Augusto Nunes, Navarro e Henkel, agora, ao vivo, no "Oeste sem filtro"

Artigo, GuilhermeBaumhardt, Correio do Povo - A tática do cancelamento ataca novamente

Imagine uma região das mais prósperas do Brasil, com alto Índice de Desenvolvimento Humano. Cidades com excelentes serviços de saúde e educação, somados a baixos índices de criminalidade. Regiões com alta renda e boas posições no mercado de trabalho, que não dependem de apenas uma única indústria ou setor produtivo. Há turismo, gastronomia, hotéis, indústria moveleira, entre outros. E, também, a produção de uvas, sucos, vinhos e espumantes – muitos deles premiados e reconhecidos internacionalmente. Se você pensou na serra do Rio Grande do Sul, pensou certo.

Tudo o que está nas primeiras linhas da coluna não surgiu da noite para o dia. 

(...)

Agora, uma história que é secular e digna de todo reconhecimento está sendo alvo de uma das mais absurdas campanhas difamatórias já vistas. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Mourão está na dúvida sobre o papel jogado por Bolsonaro no caso das jóias sauditas

 O senadorHamilton Mourão (Republicanos-RS) afirmou nesta quinta-feira que o caso envolvendo as joias enviadas pelo governo da Arábia Saudita deve ter consequências para aliados de Jair Bolsonaro. O senador disse que “a corda vai acabar arrebentando do lado mais fraco", sem explicar que lado é este.

Segundo O Globo, o ex-vice-presidente evitou falar sobre a postura de Bolsonaro no caso, mas não defendeu o presidente, mas lançou dúvidas sobre o papel jogado por Bolsonaro:

- É um caso complicado. Eu era vice-presidente do Bolsonaro e fica muito chato tecer alguma consideração a esse respeito sem ter todos os dados..

Ao dizer que "fica muito chato tecer algumas considerações, sem ter todos os dados",  Mourão deixou transparecer que tem dúvidas sobre o caso e não quis defender o presidente no escuro, como fazem os demais aliados.


As 20h, ao vivo, Nicolas Ferreira é entrevistado pelo "Sabatina", Brasil Paralelo. É grátis.

Leia a defesa do editor na ação que lhe moveu o prefeito de Santo Ângelo. E conheça o caso. O editor foi vitorioso.

O editor, que também é advogado (OAB-RS 8771) respondeu a ação em seu próprio nome. "Defendo o direito constitucional e o garantismo das sociedades democráticas e livres, que é a liberdade de expressão, portanto a liberdade de opinião e, a lo largo, da liberdade de imprensa", disse o editor na sua defesa.

O editor venceu a ação que moveu contra ele o prefeito eleito de Santo Ângelo, RS, Jacques Gonçalves Barbosa, PDT, que em plena campanha eleitoral de 2020 ajuizou junto à 45a. Zona Eleitoral. O prefeito teve indeferido o pedido de liminar, perdeu todos os recursos e o caso transitou em julgado. 

Gonçalves Barbosa venceu fácil o pleito. Ele foi candidato à reeleição.

A ação movida pelo escritório Gebert e Macalli Advogados Associados reclamou de publicação de nota neste blog, 30 de outubro de 2020, considerada fake news pelos advogados. A nota dizia respeito a uma anistia de IPTU no âmbito municipal e que supostamente teria beneficiado o próprio prefeito, dono de pelo menos 43 imóveis em Santo Ângelo.

CLIQUE AQUI para examinar os autos.
CLIQUE AQUI para examinar as 2a. parte dos autos do processo.
CLIQUE AQUI para examinar a 3a. e última parte dos autos.

Recomendado - Aproveite esta quinta-feira e alugue por temporada este belo apartamento de Gramado, RS

Ao lado, o Vita Boulevard.

O Vita Boulevard é um dos mais badalados empreendimentos imobiliários de Gramado e conta até com um shopping center a céu aberto, com praça de alimentação e marcas do tipo Booksfield.

Este apartamento de dois quartos, garagem, todo mobiliado e pronto para ocupação por temporada, está localizado na zona mais central de Gramado, RS. 

Você quer viver uma experiência inesquecível, no apartamento situado no empreendimento mais top de Gramado? 

- Conheça este imóvel disponível para locação! 

CLIQUE AQUI para verificar todas as fotos e as informações sobre o apartamento.

Apavorado com CPMI do 8 de Janeiro, lulopetismo dobra a oferta de recompensa para deputados traíras. Investigação começará pelo Planalto.

O general de Lula terá que se explicar.

O governo Lula da Silva resolveu dobrar a aposta para esvaziar a lista de assinaturas da CPMI do 8 de Janeiro, porque depois de oferecer R$ 60 milhões em liberação de dinheiro de emendas parlamentares para os traidores, passou a trabalhar com a oferta de cargos em comissão.

O lulopetismo está apavorado com as investigações, porque elas mostrarão a conspirata que resultou na facilitação dos atos de vandalismo, tudo com o objetivo de render dividendos políticos para o governo, como se viu.

A CPMI ouvirá em primeiro lugar as autoridades lotadas no próprio Palácio do Planalto, particularmente no GSI, comandado pelo general Marco Edson Gonçalves Dias, conhecido como G. Dias, que chefiou o esquema de segurança pessoal de Lula por vários anos. Mensagens e vídeos em poder dos parlamentares, mostram que o general chegou a dispensar o Batalhão de Guardas Presidenciais, um dia antes, mesmo sabendo do risco.

CLIQUE AQUI para ler esta reportagem de Veja. É da época e apesar do seu conteúdo bastante favorável ao lulopetismo, narra fatos e atos claros sobre o golpismo oficial.

Autor, Marcus Vinicius Gravina - Cortina de fumaça

Marcus Vinicius Gravina é advogado no RS.

Custei a entender porquê a Rede Globo, durante três semanas, continua ruminando o assunto das joias doadas pela Arábia Saudita ao ex-presidente Bolsonaro, que passaram a ser pedras preciosas escaldantes em seu caminho. 

(...)

As joias não declaradas na alfândega  e o trabalho análogo ao de escravo na Serra Gaúcha, nestes dias, foram perfeitos para desviarem a atenção da suposta fraude eleitoral de outubro de 2022,  da fraqueza das FFAA (Exército) e da CPMI dos atos de 8 de janeiro em Brasília, que está sendo impedida de criação pelo presidente e seus aliados.

Por trás desta cortina de fumaça, também há outra razão para persistir nos ataques da Globo ao Bolsonaro. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Saiba o que apresentará o 29o Porto Alegre em cena. O evento irá de 16 a 26 de março.

 Atrações para todos os públicos estão na programação da segunda etapa do 29º Porto Alegre em Cena, que irá ocorrer entre os dias 16 e 26 de março, durante as comemorações do Mês de Aniversário da Capital. Os ingressos já estão à venda pela plataforma GuichêWeb. Foram selecionados 16 espetáculos entre os 137 inscritos. As apresentações incluem 11 montagens para o público adulto e cinco espetáculos para crianças e juventude. 

CLIQUE AQUI para examinar a grade completa da programação.

Apesar da quebra gaúcha, safra brasileira de grãos deste ano irá a 298 milhões de toneladas

CLIQUE AQUI para examinar a previsão para a safra gaúcha w2022/2023, feita ontem pela Emater do RS.

O IBGE divulgou uma nova previsão para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado em fevereiro deste ano, estimou produção de 298 milhões de toneladas este ano.

A previsão é 1,3% menor (ou 3,9 milhões de toneladas a menos) do que aquela estimada na pesquisa anterior, de janeiro. A redução deve-se principalmente à estiagem provocada pela La Niña, no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor de grãos do país, de acordo com o IBGE.

Apesar disso, a safra deste ano deve ser 13,3% superior (34,9 milhões de toneladas a mais) à observada no ano passado.

CLIQUE AQUI para saber muito mais - todos os detalhes.

Dica do editor - Não se vacine contra a varíola dos macacos

 O governo lulopetista, agora, quer vacinar em massa o povo brasileiro, mas desta vez contra a varíola do macaco. A vacinação contra a mpox, que é o termo politicamente correto, começará este mês,mas não há data para o início. O Ministério da Saúde informa que vai distribuir 47 mil doses da vacina contra a doença aos estados e ao Distrito Federal.

O público alvo principal são pessoas infectadas por HIV e profissionais da saúde(16 mil).

Não existe eficácia cientificamente comprovada sobre a eficácia da vacina.

Outro ministro do STF, Barroso, também baixa ao hospital. Ele está na UTI do Sírio, Brasília.

O ministro do STF  Luís Roberto Barroso, 64 anos, está internado no hospital Sírio Libanês, em Brasília, para tratar uma obstrução intestinal. Ele passou por uma cirurgia e se encontra em observação na UTI.

Em fevereiro, Barroso fez uma cirurgia para remover uma hérnia incisional.]

Ele vem se queixando de dores há alguns dias.

.

Ministro Nunes Marques, STF, está internado há 3 semanas no Einstein, SP

O ministro do Supremo Tribunal Federal) Kassio Nunes Marques, de 50 anos, encontra-se no hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde está internado desde 16 de fevereiro. O ministro realizou uma cirurgia intestinal previamente marcada. 

O procedimento faz parte da revisão de uma bariátrica realizada em 2012.

Extremistas lulopetistas do MST vandalizam casa da Familia Salton. Foi ontem, SP.

Governador do Mato Grosso adverte aos vândalos do MST: "Esta terra tem donos. Caiam fora !"

Dica do editor - Já começou a 5a. temprada de "F1: dirigir para viver". Na Netflix. O editor vê e recomenda a série.

 

300 agentes da PF atacam malfeitos da cúpula do governo do Acre

 A Polícia Federal cumpre 85 mandados judiciais, em seis Estados, mais o Distrito Federal, contra corrupção e lavagem de dinheiro na cúpula do governo do Acre. 

Trata-se da Operação Ptolomeu III.

A ação foi autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça, que também determinou o bloqueio de R$ 120 milhões em bens dos investigados. Aproximadamente 300 agentes nas ruas.

Má gestão tucana de Eduardo Leite destrói as finanças públicas e a economia estadual do RS. Conheça os números.

Memes como este inundam as redes sociais.

O governador Eduardo Leite tem responsabilizado a redução das alíquotas do ICMS cobrado sobre os preços dos combustíveis, telecomunicações e energia, tudo pelo mau desempenho da arrecadação estadual.

O editor buscou dados a respeito das receitas correntes dos governos estaduais, 2021 e 2022, para fazer comparações com o desempenho gaúcho. Somente agora, no entanto, com base na tabela publicada na análise feita pelo economista Darcy F.C. dos Santos (CLIQUE AQUI para ler), foi possível constatar que é péssima a gestão das finanças públicas gaúchas durante o governo Eduardo Leite. Suas receitas correntes despencaram 0,8% em 2022, muito abaixo do que aconteceu em 23 dos 27 Estados. O RS ficou em 24o lugar, na frente do Ceará, Alagoas e Minas. Somente estes quatro perderam receita, mas os problemas decorrentes da redução de alíquotas valeu para todos. Os dados são da STN.

No Sul, foi o Estado de pior desempenho: RS, -0,8% (R$ 43,2 bilhões arrecadados)/ Santa Catarina, +26,2% (R$ 31,8 bilhões)/ Paraná, +16,9%  (R$ 44,9 bilhões).

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Bolsa e dólar operam em queda

 Bolsa e dólar operam em queda.

11h15min

Bolsa, -0,42%, 106.098 pontos
Dólar comercial, -0,50%, R$ 5,1133 para a venda

Jovem Pan demite mais dois jornalistas

 A Jovem Pan demitiu as jornalistas Kallyna Sabino e Claudia Barthel. 

As demissões ocorrem um mês depois de André Ramos, ex-CNN Brasil, ser nomeado Diretor de Jornalismo e Esporte da emissora.

Brasil recua 11 pontos no Indicador de Clima Econômico, diz FGV

O Brasil registrou recuo de 11 pontos no Indicador de Clima Econômico (ICE) e atingiu 73,5 pontos no primeiro trimestre de 2023. Na sua composição, o Indicador da Situação Atual (ISA) teve queda de 21,7 pontos alcançando 70,6 pontos, enquanto no Indicador de Expectativas (IE) caiu 0,4 ponto chegando a 76,5 pontos. É o que aponta a Sondagem Econômica da América Latina, que apura os indicadores e foi divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Com o desempenho, o Brasil está no grupo de países pesquisados que registrou queda nos três indicadores no 1º trimestre de 2023. “O cenário para o Brasil descrito pela pesquisa é de uma estabilidade nas expectativas e de uma piora acentuada (acima de 20 pontos) na avaliação da situação atual”, informou o instituto pelo site da FGV.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Opinião do editor - Na Federasul, fala de Eduardo Leite ignora queda da receita (-16,1% reais em fevereiro) e PIB desastroso em 2022 (-6,6% até setembro)

Ao abrir, ontem, a temporada de reuniões-almoços da Federasul, o governador Eduardo Leite fez um pernóstico discurso para dizer nada sobre tudo, mas o que mais chamou a atenção do editor foi o que ele falou a respeito das contas públicas do RS, que estão em estado lastimável, da mesma forma que se encontra a economia estadual.

Depois de quatro anos de governo retórico e uma gestão desastrosa na pandemia, durante a qual ceifou empregos e empresas, Eduardo Leite registra quedas sucessivas e brutas da arrecadação (-16,12% em fevereiro, numa sucessão de quedas), que refletem o mau estado da economia gaúcha, cujo PIB, ano passado, despencou para valer (-6,6t% de janeiro a setembro, segundo números oficiais).

O que disse o governador, edulcorando uma retórica vazia que não se baseia em números reais:

- Só cuida das pessoas quem cuida das contas.

Enfermeira, mulher do chefe da Casa Civil de Lula é a nova conselheira do Tribunal de Contas da Bahia. Ela receberá R$ 37 mil por mês.

A mulher do chefe da Casa Civil de Lula e ex-governador da Bahia, Rui Costa, PT, a enfermeira e especialista em gestão hospitalar Aline Peixoto, 40 anos, foi eleita conselheira do TCM-BA (Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia).

Foi ontem a tarde.

Ela receberá R$ 37 mil mensais.

Apesar do escândalo político, Aline recebeu 40 votos (precisava de 32). Concorria com o ex-deputado estadual Tom Araújo pelo União Brasil, que teve 19 votos. Quatro deputados votaram nulo.

Eduardo Leite admite cobrar pedágio na RS-118. Ele assinou documento comprometendo-se a não fazer isto.

O governador Eduardo Leite admitiu, ontem, que poderá cobrar pedágio na RS-118, a mais importante rodovia estadual da Grande Porto Alegre.

Há forte oposição por parte das autoridades, empresários e povo das maiores cidades afetadas.

O deputado estadual Rodrigo Lorenzoni(PL) reagiu de imediato e protocolou na Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e Turismo pedido de Audiência Pública para discutir os impactos econômicos da instalação de pedágio na RS-118. Durante a campanha eleitoral, o então candidato Leite prometeu e garantiu, inclusive assinando um documento, que a RS 118 não teria pedágio. Menos de cinco meses após a assinatura do documento e praticamente dois meses após a posse, o governador volta atrás e esquece a palavra dada aos gaúchos.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Lewandowski vota por julgar militares pela justiça comum

Depois do voto de Lewandowski, ontem, o julgamento foi suspenso.

O Supremo Tribunal Federalretomou nesta quarta-feira o julgamento sobre a competência da Justiça Militar para julgar militares por crimes cometidos durante operações de Garantia da Lei e da Ordem (GLO). O julgamento é motivado por uma ação protocolada em 2013 pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para contestar um trecho da Lei Complementar (LC) 97/1999. 

Em 2018, quando o caso começou a ser julgado, o ministro Marco Aurélio Mello, agora aposentado, votou pela rejeição da ação e entendeu que a competência é constitucional. Na sessão de hoje, o julgamento foi retomado com o voto do ministro Ricardo Lewandowski, em sentido contrário ao do colega.

Porto Alegre terá, ainda este mês, segunda Delegacia da Mulher

A Polícia Civil do RS anunciou que uma segunda Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) será inaugurada em Porto Alegre, em maio. O endereço previsto é a avenida Assis Brasil. A| Polícia Civil já tem, em Porto Alegre, uma Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, com atendimento 24 horas, na rua Freitas de Castro, 720, junto ao Palácio da Polícia.

No Rio Grande do Sul, há 21 Delegacias da Mulher, além de 61 Salas das Margaridas (a mais recente inaugura neste 8 de março) e seis Delegacias de Polícia de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPPGV).

Dica do editor - Vá buscar seu dinheiro esquecido. Veja como é fácil.

No segundo dia de saques após a reabertura do Sistema de Valores a Receber (SVR), cerca de 2,7 milhões de pessoas pediram o resgate de R$ 180,07 milhões, divulgou o Banco Central (BC). O balanço abrange os pedidos realizados desde a terça-feira até as 17h desta quarta. Há muito mais aguardando o dono.

O editor consultou seu próprio caso, identificando-se facialmente e conseguiu encontrar R$ 2,02, que resolveu doar ao Banco do Brasil, onde o valor estava registrado.

CLIQUE AQUI para saber como buscar o seu dinheiro esquecido.

IPC-S avançou para 0,48% na primeira qudrissemana de março, diz FGV

O Índice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) registrou acréscimo em seis das sete capitais pesquisadas na primeira quadrissemana de março, na comparação com o fechamento de fevereiro, informou nesta quinta-feira a Fundação Getulio Vargas (FGV). 

No período, o índice cheio avançou de 0,34% para 0,48%.

CLIQUE AQUI para saber muito mais números e análises.

MST invade e ocupa Instituto de Terras do Pará

Militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST) invadiram a sede do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), em Belém. O órgão é responsável pela regularização fundiária e titulação de terras no estado.

A invasão ocorreu ontem de manhã. De acordo com o Iterpa, o local foi liberado no início da tarde.

Governo lulopetista anuncia que mulheres já podem pedir absorventes gratuitos no SUS

 Por decisão do governo lulopetista, mulheres sem dinheiro já podem conseguir de graça seus absorventes.

É só ir no SUS.

O benefício tem a ver com as comemorações de ontem pelo Dia da Mulher.

MST manda suas mulheres protestarem diante de loja da Salton, São Paulo

Mulheres do MST promoveram protesto, ontem, contra uma loja que vendia produtos da Salton.

Foi em São Paulo, na avenida Pacaembu.

Os ativistas esquerdopatas tentam lacrar o máximo que puderem em cima das vinícolas gaúchas acusadas de omissão em relação a empresa terceirizada que recrutou trabalhadores para a colheita da uva, mantendo-os em condições deprimentes de trabalho.

RS terá dia de temperatura alta e tempo bom

RS, 8h30min - Porto Alegre, 8h30min/ Gramadol, 22o/ Anta Gorda, 20o/ Xangri-Lá, 25o/ Uruguaiana, 24o.

O dia é de sol em todo o RS, mas a nebulosidade aumentará no decorrer do dia em parte do Estado, especialmente na Metade Norte. 

Pode chover em algumas regiões.

A temperatura será maior nesta quinta-feira, segundo a MetSul, que prevê dias muito quentes pela frente.

O calor prossegue, mais intenso no Oeste, no Centro e no Sul. Em alguns locais do Oeste, as máximas durante a tarde devem ficar em torno de 38ºC. Em Porto Alegre, a temperatura variará entre 22ºC e 32ºC.

Governo federal libera mais R$ 500 mil para cada uma de 12 cidades gaúchas atingidas pela estiagem

Mais de R$ 3,5 milhões serão transferidos para 16 cidades afetadas por desastres naturais, sendo a maioria no estado do Rio Grande do Sul que enfrenta período de estiagem. No total, 12 cidades gaúchas irão receber aproximadamente R$ 2,2 milhões para compra de cestas básicas, reservatórios de água, caixas de água, combustível e aluguel de caminhão-pipa.

No início da semana, o governo federal já havia autorizado repasse de quase R$ 3 milhões para outras dez cidades do estado, também afetadas pela seca. 

Os recursos autorizados nesta quarta-feira irão atender também cidades de Minas Gerais e Santa Catarina, para restabelecimento de aterro e proteção de rua, respectivamente.

Deputado Sanderson denuncia governo lulopetista por chantagear deputados e senadores no caso da CPMI do 8 de Janeiro

O deputado federal Ubiratan Sanderson (PL-RS) protocolou representação ao procurador-geral da República, Augusto Aras, para que sejam investigadas possíveis práticas de corrupção ativa e passiva por membros do governo Lula. Sanderson decidiu agir após denúncias formais de que o Palácio do Planalto supostamente ofereceu até R$ 60 milhões em emendas para deputados retirarem suas assinaturas dos pedidos de instalação da CPMI do 8 de janeiro.

Sanderson denunciou em suas redes sociais que o governo Lula ofereceu R$ 60 milhões em emendas tipo RP2 para os parlamentares que aceitarem retirar seu nome do requerimento de investigação. 

A CPMI hoje tem o apoio de 188 deputados federais e 33 senadores. Três deputados recuaram depois das pressões do governo.

Deputado Zé Trovão é convidado ao Planalto e diz que foi coagido para retirar nome da CPMI do 8 de Janeiro. É o Mensalão 2.0.

O deputado federal por Santa Catarina  fez a denúncia da tribuna da Câmara. Veja e ouça o que ele diz. A mídia sonega a informação e algumas publicações retiraram a nota que divulgaram. Zé Trovão denuncia com todas as letras que ele e outros deputados de primeira legislatura foram ameaçados: "Ou você retira o nome da CPMI, ou então ficarão sem receber o dinheiro das eme3ndas parlamentares !". Veja:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/