A hipocrisia, os segredos sujos, as mentiras e os pagamentos em cash do bunker clandestino da campanha de Dilma.

Jeferson Monteiro quer faturar R$ 500 mil com sua Dilma Bolada
Ele é o nome mais conhecido da guerrilha digital do PT – em que vale até alugar bunker clandestino e pagar em dinheiro vivo.

A reportabgem completa é da revista Época, que já está nas bancas. assinam Murilo Ramos e Diego Escosteguy, com Aline Ribeiro, Leopoldo Mateus, Flávia Tavars, Leandro Loyola e Marcelo Rocha.

. Leia tudo. 

. Às 19h02 do dia 23 de julho, quando a campanha eleitoral finalmente chegava às ruas e à internet, o publicitário Jeferson Monteiro enviou um e-mail a dois assessores de Franklin Martins, um dos principais conselheiros da presidente Dilma Rousseff. Monteiro é o criador do personagem Dilma Bolada, um fenômeno digital. Dilma Bolada tem 270 mil seguidores no Twitter e 1,5 milhão de fãs no Facebook – mais que o perfil oficial da presidente Dilma (1,1 milhão de fãs). Monteiro sempre negou – nega até hoje – qualquer relação com o PT e a campanha de Dilma. Na noite anterior, retirara subitamente do ar o personagem Dilma Bolada. Ao público, não dera explicações. Apenas confirmara a decisão de matar a personagem, “sem drama e mimimi”. No e-mail à campanha, deu seu recado ao PT. “Apesar de estarmos do mesmo lado, vejo que, muitas vezes, temos pensamentos divergentes”, escreveu aos jornalistas Laércio Portela e Brunna Rosa, os dois assessores da campanha.

CLIQUE AQUI para conhecer mais sobre a podridão na campanha digital de Dilma e do PT. 

Análise, Alberto Goldmann - Em eleição tudo pode acontecer

O artigo a seguir é de Alberto Goldman, Folha de S. Paulo de hoje. O trecho a seguir foi destacado pelo editor, mas há muito mais. Goldmann foi governador de SP. Leia texto integral no link:

Minha experiência é repleta de episódios de disputas em que profundas modificações se dão no processo eleitoral, produzindo grandes mudanças na intenção de voto dos eleitores até o dia da votação. Já assisti a isso em eleições em todos os níveis. Fernando Henrique perdeu a eleição para prefeito de São Paulo nas 48 horas que antecediam a eleição de 1985. Luiza Erundina venceu o pleito municipal em São Paulo, em 1988, na última semana, atropelando Paulo Maluf e João Leiva.

. Em 1989, na sucessão de José Sarney, tudo fazia crer que Brizola venceria. Para surpresa geral, o desconhecido Fernando Collor cresceu, acompanhado de Lula. Os dois foram para o segundo turno e Brizola ficou de fora. Na última disputa municipal em São Paulo, o azarão Celso Russomano parecia imbatível, disputaria sem qualquer dúvida o segundo turno. Não foi o que ocorreu. O caso mais emblemático que vivi semelhante com o que está ocorrendo até agora foi em 1986, na disputa ao governo de São Paulo. O quadro no início da campanha era Maluf em primeiro, Orestes Quércia logo atrás. Inesperadamente, e já próximo à data da eleição, o PTB lançou Antônio Ermírio de Moraes, empresário de respeito, que imediatamente apareceu em segundo, muito perto de Maluf, jogando Quércia para baixo (com 9 % nas pesquisas).

. Quércia parecia liquidado, a questão seria escolher Maluf ou Antônio Ermírio (não havia segundo turno) e muitos bandearam-se para o empresário, considerado o "mal menor". O resultado final foi Quércia vitorioso, Antônio Ermírio em segundo e Maluf lá atrás.

CLIQUE  AQUI para ler todo o artigo. 


Aécio pede que Justiça Eleitoral retire sua imagem e áudio da campanha de Sartori.

Ao veicular declarações de Dilma Roussef e Aécio Neves no seu programa eleitoral, o candidato do PMDB ao governo do RS, sabia que corria risco de sofrer sanção da Justiça Eleitoral, mas resolveu arriscar.

. A primeira reação ocorreu esta tarde, porque o candidato Aécio Neves representou contra o candidato do PMDB. O pedido foi protocolado pelo advogado Décio Itiberê. O que disse Aécio:

- Através da referida veiculação, buscam os representados promoverem a candidatura ao governo do estado, contudo, a legislação eleitoral é clara ao vedar a participação em propaganda eleitoral de pessoa filiada a outro partido político que não componha a coligação. O vídeo utilizado pelos representados em favor da campanha eleitoral do candidato José Ivo Sartori traz o seguinte conteúdo:
O Sartori é pra mim um dos mais preparados homens públicos da sua geração.
E a sua gestão é exemplo no País.
Contudo, embora o candidato à Presidência Aécio Neves fale positivamente do desempenho de José Ivo Sartori, esse vídeo foi gravado em outro momento, em circunstâncias totalmente distintas, e não se destinava à Eleição Estadual de 2014. Inclusive, cabe salientar que na própria propaganda eleitoral consta que o referido vídeo é do ano de 2008. Além de tais fatos por si só já demonstrarem claramente a violação à norma eleitoral, o caso agrava-se ainda mais pelo fato de não se tratar de um simples filiado a outro partido político, mas sim de um candidato à Presidência da República que, inclusive, já formalizou o seu apoio à candidata Ana Amélia Lemos – PP –, ao Governo Estadual.


Pedido de concordata da Camera ainda não foi despachado

Pode ser despachado a qualquer momento o pedido de recuperação judicial da Camera, RS. A recuperação judicial é uma espécie de concordata.

. O grupo trabalha no agro.

. . O grupo começou a enfrentar problemas financeiros no ano passado, mas só a partir de setembro foram adotadas medidas de enxugamento. O número de empregados caiu de ,7 mil para 850.


ABC confirma compra da Escala, Porto Alegre

O grupo ABC, Nizan Guanaes, confirmou hoje em SP que comprou a agência de propaganda gaúcha Escala.

. Nizan ficará com 60% do controle.

. Os outros 40% permanecerão com os cinco sócios atuais. Eles prosseguirão tocando o negócio.


Datafolha registra acirrada disputa para o Senado. Simon recua.

Uma pesquisa do Datafolha sobre as intenções de voto para o Senado, divulgada nesta quinta-feira, mostra um empate técnico entre os candidatos Lasier Martins (PDT) e Olívio Dutra (PT).

. Lasier foi citado por 28% dos entrevistados, contra 26% de Olívio, mas a margem de erro do levantamento é de três pontos para mais ou para menos(veja o gráfico abaixo). Pedro Simon ocupa a terceira posição, com 14% da preferência dos eleitores.

Montadora fecha BMW Sud Motors em Porto Alegre. Negócio foi para a Iesa.

A concessionária BMW Sud Motors fechará as portas em Porto Alegre na sexta-feira da semana que vem. Acontece que a BMW descredenciou-a, passando o contrato para a Iesa Veículos, que irá atender os clientes da concorrente, de forma provisória, no seu endereço da avenida Salvador França.

. A Iesa recebeu prazo de 10 meses para construir e abrir a nova concessionária BMW no estado. 

Saiba tudo sobre a mãe dos dois filhos uruguaios de Olívio Dutra. A mulher, Inês Buzo, cumpria tarefas dos Tupamaros no Brasil.

Exclusivo

A uruguaia Inés Graciela Abelenda Buzo (foto ao lado), citada hoje pelo jornalista Vitor Vieira como mãe de dois filhos que teve na clandestinidade de Porto Alegre com o ex-governador Olívio Dutra, algo que ninguém sabia no RS,  chegou a Porto Alegre com nome falso a Porto Alegre em 1981, vinda de São Paulo, sua primeira cidade no Brasil.

. Ines Graciela chegou a São Paulo em 1976, diretamente de Buenos Aires, onde também vivia clandestinamente, desde que fugira de Montevideu, em 1975 .

. Ela  era militante do  Partido de La Vitória Del Pueblo (Tupamaros) e foi enviada pela facção guerrilheira uruguaia para substituir  Lilian Celiberti na condução de uma célula de militância do PVP.

, Lilian foi sequestrada pelo DOPS gaúcho em 1979.

Viva la revolución continental
Inés tinha a tarefa de facilitar a entrada de foragidos políticos uruguaios no Brasil e dar instrução revolucionária a sindicalistas gaúchos.

. Para viver, Inés Graciela também dava aulas particulares de inglês.

Romance com Olívio foi revolucionariamente tórrido,  clandestino e profícuo
Devido a suas atividades, conheceu e aproximou-se de Olívio Dutra, então presidente do Sindicato dos Bancários/RS.  Os dois iniciaram um relacionamento ardoroso e secreto, pois Olívio era casado e tinha dois filhos.

. Inés Graciela ficou grávida e, em 5 de abril de 1983, nasceu a primeira filha dos amantes, registrada somente pela mãe, com o nome de Ana Inés Abelenda Buzo.

. Logo depois de registrar a filha, a guerrilheira apresentou-se à Policia Federal com sua identidade uruguaia verdadeira e solicitou que fosse regularizada sua situação do Brasil , já que tinha uma filha brasileira.  

. Meses depois, Inés Graciela engravidou novamente de Olívio Dutra, que continuava casado com dona Judite, como acontece até hoje. Em 9 de outubro de 1984, nasceu Rodrigo Alberto Abelenda Buzo, mais uma vez registrado apenas pela mãe, porque o pai não assumiu a paternidade.

. Logo em seguida, a uruguaia decidiu retornar ao seu pais, que foi redemocratizado, levando seus dois filhos. Para isso, as crianças deveriam obter a nacionalidade uruguaia.

Olívio não assumiu as paternidades. Crianças registraram impressões digitais.
Inés foi ao Consulado daquele país acompanhada por amigos que a apresentaram aos funcionários consulares e trataram de resolver o assunto. Nunca Olívio Dutra aparecia.

. As duas crianças, a mais nova de poucos meses, chegaram a marcar suas impressões digitais nas cédulas de identidades uruguais.

. Logo depois, retornaram para Montevidéu, com a ajuda do pai de Inés Graciela, que veio a Porto Alegre buscar a  filha e os netos. 

MPF penalizará empreiteiras corruptoras OAS, UTCF, Camargo Corrêa e Queiroz Galvão

 OAS, Camargo Corrêa, UTC,  Queiroz Galvão serão formalmente responsabilizadas por lavagem de dinheiro por usar empresas de fachada do doleiro Alberto Youssef, preso pela PF.

Datafolha prevê mais crescimento de Aécio, aproximando-se de Marina. Dilma congelará.

Aécio com sua mulher gaúcha.



Nesta análise de Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, e de Alessandro Janoni, diretor de pesquisas, fica claro que “a estratégia da campanha de Aécio de reunir Dilma e Marina sob o rótulo do continuísmo e de se posicionar como o candidato da "mudança de fato", parece ter surtido efeito em parte dos eleitores”.

. Os resultados da pesquisa estão em três postos abaixo.

. Em dez dias, a candidata do PSB oscilou três pontos entre os que têm renda até 5 salários mínimos, que correspondem a 77% da população, caiu quatro pontos entre os eleitores do Sudeste e três entre os que moram no Sul, que juntos somam 58% dos brasileiros.

. Já o tucano, em 15 dias, oscilou positivamente três pontos percentuais, destacando-se entre os mais escolarizados e ricos. O candidato carece de melhor desempenho no Norte e no Nordeste, onde encontra-se bem abaixo de sua média.

. Para as próximas pesquisas, os diretores do Datafolha dizem que Dilma ficará entre 33% e 40%, o de Marina entre 26% e 33% e o de Aécio entre 15% e 21%.

CLIQUE AQUI para ler todo o material da Folha de S. Paulo de hoje. 

Aod na mira de Marina para ministro da Fazenda ou presidente do Banco Central

Aod Cunha, ex-secretário gaúcho da Fazenda, atualmente diretor do BTG Pactual, poderá virar ministro da Fazenda ou presidente do Banco Central num hipotético governo Marina Silva.

Justiça do Trabalho obrigas Sindicato dos Jornalistas do RS a sindicalizar profissionais sem diplomas de Universidades

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors) foi condenado, pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT4), a abster-se de exigir a comprovação de conclusão de curso superior como requisito à associação sindical e ao exercício de qualquer direito sindical, sob pena de multa de R$ 1 mil por infração, reversível ao Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

.   A 5ª Turma do TRT4 acolheu, por unanimidade, recurso contra decisão da 22ª Vara do Trabalho de Porto Alegre que havia julgado improcedente ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho no Rio Grande do Sul (MPT-RS). De acordo com o acórdão, a atual jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende dispensável o diploma específico de Jornalismo para o exercício da profissão.

Governo Tarso Genro fechará o ano com o pior crescimento médio anual do PIB em 12 anos. Governo Yeda foi o melhor do período.

O crescimento de 6,3% da economias gaúcha no ano passado gerou expectastivas incorretas dentro do governo estadual do PT, que passou o primeiro semestre investindo na falsa idéia de avanço sustentável do PIB em 2014. O mantra defendido por Tarso Genro até mesmo agora, em plena campanha eleitoral, baseia-se numa falsidade.

. Ontem a noite, em Caxias, Lula insistiu na evidência mentirosa. Disse Lula, sabendo que mentia:

- Ele (Tarso) recuperou a economia do RS em pouco tempo e tornou a região a que mais cresce no Brasil.

. Os números desmentem Lula e Tarso.

. O que acontece é que Tarso Genro tirou a economia estadual de um crescimento médio de 4,05% ao ano durante o governo Yeda Crusius, e jogou-o para miseráveis 2,81%, inferiores até mesmo aos números do governo Rigotto, que apurou média anual de 3,1%.

RIGOTTO
- 2003: 1,6
- 2004: 3,3
- 2005: -2,8
- 2006: 4,7
Média, 3,1%

YEDA
- 2007: 6,5
- 2008: 2,7
- 2009: -0,8
- 2010: 7,8
Média, 4,05%

TARSO
- 2011:  5,7
- 2012: -1,80
- 2013: 6,37
- 2014: 1% (estimativa do professor André de Azevedo, consultor da Editoria de Economia do Correio do Povo)

Média, 2,81%

O melhor de Veja no gênero. 5 anos em primeiro lugar.
Veja cardápio, carta de cervejas e chopes artesanais, 
endereços, serviços:
www.biermarkt.com.br

Eles tiveram mulheres e filhos fora do casamento, mas demoraram a reconhecer a verdade.

As denúncias feitas hoje pelo jornalista Vitor Vieira nas redes sociais (leia abaixo) colocam o ex-governador Olívio Dutra numa saia justa. Conhecido como o Catão do Rio Grande, último bastião da antiga e esmaecida moralidade do PT, ele terá muitas explicações a dar.

. O jornalista parece bem calçado, porque possui fotos, vídeos, documentos e testemunhas oculares da história.

. Não é pouco.

. O editor comenta este assunto no vídeo a seguir, no qual também faz referências a outros políticos que tiveram amantes e até filhos que demoraram a reconhecer, como Lula e FHC, sem falar em Getúlio Vargas e Alceu Collares.

CLIQUE na imagem a seguir e ouça o comentário, intitulado Eles tiveram mulheres e filhos fora do casamento, mas demoraram a reconhecer a verdade.

CLIQUE AQUI para ler, também, "O bem e o mal, segundo Olívio Dutra", artigo de Olavo de Carvalho. 

STJ condena União a indenizar Vasp por congelamento de tarifas. Varig é beneficiada por tabela.

AS jornalistas Nathalia Passarinho, do G1, Brasília, informa hoje que a 1ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quinta-feira (18) condenar a União a pagar indenização à companhia aérea falida Vasp pelo congelamento de tarifas durante o Plano Cruzado, entre 1980 e 1990. Por 3 votos a 2, o tribunal entendeu que as medidas econômicas para conter a inflação prejudicaram a empresa, que demitiu funcionários e foi à falência. O valor da indenização ainda será calculado pela Justiça, mas pode chegar a R$ 3 bilhões, segundo a defesa da Vasp.

. Leia tudo:

A decisão foi tomada na análise de um recurso da Vasp contra decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), que rejeitou a indenização com o argumento de que o laudo pericial elaborado durante o processo não comprovou os prejuízos. No entanto, o relator do processo no STJ, ministro Napoleão Nunes, avaliou que as perdas para o setor aéreo decorrentes do congelamento de preços são “fatos incontroversos”.

. A advocacia-geral da União (AGU) ainda pode apresentar os chamados “embargos de declaração”, recursos que buscam esclarecer eventuais “omissões” ou “contradições” no julgamento, mas que dificilmente alteram o mérito da decisão.

. O advogado da empresa, Carlos Duque Estrada, afirmou que a decisão é uma “vitória”, mas destacou que nem todas as dívidas da companhia poderão ser quitadas com essa indenização. “A estimativa é que esse valor a ser pago pela União esteja entre R$ 2,5 bilhões e R$ 3 bilhões. Esse dinheiro deve ir para a quitação de débitos. Mas a dívida total da Vasp é de R$ 5 bilhões, sendo que R$ 1,5 bilhão é devido aos trabalhadores da companhia”, afirmou ao G1.

- A decisão do Supremo que beneficia a Varig ocorreu em março deste ano, mas ainda pode ser contestada por embargos de declaração depois que o acórdão do julgamento for publicado, o que ainda não ocorreu. Mesmo que dificilmente altere o resultado do julgamento, esse tipo de recurso atrasa a sua execução. Portanto, um acordo entre a União e a empresa pode acelerar o pagamento das indenizações.

Grupo inglês WPP comprará Ibope por R$ 400 milhões

O Instituto Ibope terá um novo dono, segundo informações que são recorrentes há alguns dias no mercado. A família Montenegro, fundadora e proprietária do Ibope há 62 anos, está vendendo a maior parte de sua ações na empresa para o grupo britânico WPP. Os sócios ingleses, que já possuem 44% do Ibope Mídia, que afere, entre outras coisas, audiência de TV no Brasil, estão comprando mais cerca de 40% das ações, tornando-se sócios majoritários do instituto. A mesma WPP, proprietária da empresa Kantar Media, também está fechando a compra de pelo menos metade das ações do Ibope Inteligência, área que cuida de pesquisas relacionadas a consumo, opinião pública e pesquisas eleitorais.

. A venda da parte majoritária das ações do Ibope Mídia deve ser anunciada até o final de outubro. O negócio, que ultrapassa a casa dos R$ 400 milhões e está na fase final, com o instituto passando por uma auditoria interna.

IPCA-15 mostra que inflação desembesta no Brasil. No acumulado de um ano, índice de setembro provocou ultrapassagem da meta..

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - 15 (IPCA-15) teve alta de 0,39% em setembro, comparado com 0,14% de agosto. O acumulado no terceiro trimestre foi de 0,7% acima do resultado de igual período de 2013 (0,5%).

. Nos últimos 12 meses, o IPCA-15 chegou a 6,62%, mais alto do que os 12 meses imediatamente anteriores (6,49%) e superando o teto da meta do governo.

CLIQUE AQUI para ler a análise 
"Inimigo persistente", Folha de S. Paulo. 

O melhor de Veja no gênero. 5 anos em primeiro lugar.
Veja cardápio, carta de cervejas e chopes artesanais, 
endereços, serviços:
www.biermarkt.com.br

PSOL confirma condição de linha auxiliar do PT e anuncia apoio a Olívio

As principais lideranças do PSOL do RS (menos de 1% dos votos para governador) resolveram apoiar a candidatura de Olívio Dutra para o Senado. O Partido confirma a denúncia feita pelo senador Aécio Neves, segundo a qual o PSOL não passa de linha auxiliar do PT. 

Prefeitura lançou edital para escolher novas empresas de ônibus em Porto Alegre

O prefeito José Fortunati apresentou esta manhã, 10h, as especificações do edital que comandará a licitação do transporte coletivo de Porto Alegre. A novidade é que o edital permitirá a presença de concorrentes internacionais.

. É um negócio bilionário. 

. A tentativa anterior, março, resultou deserta, ou seja, não apareceram concorrentes, nem mesmo as empresas que já exploram o serviço.


. Nunca, antes, na história de Porto Alegre, houve este tipo de disputa. 

Telefonica compra GVT, mas terá que cair fora da TIM

O grupo francês de mídia Vivendi concluiu um acordo para vender seu negócio brasileiro de banda larga GVT para a espanhola Telefónica por 7,2 bilhões de euros (21,81 bilhões de reais). A expectativa é que o negócio seja concluído em meados de 2015, após aprovação regulatória, especialmente no Brasil.

. A Telefónica planeja incorporar a GVT à Vivo, sua marca de telefonia móvel no Brasil, para criar o maior grupo de telecomunicações do país.

. Os analistas têm sugerido que uma parceria entre a Vivendi, que detém a operadora francesa de TV por assinatura Canal Plus, e a Mediaset Premium poderia fazer sentido.

- A Telefónica é a maior acionista da Telecom Italia, mas as duas empresas estão em uma relação tensa há anos, pois também competem no Brasil. A Telecom Italia controla a TIM Participações no país. Após a venda de sua participação para a Vivendi e a conversão de um bônus em breve, a Telefónica terá terminado sua parceria de sete anos com a Telecom Italia.

Conheça os filhos uruguaios que Olívio Dutra nunca reconheceu

O ex-governador Olívio Dutra tem dois filhos uruguaios que ninguém no RS sabi9a da existência até hoje. Eles vivem com a família em Montevidéu. O ex-governador nunca reconheceu-os. Na certidão de idade encontrada no 4º Cartório de Porto Alegre, consta o nome apenas da mãe, a ex-tupamara Inês Graziela Abelanda Buzo.

. Inês refugiou-se no Sindicato dos Bancários no início da década de 80, que na época era presidido por Olívio, que deveria protegê-la das ditaduras do Uruguai e do Brasília.

. Em vez disto, tornou-a sua amante, deu-lhe dois filhos e nem sequer foi ao cartório reconhece-los quando a moça foi registrá-los. Ela voltou a Montevidéu com a abertura do regime.

. Quem revelou a novidade foi o jornalista Vitor Vieira, que postou informações, documentos e fotos de mãe e filha no seu Facebook, indignado com o debate de ontem a noite na Band TV, ao ouvir a defesa que Olívio fazia da ampliação de políticas públicas para defender as mulheres, as famíliase  as crianças. .

. Se você quiser conhecer mais sobre a moça, clique no endereço que o jornalista disponibilizou na rede social:. http://vimeo.com/54739639.

CLIQUE AQUI para entrar no Facebook de Vitor Vieira e verificar documentos originais, fotografias e videos da família uruguaia de Olívio. 

- Amantes e filhos fora do casamento não costumam ser assunto da mídia brasileira, que adota a regra de não tratar de assuntos pessoais dos políticos. Não é assim quando o caso tem relação com figuras polêmicas ou muito competitivas. Foi isto que levou os jornalistas a desvendarem a existência de Lurian, filha que Lula teve fora do casamento, nunca reconheceu e só aceitou depois da denúncia feita pelo jornal O Estado de S. Paulo. Caso idêntico atingiu o ex-presidente FHC, que reconheceu um filho que pensou ter tido com uma jornalista da Rede Globo. Depois de adulto, morta dona Ruth, mulher de FHC, os filhos legítimos exigiram DNA e foi então que a jornalista tinha mentido para o ex-presidente. Ela foi sua amante, mas o filho não era de FHC. No RS, este caso de Olívio Dutra é o mais recente, mas não é o único. 

Súmula da guerra fiscal é liberada para julgamento pelo STF

O presidente da Comissão de Jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, manifestou-se pela adequação da Proposta de Súmula Vinculante nº 69, de sua autoria, que traz o seguinte teor: 

Qualquer isenção, incentivo, redução de alíquota ou de base de cálculo, crédito presumido, dispensa de pagamento ou outro benefício fiscal relativo ao ICMS, concedido sem prévia aprovação em convênio celebrado no âmbito do Confaz, é inconstitucional.

. Caso o STF homologue o voto de Gilmar Mendes, a guerra fiscal poderá estar com os dias contados. 

CLIQUE AQUI para saber tudo. O material é do jornal Valor. 

Melhora levemente índice de ótimo/bom do governo Dilma

O gráfico ao lado é da Folha de S. Paulo, baseado nos números da pesquisa Datafolha de hoje. Clique em cima para ampliar e ler melhor. 



A percentagem de ótimo/bom nos índices de aprovação do governo Dilma Roussef parece ter ultrapassado a taxa fatídica dos 36%, número que segundo o Instituto Análise é o patamar mais alto que um candidato à reeleição pode contar como certa sua derrota, segundo pesquisas que o Instituto Análise fez em 104 eleições.

. A presidente passou dos 36% da pequisa anterior, para 37%.

. Acompanhe os números (entre parênteses, os númjeros da pesquisa anterior):

Regular, 38% (38%=)
Ótimo/Bom, 37% (36%)

Ruim/Péssimo: 24% (24%).

Saiba como está o cenário da disputa presidencial em cada região

Segundo o Instituto Datafolha (leia abaixo mais pesquisa), Dilma vence em todas as regiões, Marina finca pé no segundo lugar, mas Aécio começa a se recuperar.Apenas no Centro Oeste a candidata Dilma enfrenta dificuldades sérias, porque empata com Marina, 32% cada uma, sendo que Aécio, ali, encontra seu melhor resultado, 23%.  Veja os números do primeiro turno em percentagem:

Sudeste:  Dilma, 32/ Marina, 28/ Aécio, 20.
Sul: Dilma, 35/ Marinas, 25/ Aécio, 22
Nordeste: Dilma, 49/ Marina, 32/ Aécio, 8
Centro Oeste: Dilma, 32/ Marina, 32/ Aécio, 23

Norte: Dilma, 49/ Marina, 38/ Aécio, 9

Dilma sobe para 37% contra 30% de Marina no primeiro turno, mas perde no segundo

Os gráficos ao lado são todos da Folha de S. Paulo de hoje e abraçam vásrios aspectos da disputa. Cliquer em cima para ampliar e ler. 

Rejeição:
Dilma, 33%/ Marina, 22%/ Aécio, 21%.

Pesquisa Datafolha desta madrugada indica que o que até a semana passada ainda era um empate técnico se transformou numa inédita vantagem de sete pontos para Dilma Roussef. Eis os números (entre parêntesis, os números da pesquisa anterior):

Dilma, PT:: 37%  (36%). Votos válidos: 43%
Marina, PSB: 30%. (33%). Votos válidos: 34%
Aécio, PSDB: 17% (15%). Votos válidos: 20%

Como brancos e nulos permaneceram iguais, mas os outros candidatos em conjunto perderam apenas um ponto, isto significa que todos ou quase todos os votos perdidos por Marina foram para Aécio. 

. No teste de segundo turno, a tendência é parecida. A dianteira de Marina sobre Dilma nunca foi tão baixa: 

Marina: 46% 
Dilma: 44% 44%, 
Um empate técnico. 
.
. No fim de agosto, a vantagem da candidata do PSB era de dez pontos (50% a 40%).

Com Aécio no segundo turno:

Dilma,49%
Aécio, 39%