ou não manipulação de urnas eletrônicas ?

 O editor recebe desde ontem a noite uma série de vídeos nos quais urnas eletrônicas são manipuladas na sede de um sindicato dos trabalhadores de Itapeva,  São Paulo. Os leitores tentam saber a verdade sobre o caso. No vídeo abaixo, gravado há pouco, a deputada federal paulista Carla Zambelli confirma a veracidade das cenas, mas não sabe o que há por trás do caso. Ela informa que oficiou aos responsáveis pela Justiça Eleitoral de SP para saber detalhes do acontecimento,/ mas confessa que está assustada, temendo que não haja simples manipulação (manuseio), mas manipulação (fraudes em curso).

Agora,ao vivo, as eleições passadas a limpo no "Pingos nos Is". Veja, ouça.

 

Bolsonaro monta num touro e discursa para multidão em Pernanambuco

 

O dragão da maldade está com seus dias contados no Brasil

Pastas balísticas protegem Bolsonaro e Lula

Bolsonaro e Lula são os dois candidatos que mais são protegidos pelas chamadas "pastas balísticas"de cor preta que os agentes federais dispõem diante dos candidatos em momentos de grande exposição.

No caso de Bolsonaro, são 2 pastas.

Lula dispõe de 6.

A PF dá grande atenção às ameaças de morte que são disparadas sobretudo contra Lula. Esta semana, prendeu um agressor de Catanduvas, SP. Também em São Paulo, segundo a Folha, snipers da PF acionaram seus atiradores para agir num caso suspeito no Vale do Anhangabaú, há duas semanas, durante comício de Lula.

Bolsonaro protesta contra invasão da TV Piauí por parte da Polícia Federal

 Decisão do TRE determinou a retirada de oito reportagens e posts; pedido foi feito pelos candidatos petistas a governador, Rafael Fonteles, e a senador, Wellington Dias, ambos do PT. CLIQUE AQUI para ver o vídeo do momento em que o apresentador comunica a censura.

Recomendado - Alugue por temporada este apartamento no centro de Gramado, RS. Vem um shopping center junto.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado, a cidade mais turística do RS e objeto de desejo de todos os turistas brasileiros.

No complexo há um moderno shopping center a céu aberto.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

O editor recomenda.

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos, as informações sobre o apartamento e sua localização, mas também o modo como você pode alugá-lo por temporada.

Artigo - A importância do WhatsApp na eleição de Bolsonaro

Nos modelos estatísticos elaborados por Pedro Mundim (UFG), Fábio Vasconcellos (UERJ) e Lucas Okado (UFPA), a influência do WhatsApp sobre a probabilidade de voto em Bolsonaro só foi menor do que o sentimento antipetista, de longe o principal determinante na opção pelo presidente durante a campanha de 2018,

Diz o estudo:

Contestamos essa visão de que a mídia desempenhou um papel secundário nas decisões dos eleitores, ao enfatizar os efeitos das redes sociais e dos aplicativos de troca de mensagens instantâneas. Com base nos dados do Estudo Eleitoral Brasileiro, mostramos que o uso do Facebook, WhatsApp e YouTube como fontes de informação política quase dobrou as chances de voto em Bolsonaro. Isso os coloca em um nível de importância semelhante ao de outras variáveis, como o discurso anti-pluralista, valores religiosos e ideologia de direita.

CLIQUE AQUI para ler o estudo completo.

Dica do editor - A partir de hoje, eleitor não pode ser preso no Brasil

A partir desta terça-feira (27) e até 48 horas depois do primeiro turno de votação, no próximo domingo (2), nenhum eleitor poderá ser preso por qualquer autoridade, a não ser que seja pego em flagrante delito ou condenado por crime inafiançável. A outra exceção é se a pessoa impedir o salvo conduto (direito de transitar) de outro cidadão, prejudicando assim o livre exercício do voto. Quem for pego praticando o delito poderá ser preso pela autoridade policial.

A regra e as exceções constam no Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965).

Veja e ouça este discurso impactante da nova governante da Itália, Giorgia Meloni

 Este discurso viraliza nas redes sociais e o Jornal da Cidade on Line incluiu-o no You Tube.

Artigo, Marco Antonio Birnfeld, Espaço Vital - A novidade eleitoral gaúcha são os "juízes de referência"

A ilustração é do blog Espaço Vital.

Neste artigo corajoso e consistente, o advogado e jornalista gaúcho Marco Antonio Birnfeld denuncia e ironiza outra invenção da justiça eleitoral. Desta vez, é coisa do TRE do RS, que resolveu criar juízes de referência, que estarão nas seções eleitorais para supostamente atuar durante o processo, mas que ao fim e ao cabo servirá para criar uma nova camada de vigilância sobre os eleitores. Leia:

(...)

Sem qualquer previsão legal, esses voluntários estão sendo qualificados como as “autoridades de referência em atuação auxiliar na integridade e segurança do processo de votação e apuração das eleições”. Lei ? Pra quê, se nem o Supremo precisa?.

CLIQUE AQUI para ler mais.

TSE já registrou 2.130 pesquisas eleitorais

Foram realizadas 2.130 pesquisas de intenção de voto segundo os dados do TSE, apurados até hoje, segundo dados pesquisados pelo editor.

O aumento está relacionado a três novidades: o surgimento de novas empresas, a disseminação de pesquisas feitas por telefone e a divulgação de levantamentos encomendados por instituições financeiras.

Recomendado - Bier Markt abre as 17h. Vá e leve seus amigos. Porto Alegre.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã. Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes: Ligue para fazer reservas para seu happy hour. 

Whats: 51-993882401 / 51-993887265. 

Abre as 17h.Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com

No Rio, Bolsonaro lidera com folga. Castro e Romário lideram para governo e Senado. A pesquisa é da Modalmais/Futura

O editor recebeu há pouco os resultados da pesquisa de intenções de votos para presidente, governador e senador do Rio de Janeiro, que tem 13 milhões de eleitores. A pesquisa é da Modalmais/Ingeligência Futura.

Presidente
Bolsonaro, 46,3% (36% segundo o Ipec, que é ex-Ibope)
Lula, 34,8% (41% segundo o Ipec)

O Ipec é o mesmo instituto contratado pela  Globo e RBS.

Em caso de 2o turno, o Rio daria vitória para Bolsonaro: 50,7% contra 41,1% para Lula.

A pesquisa mostra vantagens de Claudio Castro, atual governador, apoiador de Bolsonaro (39,4%) contra Marcelo Freixo, PSB e ex-Psol (23,8%). Romário lidera com folga para o Senado.

Está no ar o melhor programa político da rádio gaúcha, "Boa tarde, Brasil !". Agora, ao vivo.

 

Nesta delação, Antonio Palocci conta como Lula e o PT roubaram no Mensalão e na Lava Jato

 

Ataque de hackers imobiliza sistema de computadores do TCE do RS

O Tribunal de Contas do Estado do RS sofreu severo ataque de hackers, esta madrugada, conforme nota expedida pelo presidente Alexandre Postal.

Um grupo de trabalho passou a investigar a invasão e resolver o problema.

Em função do ataque, todas as sessões das Câmaras foram suspensas e não ocorrerão até o final da semana.

Mais da metade das prisões são revogadas na hora pelos juízes de instrução

Na semana passada, a Ajuris, entidade que representa os magistrados gaúchos, tirou nota para reclamar do Grupo Record, tudo porque a Rádio Guaíba apresentou reportagem com denúncias de policiais que reclamam dos juizes que conduzem audiências de custódia (quando o preso é apresentado ao juiz em até 24h após a prisão).

Os policiais reclamam que prendem bandidos e os juízes soltam mais do que deviam.

As audiências de custódia foram implementadas em 2015. Desde a data, na região metropolitana de Porto Alegre foram realizadas 4.836 audiências, sendo que 2.724 foram revogadas pelos juízes de instrução.

O número de libertações não é aceitável e as reclamações policiais são justas e devem ser levadas em conta.

Veja como foi a chegada de Bolsonaro, esta manhã, Petrolina, Pernambuco

 

Milhares de pernambucanos interagem com Bolsonaro em Petrolina. Veja, agora, ao vivo.

 - Este material é da Folha Política, com transmissão ao vivo. Esta tarde, Bolsonaro irá ao Ceará.

Bolsa abriu o dia em alta. O dólar cai.

A Bolsa abriu em alta, esta manhã.

O dólar cai.

10h24min

Bolsa,+0,03%, 109.143 pontos
Dólar comercial, -1,13%, R$ 5,3199 para a venda.

Inflação do IPCA registra nova deflação em setembro

O Brasil registrou deflação –queda no índice de preços– de 0,37% em setembro, disse o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15) é considerado a prévia da inflação. Caiu pelo 2º mês consecutivo.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do relatório.


Erros grosseiros das pesquisas induzem voto em Lula, diz Caio Coppola (o caso ignóbil da Datafolha)

 

Dica do editor - Sine oferece 7,4 mil vagas de empregos no RS

As agências do Sine oferecem 7.390 oportunidades de trabalho no RS. Desse total, 6.012 são efetivas e 1.337, temporárias. Os trabalhadores podem se candidatar às oportunidades, presencialmente, na agência FGTAS/Sine mais próxima ou por meio do aplicativo Sine Fácil. 

A relação de endereços das unidades está disponível no site https://fgtas.rs.gov.br/agencias-fgtas-sine.

Moraes quebra sigilo de assessor militar direto e pessoal de Bolsonaro

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou a quebra do sigilo do tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, um dos principais assessores do presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). A quebra do sigilo foi feita atendendo a um pedido do delegado da Polícia Federal com o qual o ministro mais tem trabalhado.

Ontem, 123 delegados federais aposentados moveram queixa-crime contra este delegado preferido do ministro e também contra Moraes (CLIQUE AQUI para saber quem é o delegado e quais os crimes de que é acusado por seus colegas).

A informação foi publicada em primeira mão nesta segunda-feira, pelo jornal Folha de S.Paulo e confirmada por Oeste. De acordo com as investigações, a Polícia Federal encontrou no telefone do principal ajudante de ordens do presidente da República mensagens que levantaram suspeitas de investigadores sobre transações financeiras que teriam sido feitas do gabinete do presidente. A polícia investiga se as transações foram feitas com dinheiro público.

Candidatos ao Piratini farão último debate esta noite. Será na RBS TV.

Oito candidatos ao governo do Rio Grande do Sul participam nesta terça-feira do último debate do primeiro turno das eleições. Promovido pela RBS TV, o confronto político ocorrerá as 22h30min. 

Foram convidados todos os candidatos cujos partidos têm representação mínima de cinco cadeiras no Congresso Nacional: Argenta (PSC), Edegar Pretto (PT), Eduardo Leite (PSDB), Luis Carlos Heinze (PP), Onyx Lorenzoni (PL), Ricardo Jobim (Novo), Vicente Bogo (PSB) e Vieira da Cunha (PDT). 

Mediado pelo jornalista Elói Zorzetto, o debate terá quatro blocos.

Michelle diz que cachaça destrói a mente de Lula

A primeira-dama Michelle Bolsonaro compartilhou, ontem, um story em seu perfil no Instagram com uma mensagem aos evangélicos. No texto, ela cita que a mente do ex-presidente e rival de Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de outubro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está sendo destruída pela cachaça:

- Lula continua a fazer asneiras. Diz que pastor que apoia Bolsonaro não acredita em Deus. Acredita em Deus quem apoia ele, por acaso ?

Michelle também diz que Lula é abortista.

A postagem ao lado replica o texto completo disponibilizado nas redes sociais por Michelle, que dirige a mensagem aos evangélicos.  Os  evangélicos são particularmente contrários às bebidas alcoólicas e ao aborto.

Nas redes sociais, viralizam imagens de Lula completamente bebado, trocando passos e palavras.

O editor tentou conferir a autenticidade das imagens, mas não conseguiu,.

Há bastante tempo são recorrentes as imagens de Lula bebendo além da medida.


Joaquim Barbosa esquece do Mensalão e apoia Lula

 O ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, o homem que presidiu os julgamentos do Mensalão, gravou video de apoio a Lula, manifestando-se contra Bolsonaro.

Barbosa sabe mais do que ninguém que Lula foi o chefe da oganização criminosa desmontada em parte pelo Mensalão, já que condenou dezenas de lulopetistas de grosso calibre, começando por Zé Dirceu.

Bolsonaro reclama na Record e diz que é perseguido pelo TSE

Na sabatina de ontem a noite na Record TV (veja vídeo abaixo) o presidente Bolsonaro reclamou de perseguições políticas movidas pelo TSE.

Sobre as decisões do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), vetando que ele use trechos das comemorações do 7 de Setembro em sua campanha e que faça transmissões ao vivo a partir do Palácio da Alvorada, Bolsonaro classificou as decisões como perseguição política.

Eu não mando no TSE. Não tem como convencê-los. Eu estou proibido de fazer live dentro da minha casa oficial. Tenho que ir para a casa de alguém. Perseguição política. Não posso usar as imagens do 7 de Setembro no horário eleitoral gratuito. O TSE fica o tempo todo aceitando qualquer ação de partido para atrapalhar a minha campanha”, disse.

Bolsonaro fará motociatas e comícios no Nordeste. Lula fará reuniões fechadas em SP.

O presidente Jair Bolsonaro fará motociatas e comícios, hoje, em Petrolina/PE e Juazeiro/BA.

Lula terá reuniões fechadas em São Paulo,10h, com gente ligada aos esportes.

População do RS só cresceu 0,06% em 2021. Saiba quantos somos.

Em 2021, a população do RS atingiu 11.466.630 milhões de habitantes

 Com o maior número de mortes em função da pandemia e a redução dos nascimentos, o Rio Grande do Sul atingiu em 2021 a taxa mais baixa de crescimento vegetativo de sua história. De acordo com dados disponibilizados pela Secretaria Estadual da Saúde (SES), no ano passado o Estado registrou 117,1 mil óbitos e 124,4 mil nascimentos. O aumento de 7,3 mil habitantes representou uma taxa de crescimento vegetativo de 0,06% no ano, patamar mais baixo do que o registrado em 2020, de 0,33%, ano que detinha a mínima da série histórica iniciada em 2000.

A taxa de natalidade no RS está em queda desde 2015 e chegou a 1,09 nascidos vivos para cada mil habitantes em 2021, a mais baixa da série, ante 1,14 em 2020 e 1,18 em 2019. A taxa de mortalidade geral no Estado no ano passado atingiu 1,02 óbitos para cada mil habitantes, contra 0,81 de 2020 e 0,78 de 2019.

RS terá outro dia de sol, céu claro e temperatura amena

Nesta terça-feira, o tempo segue firme e com sol entre poucas nuvens em praticamente todo o Rio Grande do Sul. 

Na Serra, no entanto, poderá chover.

Gramado, Serra, por exemplo, está com tempo nublado neste momento, com temperatura de 15o. Durante a tarde, a temperatura irá a 21o.

Em Porto Alegre, a temperatura, agora, 9h, é de 16o. Durante a tarde, os termômetros marcarão 23o.

Dica do editor - Saiba como ser doador e como doar órgãos no RS

40% das notificações de mortes encefálicas não são aproveitadas para transplantes no Estado, por negativa de autorização familiar. Somente 30% das notificações se concretizam em doações de órgãos. Neste Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro, criado para conscientizar a sociedade sobre a importância de doar.  Afila de pessoas aptas para receber órgãos alcança 2.544 pessoas no RS. Elas esperam por um coração, córnea, fígado, pulmão, rim ou pâncreas – sendo que algumas necessitam de uma combinação de dois órgãos, como pâncreas e rim; fígado e rim; e pulmão e fígado.

CLIQUE AQUI para saber como e onde doar órgãos, inclusive por antecipação.

Inflação do INCC-M despencou para apenas 0,10% em setembro, diz FGV

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC-M) arrefeceu a 0,10% em setembro, após subir 0,33% em agosto, informou nesta terça-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). 

Com o resultado, a alta acumulada em 12 meses pelo indicador desacelerou de 11,40% para 10,89%.

O alívio do INCC-M foi disseminado entre os componentes de Materiais, Equipamentos e Serviços (0,14% para -0,06%) e de Mão de Obra (0,54% para 0,26%).

Brasil registrou 30 novas mortes por vírus chinês nesta segunda-feira

O Ministério da Saúde divulgou, em Brasília, novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com o levantamento, o Brasil registrou, nas últimas 24 horas, 6.068 novos casos da doença e 30 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país acumula 34,6 milhões de casos confirmados e 685,8 mil mortes. Os pacientes recuperados somam 33,8 milhões. 

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados: 6 milhões e 174,6 mil óbitos. Em seguida, estão Minas Gerais (3,8 milhões de ocorrências e 63,7 mil mortes); Paraná (2,7 milhões de casos e 45,3 mil mortes) e Rio Grande do Sul (2,7 milhões de casos e 41 mil óbitos).

Polio pode voltar, adverte Marcelo Queiroga. Vacine seu filho até esta sexta-feira.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse hoje que as Américas vivem momento delicado frente à ameaça de retorno da poliomielite na região. Ao discursar na 30ª Conferência Sanitária Pan-Americana, ele defendeu a promoção de uma vigilância epidemiológica sensível, que permita a detecção e a investigação de todos os casos de paralisia flácida aguda, quadro relacionado à pólio.

Campanha no Brasil

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação está em andamento em todo o país e deve ser encerrada na próxima sexta-feira (30). 

Vacinação contra Covid-19 e gripe segue nesta terça-feira em Porto Alegre. Conheça os locais.

A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra Covid-19 nesta terça-feira em diferentes locais. 

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindóia Shopping (até as 16h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). 

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, shoppings João Pessoa e Lindóia.

Tensão nos mercados infla o dólar e derruba a Bolsa

O dólar aproximou-se de R$ 5,40 e atingiu o maior valor em dois meses. A bolsa de valores teve forte queda e chegou ao nível mais baixo desde o início de agosto.

Dólar
O dólar comercial encerrou a segunda-feira vendido a R$ 5,381, com alta de R$ 0,134 (+2,53%). A divisa abriu em R$ 5,3 e operou acima desse nível durante toda a sessão. 

Bolsa
No mercado de ações, o dia também foi marcado pela tensão. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 109.114 pontos, com recuo de 2,33%. Essa foi a segunda queda consecutiva do indicador, que está no menor patamar desde 9 de agosto.

Assim como na sexta-feira, os temores de uma recessão global voltaram a dominar o mercado financeiro em todo o planeta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/