Marchezan tira três dias de férias para se dedicar à campanha eleitoral

O prefeito Marchezan Júnior decidiu tirar férias a partir de amanhã até sábado.

Ele quer se dedicar integralmente à campanha eleitoral.

Vai assumir o procurador Geral de Porto Alegre, Carlos Eduardo da Silveira.

Irritado com o TRE, Fortunati resolve apor embargos de declaração, que são apenas de declaração. Chapa do PTB continuará sob judice e votos poderão ser anulados.

Embargos costumam engordar recursos de toda ordem que os advogados costumam produzir para ganhar tempo. É a estratégia jurídica que poderá ser usada por Fortunati, porque até que tudo se resolva no âmbito do TSE ou até mesmo do STF, as eleições e a apuração já terão ocorrido há muito tempo.

Ainda irritadíssimo com os desembargadores do TRE do RS, o candidato José Fortunati avisou que protocolará embargos de declaração ao acórdão que embargou sua chapa.

A decisão do TRE foi por 6 x O.

É um resultado acachapante.

José Fortunati não tem a menor chance.

Embargos de declaração não possuem viés capaz de alterar a decisão, mas apenas esclarecer aspectos que eventualmente sejam obscuros na decisão.

O TRE não mudará sua decisão e nem conhecerá os termos dos embargos, o que significa que José Fortunati terá que recorrer ao TSE, mantendo sua chapa sob judice.

Ele poderá concorrer, mas se o TSE negar seus recursos, os votos que receber serão todos anulados e ninguém ficará com eles.

Bolsonaro ganhou de novo e reduz a cinzas a farsa da vacina chinesa

 

Anvisa diz que decisão sobre vacina chinesa foi técnica. "Seguimos protocolos", avisou o presidente Barra Torres.

 O diretor-presidente da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Antonio Barra Torres, afirmou, hoje, que a decisão de interromper os testes da vacina chinesas CoronaVac foi “técnica” e, em face dos documentos apresentados, “era a única a ser tomada”. Leia:

- As informações recebidas ontem foram informações que levaram a área técnica a tomar a decisão da interrupção temporária. […] As informações detalhadas ontem foram consideradas pela área técnica insuficientes, incompletas. Quando temos eventos adversos não esperados, aqueles que num 1º momento não conseguimos fazer uma relação, a sequência é uma só: interromper os estudos.

E avisou:

 -Informação pra nós não é informação se ela não vem em canal correto. Não estamos diante de nenhuma brincadeira de criança. Existe um protocolo.

A diretora da Anvisa, Alessandra Bastos, afirmou que quando a decisão foi tomada, tinha somente essa informação “efeito adverso grave não esperado”.A causa da morte, segundo laudo médico emitido pelo IML (Instituto Médico Legal) divulgado pela TV Cultura, foi suicídio. Os membros da Anvisa, no entanto, afirmam não ter sido notificados formalmente deste fato.

Nhonho Maia quer votar PEC de quotas para mulheres nas Câmaras de Vereadores, Assembleias e Câmara dos Deputados. Será dia 17.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), prometeu pautar, já na próxima semana, proposta de emenda à Constituição que institui cota para mulheres nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e na Câmara dos Deputados. Ele lamentou a representação “muito pequena” das mulheres nas eleições proporcionais:

- Hoje, já temos quase 2 mil municípios que não têm uma única mulher representando a sociedade nas câmaras de vereadores.

A próxima sessão do Plenário está marcada para 17 de novembro, logo após o primeiro turno das eleições municipais. 

Na passagem de agosto para setembro, produção industrial subiu em 11 dos 15 Estados

 A produção industrial teve alta em 11 dos 15 Estados pesquisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na passagem de agosto para setembro deste ano.

O principal destaque foi o Paraná, que cresceu 7,7% no período. Com essa, que foi a 5ª alta consecutiva, o Estado acumulou ganho de 46,2% em 5 meses.

CLIQUE AQUI para examinar todo o relatório do IBGE.

Hospital de Porto Alegre suspende testes com vacina chinesa

 O Hospital São Lucas, Porto Alegre, suspendeu os testes que faria com a vacina chinesa.

Mil voluntários foram dispensados provisoriamente.

Saiba quais são as opções de José Fortunati em Porto Alegre, caso desista de ser candidato do PTB

Caso o candidato José Fortunati decida não recorrer ao TSE (ele tem 3 dias para fazer isto) e desistir da candidatura, o PTB terá apenas três opções:

Independência
Neste caso, o PTB disputaria as eleições de domingo sem apoiar ninguém, da mesma forma que já faz o Novo. Cada membro do Partido apoiaria quem bem entendesse.

Sebastião Melo
A tendência natural de Fortunati e do PTB seria apoiar o candidato do MDB, mas foi um membro da coligação de Melo, o candidato a vereador do PRB, Luiz Armando Oliveira, quem pediu a impugnação da chapa.

Marchezan Júnior
O PTB já integrou a administração Marchezan Júnior e mantém forte presença na administração tucana estadual, inclusive com a presença da própria mulher de Fortunati, Regina Becker, na secretaria do Trabalho. O vice-governador também é do PTB.

Manuela, não
Os comunistas e os lulopetistas, seus aliados no apoio a Manuela D'Ávila, alimentam alguma esperança, confiando no passado petista de José Fortunati. O problema é o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, que expulsaria qualquer líder que viesse a apoiar a chapa Manuela+Rosseto. O próprio José Fortunati, nunca cansa de repetir que foi traído por Tarso Genro quando foi do PT e tentou ser candidato a prefeito.

Dica do editor - Veja como está encorpado o apocalipse vermelho chinês

 

Foton, fábrica sino-gaúcha de caminhões, lançará novo caminhão comercial leve, dia 2 de dezembro

Este caminhão da Foton é movido a gás.


A Foton mandou dizer ao editor, hoje, que no dia 2 de dezembro lançará seu novo caminhão comercial leve, o Aumark SA 

A Foton Caminhões passou por inúmeros percalços desde que chegou ao Brasil, em meados de 2010. Mas parece que neste ano, em plena crise causada pela covid-19, a marca está se consolidando. Isso se deve à aposta na Foton Motors Brasil, empresa criada pela marca na China para ajudar a desenvolver as operações no País. Em abril teve início a produção do primeiro caminhão da marca em Guaíba. A sede da empresa no País será na cidade do Rio Grande do Sul. A Foton também anunciou o início dos testes de um caminhão semi-leve com motor movido a gás.

O CEO da Foton Caminhões é o ex-ministro Luiz Carlos Mendonça de Barros.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Foton.

Saldo entre aberturas e fechamentos, outubro, é de 231 mil novas empresas no Brasil

O ministério da Economia que acompanha dados sobre registro empresarial no Brasil, apontou que, em outubro, houve saldo positivo de 231.253 novos negócios abertos em todo o país. No período, foram abertas 320.559 firmas, enquanto 89.306 foram fechadas. 

E o tempo médio para levantar novos negócios foi o menor da série histórica: dois dias e 17 horas

O Amapá registrou o maior aumento percentual entre os estados, para o registro de novas empresas, com 755 empreendimentos abertos, 15,62% a mais do que setembro. Em seguida, vêm Mato Grosso (5,13% acima de setembro) e Rondônia (3,71% a mais). Na outra ponta, Tocantins teve o maior número de empresas fechadas: em outubro, 601 negócios foram finalizados no estado, um aumento de 19,48% em relação ao mês anterior.

O Mapa de Empresas assinala que a atividade econômica com maior crescimento em outubro foi comércio varejista de bebidas, com alta de 4,81% nos novos negócios, na comparação com o mês anterior. Transporte rodoviário de cargas (4,77%) e promoção de vendas (3,26%) também apontaram variações positivas.

CLIQUE AQUI para examinar texto completo da Agência Brasil.

Para ter as mesmas vantagens das importadas, Taurus Brasil importa pistola TX22 da Taurus USA

A Taurus irá produzir esta pistola nos Estados Unidos e exportar para o Brasil, já que o processo de homologação de PCE no Brasil impede o desenvolvimento tecnológico e a agilidade nos lançamentos de produtos. Assim, um novo lote da desejada pistola TX 22, produzida pela empresa na sua unidade nos Estados Unidos, estará disponível aos consumidores no Brasil, nas cores verde, tan ou na tradicional cor preta, a partir da segunda quinzena de novembro. 

É uma coisa esquizofrênica, mas  Salesio Nuhs, CEO Global da Taurus, explica o caso:

- Lamentavelmente, somos obrigados a investir, gerar empregos e riquezas nos Estados Unidos, para poder ter agilidade e oferecer aos clientes brasileiros os novos lançamentos da empresa. Isso nos entristece muito, mas é a única maneira de ter agilidade e poder concorrer com as empresas estrangeiras, já que a falta de isonomia tributária e regulatória coloca as empresas brasileiras em desvantagens com relação as estrangeiras.

A Taurus investiu no Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil Estados Unidos para ter agilidade no desenvolvimento de produtos e tecnologia, porém a atual legislação brasileira obriga a empresa a desinvestir no Brasil.  o caso da pistola TX 22, mais um grande sucesso Taurus no concorrido mercado americano.

 O novo lote da TX22 estará disponível na ampla rede de lojas. O editor indica a GETPRO Firearms: www.getprofirearms.com ou instagram.com/getprofirearms

Fortunati diz que decisão contra sua chapa foi golpismo do TRE do RS

O candidato a prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, e sua coligação, saíram do sério e divulgaram nota assinada com acusações inéditas e desesperadas contra o TRE do RS, acusado de golpista em função da impugnação do registro da candidatura do candidato a vice-prefeito. 

Leia a nota:

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou, nessa segunda-feira, 9, contrário à lei, o recurso de um registro deferido em 18/10/20, após o prazo que a Lei Federal 9.504/97 (art. 16, 1º) e Resolução 23.609/19 (TSE), art. 54, afirmam que TODOS os recursos e registros devem estar JULGADOS em 1ª e 2ª instância até 20 dias ANTES das eleições, com a finalidade de propiciar eventual SUBSTITUIÇÃO. O que aconteceu ontem foi julgamento político contra norma legal e determinação expressa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). É um verdadeiro GOLPE contra a nossa candidatura. Comprovamos as condições de ELEGIBILIDADE com certidão do próprio TSE.

Renuncia o diretor do Departamento de Crimes Eleitorais dos EUA. Ele não quer investigar nada.

O diretor do Departamento de Crimes Eleitorais do Departamento de Justiça dos EUA, Richard Pilger, pediu demissão nesta segunda-feira. Ele comunicou a decisão horas depois do procurador-geral, William Barr, autorizar investigações sobre supostas “irregularidades na apuração de votos” na eleição norte-americana. Em e-mail enviados a colegas e obtido pelo New York Times, Pilger explicou que Barr estava emitindo “uma nova diretriz” ao “revogar a Política de Não Interferência que existe há 40 anos para investigações de fraude eleitoral no período de eleições”.

Por regra do Departamento de Justiça, investigações relacionadas à eleição só podem ser abertas depois que o resultado seja certificado. Esse não é o caso do pleito de 2020, uma vez que alguns Estados passam por processo de recontagem dos votos. Barr afirmou que a diretiva nunca foi “uma regra rígida”. Argumentou que, em alguns casos, esperar o resultado da eleição para abrir uma investigação pode “resultar em situações em que a má conduta eleitoral não pode ser corrigida de forma realista”.Por isso, autorizou que procuradores federais investiguem denúncias de fraudes eleitorais. Advertiu, no entanto, que “alegações ilusórias, especulativas, fantasiosas ou rebuscadas não devem ser uma base para iniciar investigações federais“.

Projeções apontaram o democrata Joe Biden como o vencedor da eleição. Donald Trump não aceitou o a derrota e disse, sem apresentar evidências, que houve fraude eleitoral. O republicano contestou os resultados de alguns locais onde Biden venceu, como Geórgia, Wisconsin, Nevada e Pensilvânia.

Saiba por que razão a comunista Manuela D'1Ávila vai perder as eleições de Porto Alegre

Este comentário que o editor disponibilizou no seu canal do You Tube (146 mil seguidores) viralizou nas redes sociais. Veja:

Este é o meu candidato em Porto Alegre

 

Médico da casa branca diz que vacina da Pfizer começará a ser aplicada ainda este mês

 O médico conselheiro da Casa Branca e diretor do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos, Anthony Fauci, disse que é “provável” que a vacina desenvolvida pela farmacêutica norte-americana Pfizer em parceria com a empresa de biotecnologia alemã BioNTech esteja disponível ainda neste ano.

Anthony Fauci falou ontem a noite.

De acordo com Fauci, as empresas devem solicitar autorização de uso e distribuição emergencial da vacina dentro de uma semana e meia. Ele afirmou que, caso a permissão seja concedida, é possível que doses da vacina comecem a ser disponibilizadas aos cidadãos norte-americanos em novembro.

Bolsonaro faz desabafo sobre eleições. Foi esta manhã.

 

Bolsa e dólar sobem no Brasil

 A Bolsa voltou a subir, hoje, mas em ritmo menor. O dólar também sobe.

11h17min

Bolsa, +0,54%, 104.079 pontos
Dólasr comercial, +0,08%, R$ 5,3925 para a venda

Inflação dos produtos agrícolas segue pressionando inflação do IGP-M no começo de novembro.

O IGP-M avançou 2,67% na primeira prévia de novembro, acima do registrado na mesma leitura no mês anterior (1,97%).  

Agora, o indicador acumula alta de 23,8% em doze meses. 

Esta elevação reportada hoje pela FGV foi impulsionada pelos preços no atacado e na construção civil, que aceleraram. As maiores influências altistas do resultado vieram de produtos agropecuários, em particular de milho, farelo de soja e arroz e, com alguma descompressão na margem, de bovinos e soja em grão. 

Ministério Público Federal (Procuradoria-Geral dos EUA) abre investigação sobre fraudes nas eleições dos Estados Unidos

O procurador-geral dos Estados Unidos, William Barr, autorizou, ontem, investigações sobre supostas “irregularidades na apuração de votos” na eleição norte-americana. 

Apesar de projeções darem a vitória ao democrata Joe Biden, alguns Estados, como a Geórgia, estão em processo de recontagem. Por isso, o resultado não foi certificado. Donald Trump afirmou que houve fraude eleitoral. O republicano contestou os resultados de locais onde Biden venceu, como Geórgia, Wisconsin, Nevada e Pensilvânia.

Nas redes sociais, abundam vídeos, fotos e testemunhos sobre fraudes, inclusive dentro de seções eleitorais.

De acordo com o New York Times, Barr elaborou 1 memorando no qual dá autoridade aos procuradores federais para investigarem acusações referentes ao pleito. Com a medida, os promotores estão autorizados a realizar ações como entrevistar testemunhas antes que o resultado eleitoral seja oficializado

Mercados oscilam como biruta neste início de manhã

Nesta manhã, em meio ao avanço de casos de vírus chinês na Europa e riscos de questionamento do resultado das eleições nos EUA, as notícias de testes com vacinas ajudam a dar fôlego aos mercados. Além disso, o índice ZEW de expectativas econômicas da Alemanha recuou de 56,1 para 39 pontos entre outubro e novembro, sugerindo piora das perspectivas diante do aumento do avanço da pandemia. Neste contexto, as bolsas asiáticas encerraram o pregão em direções mistas e os mercados europeus e norte-americano seguem a mesma tendência, ao passo que o dólar ganha força ante as demais divisas. 

As cotações de petróleo, por sua vez, seguem ampliando os ganhos da sessão de ontem.

RS terá terça-feira de sol e chuva

Porto Alegre, 9h30min, 21 graus

O Rio Grande do Sul terá uma terça-feira de sol, nuvens e chuva. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, em Porto Alegre  o dia terá sol e chuva. A máxima será de 27°C e a mínima 18°C na Capital. 

Prefeito Bruno Covas dispara na frente e é favorito em São Paulo

Pesquisa realizada pelo Ibope e divulgadas nesta segunda-feira mostra que o prefeito Bruno Covas (PSDB) está com 32% das intenções de voto. Isso representa 19 pontos a mais que o segundo colocado. Covas cresceu 6 pontos percentuais em relação ao último levantamento. Celso Russomano está com 12%.

Guilherme Boulos (Psol) está com 13% das intenções de voto. Márcio França, PSB, está com 12%.

2o Turno

Bruno Covas – 52%;
Guilherme Boulos – 24%;

Bruno Covas –  54%;
Celso Russomanno – 22%;

Bruno Covas  – 47%;
Márcio França – 30%

CLIQUE AQUI para examinar toda a pesquisa. O material é do G1.

Lava Jato derruba outro presidente no Peru. Ontem, caiu Martín Vizcarra.

As denúncias contra Vizcarra são decorrentes da Operação Lava Jato, que, além do Brasil, teve desdobramentos em vários países da América Latina, onde empreiteiras brasileiras mantinham negócios.

CLIQUE AQUI para saber o que conta o jornal El Comércio, Lima, Peru.

O presidente do Peru, Martín Vizcarra, foi destituído do cargo na noite desta segunda-feira. O político é acusado de ter recebido propina de construtoras. A decisão pelo afastamento foi tomada pelo Parlamento peruano. Foram contabilizados 105 votos favoráveis, 19 contra e 4 abstenções.

O pedido de impeachment contra o presidente foi apresentado por 27 congressistas, depois que o jornal peruano El Comércio divulgou detalhes de uma investigação que tinha depoimentos de 4 delatores, que afirmaram a um promotor local que Vizcarra recebeu propinas na época em que foi governador do distrito de Moquegua, de 2011 a 2014. O processo foi aberto no dia 30 de outubro deste ano, sendo o 2º em menos de 2 meses.

O presidente negou as acusações em diversas oportunidades, mas os parlamentares não aceitaram os argumentos.

Vizcarra assumiu o cargo em 2018, depois que o então presidente Pedro Pablo Kuczynski renunciou ao cargo, também sob denúncias de corrupção. 

Com o impeachment, a presidência será assumida pelo presidente do Congresso, Manuel Merino de Lama, até o fim da atual legislatura, em junho de 2021.

Brasil registra 231 mortes por vírus chinês em apenas 24 horas

O Brasil tinha pelo menos 162.628 mortes por vírus chinês até as 17h30 de ontem. São 231 vítimas a mais que no dia anterior. Os dados são do ministério da Saúde.

O país contabiliza 5.375.032 casos. Acréscimo de 10.917 casos em 24 horas.

Cerca de 5,06 milhões de pessoas se recuperaram da doença até o momento. Outras 365 mil estão em acompanhamento. Esses dados são da última quarta-feira. Eles não foram atualizados por causa de problemas técnicos do Ministério da Saúde. Os números do Estado de São Paulo também não foram atualizados desde quinta-feira.

RS
Para acompanhar os números do RS e dos outros Estados, CLIQUE AQUI.

2 mil inscreveram-se para educação infantil nas redes municipal e comunitária de Porto Alegre, apenas no primeiro dia

A foto é de Adriano Amaral, secretaria municipal da Educação.


O período de inscrições para a educação infantil das redes municipal e comunitária de ensino de Porto Alegre, teve início nesta segunda-feira e segue até o dia 4 de dezembro. A secretaria municipal de Educação (Smed) disponibiliza computadores em sua sede para os pais que tiverem dificuldade em realizar o processo on-line. 

A procura por ajuda no primeiro dia das inscrições foi grande. Foram 64 atendimentos presenciais e 1.912 inscrições até as 17h.

CLIQUE AQUI para saber mais e conhecer o calendário

Taxa de ocupação de leitos de UTI continua estabilizada no entorno dos 80% em Porto Alegre

 A taxa de ocupação de leitos de UTI do sistema hospitalar de Porto Alegre foi ontem a 82,47%, calculada sobre 787 posições.

A taxa é calculada sobre todos os tipos de doenças.

Em relação aos doentes por coronavírus, Porto Alegre registrou, ontem, 228 casos de infectados com casos confirmados e 25 suspeitos.

Nos oito meses de pandemia, a Capital registra o acumulado de 47.615 doentes e 1.336 óbitos.

CLIQUE AQUI para examinar tabelas e gráficos.

Opinião do editor - Doria perde o jogo com a sua vacina chinesa

 A decisão da Anvisa de suspender os testes da vacina chinesa da Sinovac é um duro golpe científico e também um duro golpe político nas pretensões de João Doria, São Paulo, porque atinge a credibilidade do Instituto Butantan e intenção do governador de confrontar o presidente Jair Bolsonaro.

A vacina chinesa não é sequer  admitida como possibilidade de uso sério por parte de governos como os dos Estados Unidos e da Europa, mas no Brasil, a barra é forçada pelo irriquieto governador paulista, disposto a fazer o diabo para confrontar o governo Bolsonaro e se creditar eoleitoralmente para a próxima disputa presidencial.

Os chineses e seu aliado João Doria perderam.

Anvisa suspende vacina chinesa por causa de "evento adverso grave"

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), suspendeu os estudos clínicos da vacina contra o vírus chinês, o CoronaVac. O anúncio foi feito ontem a noite. 

O editor recebeu o aviso as 19h30min e diz que  o imunizante é desenvolvido no Brasil pelo Instituto Butantan, de São Paulo, em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac Biotech.

Segundo a Anvisa, suspensão ocorre por causa de um “evento adverso grave” do dia 29 de outubro, mas não informou o que teria acontecido. Com a interrupção dos testes, nenhum novo voluntário poderá ser vacinado com o imunizante.

O Instituto Butatan diz que foi surpreendido e hoje concederá coletiva, as 10h.

CLIQUE AQUI para saber muito mais, inclusive detalhes técnicos

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/