“Cigarrinho do capeta” lidera o ranking das drogas ilícitas mais consumidas



A maconha é a substância ilícita mais consumida no Brasil, segundo recente pesquisa que reuniu dados e tabulou as informações para o terceiro Levantamento Nacional sobre o Uso de Drogas pela População Brasileira.

O resultado foi divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a instituição, 7,7% dos brasileiros, de 12 a 65 anos, usaram a maconha ao menos uma vez na vida.

A segunda droga proibida com maior consumo é a cocaína (3,1%). O levantamento ouviu cerca de 17 mil pessoas. Pesquisadores também destacam os números preocupantes relacionados ao uso do crack. Aproximadamente 1,4 milhão de pessoas relatou o uso da "pedra". Na foto o advogado Alexandre de Moraes, então ministro de Temer durante operação policial. O mesmo Alexandre, em 2018, já instalado no Supremo Tribunal Federal, liberou a tramitação de um processo sobre a descriminalização da maconha para uso pessoal, parado desde 2015.


Nova turma de formandos reforça o efetivo da polícia militar


A Brigada Militar formou hoje mais uma turma de policiais militares. A solenidade aconteceu em Osório. 

Foram 147 formandos, com 121 homens e 26 mulheres. 

O vice-governador e secretário da Segurança, Ranolfo Vieira Júnior, lembrou que os novos soldados já são vitoriosos, pois fizeram parte de um concurso com 43 mil inscritos.

As cidades onde os policiais militares irão trabalhar serão definidas pela secretaria e o Comando-Geral da Brigada. A previsão é de que os números detalhados, com as destinações de homens e mulheres, sejam divulgados na próxima semana.

Presidente norte-americano pode cancelar reuniões agendadas com os chineses

Donald Trump afirmou hoje que o país não está pronto para finalizar o acordo comercial com Pequim. Ele sinalizou que pode cancelar as reuniões marcadas para setembro.

As relações entre os países ficaram mais complicadas semana passada, depois que Trump anunciou novas tarifas aos produtos chineses. A China reagiu e suspendeu as compras de produtos agrícolas americanos.

Negociadores se reuniram em Xangai no fim de julho pela primeira vez, desde a interrupção dos diálogos em maio. Uma nova rodada estava prevista para setembro. Os dois países impuseram tarifas de US$ 360 bilhões no comércio bilateral e, após as medidas anunciadas por Trump, todos os produtos chineses estariam sujeitos à tarifação. Ele lamentou a força do dólar, que coloca os fabricantes americanos em desvantagem. 

"Não, eu não faria isso", respondeu ao ser questionado sobre eventual desvalorização da moeda. 

Adidas celebra sete décadas de atuação no mercado

Na Alemanha, a tradicional fabricante de artigos esportivos Adidas celebrou hoje setenta anos. 

Recentemente a empresa inaugurou um novo prédio com capacidade para dois mil funcionários, cujo formato arquitetônico remete a um estádio de futebol. O complexo fica na cidade alemã de Herzogenaurach.

"Isso nos coloca em posição perfeita para o futuro, continuaremos a trajetória de crescimento internacional", afirmou Kasper Rorsted, executivo-chefe. 

A Adidas teve início com uma fábrica de sapatos, criada em 1924 pelos irmãos Adolf e Rudolf Dassler. Entre os atletas famosos patrocinados pela marca, destaca-se o medalhista de ouro Jesse Owens, vencedor nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936. 

Após a guerra os irmãos tomaram rumos diversos. Adolf montou a Adidas, em 18 de agosto de 1949, e Rudolf fundou a concorrente Puma.

Glenn Greenwald e Lula combinam como atacarão Moro, Dallagnol e os delegados federais da Lava Jato

Na conversa a seguir que tiveram na prisão de Curitiba, Glenn Greenwald e Lula combinam de que modo vão atacar o ex-juiz Sérgio Moro, o procurador Deltan Dallagnol e delegados da PF. Isto tudo ocorreu antes do acerto feito entre Glenn e a quadrilha de hackers presa pela PF, num contato intermediado pela ex-deputada comunista Manuela D'Ávila.

Carla Zambelli entrega no Planalto um completo dossiê contra Augusto Aras

A deputada Carla Zambelli, PSL, acaba de entregar no Planalto um dossiê completo sobre Augusto Aras, o homem que Bolsonaro quer nomear para a PGR.

CLIQUE AQUI para examinar dossiê contra Aras.

Bibo Nunes ameaça derrubar Luciano Bivar do comando do PSL. Bivar reage e ataca Bibo:"Vai tomar no cu !"

O deputado gaúcho Bibo Nunes está em plena queda de braço com o presidente nacional do PSL, deputado Luciano Bivar, que é de Pernambuco e é dono do Partido.

Em pleno entrevero pela sucessão do comando nacional, Bivar respondeu dentro de um grupo de WhatsApp a uma provocação política do coletga:

-Vai tomar no cu.

"Vou levá-lo à Comissão de Ética", disse Bibo Nunes ao editor, avisando que está em plena campanha para tirar Bivar da presidência nacional do PSL:

- Nosso candidato é o Príncipe e não esse dono do laranjal de Pernambuco. A linguagem chula do Bivar mostra que tipo de chinelo ele é.

Na semana passada, Luciano Bivar destituiu Bibo Nunes de todos os cargos que ele ocupava por indicação do Partido. Ele também garantiu a presença do deputado Nereu Crispim na presidência estadual do PSL.

Nereu Crispim e Bibo não se dão.

A briga promete ir longe.

Representantes do BID e Fazenda estadual preparam adesão ao Profisco


Nesta semana, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) estiveram reunidos com os servidores da Fazenda estadual, avaliando e discutindo os projetos propostos para a segunda edição do Programa de Apoio à Gestão dos Fiscos do Brasil (Profisco). 

O objetivo de aprovar a nova linha de crédito junto ao banco é modernizar a gestão fiscal, simplificar os serviços ao contribuinte.

Nesta sexta-feira houve o encerramento dos grupos de trabalho e os especialistas do banco foram recebidos pelo secretário da Fazenda, Marco Aurelio Cardoso. Para a nova adesão ao programa, o Estado precisou aprovar o projeto junto à Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia. 

A expectativa é pactuar um financiamento de aproximadamente US$ 60 milhões, mais contrapartida de 10%, para iniciativas que abrangem a Receita, o Tesouro, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), a gestão das pessoas e a tecnologia da informação (TI). A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) também é parceira na contratação.

Maternidades do SUS em Porto Alegre começam a ministrar a vacina BCG


A prefeitura estendeu às maternidades dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a administração da vacina BCG.

A imunização é rotina indicada em dose única, administrada preferencialmente nas primeiras 12 horas de vida, podendo ser feita até os cinco anos incompletos. Bebês prematuros recebem a dosagem quando atingem os dois quilos.

Com a iniciativa, a Secretaria Municipal de Saúde pretende facilitar o acesso à vacina para as famílias de bebês recém-nascidos.Atualmente, 38 unidades de saúde oferecem o serviço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, nos países onde a tuberculose é frequente e a vacina integra o calendário regular de imunização, sejam prevenidos cerca de 40 mil casos anuais de meningite tuberculosa. 

TCU manda juíza gaúcha Valdete Souto Severo voltar a trabalhar se quiser receber seus salários


A juíza gaúcha Valdete Souto Severo pode até continuar presidindo a sua associação de juízes, mas também terá que trabalhar para fazer jus ao dinheiro que lhe pagam os contribuintes, que é para prestar-lhes serviços no cargo.

A decisão é do TCU.

Numa decisão inaceitável, o TRT da 4a. Região, RS, concedeu licença remunerada de dois anos para Valdete dedicar-se em tempo integral na militância na presidência da Associação Juízes da Democracia, aquela entidade privada que acredita que “as instituições estão sendo soterradas por uma plutocracia fascista” e que Lula é “preso político”,

O despacho do relator Raimundo Carreiro cita a comunicação do ministro Walton Alencar Rodrigues, segundo a qual a Associação Juízes para a Democracia, é “entidade privada, com fins  políticos, que refoge ao conceito de associação de classe, o que permite, a priori, vislumbrar a possibilidade concreta da prática de ato ilegal, por parte de todos os membros do órgão especial do tribunal, que autorizaram a cessão irregular da magistrada, causa de nítidos prejuízos à magistratura e ao Erário”.

Segue indefinida a construção da termelétrica com terminal de gás natural em Rio Grande


Guerreiro - ALRS
O grupo Bolognesi não dispõe de recursos e ainda enfrenta obstáculos na concessão dos licenciamentos ambientais para ir adiante na construção de uma termelétrica em Rio Grande, associada a terminal de Gás Natural Liquefeito (GNL). 

Em 2017, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) revogou a autorização da usina. Os investidores entraram com recurso. Até o momento, não houve resposta.

Existem duas alternativas: o projeto inicial terá continuidade, ou a área será liberada para outras iniciativas. Bolognesi e o grupo espanhol Cobra têm acertado um acordo de transferência dos direitos da térmica, mas ainda depende da autorização da Aneel. Se os europeus assumirem o empreendimento, especulam algumas fontes, deverão implementá-lo noutro estado. 

A termelétrica teria 1.238 MW de capacidade instalada, quase um terço da demanda elétrica do estado inteiro. A estrutura seria associada à implantação de um terminal de gás natural. O tema foi debatido na Assembleia Legislativa.

Site petista em inglês espalha fake news no exterior


O PT, PCdoB, CUT, MST e até ONGs estrangeiras como a Ospaaal, de Cuba, e o PSI, espécie de sindicato internacional de funcionários públicos com sede na Suíça, mantêm um site – em inglês – chamado “Free Lula”, para divulgar apenas informações frequentemente distorcidas sobre o caso do ex-presidente, condenado duas vezes por corrupção e lavagem de dinheiro.

O conteúdo é destinado a jornalistas ansiosos para acreditar que Lula é um “injustiçado”. Não é. O conteúdo em inglês do site mentiroso, regiamente financiado, é primário e favorável a Lula. Ali, o contraditório nunca tem vez.

A informação é do site Diário do Poder.

Uber tem prejuízo de US$ 5,24 bilhões, pior resultado da história


O balanço da Uber no segundo trimestre de 2019 registrou a maior perda da história da empresa após fechar o período com prejuízo de US$ 5,2 bilhões.

Os números desfavoráveis aconteceram após o crescimento da Uber não ter sido suficiente nos últimos três meses, mesmo com valores de receita e número de usuários tendo crescido.

O destaque do trimestre catastrófico da Uber ficou por conta do serviço de delivery de comidas da empresa, o Eats, que registrou uma alta de 35% nas viagens em relação ao mesmo período do ano anterior, total de 1,7 bilhões de pedidos.

Proibido de dirigir, motorista que fez “boliche” com ciclistas é flagrado ao volante


Apesar de cassado o seu direito de conduzir veículos automotores, e condenado por tentativa de homicídio porque atropelou um grupo de ciclistas em Porto Alegre, o bancário Ricardo Neis foi flagrado atrás do volante na BR 101. 

Mesmo com a Carteira Nacional de Habilitação vencida e bloqueada judicialmente, o homem estava a caminho de Santa Catarina. 

Conforme a ocorrência registrada na Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal o abordou em procedimento rotineiro, defronte ao posto da corporação. Um Peugeot 207 foi parado e a identidade do condutor solicitada. Os policiais checaram os dados e perceberam quem era o motorista. Foi registrada ocorrência e o homem liberado, recebendo multa gravíssima por dirigir com a carteira suspensa. O valor é de R$ 880,41. De acordo com o Detran, será aberto um procedimento para a cassação permanente do documento. Ele deve responder a um termo circunstanciado.

Degelo na Groenlândia revela antiga base secreta norte-americana


Segundo relatório publicado por cientistas dinamarqueses, o derretimento do gelo na Groenlândia está revelando instalações de uma antiga base militar secreta norte-americana, abandonada no auge da Guerra Fria. 

As instalações estavam totalmente cobertas por camadas de gelo e, eventualmente, poderão cair no mar, caso haja o desprendimento do imenso bloco onde foram construídas.

Pesquisas com radares indicam que a base, conhecida como Camp Century, ainda está distante da borda e "levará muitos anos antes de chegar ao ponto crítico", esclarece a glaciologista Nanna Karlsson. O campo foi erguido nos anos 50, oficialmente como estação de pesquisa. Décadas mais tarde foi revelado que era uma base militar secreta, abastecida pelo primeiro reator nuclear móvel do mundo, com o objetivo servir de base de lançamento para mísseis nucleares.

Saída de Claudio Brito inicia nova safra de demissões de jornalistas da RBS

A demissão do jornalista, apresentador, advogado e promotor aposentado Claudio Brito, esta semana, é apenas o início de uma nova safra de demissões iniciadas pela RBS.

Claudio Brito foi o último defensor escrachado do corporativismo público que existia na Rádio Gaúcha.

Primeira tranche de transferências dos moradores da Vila Nazaré, Porto Alegre, será concluída na segunda-feira.

Será concluída, na segunda-feira, a primeira etapa da remoção da Vila Nazaré, Porto Alegre, o que torna mais próxima a reinstalação  de todas as 1,3 famílias alojadas ali, abrindo caminho para as obras de ampliação do aeroporto Salgado Filho.

A prefeitura não poderá dar continuidade à transferência das famílias porque terminou sem acordo, no início da noite de ontem, a audiência de conciliação na 3ª Vara Federal de Porto Alegre (leia nota mais abaixo). A primeira etapa começou em junho e beneficia 128 famílias, faltando apenas três mudanças para que seja encerrada. Ao todo, cerca de 1,3 mil famílias precisam sair do local para garantir a ampliação da pista do aeroporto. 

Liminar pedida por procuradores públicos e defensores públicos, paralisou as transferências. O procurador-geral do Município, Nelson Marisco, acredita que o Juízo irá reverter a medida liminar, tendo em vista que os empreendimentos estão prontos para receberem as famílias da Vila Nazaré e há risco de que sejam invadidos caso permaneçam vazios. As famílias serão transferidas para dois empreendimentos vinculados ao programa Minha Casa, Minha Vida: o Nosso Senhor do Bom Fim, no bairro Sarandi, e o Irmãos Maristas, no bairro Rubem Berta. No dia 19 de junho, a Prefeitura e a Fraport assinaram acordo para que a empresa assuma obras complementares nos dois empreendimentos. O valor investido pode chegar a R$ 30 milhões.

Doria diz que Huawei abrirá fábrica de celular em São Paulo


O governador de São Paulo, João Doria, anunciou em Xangai, onde participa de uma missão comercial, que a multinacional Huawei vai abrir uma nova fábrica de celular em São Paulo, com investimento previsto de US 800 milhões.

Além disso, ele disse que a gigante chinesa também vai entrar no leilão de 5G.

Bolsonaro adverte Moro: "Tem fogo amigo contra você !" Moro já sabe quem são eles.

O presidente Jair Bolsonaro tomou café da manhã com o ministro Sérgio Moro.

Isto nem foi o mais importante.

Importa o que disse Bolsonaro para seu ministro:

- Tem fogo amigo contra você.

E ?

O presidente avisou que está atento.

O ministro sabe de tudo e já identificou seus novos amigos-inimigos.

Foi só seguir a bílis de quem se diz por perto, no caso os mesmos de sempre.


Lucro de grandes bancos cresce 20% no semestre


A preocupação com aumento de concorrência por parte de novatos, mas também de big techs se materializa de forma mais intensa para os grandes bancos, que seguiram crescendo seus resultados no primeiro semestre a despeito da economia aquém.

A pressão já aparece do lado das receitas de serviços e das despesas, com essas instituições enxugando quadro de pessoal e fechando agências, mas também no desempenho das ações que caíram nas divulgações, reforçando um temor por parte dos investidores.

Juntos, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú Unibanco e Santander entregaram lucro líquido de quase R$ 42 bilhões na primeira metade do ano, cifra 20,4% maior que a registrada um ano antes, de R$ 34,832 bilhões.

Despesa com Previdência crescerá R$ 40 bi em 2020


Mesmo com a aprovação da reforma da Previdência no Congresso, os gastos com o pagamento de aposentadorias e pensões vão crescer R$ 40 bilhões em 2020, afirmou nesta sexta o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida.

Do lado das despesas, ele defende outras medidas, como a suspensão dos concursos e o congelamento de salários dos servidores públicos para conseguir cumprir as regras fiscais. Para reforçar os cofres, conta com as vendas de participações dos bancos públicos, além do repasse de parte dos lucros, como adiantou o Estado.

"O projeto de Orçamento de 2020 (o primeiro do presidente Jair Bolsonaro) vai refletir um País que ainda tem um problema fiscal muito sério, apesar da aprovação da reforma da Previdência", disse Mansueto.

Equipes de educação ambiental alertam sobre o descarte correto do lixo na orla do Guaíba


Luciano Lanes - PMPA
Neste final de semana, mais uma vez os frequentadores dos espaços à beira do Guaíba irão encontrar as equipes do projeto Orla Limpa, que orientam sobre a responsabilidade das pessoas no descarte correto do lixo.

Na orla Moacyr Scliar, por exemplo, existem 56 lixeiras duplas com capacidade para 3.360 litros de resíduos, além de dez contentores triplos, capazes de receber até 240 litros cada, instalados de forma complementar pela empresa adotante do espaço.

É o sétimo fim de semana em que os trabalhos acontecem. Mais 1,5 mil pessoas já foram abordadas e impactadas pela ação. A iniciativa é da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, por meio da Unidade de Educação Ambiental (Unea). 

Em caso de chuva as atividades serão canceladas.

Bolsonaro nega retorno de CPMF e cita intenção de reduzir alíquota de IR


O presidente da República, Jair Bolsonaro, comentou nesta sexta-feira, a intenção de diminuir a alíquota máxima do Imposto de Renda, que hoje é de 27,5%. Ao falar sobre a reforma tributária, o presidente rejeitou falar em CPMF e afirmou que o formato da proposta ainda está sendo desenhado.

"Já falei que não existe CPMF, é decisivo. O que ele Marcos Cintra, secretário da Receita Federal quer mexer, tudo é proposta, não vai dizer que lá na frente que eu recuei, é facilitar o Imposto de Renda, aumentar aí a base, acabar com algumas deduções, diminuir um pouco o imposto máximo de 27%. Esta é a ideia, facilitar", declarou Bolsonaro.

Previdência cria mecanismos para zerar as filas de espera por benefícios


A partir desta sexta-feira o INSS começa a trabalhar a Estratégia Nacional de Atendimento Tempestivo (ENAT). 

Criada a partir de resolução publicada hoje no Diário Oficial , determina que unidades da Previdência Social e a administração geral do instituto comecem a investir em ações para otimizar a gestão, aumentar a produtividade e a eficiência na análise dos pedidos e conclusão de requerimentos para reconhecimento inicial de direitos.

A medida prevê que os procedimentos sejam concluídos em até 45 dias, a partir da entrada dos documentos requeridos. Somente os casos que tenham pendência no cumprimento das exigências estarão fora da exigência.

Com a nova estratégia, administração central do INSS, superintendências regionais, gerências e agências da Previdência Social serão obrigadas a reforçar seus quadros técnicos, logísticos e humanos para assegurar, de forma permanente, o atendimento tempestivo aos segurados e beneficiários.

CLIQUE AQUI e leia a resolução completa no Diário Oficial.

Putin completa hoje duas décadas de poder na Rússia


Judoca e pescador, o ex-agente da KGB foi nomeado primeiro-ministro interino em 9 de agosto de 1999, pelo então presidente Boris Yeltsin. 

Entre esse cargo e a presidência atual, acumula vinte anos no poder. Não é pouca coisa, mesmo se tratando do maior país que surgiu dos espólios da antiga União Soviética.

Vladimir Vladimirovitch Putin nasceu em 7 de outubro de 1952, na cidade histórica de Leningrado. Ele foi agente nos quadros da KGB, entre 1975 e 1991. 

Coronel reformado, possui duas condecorações de honra. Trabalhou no departamento exterior e foi chefe nos serviços secretos soviético e russo. 

Faixa preta em Judô e amante da pesca esportiva, Putin governa desde a renúncia de Boris Iéltsin, em 1999. Seu primeiro governo foi marcado por reformas políticas e econômicas, estadismo e alguma tensão com os Estados Unidos e a Europa Ocidental. 

Rio Grande do Sul encerra o processo de plantio do trigo


Produtores tritícolas concluíram o plantio numa área total estimada em 739,4 mil hectares, segundo o mais recente balanço divulgado pela Emater.

Os números incluem as regiões Alto Jacuí, Celeiro e Noroeste Colonial, que correspondem a 30% do total cultivado.

Na segunda maior produtora, regional de Santa Rosa, que compreende Fronteira Noroeste e Missões, responsável por 27% da área plantada, as lavouras se recuperaram das chuvas registradas na semana anterior e os plantadores concluíram a adubação.

Neste ano, o frio impediu a proliferação de lagartas e o tempo seco facilitou o controle nas lavouras atacadas. No solo úmido, a cultura se desenvolve de forma satisfatória em temperaturas baixas e com alta luminosidade.

Grupo Ufpel faz novas ameaças de atentado contra Bolsonaro. Há até oferta de afiador de facas.

Mesmo sabendo que a Polícia Federal já investiga mensagens ameaçadoras anteriores, o auto-intitulado Grupo Ufpel prossegue avisando que alguns dos seus membros promoverão atentado, segunda-feira, contra o presidente Jair Bolsonaro.

Ninguém se esconde no anonimato. Luiz Schubert, por exemplo, diz já ter "um lugar para desovar o corpo, caso precisem". Outra mensagem avisa: "Também quero ajudar nesse atentado" e que "esse infeliz morra".

Eduardo Marques parece ironizar as ameaças:

- Vendo afiador de facas. Preço especial para estudantes terroristas.

A Ufpel é a Universidade Federal de Pelotas, mas ela repele o uso do seu nome.

O presidente Bolsonaro estará segunda-feira em pelotas para inaugura rum trecho duplicado de 47 kms da BR-116.

Governo estadual entra em juízo para pedir que obras continuem no Salgado Filho

"Estamos preocupados em oferecer um ambiente com maior segurança jurídica a novos investimentos", disse o procurador-geral. A foto é de Luís André / Secom.

O governo do RS, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), ingressou como terceiro interessado na ação civil pública ajuizada contra Fraport Brasil, União e município de Porto Alegre.
O pedido foi encaminhado porque a liminar que impede a realocação de famílias pode alterar o cronograma de obras de ampliação da pista do aeroporto, cuja expansão é importante para o desenvolvimento econômico do Estado.

O procurador-geral Eduardo Cunha da Costa participou da audiência de conciliação, que ocorreu na tarde desta quinta-feira na 3ª Vara Federal de Porto Alegre, defendendo a liberação dos trabalhos para a ampliação da pista. Como não houve acordo, a Justiça Federal deverá decidir, nos próximos dias, sobre a continuidade das obras.

Rede de traficantes que lavava dinheiro sujo é desfeita em ação policial integrada

Nesta sexta-feira, uma força-tarefa das polícias Federal, Rodoviária Federal e Civil, deflagrou a Operação Caixa-Forte. Os suspeitos são acusados de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em âmbito nacional.

A ação teve a participação de 250 agentes para cumprir 52 mandados de prisão preventiva, 48 mandados de busca e apreensão, 45 mandados de sequestro de valores e bloqueio de contas. 

Até o início da manhã, seis pessoas já estavam detidas. Expedidos pela Vara de Tóxicos de Belo Horizonte, os mandados foram cumpridos nos municípios mineiros de Uberaba e Conceição da Alagoas; em Campo Grande e Corumbá, no Mato Grosso do Sul; nos municípios paulistas de São Paulo, Ribeirão Preto, Itaquaquecetuba e Embu das Artes; e nas cidades paranaenses de Curitiba, Londrina, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Fazenda Rio Grande, Goioerê, Mandirituba, Matinhos, Paranaguá, Pinhais e Piraquara.

Por tráfico de drogas, participação em organização criminosa e lavagem de dinheiro, as penas podem chegar a 33 anos.

Governo avalia remover deduções por saúde e educação do IR

A equipe econômica do governo Jair Bolsonaro estuda reajustar a tabela do Imposto de Renda (IR) apenas pela inflação. O plano deve ser incluído na proposta de reforma tributária que será apresentada pelo governo na semana que vem.

A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, trabalha em um plano para diminuir a alíquota de até 27,5% e, ao mesmo tempo, compensar com a possibilidade de dispensar as deduções, como de saúde e educação, que custam R$ 20 bilhões por ano, segundo dados da Receita. A ordem do ministro, segundo interlocutores, foi “limpar tudo”.

Quanto ao IR, o limite de isenção hoje é de R$ 1.903,98. A tabela do IR não é reajustada desde 2015. O reajuste viria acompanhado de reestruturação completa do IR.

Trump dá aval para indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada nos EUA

O Ministério das Relações Exteriores recebeu o aval oficial dos Estados Unidos para que o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) seja embaixador do Brasil em Washington.

 A assessoria do Itamaraty confirmou que o ministério recebeu a resposta dos EUA ao chamado pedido de 'agrément' do governo brasileiro.

 Agora, o presidente Jair Bolsonaro poderá formalizar a indicação no Diário Oficial da União (DOU) e encaminhar o nome ao Senado, que precisa aprovar Eduardo Bolsonaro para a embaixada. Bolsonaro já disse que só estava esperando a resposta dos Estados Unidos para encaminhar o nome do filho aos senadores.

Confirmado no Diário Oficial: motoristas de aplicativo já podem contribuir com o INSS

O governo acaba de incluir os motoristas de aplicativo na lista das ocupações autorizadas a aderir ao sistema Microempreendedor Individual (MEI). Segundo o Diário Oficial, poderão se formalizar os colaboradores Uber, 99 e Cabify.

Em maio, o presidente Jair Bolsonaro havia publicado decreto para permitir a contribuição desses profissionais ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A questão foi regulamentando e a fiscalização cabe aos Estados e municípios. Pelas regras previstas no decreto, a responsabilidade de se inscrever no INSS é do motorista, que poderá se formalizar como MEI, desde que cumpra os requisitos. 

O trabalhador que adere ao programa deve pagar mensalmente R$ 49,90 de INSS, acrescido de R$ 5,00 para prestadores de serviço ou R$ 1,00 para comércio e indústria. Para ser considerado MEI, o trabalhador deve ter renda de até R$ 81 mil no ano. 

Tarado é preso em flagrante após abusar de criança em Viamão


A Polícia Civil, durante ação realizada pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), prendeu nesta madrugada um homem de 20 anos.

O vagabundo será acusado de crime contra a dignidade sexual. 

Ele foi preso em flagrante, após abusar sexualmente de uma menina de apenas 5 anos. 

Segundo a delegada Jeiselaure Rocha de Souza, o tarado se aproveitou da situação, no  momento em que fazia uma entrega na casa da vítima. “Na ocasião ele teria abusado sexualmente da menina, sendo que a família buscou imediatamente auxílio da Polícia para a ocorrência”, relatou a delegada. 

Artigo, Marcelo Aiquel - Eles não desistiram ainda

As viúvas do Eixo do Mal (esquerdopatas lulopetistas+centrão+empreiteiras+mídia suja+STF).

A ilustração e a chamada acima são do editor.

Querendo mostrar uma fibra e união que nunca tiveram, as “viúvas do bolivarianismo” ainda tentam – de maneira cada vez mais destrambelhada – macular o governo Bolsonaro.
                
Todas (e eu não vou desenhar novamente quem são) estas “viúvas chorosas”, pois a teta secou, dão “tiros no pé”, um sobre o outro.
                
Ora é um aventureiro que usa o prestígio de uma entidade secular em causa própria, ora é a mídia falida que reverbera mentiras enquanto faz campanha contra fake news (mas que baita contradição!).
                
Enfim, os ataques – sempre muito mal feitos – não param, pra desgraça dos rivais e tranquilidade dos estrategistas, que não sossegam a espera do tal chumbo grosso - anunciado, porém inexistente até agora.
                
O desespero só aumentou frente às inúmeras conquistas do governo, cada vez mais relevantes. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Grupo Ufpel planeja assassinar Bolsonaro em Pelotas, segunda-feira. Veja as provas.

Procon divulga a mais recente pesquisa sobre o preço dos combustíveis em Porto Alegre

Está disponível para consultas a nova pesquisa sobre os preços de combustíveis nos postos da Capital. O levantamento foi realizado em 50 estabelecimentos.

O litro da gasolina comum apresentou variação, entre R$ 4,299 a R$ 4,699. Etanol oscila de R$ 3,699 a R$ 4,399. No diesel S500, os preços vão de R$ 3,157 a R$ 3,699. Para o diesel S10, foram constatados valores entre R$ 3,390 e R$ 3,799.

O órgão de defesa do consumidor recomenda a pesquisa de preços antes de abastecer. Também sugere a utilização do aplicativo Menor Preço (Nota Fiscal Gaúcha), disponível para IOS e Android, que apresenta o valor dos combustíveis atualizado em tempo real. Para colaborar com as informações do aplicativo, é importante que o consumidor solicite a inclusão de seu CPF na nota fiscal.

CLIQUE AQUI e veja quais são números do levantamento, e as orientações para baixar os aplicativos.

Programa de acolhimento beneficia crianças e adolescentes vítimas de violência na Capital

Nesta sexta-feira, a prefeitura de Porto Alegre lança o edital de chamamento público para o programa Família Acolhedora. A partir das 11h, no Salão Nobre do Paço Municipal, com a presença do prefeito e representantes de entidades que atuam na assistência social. 

A iniciativa é destinada a Organizações da Sociedade Civil interessadas em atuar na parceria com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc). 

Ano passado, a lei que institui o programa foi aprovada por unanimidade na Câmara Municipal. AO objetivo é garantir maior proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica, ou que estejam em situação de risco nos âmbitos social e familiar, mediante a inclusão em uma família acolhedora. O acolhimento será temporário, com estímulo à reestruturação dos vínculos. 

O processo de seleção das famílias e os encaminhamentos serão feitos pela Fasc e os juizados da Infância e Juventude. Atualmente, existe uma demanda de 800 crianças ou adolescentes abrigados atualmente no município. A expectativa é capacitar 20 famílias acolhedoras ainda neste ano.  

Justiça é acionada para intervir no impasse das obras de ampliação do Salgado Filho


A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) ingressou como terceiro interessado na ação civil pública ajuizada contra Fraport Brasil, União e o município de Porto Alegre.

O pedido foi encaminhado, pois a liminar que impede a realocação de famílias pode alterar o cronograma das obras de ampliação da pista do Aeroporto Salgado Filho.

O procurador-geral Eduardo Cunha da Costa participou da audiência de conciliação e defendeu a liberação dos trabalhos. Não houve acordo e a Justiça Federal deverá decidir nos próximos dias sobre a continuidade das obras. O Estado está preocupado com o andamento das obras, pois a demora na conclusão poderá acarretar prejuízos. “Estamos preocupados em oferecer um ambiente com maior segurança jurídica a novos investimentos e negócios e, sobretudo, uma estabilidade nas relações contratuais”, afirmou Cunha da Costa.

Novo projeto de revitalização da orla do Guaíba será conhecido hoje à tarde


Será conhecido nesta sexta-feira, durante solenidade que se inicia às 16h, o projeto de urbanização para o novo trecho da orla do Guaíba a ser revitalizado em Porto Alegre. 

O prefeito Nelson Marchezan fará o anúncio, ao lado do arquiteto e urbanista Jaime Lerner (foto), autor do projeto. A expectativa é de que a novidade insira a Capital gaúcha no mapa do turismo nacional e internacional.  

Jaime Lerner é arquiteto e urbanista, ex- prefeito de Curitiba em três mandatos e duas vezes governador do Paraná. Ele também é autor do trecho já inaugurado e que completou um ano no mês de junho. A Orla Moacyr Scliar, entre a Usina do Gasômetro e a Rótula das Cuias, possui 1,3 quilômetro de extensão e inclui ciclovia, mirantes e quadras esportivas, quatro bares e um restaurante panorâmico. O espaço tornou-se um dos principais pontos de lazer da Capital, chegando a receber 60 mil pessoas por final de semana. 

O evento acontece no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevideo, 10).


Temperaturas continuam elevadas, com previsão de chuvas e temporais isolados


Nesta sexta-feira, na Capital do estado, o sol aparece entre nuvens. Temperatura mínima registrada em 16°C e máxima poderá chegar aos 31°C.

Um sistema de baixa pressão atmosférica se prolonga entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul. Temperaturas continuam elevadas em todo o território, com máximas passando dos 30°C em diversas cidades, especialmente na metade Norte, vale do Rio Pardo e Região Metropolitana

Há risco de chuvas e temporal isolado. Com o tempo instável, a temperatura sobe pouco nas áreas da região Sul. No Norte, ventos com rajadas que variam de moderadas a forte.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/