Artigo, especial, Facundo Cerúleo - O Grêmio precisa aprender

A "nação tricolor", como falam os mais exaltados, não parece aprender com o que a realidade ensina. Um único fim de semana deixou boas lições: o time sub-17 entregou um título ganho e a equipe principal tomou um chocolate do Bahia. O pessoal da crônica, os "monetizados" das redes e os candidatos, no processo eleitoral em andamento, passaram a semana em debates, mas sem tocar nas mudanças urgentes que a realidade apontou.

No sábado (18), o sub-17 do Grêmio, que tinha vencido o Atlético Mineiro por 4x1, foi para o jogo da volta, na casa do adversário, com a vantagem de 3 gols. Entrou mal, fazendo o jogo que interessava ao Galo e levou os mesmos 3 que tinha de vantagem. E na loteria dos pênaltis, perdeu.

Diga-se de passagem que, com 11 contra 10 na maior parte do tempo, a vantagem poderia ter sido ...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba quem participou da reunião entre Trump e Lula

A reunião entre Trump e Lula na Malásia, hoje, contou com a presença de oito autoridades de cada lado, o que demonstra sem sombra de dúvidas a importância que o governo americano emprestou ao encontro.

Do lado americano, conforme aparecem na foto, estão Jamieson Greer, Scott Bressent, Marco Rubio e Trump.

Do lado brasileiro estão Lula, Mauro Vieira, Márcio Elias Rosa e Audo Araújo Faleiro.

Trump levou junto com ele dois dos secretários (ministros) que mais punições têm imposto ao governo brasileiro e às autoridades do STF, da PGR e do governo do PT.

A reunião de 50 minutos não foi conclusiva (leia mais notas, abaixo), mas significou visível distensão política e diplomática entre Brasil e Estados Unidos.

Os personagens que estão na foto, fora Lula e Trump, foram encarregados de dar andamento às discussões da pauta de enfrentamento imposta pelo governo Trump ao atual regime autoritário brasileiro, portanto não apenas a uma das peças dele, no caso o consorciado governo do PT.

MST convoca militantes e eleitores do PT para a luta armada venezuelana contra os EUA

O MST lembra que há mais de dez anos militantes de extrema esquerda contribuem na "Revolução Bolivariana" na Venezuela, através da Brigada Apolônio de Carvalho, nas áreas de produção agroeológica, soberania alimentar, produção de sementes, trabalho cooperativo e formação política, além de manter intercâmbio de estudantes em medicina. 

Neste momento, o MST organiza voluntários para a luta armada contra os americanos. 

No site do MST, o movimento diz que no país, também são estabelecidas articulações políticas com vários setores da sociedade venezuelana e do governo, na capital, Caracas. As ações de integração popular ocorrem em parceria com os movimentos camponeses, Ministério da Agricultura e o Ministério de Comunas da Venezuela. A iniciativa teve início em 2006, após a visita do ex-presidente Hugo Chávez a um assentamento do MST em Tapes, no Rio Grande do Sul, durante o Fórum Social Mundial de Porto Alegre, no ano anterior.


Recomendado - O que você espera para se inscrever neste curso pela internet sobre Fotografia de Celular para Viagens ? O editor recomenda.

O editor participa do curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa gaúcha Carla Zigon. É online, rápido e o resultado aparece já nas primeiras lições. Recomendo. A seguir, um vídeo que mostra bem o espírito das aulas. CLIQUE AQUI para saber como é o curso, como se inscrever, quais os valores e quem Carla Zignon. O curso é disponibilizado de modo permanente para os inscritos e pode ser acompanhado na íntegra ou por partes, como o aluno preferir. 

A seguir, veja um dos módulos do curso. Experimente. É grátis e é apenas demonstração

Dica do editor - Trump e Rubio cantam "Acabou a diversão, Maduro: chegou Papai !"

Este vídeo produzido por Inteligência Artificial viraliza nas redes sociais. O editor incluiu-o no seu próprio canal do You Tube para que os leitores deste blog possam ver melhor.

Michelle diz que é "oportunista" aproximação da extrema esquerda com o público evangélico

Fotos do megaevento de ontem em Soledade.

Falando no evento do PL Mulher, ontem, em Soledade, RS, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou que a aproximação da extrema esquerda com o público evangélico se trata de um ato de “desespero”.

O evento reuniu 3.400 mulheres gaúchas, segundo o deputado Giovani Cherini, presidente do PL do RS.

O que denunciou Michelle:

- Faz parte do projeto da maldita esquerda, do partido das trevas, enganar, mentir, ludibriar e frequentar igrejas porque o desespero chegou. Querem os cristãos para que eles possam elegê-los no ano que vemro

A aproximação da esquerda com o público evangélico acontece a cerca de um ano das eleições presidenciais de 2026, em um contexto em que o número de fiéis cresce cada vez mais no Brasil. As duas vertentes políticas disputam esse público, que pode ser decisivo no ano que vem.

Opinião do editor - Saiba quem é o embaixador Shannon, serviçal bem pago da AGU

Na reunião de hoje com Lula, Trump deixou público seu apreço por Bolsonaro, o que desmente a fala do ex-embaixador.

A mídia tradicional alinhada com o regime autoritário do consórcio STF+Governo do PT, viralizou as declarações do ex-embaixador dos Estados Unidos (EUA) no Brasil Thomas Shannon, que declarou, em entrevista à BBC News Brasil, que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é “página virada” para o líder norte-americano Donald Trump.

Shannon é conhecido adversário de Trump, é democrata e foi contratado pela AGU (Advocacia Geral da União) no país norte-americano para defender os interesses do Brasil no caso do tarifaço.

Ele é um serviçal democrata bem pago da AGU

O diplomata protagonizou um insólito episódio político que teria ocorrido em Nova Iorque em 2022 entre ele e o senador Hamilton Mourão. O caso começou com  uma reportagem do Financial Times de 2023 sobre um suposto diálogo entre o ex-embaixador dos EUA, Tom Shannon, e o general e ex-vice-presidente do Brasil. Na reportagem, Shannon relatou que Mourão teria expressado preocupação com a possibilidade de um golpe de estado no Brasil. No entanto, ambos os lados negaram a veracidade dessa conversa.



Dica do editor - Feriado só para servidores públicos paralisará prefeitura de Porto Alegre nesta segunda-feira

Os órgãos municipais que desempenham serviços essenciais na Capital atuarão em regime de plantão nesta segunda-feira, dia 27, ponto facultativo do Dia do Servidor. Na prática, é feriado para o funcionalismo, um benefício privilegiado que só ocorre com trabalhadores do setor público.

O Mercado Público de Porto Alegre terá funcionamento normal, das 7h30 às 19h.



36 milhões de argentinos escolhem, hoje, novos deputados e senadores. E tudo com cédulas de papel.

36 milhões de eleitores argentinos começaram a votar, esta manhã, para renovar suas Casas Legislativas. As pesquisas mostram que o presidente Milei e seu Partido "La Libertad Avanza", sofrerão grave derrota eleitoral, forçando-os a buscar alianças para prosseguir suas reformas estruturais.

Serão eleitos 127 deputados e 24 senadores.

Pela primeira vez, as eleições ocorrerão com cédula de papel.

CLIQUE AQUI para ler tudo sobre o pleito argentino. O material é do site do jornal La Nación.


Frente fria já ingressou no RS. O tempo será instável neste domingo.

O tempo já é instável no RS, tudo em decorrência da chegada de uma frente fria.

A MetSul informa que Porto Alegre teve um sábado de sol e nuvens predominantemente altas com sensação de abafamento. A temperatura máxima na estação do Instituto Nacional de Meteorologia no Jardim Botânico foi de 28,7ºC.

A tarde foi de sol e nuvens altas com aumento da nebulosidade. 

Diz o boletim de hoje da MetSul:

O RS terá um domingo com muitas nuvens por efeito ainda da frente fria sobre o Sul do Brasil. São esperados períodos de garoa e chuva predominantemente fraca em diferentes momentos do dia, mas podem ocorrer intervalos de melhoria temporária com chance de ocasionais aberturas. A mínima ficará em torno de 18ºC e a máxima ao redor de 23ºC sob massa de ar mais ameno

Opinião do editor - Trump assoprou muito, tudo depois de ter mordido muito

A reunião de hoje entre Donald Trump e Lula não resultou em acordo  no que diz respeito ao total de três principais questões de litigância abertas pelos Estados Unidos: 1) Tarifaço de 50% sobre as exportações brasileiras. 2) Alinhamento econômico e político com os Estados Unidos. 3) Sanções a autoridades brasileiras responsáveis pelo atual regime autoritário brasileiro.

Trump e Lula falaram muito e não decidiram nada.

De qualquer maneira, a reunião de hoje soma-se ao encontro "casual" entre Trump e Lula na ONU, o que força o governo lulopetista e seus aliados a uma distensão na narrativa do discurso anti-imperialista que vinham promovendo.

Trump cozinha o brasileiro em fogo brando, replicando sua conhecida técnica de negociação, na base do morde e assopra.


Trump e Lula falam durante 50 minutos. Lula pediu muito, Trump não concedeu nada, mas abriu negociações sobre os pedidos.

Foto de Ricardo Stuckert, Planalto.

Trump e Lula reuniram-se durante 50 minutos, hoje, domingo, em Kuala Lumpur, na Malásia. O encontro ocorreu durante a realização da 47ª Cúpula da Associação de Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).

Durante a reunião, Lula disse que não há razão para desavenças com os Estados Unidos e pediu a Trump a suspensão imediata do tarifaço contra as exportações brasileiras, enquanto os dois países estiverem em negociação. Lula também pediu a revogação de vistos de viagem e outras sanções a autoridades do STF, da PGR e do seu governo. E convidou Trump para visitar ao Brasil, ao que Trump convidou-o a ir a Washington, coisa que o brasileiro aceitou.

Trump não prometeu nada, mas disse que dará instruções a sua equipe para que comece um processo, um período de negociação bilateral, que deve se iniciar hoje ainda.

Lula também se propôs mediar o atual conflito de interesses entre EUA e Venezuela, mas Trump nada respondeu.

Veja o vídeo do momento em que Trump fala bem de Bolsonaro na cara de Lula

 No curto espaço de tempo no qual a reunião entre Trump e Lula esteve aberta, o presidente americano, questionado, elogiou o ex-presidente Bolsonaro.

Lula demonstrou desagrado, mas ficou quieto.

No link a seguir, o deputado Gustavo Gayer replica o vídeo com este momento da fala de Trump, tudo com legendas em português.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/