STJ nega habeas corpus para Lula. O réu criminoso pode ser preso a qualquer momento.

Humberto Martins, vice-presidente do STJ, acaba de negar  habeas corpus preventivo impetrado pela defesa do ex-presidente Lula.

O ministro Martins avisou que o TRF-4 deixou claro que a execução provisória da pena só ocorrerá após esgotados os recursos, respeitando a súmula 122 do próprio tribunal localizado no RS.


Além disso, o ministro explicou que “habeas corpus preventivo tem cabimento quando, de fato, houver ameaça à liberdade de locomoção, isto é, sempre que fundado for o receio de o paciente ser preso ilegalmente”.

TRF4 divulga acórdão sobre condenação de Lula. Defesa tem dois dias para opor embargos declaratórios.

O TRF4, que condenou o ex-presidente Lula pelo triplex da OAS, divulgou nesta terça-feira o acórdão do julgamento do dia 24. Com isso, a defesa tem apenas 2 dias para apresentar seus embargos declaratórios. Além disso, diante dos rumores de eventual prisão de Lula, os advogados do ex-presidente também pediram um habeas corpus preventivo. A decisão poderá ser tomada nas próximas horas pelo STJ.

Base de Sartori impõe aplastante derrota, 30 x 19, à oposição lulopetista da Assembleia do RS

Votaram com a base todos os deputados do PMDB, PP, PSB e PSDB, mais três deputados do PTB (Clasmann, Dziedricki e Santini). Os únicos deputados do PPS, PRB, PR, PSD e PPL, também votaram com a base. 

No apagar das luzes da sessão extraordinária de hoje, a base do governo Sartori impôs aplastante maioria sobre a oposição lulopetista, aprovando por 30 votos contra 19 o requerimento de convocação extraordinária da Assembleia do RS.

O governo precisava apenas 28 votos.

Foi uma demonstração surpreendente de força.

O governo está a apenas um voto para aprovar as PECs das privatizações e tem maioria fácil (28) para aprovar o projeto de lei complementar de adesão ao RRF dos Estados.

Governo gaúcho paga quem ganha até R$ 2,7 mil por mês

O governo gaúcho informou há pouco que nesta quarta-feira pagará todos os servidores do Executivo que percebem salários de até R$ 2,7 mil.

Opinião do editor - A minoria consegue travar, de novo, hoje, as discussões e votações sobre a adesão ao RRF dos Estados

A vitória desta tarde, 32 x 19 votos, do requerimento da convocação extraordinária da Assembleia, demonstra que o governo Sartori tem maioria para aprovar suas propostas, mas há pouco tempo, porque a sessão de amanhã é a última do período extraordinário e durará apenas 4 horas. 

Com tempo engessado para cada uma das três sessões da convocação extraordinária, já que elas não podem ultrapassar quatro horas por dia, vai tendo êxito a manobra das bancadas lulopetistas do PT, PCdoB e Psol, de ocupar recorrentemente à tribuna para ganhar tempo e evitar a votação da proposta de adesão ao RRF dos Estados e as PECs das privatizações. Boa parte da sessão foi dedicada, hoje, a uma discussão histérica sobre a história de Brizola, que não tem nada ver com o debate.

Na presidência das sessões, o deputado lulopetista Edegar Preto, PT, segue com "rigor" o regimento interno, usa pesos e medidas diferentes para controlar as continuadas manifestações ululantes das galerias e colabora para que os trabalhos não andem. É um presidente sem estatura política e parlamentar para conduzir o Legislativo.

Irritado, ainda há pouco o deputado Marcel Van Hattem perdeu a paciência com Preto:

- O senhor perdeu o pulso e está desmoralizado. Não tem condições de presidir esta Casa.

Este é o segundo dia de sessões plenária e os deputados só conseguiram votar a admissibilidade da convocação extraordinária.

PT, PCdoB e Psol exigem que Justiça Eleitoral investigue denúncia da RBS

PT, PCdoB e Psol anunciaram, esta tarde, que decidiram protocolar pedido de investigações na Justiça Eleitoral, tudo para apurar a denúncia de compra de votos dos deputados da base do governo Sartori, segundo revelação feita pela jornalista Rosane Oliveira,ontem, em Zero Hora.

O deputado Tarcisio Zimmerman acaba de ler o inteiro teor do pedido.

PT, PCdoB e Pso, querem que sejam investigadas as entidades Fiergs, Fecomércio e Farsul, porque todas elas foram citadas pela jornalista da RBS como as patrocinadoras das ameaças aos deputados que não querem votar a favor do RRF dos Estados, já que estes ficariam fora da distribuição de dinheiro.

Deputados lulopetistas citam Rosane Oliveira, RBS, para dizer que empresários querem comprar votos na Assembleia do RS

Editora de Política da RBS diz que empresários vinculam apoio financeiro aos votos dos deputados. 

É inusitado o debate estabelecido esta tarde na Assembleia do RS sobre financiamento de campanhas eleitorais, porque os deputados lulopetistas passaram a esgrimir um comentário perverso feito pela jornalista Rosane Oliveira, Zero Hora de hoje, no qual ela informa que os empresários gaúchos que apoiam a proposta de adesão do governo ao RRF dos Estados só darão dinheiro para os deputados que ficarem do seu lado na votação de hoje.

A jornalista não disse com quem falou, as suas fontes, mas antes da denúncia chegou a listar posições da Fiergs, Fecomércio e Farsul.

A deputada Manuela D'Ávila citou a notícia e dirigindo-se ao deputado Ibsen Pinheiro, PMDB, comentou:

- Eu conheço o deputado Ibsen e sei que ele não se sujeitou nunca a este tipo de entendimento, mas é por isto que ele deve estar constrangido. Os deputados da base, agora sob esta suspeição, deveriam abster.

O texto da nota de Rosane Oliveira é muito claro:

- Embora o financiamento empresarial esteja proibido, os empresários, como pessoa físicas estão dispostos a fazer doações para candidatos que encampem uma visão moderna do Estado.

No mesmo parágrafo, ela introduziu a questão da seguinte maneira:

- Os líderes desse movimento (que apoiam a adesão ao RRF), que se define como cívico e supracorporativo, entendem que o Estado precisa de fôlego de três anos (o RRF) no pagament o da dívida, para se reestruturar.

Lula pede habeas corpus preventivo ao STJ

Os advogados do réu condenado por corrupção e lavagem de dinheiro Lula da Silva, acabam de impetrar pedido de habeas corpus no STJ. O pedido é para que o STJ não autorize a prisão de Lula.

Eles demonstram desespero, porque nem esperaram pela decisão sobre os embargos declaratórios ajuizados no TRF4.

O pedido de habeas corpus contra a prisão do ex-presidente Lula, pedido pela defesa nesta terça-feira 30, deve ser decidido pelo ministro Humberto Martins, presidente em exercício do STJ, que assumiu o plantão do Tribunal há duas semanas; Martins chegou ao STJ em 2006, indicado por Lula, e é muito próximo do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), um dos emedebistas aliados do ex-presidente

Marroni bate boca com as galerias, tumulto se instala e presidente da Assembleia, sem pulso, suspende a sessão

Edgar Preto não tem estatura para presidir sessões tensas como as atuais da convocação extraordinária. Com receio de contrariar seus companheiros lulopetistas que infestam as galerias e expurgar todos para fora da Casa, Preto parece ter perdido o controle da sessão.

Sem pulso para presidir a sessão plenária desta tarde na Assembleia do RS, o deputado Edegar Preto, PT, acaba de suspender os trabalhos por 5 minutos.

O presidente vacila entre esvaziar as galerias, que desta vez apresentam manifestantes dispostos ao confronto.

A suspensão ocorreu depois que a deputada Miriam Marroni, PT, resolveu bater boca com um dos manifestantes, desafiando-o a descer ao plenário e repetir as ofensas disparadas contra ela.

Lulopetismo perde primeira manobra destinada a esvaziar sessão da Assembleia do RS

O lulopetismo perdeu a primeira manobra de esvaziamento da sessão extraordinária desta tarde na Assembleia.

52 registraram presença, o que inclui os lulopetistas, que decidiram registrar seus nomes porque sabiam que iriam perder.

Não estão Luis Lara, PTB; Regina Becker, Rede; João Reinelli, PV.

Lara e Regina têm votado contra o governo.

Marcel Van Hatten denuncia agressões físicas do lulopetismo na Assembleia. Video das agressões vai abaixo. Veja.

O deputado Marcel Van Hatten, PP, denunciou há poucos instantes a existência de tropa de choque lulopetista infiltrada nas galerias da Assembleia do RS para agredir adversários. O deputado denunciou agressões ao seu próprio chefe de gabinete, atingido esta tarde com uma garrafada na cabeça. Está tudo em vídeo.

Ele pediu diretamente ao presidente Edgar Preto, PT, que providencie duas saídas diferentes para o público que lota as galerias, visando impedir novos atos de violência.

O deputado Edgar Preto negou qualquer ação violenta por parte dos lulopetistas e disse que não sabia de nada.

A seguir, o deputado Edugar Preto poderá examinar o vídeo tomado ontem, que mostra claramente quando simpatizantes da base do governo foram ameaçados e agredidos fisicamente na saída da Assembleia.

Gissela Berlaver, filha de Adelino, assume comando da rede Lojas Colombo

A direção das Lojas Colombo, Farroupilha, RS, confirmou hoje que a partir de fevereiro, a advogada Gissela Franke Colombo Berlaver assumirá a presidência da empresa, substituindo o pai Adelino Colombo, que continuará à frente do Conselho de Administração da organização.

A rede possui 250 lojas em 151 municípios do RS, SC e RS.

Base de Sartori já tem 29 deputados em plenário para garantir qualquer votação

O deputado Pedro Pereira, PSD (ao lado) que ontem negou quorum, apesar de integrar a base do governo, está de novo presente no plenário, mas segundo informou às lideranças do seu Partido, garantirá o quorum se o lulopetismo tentar inviabilizar de novo a votação.

A base do governo Sartori está com 29 deputados no plenário da Assembleia do RS neste momento, um a mais do que o total necessário para garantir maioria simples, 51% (28), e aprovar tanto a convocação extraordinária quanto a proposta de adesão ao RRF dos Estados.

O 28o é o deputado Catarina Paladini, PSB, que chegou ao plenário em cadeira de rodas, na hora marcada, 14h, para votar. O socialista submeteu-se a cirurgia para retirada de cálculo renal. O 29a. é o também socialista Elton Webber.

A base foi instruída para não fazer o jogo dos deputados lulopetistas, que querem manter os discursos da tribuna, ganhar tempo e com isto impedir as votações.

O lulopetismo foge das votações porque sabe que vai perder.

Manifestantes confrontam lulopetistas nas galerias da Assembleia do RS

O canal 17, NET, transmite a sessão desta tarde da Assembleia do RS.

O que se percebe, esta tarde, é que as galerias dividem-se meio a meio, ambas manifestando-se ruidosamente, o que obriga o presidente Edgar Preto, a intervenções seguidas para manter a ordem.

O lulopetismo está sendo confrontado e se surpreende.

Artigo, Tito Guarniere - Cegueira geral

O PT, Lula e seus simpatizantes continuam fazendo apostas temerárias, de confronto e radicalização. Lembra muito o partido nos seus tempos heroicos de oposição, vertical, duro, intransigente. A postura original já denotava soberba: só o PT e os seus impolutos filiados e militantes tinham a cara limpa para apresentar tal compromisso com práticas virtuosas na vida pública, tal lisura de propósitos, a flor no lodo da política brasileira.

Como sabemos agora, isso valeu somente enquanto o partido era de oposição. No poder, mancomunou-se com as oligarquias mais atrasadas, afundou-se em lambanças como nunca antes neste país, e hoje, em desespero, tenta demonstrar que no seu âmago ainda existe alguma lucidez e coerência. Foi-se o tempo em que era estilingue. Agora, é vidraça onde todos atiram pedra.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Líder Gabriel Souza diz que Meirelles é aliado do lulopetismo na Assembleia

O deputado Gabriel Souza, líder do governo Sartori na Assembleia, acaba de dizer que o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, torce para que o lulopetismo consiga êxito e impeça a votação das propostas de adesão ao RRF dos Estados.

"É que neste caso os R$ 11,5 bilhões que ficariam no Estado durante os próximos três anos, irão para os cofres do governo federal", disse Gabriel Souza.

A adesão, como se sabe, permitiria carência de três + três anos no pagamento das prestações mensais devidas à União, tudo por conta do empréstimo que atualmente chega a R$ 61 bilhões.

Assembleia retoma votação da proposta de adesão do governo do RS ao RRF. Sartori defende seus projetos na RBS TV.

Com apenas 11 minutos de atraso, a Assembleia do RS abriu a segunda das três sessões da convocação extraordinária pedida pelo governador Sartori, tudo para votar a proposta de adesão do governo ao RRF dos Estados, além de três PECs, as que tratam da privatização de CEEE, Sulgás e CRM.

O primeiro a falar foi o deputado Gabriel Souza, líder do governo.

A base governista está instruída para não ocupar a tribuna, deixando que os deputados lulopetistas falem sozinhos. Isto porque o lulopetismo quer esgotar as 4 horas da sessão, sem votar.

Esta tarde, Sartori foi ao Jornal do Almoço, RBS, para defender suas propostas. Veja no vídeo a seguir.

Lula virá dia 27 a São Borja para rezar nos túmulos de Getúlio, Jango e Brizola, os ícones do PDT

O lulopetismo tentará vampirizar o PDT sobre os túmulos de Getúlio, Jango e Brizola, como já fez sobre os eleitores do Partido.

O PT do RS não parece ter assimilado a condenação de Lula pelo TRF4 como pérfido corrupto, porque agora está decidido a trazer seu líder para cumprir um roteiro de visitas ao Estado, confirmando o que o editor publicou na semana passada. Será dia 27.

A viagem sairá se até lá o réu condenado não estiver na cadeia, já que seus crimes de corrupção e lavagem de dinheiro resultaram confirmados em segundo grau.

Os lulopetistas gaúchos querem que ele comece sua rota de réu condenado pelos túmulos de Getúlio Vargas, Jango e Leonel Brizola, tentando com isto vampirizar a imagem dos três líderes trabalhistas, que são naturalmente os verdadeiros pais do PDT.

Será outra vilania tentada por Lula e pelo PT.

A jornalista Rosane Oliveira, RBS, conta, hoje, que gente do Instituto Lula, liderada por Paulo Franceschi, já está em São Borja para preparar a visita, que incluiria também Santa Maria, Palmeira e Porto Alegre. ão

Servidores da Susepe estão proibidos de parar os presídios do RS

Os servidores da Susepe estão proibidos judicialmente de implementarem operações-padrão nos presídios de Uruguaiana e Charqueadas.

A Amapergs, entidade que representa os servidores, foi proibida de fazer propaganda sobre o caso.

Heinze quer que PP saia do governo Sartori na semana que vem

O deputado Luiz Carlos Heinze, candidato a candidato do PP ao Piratini, quer que o Partido desembarque do governo Sartori tão logo conclua a votação das propostas de adesão  ao RRF dos Estados.

Na semana que vem, dia 5, o diretório estadual falará sobre o assunto, como também discutirá a questão da candidatura única.

Fiergs, Fecomércio e Farsul dizem que única saída para a Assembleia é aprovar a adesão ao RRF dos Estados

As três mais importantes federações empresariais do RS -Fiergs, Fecomércio e Farsul - desfecharam campanha forte na mídia gaúcha, hoje, para pedir que os deputados estaduais gaúchos votem, esta tarde, pela aprovação da proposta de adesão do governo Sartori ao Regime de Recuperação Fiscal.

A adesão ao RRF visa repactuar a histórica dívida de R$ 63 bilhões do governo estadual com a União, cujos principais pontos são a obtenção de carência de 3 anos para pagar as prestações mensais (retendo no Estado, portanto, R$ 11,5 bilhões) e a exigência de responsabilidade fiscal, mediante o cumprimento de parâmetros previamente quantificados.

Além de Fiergs, Fecomércio e Farsul, também assinam o apelo a Agenda 2020, Lide Sul, Parceiros Voluntários, PGQP e IEE.

A adesão ao RRF vai na mesma mão de duras medidas de ajuste fiscal e de retenções de gastos implementadas pelo atual governo desde o início, que iniciou pela diminuição do número de secretarias, que eram de 29 no governo Tarso e agora são 17.

Saiba o que a Assembleia do RS tentará votar novamente esta tarde

É inútil tentar convencer os deputados lulopetistas do PT, PCdoB e Psol a respeito da necessidade de aprovar a proposta de adesão do governo do RS ao RRF dos Estados. É que o governo deles, o de Tarso Genro, herdou uma administração sem déficit e quebrou o Estado. Agora, o lulopetismo quer que o governo continue quebrado, já que é em cima da miséria humana que consegue votos. A única alternativa, como no caso de Lula e o TRF4, é mostrar sua verdadeira face cruel e submetê-los ao escrutínio de quem de direito.


Esta tarde, 14h, a Assembleia do RS fará a segunda das três sessões da convocação extraordinária, cujo objetivo é apreciar quatro proposições do Executivo.
As matérias tratam da adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal  e da retirada da Constituição Estadual da exigência de plebiscito para federalizar ou privatizar a Sulgás, a CRM e a CEEE. São elas (clique em cima de cada número para examinar as propostas por inteiro):

PEC 266 2017, que altera a redação do § 4º do art. 22; revoga o § 3º e acrescenta o § 5º ao art. 163 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de retirar a exigência de plebiscito para federalizar ou privatizar a Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul (Sulgás)
PEC 267 2017, que altera a redação do § 4º do art. 22 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de retirar a exigência de plebiscito para federalizar ou privatizar a Companhia Rio-Grandense de Mineração (CRM);
PEC 268 2017, que altera a redação do § 4º e revoga o § 6º do art. 22; altera a redação § 2º do art. 163 da Constituição do Estado do Rio Grande do Sul, com o objetivo de retirar a exigência de plebiscito para federalizar ou privatizar a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE);
PLC 249 2017, que dispõe sobre o Regime de Recuperação Fiscal do Estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências. (Prazo Fatal: 21/12/2017) 

As três PECs foram protocoladas na Casa em 21 de novembro de 2017, mas não foram votadas.

Artigo, Joel Pinheiro da Fonsaeca, Folha - Discurso petista pede a violação da lei em prol de Lula

A ilustração é de Sponholz.

O discurso de defesa política de Lula como candidato envolve necessariamente afirmar uma conspiração de todo o Judiciário, toda a grande mídia e ainda grande parte dos partidos políticos. Exige também, a partir da semana passada, pedir a violação da lei em prol de um cidadão. Quem acreditasse e propusesse isso a sério não teria como participar normalmente da vida democrática do país, pois negaria frontalmente nossas instituições e defenderia, se possível, sua anulação na marra. Por sorte, embora muitos repitam esse discurso, ninguém está disposto a realizá-lo.

(...)


O único jeito de fazer isso e preservar uma aura de justiça é enxergar, por trás delas, uma vontade maléfica e todo-poderosa em operação. No caso do lulismo, essa entidade é o "golpe", que já foi elevado em entidade metafísica que se transforma e age no tempo. O julgamento de Lula é mais um desdobramento do golpe.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

STF não vai revisar jurisprudência sobre prisão de réus condenados em segunda instância

"Mudar isto, agora, é apequenar o STF", disse a ministra. Josias Souza, UOL, diz hoje que se depender do STF, Lula não escapará das garras de Moro, portanto da prisão. CLIQUE AQUI para ler Josias.

CLIQUE AQUI para ler editorial de O Globo, hoje, dizendo que seria casuísmo mudar, agora, a jurisprudência.

A presidente do STF, Cármen Lúcia, avisou que não votará em votação tão cedo o pedido de revisão da jurisprudência que autoriza prender réus condenados em segunda instância.

A mudança visa salvar Lula da prisão.

Lula não se salvará da prisão, a menos que busque asilo.

CLIQUE AQUI para ler, também, "(O) Barba de molho", Carlos Andreazza, O Globo de hoje.

Artigo, Marcelo Aiquel - Tudo em causa própria

Diante das últimas manifestações públicas, ousarei supor que a quase totalidade dos políticos e pessoas detentoras de cargos relevantes no cenário nacional está agindo em causa própria, para “salvar seu rabo”.
         
Não vejo – na grande maioria dos furibundos com a “perseguição injusta” ao ser mais honesto do planeta, aquele que, inclusive, teve a coragem e a petulância de se comparar a Jesus Cristo – qualquer viés ideológico, pois, a audácia dos seus virulentos discursos desaparece por completo longe do palanque, sem a proteção dos seguranças contratados.
         
Foi assim que assistimos o “valentão” Lindbergh Farias piar fino ao ser confrontado num voo comercial.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dezembro fechou com alta de preços de venda e locação de imóveis comerciais

A alta dos preços de venda e de locação de imóveis comerciais em dezembro não foi suficiente para reverter queda no ano.


Os índices de preços de venda e de locação de imóveis comerciais, registraram alta em dezembro, conforme divulgado ontem pela Fipe em parceria com o site Zap Imóveis. É a primeira ocorrência simultânea do tipo, após longo e contínuo período de declínio nos preços. Os preços de venda avançaram 0,05% em termos nominais ante novembro, enquanto os de locação apresentaram alta de 0,10% na mesma base de comparação. Dentre as quatro capitais pesquisadas, somente São Paulo registrou variação positiva, de 0,17%, nos preços de venda em relação ao mês anterior, enquanto nos valores de locação, São Paulo e Rio de Janeiro tiveram altas de 0,33% e 0,02%, respectivamente. Apesar disso, o preço nominal de venda acumulou retração de 4,11% e o de locação caiu 3,76%, em 2017. A gradual recuperação da atividade econômica deve impactar em alguma recomposição de ambos os preços, ainda que de forma moderada, diante do elevado patamar de estoques.

Leia, aqui, a íntegra da ação na qual Bolsonaro mostra a perversidade do Datafolha

O deputado Jair Bolsonaro protocolou ação própria junto ao TSE, impugnando uma bateria de perguntas que os pesquisadores do Datafolha querem fazer aos eleitores de todo o Brasil, e que segundo ele ajudam Lula e tratam de prejudicar a ele, Bolsonaro.

E é tudo verdade.

Há bastante tempo o Datafolha age de modo perverso.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da ação movida por Bolsonaro e entenda de que modo o Datafolha age de modo perverso.

Conheça a íntegra do protocolo de adesão do governo do RS ao Regime de Recuperação Fiscal dos Estados

Este é o protocolo que o governo do RS assinou em dezembro com o governo da União, ato preparatório à adesão ao Regime de Recuperação Fiscal.

O pedido de adesão ao acordo, mas ainda não aos termos do acordo, depende de autorização da Assembleia, que reúne-se , esta tarde, para votar.

CLIQUE AQUI para resgatar o protocolo assinado em dezembro entre os governos do RS e da União.

Confiança do consumidor iniciou 2018 em alta, mas indicador ainda está abaixo da média histórica

O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (INEC), divulgado ontem pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), avançou 2,4% na passagem de dezembro para janeiro, atingindo 102,9 pontos.

É a primeira alta desde outubro, mas o indicador ainda está 0,9% abaixo do registrado em janeiro de 2016 e permanece inferior à média histórica, de 108,0 pontos. O resultado mensal está associado ao maior otimismo, por parte dos entrevistados, em relação ao desemprego, renda e inflação. Sob essa mesma base de comparação, os componentes de situação financeira e de endividamento também apresentaram melhora, enquanto o de compras de bens de maior valor registrou ligeira piora. De modo geral, essa recuperação da confiança tem se manifestado também em outros setores, mas de forma moderada, o que reforça a percepção de gradualismo do crescimento econômico nos próximos trimestres.

Inflação do aluguel, a do IGP-M, foi de 0,76% em dezembro, diz esta manhã a FGV

O IGP-M, a inflação do aluguel, registrou alta de 0,76% em dezembro, segundo informado há pouco pela FGV. Esse resultado, que representa uma desaceleração em relação à taxa de 0,89% observada em dezembro, surpreendeu para baixo o mercado, que esperava elevação de 0,81%.

Os preços industriais no atacado desaceleraram de 1,37% para 1,15% no mesmo período. Já os preços agropecuários no atacado passaram de 0,83% para 0,17%. O IPC, por sua vez, acelerou, oscilando de 0,30% em dezembro para 0,56% em janeiro. Por fim, o INCC passou de 0,14% para 0,28%.

Prefeitura garante R$115 milhões para a conclusão das 11 obras inacabadas da Copa

A prefeitura de Porto Alegre confirmou ter recebido autorização, nesta segunda-feira, para utilizar R$ 115 milhões que estavam reservados aos BRTs (sistema de transporte rápido) em outras obras viárias prometidas para a Copa de 2014. O aviso  foi dado pelo Ministério das Cidades. Com o recurso, o município garante que conseguirá finalizar 11 empreendimentos na área de mobilidade urbana.

As intervenções nas avenidas Ceará e Cristóvão Colombo e na Rua Anita Garibaldi poderão ser finalizadas em até cinco meses. A verba também será destinada a projetos que sequer foram iniciados, como a construção do viaduto da Avenida Plínio Brasil Milano com a Terceira Perimetral. Ainda estão na lista a duplicação de um trecho da Avenida Voluntários da Pátria e a pavimentação da Avenida Ernesto Neugebauer e da Rua José Pedro Boéssio.

Entre as 11 obras pendentes, a mais demorada será a da Avenida Tronco, que exigiria mais dois anos para conclusão. 

O remanejo dos R$ 115 milhões contou com o aval da Caixa Econômica Federal.

Começará as 14h a nova sessão extraordinária da Assembleia para votar a adesão ao RRF dos Estados

O governo está confiante que em caso das votações das PECs, poderá emplacar os 2/3 dos votos de que precisa (33).

Sairá esta tarde, 14h, a segunda das três sessões da convocação extraordinária da Assembleia do RS, chamada pelo governador Sartori para viabilizar a adesão do governo ao RRF dos Estados.

A sessão durará apenas 4 horas.

Ontem, as bancadas lulopetistas do PT, Psol e PCdoB, além de ocuparem a tribuna para ganhar tempo e impedir as votações, conseguiram êxito num dos seus pedidos de verificação de quorum, o que resultou no encerramento abrupto da sessão. Foi um cochilo da base.

Na sessão de ontem, ficou claro que o governo conta com 100% dos votos de duas grandes bancadas, PMDB e PP, além dos votos de três dos quatro deputados do PSDB (Pedro Pereira, crítico do governo, não compareceu) e um de cada um dos pequenos Partidos, no caso PPS, PSD, PPL, PSB (o PSB só deu um dos seus três votos) e PR. O PTB, que é independente, concedeu três dos seus votos.

Base de Sartori quer garantir 29 deputados na sessão de hoje da Assembleia

A base do governo Sartori, que ontem foi surpreendida com um pedido inesperado de verificação de quorum e não conseguiu apresentar os 28 deputados que precisava, o que resultou no encerramento da primeira das sessões da convocação extraordinária, prometeu estar mais atenta e mais encorpada, hoje à tarde.

Bastava mais um deputado em plenário (o presidente, Edegar Preto, do PT, é obrigado a dar presença), mas o deputado Ibsen Pinheiro tinha se ausentado naquele momento para ir ao banheiro.

Hoje, além de Ibsen, o governo também contgará com o retorno de dois deputados que estavam em viagem – Elton Weber (PSB) e João Reinelli (PV).

Se houver pedido de verificação de quorum por parte do lulopetismo, a base estará presente com 29 deputados, mais a presença do presidente Edgar Preto, PT.

Mais dois cidadãos gaúchos são abatidos a tiros, como gado, no meio da rua, em Porto Alegre

Mais dois cidadãos gaúchos foram abatidos a tiros, como gado, no meio da rua, em Porto Alegre, desta vez na Vila Maria da Conceição, zona Leste. Foi nesta madrugada,  3h30min. 

Os assassinos invadiram uma residência na rua Mário de Aragão e levaram as vítimas para a rua. A BM foi informada dos disparos via 190, mas quando chegou ao local o trio já havia morrido.

Corsan provoca apagão de água em Gravataí e Cachoeirinha

Há apagão de fornecimento de água em Cachoeirinha e Gravataí, Grande Porto Alegre. A Corsan alega que iniciou obras de interconexão de redes em 60 localidades, mas que o serviço será regularizado durante o dia.

Clínicas particulares continuam sem vacina contra a febre amarela

As clínicas particulares de Porto Alegre continuam sem vacina contra a febre amarela.

Sol, céu azul e temperatura amena marcarão o dia no RS

Porto Alegre, 8h30min, 21 graus

O tempo segue firme no Rio Grande do Sul, nesta terça-feira, com sol forte e céu azul, além de temperatura amena para esta época do ano.

 De acordo com a MetSul Meteorologia, o Estado esta terça começa com temperatura amena na maioria dos municípios. Em algumas localidades a sensação será de frio no amanhecer, mas aquece rápido ainda durante a manhã e a tarde será agradável, sem muito calor.


Em Porto Alegre, a terça será de sol acompanhado de nuvens. Na Capital, as marcas devem ficar entre 18°C e 31°C. No Litoral gaúcho, pode ter chance de chuva e a máxima não passa dos 25°C em Torres.