Eduardo Leite irá à China no mês de junho

O governador Eduardo Leite irá em junho à China.

Ele viajará na companhia d eoutros seis governadores, todos sob a liderança do governador João Doria.

O editor acompanhou duas viagens governamentais à China e pode garantir que ambas foram inúteis.

Morreu Kirk Douglas, 103 anos

Morreu o ator americano Kirk Douglas.

Ele tinha 103 anos.

Novo diretor da Secom do governo Bolsonaro é protagonista de escândalo sexual

A Secom está na mira da imprensa e dos inimigos do governo Bolsonaro.

O renegado social e deputado Alexandre Frota, conhecido ator e diretor de filmes pornográficos da pior espécie, expôs, hoje, na sua conta do Twitter, supostas fotos íntimas do possível novo diretor da Secretaria da Comunicação Social, Luiz Galeazzo. Ele já teria sido escolhido para dirigir o Depasrtamento de Conteúdo e GEstão de Canais Digitais.

Numa das fotos, Galeazzo aparfece deitando na cama com uma mulher de cada lado. O rosto de todos aparece claramente.

Na outra foto, Luiz Galeazzo aparece com outras mulheres. Elas estaão deitadas de bruços e o diretor da Secom beija o corpo de uma delas.

CLIQUE AQUI para reler o texto e examinar uma das fotos, a mais escandalosa.

Copom derruba juros básicos par 4,25% ao ano, o menor da história do Brasil.

O Copom derrubou os juros básicos de 4,50% para 4,25% ao ano, conforme anúncio desta tarde.

É a quinta redução seguida e o indicador é o menor patamar da história do Brasil.

Nunca os juros básicos foram tão baixos.

O mercado financeiro esperava algo parecido, como este blog colocou. esta manhã.

Eleitores de 22 cidades têm até o dia 11 de março para o recadastramento biométrico no TRE

O município de Esteio, caso os eleitores não compareçam no prazo, pode ter cerca de 40% dos títulos eleitorais cancelados.  O processo de digitalização das impressões é obrigatório para esse grupo. Conforme o Tribunal Regional Eleitoral, a estimativa leva em conta o baixo comparecimento dos eleitores até o momento.

Também aparecem no topo da lista de municípios com menor índice de cadastramento: Rosário do Sul (com previsão de cancelamento de 36% dos títulos), Camaquã (onde se estima que 33% dos eleitores percam o direito a voto) e Carazinho (também com 33%). Em seguida vêm Torres, Santo Ângelo, Itaqui, São Borja e Capão da Canoa.

A cidade com melhor desempenho é Dom Pedrito, que revisou, até o fim de 2019, 66% dos cadastros. Na Capital, foram coletadas até dezembro, 274.783 impressões digitais, de um total de 1,07 milhão de eleitores. Representa 25,48% do eleitorado.

CLIQUE AQUI e acesse o portal do TRE para agendar o serviço.

Rio Grande do Sul é o estado com maior número de suspeitas de infecção pelo coronavírus

Em todo o país, foram descartados 21 casos. Caiu para 11 o número de suspeitas de infecção por coronavírus no Brasil.

O  mais recente Boletim do Ministério da Saúde informou que 11 pessoas ainda têm suspeita de infecção por coronavírus. São duas pessoas a menos do que ontem. 

O secretário executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, confirmou que 21 casos em território brasileiro foram analisados e totalmente descartados.

Rio Grande do Sul lidera o número de casos investigados, com cinco pessoas em isolamento. São Paulo vem logo após, com quatro suspeitas

Crise dos Pets na China: mais de 185 mil pessoas impedidas de retornar para casa, animais sofrem sem comida

Os bichos estão sozinhos há quase duas semanas.

A quarentena que tomou conta da cidade chinesa de Wuhan, primeira a registrar o surgimento do coronavírus, gerou também esse efeito colateral que agora movimenta entidades e ativistas defensores dos animais.

Muitos moradores viajavam no feriado chinês, mas a epidemia eclodiu e nesse meio tempo a cidade foi isolada, ninguém pode ultrapassar os limites de segurança impostos pela vigilância epidemiológica.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde alertou que "não há evidências de que cães, gatos ou outros animais de estimação possam adquirir o novo coronavírus".

Imagens do momento em que o avião sai da pista na Turquia se espalham nas redes sociais

Portais de notícia e internautas estão publicando imagens fortes do Boeing 737-800 da Pegasus Airlines, que perdeu o rumo na pista e espatifou, partindo em três. 

Apesar da gravidade, parece que não houve vítima fatal, mas centenas de feridos em Istambul. 

Imagens do circuito interno no aeroporto mostraram o momento exato em que o avião toca o solo, vara a pista e cai num pequeno barranco. 

Pelas imagens, é possível perceber que chovia no momento do acidente. As causas não estão claras, dados preliminares indicam que a aeronave aterrissou muito depois da cabeceira da pista. Esse tipo de avião precisa percorrer pouco mais de mil metros de corrida ao descer, mas a extensão da pista no local é bem superior a isso, quase três vezes.

Petrobrás derruba de novo os preços da gasolina. Será amanhã. Queda irá a 4,4%.

A partir de amanhã o preço da gasolina despencará 4,4% e o do diesel outros 4,3%.

É palavra da Petrobrás.

É a quarta queda do ano, portanto uma por semana.

E sem direito a manchete e protestos.

Deputada Tabata Amaral, PDT de SP, pode ser assassinada a qualquer momento

A deputada Tabata Amaral, PDT de São Paulo, pode ser morta a qualquer momento.

A denúncia foi feita pela deputada à Mesa da Câmara.

Bolsonaro festeja 400 dias de governo

Bolsonaro vai comemorar, daqui a pouco, no Planalto, seus 400 dias de governo.

Saiba quem almoçou quem no cardápio do meio dia entre Bolsonaro, Toffoli, Alcolumbre e Maia

Bolsonaro almoçou, hoje, com Dias Toffoli, Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia.

O cardápio, segundo Dias Toffoli, teve a ver com "o futuro do Brasil".

Há controvérsia, até porque Toffoli, Davi e Maia não são muito chagados a pensar propriamente no Brasil.

Resta saber quem almoçou quem.

STF vota por interromper contagem de prescriçãso a partir da 2a. instância

Por ampla maioria, hoje, os ministros do STF votou para fixar que a condenação de réus na segunda instância interrompe a contagem do prazo de prescrição. Apesar de 7 votos a 2, o julgamento foi suspenso por Dias Toffoli para esperar o retorno de Celso de Mello, que está de licença até março.

Isto significa que decisões dos Tribunais de Justiça ou dos Tribunais Regionais Federais suspendem a contagem do tempo limite de tramitação do processo para que a Justiça aplique a pena. Essa tese é ruim para o condenados, que preferem a prescrição corrida.

Recomendado - Nesta qurta-feira à noite, vá ao Bier Markt com seus amigos. Porto Alegre.

CLIQUE AQUI para saber por que o caderno Destemperados, Zero Hora, recomenda o Bier Markt.

Exclusivamente cervejas e chopes artesanais (36 torneiras). 
Mais de 100 rótulos de várias partes do mundo.

Vá conhecer, hoje. São mais de cem rótulos de diversos Países. 
Também petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Segurança completa de verdade.

Bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

Viajar de avião no Carnaval pode custar até 250% a mais, se comparado aos dias de menor procura

As passagens aéreas no período do feriadão de Carnaval, quando boa parte do país paralisa, nem todos participam da folia, muitos aproveitam para descansar e visitar parentes, neste ano podem elevar até 250%.

A sobretaxa é comum nas épocas em que aumenta a demanda. Nesses períodos de grande procura, também é muito comum acontecerem os transtornos do overbooking, quando as empresas vendem mais passagens do que os aviões podem acomodar.

Segundo o maior portal de cupons do país, Cupomania, a elevação mais acentuada ocorreu em São Paulo, com destino ao Rio de Janeiro. No início do mês passado custava 295 reais, agora não é vendida por menos de 1038. De São Paulo a Salvador, saltou de 670 reais para incríveis 2,3 mil.

Aeronaves decolam para buscar brasileiros na China, viagem prevê escalas e o retorno deve ocorrer no sábado


Tripulação e passageiros ficarão em quarentena após retorno ao Brasil. A equipe de resgate já está a caminho de Wuhan, na China. São duas aeronaves da FAB. Ao todo, 34 pessoas, entre brasileiros e parentes, serão resgatadas da cidade epicentro do surto coronavírus.

Das aeronaves modelo VC-2, uma é destinada ao transporte presidencial, utilizada como reserva, quando o avião titular está nos hangares de manutenção.

Cada avião leva 18 tripulantes. Desses, sete são da área de Saúde (seis médicos militares e um ligado ao Ministério da Saúde). Antes de chegar à cidade destino, as aeronaves farão escala em Fortaleza, Las Palmas (Espanha), Varsóvia (Polônia) e Ürümqi (já na China). No retorno, passarão pelas mesmas cidades.

A previsão é de 62 horas no processo de ida e volta, sendo 47 horas de voo. A chegada à China está prevista para amanhã no fim do dia. O retorno ao solo brasileiro deve ocorrer no sábado.

Pacote de Marchezan sobre mobilidade urbana demorará para ir a voto

O pacote sobre mudanças na mobilidade urbana de Porto Alegre (pedágios e taxação de serviços de aplicativos) não será examinado tão cedo pelo plenário da Câmara de Vereadores.

Vai penar nas comissões permanentes.

CPI contra Marchezan poderá revelar conspirata e traição urdidas dentro da Câmara

A CPI da Câmara de Vereadores de Porto Alegre que investiga denúncias de irregularidades na gestão do prefeito Marchezan Júnior, retomará amanhã seus trabalhos.

Serão ouvidos o autor do pedido de impeachment (rejeitado) que originou a CPI, Claudio Souto, e sua mulher, Grace de La Rocha. As denúncias do casal incluem questões ligadas ao Banco de Talentos, ao aluguel do prédio onde se localiza a antiga Smic e as relações do prefeito com Michel Costa, ex-diretor da Procempa.

A CPI, no entanto, parece encaminhar-se para um desfecho inusitado. É que duas vertentes estão cada vez mais evidentes no âmbito das investigações em andamento:

1) Souto e Grace poderão resultar acusados de conspiração e traição contra o prefeito, tudo no âmbito de uma articulação que envolveria a própria ex-presidente da Câmara, Mônica Leal, urdida dentro do seu próprio gabinete de presidente.
2) A vereadora do PP, neste caso, seria denunciada à Comissão de Ética, correndo o risco de ser cassada.

É isto.

Lula, que não é santo e se diz devoto, pede adiamento de audiência para rezar com o Papa


O ex-prisioneiro cumpre pena em liberdade e pediu adiamento da audiência judicial que foi intimado a comparecer dia 11.

Ele alegou que precisa encontrar-se  com o sumo pontífice em fevereiro no Vaticano.

O ex-presidente que desviou enormes quantias dos cofres públicos e comandou esquemas, ainda deve comparecer à Vara Criminal para falar sobre a operação Zelotes.

O petista responde em liberdade, enquanto aguarda o resultado do recurso contra a pena por corrupção, porque é corrupto e os corruptos são condenados dessa forma. Ele estará fora do país entre os dias 12 e 15, segundo a solicitação da defesa. Isso, se o pedido não for contestado, negado ou embargado.

Um brasileiro de 102 anos que serviu à pátria e ainda conta suas histórias


Quem está nessa foto é o tenente-coronel Nestor da Silva, 102 anos.

Ele é membro da Associação dos Ex-combatentes e Museu Casa Memória dos Ex-combatentes do Brasil, em Brasília. 

Esse veterano remanescente entre os pracinhas da FEB ainda vivos, na imagem que ilustra o post está contando seus feitos na Itália, como a complicada batalha para a tomada de Monte Castelo, onde o número de baixas foi enorme.

A homenagem está na conta oficial do Comando Militar do Planalto no Twitter. No portal oficial do Comando constam as atribuições e a missão que eles cumprem, além de destacar informações interessantes sobre as atividades das Forças Armadas, que a mídia tradicional nem sempre valoriza.

CLIQUE AQUI e acesse.

Copom anunciará, hoje, nova queda dos juros básicos


O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central deverá anunciar logo mais outra redução da taxa básica de juros. O corte esperado é de 0,25 ponto percentual, o que derrubaria a Selic para um novo piso de 4,25% ao ano.

Mercado e analistas especulam desde a semana passada sobre o tom do comunicado que será distribuído ao fim do dia. O sentimento geral é de que o texto virá curto, objetivo e cauteloso.

A conjuntura favorece certa moderação. 

Diferentemente de outras épocas, há variáveis mais complexas atuando agora e com bem mais intensidade sobre os rumos da economia: 1) o câmbio está sob ajustes, 2) o coronavírus já impacta parte da atividade global, 3) o Brexit virou realidade e 4) as eleições americanas vão entrar em um ritmo frenético. 

Impressionante, duas tragédias em questão de horas no mesmo país, agora é o avião acidentado na Turquia


Um avião saiu da pista no aeroporto de Istambul e se partiu em três. Aconteceu hoje, mesmo dia em que os noticiários registraram uma avalanche com vítimas, depois de outra que houve ontem.

Durante aterrissagem no aeroporto Sabiha Gökçen, a aeronave perdeu o rumo e caiu na cabeceira da pista. Ainda não há notícias sobre vítimas

Transportava passageiros que voavam de Esmirna para Istambul. A informação foi divulgada pela emissora de televisão "NTV", que transmitiu imagens poucos instantes após o acidente.

O aeroporto Sabiha Gökçen é o menor de Istambul, localizado na parte asiática da cidade. Por causa do incidente, a região está fechada ao tráfego aéreo.

Prefeito da Capital comenta os projetos do transporte público e rebate críticas de outros gestores da região metropolitana


O prefeito de Porto Alegre falou à imprensa sobre o projeto do transporte público, que prevê taxas e cobranças com o fim de reduzir a tarifa dos ônibus. O pacote também previa redução gradual no número de cobradores, mas isso já foi rejeitado pela Câmara.

Segundo Marchezan, é o interesse da cidade que precisa estar em primeiro lugar, não os interesses políticos, sobretudo num ano eleitoral. “Porto Alegre já tem a tarifa mais alta e a perspectiva de ficar com uma tarifa recorde”. 

Ele rebateu as recentes críticas à proposta da taxa de congestionamento, “pedágio” destinado a veículos emplacados noutras cidades. Prefeitos da Região Metropolitana reclamaram da iniciativa, em nota assinada pelo Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana. Os governantes afirmaram que o impacto da cobrança não foi bem medido pelo proponente.

Marchezan mandou recado aos colegas, que precisam entender o projeto e defendeu a instalação da taxa de congestionamento. “Tem que botar nesta manifestação dos prefeitos, as empresas de transporte das cidades deles”, respondeu. “Acho que, pelo menos, o debate do pedágio vai colocar essa preocupação também na cabeça dos prefeitos”, alfinetou.

17 candidatos disputarão a prefeitura de Cachoeira do Sul. Favorito é Zé Otávio, PP.


O favorito para assumir o executivo de Cachoeira do Sul é o ex-deputado federal, o investigado em diversos escândalos, José Otávio Germano (foto ao lado), que há pouco tempo foi condenado a pagar R$ 10.000,00 a um grupo de travestis. Em pesquisa publicada neste blog, Zé Otávio aparece em primeiro lugar e com folga do segundo colocado. Porém, dentro do Partido terá que enfrentar a concorrência do presidente municipal do PP, André Bessow que também é pré-candidato. 


Em segundo colocado na pesquisa está o tucano Leandro Balardin que ficou em segundo colocado em 2016.

Os candidatos são estes, por ordem alfabética:

André Bessow (PP)
Carlos Aguiar (DEM)
Cláudio Tatsch (PDT)
Cleber Cardoso (PODE)
Coronel Francisco Vargas (PSL)

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Análise - Resolvidos Brexit, tensões EUA-China e contravírus, economia mundial vai se recuperar


- A análise a seguir é dos economistas do Bradesco, hoje.

A economia mundial deve se recuperar ao longo deste ano, uma vez removidas as incertezas ligadas às tensões comerciais e, em alguma medida, ao Brexit. Essa retomada será gradual e poderá ter implicações importantes para a dinâmica entre os países, levando em conta os desdobramentos das negociações entre China e EUA. Essa visão mais cautelosa se justifica pelas dúvidas que temos em como e em que medida a guerra comercial impactou a economia mundial e, mais recentemente, como será o impacto do coronavírus sobre essa recuperação cíclica esperada para 2020. 

Nosso cenário é que a recuperação segue valendo, mas pode ser postergada por um a dois trimestres e o impacto do coronavírus tende a se concentrar na China.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Leia, veja e ouça, aqui, a íntegra do discurso de Trump no Congresso dos EUA (tradução em português, no link)

No link a seguir, o leitor poderá examinar o texto completo do discurso feito ontem no Congresso dos EUA pelo presidente Donald Trump, considerado "fantástico" pelo presidente Jair Bolsonaro. Trump, ao chegar no Capitólio, sequer cumprimentou Nancy Pelosi, a presidente da Câmara, que abriu e conduziu pedido de impeachment contra ele. Em represália, a deputada rasgou o discurso do presidente.

CLIQUE AQUI para ler o texto integral. O editor arquivou o link em nuvem.

Avalanches matam 21 pessoas na Turquia, incluindo socorristas


O país foi palco de dois deslizamentos, o mais recente nesta quarta-feira. 

Dentre as vítimas, 12 eram funcionárias dos serviços de emergência local. A avalanche de hoje ocorreu na cidade de Bahcesehir, região leste. 

Os desaparecidos debaixo da neve trabalhavam no resgate de vítimas soterradas em deslizamento anterior, ocorrido terça-feira. Não foi divulgado número de desaparecidos, as buscas continuam.

Até aqui, as informações estão saindo truncadas. A Reuters afirmou que foram 33 vítimas fatais. Autoridades locais declararam à imprensa que houve sobreviventes confirmados, um operador de veículo de limpeza na neve e outras seis pessoas, que sobreviveram dentro de um micro-ônibus. 

Opinião do editor - Só a refundação da República salvará o Brasil da depravação social

O presidente Jair Bosonaro disse, hoje, que a depravação total deste carnaval é herança maldita deixada pelo PT.

Em termos.

O regime de depravação social é por suposto uma herança maldita deixada pelo lulopetismo e seus aliados pela esquerda e pela direita, alavancados institucionalmente pela chamada Constituição Cidadã de 1988.

Sem refundar a República e eleger uma nova Constituinte, de preferência exclusiva, tudo o que o governo Bolsonaro puder fazer terá caráter tópico e será objeto de permanente confrontação por parte do Eixo do Mal, cujos agentes prosseguem enquistados em postos chaves nos legislativos, na mídia, nas entidades que dizem representar a sociedade, na academia e também nas Altas Cortes.

É isto.

Isto tudo é um mal que precisa ser cortado pela raiz.

Varejistas esperam aumento das vendas no período de Carnaval

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul espera com ansiedade os resultados advindos com a folia de Momo. A expectativa é aumento nas vendas do varejo. 

O crescimento previsto ficam em torno de 6%, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Segundo a entidade, as lojas especializadas em artigos típicos podem duplicar as vendas no período. Hotéis, pousadas, agências de viagens e restaurantes também incrementam o faturamento, especialmente nos Litorais Norte e Sul, além das cidades da Costa Doce e locais onde existem balneários.

A tendência é de que haja liquidações e promoções para esvaziar estoques.

Supremo retoma hoje as sessões de julgamento, prescrição de crimes está em pauta


Após a sessão solene de abertura do ano judiciário, o plenário do Supremo Tribunal Federal faz hoje à tarde a sua primeira sessão do ano, que deve ser tomada pela discussão sobre a prescrição de crimes.

O primeiro item em pauta é um recurso contra a rejeição de um habeas corpus pelo ministro Alexandre de Moraes. O caso trata de homem condenado por tráfico de drogas e que teve a condenação confirmada em segunda instância da Justiça Federal.

A Defensoria Pública da União defende que o crime está prescrito, venceu o prazo para punição do acusado. Para Moraes, que havia negado o recurso, o prazo de prescrição foi interrompido a partir da confirmação da sentença em segunda instância, o que manteria o réu preso, mesmo que houvesse apelação pendente de julgamento em instância superior. 

Também em discussão os recursos sobre a possibilidade de que as pessoas com processo criminal possam participar de concursos públicos.

Artigo, Astor Wartchow - Usurpação tributária

- O autor é advogado no RS.

As engrenagens de arrecadação do governo federal são periodicamente aperfeiçoadas e ampliadas, não importa quem no poder. Indiferente às regiões e às classes sociais, esse “Robin Hood” às avessas usurpa e pauperiza a população, os estados e municípios. ​

A pretexto de “fazer caixa” para atender a ganância e o gigantismo estatal, e para estabilização de uma dita “paz de mercado”, alimentado à base de juros estratosféricos, a conduta está inviabilizando a manutenção e criação de empregos, e comprometendo as famílias, afogadas em contas e números negativos.​

O quadro geral é óbvio: falência progressiva das finanças estaduais e municipais, desqualificação dos serviços públicos, empobrecimento geral da população e desemprego massivo. ​

E por que tudo isso? 


CLIQUE AQUI para ler tudo.

Bolsonaro diz que zera imposto federal sobre combustíveis, caso governadores eliminem o ICMS

O presidente Bolsonaro lançou, esta manhã, um provocador desafio aos governadores estaduais, sabendo que eles não aceitarão a proposta:

- Eu zero o [imposto] federal se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui. Se toparem, eu aceito.

59,2% do preço da gasolina correspondem a impostos federais e estaduais. Há 50 anos, quando a Petrobrás foi criada, o total era de apenas 4,8%.

CLIQUE AQUI para saber quais são os impostos federais e estaduais cobrados.

Bolsa abre o dia em forte alta no Brasil. Dólar despenca.

A Bolsa abriu o pregão de hoje em forte alta, enquanto o dólar vai caindo para valer.

As 10h34min

Bolsa, +1,65%, 117.459 pontos
Dólar comercial, -0,68%, R$ 4,2297 para vendas

Aplicativo do partido Democrata falhou nas previsões e críticos acusam ex-colaboradores de Hillary

Nos Estados Unidos, o Aplicativo Cybersecurity 202: Iowa cáucus, desenvolvido para o partido Democrata, está sendo considerado o mais recente caso de política construída com “tecnologia apressada” e que gera resultados desastrosos.

Analistas chamaram a atenção para uma "aparente incompetência dos democratas".

Eles foram apressados ao acertar um contato milionário com a empresa pouco conhecida,  mas fundada por veteranos da campanha de Hillary Clinton. Não houve tempo para testes e verificações de segurança. Um erro de codificação produziu inconsistências nos resultados informados.

A polêmica do aplicativo da Shadow Inc, nesta primeira votação de 2020, está repercutindo nas análises do processo eleitoral. Líderes do partido democrata minimizam a situação, mas o país ainda aguarda os resultados da eleição, que parece confirmar o candidato não favorito.

Senadores votam novas regras para uso do avião da FAB

A Comissão de Relações Exteriores do Senado pretende votar nesta quinta-feira um projeto para endurecer as regras de uso dos voos da Força Aérea Brasileira (FAB) por autoridades.

A proposta foi incluída na pauta após a demissão do secretário-executivo da Casa Civil, Vicente Santini, que utilizou uma aeronave oficial para se deslocar até Davos, na Suíça e, de lá, para Nova Délhi, na Índia.

A proposta aumenta as exigências de divulgação das informações dos voos. O projeto determina que a autoridades usem as aeronaves apenas para viagens a serviço e, "excepcionalmente", por motivo de segurança e emergência médica. Atualmente, presidentes dos Poderes e comandantes das Forças Armadas podem usar os aviões para viajar ao local de residência.

Polícia retira de circulação quatro receptadores em Porto Alegre

A Polícia Civil, em ação conjunta entre a Delegacia de Capturas (Decap) e o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu quatro homens por receptação.

Segundo o delegado Arthur Raldi, a operação foi realizada no bairro Passo D’Areia, onde foi recuperado um veículo roubado, além de diversas mercadorias que os membros do grupo criminoso haviam furtado de lojas num shopping na Capital.

Os quatro ladrões foram presos em flagrante.

Sangria continua na Casa Civil de Onyx. Até o ex-senador Paulo Bauer foi demitido.

Na reunião que mantém neste momento, 10h12min com Bolsonaro, Onyx Lorenzoni poderá ser conduzido a promover mais carnificina na Casa Civil.

Ontem, em SC, circulou nas redes sociais a carta que o ex-senador Paulo Bauer, PSDB, explica as razões da sua demissão por parte de Onyx, mas não explica que sua cabeça foi solicitada. Bauer fazia a ponte com senadores, especialmente do PSDB. Ele avisou que pensa candidatar-se a prefeito de Joinville, a maior cidade de SC.

Além de Paulo Bauer, o que se sabe é que foram guilhotinados o ministro Adjunto, Vicente Santini, o jornalista Gustavo Chaves, Marco Antonio Rassier Filho e Giacomo Trento. Trento era secretário de Relações Governamentais.

Nova sangria poderá acontecer ainda hoje.

Inflação para famílias de baixa renda ficou em 0,55% em janeiro, setor de vestuário registra deflação

O Índice de Preços ao Consumidor, que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até 2,5 salários mínimos, registrou inflação de 0,55% em janeiro.

Os números foram divulgados hoje na Fundação Getúlio Vargas. A taxa é inferior à observada em dezembro do ano passado (0,93%). 

O indicador acumula taxa de inflação de 4,55% em 12 meses. A taxa de janeiro (0,55%) ficou abaixo da registrada pelo Índice de Preços ao Consumidor – Brasil (IPC-BR), que mede a variação da cesta de compras para todas as faixas de renda, e apontou 0,59% no mês. Por outro lado, o acumulado de 12 meses do IPC-C1 (4,55%) ficou acima do registrado pelo IPC-BR (4,13%).

Em janeiro, sete das oito classes de despesas do IPC-C1 tiveram inflação: alimentação (0,83%), despesas diversas (0,16%), transportes (0,5%), saúde e cuidados pessoais (0,29%), habitação (0,37%), educação, leitura e recreação (2,48%) e comunicação (0,15%).

A classe de despesa vestuário registrou deflação (queda de preços): -0,24%.

Filho de Lula vai explicar na Justiça os empréstimos que tomou e não pagou

Após injetar R$ 83 milhões nos negócios suspeitos do filho de Lula, a Oi, agora, cobra R$ 7 milhões por empréstimo realizados.

A empresa financiou as jogadas do malandro quando o pai, corrupto, ainda era o presidente da República. Agora, travam disputa judicial em meio às investigações da Lava Jato.

A polêmica entre a companhia de telefonia e Fábio Luis Lula da Silva, investigado na Lava Jato, atingiu a fase de disputa entre as partes.

A empresa está cobrando da Gamecorp, onde o filho do ex-preso, que cumpre pena em liberdade, é o principal administrador, o pagamento de R$ 6,8 milhões, com origem em empréstimos ocorridos entre 2006 e 2007. Houve calote e os valores nunca foram ressarcidos. Por meio de duas notificações extrajudiciais, a Oi buscou em vão recuperar o dinheiro perdido. Eles prometem "tomar as providências cabíveis". 

A Polícia Federal apreendeu essas notificações durante a fase Mapa da Mina, desdobramento da Lava Jato para apurar se o sítio de Atibaia tinha sido comprado com esses recursos surrupiados. Ao todo, a companhia Oi inflou em mais de R$ 82 milhões as "contas da empresa de jogos eletrônicos", onde detinha 35% de participação societária.

Sacada de prédio desaba na Capital. Defesa Civil e Bombeiros atendem a ocorrência

Não houve vítimas, mas a sacada de um prédio desabou faz alguns minutos na capital gaúcha. Segundo a Brigada Militar, a queda aconteceu na avenida Getúlio Vargas, bairro Menino Deus.

Os escombros caíram sobre três veículos. A sacada fica numa área interna e desabou sobre o estacionamento do prédio. 

Não há registro de feridos até o momento.

Nos Estados Unidos, prévia Democrata inverte expectativas de favoritismo e confirma outro nome

Com 62% dos votos computados, Pete Buttigieg lidera as primárias do partido Democrata com 26,9% em Iowa.

Os votos ainda não estão todos contabilizados, mas ele avança com boa vantagem nas primárias em Iowa, seguido de perto por Bernie Sanders, considerado favorito inicialmente, com 25,1%. Em terceiro lugar aparece Elizabeth Warren, com 18,3%. Joe Biden não chega aos 16%.

A votação em Iowa é vista como uma espécie de indicador, já que apontou o candidato vencedor das últimas quatro primárias dos democratas. Pete Buttigieg é o primeiro candidato declaradamente gay a concorrer ao cargo de presidente dos Estados Unidos.

Justiça encarcera por duas décadas o assassino do fotógrafo, crime bárbaro aconteceu faz cinco anos

Após 12 horas, um júri popular realizado em Canoas condenou a 20 anos e oito meses o réu Juliano Biron da Silva, acusado de matar o fotógrafo José Gustavo Bertuol Gargioni, em julho de 2015. 

Preso em Charqueadas, Biron recebeu pena de 19 anos e seis meses de reclusão pelo crime de homicídio qualificado, com motivo torpe, e mais um ano e dois meses pela ocultação do cadáver.

Está marcado para 15 de abril o julgamento da outra ré no processo, Paula Caroline Ferreira Rodrigues, que faltou à sessão alegando problemas de saúde. Ela responde em liberdade.

Conforme a denúncia do Ministério Público, o crime ocorreu porque Biron tinha ciúmes da amizade de Gustavo com Paula. O casal de facínoras rendeu e espancou a vítima, depois executou e escondeu o corpo. Aos 22 anos, Gargioni era fotógrafo da Assembleia Legislativa e morreu torturado e baleado com 19 disparos, num cativeiro.

Mais uma vítima de homicídio surge na Orla do Guaíba em Porto Alegre

Um grupo de pescadores encontrou o corpo que boiava nas águas do lago, próximo à costa.

Eles acionaram a Brigada Militar e a ocorrência teve desdobramentos que estenderam ao longo da madrugada com os procedimentos de perícia. Aconteceu na avenida Edvaldo Pereira Paiva, próximo à Rótula das Cuias, onde existe uma faixa de areia e matagal.

Na terça-feira de manhã, o corpo de outro homem assassinado também havia sido encontrado na região, que é local tradicional onde os porto-alegrenses praticam caminhadas e atividades esportivas.

De acordo com o delegado plantonista Amilcar Souza, trata-se de um sujeito de meia idade, em estado avançado de decomposição e pelo menos duas marcas de tiros na cabeça. A vítima estava com as mãos e pés amarrados. A autópsia deve indicar as causas da morte e a data estimada do crime.

Quarta-feira de calor intenso em todo o Rio Grande do Sul


Porto Alegre, 8h30min, 25º

Em todo o território gaúcho o dia será quente outra vez. Sol predomina na maior parte das regiões, com o surgimento de poucas nuvens e uma massa de ar quente ganha força, elevando ainda mais as temperaturas e a sensação de abafamento.

Pode haver chuva em municípios da metade Oeste. Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens. Temperatura máxima prevista na Capital pode chegar a 35°C.

Santa Maria e Santa Rosa devem ser as cidades mais quentes no interior, ultrapassando os 34º.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/