Agora, ao vivo, Bolsonaro bate de frente com o STF. Há cheiro de crise institucional das grossas.

2a. Turma do STF consagra tirania e mantém cassação iletgal de Francischini

 Em placar apertado, a 2ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) derrubou, hoje,, por 3 votos a 2, a decisão do ministro Nunes Marques que restabeleceu o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR). Com a decisão, o político está novamente cassado, tal como definido em outubro de 2021 pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Venceu o voto do ministro Edson Fachin. Para ele, partidos, candidatos ou agentes políticos não podem “agir contra a democracia“, disseminando notícias falsas. Foi seguido por Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. 

Nunes Marques e André Mendonça votaram contra a medida arbitrária e tirânica.

16 entidades assinam Carta Aberta para cancelar vinda de Dias Toffoli ao RS

Um grupo de pelo menos 16 entidades protestaram, hoje, em carta aberta, contra a vinda do ministro Dias Toffoli ao município de Gramado, RS, conforme programação prevista paa o dia 9 de julho. Os signatários dizem que o STF viola a Constituição, afronta os Poderes e precisa ser contido pelo povo organizado, para que que se restabeleça o estado democrático de direito e as liberdades.

O protesto repete o movimento que ocorreu em Bento Gonçalves contra  a presença do ministro Luiz Fux,.

"Ninguém quer ministro do STF no RS", diz a Carta Aberta, que fala em nome do povo do Rio grande do Sul.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da carta.

Senador Lasier Martins, corajoso, denuncia relações corrosivas entre magistrados e litigantes

O senador gaúcho denuncia mais um absurdo que envolve ministros de tribunais superiores. Estigeram reunidos, há poucos dias, num resort em Portugal ministros do STF e do STJ, desembargadores e juízes, com todas as despesas pagas por empresas que apresentam litígios e débitos com ações pendentes no valor superior a R$ 8 bilhões.

Boulevard Assis Brasil, Porto Alegre, abre três novas operações

O Boulevard Assis Brasil, Porto Alegre, conta com três novas operações. O shopping passa a contar com a Canotto, restaurante que oferece pizzas e paninos artesanais, a Zump, loja de roupas infantojuvenis, e o Lih Hampel Ateliê, atelier de corte e costura.  

Pizza
A Canotto traz à praça de alimentação do Boulevard Assis Brasil o sabor de pizzas e paninos feitos com uma massa artesanal de preparo lento, que pode chegar a até 20 dias de maturação. Criada em Bento Gonçalves em 2020, a Canotto, marca do Grupo Di Paolo, inaugura no shopping a sua segunda unidade, dando início ao seu projeto de expansão no formato de franquia. No menu, pizzas que levam um molho importado da Itália, em opções de sabores tradicionais, como quatro queijos e calabresa, e opções como cebola caramelizada e parma com figo. Já no cardápio de paninos, sabores como presunto parma com rúcula, caprese, filé e porchetta. Na cartela de bebidas, sucos, refrigerantes, chopes, além de taças de vinho tinto e branco, que harmonizam com os pratos. 

C&A, Hering, Oakley e Ray-Ban abrem operações no BarraShoppingSul, Porto Alegre

O BarraShoppingSul,Porto Alegre, RS, reforçou seu mix de operações com quatro novas marcas: C&A Brasil, Hering, Oakley e Ray-Ban.

 A nova loja da C&A tem mais de 1,7 mil metros quadrados e oferece a possibilidade do cliente realizar a compra online e retirá-la em loja física, a partir de 2 horas. 

Dia dos Namorados - Rede Bourbon Shopping, RS, sorteia 25 viagens para o Spa do Vinho Hotel

 A rede Bourbon Shopping, RS, apresenta uma experiência romântica neste Dia dos Namorados, sorteando 25 viagens para o Spa do Vinho Hotel, no Vale dos Vinhedos. Na promoção “Rota Romântica – Do seu Bourbon à Serra Gaúcha”, que acontece de 1 a 14 de junho, a cada R$ 400,00 em compras nos empreendimentos da rede, os clientes recebem um número da sorte para concorrer à viagem. O prêmio inclui duas noites no hotel, em Bento Gonçalves, além de um passeio de balão sobre os vinhedos da região e um jantar temático especial.

O Spa do Vinho Hotel é membro do Autograph Collection, selo lançado em 2010 pela Marriott International, a maior rede hoteleira mundial. 

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Marcelo Bertolucci é o nome mais forte para nova vaga no TRF4

Somente depois que voltar dos Estados Unidos é que o presidente Bolsonaro nomeará o novo desembargador federal do TRF4, Porto Alegre.

O nome mais forte da lista tríplice é do ex-presidente da OAB, Marcelo Bertolucci, que recebeu o maior número de apoios para o cargo.

Marcelo Bertolucci chegou a ocupar a presidência da OAB do RS, apoiado por Claudio Lamacchia, a quem sucedeu.  Lamachia, mais tarde, resultou presidente nacional da OAB e no cargo foi signatário do pedido de impeachment da presidente lulopetista Dilma Roussef.

Waak e CNN envergonham os brasileiros com esta cena deplorável de censura a Ives Gandra Martins

 O editor resolveu incluir no You Tube este trecho da entrevista (fala) do jurista Yves Gandra Martins. É um documento para a história do mau jornalismo brasileiro, justamente porque a gravação apresenta sinais intermitentes e nervosos emitidos por áudio, todos eles dirigidos ao entrevistador William Waak, CNN, que de modo inesperado aproveita o "fôlego" de Martins e avisa que acabou a entrevista. O jurista tinha acabado de produzir um dos mais consistentes e belos libelos contra o aparelhamento ideológico e corporativista do Poder Judiciário, com ênfase no papel de Partido Político de Oposição assumido pelo STF. Veja tudo:

Direito de resposta - Assufrgs esclarece o conteúdo da sua campanha "Bolsonaro nunca mais"

O editor publica este direito de resposta pedido pela ASSUFRGS, relativamente à nota que o leitor poderá consultar CLICANDO AQUI. A foto ao lado tem relação com a nota do editor e com este direito de resposta. 

Cumpre esclarecer que a ASSUFRGS, Entidade Sindical representativa das servidoras e servidores Técnico-Administrativos em Educação, lançou uma forte campanha no mês de abril de 23022, intitulada "Bolsonaro Nunca Mais" em vários pontos da cidade de Porto Alegre/RS. O outdoor em questão denuncia a alta dos produtos como gás de cozinha, gasolina, cesta básica e até mesmo da luz, causada pela política do governo, que trouxe a fome, miséria e desemprego para a população.

O conteúdo do outdoor teve o intuito de evidenciar a presente situação dos servidores públicos que sofrem pela falta de reajuste salarial, por conduta omissa do atual presidente, acrescida da majoração do custo de ítens de primeira necessidade em virtude a alta da inflação. A ASSUFRGS, por meio da campanha, realizou a livre manifestação do pensamento ao demonstrar seu descontentamento e protesto contra o atual governo, não realizando qualquer tipo de campanha eleitoral antecipada, diferentemente dos exemplos citados pelo jornalista em eu texto, sendo, portanto, descabida a citação do advogado Tarso Genro, que compõe a assessoria jurídica da entidade, na tentativa de sugerir uma vinculação política partidária da campanha.

Desta forma, a ASSUFRGS reitera os termos da campanha e seus compromissos com a categoria que representa e com toda sociedade, na busca por uma sociedade mais justa e com educação pública, gratuita e de qualidade. 

Artigo, Inv Publicações para O Antagonista - Por que Paulo Guedes está certo

- Este artigo foi preparado pela Inv Publicações para o blog O Antagonista. A análise justifica plenamente a decisão do governo Bolsonaro. É até estranho que o blog publique o texto, já que a publicação é inimiga feroz do governo. Leia tudo:

Ontem à noite, o ministro da Economia, Paulo Guedes, divulgou o seu plano de fechar um acordo entre o governo federal com os Estados, para cortar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre os combustíveis, na forma de uma PEC. 

Diversos bancos viraram a noite fazendo contas com relação aos impactos diretos de tal medida sobre a arrecadação: 84 bilhões de reais até o fim do ano e 168 bilhões em 12 meses, diz o Itaú Unibanco. Já a Garde Asset diz que o corte teria impacto de 0.64 p.p. no IPCA deste ano, o que poderia se traduzir num ciclo de alta de juros mais curto.

Embora esses dados sejam interessantes e muito relevantes, vamos focar nossa discussão no aspecto macroeconômico maior e por qual razão esse tipo de medida (um corte de imposto) faz sentido.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Dica do editor - As 18h, Fernando Ernesto lançará seu livro de memórias. Será em Porto Alegre.

 Será daqui a pouco, 18h, o lançamento do livro "O lobista: Negócios, Política e Jornalismo", memórias do advogado gaúcho Fernando Ernesto Corrêa, 85 anos, um dos sócios da RBS. 

Autógrafos na Livraria Pocket Store, rua Félix da Cunha 1167.

Recomendado - Programe-se para esta noite e vá ao Bier Markt. Happy hour a partir das 17h.

Experimente.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.
Abre as 17h.
Cardápio no site www.biermarkt.com.br
Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497

Moinhos de Vento

Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

Maraschin será o novo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS

O governador Ranolfo Vieira Júnior já bateu o martelo e decidiu nomear Joel Maraschin, 34 anos, para secretário do Desenvolvimento Econômico.

Ele é o atual secretário-adjunto.

A posse de Joel será na segunda-feira.

Relembrando - Reveja o passado para evitar a volta da chinelagem

No ano das eleições de 2018, a alta nomenklatura do PT viu, gostou e aplaudiu do "espetáculo" do qual a foto ao lado faz registro,  mostrando dois homens beijando-se na boca, tudo durante o espetáculo apresentado para o réu condenado Lula da Silva, que sorri deliciado com a cena. Ao lado deLula está o ex-chanceler Amorim. 

É este tipo de chinelagem artística que o governo Bolsonaro veta desde o início do mandato, cortando a irrigação de dinheiro público para coisas do gênero, que ocorriam de modo recorrente durante os governos do PT.

Você pode clicar na imagem abaixo e examinar o modo extasiado com Lula, Gleise e Amorim acompanham tudo (o vídeo não está totalmente censurado, bastando clicar em cima):

Ministro Queiroga denuncia anticristos: "São todos que falam em 4a. onda da covid"

 "São falsos profetas e anticristos", denunciou o ministro.

Bolsonaro encontrará Allan dos Santos em Orlando, esta semana, depois de falar com Biden

O presidente Jair Bolsonaro vai estender a viagem aos Estados Unidos para ir a Orlando, Flórida, inaugurar o vice-consulado brasileiro, em 11 de junho de 2022. O presidente vai, amanhã, aos EUA, participar da Cúpula das Américas, evento em que se reunirá com outros chefes de Estado para discutir desafios do continente americano. 

A data da viagem de Bolsonaro a Orlando coincide com a realização do 1º Congresso Conservador Brasileiro da Flórida. 

Segundo a organização do evento, o grupo Yes Brazil USA, estarão presentes os deputados Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Daniel Silveira (PTB-RJ), além do jornalista Allan dos Santos.


Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !", com o comando de Júlio Ribeiro

Deputado Maroni conta por que a comunista Manuela D'Ávila desistiu de ser candidata

 Rodrigo Maroni é depurado estadual. Ele entrou na política pelas mãos da comunista,elegendo-se vereador pelo PCdoB. Na época, era companheiro (namorado) de Manuela. Maroni tem contado bastidores das ações dos comunistas e seus aliados lulopetistas, mas também tem feito inconfidências corrosivas sobre sua ex-companheira. 

- O material é publicado originalmente no Jornal da Cidade on Line.

Vice Mourão já está na Espanha. É viagem oficial.

O vice-presidente Hamilton Mourão viajou para a Espanha.

Ele foi ontem,.

Vai passar a semana no exterior,.

É viagem oficial.,

A rigor, Mourão viajou para não assumir a presidência durante a ausência de Bolsonaro, que amanhã irá aos Estados Unidos, já que ficaria inelegível no caso da sua candidatura a senador do RS.

Microentrevista, João Darzone Júnior - É avanço extraordinário a lei que amplia as prerrogativas dos advogados

CLIQUE AQUI para examinar o texto completo da nova lei.

MICROENTREVISTA
João Darzone Júnior,  Advogado, RS

Foi publicada a sanção da lei assinada por Bolsonaro, a lei.14.365, que amplia as prerrogativas dos advogados, alterando dispositivos do Estatuto dos Advogados, do Código de Processo Penal e do Código de Processo Civil.
Sim, são conquistas importantíssimas, mas alguns vetos terão que ser derrubados no Congresso.

Quais?
Os vetos no parágrafo sexto (a,b,c,f, g e h) ferem um dos pilares do projeto que é vedar buscas e apreensões arbitrárias em escritório de advocacia.

Quais os pontos de maior avanço ?
Listo 10 deles. São esses os 10 pontos principais de inovação com a lei sancionada:

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Análise - Emprego formal iniciou o segundo trimestre em um ritmo forte

- Esta análise é  dos economistas do Bradesco,conforme sua newsletter desta manhã.

Em abril, houve a criação líquida de 196 mil vagas com carteira assinada, conforme divulgado ontem pelo Ministério da Economia. O resultado surpreendeu positivamente a mediana das expectativas do mercado (170 mil) e refletiu o ritmo mais favorável de admissões. Dentre os setores, destaque para a criação de vagas nos setores de serviços e comércio. Descontados os efeitos sazonais, foram criadas 258 mil vagas em abril, acelerando em relação a março (227 mil). Para os próximos meses, os indicadores conhecidos até o momento sugerem continuidade da expansão do emprego formal, o que deve dar suporte ao consumo das famílias.

Dólar abre em forte alta nesta terça-feira. A Bolsa cai.

 A Bolsa opera em queda nesta terça-feira.

O dólar sobe forte.

10h33min

Bolsa, -0,36%, 09.794 pontos
Dólar  comercial,+1,89%, R$ 4,8869 para a venda

Felipe Pedri desmascara anti-bolsonarismo de Marcel Van Hattem. Foi no "Boa tarde, Brasil !".Veja.

 

Alckmin, 2018: "Está em suas mãos impedir que o condenado por corrupção volte a mandar no País"

 Em 2018, durante a campanha presidencial, o ex-tucano pediu que a população não votasse no petista. “Está em suas mãos evitar que a corrupção, a roubalheira e o ‘petrolão’ voltem a comandar o país. E evitar também o fim da Lava Jato”, disse o ex-governador. Em determinado trecho do vídeo, Alckmin qualifica Lula, hoje seu cabeça de chapa, como “condenado por corrupção”:

MDB do RS não gosta de ser rifado pelos tucanos na bacia das almas penadas

Até mesmo os apoiadores de Gabriel Souza não estão gostando de ver o MDB do RS sendo rifado por Eduardo Leite na bacia das almas penadas.

O tucano Eduardo Leite é quem dita o que faz o MDB do RS, tornando-o irrelevante na cena política e eleitoral do Estado.

Ontem a tarde, o editor disponibilizou no seu canal do You Tube um forte pronunciamento do deputado Osmar Terra (Terra nunca apoiou Souza), atacando duramente Eduardo Leite (veja o vídeo, mais abaixo).

O deputado, que apoia Bolsonaro contra Tebet, não é a única voz discordante, mas é a que mais se pronuncia.

PDT lançará Vieira da Cunha como seu candidato ao Piratini. Ato sairá amanhã e terá a presença de Ciro Gomes.

 O PDT gaúcho lança nesta quarta-feira, às 20h, em um evento no Bar Opinião, a pré-candidatura do ex-deputado Vieira da Cunha ao governo do Estado. O lançamento terá a presença do ex-ministro Ciro Gomes, pré-candidato à presidência da República pelo PDT, que desembarca também nesta quarta em Porto Alegre, para um roteiro de três dias no RS.

Vieira da Cunha tinha um jantar agendado, ontem, com dirigentes do MDB.

O PDT tenta uma coligação com MDB e também com PSB, mas os dois Partidos também possuem candidatos ao governo.

Empiricus (BTG Pactual e O Antagonista) começa a demitir em massa

A empresa de análise Empiricus, que ainda tem alguns dos seus sócios com posições de controle no blog O Antagonista, com sede em São Paulo, demitiu, ontem, 12% do quadro de funcionários. Número que pode ter atingido mais de 70 profissionais –a Empiricus não informou a quantidade de demissões, mas falou em entrevistas anteriores sobre uma equipe de 600.

A Empiricus foi comprada pelo BTG Pactual no ano passado. Um negócio de R$ 690 milhões.

Dólar subiu, ontem, mas ainda vale menos de R$ 4,80.

O dólar subiu e voltou a aproximar-se de R$ 4,80. A bolsa de valores caiu pela segunda sessão consecutiva e fechou no menor nível em pouco mais de duas semanas.

O dólar comercial encerrou esta segunda vendido a R$ 4,796, com alta de R$ 0,018 (+0,37%). A moeda norte-americana iniciou o dia em baixa, chegando a R$ 4,75 pouco depois das 9h. No entanto, ainda durante a manhã, a divisa inverteu o movimento e passou a subir. Na máxima do dia, por volta das 14h, aproximou-se de R$ 4,81.

No mercado de ações, o dia foi parecido, com as negociações iniciando com bom humor, mas deteriorando-se ao longo da sessão. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 110.986 pontos, com recuo de 0,82%. O indicador está no nível mais baixo desde 20 de maio.

Embaixador da Ucrânia passa o dia no RS

O embaixador da Ucrânia, Anatoliy Tkach, passará o dia em Porto Alegre.

Ele terá sucessivas reuniões com autoridades locais e empresários.

O diplomata ucraniano Anatoliy Tkach, 44 anos, entre fevereiro de 2020 e o início deste ano, na condição de conselheiro da embaixada do país em Brasília, ele se ocupava principalmente de auxiliar o embaixador Rostyslav Tronenko em reuniões com autoridades e empresários brasileiros. Tronenko foi embora, o substituto ainda não foi indicado e Tkach responde pela embaixada.

MDB nacional quer entregar a cabeça de Gabriel Souza no prato de Eduardo Leite

 O comando nacional do MDB, que nunca teve ascendência sobre o MDB do RS, decidiu pressionar os gaúchos para que retirem o apoio à candidatura de Gabriel Souza ao Piratini.

A ideia do líder Baleia Rossi e da candidata Simone Tebet é de que a cabeça de Gabriel seja oferecida num prato dourado ao líder tucano Eduardo Leite, de quem seria o vice.

Em contrapartida, o PSDB indicaria Tasso Jereissati para vice de Simone.

Até esta quinta-feira é possível que o nó esteja desatado.

Ou não.

Dica do editor - Esta tarde, no Mercado, prefeito Melo concederá audiências coletivas

O prefeito Sebastião Melo, a primeira-dama Valéria Leopoldino, secretários municipais e vereadores da base aliada vão atender a população direto do Mercado Público nesta terça-feira, 7, das 13h30 às 18h, próximo da entrada do Largo Glênio Peres.O prefeito receberá a população e procederá os encaminhamentos no local. As demandas que forem recebidas serão registradas pelas equipes do 156, canal de atendimento ao cidadão.

Saiba onde se vacinar contra gripe e vírus chinês em Porto Alegre

Divulgação, PMPA.

A prefeitura manterá a vacinação contra o vírus chinês para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais. A partir desta quarta, 8, adolescentes de 17 anos poderão receber a dose de reforço (ou terceira dose).

Vacinação de adultos - A vacinação para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 27 locais: no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe - A vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. O ônibus do Fique Sabendo estará no Largo Glênio Peres, das 9h às 16h, e a unidade móvel na Escola Bento Gonçalves, no bairro Rubem Berta, das 9h às 15h.

Presidente do Uruguai cai com covid e não vai à Cúpula das Américas

 O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou, não comparecerá presencialmente à 9ª edição da Cúpula das Américas.

Ele foi diagnosticado com vírus chinês e se trata em casa.

Vacinação em massa contra gripe e vírus chinês continua hoje em Porto Alegre. Saiba os locais.

Foto de Cristine Rochol, PMPA.

A prefeitura manterá a vacinação contra o vírus chinês para todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nesta terça-feira, 7. 

A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 27 locais: no Shopping João Pessoa e em 26 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe - A vacinação contra a gripe estará disponível para todas pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. O ônibus do Fique Sabendo estará no Largo Glênio Peres, das 9h às 16h, e a unidade móvel na Escola Estadual José do Patrocínio, na Restinga, das 9h às 15h.

André Mendonça intervém e manobra da maioria fracassa no STF. Julgamento contra Francischini é adiado.

 O STF (Supremo Tribunal Federal) suspendeu nesta terça-feira a análise de um pedido contra a decisão do ministro Nunes Marques que restabeleceu o mandato do deputado estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR). André Mendonça pediu vista (mais tempo para decidir), paralisando o  julgamento por tempo indeterminado. 

Quando o caso foi suspenso, Cármen Lúcia, relatora do processo, e Edson Fachin, já haviam votado pela cassação e trabalharam com velocidade para derrubar a decisão de Nunes Marques, mas a manobra foi abortada por André Mendonça.

Bolsonaro propõe ressarcir estados em troca de ICMS zero para combustíveis

Foto de Fábio Rodrigues Pozzebom, Agência Brasil.

O valor do ressarcimento poderá chegar a R$ 45 bilhões até o final do ano.

O governo federal zerou o PIS/Cofins [imposto federal desde o ano passado. 

Para ser viabilizada, a proposta do governo precisa assegurar a aprovação do projeto que limita em 17% a aplicação de alíquota do ICMS sobre bens e serviços relacionados a combustíveis, gás natural, energia elétrica, comunicações e transporte coletivo. O acordo valerá até o final deste ano.

1) Uma proposta de emenda constitucional (PEC) que  autorize os estados a zerarem o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que incidem sobre o óleo diesel e o gás de cozinha (GLP). Ao fazerem isso, os governos estaduais contariam com uma compensação financeira equivalente à receita que deixaria de ser arrecadada. 

2 O presidente Jair Bolsonaro também afirmou que o governo federal vai zerar os tributos federais (PIS/Cofins e Cide) sobre a gasolina e o etanol, para tentar reduzir o valor na bomba. Esses impostos estão zerados sobre o diesel e o gás de cozinha. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/