Manifestantes queimam bandeiras do PT em todo o País. Mudanças exigem o fim do governo.

Assim acabou a "maré vermelha" do PT: o povo mete fogo na bandeira da corrupção e do mau governo. CLIQUE AQUI para examinar os dois videos mais expressivos da expulsão dos petistas. "Fora PT, leva a Dilma com você", gritavam os manifestantes, emparedando os petistas que insistiam em ficar na rua, garantindo a "maré vermelha", sufocada pelo mar de gente disposta a não permitir que continuassem usando-os como massa de manobra. Os videos estão na coluna de Augusuto Nunes, www.veja.com.br

As principais redes de TV transmitem as principais manifestações, Rio, Brasília e São Paulo. Porto Alegre, sob chuva grossa, realiza ato de menor expressão. Acompanhe tudo, também, pelo Facebook desta página. CLIQUE AQUI para ver. CLIQUE AQUI para examinar um video domomento em que os petistas começavam a ser mais gravemente hostilizados. 

Neste momento, milhares de manifestantes cercaram, intimidaram, enfrentaram, encurralaram e tomaram as bandeiras e faixas que militantes do PT conduziam nos protestos de rua desta noite em São Paulo.

. São Paulo foi uma das únicas capitais, além de Natal,  onde os petistas obedeceram as palavras de ordem da direção nacional e do governo federal, que ameaçaram inundar o País com um “mar vermelho”, porque nos demais locais os petistas intimidaram-se e não botaram a cabeça de fora. Em Natal, os petistas também foram cercados, isolados e tiveram arrebatadas suas bandeiras.

. No início da manifestação, os petistas, em bom número, não foram hostilizados, até porque o Movimento pelo Passe Livre, satélite do PT, garantiu que todos os Partidos poderiam conduzir suas bandeiras, menos os “conservadores”.

. Os caras pintadas estão de volta, só que desta vez pintados unicamente de verde e amarelo.

. Esta noite, tanto o PT quanto o MPL resultaram desautorizados e desmoralizados.

. As palavras de ordem em andamento são as mesmas dos últimos dias:
- Tolerância Zero com a corrupção
- Mais e melhores serviços públicos

. São palavras de ordem modernizadoras, todas elas visando garantir o estado democrático de direito, o crescimento da economia e melhores serviços públicos civilizados.

. Claro que dezenas de outras consignas são levantadas pelos manifestantes., mas todas elas remetem a mudanças que só um novo governo poderá determinar. Até lá, só com o afastamento imediato de Dilma, Renan e Eduardo Alves, colocando a presidência transitoriamente sob o comando do presidente do STF, Joaquim Barbosa. 

Grupo de manifestantes tenta se dirigir ao Palácio do Planalto; Exércio e PM impedem

Um grupo de manifestantes tentou se dirigir ao Palácio do Planalto. A Polícia Militar e o exército fizeram um cordão de isolamento na rua para impedir o deslocamento do grupo até a sede do Poder Executivo. A maioria dos manifestantes está concentrada no gramado do Congresso Nacional, que fica perto do palácio.

. De acordo com a Polícia Militar, 25 mil pessoas participam do movimento. A PM informa que não será permitido acesso ao teto do Congresso, para evitar acidentes. No protesto da última segunda-feira, os manifestantes subiram na cobertura do Parlamento, onde ficam as cúpulas do Senado e da Câmara dos Deputados.

. Cerca de 3.500 policiais militares participam da segurança ao Congresso. Eles fazem um cordão cercando o gramado para impedir que os manifestantes cheguem à rampa do Congresso, como ocorreu na manifestação de segunda-feira.

. As informações entre os manifestantes são trocadas pelo Twitter por meio das hashtags #vemprarua e #ogiganteacordou, mas não há uma liderança única do movimento. As hashtags são incluídas no texto das mensagens para que possam ser agrupadas em torno de um tópico específico.

CLIQUE AQUI para ouvir Ricardo Boechat falar e justificar os protestos deste momento. Ele usa até palavrões bem pesados, mas vale a pena ouvir.

Multidão em São Paulo grita: "Fora PT"

Seguem as hostilidades entre militantes do PT e o restante dos manifestante na Avenida Paulista, em São Paulo. Já houve ao menos dois princípios de tumulto e agressões: os que não querem a presença de partidos na marcha, jogam garrafas d´água e puxam bandeiras de um grupo de cerca de 200 pessoas do PT. Acuados, eles seguiram no sentido Paraíso da Paulista, mas foram seguidos por um bloco ainda maior, sob gritos como “mensaleiros” e “sem partido”.

. Militantes do PT tiveram que formar uma corrente humana ao redor das bandeiras do partido por causa das provocações vindas dos manifestantes contrários à presença da sigla na manifestação, na Avenida Paulista, nas proximidades da Rua Pamplona. Uma série de pequenos tumultos se formam ao redor do grupo petista, com troca de empurrões e muitos gritos e, eventualmente, socos entre militantes e pessoas contrárias ao PT. As agressões no entanto tem sido controladas até o momento em poucos segundos. Mas o clima segue tenso na Avenida Paulista.

Militantes da CUT são agredidos e expulsos de protesto no Rio de Janeiro

Cerca de 20 militantes da CUT (Central Única dos Trabalhadores) foram expulsos da concentração para o protesto contra o preço e a qualidade do transporte público marcado para a noite desta quinta-feira (20) no centro do Rio de Janeiro. Os militantes foram encurralados na esquina da avenida Presidente Vargas com a praça Pio 10, onde levaram socos e empurrões.

. Segundo o site UOL, Os manifestantes destruíram as bandeiras e todo o material do grupo vinculado à CUT e levaram os mastros como prêmio. Pressionados pela multidão que gritava "Sem partido", os militantes deixaram o local pela rua da Quitanda. Por volta das 17h, um carro de som puxava o coro dos manifestantes.

. A CUT- Rio repudiou as agressões sofridas por seus membros na concentração da manifestação. "Não vamos aceitar o fascismo. Sem partido é fascismo. Quem agrediu nosso pessoal é uma milícia travestida de ato político", disse Jadir Batista de Araújo, coordenador do setor naval da CUT. A rua é de todos." Segundo ele, os agredidos são do setor petroleiro.Militantes de partidos políticos que levavam bandeiras para a passeata foram recebidos com vaias, palavras de ordem e bombas. "O povo unido não precisa de partido", gritaram os manifestantes apartidários para um grupo que levava bandeiras do PSTU, do PCB e do PC do B e descia a rua Uruguaiana em direção à avenida Presidente Vargas, onde acontece o protesto. "Sem partido", repetiam os manifestantes contrários à partidarização. "Sem fascismo", respondiam os militantes partidários.

Dólar sobe, Bolsa cai, juros sobem. Mercado está muito nervoso no Brasil.

As 17h, o dólar comercial fechou cotado a R$ 2,25 e a Bolsa registrou recuo de 1,1%. Antes disto, o dólar chegou a bater em R$ 2,27 e a queda na Bolsa tinha alcançado 4%.

. Os juros subiram de novo nesta quinta-feira.

. Leandro Ruschel, analista financeiro de Leandro & Stormer, com quem o editor conversou há pouco, avisou que uma “tempestade perfeita” abate-se sobre a economia brasileira:
- O governo americano recuando nos incentivos à economia, portanto permitindo que seu mercado financeiro ofereça melhores rendimentos, o que determina fuga de capitais especulativos espalhados pelo mundo, inclusive Brasil.
- As trapalhadas do governo Dilma na economia.
- A crise social e política.

. Vem mais problemas pela frente com a economia.

. Quinta-feira foi um dia de muita tensão e nervosismo no mercado, mas não apenas no Brasil. 

Protestos começarão as 17h em onze capitais. Manfiestações ganham conteúdo político nesta quinta. PT, objeto dos protestos, tenta se adonar das ruas.

Protestos estão programados para onze capitais, sem contar dezenas de cidades. Em Porto Alegre, a manifestação começará as 17h diante da prefeitura. Boa parte das atividades da capital gaúcha já está paralisada, inclusive nos bairros mais distantes, sendo que lojas, bancos e prédios públicos, além de contêineres de lixo, recebem proteções especiais como tapumes e retiradas dos locais onde se encontram.

. Só em Brasília, manifestação deve reunir cerca de 55 mil pessoas, segundo adesão confirmada pelas redes sociais.

. Apesar da redução da tarifa do transporte em muitas cidades, estima-se que entre 80 e 100 municípios tenham algum tipo de protesto marcado para esta quinta-feira. As manifestações ganham mais corpo político nesta quinta, diante da decisão do PT de desfraldar suas bandeiras na rua e vestir seus militantes de vermelho, muito embora o Partido e seu governo sejam objetos da enorme reação popular contra seus corruptos e ineficientes dirigentes e governantes. 

Procempa já admite consulta para conhecer nomes e salários dos seus empregados

Como consequência da decisão do STF que liberou a publicação dos nomes e salários dos empregados da Procempa, a prefeitura de Porto Alegre acrescentou aos dados que já vinha divulgando sobre seus servidores.

CLIQUE AQUI para examinar nome por nome.

NESTA QUINTA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Saiba como participar do seminário para capacitar candidatos e vereadores do RS. É grátis. Evento abrirá nesta sexta na Assembleia.

Ainda restam vagas no seminário aberto pela Assembleia do RS para os 5 mil vereadores gaúchos e todos os eleitores que pretendem em algum momento concorrer a uma das vagas nas Câmaras Municipais (a renovação chega a 90% em cada eleição) e que pensam em se capacitar.

. A iniciativa é da Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Heitor Schuch, PSB.

. O evento foi agendado para o dia 21 no Teatro Dante Barone, Assembleia. A inscrição é gratuita. 

. Falarão doutores como André Souza, Eduardo Carrion e Cezar Miola.

- Temário e inscrições estão no site www.al.rs.gov.br

El País - Lula e Dilma tiveram um filho rebelde

CLIQUE AQUI para ler o artigo na íntegra. A seguir, trechos editados para esta página. 

Dilma encontrou o ex-presidente Lula em São Paulo, após o estouro dos protestos na rua. Qualquer jornalista daria qualquer coisa por assistir o que os dois disseram nesse momento em que o país está em chamas. Ambos foram protagonistas de uma década de governo na que o Brasil se impôs como um país com vontade de mudança real, principalmente no âmbito social, como também no econômico.

O mundo acreditou no despertar do gigante americano, cada vez mais forte no continente e mais integrado na geopolítica mundial.

Até disseram, talvez com ênfase excessiva, que a história do Brasil se dividia em antes e depois de Lula e Dilma, o ex-torneiro sindicalista e a ex-guerrilheira que chegou à Presidência de mãos dadas ao primeiro governante operário deste país.

O Presidente Obama chegou a afirmar que Lula era o político "mais popular do mundo" e hoje em dia dizem que Dilma é a "segunda mulher mais poderosa do planeta".

Todas essas coisas e muitas mais que apareciam nas manifestações e protestos na rua, algumas ameaçantes, como "vocês não nos representam", devem ter sido examinadas por Dilma e Lula, enquanto o dólar estava subindo e a Bolsa descendo.

Alguns filhos foram tão desagradecidos que pediram na Internet que Dilma saia da Presidência. Até a manhã de hoje mais de 140.000 pessoas já tinham assinado. É como se o filho, que já cresceu e se rebelou, pedisse que os pais fossem embora de casa. Injusto.
(...)
Sem dúvida, Dilma e Lula terão saído do encontro como essa vontade de escutar, de dialogar com os filhos rebeldes. O temor agora é que tal vez esses filhos já não queiram falar com eles. Pode ser que prefiram falar por si mesmos.

É um momento difícil e, ao mesmo tempo, apaixonante, o que está vivendo o Brasil. Os aspectos positivos do protesto, que já abraçam quase o país inteiro, poderiam servir de exemplo aos países irmãos do continente.

Somente as águas paradas que apodrecem. Só nas famílias onde parece viver a calmaria costumam surgir as maiores tragédias.

É melhor gritar do que aguentar a raiva, dizem os psicólogos.
(...)
Ontem alguém fez essa pergunta escabrosa, desta vez aos manifestantes: "Por que os que gritam contra os políticos corruptos acabam por votar neles nas urnas?"

Seria um ótimo cartaz para os próximos protestos nas ruas.

Varejo nacional vendeu apenas 0,9% mais em maio, mas ano promete números melhores

O editor recebeu nesta quinta-feira os principais dados apurados pela Boa Vista Serviços, controladora nacional do SCPC, que apuraram o seguinte desempenho do varejo brasileiro no mês de maio, comparado com diversos indicadores:

Maio 2013 sobre maio 2012 – 0,9%
Maio sobre abril 2013 – Menos 0,6%
Acumulado dos últimos 12 meses – 4,6%
Acumulado deste ano (5 meses) – 1,9%

. Os números de maio foram os últimos recolhidos pela Boa Vista Serviços, que em Porto Alegre tem como sócio a CDL.

. Existe clara desaceleração, o que tem a ver com a pressão inflacionária no período, mas a entidade aposta em taxas crescentes este ano (1,9% a mais, até agora), embora não rombudas.

. Alguns ramos do varejo vão muito mal, como móveis e eletrodomésticos (recuo de 5,7%). Maio sobre maio, mostraram crescimento nos ramos tecidos, vestuários e calçados, 1k,5%; supermercados, alimentos e bebidas, 4,3%; combustíveis e lubrificantes, 2,8%. 

Tudo que você precisa saber para tirar proveito do universo das starups, dia 28 de agosto, Porto Alegre

Será dia 29 de agosto no Teatro CIEE, Porto Alegre, o Conexão KingHost 2013, que reunirá 21 importantes nomes do empreendedorismo digital global, como Bjoern Herrmann, fundador da Startup Genome. A KingHost é a terceira maior empresa de hospedagem de sites brasileira, alojando 220 mil sites de 55 mil clientes.

. O evento reunirá empreendedores e profissionais interessados em entender melhor e tirar proveito do universo de startups, propiciando parcerias e esclarecimentos. Painéis sobre e-commerce e investimentos foram programados e atraem a maior parte das inscrições. 

Site oficial com todas as informações: www.conexaokinghost.com.br

Dólar dispara e já está em R$ 2,27. Dólar opera de novo em queda.

Dólar tem forte alta e ronda R$ 2,25 apesar de intervenção do Banco Central e após ter aberto o dia em R$ 2,23. A Bolsa estava em queda de 3% as 12h30min.

Gustavo Schiffino, presidente da CDL Porto Alegre - Lojistas da zona central devem cerrar as portas as 17h

Gustavo Schiffino, presidente CDL Porto Alegre

A CDL passou alguma orientação para o comércio lojista?
Recomendamos que fechem as portas as 17h, para evitar problemas, porque nesse horário começarão manifestações de rua. A orientação é para as lojas da zona central e para as regiões por onde se deslocarão os manifestantes.

Pode haver depredação?
As manifestações trazem boas mensagens de esperanças de mudanças para melhor, mas pequenos grupos agressivos fazem vandalismo, o que é intolerável num regime democrático.

Como conviver com tantas manifestações?
Eu acho que seria interessante estabelecer um horário para começo e término. Seria mais fácil para todos conviverem com os protestos. 

Entrevista, Alceu Moreira - O PT e o governo acabaram

Alceu Moreira, deputado Federal PMDB do RS

O PT disse que vai botar a militância nas manifestações de rua desta tarde.
 Vai dar um tiro no pé. O Partido está nas origens destes protestos, perdeu o controle e agora tenta tomar tudo de volta e fazer um novo contrato com a juventude que chegou a acreditar no seu projeto, mas não acredita mais. 

O jogo acabou para o PT?
Acabou o governo e acabou o PT. Eles estão dispostos até a sacrificar franjas enormes do Partido para recuperar a confiança da juventude que acreditava neles, mas se corromperam demais, erraram demais e perderam o bonde. 

Como é que começou?
No laboratório petista, leia-se Gilberto Carvalho, a estratégia das passagens destinava-se a encurralar o governo tucano de Geraldo Alckmin, e isto deu errado, porque rapidamente o movimento levantou bandeiras muito mais abranges de mudanças, atingindo diretamente os interesses do governo federal.

O que querem os manifestantes.
Eles não querem mais esta situação de corrupção, mentira e ineficácia dos governos do PT. Estes protestos são de afirmação e de progresso – de melhoria das condições de vida dos brasileiros. 

NESTA QUINTA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Ações de Eike Batista despencam mais de 40% na Bolsa de Valores

As ações das empresas do grupo EBX, do bilionário Eike Batista, despencam na Bolsa de Valores nesta quinta-feira. O maior tombo era da empresa de mineração de carvão CCX, que despencava mais de 40%. 

. Por volta das 11h30, os papéis da empresa (CCXC3) tinham queda de 40,63%, a R$ 0,76. A petrolífera OGX (OGXP3), a maior empresa do grupo, tinha queda de 2,56%, a R$ 0,76. A empresa de logística LLX (LLXL3) operava com baixa de 8,74%, a R$ 0,94, e a da mineradora MMX (MMXM3) recuava 8,8%, a R$ 1,14. Já a MPX (MPXE3), de energia, perdia 1,18%, a R$ 8,40; e a OSX (OSXB3), de construção naval, recuava 12,43%, a R$ 1,62.

Por dentro da 'tropa de choque' dos protestos em São Paulo

CLIQUE AQUI para conhecer os sindicatos, ONGs, Partidos, entidades e grupos que se estruturaram em São Paulo para colocar nas mãos da extrema esquerda os protestos de rua.

O material a seguir é do Estadão, domingo, assinado por Bruno Paes Manso. Vale a pena ler, inclusive o link que lista todas as entidades (sindicatos, ONGs, associações, Partidos) envolvidos na organização das manifestações (os que estão por trás na organização e quem está na ponta de frente das ações violentas) em São Paulo, epicentro de tudo e onde se joga os destinos finais do movimento.

 A “destruição de bens materiais” pode ser um instrumento poderoso para se fazer política. Essa crença, defendida pelos Black Blocks, espécie de tropa de choque anarquista dos manifestos, ajuda a entender a complexidade do caldo de ideias das últimas passeatas em São Paulo.

. Formados por cerca de cem integrantes, os Black Blocks são um entre as dezenas de grupos que participaram nesta semana das passeatas contra o aumento da passagem na capital. Na terça-feira, lideraram as depredações, que foram suspensas na quinta-feira. Ainda engrossam a massa nas passeatas diversos partidos de esquerda e movimentos sociais tradicionais, sindicatos e coletivos pós-modernos. Os últimos são considerados a alma e o motor das manifestações.

. Apesar de ainda desconhecida e incompreendida por políticos e policiais militares, essa nova configuração de protestos e grupos sociais organiza manifestações políticas em São Paulo desde o começo da década passada. A popularização das redes sociais, principalmente do Facebook, é reconhecida como um importante catalisador dos protestos gigantescos e impactantes ocorridos neste ano.

. “Nós, os anarquistas, não consideramos a destruição de bens materiais como um ato de violência. A violência ocorre contra a pessoa. Destruir um banco que apoia Belo Monte e atinge os índios, por exemplo, é ação de combate à violência”, disse o fotógrafo Vagner Luis (o nome, sugerido por ele, é fictício), integrante dos Black Blocks, que participou das quatro passeatas. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Governo catarinense confirma que é iminente anúncio da nova fábrica da Mercedes Benz em Joinville

Representantes do governo catarinense voltaram a confirmar nesta quinta-feira que são grandes as chances de que a Mercedes Benz instale em Joinville a sua primeira fábrica de automóveis no Brasil. A inconfidência foi do chefe de gabinete da secretaria do Desenvolvimento Econômico, Christiano Lopes de Oliveira. O governo não quis confirmar o que disse Oliveira.

. Os alemães estiveram duas vezes no Estado. A última visita foi no dia 20 de maio.

. O BRDE que já deu as garantias que a BMW queria para se instalar em Araquari, vizinha de Joinville, poderá repetir o caso em relação à Mercedes Benz.

. O Rio Grande do Sul está fora do jogo.

. Além de Santa Catarina, também São Paulo e Minas estão no páreo, porque nos dois Estados a montadora alemã possui interesses. 

Agora você já sabe: quebre com tudo, agrida a polícia, mas depois peça desculpas e vá dormir em paz

Algumas horas depois, o valentão chorou, pediu desculpas, a polícia aceitou o pedido e mandou-o para casa com este conselho paternal: "Vá cuidar da sua mamãe, que ela está chorosa".

Quem viu as imagens de TV, ao vivo, do provocador Pierre de Oliveira, mascarado, vandalizando para valer a prefeitura de São Paulo, agredindo e provocando a polícia municipal, insuflando a massa para invadir o prédio, não teve dúvidas sobre o seguinte: "Esse sujeito é um provocador político perigosíssimo". A matéria a seguir da Folha de hoje, mostra que ele não é nada disto, que quebrou com tudo porque estava revoltado, mas que se arrependeu muito depois que a mãe chorou ao telefone, pedindo-lhe que se entregasse. Leia e engula:

Após confessar ter participado da depredação da entrada da Prefeitura de São Paulo no protesto de terça-feira, o estudante de arquitetura Pierre Ramon Alves de Oliveira, 20, ontem decidiu pedir desculpas: "Peço que quem nunca errou na vida que atire a primeira pedra".

. Filho de um pequeno empresário, Pierre Ramon é aluno da FMU. A polícia disse que ele não tem antecedentes criminais, não é ligado ao Movimento Passe Livre e nem pertence a qualquer partido.

. O estudante se entregou num posto de gasolina na marginal Tietê. Estava ajudando o pai com o caminhão de entregas da família e decidiu se apresentar depois que policiais foram até sua casa e falaram com sua mãe. Desesperada, ela ligou para o filho.

. Segundo seu advogado, Gerson Bellani, ele chorou ao depor. "Eu atirei pedra depois que os guardas jogaram spray de pimenta no rosto das pessoas. Fiquei revoltado". Ele foi liberado após prestar depoimento e ser indiciado por dano ao patrimônio público.

CLIQUE AQUI para saber toda a história de vida do vândalo do sapatênis.

O Brasil não se preparou para o fim do tsunami cambial', diz Garcia

A jornalista Lucinda Pinto, Valor, entrevistou Márcio Garcia, professor da PUC do Rio e pesquisador visitante da Sloan School-MIT e NBER. Ele não crê numa crise com fuga de capital, mas acha que o  Brasil não se preparou para o fim do "tsunami cambial", sinalizado pelo Federal Reserve, e terá de conviver com um cenário de crescimento fraco, câmbio desvalorizado e juros mais altos nos próximos anos. Leia a entrevista completa de hoje:

Valor: Qual foi o sinal emitido pelo Federal Reserve?
Marcio Garcia: A intenção foi colocar um pouco de água na fervura após as declarações de maio sobre a acomodação das compras [de ativos pelo Fed]. Foi claro que tudo depende de os resultados da economia continuarem a melhorar. A maioria dos membros espera que se comece a diminuir as compras este ano, continue diminuindo no ano que vem, mas só vá subir juros em 2015. Entendo que a intenção foi dizer: vamos com calma, não vou começar a mexer com juros.

Valor: De todo modo, existe a perspectiva de uma mudança de política monetária nos EUA. De que maneira isso vai afetar o Brasil?
Garcia: O dinheiro que estava entrando de uma forma muito intensa não vai entrar da mesma forma. Não deve ser uma crise, mas será uma conjuntura mais difícil do que se viu entre 2003 e 2008. Nessa situação, o Brasil precisa melhorar seus fundamentos macro e microeconômicos para melhorar a produtividade e a competitividade. Caso contrário, não vai poder explorar todo o potencial da economia. A gente não vai ter tanta ajuda de fora como teve antes.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dilma concede 100% de aumento para diárias de servidores que trabalham para a Copa das Confederações

Dilma aumenta em 100% diárias dos servidores que trabalham na Copa das Confederações Insensível ao clamor público, a presidente Dilma Roussef assinou na semana passada o decreto 8.028, que você poderá ler no link a seguir, aumentando em 100% o valor das diárias dos servidores federais que se deslocarem para cidades que apresentarem jogos da Copa das Confederações.

. O decreto entrou em vigor na data da publicação.

CLIQUE AQUI para examinar cópia do decreto.

CNN analisa: "Os protestos que estão acontecendo no Brasil vão muito além do aumento de 20 centavos no transporte público"

A CNN, maior rede de jornalismo da TV americana e mundial, fez uma reportagem especial sobre os verdadeiros motivos por trás dos protestos ocorridos em várias cidades do Brasil.

Em tradução, o texto, intitulado "O Que Realmente Está Por Trás dos Protestos Brasileiros?", lê:

O Brasil está vivenciando atualmente um amplo colapso de sua infraestrutura. Há problemas com portos, aeroportos, transporte público, saúde e educação. O Brasil não é um país pobre e os impostos são extremamente altos. Os brasileiros não veem motivo para terem uma infraestrutura tão ruim quando há tanta riqueza e tantos impostos altos. Nas capitais estaduais as pessoas chegam a gastar 4 horas por dia no tráfego, seja em seus carros ou em transportes públicos lotados e de má qualidade. O governo brasileiro tomou medidas para controlar a inflação cortando taxas e ainda não se deu conta que o paradigma deve mudar para uma abordagem focada na infraestrutura do país. Ao mesmo tempo o governo brasileiro está reproduzindo em menor escala o que a Argentina fez anos atrás: evitando austeridade fiscal e prevenindo o aumento dos juros, o que está levando a uma alta inflação e baixo crescimento. Além do problema de infraestrutura, há vários escândalos de corrupção que permanecem sem julgamento, e os casos que são julgados tendem a terminar com a absolvição dos réus. O maior escândalo de corrupção na história brasileira finalmente terminou com a condenação dos réus e agora o governo está tentando reverter essa condenação ao usar manobras inacreditavelmente inconstitucionais, como a PEC 37, que vai tirar o poder investigativo dos promotores do ministério público, delegando a responsabilidade da investigação unicamente para a polícia federal. Além disso, outra proposta tenta sujeitar as decisões da Suprema Corte Brasileira ao Congresso – uma completa violação dos três poderes. 

Estas são, de fato, as revoltas dos brasileiros. 

Os protestos não são meramente isolados, não são movimentos da extrema esquerda, como algumas fontes da mídia brasileira afirmam. Não é uma rebelião adolescente. É o levante da parte mais intelectualizada da sociedade que quer por um fim a essas questões brasileiras. A jovem classe média que sempre esteve insatisfeita com o obscurecimento político agora “desperta”."

NESTA QUINTA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Mercado financeiro começa a avaliar impactos na economia

A sequência de manifestações populares nas principais cidades brasileiras, que começou contra as passagens de ônibus e hoje abraça um sem número de causas e insatisfações, entrou no radar de investidores e economistas dos maiores bancos do mundo, que acompanham agora os possíveis impactos dos protestos sobre os mercado financeiro e a economia do país. O banco HSBC avaliou, por exemplo, que “os protestos tornaram-se grandes o suficiente e podem se tornar outra fonte de incerteza para o mercado”. E acrescentou, em relatório assinado pelo economista-chefe André Loes, que “não existe uma sentido de desordem nas cidades”, mas que “as imagens de episódios de violência podem pesar no sentimento do investidor, especialmente estrangeiros”.

. Para o americano Bank of America Merrill Lynch, o impacto “de curto prazo nos mercados deve ser limitado, mas os protestos podem ter um impacto importante nas eleições no ano que vem”. O banco diz que os protestos podem tornar a “corrida eleitoral para presidência mais competitiva do que o imaginado até aqui”. E acrescenta que o governo não deu sinais de como vai reagir. “Pode ser que o governo federal entenda que precisa ser mais amigável com o mercado (para promover crescimento) e faça reformas , o que seria positivo. Ou que precisa aumentar gastos sociais, para ganhar popularidade, algo negativo. A impressão é que as pessoas que participam dos protestos são de classes sociais mais elevadas, menos impactados pelos programas sociais.”

Zona central de Porto Alegre fechará lojas, escritórios, bancos e repartições a partir das 14h. Lojas começam a instalar tapumes para evitar depredações e saques.

As lojas, bancos e escritórios da zona mais central de Porto Alegre estão liberando seu pessoal a partir das 14h, porque as manifestações programadas para hoje começarão entre 16h e 17h. Ônibus e táxis não circularão na região.

. A prefeitura e as repartições públicas encerrarão o expediente as 16h

. Tapumes de madeira estão sendo colocados neste momento em várias lojas. 

. O clima já é de grande tensão. O policiamento já é ostensivo. 

. Espera-se mais de 100 mil pessoas nas ações agendadas para o centro da cidade.

- Nas manifestações de hoje, obedecendo o comando nacional, o PT de Porto Alegre decidiu mandar a militância para a frente da prefeitura, saindo da obscuridade e tentando assumir o comando das ações. Leia a nota do PT de Porto Alegre: "Ao mesmo tempo convocamos a militância do Partido para participar do Ato Público, na próxima quinta-feira, 18h, no Paço Municipal, por um transporte público de qualidade e com redução de tarifa". Como se sabe, a tarifa de ônibus já foi reduzida em Porto Alegre, o que quer dizer que o PT tenta usar a palavra de ordem para imantar e vampirizar os protestos, que já possuem outras consignas, inclusive contra as lideranças e os governos corruptos do próprio Partido. 

PT participará de protesto na av. Paulista hoje, diz Rui Falcão. Braço auxiliar do PT, o MPL concorda.

Ato contínuo à entrevista de Rui Falcão, sintonizado com ele, o Movimento Passe Livre, cuja origem pouco revelada é verdadeiramente petista, tirou nota para dizer que, mesmo esta não sendo uma vitória do PT --que poderia ter resolvido a questão e revogado o aumento muito tempo atrás--, "todos são bem-vindos". Slogans e cartazes 'conservadores', no entanto, foram criticados pelo grupo. A enorme massa de manifestantes que usa as redes sociais para se organizar, não quer saber disto e promete tirar as bandeiras dos petistas e dos demais Partidos de esquerda, porque só eles aparecerão. 

A jornalista Mônica Bérgamo, normalmente muito bem informada, informa no jornal Folha de S. Paulo de hoje que o presidente nacional do PT, Rui Falcão, diz que está "conclamando" a militância do partido a participar hoje de manifestação na av. Paulista liderada pelo Movimento Passe Livre."Nós não temos medo do povo na rua", diz ele. "Nós estamos aconselhando o nosso pessoal a se juntar a essa manifestação. O PT esquece propositadamente que o Partido e o governo Dilma são os principais alvos dos protestos feitos pela imensa maioria dos manifestantes, embora sejam poupados pela pequena fração que participou da fase inicial dos protestos e tenta se adonar do movimento de massas. Consignas como "Cadeia para os mensaleiros", "Fora Dilma" e "Abaixo Lula" são diretamente críticas ao PT e ao governo.

.  Leia todo o texto para compreender melhor a estratégia do PT, que tenta se apossar do comando das manifestações, numa reedição do que fizeram Lênin e os bolcheviques em 1917, mal compreendendo que a história só se repete como farsa:

. Nas passeatas anteriores, participantes gritavam "sem partido, sem partido" e pediam que militantes baixassem as bandeiras de suas legendas. Rui Falcão diz acreditar que isso não ocorrerá hoje. "Uma coisa é um partido aparelhar o movimento. Outra é as pessoas se expressarem livremente, com símbolos anarquistas, do MST, do PT. Ninguém tem que proibir". Ele afirma não temer que militantes sejam agredidos. "Num movimento de tal amplitude, tem de tudo. Os veículos de comunicação, por exemplo, foram hostilizados. Mas vamos lá dialogar." Falcão diz que isso já estava ocorrendo já que integrantes do PT participam ou são próximos do MPL. "Não é uma gente estranha a nós. O [Antonio] Donato [secretário de Governo de Fernando Haddad] e o [vereador] José Américo já apanharam com eles [quando eram oposição]." 

Aliados criticam governo Dilma e pedem reforma ministerial

Em meio à onda de manifestações em várias cidades brasileiras nos últimos dias, alas do PT e do empresariado recrudesceram as reclamações sobre a falta de interlocução do governo Dilma Rousseff com os setores empresarial, político e social e pressionam por troca de ministros. A insatisfação tem sido explicitada em encontros desses grupos com o ex-presidente Lula.

. Segundo o jornal Folha de São Paulo apurou, o petista respondeu a seus interlocutores que tem a mesma avaliação e que iria conversar com Dilma sobre a necessidade de abrir canais de diálogo com empresários, aliados políticos e líderes de movimentos sociais. O ex-presidente esteve anteontem com sua sucessora em reunião emergencial em São Paulo para falar das manifestações de rua no país. 

. A Folha ouviu tanto de petistas quanto de empresários nos últimos dias que o governo precisa de uma chacoalhada e que o ideal seria fazer trocas na atual equipe para azeitar a interlocução do Palácio do Planalto com os demais setores da sociedade. 

Artigo, Mara Montezuma Assef - O bicho vai pegar !

A líder do MPL, levada talvez pela euforia provocada pela rendição do governo diante das exigências do movimento, reduzindo as tarifas de transporte, soltou ontem à noite uma declaração em frente às câmeras que me acendeu todas as luzes amarelas piscantes neuronais e deve nos servir de alerta total. Foi mais ou menos isso: "quem diria há 7 anos atrás que chegaríamos a este resultado maravilhoso? E se chegamos até aqui, poderemos avançar muito mais, batalhando e exigindo o fim dos latifúndios para implantar uma definitiva reforma agrária!". Opa, agora já vejo o movimento dos Sem-Terra se agregando a esta mobilização...enquanto as massas  se deixam guiar por este grupelho que se tornou forte e servindo aos seus próprios  propósitos. E por que tão forte? Sabe-se que eles , acobertados atrás do nome de uma ONG de nome Alquimia, são patrocinados pelo Ministério da Cultura e pela Petrobras, podendo captar recursos da Lei Rouanet. Conclusão, o PT está por detrás deles! Portanto, quando Gilberto Carvalho disse que o" bicho ia pegar" quando ele levasse a militância às ruas...agora sei exatamente a que ele se referia. Está evidente que o programado saiu de seu controle e que os líderes do PT estão preocupados...por isso eles e os profissionais da mídia conivente vem fazendo o possível para que o foco da mobilização volte aos trilhos do descontentamento com as tarifas, da atuação do MPL...Daqui para frente, cuidado, gente ! Novos líderes , todos do MPL , estão sendo gestados sob nossos olhares condescendentes. Quando os ovos desta serpente quebrarem...surgirão muitos novos Dirceus! E o Brasil perderá a chance de se tornar diferente, o Brasil que todos queremos, um Brasil muito melhor

Manifestantes protestam diante da casa de Lula, o verdadeiro chefe do Mensalão

Centenas de manifestantes que protestaram nas ruas de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, na noite desta quarta-feira,  fizeram um ato em frente ao prédio onde o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem um apartamento. De acordo com a Polícia Militar, o protesto foi pacífico.

. As 22h30min, já rodavam no Facebook imagens e informações, mas só alguns minutos depois alguns sites noticiaram o ocorrido, com ênfase para o jornal O Estado de S. Paulo. O Globo, até nesta quinta-feira, minimizou o episódio, falando em 200 manifestantes, quando a própria PM e a imagem ao lado mostra que o protesto foi muito maior.

. Os manifestantes portavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra Lula. O apartamento do ex-presidente fica na Avenida Francisco Prestes Maia. Segundo a PM, por volta das 22h30, os manifestantes seguiam com o protesto e ocupavam as duas pistas da Anchieta no quilômetro 18.

- Pelo menos cinco manifestações ocorreram simultaneamente na noite desta quarta na cidade de São Paulo. No fim da tarde, o prefeito da capital, Fernando Haddad (PT), e o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciaram a suspensão do aumento da tarifa do transporte público.

Globo e RBS abrem espaço para faces mais visíveis das manifestações de rua em SP e Porto Alegre. Saiba quem são eles e o que querem.

A Rede Globo, ontem a noite, no Jornal nacional, e a RBS, sua afiliada no RS, no jornal Zero Hora de hoje, abriram espaço único para o que consideram dois legítimos líderes das manifestações de massa que ocorrem em São Paulo e Porto Alegre.

. Ambos são servidores públicos lotados e regiamente remunerados em gabinetes de parlamentares do PT e do PSOL, mas identificam-se como sendo membros da organização Juntos. Juntos tem IP na Internet registrado em nome da ex-deputada Luciana Genro, que saiu de Porto Alegre para fincar pé em São Paulo, de onde projeta ser candidata a presidente. CLIQUE AQUI para examinar o fac simile do IP. Já a organização Movimento Passe Livre, cujo IP de Internet apresenta como sede Florianópolis, é de conhecido militante do PT em Santa Catarina, Thiago Skárnio,  e recebe gordas verbas públicas do governo federal para funcionar. CLIQUE AQUI para saber tudo sobre este caso. 

Jornal nacional e São Paulo - Mayara Vivian, Movimento Passe Livre, foi ouvida pelo Jornal Nacional como face visível das manifestações. Ela é do PSOL e de Juntos.. E agora? “Agora é o passe livre”, responde ela. E então ela tomou a palavra: “Agora é o passe livre. Os próximos passos de sua luta são “Reforma agrária, reforma urbana, contra o latifúndio agrário, contra o latifúndio urbano”.

Jornal Zero Hora, Porto Alegre de hoje – Luciano Maróstica, PSOL e Juntos, apresentado como rosto mais visível dos protestos, servidor público do gabinete do PSOL na Câmara de Vereadores, visitando a redação de Zero Hora, ao responder sobre atos de vandalismo, sem condená-los: “Olha, chamamos de vandalismo as ações que os governos têm promovido contra a população. 

Nota do editor sobre Juntos - O PSOL e Luciana Genro mudaram os registros de IP do endereço  http://ge.tt/8hM64hj/v/0 , que foi rapidamente alterado para http://ge.tt/3UK8csj/v/0  Verifique.
 

NESTA QUINTA-FEIRA À NOITE: O MELHOR DE VEJA EM CHOPE E CERVEJA. PORTO ALEGRE. 
Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452, Porto Alegre
WWW.BIERMARKT.COM.BR