Dois militares brasileiros morreram no incêndio da Estação Comandante Ferraz, na Antártica

O Ministro da Defesa, Celso Amorim, confirmou hoje (25) a morte dos dois militares brasileiros que haviam desaparecido durante incêndio na Estação Comandante Ferraz, na Antártica. O suboficial Carlos Alberto Vieira Figueiredo e sargento Roberto Lopes dos Santos, ambos da Marinha. Eles participavam do grupo de apoio que tentava apagar o incêndio originado na casa de máquinas da base.
Num ato de heroísmo, eles estiveram justamente no local de maior risco, na tentativa de debelar o incêndio e não conseguiram. Todos os pesquisadores e funcionários civis foram resgatados e já se encontram no continente, no Chile, e amanhã já devem estar de volta ao Brasil”, disse Amorim.
CLIQUE AQUI pra ler toda a notícia do site www.uol.com.br  Pesquiadores consideram que as perdas decorrentes do incêndio são incalculáveis.

Opinião - Tarso Genro, a interiorização em São Lourenço e os factóides do PT

OPINIÃO DO LEITOR

O governador, vice e secretários estiverm neste sábado em São  Lourenço do Su, naquilo que chamam de "regionalização do governo" na Zona Sul do Estado. Na última vez que esteve aqui (14/02/2011), dias depois da enxurrada que destruiu parcialmente a cidade, o governador Tarso Genro aproveitou a entrevista frente às câmeras e microfones, para anunciar linha de crédito a juro zero do Banrisul, para auxiliar as pessoas atingidas pela  tragédia... Até hoje o povo está esperando!

. A petralhada local, depois se esforçou para justificar a promessa, dizendo que tinha sido um "ato falho" do governador...

. Esta reunião deste sábado,  embora estivessem previstos vários anúncios de benefícios para São Lourenço e região, certamente será saudada no futuro como mais uma realizaçãovirtual: muita mídia e  de  concreto  pouco  ou quase nnada. Na verdade, está sendo vista aqui como um ato  para fortalecer as candidaturas do PT às prefeituras da região, conquistar adesões e apoios de outros partidos.

Paulo Pinto da Luz, São Lourenço do Sul.

Governo do PT e Ministério Público Federal abafam escândalo da espiã-nua de Brasília que serviu aos Ministros Toffoli e Gilberto Carvalho contra o PSDB

- A reportagem a seguir é de Veja desta semana, que circula a partir deste sábado.

Há duas semanas, VEJA revelou que os ministros Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência da República, e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, agiram em sintonia com a máfia que desviou mais de 1 bilhão de reais dos cofres públicos. Em depoimentos prestados ao Ministério Público e à Polícia Federal, a advogada Christiane Araújo de Oliveira contou que, durante anos, manteve relações estreitas com ambos e usou essa intimidade para conseguir levar à frente ações de interesse da quadrilha para a qual trabalhava.

. Apesar da gravidade das acusações, registradas há mais de um ano em um arquivo de vídeo e outro de áudio, na ocasião nenhum procedimento de investigação formal foi aberto para apurar a denúncia. Pior que isso: uma parte do material -- o áudio original no qual a advogada narra aos policiais os detalhes de seus encontros com as autoridades do governo e as atividades paralelas derivadas desses encontros -- pode ter sido propositalmente escondida para evitar constrangimentos ao governo.

. No áudio até agora desaparecido, Christiane conta detalhes, muitos deles sórdidos, a respeito do período em que conseguiu se infiltrar no governo a pedido da máfia. Entre muitas histórias impressionantes, a advogada confirma que, em 2009, entregou ao então advogado-geral da União, Dias Toffoli, material gravado clandestinamente que incriminava opositores do governo -- versão confirmada em depoimento prestado recentemente à Polícia Federal por Durval Barbosa, o chefe da quadrilha, que fez um acordo de delação premiada com a Justiça.

. Dias Toffoli nega que tenha recebido qualquer documento das mãos da advogada. Em conversas com colegas do STF, o Ministro relatou que está sendo vítima de calúnia e que teria recebido do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, a garantia de que não há nada nos depoimentos que o comprometa.

- Não é um comportamento apropriado para quem deveria zelar pelo interesse público: melhor seria se o procurador se empenhasse em descobrir por que as revelações da advogada ficaram escondidas por tanto tempo.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Explodiu esta manhã a estação brasileira na Antártida. Existem feridos e desaparecidos.

Uma explosão na Estação Antártica Comandante Ferraz, base militar brasileira de pesquisas na Antártida, deixou um militar ferido e dois desaparecidos na madrugada deste sábado (25). Informações preliminares da Marinha do Brasil dão conta que um incêndio na Praça de Máquinas, local onde ficam os geradores de energia da Estação Ferraz, causou a explosão. O fogo, segundo comunicado divulgado às 11h50, ainda não foi extinto.

A estação começou a operar em 1984 e atualmente abriga cerca de 60 pessoas. Em nota, a Marinha diz estar "extremamente consternada" com o ocorrido.

Os integrantes do Grupo-Base (militares da Marinha responsáveis pela manutenção e operação na Antártida) trabalham no combate ao incêndio.O militar ferido, cujo quadro de saúde é estável, foi atendido na estação polonesa dArctowski e depois transferido para a base chilena Eduardo Frei. Dois navios da Marinha da Argentina e dois botes da Estação polonesa de Arctowski estão nas imediações da base, apoiando as ações. Além disso, três helicópteros da base chilena Eduardo Frei prestam ajuda, enquanto o Navio-Polar Almirante Maximiano, da Marinha, partiu para o local.

* Clipping www.uol.com.br

Onyx fará cirurgia na segunda. Reunião do PPS, PP, PSDB, DEM e PMDB na casa de Onyx irá para churrascaria. Ibsen poderá ser lançado candidato em Porto Alegre.

O Deputado Onyx Lorenzoni, do DEM, postou ainda há pouco no seu Facebook:
- Correndo na praia fiz uma contratura, que evoluiu para uma hérnia de disco diagnosticada ontem pela manhã. Segunda-feira farei a cirurgia, o que vai me deixar alguns dias no estaleiro. Assim que passar o período de repouso recomendado, volto a estar presente aqui no Face. Forte abraço a todos, Onyx.

. O Deputado está com hérnia de disco. Ele está com os movimentos do pé esquerdo prejudicado e fará cirurgia segunda-feira. Isto não permitirá que ele honre o almoço que coordenou para sua própria casa com os presidentes do PSDB, PPS, PP e PMDB, que organizam uma frente de oposição em Porto Alegre. Na reunião,que sairá numa churrascaria, o deputado Osmar Terra, que pretende estar presente, poderá lançar a candidatura de Ibsen Pinheiro à sucessão do Prefeito José Fortunati.

Governo esconde naufrágio de barco com 10 mil litros de óleo na Antártida

* Clipping do jornal O Estado de S. Paulo deste sábado.

Uma chata (embarcação de fundo chato usada para transporte de carga) rebocada pela Marinha afundou em dezembro no litoral da Antártida com uma carga de 10 mil litros de óleo combustível. Poluente, o produto não vazou, mas está a 40 metros de profundidade e a 900 metros da praia onde fica a Estação Antártica Comandante Ferraz, base brasileira no continente. Um compartimento dentro da embarcação armazena o diesel.

O naufrágio vem sendo mantido em sigilo tanto pela Marinha quanto pelos ministérios que integram o Programa Antártico Brasileiro (Proantar) – Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia, Relações Exteriores e Minas e Energia e Defesa. Não houve vítimas no acidente. O Brasil é signatário de tratados de preservação ambiental na Antártida e, portanto, se comprometeu a não poluir o continente.

Sem divulgação oficial por parte do governo, chega na próxima semana à Baía do Almirantado, onde a chata foi a pique, os navios de socorro Felinto Perry, da frota da Marinha, e Gulmar Atlantis, contratado pela Petrobrás. O Felinto Perry é especializado em resgate de submarinos, além de outras operações complexas.Mergulhadores da Petrobrás, treinados para atuar em acidentes que envolvem vazamentos nas estruturas de exploração e produção de petróleo, participarão da tentativa de resgate.

O planejamento prevê o içamento da chata por boias e guindaste, para que o gasoil artic (combustível anticongelante produzido pela Petrobrás para a ação brasileira na Antártida) possa ser retirado do meio ambiente antes que comece a vazar.

É uma operação considerada de risco, por causa do clima inóspito da região.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem.

Partido fecha apoio unânime e Ibsen permanecerá presidente do PMDB do RS

O ex-deputado Ibsen Pinheiro confirmará no dia 1o de março que continuará na presidência do PMDB do RS. Ibsen tinha proposto a realização de novas eleições.

. Nesta quinta-feira, alguns dos principais caciques do Partido estiveram reunidos para fechar o leque de apoios a Ibsen. A reunião teve a presença de Rigotto, Fogaça, Mendes Filho, Luiz Ponte, Luiz Zacchia e Sebastião Melo. As bancadas federal e estadual já tinham anunciado apoio unânime a Ibsen.

Maria do Rosário amarela e não responde críticas que recebeu dos clubes militares

Sempre disposta a falar sobre tudo e sobre todos, a Ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, negou-se a falar com a imprensa nesta sexta-feira, porque os jornalistas queriam saber o que ela tinha a dizer sobre as críticas feitas pelos Presidentes dos clubes Militar, da Aeronáutica e da Marinha contra ela.

. A Ministra defende a mudança da Lei da Anistia, visando punir militares.

- O manifesto criticou também a nova Ministra dos Direitos da Mulher e a própria Dilma.