'Penso que era melhor se tivesse morrido', diz ex-ministro Zé Dirceu. Veja o video, aqui.

* Clipping Folha, by Fernando Rodrigues e Mônica Bergamo

Na sua primeira entrevista formal após ter sido condenado a dez anos e dez meses de reclusão, José Dirceu relata o que sentiu ao longo do processo. E como se prepara para passar um período preso -ele terá de cumprir, pelo menos, um sexto da pena em regime fechado.

"Eu às vezes eu penso que era melhor se eu tivesse morrido do que eu passar pelo que eu estou passando", diz o ex-ministro da Casa Civil no governo Lula. Mas pensou em se matar? "Não, eu sou um apaixonado pela vida. Jamais pensaria".

'Fux disse que ia me absolver', diz Dirceu sobre julgamento do mensalão.

Dirceu falou sobre o assunto em entrevista ao Poder e Política, programa da Folha e do UOL. Ele respondeu a perguntas sobre sua permanência na vida política. "Vou encontrar meios em qualquer circunstância que eu esteja. Seja em regime fechado, seja em semiaberto, seja em pena alternativa (...) Eu vou fazer política até o último suspiro".

CLIQUE AQUI para ler mais e examinar o video com áudio e imagens, que são muito mais dramáticos do que o texto dos jornalistas. 

PT confirma acordo espúrio e reclama: "Fux disse que ia matar no peito". Líder pede impedimento do ministro do STF.

- Fux, prevendo as investidas criminosas de Zé Dirceu e seus capangas, avisou no ano passado que tinha feito lobby para ser ministro, inclusive junto a Lula e ao réu do Mensalão.

* Clipping www.brasil247.com.br

O Fux é quem tem que se explicar à sociedade. Ele nos disse que mataria [o mensalão] no peito. Agora, isso não foi condição para qualquer um defender sua indicação para o Supremo", declarou o deputado Cândido Vaccarezza; já o deputado Nazareno Fonteles (PT-PI) pediu o impeachment de Luiz Fux; "Não foi Dirceu quem procurou Fux e pediu para ser absolvido"; para o ministro do STF Marco Aurélio Mello, declarações desgastam o Supremo

247 – A entrevista do ex-ministro José Dirceu à Folha de S.Paulo repercutiu em meio a deputados petistas. Dois deles, Cândido Vaccarezza (SP) e Nazareno Fonteles (PI), defendem que a promessa que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux fez a Dirceu, de que iria absolvê-lo no julgamento da Ação Penal 470, o mensalão, não pesou em sua indicação para a corte. Segundo os parlamentares, é Fux quem tem de dar satisfações sobre o que fez.

"O Fux é quem tem que se explicar à sociedade. Ele nos disse que mataria [o mensalão] no peito. Agora, isso não foi condição para qualquer um defender sua indicação para o Supremo", declarou Vaccarezza, ex-líder do PT na Câmara. Já Fonteles pediu o impeachment de Fux e também defendeu que é ele quem deveria se explicar. "Não foi o ministro Dirceu quem procurou Fux e pediu para ser absolvido. Foi o ministro quem propôs", afirmou.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, José Dirceu, que foi condenado a dez anos e dez meses de prisão pelo STF, disse ter sido "assediado moralmente" pelo ministro do Supremo durante seis meses. Fux, que era do Superior Tribunal de Justiça (STJ), almejava uma vaga no STF, e recorreu a Dirceu depois que soube que ele tinha influência no governo. Quando o encontro aconteceu, Fux teria prometido, segundo Dirceu, absolvê-lo no caso do 'mensalão

Claudio Diaz aguardará por convenção do PSDB

O ex-deputado Claudio Diaz não decidirá nada sobre sua saída do PSDB antes da eleição do novo diretório regional, dia 28.

. Os candidatos a presidente são os deputados Marchezan Júnior e Adilson Troca.

PMDB do RS já tem maioria para apoiar Dilma

Ao fazerem as contas no jantar de terça a noite no Palácio Jaburu, residência oficial do vice-presidente Michel Temer, a comitiva gaúcha que foi a Brasília chegou a esta constatação:
- Se for a voto, 80% do PMDB do RS apoiarão a reeleição da presidente Dilma Rousseff, porque 100% já encaminham demandas para o seu governo.

Dilma terá palanques do PT e do PMDB no RS

A presidente Dilma Rousseff terá dois fortes palanques no RS, no caso os dos candidatos José Ivo Sartori, PMDB, e Tarso Genro, PT.

. A oposição caberá à senadora Ana Amélia Lemos, cortejada pelo governador Eduardo Campos, PSB, e Aécio Neves, PSDB.

Simon será candidato

O senador Pedro Simon será candidato à reeleição pelo PMDB. Isto significa que aos demais pretendentes do Partido restará disputar o governo ou cadeiras na Câmara dos Deputados.

EM PORTO ALEGRE, O MELHOR CHOPE E A MELHOR CERVEJA
WWW.BIERMARKT.COM.BR
Bier Markt, a partir das 18h30min
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Este bandido do PT, Zé Dirceu, envolve Luiz Fux e Dilma Roussef em atos de corrupção ativa no Brasil

É estarrecedora a entrevista concedida pelo delinquente político mais conhecido do Brasil, o ex-presidente do PT e ex-chefe da Casa Civil de Lula, Zé Dirceu. Ele falou para a Folha. O que ele denunciou:

- O ministro do STF, Luiz Fux, prometeu me absolver em troca da nomeação para ministro. Ele me traiu e me condenou.

. Trata-se de um escândalo sem precedentes.

. Réu condenado, prestes a ser enfiado na cadeia como bandido, Zé Dirceu usa o resto de influência política que possui para jogar lama em duas autoridades:

- O ministro do STF.

- A presidente Dilma, que nomeou Fux a pedido de Zé Dirceu, visando garantir sua absolvição.

. Zé Dirceu confessou por vias transversas que a presidente cometeu crime de corrupção ativa, senão vejamos:
Diz  o Artigo 333 do Código Penal:
Corrupção ativa
Art. 333 – Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:
Parágrafo único – A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

. Cabe ao Congresso investigar e punir, no caso com impeachment, caso Zé Dirceu comprove a acusação.

. O que espera o STF para enfiar esse bandido na cadeia de uma vez por todas, além de incentivar o MPF a investigar e denunciar seu chefe no Mensalão, o presidente Lula, que segundo Zé Dirceu, caso seja objeto de qualquer ação, obrigará o PT a virar a mesa. Leia o trecho mais dramático da entrevista:

Folha/UOL – Como foi seu encontro com Luiz Fux?
José Dirceu - Eu não o conhecia, eu fui assediado moralmente por ele durante mais de seis meses para recebê-lo.
Como foi esse assédio?
Através de terceiros, que eu não vou nominar. Eu não queria [recebê-lo].
Quem são esses terceiros?
São advogados, não são lobistas. Eu o recebi, e, sem eu perguntar nada… Porque ele [hoje] dizer para a sociedade brasileira que não sabia [na época do encontro] que eu era réu do processo do mensalão é tragicômico. Soa ridículo, no mínimo, né? Como o ministro do STJ [cargo ocupado na época por Fux] não sabe que eu sou réu no processo? E ele tomou a iniciativa de dizer que ia me absolver. Textualmente.

Em uma semana, Melnick vende 95% das unidades comerciais do seu ICON da zona norte de Porto Alegre

Há menos de duas semanas, a gaúcha Maiojama, que é da família Sirotsky, dona da RBS, anunciou ter vendido em apenas 24 horas todas as unidades do seu complexo imobiliário Trend24, da rua 24 de Outubro com rua Nova Iorque, Porto Alegre.

. O mercado surpreendeu-se com a velocidade.

. Pois nesta quinta-feira, segundo anunciou ao editor a Melnick, que pagará páginas inteiras nos jornais, informará que vendeu 270 das 280 unidades comerciais do seu lançamento ICON, localizado na região Norte de Porto Alegre. O valor geral de vendas foi a R$ 225 milhões. As vendas das unidades residenciais do complexo ainda não começaram.

. A zona norte da cidade concentra 70% da população, mas não costumava receber empreendimentos imobiliários de grande peso, como as 6 torres, 440 residências, e as 280 unidades comerciais da Melnick. O complexo fica na avenida Assis Brasil, diante da chamada estação triângulo.

Depois de soltar foguetes pelo fim dos pedágios privados, Tarso cria novos pedágios privados no RS. Ele cede até PPP para viabilizar a Rodovia do Progresso.

Com que cara e com que discurso ficará o líder do fundamentalismo xiita guasca do PT do RS, Raul Pont ? O recorte é da época do governo Yeda, a formuladora do projeto e executora das costuras iniciais da PPP.

- A Odebrecht, a queridinha de Lula, que faz lobby para a empreiteira em todo o mundo, ficará com tudo no RS. 

No final do seu governo, Yeda Crusius deixou tudo pronto para que o governo seguinte, o de Tarso Genro, PT, tocasse adiante o edital, fechasse a PPP com a Odebrecht e tratasse de apoiar a implantação da ERS-010, ligando Porto Alegre a Sapiranga, 70 quilômetros, desafogando o mais monumental nó rodoviário do Estado, trecho da BR-116 que corre na mesma direção. O novo governo opôs-se ao projeto, foi peitado pelos prefeitos da região, teve que dobrar a crista dos seus falcões, entre os quais o deputado Raul Pont, e finalmente anunciou que topará o negócio. É uma meia-volta-volver histórica na vida do PT do RS, o mais atrasado e fundamentalista dos PTs do Brasil.Claro que o governador Tarso Genro não quis mostrar que se rendeu e por isto mandou seu valete, João Domingues fazer a apresentação no Piratini. “Mudanças significativas foram feitas”, anunciou o secretário, que quis porque quis demonstrar que o governo do PT faz PPPs diferentes. Nenhuma das concessões feitas pela Odebrecht e sequer nenhum dos novos parceiros públicos do negócio (prefeituras e governo federal), elidirão o fato significativo mais importante:
- O PT do RS rendeu-se às Parcerias Público Privadas, invenção de Margareth Tatcher, e além disto violou sua própria regra nos casos das estradas estaduais concedidas para a iniciativa privada, porque aceitou criar novos pedágios privados no RS, no caso, na ERS-010. Quando soltar foguetes pela retomada dos postos de pedágios privados estaduais, o governador Tarso Genro e o PT levarão nas costas o ônus dos novos pedágios privados que autorizaram na Rodovia do Progresso. R$6,90 para quem for de Porto Alegre até Sapiranga..

Senado aprovou desaposentadoria. Agora está tudo nas mãos da Câmara.

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou, nesta quarta-feira (10 de abril), o projeto que permite ao aposentado do INSS trocar o seu benefício por outro mais vantajoso – a desaposentação ou desaposentadoria.

. O texto não precisa ser votado em plenário e os senadores terão cinco dias para apresentar recurso. Caso isso não ocorra, a proposta segue para a Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, quem já tem aposentadoria (por idade, especial ou por tempo de contribuição) e voltou a trabalhar tem o direito de renunciar ao seu benefício e, mais tarde, pedir um novo. A vantagem é que quanto maior o tempo de contribuição, maior o benefício. O universo de aposentados beneficiados é estimado em cerca de 500 mil pessoas.

Foster assinará contrato de finalização da P-74, quinta, na Fiergs

Será na manhã desta quinta-feira, 9h, na Fiergs, a apresentação do Plano de Negócios 2013-2017 da Petrobrás. A idéia é esclarecer os fornecedores gaúchos.

. Maria da Graça Foster, a presidente, virá ao Estado com seus diretores.

. No final da manhã, a Petrobrás assinará o contrato para a finalização em Rio Grande do navio-plataforma P-74, que está sendo trabalhado (era um navio petroleiro) no estaleiro Inhaúma, Rio. Ele operará na Bacia de Santos.

Obras não andam na ERS-118 por que a Construtora Triunfo é boicotada

Há meio ano a Construtora Triunfo, dona da Concepa, portanto concessionária da freeway, não move uma só pá de terra no trecho de 11,4 quilômetros (a estrada tem 22,2 kms) na ERS-118, a mais importante da Grande Porto Alegre.

. Ela abiscoitou o contrato no governo Olívio Dutra, mas sua vitória foi considerada heterodoxa pelas empreiteiras gaúchas, que não gostaram do resultado.

Saiba por que o governo Tarso Genro faz propaganda enganosa no caso da ERS-118

Se o leitor se der ao trabalho de examinar a foto que o editor capturou no seu iPhone as 11h30m desta quarta-feira e cotejar com o anúncio publicado nos jornais pelo governo estadual, perceberá que a comunicação do Piratini promoveu nova propaganda enganosa.

. É caso para o CNP.

. O tráfego na estrada é pesadíssimo, mas o estado da pista é o pior do RS. Um desastre. Ela é vital para o poderoso cinturão industrial do Estado, sede da GM.

. A ERS-118,  22,2 kms, ligando Gravataí (BR-290) a Cachoeirinha (BR-1156), foi dividida em três lotes, mas o lote principal de 10,9 quilômetros, que coube à construtora Triunfo, dona da Concepa, portanto concessionária da freeway, não tem uma só máquina ou um só homem trabalhando. Eles pararam tudo há seis meses. O viaduto em construção que aparece na foto, é obra quicada do trecho, mas de outra empreiteira. Será um viaduto pendurado no espaço, ligando nada a coisa nenhuma.

- A obra toda custará R$ 200 milhões.

EM PORTO ALEGRE, O MELHOR CHOPE E A MELHOR CERVEJA
WWW.BIERMARKT.COM.BR
Bier Markt, a partir das 18h30min
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

GLP Gravataí, R$ 150 milhões, 2 mil empregos diretos, começou nesta quarta sua construção de 114 mil m²

O editor conversou longamente com o diretor-presidente da GLP no Brasil, Scott Pryce, que lançou nesta quarta-feira a pedra fundamental da Global Logistic Properties, GLP Gravataí, na inconclusa RS-118, Gravataí, RS. Trata-se da maior fornecedora de condomínios logísticos do mundo, líder da área na China, Japão e Brasil, onde tem 31 unidades. O investimento será de R$ 150 milhões, gerará 2 mil empregos diretos e 3,5 mil indiretos dentro de dois anos.

. A área construída de 115 mil m2 ficará distribuída em 250 hectares.

. Scott Pryce fala português. Ele avisou que o condomínio logístico permitirá rateio de custos entre as indústrias leves que serão seus clientes. A operação contará com infraestrutura completa de serviços, contando com 5 galpões e 37 módulos no total.

.  Um dos parceiros da GLP é a canoense Salvadori, parte do grupo Rodasul.

- Nem uma única autoridade estadual esteve presente ao evento.

Só Walmart e Zaffari faturaram em bilhões no ano passado no RS

Estes são os cinco maiores supermercados do RS por ordem de faturamento, segundo levantamento feito entre 321 redes de 1737 municípios, que faturaram R$ 15,9 bilhões em 2012:

Em bilhões de reais:
Walmart – 4,5
Zaffari – 2,9

Em milhões de reais
Unidasul – 651
PGL (Bagé_ - 329,9
Asun (Gravataí) – 244,6

. O ranking foi divulgado nesta quarta-feira pela Agas, a entidade que representa os supermercados do RS. A Agas revelou, também, que a participação da área no PIB estadual é de 6,54%.

. O setor supermercadista gaúcho cresceu 6,6% reais no ano passado, portanto muito mais do que o PIB, que recuou 0,8%.

- O relatório todo foi divulgado nesta quarta-feira pelo presidente da Agas, Antonio Longo.

Alba, PMDB, já tem maioria de 15 contra 6 vereadores em Gravataí, RS

Não foi difícil para o prefeito Marco Alba a costura de maioria na Câmara de Vereadores de Gravataí, Grande Porto Alegre, sede da GM.

. O prefeito elegeu-se pelo PMDB, liderando uma coligação que elegeu 11 vereadores: PMDB, 6; PTB, 1; DEM, 2; PP,2. Depois da eleição ele costurou o apoio dos vereadores do PRB (1), PCdoB (1) e PV (2).

- Gravataí, 260 mil habitantes, foi comandada por 12 anos pelo PT. A cidade é o quarto maior PIB do RS, mas detém a 95a. posição na renda per capita. Gravataí é rica, mas o povo é pobre.

Precatórios podem chegar a R$ 340 milhões em Gravataí

Além dos R$ 140 milhões de precatórios que já aguardam pagamento da prefeitura de Gravataí, RS, outros R$ 200 milhões estão prestes a entupir a conta de credores.

. Só a RGE emplacará R$ 40 milhões em precatórios, que é o total da dívida espetada pelos governos do PT, que nunca pagaram luz e água.

Entrevista - Dívida deixada pelos governos do PT de Gravataí soma R$ 500 milhões

Marco Alba, prefeito de Gravataí, RS (sede da GM, 4º maior PIB do RS)

Qual foi sua herança?
Na verdade, assumimos no meio do ano passado, com o prefeito Acimar Silva, que substituiu a prefeita cassada do PT, Rita Sanco. As dívidas deixadas pelas administrações anteriores equivalem a R$ 500 milhões.

Só fornecedores?
Não, somando tudo, inclusive precatórios, que vão a R$ 140 milhões, incluídos R$ 100 milhões no Cível.

E o que já deu para pagar?
Fornecedores, pagamos 2009, 2010, 2011 e 2012. Pagamos tudo até 28 de março.

Qual é o orçamento da prefeitura?
R$ 500 milhões.

O que é mais urgente mexer na cidade?
Tudo.

Deu para mexer em algo nesses 100 dias?
Quase nada, a não ser equilibrar as contas e devolver a autoestima para os 5 mil funcionários públicos e à população de 260 mil habitantes.

Quais os planos?
Fazer. Volte aqui em época igual a de hoje. 

76% dos uruguaios aprovam comentário de Mujica sobre a "velha" Kirchner

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira,pela empresa de consultoria Teresa Herrera e Associados, indica que 76% dos uruguaios apoiam os comentários do presidente José Mujica sobre a governante argentina, Cristina Kirchner, e seu falecido marido, Néstor Kirchner, os quais desencadearam uma série de reprovações no país vizinho. "Essa velha é pior que o vesgo. O vesgo era mais político. A velha é teimosa".

. De acordo com a empresa, 300 cidadãos de Montevidéu, onde vive a metade dos 3,3 milhões de habitantes do país, foram ouvidos para elaboração da pesquisa, sendo que 76% deles defendiam as declarações feitas por Mujica na última quinta.

* Na foto "La Vecchia Senhora" em visita realizada mês passado ao novo Papa Francisco.

Partido de Marina Silva tem apoio de 128 mil eleitores mas precisa de 500 mil

A Rede Sustentabilidade, partido formado pela ex-senadora Marina Silva, tem 128 mil assinaturas. Para o partido ser oficializado, é necessário o apoio de 500 mil eleitores. Nos últimos dias, foi feita a campanha "Eu Sou +30", para incentivar os apoiadores de Marina a conseguir pelo menos 30 assinaturas cada.

. A meta da sigla é conseguir 300 mil assinaturas até o final do mês. Para disputar a eleição presidencial do próximo ano, Marina tem que oficializar o Rede até outubro.

EM PORTO ALEGRE, O MELHOR CHOPE E A MELHOR CERVEJA
WWW.BIERMARKT.COM.BR
Bier Markt, a partir das 18h30min
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Custo da construção civil cai para 0,18% em março

O Índice Nacional da Construção (Sinapi) teve inflação de 0,18% em março deste ano, taxa inferior ao 0,73% observado no mês anterior. O dado foi divulgado nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. O metro quadrado da construção passou a custar R$ 865,03 em março. O custo dos materiais subiu 0,22% e chegou ao valor de R$ 457,60 por metro quadrado. Já o custo da mão de obra aumentou 0,14% e passou a custar R$ 407,43.

Proposta da Rodovia do Progresso deve ser confirmada nesta quarta

A decisão sobre a RS-010, a Rodovia do Progresso, deve ser anunciada hoje à tarde pelo governador Tarso Genro. Entre as propostas a serem apresentadas está a redução da contrapartida do Estado e o compromisso da construtora que vencer a licitação em bancar o custo das desapropriações, estimado em R$ 150 milhões.

. A Rodovia do Progresso, alternativa ao caótico trânsito da BR-116, ligará o Vale do Sinos a Porto Alegre, partindo de Sapiranga, num trajeto de 42 quilômetros, com 140 metros de largura (estrada e leito). Será pedagiada e custará aproximadamente R$ 1,5 bilhão.

Porto da Capital gaúcha deve movimentar 63,8 mil toneladas de produtos em abril

Até o final do mês de abril o Porto de Porto Alegre movimenta mais de 63,8 mil toneladas de produtos, entre insumos para a produção de fertilizantes e sal. O número corresponde a 13,8 mil toneladas a mais que o mesmo período do ano passado.

. Ontem, o navio Arosa, de bandeira Maltesa, atracou com mais 9 mil toneladas de sal, originários de Areias Brancas, no Rio Grande do Norte. Ao todo, três navios operam simultaneamente no Cais Navegantes e até o dia 30 de abril, mais cinco cargueiros devem atracar na Capital.

. Estão em operação no Cais Navegantes os navios AP Slano, de bandeira das Ilhas Marshall, com o descarregamento de 10,6 mil toneladas de fosfato monoamônico, originários do Porto de Tampa, nos Estados Unidos; o Liberiano Almeria, que trouxe 12,5 mil toneladas de superfosfato simples e triplo, do Porto de Ashdod, em Israel; e o Arosa, que tem bandeira Maltesa e trouxe de Areias Brancas 9 mil toneladas de sal bruto.

IBGE: Inflação oficial acumula alta de 6,59% em 12 meses e supera meta do governo

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, usada como base para as metas do governo, acumula alta de 6,59% em 12 meses e de 1,94% de janeiro a março, segundo divulgou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira.

. A inflação acumulada superou o teto da meta de inflação estipulada pelo governo, que é 6,5%. O limite inferior é 2,5% e o centro, 4,5%. É a primeira vez que o teto da meta é ultrapassado desde novembro de 2011, quando havia sido observada uma taxa de 6,64%. No ano, a inflação acumulada chega a 1,94%.

Dilma zera PIS e COFINS de smartphones com valor de até R$ 1.500

O Diário Oficial desta terça-feira trouxe o decreto que desonera de PIS e Cofins os smartphones com valor de até R$ 1,5 mil. Esta era uma das medidas previstas pelo governo para incentivar a banda larga. A redução no preço pode chegar até 30% em relação aos custos dos concorrentes importados.

. O Decreto 7.981 de 8 de abril de 2013 altera o Decreto 5.602/2005, que estabeleceu políticas de desoneração para PCs. Outra novidade do decreto publicado nesta terça é que ele estabelece ainda desoneração para roteadores de até R$ 150 e para modems de até R$ 200 (esta isenção já existia mas era restrita a equipamentos de até R$ 150).

. Nos últimos quatro anos, a venda de smatphones no Brasil cresceu 700%, de acordo com o Ministério das Comunicações. Em 2009, foram comercializados 2 milhões de aparelhos, enquanto que, em 2012, foram 16 milhões. A estimativa é que até 2014 os aparelhos com acesso à banda larga móvel representem 50% da venda de celulares do país.

- Claro, algumas regras devem ser cumpridas: o valor de venda não pode ultrapassar R$ 1.500,00 e “alcança somente os bens produzidos no Brasil".

No Rio, jogar lixo na rua terá multa de até R$ 3 mil

Se ruas, bancos e sarjetas do Rio falassem, diriam que o carioca cuida muito mal do seu lixo. Esse mau hábito, contudo, poderá custar caro a partir de julho, quando a prefeitura pretende pegar pesado, multando os sujismundos, a partir do CPF ou da carteira de identidade, com valores que podem variar de R$ 157 a R$ 3 mil, conforme a quantidade e natureza dos detritos.

. Quem não aceitar a multa será levado para a delegacia por desacato à autoridade. E, no caso de não pagamento da infração, a pessoa poderá ter o nome inscrito em cadastros de inadimplência, como o da Serasa.

Lula se nega a comentar pedido de inquérito para investigá-lo no "Mensalão"

Em visita a Londres, o ex-presidente Lula se recusou ontem a comentar a decisão do Ministério Público Federal de pedir a abertura de um inquérito criminal para investigar se ele participou do esquema do mensalão. “Eu não vou falar sobre isso”, disse.

. Após a pergunta, um militar da Presidência cedido para a segurança de Lula empurrou o repórter do jornal Folha de S.Paulo e ameaçou expulsá-lo do museu que o petista visitava. “Eu te conheço. Sei quem você é”, disse, em tom de intimidação. “Eu não quero pergunta. Mais uma pergunta e eu te boto para fora daqui.” Em dezembro, durante visita de Lula a Paris, o mesmo servidor tentou arrancar o gravador da reportagem após outra pergunta sobre o mensalão. O Instituto Lula afirmou que não comentaria o caso e não quis identificar o servidor.

EM PORTO ALEGRE, O MELHOR CHOPE E A MELHOR CERVEJA
WWW.BIERMARKT.COM.BR
Bier Markt, a partir das 18h30min
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Zé Dirceu: "Ministro Fux prometeu me absolver"

O ex-ministro José Dirceu afirmou ontem que foi “assediado moralmente” pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, e disse que ele prometeu absolvê-lo no julgamento do mensalão. Em entrevista à Folha e ao UOL, ele diz que foi procurado pelo magistrado há cerca de dois anos, quando Fux ainda era ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e fazia campanha para ser indicado pela presidente Dilma Rousseff para integrar o STF.

. O “assédio” teria durado seis meses, até Dirceu concordar em recebê-lo. Durante o encontro, o ex-ministro diz que, sem que perguntasse nada, Fux “tomou a iniciativa de dizer que ia me absolver”. Segundo Dirceu, “ele, de livre e espontânea vontade, se comprometeu com terceiros, por ter conhecimento do processo, por ter convicção”. Fux votou pela condenação de Dirceu. O petista afirmou que ele “já deveria ter se declarado impedido de participar desse julgamento”.

. Ex-homem forte do PT e do governo Lula, Dirceu foi condenado pelo STF a dez anos e dez meses de prisão. Seus advogados aguardam a publicação dos votos dos ministros, que deve ocorrer em breve, para apresentar recursos e tentar reverter a sentença. Em dezembro do ano passado, Fux admitiu à Folha que encontrara Dirceu quando estava em campanha para o STF, mas negou ter prometido sua absolvição. Ele disse que leu o processo depois e que ficou “estarrecido”.

TSE altera número de deputados federais de 13 estados para 2014. RS perde uma cadeira

Por cinco votos a dois, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu nesta terça-feira alterar a quantidade de deputados federais de 13 estados para 2014. O Rio Grande do Sul perderá um deputado - atualmente o estado tem 31 cadeiras.

. O novo cálculo é feito com base no Censo de 2010 do IBGE. Atualmente, a divisão das 513 cadeiras da Câmara se baseia no Censo de 1998. Cinco estados ganharão deputados: Amazonas (1), Santa Catarina (1), Ceará (2), Minas Gerais (2) e Pará (4).

. Já os estados de Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul perderão uma cadeira. Paraíba e Piauí perdem dois deputados. Caso algum estado considere inconstitucional a nova divisão, poderá recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Inflação rompe teto do governo e chega a 6,59% em 12 meses

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país usada como base para as metas do governo, acumulou alta de 6,59% em 12 meses, de acordo com o IBGE. O IPCA ficou acima do teto da meta de inflação do Banco Central, que é de 6,5%.

. A última vez em que o índice foi maior que a meta ocorreu em dezembro de 2011, quando chegou a 6,64%. De janeiro a março, o IPCA teve alta de 1,94%.

. Em março, o IPCA teve variação de 0,47%, valor inferior ao registrado no mês anterior, de 0,60%. 60% do índice do mês partiu do grupo de alimentos.

PSDB exige que Lula explique viagens que teriam beneficiado empresas junto ao BNDES

O PSDB lançou nota nesta terça-feira, exigindo que o ex-presidente Lula esclareça denúncias do jornal Folha de São Paulo. Empresas cujos interesses são defendidos por Lula no exterior podem ter tido acesso a vultosos financiamentos do BNDES.

Confira a nota divulgada pelo PSDB, assinada pelo presidente do partido, Sérgio Guerra:

NOTA À IMPRENSA – Lula deve explicações ao país

Brasília - Os brasileiros foram surpreendidos hoje com reportagem do jornal Folha de S.Paulo mostrando que empresas, cujos interesses estão sendo defendidos pelo ex-presidente Lula no exterior, podem ter tido acesso a financiamentos milionários do BNDES.

Levanta suspeita o fato de o governo brasileiro ter tornado secretos os documentos que tratam de operações financeiras, via BNDES, da ordem de US$ 895 milhões, fechadas com Angola e Cuba.

Não há dúvida de que o ex-presidente Lula vem utilizando o prestígio da condição pública de ex-presidente da República para participar de negociações privadas que beneficiam empreiteiras no exterior.

A imprensa já revelou também que as viagens do ex-presidente vêm sendo pagas por empreiteiras.

Do ponto de vista ético, o Brasil tem o direito de saber se Lula tem recebido vantagens pessoais ao se utilizar de relações internacionais estabelecidas no exercício de função pública.

O Brasil tem o direito de saber se o ex-presidente está sendo pago por empreiteiras, seja diretamente ou através do Instituto Lula.

Brasília, 09 de abril de 2013
Deputado Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB

*Clipping www.brasil247.com