Agora o Exército negocia até com traficantes, por Alfredo Bessow. Tudo a partir das 5h da madrugada.

Dica do editor - Sábado terá mais manifestação no Parcão. Pauta do dia será o combate ao Tarifaço de Eduardo Leite.

Na terça-feira da semana que vem (19) deverá ser votado o projeto de lei do Executivo que aumenta de 17% para 19,5% o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços no RS.

O governo quer confiscar R$ 4 bi por ano dos contribuintes gaúchos.

Ainda que o governador ameace e tente, sob os mais variados argumentos, dizer que o aumento é necessário; ainda que algumas entidades relutem e parte da imprensa apoie, é possível impedir que o imposto mais alto aumente o custo de vida dos gaúchos. 

E é por isso que o deputado Rodrigo Lorenzoni está marcando para sábado (16), às 9h30min, ato público, na esquina da Avenida Goethe com a Rua Mostardeiro, contra o aumento de impostos.


Agora, ao vivo, Oeste sem Filtro, com Augusto Nunes, Ana Paula Henkel e Navarro

Este é o bandido político esquerdopata que promoveu o atentado de ontem contra Milei

O agressor, à direita na foto, já está preso.

Após a posse de Javier Milei , nas últimas horas viralizaram vídeos mostrando como um homem jogou uma garrafa nele quando ele se dirigia do Congresso à Casa Rosada, em sua primeira passagem como presidente . O projétil passou muito próximo da cabeça do novo presidente – que estava em um conversível, com sua irmã Karina – e atingiu um de seus guardas.

Nesta segunda-feira o Ministério de Segurança Municipal identificou o agressor como Gastón Ariel Mercanzini , 51 anos. Além disso, revelou que tem antecedentes criminais por danos agravados após agredir uma van do Governo de Buenos Aires e por isso precisou usar tornozeleira eletrônica até algumas semanas atrás. Já o juiz federal Ariel Lijo ordenou sua prisão pelo ataque à delegação oficial.

O acusado foi funcionário de Concepción del Uruguay até 2013 e em suas redes sociais se mostra um fervoroso militante do Kirchnerismo.

Veja como foi o atentado de ontem contra Javier Milei. Examine o vídeo.

 O material é de Eduardo Feinmann, da Rádio Mitre, Buenos Aires.

“Queda no resultado do PISA é consequência das escolas fechadas na pandemia”, denuncia Osmar Terra

Em pronunciamento na tribuna da Câmara, o deputado federal Osmar Terra (MDB-RS) observou que os grandes jornais estão surpresos com a queda nos resultados dos estudantes brasileiros no exame do PISA, principalmente em matemática, português, ciências: 
 

- Eles estão surpresos. O Globo, a Folha de S.Paulo, o Estadão estão surpresos porque caiu a nota. Esqueceram que fizeram dois anos de pânico na população, apoiando o fechamento das escolas. Nunca aconteceu isso, em pandemia nenhuma.

Terra prosseguiu:

- Esse é um dano de aprendizagem que vai perdurar por décadas, principalmente para as crianças mais pobres, que não tinham Internet em casa, que não tinham como estudar, e ficaram trancadas em casa por dois longos anos. Esqueceram. Parece que eles não têm nada a ver com isso. Os Prefeitos, os Governadores trancaram a população — o Presidente Bolsonaro sempre foi contra —, eles trancaram a população e achavam muito bonito. Não diminuiu um contágio, não evitou uma morte, mas dizimou a educação brasileira em poucos momentos da história.

MST reforça tremendamente suas forças na região de Hulha Negra, RS. Pode haver confronto. Veja o vídeo de hoje.

 Aumentou muito a tensão na região entre Hulha Negra e Bagé, RS, tudo devido à chegada de dezenas de veículos do MST, que engrossam o acampamento iniciado há um mês na região.

No vídeo que podes ser examinado no link, é possível perceber que se trata de preparo claro para invasões de terras.

A preparação não passa despercebida e o pessoal do agro gaúcho está mobilizado para impedir a ação do MST, o que poderá gerar confronto de trágicas consequências.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo, que é desta manhã.

PT, PCdoB e Psol poderão optar por Miguel Rosseto em Porto Alegre

 A candidatura da deputada Maria do Rosário à prefeitura de Porto Alegre continua sofrendo restrições dentro do próprio PT.

E também oposição dentro do Psol e do PCdoB, que o PT quer como aliados.

A alternativa para contentamento geral seria a candidatura do deputado Miguel Rosseto.


Comissão de Ética da Assembleia tem maioria formada para recomendar a cassação do mandato de Luciana Genro

 A Comissão de Ética da Assembleia do RS poderá decidir a qualquer momento se recomenda ou não a cassação da deputada Luciana Genro, Psol.

Para ir a votação, o pedido depende da ordem do presidente da Comissão, o deputado Carlos Búrico.

Já existe maioria formada para recomendar a cassação.

O caso tem a ver com o discurso feito pela deputada na sessão ordinária de terça-feira, 10 de outubro, quando ela defendeu o povo palestino dos ataques provocados pela guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que ocorre desde o dia 7 de outubro e já matou milhares de pessoas, incluindo três brasileiros.

Artigo, Percival Puggina - Os três terremotos

- O autor é editor do Blog do Puggina. A ilustração é do autor.

Em palestra ao Ministério Público Federal, no dia 7 deste mês de dezembro, abordando o combate à corrupção com ênfase às ações preventivas, em certo momento, o ministro Alexandre de Moraes disse o seguinte (transcrição palavra por palavra do vídeo original que pode ser assistido aqui):

“[A corrupção] é uma chaga que corrói a democracia, como nós vimos nestes últimos tempos com um abalo sísmico no mundo político, que teve suas consequências - é importante dizer isso porque esse vácuo deixado teve a consequência do retorno de uma extrema direita com ódio no Brasil e quem enxerga essa sequência está falhando; talvez realmente não houvesse o que fazer – não é? 

(...)

Confesso que não entendi. Deve ser Dilmês gramatical.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

Publicidade - Alugue por temporada em Gramado. Conheça este apartamento em zona central. Reserve para dezembro e janeiro.

Apenas R$ 524,00 por noite.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Vá até o site.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado, e
stá pronto para ocupação por temporada, e e fica localizado na zona mais central de Gramado, RS.

No site, você poderá ler várias opiniões a respeito da experiência que tiveram durante a temporada na qual estiveram em Gramado e alugaram este apartamento por temporada.

CLIQUE AQUI para mais dados e para alugar

Falatórios - E agora, Nando Reis ?, pergunta Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Artigo, João Darzone - Freud e o Analista de Bagé discutem a dinâmica dos condomínios

- O autor é advogado e escritor, RS.
dandonosdedos@gmail.com

Na edição fictícia das "Páginas Amarelas" da Veja, sob a análise de Sigmund Freud[1] e o Analista de Bagé[2], discute-se a conduta dos 'Palpiteiros Pós-Assembleia' em condomínios uma verdadeira praga que surgiu nos condomínios impulsionada pelas redes sociais e proliferação de grupos de wathsapp. 

Também é preciso entender outros fenômenos sociais condominiais como os condôminos pais de pets e a síndrome de potencialização da segurança, e da moral alheia que acomete os condôminos pais de crianças pequenas e adolescentes, onde Sigmund Freud sugere intervenções psicanalíticas, enquanto o Analista de Bagé defende incentivos comportamentais e até sua peculiar Terapia do Joelhaço. 

Ambos concordam que a coragem é um ato de equilíbrio entre o desejo e a adaptação social, e que o fenômeno reflete mudanças mais amplas na interação humana. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Este foi o Top5 deste blog. A lista é da semana passada.

Este é o Top5 deste blog, tudo com a lista das 5 postagens mais lidas na semana passada:

Redes sociais comparam deselegância brega de Janja com a elegância clássica de Michelle

Deputada socialistaTabata Amaral apanha no meio da rua em São Paulo

Comando Vermelho ameaça matar toda a família do Comandante da Aeronáutica

Análise - Forças terrestres da Venezuela só podem ocupar a Guiana se passarem por Roraima

Preso político tenta se matar na Papuda. Ele foi socorrido a tempo pelos outros presos e pela polícia penal.

Gustavo Vitorino e Polibio Braga, agora, com Júlio Ribeiro em +Brasil

Publicidade - Reserve para happy hour de final de ano no Bier Markt, Porto Alegre. Faça isto, agora.

O Bier Markt aceita reservas para happy hour.]Faça sua reserva para:

Happy hours/ AniversáriosCasamento/
Formatura/ Encontro de amigos e qualquer outro evento 

Whats e celular:

993882401
993887265.

VÁ ESTA NOITE.

Abre de terças a sábados, sempre a partir das 15h.

Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Dica do editor - Reserve para esta noite: "O assassino", de David Fincher, na Netflix

PT reúne sua cúpula e diz que nas eleições de 2024 seu inimigo principal é Bolsonaro, por Paulo Moura

Paulo Moura é cientista político e editor do canal Dextra, que aceita assinantes. 

Opinião do editor - A RBS sai do muro e apoia o Tarifaço, mas a RBS não manda mais no RS

A RBS finalmente saiu de cima do muro onde editorialmente se colocava e assumiu a defesa do Tarifaço de Eduardo Leite, ainda que de forma um pouco envergonhada, mas mais decidida do que vinha fazendo com o uso das suas colunistas de Política e de Economia.

Na mesma proporção da adesão, crescem as páginas coloridas inteiras que o Banrisul publica por qualquer motivo. O Banrisul é controlado pelo governo estadual e é o maior anunciante do Estado.

O editorial de hoje do carro-chefe da RBS, atende o pedido que fez o governador diretamente aos donos do grupo de comunicação do RS. No título já mostra de que lado está:

- Remédio amargo.

Diz o jornal, com razão, que a decisão está nas mãos dos deputados estaduais.

É fato.

E eles rejeitarão o Tarifaço.

A RBS não manda mais nos gaúchos.


O editor estará a partir das 13h no +Brasil. Em pauta os 10 anos das manifestações de rua no Brasil.

Daqui a pouco, 13h, o editor deste blog participará do programa diário da Rádio +Brasil, tudo para analisar os 10 anos de manifestações de rua no Brasil, com ênfase para os atos públicos de ontem.

O comando do programa, que vai até as 15h, é do jornalista Júlio Ribeiro.

Além do editor e de Ribeiro, também participarão o deputado estadual gaúcho mais votado, no caso o jornalista Gustavo Vitorino, além de Ivan Azevedo, que é advogado, e Luiz Armando Oliveira, publicitário.

Como se sabe, os democratas brasileiros foram em massa para as ruas a partir de 2013. Como resultado das manifestações, que se tornaram cada vez mais ruidosas, o Congresso derrubou Dilma Roussef, a Lava Jato prendeu Lula e os eleitores elegeram Bolsonaro.

O processo civilizatório foi interrompido nas "eleições" do ano passado, por obra e graça do STF-TSE.


Bolsa abre a semana em queda. Dólar sobe e se aproxima dos R$ 5,00.

A Bolsa abriu a semana em queda.

O dólar sobe.

10h46min

Bolsa, -0,32%, 126.691 pontos
Dólar comercial, +0,45%, R$ 4,9519 

Mercado eleva para 2,92% projeção de crescimento do PIB em 2023

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano subiu, passando de 2,84% para 2,92%. A estimativa está no boletim Focus desta segunda-feira, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC), em Brasília, com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Inflação
Nesta edição do Focus, a previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) - considerada a inflação oficial do país – para 2023 foi reduzida de 4,54% para 4,51%. .

Taxa de juros e dólar
A expectativa do mercado é de um corte de 0,5 ponto percentual, para que a Selic encerre 2023 em 11,75% ao ano.

Por fim, a previsão do mercado financeiro para a cotação do dólar está em R$ 4,95 para o fim deste ano. Para o fim de 2024, a previsão é de que a moeda americana fique em R$ 5.

Gustavo Gayer mostra que manifstações de Brasília e de São Paulo não floparam. Veja o vídeo.

Dallagnol impulsiona Novo em visita de 3 dias a cinco municípios do RS

Ramiro Rosário, PSDB (terceiro da esquerda para a direita, na primeira fila) foi ouvir Dallagnol. O vereador está com um pé no Novo.

O ex-coordenador da força-tarefa da Lava Jato e ex-deputado federal Deltan Dallagnol, concluiu, ontem, sua gira pelo RS, que começou no dia 7. Ele visitou 5 municípios  (Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Pelotas, Caxias do Sul e Porto Alegre) com sua Caravana pela Liberdade.

Os eventos contaram com a participação das principais lideranças locais, regionais e nacionais do partido como o presidente do Novo, Eduardo Ribeiro, o deputado federal Marcel van Hattem, o deputado estadual Felipe Camozzato e os vereadores Leonel Garibaldi (Santa Cruz do Sul), Ricardo Zanchin e Isabela Schumacher (Caxias do Sul), Tiago Albrecht e Mari Pimentel (Porto Alegre). 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.


Relatório final da CPI das ONGs será votado amanhã no Senado

A CPI que investiga a atuação de organizações não governamentais na Amazônia (CPI das ONGs) agendou a votação do relatório final para a terça-feira, às 11h.

O texto final já foi apresentado pelo relator, senador Márcio Bittar, com sugestão de seis projetos e pedido de indiciamento do presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Oliveira Pires, por corrupção passiva e improbidade administrativa.

Mas não só.

Governo lulopetista vai liberar R$ 11 bilhões de emendas parlamentares. Ele decidiu "comprar" deputados e senadores.

O governo Lula da Silva decidiu liberar R$ 11 bilhões em emendas para deputados e senadores nas próximas duas semanas, tudo para "comprar" apoios no Congresso.

O governo quer aprovar projetos prioritários, como a MP (medida provisória) 1.185, da subvenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), e o texto das apostas esportivas on-line, que taxa empresas do setor das chamadas bets. 

Somente com a MP 1.185, o governo poderá arrecadar R$ 35 bilhões.

Agora, ao vivo, Eduardo Leite faz balanço do seu primeiro ano do segundo governo. Acompanhe.

RS terá uma semana de muito calor e tempo instável

 O Rio Grande do Sul terá muito calor durante o final de semana, com marcas podendo ultrapassar os 40ºC, segundo a MetSul.

Será uma incursão de ar muito quente que atingirá todo o Rio Grande do Sul e praticamente todo o Sul do Brasil. 

A semana inicia com sol em quase todo o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.

Porto Alegre amanheceu sob pesadas nuvens.

CLIQUE AQUI para verificar a previsão do tempo. É tudo com previsão da MetSul.

Será hoje, segunda-feira, a reinauguração do aeroporto binacional de Rivera.

Aviões brasileiros levarão passageiros para Livramento, cidade-gêmea de Rivera. Também poderão apanhar passageiros.

Já estão confirmadas as presenças de Lacalle Pou, presidente do Uruguai; Mauro Vieira, ministro das Relações Exteriores do Brasil; Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos do Brasil; Paulo Pimenta, ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; Javier García, ministro da Defesa Nacional do Uruguai; e Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul.

.A reinauguração acontece uma semana depois que o governo brasileiro colocou em operação o acordo firmado entre a Agência Nacional de Aviação (ANAC) e a Direção Nacional de Aviação Civil do Uruguai (DINACIA) para que empresas aéreas brasileiras possam utilizar as instalações do Aeroporto de Rivera, no Uruguai. 

Sem festa de Lula, mais 48 repatriados de Gaza chegaram ao Brasil. Israel vetou 54 nomes da lista inicial.

- 54 nomes da lista de 102 nomes apresentados pelo governo brasileiro foram vetados por Israel.
- Desta vez, Lula da Silva não recebeu os repatriados
.

Mais um grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil na madrugada desta segunda-feira (3h47min). A aeronave KC-30, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou do Cairo, capital do Egito, às 19h03 (hora local) de domingo (10) e pousou às 3h47 na Base Aérea de Brasília, onde o grupo foi recebido por autoridades brasileiras. Foram cerca de 15 horas de voo.

O grupo é formado por 48 pessoas, sendo 11 com dupla cidadania (Brasil-Palestina) e 37 palestinos, parentes de cidadãos brasileiros. 

Ouça este extraordinário discurso do presidente da Federasul contra o Tarifaço de Eduardo Leite

 Diante de 14 prefeitos da Azonasul (prefeitos da zona Sul do RS) e de autoridades do governo estadual que apoiam o Tarifaço, o presidente da Federasul, Rodrigo Costa, fez o mais extraordinário, assertivo, didático e eloquente discurso de oposição ao aumento de impostos (CLIQUE AQUI para ver como foi a reunião de Arroio Grande no final de semana e como foram os discursos, tudo segundo o Jornal Tradição Regional). O editor recebeu o vídeo pelo Whats 51.99945.9810, bastante desfocado, mas o áudio é excelente. Está tudo no Canal do You Tube do próprio editor.

Incêndio mata 9 acampados do MST. Foi ontem, no Pará.

O governo lulopetista tirou nota para lamentar as mortes.

As fotos são do Jacobina Notícias.

O MST confirmou a morte de 9 pessoas no acampamento Terra e Liberdade, localizado em Parauapebas, no Sul do Pará, durante incêndio provocado por um curto-circuito na rede elétrica.Segundo a assessoria do movimento, uma empresa estava instalando internet no acampamento e a antena colidiu com a rede de alta-tensão de energia: “essa descarga elétrica produziu incêndio e entrou na casa das pessoas através da rede de eletricidade e da cerca que dividia o acampamento”.

Das nove vítimas, seis são acampados e três são servidores da empresa de internet. O número das vítimas, entretanto, pode aumentar.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/