Esta luilopetista aproximou-se perigosamente de Bolsonaro. Foi em Juiz de Fora, hoje. Segurança expulsou-a.

 

Sem aviso prévio, Bolsonaro visita Bacabeira, Maranhão,16 mil habitantes

O presidente Bolsonaro,  ontem de manhã, no caminho de Mearim, avistou do alto do seu helicóptero a cidade de Bacabeira, na Grande São Luís, Maranhão, e resolveu descer para confraternizar com as pessoas, inclusive no barzinho da cidade. Bacabeira tem 16  mil habitantes. Veja como foi a recepção (o material é do Jornal da Cidade on Line):

TRE do RS desautoriza juíza que proibiu uso da bandeira nacional

A juiza Ana Lúcia não pode mais proibir o uso da bandeira em campanhas políticas ou eleitorais de Bolsonaro.

Este blog transmitiu a sessão, ao vivo (mais abaixo).

 O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul analisou nesta sexta-feira a proibição feita pela juíza eleitoral Ana Lúcia, Santo Antonio das Missões, para o uso da bandeira nacional a partir de 16 de agosto, quando começa a campanha eleitoral. 

E desautorizou a magistrada.

Ana Lucia disse que a bandeira não poderia ser usada porque é símbolo usado por Bolsonaro, portanto configuraria propaganda eleitoral.

Os desembargadores decidiram que o uso durante a campanha não configura propaganda eleitoral e por esse motivo não está submetido às regras de propaganda eleitoral. 

A consulta ao TRE foi feita pelo MDB.

Até a OAB do RS insurgiu-se contra a decisão arbitrária.

Polícia do Paraná abre inquérito para apurar agressões ao assassino do líder do PT de Foz

CLIQUE AQUI para ver as agressões dos lulopetistas ao assassino de Foz.

A Polícia Civil do Paraná abriu um novo inquérito para apurar a conduta dos lulopetistas que chutaram a cabeça e as costelas do policial penal federal Jorge Guaranho, tudo após ele assassinar o guarda municipal Marcelo Arruda, em Foz do Iguaçu. 

Imagens das câmeras de vigilância registraram a troca de tiros e os chutes desferidos por três convidados da festa, em Guaranho, enquanto ele estava caído.

De acordo com a investigação, três pessoas que estavam na festa agrediram o policial penal federal após ele cair no chão, atingido pelos disparos de Arruda, que já havia sido alvejado naquele.

O resultado da perícia, segundo a Polícia Civil, pode levar até 20 dias. Jorge Guaranho segue internado em estado grave, porém estável e respirando com auxílio de aparelhos, em um hospital particular de Foz do Iguaçu (PR).

Dica do editor - Já abriram os quatro cinemas da Havan em Canela, RS

Ontem, em Canela, no Rio Grande do Sul, foi inaugurado o primeiro cinema da cidade, dentro da loja Havan. São quatro salas com pouco mais de 600 lugares. A rede Cine Gracher possui 30 salas de cinemas em dez cidades do Brasil, todas dentro das lojas da varejista. O investimento em Canela foi em torno de R$ 7 milhões. Atualmente, Canela, que fica a 10 minutos de Gramado (Gramado não tem cinema) possui mais de 45 mil habitantes e recebe, anualmente, cerca de cinco milhões de turistas. 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o cinema e os filmes em cartaz.

OAB também critica decisão da juíza Ana Lúcia

Em nota que tirou hoje, a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul reprovou a declaração, afirmando que a magistrada “desrespeitou a Lei Orgânica da Magistratura”:

- Na oportunidade, a referida magistrada manifestou que o uso da bandeira do Brasil será por ela proibido por caracterizar propaganda eleitoral, adiantando eventual posicionamento jurisdicional sobre o qual sequer foi provocada.

O entendimento está sob análise, neste momento, pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).


A OAB avisou que está atenta ao desenrolar do caso.

Os protestos contra Ana Lúcia são generalizados.

Saiba quem é a juíza que proibiu o uso da bandeira nacional durante a campanha eleitoral

A juíza Ana Lúcia Todeschini Martinez, titular do cartório eleitoral de Santo Antônio das Missões, no Rio Grande do Sul, que causou polêmica ao afirmar que a bandeira do Brasil será considerada propaganda eleitoral a partir do início oficial da campanha, em 16 de agosto é titular da Comarca desde maio de 2020. 

Ela nasceu em São Paulo e mudou-se para o Paraná quando pequena. Martinez é formada em direito pela Faculdade Estadual de Jacarezinho e ingressou no Tribunal Eleitoral do Paraná em 2007, onde atuou por cerca de 12 anos.

Em 2020 tomou posse como juíza de direito substituta no Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS). A magistrada é casada e tem um filho.


Políticos e parlamentares estão furiosos com juiza Ana Lúcia, Santo Antonio das Missões, RS

 - A reportagem é da Folha Política.

Agora, ao vivo, TRE do RS decide sobre ordem da juíza que proibiu o uso da bandeira nacional

 

Crônica de Vitor Bertini, Lanche ajantarado

Valdemar disse ”então”, mais não disse, e começou a montar um sanduíche.

– Diga, Valdemar.
– Diga?
– Valdemar, você nunca diz ”então” para ficar calado. Digamos que eu conheça meu eleitorado.
– Então… – repetiu Valdemar, já de boca cheia, levantando da mesa.

Jurema esboçou um sorriso, desviou o olhar para o relógio bobo do microondas, acompanhou os passos do marido pelo reflexo na porta da adega e começou a servir-se.

O jantar, servido na copa, de jantar tinha o nome - cada membro da família montava seu lanche com as opções trazidas à mesa – e o horário de início, 20h30. Quando o terceiro prato estava lavado, a família havia jantado.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Vitor Bertini/ https://bertini.substack.com/ https://vbertini.blogspot.com// bertini.vitor@gmail.com

Polícia conclui inquérito e diz que não foi crime político o assassinato do lulopetista de Foz de Iguaçu

Familiares do lulopetista, em conversa com Bolsonaro, descartaram crime político e criticaram uso político do cadáver.

O jornal Gazeta do Povo, Curitiba, disse esta tarde no seu site que a Polícia Civil do Paraná concluiu que o assassinato do guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda não pode ser enquadrado, juridicamente, como crime de motivação política. Ele foi morto em Foz do Iguaçu, no Paraná, no último sábado. O agressor, Jorge José da Rocha Guaranho, 38 anos, foi indiciado por homicídio duplamente qualificado (motivo torpe e por causar perigo comum).

Segundo a delegada Camila Cecconello, “não há provas de que foi um crime de ódio pelo fato de a vítima ser petista”. 

Juventude do MDB cancela reunião de amanhã.

A Juventude do MDB do RS, que defende candidatura própria, cancelou a reunião que teria neste sábado para reafirmar a posição.

Daniel Kieling ataca prefeito que quer aderir ao tucano Eduardo Leite. Leia sua nota sobre os "burros na sombra".

O ex-presidente da Juventude do MDB do RS, Daniel Kieling, 38 anos, tirou nota, esta manhã,  para criticar duramente o prefeito da Associação dos Prefeitos do MDB, que defendeu pronta adesão à candidatura do tucano Eduardo Leite. O prefeito Gustravo Stolte fez declarações para a jornalista Rosane Oliveira, sem contraponto, que podem ser resumidas nestes pontos: 1) O candidato do MDB é fraco e é melhor apoiar Eduardo Leite para vencer. 2) A disputa interna ocorre entre gerações. 3) Rigotto e Sartori, velha guarda, ganharam de surpresa e isto não serve de exemplo para nada. 4) Os defensores da candidatura própria estão com o cavalo na sombra.

O prefeito não falou em nomes, mas seus alvos preferidos foram Sartori e Schirmer.

Daniel Kieling atacou o prefeito, sublinhando a expressão "burro na sombra", que foi interpretada "como se a motivação da vida política dos dois fosse um viés financeiro". CLIQUE AQUI para saber o que quer dizer "estar como o burro na sombra", que é expressão ofensiva.

CLIQUE AQUI para ler toda a nota.

Dica do editor - Instituto de Pesquisa Moinhos, Porto Alegre, recruta pacientes com Doença de Crohn para estudo com nova terapia

O tratamento é uma esperança para pacientes com grau moderado ou severo da doença e que são intolerantes ou não respondem ao tratamento padrão. Síndrome que afeta o sistema gastrointestinal, a Doença de Crohn tem incidência maior na faixa dos 20 aos 40 anos de idade. Sendo um fator de risco para o câncer de intestino, um dos grandes desafios para parte das pessoas acometidas pela condição é a não resposta ou perda de resposta à terapia padrão. Mas um novo tratamento pode ser a esperança para esses pacientes.

O Instituto de Pesquisa do Hospital Moinhos de Vento está recrutando voluntários para uma pesquisa com o Mirikizumabe. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais, inclusive como se inscrever e participar.

Percival Puggina, Blog do Puggina - Sitiados pela mentira!

O artigo e a ilustração são do Blog do Puggina.

Vivemos sitiados pela mentira, muitas vezes apresentada sob o engenhoso nome de “narrativa”. Ora, a construção de uma versão que altere a essência de determinado fato não é um mero modo de relatá-lo nem questão de estilo. É mentira, pura e simples, construída com a intenção de iludir.

Quando Lula se afirma inocentado, está mentindo. Ele não foi inocentado nem descometeu os crimes pelos quais foi condenado por nove magistrados diante de robustíssimo volume de provas e evidências.

Quando Lula, que vive como multimilionário que é, fala dos pobres em seu governo, a mentira não encontra quaisquer limites. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Deputado Eric Lins acha que juíza pratica abuso de autoridade ao proibir uso da bandeira nacional

O deputado Eric Lins, que é advogado e procurador licenciado da PGE, avisou que a juiza de Santo Antonio das Missões incorre em abuso de autoridade, tudo ao proibir ouso da bandeira brasileira na campanha eleitoral.

"Se ela insistir, iremos até as últimas instâncias", avisou Lins.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo postado pelo deputado noYou Tube.

Agora, ao vivo, Claudio Duarte, Lauro Quadros, Renato Pereira e Spritzer no "Boa tarde, Brasil !"

Apresentação: Julio Ribeiro/ Convidados: Cláudio Duarte, Cláudio Spritzer, Lauro Quadros e Renato Pereira.

Saiba como começou a tragédia lulopetista, segundo a Brasil Paralelo

PIB chinês decepciona mercados e cresce apenas 0,4% no segundo trimestre

É a comparação interanual, surpreendendo negativamente a expectativa do mercado (+1,2%). 

O resultado refletiu principalmente os impactos de cerca de dois meses de lockdown em Shanghai e do recrudescimento da pandemia em algumas províncias. Contudo, outros indicadores divulgados ontem indicam melhor perspectiva da atividade na transição para o terceiro trimestre. Sempre na comparação interanual, de janeiro a junho, as vendas do varejo cresceram 3,1%, bem acima do esperado (+0,3%), no acumulado de janeiro a maio o varejo caiu 6,7%. A produção industrial acelerou de +0,7% para +3,9%, mas os investimentos em ativos fixos desaceleram de 6,2% para 6,1%. 

Olhando à frente, a economia chinesa deve gradualmente se recuperar dos fechamentos do segundo trimestre, mas o surgimento de novas linhagens da Ômicron, como a BA.2.75 e a BA.5, podem trazer um dilema para a condução das políticas anti-Covid e econômica do país.

Surpresa baixista com o IBC-Br em maio não alterou visão construtiva para o PIB do segundo trimestre.

A proxy mensal do PIB elaborada e divulgada pelo BC registrou queda de 0,1% em maio, ante expectativa de alta de 0,1%. 

Depois desconhecidos os números acima, os economistas do Bradesco produziram esta análise sobre o desempenho da economia no segundo trimestre:

Apesar da surpresa negativa na margem, o resultado é compatível com um bom ritmo de crescimento do PIB: o índice registrou alta de 3,7% na comparação interanual e de 2,8% no trimestre móvel encerrado em maio. Para junho, os indicadores já conhecidos sugerem bom desempenho da indústria, enquanto o comércio ainda deve ter sido ajudado pelos saques extraordinários do FGTS. No mesmo sentido, o mercado de trabalho tem se mostrado aquecido e a taxa de desemprego segue recuando.

Agora, esta manhã, Bolsonaro volta a Juiz de Fora e faz motociata apoteótica. Veja o vídeo.

O presidente voltou a Juiz de Fora, cidade onde sofreu atentado a  faca, praticado pelo ativista de esquerda Adélio Bispo, que foi filiado ao Psol.  Depois de quatro anos, esta é a primeira vez que ele volta ao município

Inflação da Argentina acumula alta de 64% em um ano. O índice de junho foi de 5,3%.

 A taxa de inflação na Argentina acelerou em junho para 5,3%, ante 5,1% registrados em maio, informou o Instituto Nacional de Estatística e Censos nesta quinta-feira. Com isso, a taxa chega a 64% em doze meses e a 36,2% no acumulado de 2022. Veja como a CNN explica o que acontece:

Bolsa abre o dia em nova queda. O dólar sobe.

 A Bolsa abriu o dia novamente em baixa.

O dólar sobe mais.

11h02min

Bolsa,  -0,78%,95.374 pontos
Dólar comercial, +0,10%, R$ 5,4399 para a venda.

Dica do editor - Portugal terá visto mais fácil para quem quiser trabalhar no País

Ao visitar o Brasil, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, falou sobre a criação de um novo visto que facilitaria a entrada de quem quer buscar emprego no país e a permanência de cidadãos de integrantes da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).  A proposta de lei foi apresentada em meados de junho pelo governo do primeiro-ministro, António Costa. Não há data para entrar em vigor, porque não foi aprovada até agora pelo Legislativo.

O Globo diz que a comunista Manuela D'Ávila fará campanha eleitoral em Minas

 O colunista Lauro Jardim, O Globo, diz que a comunista Manuela D'Ávila vai de mala e cuia para Minas Gerais.

Segundo o colunista, Manu trabalhará no marketing do candidato lulopetista Alexandre Kalil, ex-prefeito de Belo Horizonte.

A comunista não desmentiu.

Gol corta acordo e cancela distribuição de Veja aos seus passageiros

A companhia aérea Gol atendeu reclamações do senador Flávio Bolsonaro e acabou com a parceria que tinha com a revista Veja.

Tudo começou com as reclamações contra a distribuição da revista aos passageiros da Gol, especialmente nesta semana, quando a publicação apresentou capa atacando pesadamente o presidente Bolsonaro.

Na manhã de quarta-feira (13), Flávio compartilhou um vídeo em suas redes sociais gravado por uma pessoa no balcão de check-in da Gol. Na filmagem, o homem —que não se identifica— critica a presença dos exemplares da revista, que traz em sua capa o rosto de Bolsonaro com a chamada “Perigo à vista”. Nos olhos do presidente, vê-se a imagem de uma urna eletrônica.

“Uma pilha de revistas aqui. ‘Perigo à vista’, olha qual o perigo, ó: Bolsonaro”, comenta o homem, que diz estar no guichê da Gol do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 12 de julho.

Dica do editor - Saiba por que doenças masculinas preocupam os médicos do SUS

A demanda entre homens e mulheres por atendimento médico no Sistema Único de Saúde (SUS) permanece desequilibrada, embora a distância entre os gêneros venha se reduzindo ao longo dos anos. Levantamento inédito da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), com dados do Sistema de Informação Ambulatorial do Ministério da Saúde, indica que, enquanto mais de 312 milhões de homens já foram atendidos em 2022, as mulheres ultrapassam 370 milhões. No ano passado foram mais de 725 milhões de homens contra mais de 860 milhões de mulheres.

CLIQUE AQUI para ler reportagem completa da Agência Brasil de hoje.

Ouça o áudio com a fala da juíza que proibiu o uso da bandeira nacional durante a campanha eleitoral

O editor já tinha apresentado o áudio, mas pela via do Facebook do deputado Capitão Macedo. Agora, neste formato mais amigável para o YouTube, vai tudo de novo, em material postado pelo Jornal da Cidade on Line.

Forças Armadas propõem votação paralela em cédulas de papel

As Forças Armadas apresentaram nesta quinta-feira, no Senado, uma proposta de votação paralela no dia da eleição com cédulas de papel. 

A proposta foi feita pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, durante audiência convocada pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE).

Est blog apresentou a fala no momento (veja abaixo).

Bibo Nunes representa ao CNJ contra juíza que proibiu o uso da bandeira nacional durante a campanha eleitoral

O fac simile ao lado mostra a representação que o deputado federal Bibo Nunes apresentou ao Conselho Nacional de Justiça, pedindo apuração e punição da juiza eleitoral gaúcha Ana Lúcia Todeschini Martinez, Santo Antonio das Missões, que proibiu o uso da bandeira nacional durante a campanha eleitoral, alegando que ela é utilizada como símbolo da disputa liderada por Bolsonaro

O próprio Bolsonaro, ontem,  protestou.

O TRE do RS prometeu falar hoje sobre o assunto.

A própria magistrada, na reunião que manteve com os Partidos, admitiu que sua decisão poderia ser revisada pelo TRE, prometendo voltar atrás em caso de reversão.

A notícia ganhou repercussão nacional.

O editor publicou o áudio de entrevista que a juiza concedeu à Rádio Fronteira das Missões, confirmando a orientação sem sentido.

É isto.

Bolsonaro fala com barbeiro que atende deputado da base aliada. Foi por video de celular. Veja.

 O editor recebeu o vídeo via WhatsApp, conferiu e colocou no seu próprio Canal do You Tube.Veja:

TSE anuncia testes em novas urnas. O pedido foi feito pelas Forças Armadas.

A pedido do TSE, as Forças Armadas participam da Comissão de Transparência.

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) emitiu um comunicado na noite de 5ª feira (14.jul.2022) informando que a versão mais recente da urna eletrônica, a UE 2020, será submetida a testes de segurança. Solicitação faz parte de lista de sugestões das Forças Armadas.

Segundo o TSE, a Corte aceitou 32 sugestões das Forças Armadas.

Os testes da nova versão serão conduzidos em julho e agosto por pesquisadores da Escola Politécnica da USP (Universidade de São Paulo).

TCU diz que votação é segura, mas não fala sobre apuração dos votos

O Tribunal de Contas da União (TCU) concluiu que o sistema eletrônico de votação é seguro e não há riscos relevantes para a realização das eleições de outubro.

A conclusão está em um relatório de auditoria apresentado ontem (13) pelo tribunal.

O relatório não analisa a questão da apuração.

Tempo continuará instável durante todo o fim de semana no RS

Uma frente quente persiste nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul, e a instabilidade deve ganhar força da tarde para a noite. Chove em todas as regiões do Estado. Apesar da instabilidade, aberturas podem ocorrer em parte do dia nas metades Oeste e Norte. 

 A temperatura estará mais alta, principalmente no Noroeste gaúcho. Em Porto Alegre, a mínima foi de 16ºC e a máxima chegará aos 20ºC.

O período de instabilidade que vai prosseguir até este fim de semana, de acordo com informações da MetSul. 

Dica do editor - Saiba para quais vagas será o concurso aberto pela prefeitura de Porto Alegre

A prefeitura abriu concurso público para diversas áreas de níveis médio e superior. As inscrições seguem até as 17h do dia 1º de  agosto.

CLIQUE AQUI para saber as funções oferecidas e mais dados sobreo concurso, inclusive inscrições.

Brasil registrou mais 297 mortes por vírus chinês

A tabela ao lado é do ministério da Saúde.

O ministério da Saúde confirmou, ontem,  297 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas. 

Ao todo, são 674.779 vítimas da doença no Brasil desde o início da pandemia. 

Foram registrados 65.379 casos de covid-19 no mesmo período. 

No total, o país soma 33.142.158 diagnósticos confirmados.

A tabela acima mostra os principais números de cada Estado.

Ministério da Saúde diz como devem ser aplicadas as quatro doses da Janssen

O Ministério da Saúde divulgou nesta quinta-feira  recomendação para quem iniciou o esquema vacinal contra a covid-19 com o imunizante da Janssen. Segundo a pasta, imunizante deve ser aplicado quatro vezes: dose única inicial, seguida da primeira, da segunda e da terceira dose de reforço.

Em postagens em sites, blogs, Gettr, Telegram e WhatsApp, a vacinação é muito questionada. Nas demais redes sociais, o debate foi interditado durante a pandemia e prossegue.

O debate,

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Saiba onde se vacinar em Porto Alegre

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A prefeitura oferecerá a vacina contra a Covid-19 nesta sexta, dia 15, em diferentes locais. 

Vacinação de adultos - A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 38 locais: no Shopping João Pessoa (até as 16h) e em 37 unidades de saúde - oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. CLIQUE AQUI para verificar os endereços.

Bolsa caiu mais 1,8% nesta quinta e dólar continua subindo no Brasil

O dólar chegou a aproximar-se de R$ 5,50, mas a alta perdeu força ao longo do dia. A bolsa de valores voltou a cair e atingiu o menor nível desde o fim de 2020.

Dólar
O dólar comercial encerrou o dia vendido a R$ 5,433, com alta de R$ 0,027 (+0,51%). 

Bolsa
A bolsa de valores teve uma quinta-feira ainda mais turbulenta. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 96.121 pontos, com recuo de 1,8%. 

Fatores externos interferiram no mercado financeiro. Nos Estados Unidos, aumentaram as apostas de que, após a inflação anual atingir 9,1% em junho (o maior nível em 41 anos), o Fed elevará os juros básicos em 1 ponto percentual na próxima reunião. 

Agência Fitch melhora classificação de risco do Brasil, que não é mais negativa

A agência de classificação de risco Fitch elevou de negativa para estável a perspectiva da nota da dívida pública brasileira. A decisão foi divulgada na tarde desta quinta-feira e significa que a agência não pretende mudar a nota do país nos próximos meses ou anos.

Em maio de 2020, pouco após o início da pandemia de covid-19, a Fitch mantinha o Brasil com perspectiva negativa. 

Em comunicado, a Fitch informou que a decisão “reflete a evolução melhor do que a esperada das finanças públicas em meio aos sucessivos choques dos últimos anos, desde que atribuímos a perspectiva negativa em maio de 2020”. 

CLIQUE AQUI para conhecer todas as razões da agência.

Veja balanço dos crimes do primeiro semestre no RS. Caem homicídios e sobem feminicídios.

Os números dos crimes contra a vida, em relação ao mesmo período do ano anterior, apontam redução nos homicídios e latrocínios e alta nos feminicídios (mais 25%). Os dados mostram também queda nos principais crimes contra o patrimônio, como roubos de veículos, a transporte coletivo e ataques a banco, bem como alta em parte dos indicadores de violência contra a mulher monitorados pela SSP.

O governo gaúcho publicou, ontem, os indicadores criminais referentes ao mês de junho no Rio Grande do Sul, consolidando também o balanço do primeiro semestre de 2022. 

Entre os homicídios, o Rio Grande do Sul teve 117 vítimas em junho, 5,6% menos que as 124 do mesmo mês em 2021. No acumulado do 1º semestre, o Estado soma 806 vítimas, o que representa queda de 1,9% frente as 822 dos primeiros seis meses do ano passado.

CLIQUE AQUI para verificar informações muito mais completas.

Prefeito Sebastião Melo manda pagar, hoje, 50% do 13o. 32 mil servidores serão beneficiados.

A Prefeitura de Porto Alegre, nesta sexta-feira, pagará antecipadamente a metade do 13º salário aos 32mil  funcionários públicos municipais ativos e inativos. Esta é a primeira vez que o Executivo antecipa o pagamento no meio do ano na administração centralizada, que tradicionalmente é feito em parcela única em dezembro.

Segundo o secretário de Administração e Patrimônio, André Barbosa,disse que o ajuste das contas públicas viabilizou o pagamento antecipado do 13º que será depositado para os 32.681 mil servidores ativos e inativos da administração direta e indireta.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/