As 18h tem entrevista de Luciano Hang no Pingos nos Is. Veja e ouça/.

 

Ex-ministro Marco Aurélio diz que operação da PF atenta contra a liberdade de expressão

O ex-ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello disse que a operação da Polícia Federal contra empresários que defenderam golpe de Estado em um grupo de WhatsApp atenta contra a liberdade de expressão. 

Ele disse não ser saudosista da Ditadura Militar nem de  regime de exceção. Mas afirmou que viver em uma democracia também envolve lidar com pessoas que pregam contra ela.

O ex-ministro disse ao site Podewr360:

- Para defender a democracia, não podemos colocar em 3º plano a liberdade de expressão. Esses cidadãos sequer têm prerrogativa de serem julgados pelo STF.

PGR diz que Alexandre de Moraes violou a lei ao ir atrás dos empresários

O procurador-geral da República Augusto Aras disse que não recebeu o processo com a investigação contra empresários alvos de mandados de busca e apreensão. 

A operação foi autorizada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Alexandre de Moraes, a pedido da PF (Polícia Federal).

Diz a nota da PGR:

Não houve intimação pessoal da ordem, conforme previsão da Lei Complementar LC 75/93 (art. 18, II, “h”), apenas entrega -em procedimento não usual- de cópia da decisão, na tarde de 2ª feira (22.ago), em sala situada nas dependências do STF, onde funciona unidade de apoio aos subprocuradores-gerais da República e ao PGR.

Silas Malafaia diz que Alexandre de Moraes não passa de um tirano

Os tiranos estão à solta no Brasil

 

Mourão diz que é preciso construir maioria para conter o STF e tocar impeachment contra Moraes no Senado

O candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul nas eleições deste ano, o vice-presidente Hamilton Mourão criticou o ministro do STF Alexandre de Moraes durante uma entrevista ao canal do cientista político Paulo Moura, no Youtube.

CLIQUE AQUI para examinar a entrevista, publicada ontem por este blog.

Na mesma entrevista, Mourão também defendeu a aprovação do impeachment de ministros do STF como o “grande papel do Senado” e pregou a necessidade de se “construir uma maioria” para aprovar a destituição de magistrados da Corte que estão “usurpando os poderes”.“Considero hoje o caso mais emblemático esse inquérito que, depois aí de mais de dois anos, vem sendo conduzido pelo ministro Alexandre de Moraes. O inquérito onde ele é o ofendido, ele é o investigador, ele é o denunciador e ele será o julgador. Ou seja, todo o devido processo legal está rasgado nisso aí. Não adianta alguém querer convencer a gente de que isso está correto. Qualquer aluno de primeiro ano em uma faculdade de Direito sabe que isso não está correto. E isso rasga, vamos dizer assim, a nossa Constituição”, afirmou o vice-presidente.

Instado a comentar a relação entre os poderes e sobre o papel do Senado nesse contexto, Mourão afirmou que o “principal problema hoje é o Judiciário invadindo a cadeira do Legislativo e a cadeira do Executivo”. Ele defendeu que “isso tem que ser parado, porque, se não, vamos viver a ditadura da toga”.


Dica do editor - Quinta, 18h, Mateus Bandeira autografará livro sobre sua campanha eleitoral de 2018

Será nesta quinta-feira, dia 25, no Food Hall Dado Bier, no Shopping Bourbon Country, às 18h, o lançamento do livro Quem roubou nossa coragem ?, de Mateus Bandeira, ex-presidente do Banrisul, ex-secretário estadual do Planejamento, ex-CEO da Fundação Falconi e ex-candidato a governador pelo NOVO, Partido do qual saiu. No livro, Mateus conta sobre sua candidatura ao governo do estado em 2018 e reafirma os valores que defendia: liberdades individuais, livre mercado e eficiência na gestão do estado.

O livro estará à venda na Amazon, com o link www.mateusbandeira.com.br

Nome na palma da mão de Bolsonaro era do doleiro dos Irmãos Marinho, Rede Globo

Um dos nomes presentes na “colinha” de mão do presidente Jair Bolsonaro na entrevista ao Jornal Nacional, Dario Messer inspirou uma onda de consultas nos mecanismos de busca da internet desde a noite de segunda-feira.

Messer é um personagem cuja trajetória pública traz uma conexão com a Globo, em razão de uma denúncia, não comprovada, a respeito da emissora durante um desmembramento da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro, em 2020.

Conhecido como “doleiro dos doleiros”, Messer foi condenado pelos crimes de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. 

Citação à família proprietária da Globo

Em junho de 2020, Messer disse em delação premiada ao Ministério Público do Rio de Janeiro que fazia três repasses mensais à família Marinho, proprietária do Grupo Globo. O investigado declarou que os valores variavam entre US$ 50 mil e US$ 300 mil por remessa. A informação foi divulgada pela revista Veja, em 14 de agosto de 2020. Em nota emitida na época, donos da Globo negaram as acusações de Messer e destacaram que o doleiro não apresentou provas.

Ciro Gomes virá amanhã ao RS. Ele rezará diante da Carta Testamento, Porto Alegre.

 O candidato do PDT, Ciro Gomes, virá amanhã a Porto Alegre.

Ele rezara diante do monumento à Carta Testamento, que reproduz o texto da carta deixada por Vargas no dia em que se matou, 24 de agosto de 1954.

Ciro também fará caminhada pelo centro histórico da Capital.

Ministro Paulo Guedes falará para a Aclame, dia 26. Será na Fiergs, Porto Alegre.

Cards como este ao lado são distribuídos pelas redes sociais da Aclame, entidade que reúne gaúchos da classe média.

Será no dia 26, sexta-feira, as 10h, a palestra que o ministro da Economia, Paulo Guedes, fará para os associados da Aclame e da Fiergs, Porto Alegre.

As inscrições podem ser feitas via redes sociais da Aclame, que vem a ser a Associação de Classe Média do RS, que é a promotora do evento.

A Fiergs entra como apoiadora.

O evento sairá no complexo que a Federação das Indústrias mantém na avenida Assis Brasil.

A Aclame escolheu, como tema o caso do Brasil como uma potência econômica em crescimento.

O ministro vem sendo saudado como o verdadeiro redentor da economia brasileira pós-pandemia e já é apontado como forte candidato ao Prêmio Nobel de Economia.

Paulo Guedes tem vindo muito pouco ao RS.

Artigo, Renato Sant'Ana - A obscura disposição da jornalista Rosane de Oliveira

- O autor é psicólogo e advogado.

 No ofício malicioso de desinformar, é expediente comum ocultar a verdade e semear o engano com uma pergunta de aparente isenção que dissimule a realidade fática e que desvie o foco daquilo que se quer omitir, tudo para induzir o outro a criar mentalmente um cenário falso e nele crer.

(...)

Rosane de Oliveira parece um Rivelino do jornalismo (na falta de uma comparação mais atual): dribla o leitor e olha para um lado enquanto lança para o outro. Fazendo uma ginga retórica, ela se desvia da polarização do momento: ocultou que o tal "ato" era elei...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Entrevista de ódio

- O autor é advogado no RS.

Depois de ouvir falar em “discurso de ódio” a TV Globo no fez conhecer o que é uma “entrevista de ódio”, produção das mais autênticas do que passou a ser capaz de difundir em sua tela.

Não é gratuita. Tem muito a ver com declarações do presidente Bolsonaro, de que não iria prorrogar o contrato de concessão deste canal de TV, se não fossem pagos os impostos devidos aos cofres públicos.

Há um silêncio comprometedor sobre isto.  

CLIQUE AQUI para ler mais.

Sabino, O Antagonista, exagera no seu direito de ser cretino

A ilustração é do blog O Vespeiro.

Extraindo os inaceitáveis insultos feitos por Mário Sabino aos empresários perseguidos politicamente pelo ministro Alexandre de Moraes, o comentário publicado no blog O Antagonista só não é mais correto porque os ataques às vítimas desmerecem a crítica ao STF.

Sabino exagera no seu direito de ser cretino.

 Leia e ignore os insultos:

A busca e apreensão executada hoje pela Polícia Federal, contra empresários bolsonaristas, a mando do ministro Alexandre de Moraes, significa a criação informal no ordenamento jurídico brasileiro do “crime de pensamento” — um dos aspectos mais terríveis de 1984, o romance distópico de George Orwell. Trata-se, agora, de controlar também o que as pessoas pensam sobre determinados assuntos.

(...)

A partir de agora, a conclusão é inevitável, nenhum cidadão terá o direito de, até mesmo em conversas com amigos, fustigar a democracia, de falar mal de quem o Supremo Tribunal Federal não quer que se fale mal, de dizer bobagens, de dar vazão aos instintos mais primitivos, de expressar a própria ignorância. Ultrapassamos a fase do “manifestar-se criminoso” e adentramos a do “pensar criminoso”.

CLIQUE AQUI para ler a nota do Antagonista.

Recomendado - Reserve para seu happy hour ou noitada. Bier Markt, Porto Alegre.

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.
Cardápio no
site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

A. de Moraes age em cima de notícia de jornal e tem claro objetivo político intimidatorio

A ação do ministro A. de Moraes contra oito empresários brasileiros, todos bolsonaristas, é toda ela estribada em notícia de jornal.

Uma tropelia de caráter truculento, desarrazoado, ilegal e desmedida.

E por isto decididamente inaceitável.

O portal de notícias Metrópoles foi quem divulgou mensagens de um grupo privado de WhatsApp do qual os empresários faziam parte. Embora as conversas entre os participantes contenham a palavra “golpe”, não há nos diálogos indícios objetivos de que haveria uma operação orgânica para derrubar o governo nem como isso de fato poderia ser feito.

Luciano Hang, investigado pelo STF: "Fui tratado como bandido !"

O empresário Luciano Hang, dono da Havan, disse hoje que foi tratado como um bandido durante operação da Polícia Federal, esta manhã. 

Os policiais federais cumpriram mandados de buscas e apreensão em três casas do empresário, em Santa Catarina.  

O que disse Hang no seu Twitter:

- Fui tratado novamente como um bandido! Estava trabalhando, às 6h da manhã, na minha empresa, quando a Polícia Federal chegou, claramente constrangidos. Uma matéria fora de contexto e irresponsável me colocou nessa situação.

Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !", com o comando de Júlio Ribeiro. Rádio Guaíba.

 

Fernando Conrado analisa a sabatina de Bolsonaro no Jornal Nacional

 

Bolsonaro arrasta multidão depois do confronto com Bonner no Jornal Nacional

 - Este material é da Folha Política.

Bolsa abre o dia em alta. O dólar cai.

 A Bolsa abriu o dia em alta.

O dólar cai.

10h46min

Bolsa, +0,72%, 111.291 pontos
Dólar comercial, -0,64%, R$ 5, 1345 para venda.

Tarcísio de Freitas descola de Garcia e vai para o segundo lugar em SP. Haddad, PT, lidera.

 O candidato de Bolsonaro em São Paulo, no caso o ex-ministro Tarcísio Gomes de Freitas, descolou do governador Rodrigo Garcia e já ocupa a segunda posição de modo isolado.

Haddad, PT, prossegue na liderança.

Os números são do Instituto Paraná Pesquisas de hoje:

Haddad, PT, 32,4%
Tarcísio, Republicanos, 23,4%
Rodrigo Garcia, PSDB, 15,6%

Paraná Pesquisas desmente Datafolha e apresenta Bolsonaro com 40,3% em São Paulo

O editor acaba de receber os resultados da pesquisa de intenções de votos que o Instituto Paraná Pesquisas acaba de realizar em São Paulo.

Tudo para presidente.

Os números são completamente diferentes daqueles que foram divulgados esta semana por outro instituto, o Datafolha.

É caso de políci9a o que faz o Datafolha.

Paraná Pesquisas, hoje - Bolsonaro, 40,3%/ Lula, 36,5%
Datafolha, dia 19 - Lula, 44%/ Bolsonaro, 31%.

CB Energia anuncia usina de etanol em Santiago. Investimento irá a r$ 35 milhões.

A empresa  CB Bioenergia confirmou investimento de R$ 35 milhões em nova unidade que terá capacidade para produção de cerca de 10 milhões de litros de etanol por ano. no RS.

A usina será construída em Santiago, na região central, e tem previsão de geração de 50 postos de trabalho.

Expoagas começou hoje na Fiergs

Promovida desde 1981 pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a Convenção Gaúcha de Supermercados – Expoagas chega, hoje, à sua 39ª edição. O evento ocorrerá até o dia 25 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre. 

O encontro terá feira de negócios e palestras, franqueando os ingressos para todos os inscritos oriundos de supermercados, bares, restaurantes, padarias, hotéis, açougues, atacados, petshops, farmácias, hospitais, lojas de bazar e R$ 1,99, produtores rurais e lojas de conveniência. As inscrições já estão abertas no site Agas.

CLIQUE AQUI para examinar toda a programação.

Alexandre de Moraes usa STF para intimidar oito empresários que apoiam Bolsonaro

A charge é do blog O Vespeiro.

Em nova investida contra aliados do presidente Bolsonaro, desta vez no caso de empresários, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal cumpra mandados de busca e apreensão em endereços de oito empresários que compartilharam mensagens de críticas ao Supremo, tudo em um grupo privado de aplicativo de mensagens. No RS, o alvo é o dono do grupo Sierra, de Gramado.

São decisões ilegais e tirânicas.

Os mandados são cumpridos nesta terça-feira  em cinco estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Ceará.Além das buscas, Alexandre de Moraes também determinou: 1) bloqueio das contas bancárias dos empresários; 2) bloqueio das contas dos empresários nas redes sociais; 3) tomada de depoimentos;4) quebra de sigilo bancário.

São alvos da operação desta terça: Afrânio Barreira Filho (Coco Bambu);; Ivan Wrobel (W3 Engenharia); José Isaac Peres (Multiplan);; José Koury (Barra World);; Luciano Hang (Havan);; Luiz André Tissot (Sierra);; Marco Aurélio Raymundo (Mormaii);Meyer Joseph Nigri (Tecnisa).

Este alagoano diz que vai assassinar Bolsonaro

- Este material é do Jornal da Cidade on Line. 

Ministério Público pede 12 anos de prisão para Cristina Kirchner

CLIQUE AQUI para examinar notas do jornal argentino Clarin. 

O Ministério Público da Argentina pediu 12 anos de prisão para a vice-presidente do país, Cristina Kirchner, por associação ilícita e fraude contra o Estado. Na segunda-feira 22, a Justiça solicitou ainda a inabilitação política da peronista e o confisco de bens no valor de aproximadamente R$ 200 milhões.

Cristina é acusada de favorecer o empresário Lázaro Báez em concessões de 51 obras públicas, cuja maioria não foi concluída em Santa Fé, reduto eleitoral da peronista. Suspeita-se que houve superfaturamento. O esquema supostamente começou durante o governo do marido de Cristina, Nestor Kirchner (2003-2007), e continuou na Presidência dela (2007-2015.

Báez está em prisão domiciliar.

Líder do grupo "Caçadores de ratos do STF" vai para a cadeia

Ivan Pinto teve a prisão preventiva decretada, sob alegação de ameaças, que legalmente não admite este tipo de medida. /trata-se de nova prisão política.

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), atendeu pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e deu 15 dias para a Polícia Federal identificar todos os 159 integrantes de um grupo de Telegram criado por  Ivan Rejane Fonte Boa Pinto. 

A corporação deverá analisar o teor de mensagens trocadas no grupo "Caçadores de ratos do STF".

O grupo fez ameaças de morte a Lula e aos ministros do STF.

Sol voltará a marcar o dia no RS. A temperatura será amena.

 O sol voltou a aparecer em todo o Rio Grande do Sul nesta terça-feira.

Nevoeiro e nuvens baixas surgiram durante a madrugada e a manhã em muitas cidades do Centro, do Sul e do Leste do Estado, incluindo a Grande Porto Alegre. 

O dia começou friol, mas à tarde ocorrerá maior aquecimento no Noroeste gaúcho. Em Santa Rosa, por exemplo, a máxima deve chegar aos 27ºC. Já em Porto Alegre, a temperatura varia entre 10ºC e 23ºC.

Dica do editor - Campanha nacional de multivacinação continua hoje. Conheça detalhes.

Começou, ontem, em todo o País, a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação do público não vacinado ou com esquema incompleto de doses do calendário oficial brasileiro, de acordo com a faixa etária. Também é realizada campanha de vacinação contra poliomielite dirigida a crianças entre um ano e cinco anos incompletos. A campanha segue até 9 de setembro. 

CLIQUE AQUI para mais informes. No caso de Porto Alegre, neste link, informes mais completos, inclusive com endereços.

Brasil registrou mais 122 óbitos por vírus chinês

O Ministério da Saúde divulgou novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil registrou, em 24 horas, 6,2 mil novos casos da doença e 122 óbitos.

Desde o início da pandemia, o país acumula 34,2 milhões de casos confirmados e 682,6 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 33,2 milhões (97% dos casos).

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados, com 5,9 milhões de casos e 173,9 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,8 milhões de casos e 63,4 mil óbitos); Paraná (2,7 milhões de casos e 44,9 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,6 milhões de casos e 40,7 mil óbitos).

Ministério da Saúde lança campanha nacional de prevenção à varíola dos macacos

Com o conceito Varíola dos Macacos: Fique Bem com a Informação Certa, o Ministério da Saúde lançou, nesta segunda-feira, em Brasília,  a Campanha Nacional de Prevenção à doença. A ideia é conscientizar a população sobre a transmissão, contágio, sintomas e prevenção, além de dar orientações sobre o que fazer em casos suspeitos de varíola dos macacos.

Em todo o mundo, foram registrados mais de 41,5 mil casos da doença. No Brasil, conforme a última atualização do Ministério da Saúde, de 21 de agosto, há 3.788 casos confirmados.

Saiba onde vacinar contra vírus chinês e gripe em Porto Alegre

Foto Divulgação PMPA.

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza).

Gripe 

Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, Shopping João Pessoa, Lindoia Shopping e Unidade Móvel.

Bolsa e dólar abriram a semana em queda. Conheça os números.

O dólar fechou praticamente estável, após encostar em R$ 5,20 no fim da manhã. O destaque foi o euro, que passou a valer menos que a moeda norte-americana pela primeira vez em 20 anos. A bolsa de valores também caiu, puxada pela instabilidade nos Estados Unidos.

Dólar
O dólar comercial encerrou esta segunda-feira  vendido a R$ 5,167, com recuo de apenas 0,03%. O euro comercial recuou ao longo de todo o dia e fechou a R$ 5,138, com queda de 0,98%.

Bolsa/
No mercado de ações, o dia também foi marcado pela turbulência. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 110.501 pontos, com queda de 0,89%. 

Opinião do editor - Sereno, contundente e assertivo, Bolsonaro passou seu recado no Jornal Nacional

O Jornal Nacional, TV Rede Globo, marcou a maior audiência do ano com a entrevista concedida pelo presidente. Dados prévios mostram que a sabatina  marcou 32,3 pontos na Grande São Paulo. Cada ponto representa 74.666 domicílios e 205.755 indivíduos. Até o momento, a maior audiência do telejornal em 2022 havia sido marcada em 3 de agosto, quando o noticiário alcançou 27,8 pontos de média. 

No mesmo momento, o SBT marcou 6 pontos e a Band apenas 1.

O editor acompanhou a entrevista e considera que o presidente não arrasou os entrevistadores e nem a Globo, como queriam seus seguidores (não foi este o propósito evidente de Bolsonaro), mas estes não conseguiram emparedá-lo. Ele foi sereno, contundente e assertivo, surpreendendo e deixando atônitos seus adversários e inimigos.

Os ganhos, portanto, foram para Bolsonaro, que conseguiu audiência inédita na TV, impediu a passagem dos dois entrevistadores e deu o seu recado.

Bolsonaro leva cola (nas mãos) com o nome do doleiro da família Marinho. Bonner e Renata não viram nada.

Dario Messer, o “doleiro dos doleiros”, afirmou ao MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) que fazia de 2 a 3 repasses mensais à família Marinho. Ele declarou que os valores variavam de US$ 50.000 a US$ 300 mil por remessa. A informação foi divulgada pela revista Veja em 14 de agosto de 2020.

O presidente Jair Bolsonaro, apareceu com as palavras “Argentina”, “Colômbia”, “Nicarágua” e “Dario Messer” escritas em sua mão, durante o Jornal Nacional, da emissora de TV Rede Globo.

Foi uma provocação.

E nem foi percebida por William Boner e Renata Vasconcelos.

 Os temas não foram citados nenhuma vez durante os 40 minutos de entrevista. Leia a transcrição da entrevista.

Reveja entrevista completa de Bolsonaro ao Jornal Nacional

CLIQUE AQUI para ler a transcrição completa feita pelo UOL, que é o site da Folha e costumna mentir sobre o que diz o presidente. Desconhsidere os comentários canalhas do site. Mas a transcrição é correta.;

 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/