Requião acha que acordão fulminou a Lei de Abuso de Autoridade

O senador Roberto Requião está desconfiado de que foi rifado da relatoria do projeto que cria a Lei de Abuso de Autoridade.

Ele falou há pouco na tribuna do Senado.

E verbalizou as informações que recebeu sobre um possível acordo entre STF e Senado, trocando a imunidade de Renan Calheiros pela nova Lei.

Credit Suisse aposta em PIB zero para 2017.

O banco Credit Suisse acaba de divulgar suas previsões para 2017. Segundo seus economistas, o resultado do PIB brasileiro será de 0%.

Conheça o festival de arbitrariedades cometido pelo ministro Marco Aurélio Mello

O título original do editorial de hoje do Estadão é "Festival de arbitrariedades".

O País precisa avançar – a crise econômica é grave e prejudica profundamente a vida da população –, mas tem gente que, imbuída do espírito oposto ao que exigem as necessidades nacionais, prefere usar a autoridade que seu alto cargo lhe confere para criar embaraços desnecessários ao bom andamento das instituições. A semana foi repleta desses tristes exemplos.

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), que bem sabe o que o Direito determina, baseou-se na metade que lhe interessava de um dispositivo legal – e dispensou a parte que o contrariava – e afastou liminarmente o senador Renan Calheiros da presidência do Senado Federal, criando grave imbróglio jurídico e institucional.

A ação na qual o ministro proferiu a decisão era uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental, cujo rito – regido pela Lei 9.882/1999 – é claro.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Heitor Muller acha que trabalhar 15 horas por dia ajudaria a debelar a crise econômica

O presidente da Fiergs, Heitor Muller, surpreendeu os jornalistas que foram ouvi-lo na festa de final de ano.

É que indagado sobre a crise economica, ele sugeriu:

- O jeito seria trabalharmos 15 horas por dia.

Atacado na mesma hora pelo seu próprio superego, ele corrigiu o raciocínio torto:

- Mas isto seria desumano.

Afinal de contas, a revolução industrial começou em 1760 e as relações de trabalho avançaram muito de lá para cá.

Caem os diretores nomeados pelo PT para a diretoria do Trensurb

Direção do Trensurb livra-se dos diretores do PT.

Finalmente caíram, hoje, o diretor de Administração e Finanças, Francisco Jorge Vicente, substituído por Maria Cecília da Silva Brum e o diretor de Operações e Finanças Antonio Giovani, substituído por Eurico de Castro Faria.

Os substitutos são empregados da Trensurb. A mudança é provisória.

Com esta nomeações, a nomenklatura do PT perde força na empresa, mas em parte, pois alguns ex-diretores petistas ainda assessoram o presidente Francisco Horbe, como Ernani da Silva Fagundes.

Currículo de Maria Cecília
- Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2006).
- Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS),

Currículo de Eurico de Castro Faria

- Graduado em Engenharia Civil.

Ecovix poderá quebrar o Polo Naval de Rio Grande

A Ecovix confirmou hoje que apelará para a recuperação judicial, ferramenta jurídica muito semelhante à antiga concordata.

A empresa deve R$ 6 bilhões e não tem como pagar.

A Ecovix controla um estaleiro em Rio Grande. Se quebrar, quebrará o Polo Naval junto.

Relatório de Alceu Moreira sobre a proposta de reforma da previdência já foi publicado. Entenda, aqui, tudo sobre as mudanças.

CLIQUE abaixo para entender a reforma em perguntas e respostas
http://www.polibiobraga.com.br/qa.pdf
CLIQUE abaixo para examinar a Proposta de Emenda Constitucional
http://www.polibiobraga.com.br/emenda.pdf
CLIQUE a seguir para entender o que vai mudar na previdência

http://www.polibiobraga.com.br/reforma.pdf

O relatório que o deputado gaúcho Alceu Moreira, PMDB (foto ao lado com o presidente da CCJ, Osmar Serraglio), produziu em pouco menos de 48 horas sobre a proposta de reforma da previdência já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça.

A aprovação pela admissibilidade foi unânime.

O texto do relatório já está disponível no sistema da Cãmara.

Agora a proposta irá para a Comissão Especial da Câmara, cujho relator será Arthur Maia, PPS da Bahia.

Imbassahy substituirá Geddel no ministério de Temer

O líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy, será o novo ministro do governo, cargo que até três semanas era ocupado pelo ex-deputado Geddel Vieira Lima, PMDB.

Como Geddel, Imbassahy também é baiano.

Para líder do DEM, pedidos de impeachment de Temer não devem prosperar

Líder do DEM na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), afirmou acreditar que os pedidos de impeachment contra o presidente Michel Temer não devem prosperar no Congresso. Nesta quinta-feira, a oposição deu entrada com uma nova ação contra o peemedebista. "Dificilmente os deputados que compõem a base do presidente Temer vão se dispor a vir a compor uma comissão (para debater o afastamento de Temer)", disse.

Pauderney lembrou que os líderes da Câmara já se negaram até mesmo a indicar nomes para compor o colegiado, mesmo diante de uma decisão do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta semana, o magistrado chegou a cobrar a demora da Câmara a cumprir a decisão liminar (provisória) proferida por ele em abril para que fosse instalada uma comissão especial para analisar o caso, nos moldes do que ocorreu com a ex-presidente Dilma Rousseff.

PT e seus satélites saem da toca para pedir impeachment de Temer

O PT e a constelação de pelegos que ocupam posições de mando nos seus satélites (CUT, UNE, MST e MTST) protocolam novo pedido de impeachment contra Michel Temer.

Não passarão.

Dilma diz que foi deposta por "homens velhos, brancos e ricos", os mesmos que a sustentaram no Planalto

Enquanto não vai para a cadeia, Dilma fala mal dos seus antigos aliados.

A presidente cassada do cargo por crimes cometidos no governo, Dilma Roussef, disse hoje ao jornal Financial Times, Londres, por quem foi entrevistada:

- Fui derrubada por homens velhos, brancos e ricos.

Como se sabe, Dilma permaneceu no governo graças ao apoio de homens velhos, brancos e ricos, a maioria dos quais, como Marcelo Alencar, Zé Dirceu, Sérgio Cabral, André Vargas, Leo Pinheiro e Paulo Roberto Costa, seus aliados carnais, estão na cadeia por terem sido cúmplices eo seu governo corrupto e inepto.

Polícia gaúcha desbarata grupo neonazista que atuava no RS. O Batalhão Azov poderia cometer atentados no Estado.

Para impedir o surgimento de uma filial gaúcha do Batalhão Azov, grupo brigadista nazi-fascista que atua na Ucrãnia, a 1ª Delegacia de Polícia de Porto Alegre, sob comando do delegado Paulo César Jardim, desencadeou ao amanhecer desta quinta-feira a operação Azov em Viamão, Canoas, Passo Fundo, Erechim, Caxias do Sul, Cruz Alta e São Nicolau. 

A mobilização teve amparo da Justiça.

Na ação, os policiais civis apreenderam farto material de propaganda neonazista, além de documentos, livros, fotografias, bandeiras, mídias digitais, computadores, camisetas nas residências dos suspeitos. Todos os indivíduos já haviam sido presos ou foram alvos de processos judiciais e inquéritos da própria 1ª DP, decorrentes de atividade neonazista nos últimos 15 anos.

Um dos investigados, de 26 anos, foi encaminhado ainda na manhã de hoje à delegacia para prestar esclarecimentos. Na casa dele, os agentes encontraram 47 estojos de calibre 9mm. 

A Polícia não descartou que, além de combaterem como mercenários na Ucrânia, os suspeitos agissem também futuramente no Rio Grande do Sul, promovendo por exemplo atentados a sinagogas e paradas livres.

Tecnopuc vence como melhor parque tecnológico do Brasil.

A Tecnopuc, RS, bate qualquer concorrente brasileiro.

O Tecnopuc, vinculado à Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Pucrs), venceu a 20ª edição do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador como melhor parque científico e tecnológico do País.

O parque já havia conquistado o mesmo prêmio em 2004 e 2009. O anúncio e entrega do troféu ocorreu, na manhã desta quinta-feira, em Brasília, pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Sebrae.

Plenário do Senado mantém contagem de prazo da PEC do Teto por 48 votos a 12

Por 48 votos a 12, a maioria dos senadores decidiu manter o calendário de tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que estabelece um limite para o aumento dos gastos públicos. Com a decisão, o projeto deverá ser votado no plenário do Senado, em segundo turno, na próxima terça-feira. Caso seja aprovada na próxima semana do jeito que está, a proposta será promulgada.

A sessão desta quinta-feira, é extraordinária e foi agendada para contar um dia no prazo de três sessões para a votação, já que na véspera a sessão ordinária foi cancelada devido ao impasse sobre a permanência ou não de Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência da Casa.

A oposição alegava que sessões extraordinárias, segundo o regimento, não deveriam valer para a contagem do prazo.

Investimento na economia recuou 2,6% em outubro ante setembro

Os investimentos na economia brasileira recuaram 2,6% na passagem de setembro para outubro, segundo o Indicador Ipea de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF). Esse é o quarto resultado negativo consecutivo, o que deixa um carregamento estatístico negativo de 4,8% para o quarto trimestre do ano, informou o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Caso o indicador mantenha estabilidade nos meses de novembro e dezembro, ainda assim os investimentos encerrariam o último trimestre de 2016 com retração de 4,8% sobre o trimestre anterior. Na comparação com outubro de 2015, a FBCF encolheu 13,6%. A taxa acumulada em 12 meses ficou negativa em 13,0%.

Os dois principais componentes da FBCF apresentaram desempenho ruim em outubro. O consumo aparente de máquinas e equipamentos (Came) - estimativa dos investimentos em máquinas e equipamentos, que corresponde à produção industrial doméstica mais as importações, excluindo as exportações - apresentou recuo de 1,5% ante setembro. Já o indicador de construção civil encolheu 3,9%, a quarta taxa negativa em cinco meses.

Renan comanda primeira sessão plenária do Senado e mantém PEC do Teto

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), comanda nesta quinta-feira a primeira sessão no plenário da Casa após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de mantê-lo no cargo de presidente. Renan chegou ao Senado no final desta manhã e seguiu direto para o plenário onde abriu sessão deliberativa extraordinária sem fazer comentários sobre a decisão tomada ontem pelo Supremo.

O plenário do Senado realiza sessão plenária em que debate requerimentos que pedem a retirada de urgência do projeto de lei sobre abuso de autoridade. Também hoje o Senado realiza a primeira sessão de discussão em segundo turno sobre a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

Ontem, por 6 votos a 3, o STF decidiu manter o presidente do Senado na presidência da Casa, derrubando liminar do ministro Marco Aurélio Mello, que havia determinado o afastamento do senador da presidência da Casa.

Dólar opera em queda, a R$ 3,40; Bovespa sobe 0,75%

O dólar comercial operava em queda e a Bovespa subia nesta quinta-feira. Por volta das 11h05, a moeda norte-americana caía 0,26%, a R$ 3,395 na venda.

Já o Ibovespa tem uma manhã de leve alta - o índice da Bolsa paulista registrava elevação de 0,75% às 11h40, para 61.876 pontos. 

Investidores reagiam bem à decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) de manter Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. A preocupação dos investidores era de que o afastamento de Renan pudesse atrapalhar a aprovação de medidas econômicas no Congresso, principalmente a votação da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que limita os gastos públicos, prevista para a próxima semana no Senado.

Vivo é a tele mais detestada pelos consumidores gaúchos

Nas redes sociais, a Vivo não é amada.


O Procon Porto Alegre divulgou ontem o ranking das empresas mais reclamadas pelos consumidores durante o mês de novembro. Em comparação com outubro as reclamações contra as telefônicas decresceram 2,18%, contabilizando 20,58% do total de 1.745 atendimentos registradas no órgão no período.

Em segundo lugar na listagem aparecem os bancos responsáveis por  5,38% das reclamações do mês.

Mais uma vez, a Vivo lidera o ranking das empresas mais reclamadas, concentrando 10,14% do total de atendimentos realizados pelo Procon municipal.

No segmento de TV as empresas mais reclamadas foram a NET (3,83%) e a SKY (1,32%).

Diretores do PT poderão cair na reunião de hoje do Trensurb

Hoje poderão cair os dois diretores que o PT ainda mantém no comando do Trensurb, a estatal federal que opera o trem metropolitano de Porto Alegre:

Francisco Jorge Vicente, Diretor de Administração e Finanças, indicado pelo PT, assumiu em 27/04/2016.
 -Bacharel em Geografia – UFRGS
Entrou na Trensurb como operador de trem, foi presidente da CUT, trabalhou no governo Tarso e foi assessor executivo da Trensurb.

Antônio Giovani Fredrich de Mattos, Diretor de Operações, indicado pelo PT, assumiu em 27/04/2016
 - Graduação em Engenharia Civil pela PUC

Entrou na Trensurb com Controlador de Operação, depois assumiu os cargos de chefia, gerencia, assessor executivo.

Tem reunião do Conselho de Administração.

O presidente, Francisco Horbe, foi o único nome indicado até agora pelo governo Temer.

Além de Horbe, Vicente e Mattos, mais outros diretores deverão ser nomeados, já que estes cargos estão vagos.


Fica, Renan !

Os cochichos de Moro com Aécio ouriçam Lula e o PT

A imagem aí ao lado deixou ouriçados os petistas e seus assemelhados, os que são investigados, denunciados, processados ou já na cadeia. Eles enxergaram nos cochichos uma conspiração à luz do dia para enfiar na cadeia o ex-presidente Lula.

A foto foi capturada quando o juiz Sérgio Moro foi premiado por uma revista como ‘Brasileiro do Ano na Justiça’. Dividiu o salão com investigados e suspeitos. Foi fotografado confraternizando com o grão-tucano Aécio Neves, alvo de delações e protagonista de inquérito no Supremo Tribunal Federal, mas sequer denunciado ou réu. 

O impoluto ser humano Lula da Silva, em manifestação feita a blogs sujos, diz que a imagem de Moro aos cochichos com o investigado Aécio é um flagrante de falta de recato.

Ora.

Governo Temer mantém nos cargos dois dos três diretores da Trensurb, inclusive o ex-presidente da CUT, seu ferrenho adversário.

Ao lado, no estacionamento da Trensurb, carro do diretor Administrativo e Financeiro, emoldurado com adesivos "Fora Temer !". Temer, como se sabe, mantém o diretor no cargo. É seu chefe supremo.

O governo Michel Temer só fez uma mudança entre as 5 diretorias da Trensurb, o trem metropolitano de Porto Alegre, que é uma estatal federal. Foi o caso de Francisco Horbe, que tem vinculações com o PTB. Dois diretores nomeados pelo governo Dilma continuam no cargo, entre eles Francisco Vicente, que foi presidente da CUT e é militante ativo do PT, ferrenho adversário do governo Temer. Francisco Vicente faz campanha aberta contra o presidente.

Francisco Horbe,  Diretor Presidente, indicado pelo PTB, assumiu em 10/10/2016.

 -  Graduação Engenharia Elétrica Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Trabalhou na EPTC, Metroplan, Prefeitura Municipal de Uruguaiana, Trensurb, Aracruz, Caixa Econômica Federal, DMLU.

Francisco Jorge Vicente, Diretor de Administração e Finanças, indicado pelo PT, assumiu em 27/04/2016.

 -Bacharel em Geografia – UFRGS

Entrou na Trensurb como operador de trem, foi presidente da CUT, trabalhou no governo Tarso e foi assessor executivo da Trensurb.

Antônio Giovani Fredrich de Mattos, Diretor de Operações, indicado pelo PT, assumiu em 27/04/2016

 - Graduação em Engenharia Civil pela PUC

Entrou na Trensurb com Controlador de Operação, depois assumiu os cargos de chefia, gerencia, assessor executivo.

Artigo, Ricardo Noblat, O Globo - 2016, mais um ano que não termina

A ilustração ao lado é do ano que só terminaria no caso da prisão de Renan.

2016, mais um ano que não termina
1968, como escreveu Zuenir Ventura, pode ter sido o primeiro ano que não terminou. Certamente, 2016 será o segundo. Não só aqui, a depender de Donald Trump, no planeta

Como os séculos, também os anos não começam ou acabam nas datas previstas pelo calendário gregoriano, promulgado em 1582 pelo Papa Gregório XIII e depois adotado em todo o mundo.

O século XX começou de fato em 1914 com a 1ª. Guerra Mundial. Acabou com a dissolução da então União Soviética em 1991 e a falência do comunismo.

Este século começou em 11 de setembro de 2001 com a série de atentados aos Estados Unidos que mataram quase três mil pessoas e deflagraram a guerra mundial contra o terror.

Por aqui, 2016 foi antecipado em quase um mês quando o deputado Eduardo Cunha, presidente da Câmara, acolheu em 2 de dezembro passado o pedido de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

A ser assim, 2017 não começará tão cedo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Farsul projeta nova safra recorde de grãos para o RS

A Farsul reafirmou sua projeção sobre a próxima safra (2016/2017) de grãos no RS, que poderá chegar ao recorde de 33,4 milhões de toneladas.

A entidade divulgou ontem seu relatório sobre a próxima safra.

CLIQUE AQUI pra examinar o Power Point com análise da economia e das safras de grãos no RS.

Fluxo cambial marcou novembro com superávit de R$ 3,8 bilhões

O fluxo cambial encerrou novembro com superávit de US$ 3,8 bilhões, segundo informações de hoje do Banco Central.

Índice que mede preço das commodities em reais subiu 6,22% em novembro

O IC-Br, indicador que mensura o preço das commodities em reais, apresentou alta de 6,22% em novembro, de acordo com os dados divulgados ontem pelo Banco Central. A considerável aceleração do indicador em relação a outubro, quando havia subido 0,05%, refletiu a pressão de duas das três categorias que compõem o índice. Merece destaque a elevação de 14,14% do preço das commodities metálicas, ante avanço de 0,57% no mês anterior.  O movimento foi explicado pelo forte ganho desses produtos no mercado internacional e pela depreciação cambial observada no mês passado. No mesmo sentido, os preços dos produtos agropecuários saíram de uma deflação de 0,90% para uma alta de 4,97% no período. Em contrapartida, as commodities energéticas desaceleraram, ao passarem de uma elevação de 6,24% para outra de 2,15%. 

Apesar da variação positiva do IC-Br em novembro, o índice acumula deflação de 5,20% neste ano e de 3,99% nos últimos doze meses. 

Ato público marcará filiação de Jairo Jorge ao PDT

Será dia 12 o ato de filiação do prefeito de Canoas, Jairo Jorge, ao PDT. O ato público será forte. O PDT quer Jairo Jorge como candidato ao Piratini em 2018.

O prefeito, ontem, voltou a defender a presença dos trabalhistas no governo Sartori, pelo menos até março.

E pediu que os sete deputados do PDT fiquem do lado de Sartori na votação do pacote de modernização do Estado.

Jairo Jorge sofreu derrota acachapante em Canoas, o maior município da Grande Porto Alegre. Ele apoiou sua vice, Beth Colombo, PRB, que foi resultou derrotada por Luiz Carlos Busatto, PTB.

Alceu Moreira, CCJ, já concluiu relatório da reforma da previdência

O relator da reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), da Câmara dos Deputados, Alceu Moreira (PMDB-RS), disse nesta quarta-feira que já concluiu o relatório e que o texto deve ser lido nesta quinta-feira.

A CCJ recebeu a proposta na segunda-feira de noite.

Agora irá tudo para uma Comissão Especial.

União fecha acordo com estados e editará MP para liberar recursos da repatriação

O governo federal confirmou a celebração de um acordo com os governadores para a liberação dos recursos resultantes da multa da repatriação (programa de regularização de ativos no exterior). Para que o dinheiro seja repassado aos estados, porém, os chefes dos Executivos estaduais terão que se comprometer com um "Pacto de Austeridade pela Retomada do Crescimento". O governo federal vai editar uma medida provisória (MP) liberando os recursos até o dia 20 de dezembro. Em nota à imprensa, o Planalto não condiciona o repasse a uma data específica. 

Os governadores se comprometeram com a adoção de medidas de ajuste fiscal que serão implementadas mediante envio de propostas às Assembleias Legislativas para: 1) Instituição de Novo Regime Fiscal estabelecendo limites de despesas por dez anos; 2) aumento da contribuição previdenciária dos servidores, extensivo a inativos e pensionistas, com implementação até 2019", informou a Presidência da República.

O governo do RS já iniciou medidas ainda mais austeras e duras.

Porto Alegre terá tempo firme durante todo o dia

Porto Alegre, 8h30min, 22 graus.

Apesar de nuvens esparsas, o sol aparece no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira.Em Porto Alegre, há sol, nuvens e calor forte.  Em Porto Alegre, não há previsão de chuva e as marcas ficam entre 18°C e 33°C.

A instabilidade decorrente do calor ocorrerá hoje, na virada da tarde para noite, e tende a se concentrar na Metade Norte, sobretudo em localidades próximas de Santa Catarina, Noroeste e Alto Uruguai. 


A temperatura continuará quente e abafado pelo Estado.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/