Sete governadores assinam Carta de Gramado para apoiar a Reforma da Previdência


Reunidos em Gramado, na serra gaúcha, neste sábado. os governadores dos sete Estados que compõe o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) assinaram uma carta aberta em que expressam apoio a reformas estruturais, em especial à da Previdência, na busca pelo equilíbrio fiscal, e prometem um esforço conjunto em prol de uma agenda de crescimento para o país.

A chamada Carta de Gramado foi elaborada em conjunto pelos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP), Renato Casagrande (ES) e Romeu Zema (MG) e pelo vice-governador Cláudio Castro, representando Wilson Witzel (RJ), no final da manhã deste sábado. 

Em coletiva de imprensa, no início da tarde, Leite leu a íntegra do documento.

A Carta inclui apoio do RS, SP, MG, RJ e SC à medida provisória 868, a MP do Saneamento. Caso aprovada, “permitirá modelagens financeiras robustas que irão de fato possibilitar ao país superar a profunda dívida com a sociedade na prestação de serviços essenciais ao bem-estar individual e coletivo”, destacam os governadores desses Estados.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da carta.

João Doria também é contra o povo na rua

O governador João Doria é outro que não quer o povo na rua neste domingo.

Ele prefere que sua turma garroteie o governo Bolsonaro.


Kim Kataguiri troca atos de rua por jogos de videogame

O principal líder do MBL, Kim Kataguiri, que é deputado federal pelo DEM de São Paulo, prometeu estar hoje em Bento, onde foi incluído para falar no encontro de progressistas reunidos pelo deputado Jerônimo Goergen, que o MBL apresenta como um dos seus líderes no Brasil.

Kim é contra as manifestações de amanhã.

Ele avisou para a jornalista Carolina Bahia, Zero Hora de hoje, que manterá uma ação patriótica durante o dia:

- Vou ficar em casa, jogando videogame.

O que se espera é que ele não saia tão cedo de casa.

SBT e Record TV vão transmitir tudo ao vivo

SBT e Record TV prometem transmitir ao vivo as manifestações de amanhã em todo o Brasil.

Opinião do editor - Rosane de Oliveira, a RBS e a Globo não sabem o que dizem

A jornalista Rosane Oliveira, editora de Política da RBS, segue a mesma posição da líder do grupo de comunicação da qual faz parte, a Rede Globo, e na edição de hoje do jornal Zero Hora deste final de semana faz  duas comparações impróprias sobre as manifestações de amanhã, todas de apoio ao governo Bolsonaro.

Alfenas é uma das 300 cidades onde o povo irá para as ruas em apoio ao governo Bolsonaro.

Ao dizer que o presidente brinca com fogo ao apoiar as contrações, escreveu Rosane:

1) Collor se quebrou quando chamou o povo para as ruas, porque o povo que foi para as ruas protestou contra ele e ajudou a derrubá-lo.
2) Se for pouca gente, Bolsonaro perderá feio.

São contatações falsas.

Eis as razões:

1) Collor chamou o povo em desespero, porque estava para ser impichado como corrupto, o que de fato aconteceu, nada que se compare a Bolsonaro, que é um caçador de corruptos.
2) Raciocinando no sentido inverso da jornalista, se for muita gente, Bolsonaro ganhará bonito.

E ?

É isto.

Lulopetismo está alarmado com o tamanho que poderão assumir as manifestações de amanhã no Brasil

O lulopetismo está assustado com o tamanho que poderão assumir as manifestações de rua neste domingo, todas de apoio ao governo Bolsonaro.

Esta preocupação está retratada na manchete do site Brasil247 de hoje:

ANÁLISE DE BIG DATA ALERTA: MANIFESTAÇÕES PRÓ-BOLSONARO PODEM SURPREENDER.

Diz o site da esquerda lulopetista:


De acordo com a equipe da BITES, especializada em captura e análise de grandes quantidades de dados (Big Data), as manifestações de domingo (26) "podem surpreender e iniciar um novo ciclo dentro do universo bolsonarista".

É isto.

Tissot, PP, enfrentará Bertolucci, PDT, em Gramado

O PP, principal Partido da cidade, apresentará Nestor Tissot para a disputa pela prefeitura de Gramado, RS.

Ele enfrentará o atual prefeito, Fedoca Bertolucci, PDT, que cumpre excelente gestão.

22,6% das crianças e adolescentes, 9,4 milhões, vivem em situação de extrema pobreza no Brasil.


No Brasil, 22,6% das crianças e adolescentes com idade entre 0 e 14 anos vivem em situação de extrema pobreza, o que corresponde a 9,4 milhões de menores com renda domiciliar per capita mensal inferior ou igual a um quarto de salário mínimo, cerca de R$ 234 em valores de 2017.

Os dados fazem parte do Cenário da Criança e do Adolescente 2019, feito pela Fundação Abrinq com base nos dados mais recentes do IBGE.

O editor leu o relatório completo neste sábado.

O número representa um aumento das crianças e adolescentes nessa situação em relação a 2016, quando eram 8,8 milhões.

O estudo reúne 31 indicadores sociais relacionados a crianças e adolescentes, como mortalidade, gravidez na adolescência, cobertura de creche, trabalho infantil e violências. 

Os piores indicadores sociais estão nas regiões que mais concentram crianças e adolescentes no Brasil: Norte (41,6%), Nordeste (36,3%) e Sudeste (29,9%).


CLIQUE AQUI para examinar o relatório completo.

William Waack será o principal âncora da CNN Brasil

O jornalista William Waack foi confirmado na posição de primeiro âncora do principal noticioso que apresentará a futura CNN Brasil.

Dilma falará dia 17 na CPI do BNDES

No dia 17 de junho a presidente posta para fora do governo, Dilma Roussef, terá que comparecer para falar na CPI do BNDES.

Artigo, João Domingos, Estadão - Cuidados de Bolsonaro

Hoje existe uma tendência de divórcio entre o Congresso e o Palácio do Planalto.

Quando o presidente Jair Bolsonaro decidiu anunciar publicamente que não participará nem incentivará as manifestações de domingo, além de pedir a seus ministros que delas fiquem distantes, no fundo o que ele fez foi buscar proteção contra um eventual pedido de impeachment por crime de responsabilidade. Porque a Lei 1.079/1950, que define os crimes de responsabilidade e as regras do julgamento, diz que é crime atentar contra o livre exercício do Poder Legislativo, do Poder Judiciário e dos poderes constitucionais dos Estados (item II do artigo 4.º); tentar dissolver o Congresso Nacional, impedir a reunião ou tentar impedir por qualquer modo o funcionamento de qualquer de suas Câmaras (parágrafo 1.º do artigo 6.º); incitar militares à desobediência à lei ou infração à disciplina (parágrafo 7.º do artigo 7.º); entre tantos outros constantes da lei que possibilitou o impeachment de Fernando Collor (1990/1992) e de Dilma Rousseff (2011/2016).

Não que se pense que Bolsonaro fosse infringir qualquer uma dessas vedações.

Sabe-se, pelo teor das convocações, que alguns grupos que anunciaram a presença nas ruas, amanhã, poderão exibir faixas pedindo o fechamento do Congresso e do STF, além de fazer provocação à desobediência dos militares. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Kim, Lobão e Janaína são os que mais perdem com oposição aos atos de domingo

A oposição aos atos deste domingo está custando caro para lideranças e influenciadores como Ki m Kataguiri e Lobão, mas o apoio rende ganhos enormes para lideranças como Luciano Hang, Havan.

Kim Kataguiri perdeu 100,7 mil seguidores desde o dia 18 de maio;
Lobão perdeu 42,9 mil desde o dia 10 de maio.
No mesmo período, três apoiadores dos atos pró-governo ganharam audiência nas redes:

Luciano Hang, da Havan, ganhou 44,4 mil seguidores;
Allan dos Santos do site bolsonarista Terça Livre, ganhou 8,9 mil;
Olavo de Carvalho, guru de Bolsonaro, 16,3 mil.

Aplicativos de mensagens de WhatsApp são os mais usados para chamar para os atos de domingo

Grupos do aplicativo de mensagens WhatsApp foram monitorados pelo BITES e o levantamento mostra que há “uma intensa atividade” em torno da divulgação das manifestações de amanhã em pelo menos 300 cidades do Brasil.

Há enorme capilaridade e consistência nas convocatórias.

Os dados levantados pelo BITES sugerem que o evento terá forte participação popular, apesar do posicionamento contrário ao governo de figuras como o deputado Kim Kataguiri (DEM-SP) e o cantor e compositor Lobão.

TIM abre temporada de 5G no Brasil. Operação experimental começou em Florianópolis.

A  TIM começou a operar em Florianópolis com tecnologia 5G para celulares.

É caso inédito no Brasil.

BNDES fará modelagem das privatizações de CRM,Sulgás e CEEE

Em Gramado, esta manhã, durante reunião entre governadores do Sul e do Sudeste, o presidente do BNDES, Joaquim Levy, assinou com o governador Eduardo Leite, um acordo de cooperação técnica, pelo qual o banco fará a modelagem para a privatização de CEEE, CRM e Sulgás.

O governador ainda terá que entregar para exame da Assembleia os projetos de privatização de cada uma das três estatais.

Artigo, Percival Puggina - O que foi isso, Janaína ?


Kim Kataguiri, MBL, com Janaína.
A foto é escolha pessoal do editor deste blog.

Estamos vivendo, no Brasil, um tipo de impasse do tipo clássico, previamente programado e configurado no modelo institucional que adotamos. Brigas de crianças se resolvem com mais facilidade do que a rinha entre cavalheiros. O governo quer algo; o Parlamento diz não; e nada acontece, seja no governo, seja no Parlamento.

Essa é uma das muitas disfunções e irracionalidades inerentes ao nosso modelo institucional e ao modo como vemos e fazemos democracia, temas sobre os quais muito já tenho escrito.

Estamos assistindo, nestes dias, a um confronto de opiniões que tem tudo a ver com isso. As eleições de outubro do ano passado refletiram a indignação da maioria dos cidadãos com as consequências de vícios institucionais que impulsionam condutas criminosas ou de moralidade imprópria.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Eduardo Bolsonaro casará esta tarde com a gaúcha Heloísa Wolff

O presidente Jair Bolsonaro já está no Rio.

À tarde, ele participou da cerimônia de casamento do deputado Eduardo Bolsonasro com a gaúcha Heloísa Wolff.

No seu Twitter, o presidente saudou o casamento de forma bem humorada:

- Eduardo, aos 35 anos, entra para a família dos homens sérios.

O deputado casou no Rio porque toda a família mora ali,menos ele, que mora em São Paulo, por onde se elegeu deputado federal, concorrendo pelo PSL.

A festa registrou a presença de poucos convidados.

Dica do editor - Bolsonaro com bom humor. Divirta-se.

Recomendado - Aproveite e compre agora, neste momento, via WhatsApp. É o melhor livrão de fotos de Gramado, obra de Leonid Streliaev.

Você pode adquirir seu exemplar de luxo, todo a cores, papel especial.

Use neste exato momento o WhatsApp do editor deste blog, 51.9-84344403. É atendimento pessoal. É só dar o nome, endereço para entrega e receber instruções de retorno na mesma hora.

Entrega em qualquer ponto do Brasil, sem custo adicional.

Gramado - Edição Especial",  Leonid Streliaev, tem capa dura e 192 páginas.

Trata-se de um coffee table book – livros de arte que as pessoas guardam.

R$ 195,00 cada exemplar.

Leonid Streliaev já produziu 19 livros de arte.

Trata-se de um fotógrafo consagrado nacionalmente.

PSL é o Partido que mais recebe filiações no Brasil

O PSL (Partido Social Liberal), o Partido do presidente Jair Bolsonaro, é a legenda que mais recebeu filiações desde as eleições do ano passado. De acordo com dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), foram 31 mil novos integrantes no mês de abril, 6 meses depois do último levantamento.
O número representa mais de 1/3 dos 83 mil brasileiros que ingressaram em 1 partido desde outubro de 2018.

As informações são do site Poder360 de hoje, de quem também é este texto.

Segundo a Justiça Eleitoral, o PSL cresceu 13% nos últimos meses, chegando a 272 mil membros, considerando o aumento em relação ao total de integrantes. O partido do presidente da República só perde para o Novo, que cresceu 29%, mas ainda tem número reduzido de filiados.

CLIQUE AQUI para examinar a tabela de novas filiações.

Convocatória para atos de amanhã pró-Bolsonaro é seis vezes mais potente do que convocatória dos pelegos do dia 15

Em Porto Alegre, a concentração será as 15h no Parcão.

Os incentivos nas redes sociais para os atos deste domingo são seis vezes maior do que aqueles ocorridos para as ações do lulopetismo, 15 de maio. O levantamento do BITES também destaca o fator convocação. Há enorme consistência e capilaridade nas atuais convocatórias, inclusive porque tudo é espontâneo, não contando com apoio de Partidos ou ONGs do tipo MBL e VPR. No caso do dia 15, os Partidos de corte comunista e lulopetistas, sindicatos e centrais do tipo CUT e Força, entidades ligadas a academia, jogaram pesado em favor dos atos públicos.

O interesse deve crescer a partir deste sábado.

Dados do Sistema Analítico BITES mostram que os atos pró-Bolsonaro marcados para este domingo  têm incentivo na web 6 vezes maior do que os protestos contra cortes na educação, realizados em 15 de maio.

De acordo com o levantamento, até às 20h de 6ª feira, foram 1,2 milhão de posts para as manifestações de domingo, contra 206 mil para os atos da semana passada.

O número de posts, segundo o BITES, indica que “mesmo com algum arrefecimento da oposição ao Centrão, após a aprovação da MP 870, e as dúvidas sobre as pautas da manifestação, os atos do próximo domingo podem surpreender por sua consistência e capilaridade”.

Ameaça de demissão foi bravata de Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tirou nota para rechaçar as notícias de que sairia do governo.

É fake.

O ministro tem se queixado, sim, da demora da Câmara no caso da Previdência, usa até palavras duras e produz demonstrações de grande impaciência, mas as ameaças de demissão não passam de bravatas.

A comunista Manu poderá ser candidata em SP ou Porto Alegre

Manu fortaleceu a imagem ao ficar ao lado de Lula no dia da prisão do líder do PT, mas sobretudo ao exercer a condição de vice de Fernando Haddad.

É consistente a informação de que o PCdoB programa mesmo lançar a candidatura da comunista gaúcha Manuela D'Ávila para a prefeitura de São Paulo.

Manu já teria sido ungida pelo próprio prisioneiro por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva.

A comunista ponteia, no entanto, as pesquisas de intenções de votos para a prefeitura de Porto Alegre.

Governadores de sete Estados estão em reunião na cidade de Gramado


Além das comitivas estaduais, estão presentes o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Joaquim Levy, que assinará uma parceria técnica importante com o governo do RS, e o secretário Especial de Desestatização do Ministério da Economia, Salim Mattar.

Neste momento, 9h30min, a cerração é muito forte e também garoa em Gramado, Serra do RS, onde o editor acmapanha  a terceira reunião entre os governadores, vice-governadores e secretários dos sete Estados que integram o Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que começou há meia hora no Hotel Master, com presença dos governadores Eduardo Leite (RS), Carlos Moisés (SC), Romeu Zema (MG), Ratinho Júnior (PR), João Doria (SP) e Renato Casagrande (ES) e do vice-governador Cláudio Costa, representando Wilson Witzel (RJ).

Até o fim do dia, serão realizadas discussões sobre temas econômicos nacionais, como a Reforma da Previdência, e a renegociação das dívidas dos Estados com a União. No final do dia de debates, será divulgada a Carta de Gramado, com as conclusões e decisões do encontro.

É possível acompanhar o evento pelas redes sociais oficiais do Governo do RS com tuítes em tempo real (@governo_rs), além de transmissão ao vivo pelo Facebook do painel de abertura, em andamento, da coletiva de imprensa, às 11h, e do encerramento, previsto para as 17h.

Acompanhe a cobertura, ainda, por meio das hashtags #Cosud e #CosudRS nas redes sociais.

Bagagens de mão voltarão a ser gratuitas, anuncia Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro anunciou que vai sancionar a lei que restabelece a gratuidade nos casos de bagagens de mãos em viagens aéreas.

Dois homens e uma mulher foram assassinados em Porto Alegre

Nova onda de assassinatos começou ontem em Porto Alegre


Bairro Jardim Leopoldina - No início da tarde desta sexta-feira, uma mulher foi baleada durante um assalto.
Passo das Pedras - Dois bandidos invadiram uma casa na rua Manoel Ferrador e mataram dois homens.

Foi tudo na zona Norte, a mais conflagrada de Porto Alegre.

Dica do editor - Neste domingo, Parcão, Porto Alegre, saiba tudo sobre a Síndrome de Prader-Willi


O Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, irá participar de uma ação social de divulgação e conscientização sobre a Síndrome de Prader-Willi (SPW), que será realizada neste domingo, das 9h às 12h, no Parque Moinhos de Vento (Parcão). A Síndrome de Prader-Willi (SPW) tem origem em um distúrbio genético, não hereditário, resultante da ausência ou não expressão de genes no cromossomo 15. É uma síndrome grave, complexa e que, até o momento, não tem cura. 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Síndrome de Prader-Willi (SPW). 

  

Marcantônio decide sair da secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre


A prefeitura de Porto Alegre confirmou que vai sair o secretário de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Luciano Marcantônio.

Ele é do PTB.

Marcantônio reassumirá sua cadeira de vereador.

Salário médio dos novos contratados é de R$ 1.584,51

O salário médio dos trabalhadores demitidos em abril era de R$ 1.747,85, enquanto a remuneração de quem foi contratado ficou em R$ 1.584,51.

Os dados são do Caged.

Empresas geram mais empregos do que desempregos em abril

Foi a terceira melhor posição deste ano.  Os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) foram divulgados nesta sexta-feira.

Foram abertas 129,6 mil vagas de emprego com carteira assinada em todo país no mês de abril, alta de 0,34% em relação a março. 

 O cálculo leva em conta a diferença entre demissões e admissões durante o mês analisado.

O Caged registrou no mês passado 38,69 milhões de trabalhadores com carteira assinada, sendo 17 milhões no setor de serviços; 9 milhões no comércio; 7 milhões na indústria de transformação; 1,9 milhão na construção civil; 1,5 milhão na agropecuária, extração vegetal, caça e pesca; e restante em setores como administração pública, indústria de extração mineral e serviços industriais de utilidade pública.

Em abril, na comparação com o mês anterior, todos os setores da economia abriram vagas formais.

Brigadianos e auditores também já recebem novo teto de R$ 35 mil

O teto anterior era de R$ 30,4 mil. A secretaria da Fazenda não quis informar qual foi o impacto financeiro do aumento.

O governo estadual gaúcho confirmou que já pagou o novo teto salarial de R$ 35 mil  para servidores da Brigada e da secretaria da Fazenda (os que recebiam o antigo teto), tudo por decisão do TJ do RS. O reajuste ocorre após o Órgão Especial do Tribunal de Justiça ter estendido, a duas categorias, os efeitos do aumento de 16,38% concedido a juízes, desembargadores, procuradores, promotores e conselheiros do Tribunal de Contas, ainda em janeiro.

O valor pago aos brigadianos e aos auditores-fiscais, sobretudo da reserva e aposentados, retroagiu a janeiro.

Será inevitável pagar o novo teto para todo o funcionalismo, mas isto exigirá que o TJRS julgue outras ações coletivas.

Petrobrás derruba preço da gasolina. Queda de 4,4% já vale.

A Petrobrás anunciou redução de 4,4% no preço da gasolina.

A queda vale nas refinarias.

E já está valendo.

RS terá trégua no tempo ruim neste sábado, mas frio já é mais intenso

Porto Alegre, 8h30min, 13 graus

Depois de dias de muita chuva, o sol retorna ao Rio Grande do Sul neste sábado, de acordo com a MetSul Meteorologia. A temperatura já despencou. Em São José dos Ausentes, esta manhã, a sensação térmica foi de 1,8o.

Esta manhã, no entanto, nuvens, chuvas e garoas ocorrem na Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.

Em Gramado, Serra do RS, a principal cidade turística do Estado, a manhã abriu de novo em meio a forte cerração e chuvas fracas.

Pela tarde, a temperatura será agradável no RS. O sol predominará em todo Estado durante o dia. 

Em Porto Alegre, a chuva dá uma trégua e o sol aparecerá. Na Capital, as marcas dos termômetros oscilarão entre 12°C e 21°C. 
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/