STJ começou julgamento do recurso de Lula no caso do triplex do Guarujá

O STJ agendou o julgamento do recurso de Lula contra as condenações em primeiro e segundo graus do caso do triplex do Guarujá (SP).

O relator do processo é o ministro Félix Fischer e está sendo apreciado em sessão virtual que começou nesta quarta. Neste modelo, não há debate entre os ministros, eles apenas depositam seus votos até o dia 28, quando termina a sessão.


 

Ao reabrir as portas, trabalhadores e empreendedores do shopping Neumarket, Blumenau, recebem com aplausos os consumidores

As emocionantes cenas do vídeo a seguir, registram o momento exato em que o shopping center Neumarket, Blumenau, SC, abriu a porta pela primeira vez depois de 30 dias fechado. Preste atenção ao comportamento dos trabalhadores e empreendedores das lojas e demais operações do shopping, postados em fila para receber com aplausos os consumidores.

A partir de amanhã, Hospital Moinhos de Vento libera todas as cirurgias e internações represadas por causa do vírus chinês

Sinal evidente de que a pandemia de vírus chinês alcançou níveis administrados e com viés claro de baixa entre os gaúchos, conforme vem demonstrando o editor desde sábado de manhã:

- A partir de amanhã, o maior e melhor hospital privado gaúcho, o Moinhos de Vento, Porto Alegre, liberará todos os tipos de cirurgias não relacionadas com a pandemia, sejam elas eletivas ou não, menos as de caráter estético, bariátrica, esterilização e fertilização.

O hospital mediu as ocorrências nos últimos 30 dias e constatou que é impossível manter a altíssima ociosidade das suas alas de internação e de UTIs, já que se tornou evidente o sumiço dos pacientes, com ênfase para os universos pediátricos e neonatais. Isto tem produzido desequilíbrio financeiro grave não apenas no Moinhos, mas também em todo o sistema público e privado hospitalar do RS.

O Moinhos saiu na frente, mas será seguido por todos os hospitais que trabalham em cenário parecido. 

O editor passa estas informações em primeiramão.

Oi chega a marca de 1 milhão de clientes de Oi Fibra


A Oi alcançou em abril a marca de 1 milhão de clientes do seu serviço Oi Fibra, que está disponível em 108 cidades, em todas as regiões do país, com ofertas de serviços de internet, telefonia fixa (VoIP), TV por assinatura (IPTV) e conteúdo sob demanda (OTT) com alta velocidade, a partir de 200Mbps, e qualidade e estabilidade de conexão por pura fibra ótica.

No Rio Grande do Sul, a companhia possui mais de 70 mil clientes do serviço Oi Fibra, que está disponível em 11 cidades: Porto Alegre, Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.

Rodrigo Abreu, presidente da Oi (foto), ressalta o resultado: "Estamos passando por um período no qual a prestação de serviços de telecomunicações, mais do que nunca, é fundamental para a população manter sua comunicação, suas fontes de renda e ter acesso a informação, educação e entretenimento, e também fundamental para que as empresas possam dar continuidade a suas operações, vendas, entregas e atendimento, em boa parte doas casos por meio da possibilidade de trabalho remoto”.

Saiba mais sobre a Oi Fibra no site www.oi.com.br/internet

Recomendado - Já estão disponíveis para entrega na sua casa, agora, neste momento: cervejas artesanais e hamburgers Bier Markt, Porto Alegre

PEÇA AGORA (das 17h até as 22h). Entrega na sua casa.
10 anos seguidos 1o lugar de Veja no gênero.

CLIQUE AQUI para examinar o cardápio de hamburguers e a lista de cervejas artesanais e bebidas.

Seguindo protocolos de higienização super-rígidos e atendendo às melhores práticas de proteção aos seus clientes neste caso do coronavírus, Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre, passou a atender exclusivamente por tele-entrega ou no próprio restaurante, toda a linha de suas cervejas artesanais e seus hamburguers, rua Barão de Santo Ângelo 497, bairro Moinhos de Vento

Pagamento com cartão.

Use o WhatsApp e celular:
9-9388-2401- 9-9388-7265 (cardápio pode ser solicitado por Whats ou checado no instagram@bier.markt
Telefone fixo 3574-0927

Ao vivo, análise diária do cenário de combate ao vírus chinês (e muita crítica ao jornalismo marrom)

Modelito do "distanciamento social controlado" é obra inconclusa

O modelito do "distanciamento social controlado" do governo estadual é obra inconclusa.

Mas o governo estadual pretende concluí-lo a tempo.

É possível que saia antes da abertura total, geral e irrestrita do confinamento e das atividades humanas e econômicas em todo o Estado.

Se não correr, as pesquisas da Ufpel não encontrarão ninguém mais com vírus chinês no RS

A Universidade Federal de Pelotas foi contratada pelo governo estadual para estudar as rotas percorridas pelo virús chinês no RS.

E surpreendentemente constatou que a pandemia entrou por todos os lados.

A Ufpel também descobriu que o vírus chinês prefere as estradas bem pavimentadas das BRs, já que não quis saber das rodovias estaduais.

A pesquisa da academia continuará atacando outras áreas, mas se não for rápida, não encontrará ninguém mais internado no Estado.

Neste caso, seus pesquisadores terão que viajar para São Paulo, Rio, Fortaleza ou Manaus.

É isto.

Brasil acumula 45.757 casos de infectados. 24 mil estão curados. RS é o que tem menos casos no Sul.

O ministério da Saúde acaba de atualizar para 2.906 o número de mortes por vírus chinês até agora, 165 a mais que as 2.741 registradas até ontem.

O balanço informa o seguinte

- Casos confirmados, 45.757
- Curados, 24 mil.
- Mortes, 2.741

No Sul, o RS é o que continua apresentando maior número de casos de infecção e de mortes:

RS, 923/27
SC, 1091/37
Paraná, 1063/57

A taxa de letalidade brasileira é de 6,4% e a do RS é de apenas 2,3%.


Rede Globo, em crise financeira, decide reduzir salários e jornadas de trabalho de todos os seus jornalistas

A queda bruta de receita publicitária desequilibrou as finanças da Rede Globo, já que suas despesas mantiveram-se inalteradas, gerando prejuízo líquido milionário. A queda de publicidade foi gerada pelos cortes de verbas de governo (Bolsonaro, ao lado) e em função da paralisação das atividas econômicas.

Os jornais O Globo, Extra, Valor Econômico e as editoras Globo e Globo Condé Nast decidiram apelar para os benefícios criados pelo governo Bolsonaro para ajudar trabalhadores e empresas, apesentando proposta, hoje, a seus funcionários, para reduzir salários e jornadas de trabalho em 25% por 3 meses, visando mitigar o impacto econômico causado pela crise da pandemia.As empresas se baseiam na Medida Provisória 936/2020, editada pelo presidente Jair Bolsonaro em 1º de abril. A medida, que visa à preservação de empregos, autoriza a redução da jornada por 90 dias (com diminuição salarial proporcional) e a suspensão do contrato de trabalho, com corte de até 100% no salário, por 60 dias.

Os jornalistas comunicaram o SJSP (Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo), que fará a mediação do acordo. A assembleia será realizada por videoconferência nesta 4ª feira

Bolsonaro, furioso, fala com populares e se nega a falar com a imprensa. "Vocês inventam e distorcem tudo", denunciou Bolsonaro

Comércio vai a Marchezan nesta quinta-feira. E quer reabertura, já.

O prefeito Marchezan Júnior receberá, amanhã, os principais líderes das entidades ligadas ao comércio da Capital.

Os líderes esperam ouvir decisões sobre a reabertura dos seus negócios.

Para já.

Ainda que com todas as medidas mitigatórias e de fiscalização.

Nas duas capitais vizinhas, Floripa e Curitiba, os prefeitos já abriram todo o comércio.

Ciee reabriu as portas no RS

O Ciee-RS reabriu as portas nesta quarta-feira.

Ele passou a funcionar nas cidades onde suas atividades foram permitidas pelos prefeitos.

Taline Oppitz também não sabe se a pandemia vai acabar algum dia

A jornalista Taline Oppitz, colunista de Política do Correio do Povo, não sabe quando vai acabar a pandemia.

E nem se está acabando.

É até possível que nunca acabe, caso prevaleça a vontade do Eixo do Mal, que quer usar a desgraça para desestabilizar e derrubar o governo Bolsonaro.

PDT pedirá, hoje, impeachment de Bolsonaro e já tem apoio do ex-presidiário Lula da Silva e do PT.

O presidente do PDT, Carlos Lupi, que não sai do cargo há 20 anos, vai pedir, hoje, o impeachment do presidente Jair Bolsonaro.

O PDT já pode contar com o apoio do ex-presidiário Lula da Silva e do PT, que decidiram assumir a liderança do movimento golpista #ForaBolsonaro. Lula e o PT, como se sabem, lideraram a organização criminosa desbaratada pela Lava Jato. É a facção criminosa da atividade política.

O pedido de Carlos Lupi também já dispõe do apoio das principais organizações criminosas do CV e do PCC, Rio e São Paulo.

A curva de mortos despenca no Brasil e muito mais em São Paulo. No RS, a curva nunca foi alarmante.

Não se deixe enganar: o vírus chinês já não é tão assustador quanto a Globo, a RBS, o lulopetismo e seus aliados do Eixo do Mal fazem crer.

O editor buscou há pouco os números fornecidos pelo Portal da Transparência (Cartórios de Registro Civil do Brasil), para verificar a curva que os óbitos produzidos pelo vírus chinês produziu até hoje no Brasil e em São Paulo, o Estado de maior número de ocorrências.

Os gráficos mostram óbitos registrados oficialmente. Eles englobam casos suspeitos e confirmados, o que de certo modo obscurece a informação precisa a respeito das mortes claramente atribuídas à pandemia.

O leitor poderá verificar pelo link a seguir, que a partir do dia 19 e até hoje, dia 22, a curva achata e descreve uma trajetória lenta, segura e irrestrita de queda, mas antes disto já era possível perceber, dia 5 em diante, o início de uma certa estabilização.

No gráfico que registra os óbitos em SP, a curva despenca para valer a partir do dia 13. É uma queda bruta, como mostrou o editor em nota anterior.

CLIQUE AQUI par examinar os gráficos. O site é oficial.

Dica do editor - Saiba por que ganhou força o debate sobre homeschooling

O debate sobre homeschooling, o ensino em casa, ganhou muita força e premência diante do confinamento imposto no caso da pandemia de vírus chinês.

CLIQUE AQUI para saber mais sobre isto.

Neste programa "Quarentena", Augusto Nunes conta para Júlio Ribeiro como Luiz Fernando Veríssimo pediu a cabeça de Juremir Machado

O Globo e Merval mentiram sobre convites a generais

O general pegou O Globo e Merval na mentira.

O ministro Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) negou no Twitter que tenha sido convidado pelo presidente Jair Bolsonaro para ir ao ato de domingo que defendeu o fechamento do Congresso Nacional e do STF (Supremo Tribunal Federal) e o fim do isolamento social pelo coronavírus.

A informação de que o presidente havia convidado o ministro foi publicada na manhã desta 4ª feira  pelo jornalista Merval Pereira, do jornal O Globo. De acordo com o jornal, Bolsonaro teria convidado, além de Ramos, o ministro Fernando Azevedo e Silva (Defesa), também general do Exército.

 Os dois teriam recusado para não passarem a ideia de que o Exército avalizava a manifestação.

Foi tudo mentira de O Globo e de Merval.

Marchezan Júnior libera atividades da construção civil em Porto Alegre

O prefeito Marchezan Júnior acaba de anunciar que a partir de amanhã estão liberadas para trabalho todas as obras de construção civil de Porto Alegre.

As medidas mitigatórias são as de praxe.

O prefeito avisou que agirá com rigor na fiscalização e poderá fechar tudo no caso de violações em relação ás restrições e cuidados com a saúde dos trabalhadores e população.

O prefeito falou ao vivo para o jornalista Daniel Scola, Rádio Gaúcha, RBS. Veja:

 

Atenção RBS: o colapso do sistema de saúde do Amazonas deve-se à corrupção e não ao excesso de vírus chinês

O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o prefeito de Manaus, Arthur Virgilio, explicaram desta forma o colapso do sistema de saúde do Estado e da capital (2270 infectados e 193 mortos pelo vírus chinês), falando para a Rádio Gaúcha, RBS:

Estado de caos sanitário
1) Sistema precário de saúde pública e privada.
2) Muitos casos de gripe H1N1, devido ao aumento dramático da umidade na região, que é de inverno, ou seja, de temporada de chuvas.
3) Início de inverno (temporada de chuvas)

Os jornalistas da RBS não perguntaram e governador e prefeito não falaram sobre o problema principal:

- O sistema público e privado de saúde do Amazonas e de Manaus, já tinha colapsado antes do vírus chinês, tudo porque quase todos os governantes locais não passam de corruptos e sempre desviaram dinheiro do contribuintes para o próprio bolso e dos seus amigos, em vez de aplicar na saúde pública.

Governador diz na CNN que pacientes de vírus chinês ocupam apenas 5% dos leitos de UTI de Brasília

O governador Ibaneis Rocha também não sabe onde é que se meteram os pacientes infectados por vírus chinês, que segundo o Eixo do Mal deveria atingir pelo menos 8 milhões de brasileiros no dia 22 de abril.

O que disse o governador, há pouco, na CNN:

- Hoje, ocupamos só 5% dos leitos de UTI. A rede hospitalar está funcionando com 50% dos leitos vazios.

O governador anunciou que vai abrir tudo em Brasilia.

Tinga recusa convite para integrar o governo Bolsonaro. Ele prefere tocar seus próprios negócios.

O ex-jogador colorado Paulo César Tinga, Porto Alegre, recusou o convite para integrar governo de Jair Bolsonaro.

No final de março, o ex-jogador esteve em Brasília e recebeu a oferta para ser o novo Secretário Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor do Ministério da Cidadania.

Tinga pediu tempo para pensar e decidiu não aceitar o convite. Ele alegou que preferia prosseguir com seus próprios negócios.

Depois da queda de Mandetta, despencaram os números de infectados e mortos em São Paulo

A informação que o editor possui é de que o novo ministro da Saúde está mergulhado na apuração dos números revelados até aqui sobre a doença, sendo que o próprio ministro da Justiça acionou a Polícia Federal para apurar possíveis fraudes na área, sobretudo relacionadas com licitações dirigidas.

O editor conferiu a informação e constatou que ela de fato consta do site oficial da secretaria da Saúde do governo de São Paulo.

Mortes decrescentes por pacientes infectados por vírus chinês

Abril
Dias e números de mortes (entre parênteses, os números totais)
13 - 87 (695)
14 - 83 (778)
15 - 75 (853)
16 - 75 (928)
17 - 63 (991)
18 - 24 (1.015)
19 - 22 (1037)

Como se percebe, os números de óbitos despencaram, mas ainda não é possível atestar que se trata de um viés consistente de queda.

No dia 16, caiu o ministro Luiz Mandetta, aliado do governador e do prefeito de São Paulo.


Presidente da OAB é interpelado judicialmente sobre possível golpe contra Bolsonaro. 200 advogados assinam o pedido.

Um golpe estava em curso. Rodrigo Maia (DEM) encomendou o pedido de impeachment do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, a Felipe Santa Cruz, presidente da OAB. A denúncia foi feita pelo presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e delator do mensalão, Roberto Jefferson.

Um grupo de 200 advogados interpelou judicialmente o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, exigindo que ele se explique em relação à acusação de que participa de trama destinada a desfechar um golpe de Estado contra Bolsonaro. A ação tem 39 páginas. Dizem os advogados:

- Não é nenhuma novidade que o advogado Felipe Santa Cruz e o Deputado Federal Rodrigo Maia nutrem uma inquestionável ojeriza em face do ocupante do Palácio do Alvorada e que buscam incessantemente, meios para se verem livre do desafeto, conspirando, em tese, contra a República Federativa do Brasil e contra os mais de 57 milhões de brasileiros e brasileiras que democraticamente elegeram Bolsonaro.

CLIQUE AQUI para conhecer o inteiro teor da interpelação.

Dica do editor - Saiba por que indústria e comércio projetam 3 milhões de demissões no Brasil

O número foi levantado pelo Valor de hoje e baseia-se em dados já levantados pela Abimaq (máquinas e equipamentos) e CNC (Confederação Nacional do Comércio), mas também tem a ver com projeções próprias do jornal.

CLIQUE AQUI para ler. É possível que você não consiga abrir, porque é preciso ser assinante. O editor é assinante.

Caixa agiliza pagamento de r$ 600,00+600,00 para 44,9 milhões de brasileiros. Saiba o que melhorou.

A Caixa Econômica Federal comunicou, esta manhã, novas medidas para reduzir o impacto nas filas das agências por causa dos saques do auxílio emergencial de R$600. O dinheiro é pago a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados durante a pandemia.

Eis as medidas adotadas pelo banco:

1.102 agências irão abrir com 2 horas de antecedência –ou seja, de 8h às 14h;
775 agências estarão abertas aos sábados e feriados;
o banco contratará temporariamente vigilantes em 1.430 agências;
haverá a contratação temporária de 380 recepcionistas;
os vigilantes irão ajudar a organizar as filas fora das agências.

Segundo a Caixa, 44,9 milhões de pessoas já se cadastraram pra receber o auxílio. No total, 31,3 milhões de pessoas já receberam sua parcela dos R$22 bilhões disponibilizados pelo governo. Os dados foram atualizados às 7h desta 4ª feira (22.abr.2020).

O dinheiro foi dividido da seguinte forma:

Bolsa família: R$ 6,1 bilhões foram divididos para 7,7 milhões de pessoas;
Cadastro Único: R$ 7 bilhões foram divididos para 10,5 milhões;
App/ site: 8,9 bilhões foram divididos para 13,1 milhões de pessoas.
O site da Caixa já computou 275,3 milhões de visitas e o canal de atendimento do banco já recebeu 57,1 milhões de ligações. O aplicativo do auxílio emergencial foi baixado 53,1 milhões de vezes e o da Caixa 31,9 milhões.

Este grupo de jovens abriu vakinha para ajudar entidades e pessoas pobres de Porto Alegre. Ajude você também.

Através do site, “vakinha” um grupo de jovens de Porto Alegre já arrecadou R$ 70 mil e com esse dinheiro adquiriu 1,5 toneladas de alimentos para entidades, comunidades carentes, índios e pessoas pobres.

Para ajudar:
- Cesta Solidária contra o Coronavírus | Vaquinhas online
- Instagram: https://instagram.com/cestasolidariapoa?igshid=sxbyhi9juqq
- Facebook: https://www.facebook.com/cestasolidariapoa/

As instituições atendidas são: Lar dos Cegos Luís Braile, Unidades de Triagem, Clínica Esperança, Santa Zita de Lucca,Padre Cacique, Amavitron e Creche Boa Esperança.

Já gravaram vídeos para apoiar a causa diversos artistas, celebridades, políticos, atletas do UFC e jogadores de futebol. Confira a lista: Serginho Moah, Claus e Vanessa, Tcheco, Danrlei, Paulo Britto, Felipe Vieira, Ico Thomaz, Marcio Chagas da Silva, Marcelo Oliveira, Thiago Galhardo, Valter Nagelstein, Romildo Bolzan, Fabrício Werdum, Gaúcho da Geral, Duda Garbi, Kelly Mattos, Wanderley Silva, Guri de Uruguaiana.

Ao vivo, agora, Eduardo Leite fala sobre a crise gaúcha par o jornal Valor

Bolsa abre o dia em alta no Brasil, mas dólar também sobe

A Bolsa de SP opera em alta, mantendo sintonia com o que aconteceu e vem acontecendo ao redor do mundo (leia nota a seguir), mas o dólasr vai na contramão e sobe no Brasil.

11h18min

Bolsa, +1,26%, 79.970 pontos
Dólar comercial, +1,48%, R$ 5,3862 para a venda

Bolsas abrem o dia em alta e dólar cai ao redor do mundo

Os principais pregões asiáticos fecharam em alta. As bolsas europeias e os índices futuros norte-americanos registram ganhos.

Já o dólar se enfraquece diante das principais moedas de países desenvolvidos e emergentes em meio ao maior apetite por risco dos investidores.

Chmelnitzky vai a Marchezan Júnior pedir saída gradativa para restaurantes. Não levou nada, mas surpreendentemente exige mais de Bolsonaro.

O presidente do Sindha, Henry Chmelnitsky, voltou a dar declarações inaceitáveis, esta manhã, ao exigir que o governo Bolsonaro ajude mais, sem exigir nada igual dos governos estadual e municipal, fora uma saída gradativa do bloqueio das atividades econômicas. Chmelniszy esquece de benefícios como suspensão de contratos de trabalho, ajuda de R$ 600,00 para quem precisa, saques de até R$ 1.280,00 do FGTS, auxílio-desemprego emergencial, antecipação do 13o para aposentados e dinheiro grosso para micro e pequenas empresas, com prazos excepcionais de carência, juros baixíssimos e longo prazo para pagamento, tudo via BB, Caixa e BNDES.. É tudo que Bolsonaro fez até agora para ajudara empresas pequenas, como é o caso da imensa maioria de restaurantes. Dos governos municipal e estadual ele não levou nada.

Com a intenção de analisar o cenário de futuro para a gastronomia, o Sindha - Sindicato de Hospedagem e Alimentação de POA e Região reuniu cerca de 15 empresários do setor em uma videoconferência com o prefeito de Porto Alegre Nelson Marchezan Júnior. Na oportunidade, os proprietários de bares, restaurantes e cafeterias levaram suas realidades, impactos e possibilidades para a retomada das atividades ao gestor municipal.

Não ficou nada decidido, mas o presidente do Sindha se deu por satisfeito.

Dica do editor - Saiba tudo sobre estes torneios profissionais de videogame

Torneios profissionais de videogames podem ser acessados em plataformas de streaming como Twitch, YouTube Gaming e Facebook Gaming.

CLIQUE AQUI  para ler tudo.

Entenda em detalhes como acontece a reabertura das atividades econômicas em Santa Catarina

Se você quiser conhecer detalhes da reabertura das atividades econômicas e humanas em Santa Catarina, conforme decreto publicado ontem no Diário Oficial do Estado, clique em cima do link a seguir. Ali o leitor encontrará a íntegra do decreto.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Recomendado - Proteja-se nestes tempos de coronavírus: Faça conosco o seu seguro

Se você teme pelo que possa acontecer com sua saúde e da sua família nestes tempos de coronavírus, saiba que nós estamos trabalhando com seguro de vida (sem carência) e seguro-saúde (com carência) Garanta sua tranquilidade e da sua família.

São poucas as seguradoras que trabalham com o seguro-saúde para cobrir também coronavírus, mas nós sabemos como resolver o seu problema.

Somos da Uniseg Corretora de Seguros e estamos há 20 anos no mercado, com referências sólidas para apresentar e seguradoras conhecidas nacional e internacionalmente.

Ligue agora, mesmo neste feriado da Sexta-feira da Paixão:

(51) 99328.7360 (Júnior)
(51) 98044.6140 (Rejane).

Dica do editor - Entenda como é o plano de retomada da economia, conforme proposta da Fiesp

A Fiesp elaborou um consistente plano para a retomada imediata da economia, conforme este documento que o editor recebeu e passa na íntegra para os leitores.

CLIQUE AQUI para examinar tudo.

Entenda as novas ameças feitas contra Bolsonaro

Vereadora Lourdes Sprenger, Porto Alegre, vê vídeo com pedidos de socorro de idosa e aciona Delegacia dos Idosos

"Este vídeo é de dar taquicardia", disse ao editor a vereadora Lourdes Sprenger, MDB de Porto Alegre, ao ouvir os gritos lancinantes de uma das moradoras idosas do Residencial Lar dos Idosos, avenida Guaíba 3854. É possível perceber que ela pede por socorro. A vereadora sabe que o vídeo foi gravado por um morador da vizinhança, mas a situação aflige outros vizinhos, que já pediram providências às autoridades públicas e não conseguem respostas. A vereadora já tinha feito uma denúncia na Delegacia do Idoso, dia 23 de março, mas não conseguiu nada. Hoje, ela fez novo registro. Lourdes Sprenger também acionou a Vigilância Sanitária, o Conselho dos Idosos e o Ministério Público.O bairro Cristal, Porto Alegre, segundo a vereadora, possui praticamente um lar de idosos a cada quadra, para uma população de apenas 1.500 moradores.


Artigo, Renato Sant'Ana - A patifaria dos três

Ainda não caiu a ficha? Por que acham que o WhatsApp resolveu limitar o repasse de mensagens? Sorrateiramente, o Facebook faz o mesmo. E o Twitter vem censurando usuários. Vamos juntar as peças do quebra-cabeça?
         
O cenário mais dramático da pandemia ainda é o da Lombardia, na Itália, fato que a extrema-imprensa explora para gerar pânico, enquanto trata com discrição ou mesmo omite dados que ajudariam a esclarecer e baixar a ansiedade sem prejuízo das cautelas urgentes.
         
Por exemplo, há muitos idosos na Lombardia, o que é uma das causas do elevado número de óbitos. Outra causa é haver, lá, milhares de operários chineses (fala-se em 200 mil), trabalhando nas fábricas italianas que foram compradas por grupos da China. Muitos desses milhares viajaram ao seu país em janeiro último para celebrar o ano novo, voltando à Itália infectados pelo vírus.
         
Porém, o mais grave, que o mundo precisa conhecer e repudiar - e uma imprensa venal prefere omitir - é que, em janeiro, a ditadura chinesa já sabia do vírus e o que ia acontecer.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Estão em alta as Bolsas da Ásia, Europa e Estados Unidos

As Bolsas estão em alta na Ásia, Europa e Estados Unidos.

Este movimento altista influenciará a Bolsa de SP, cujo pregão abrirá daqui a pouco.

Opinião do editor - O povo ignora os políticos, dá razão a Bolsonaro,volta ao trabalho e também para as ruas

As fotos de multidões nas praças e parques das principais cidades brasileiras, ontem, mais o movimento que se intensifica nas ruas, hoje, demonstra que a população faz clara desobediência civil e parte por conta própria para o fim do isolamento absoluto, horizontal, sem prazo para terminar.

Isto acontece no Brasil e em todo o mundo.

O povo não espera mais pela decisão dos políticos para fazer o que bem entende, porque percebeu que eles sabem muito pouco e entendem menos ainda sobre o que acontece, já que reverberam como papagaios as informações alarmistas transmitidas pela mídia tradicional, que se desmoraliza a cada dia que passa.

Nunca chegou e nem vai chegar o caos social anunciado por boa parte dos principais dirigentes públicos, menos Bolsonaro, que remou contra a maré e foi acusado até de loucura explícita.

E porque a necessidade bate à porta. O presidente Jair Bolsonaro jogou com essa carta, que ninguém parecia ou queria entender.

RS terá outro dia de sol claro, céu azul e temperatura amena

Porto Alegre, 8h53min, 21 graus

O sol e o céu azul voltam a marcar o tempo no RS.

Ao longo do dia, especialmente na parte da tarde, uma frente fria passageira pode trazer nebulosidade em alguns pontos.

De acordo com a MetSul Meteorologia, não há chance de chuva em decorrência da nebulosidade.

Em Porto Alegre, neste momento, o sol aparece entre brumas. A temperatura mínima na Capital foi de 14°C, e a máxima deve chegar aos 29°C.

STF valida lei gaúcha que promoveu a reforma da previdência estatal estadual

O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Dias Toffoli, acatou o pedido da Procuradoria-Geral do Estado e suspendeu as liminares deferidas em duas Ações Diretas de Inconstitucionalidades que tramitavam na Justiça do RS. As ações foram ajuizadas contra a Lei Complementar Estadual nº. 15.429/2019, que alterava disposições no regime de previdência dos servidores do Estado e, por consequência, contra a Emenda Constitucional nº 78/2020.

As liminares suspendiam a possibilidade de o Estado taxar inativos que recebem acima de um salário mínimo.

Vale o que diz a lei aprovada pela Assembleia por iniciativa do governador Eduardo Leite.

INSS obedece ordem de Bolsonaro e antecipa nesta sexta a metade do 13o de aposentados e pensionistas

O governo Bolsonaro continua injetando dinheiro na veia dos mais pobres, como se percebe por esta nova informação, que é de hoje:

Nesta sexta-feira, o INSS, por ordem de Bolsonaro, vai injetar mais R$ 47,2 bilhões diretamente na economia.

O 13o será paga para aposentados e pensionistas

Primeira parcela: entre os dias 24 de abril e 8 de maio e
Segunda parcela, de 25 de maio a 5 de junho

Sistema gaúcho de saúde começa a entrar em colapso por falta e não por excesso de pacientes

O sistema privado e público de saúde começa a entrar em colapso no RS, mas ao contrário do Amazonas, Rio, SP e Ceará, aqui é por falta e não por excesso de pacientes. 

Veja mais notas, abaixo.

A foto ao lado não foi autorizada, mas ela demonstra o ambiente vazio da principal sala de recuperação do Hospital Moinhos de Vento, o maior e melhor hospital privado do RS, Porto Alegre.

Foi sábado de manhã.

Na sala de recuperação de cirurgia não havia um só paciente.

O cenário não é muito diferente em quase todos os hospitais do RS.

Os hospitais gaúchos prepararam-se para uma pandemia de dimensões catastróficas, balizados por declarações e decisões alarmistas de autoridades públicas, sobretudo do ministério da Saúde, e movidos por notícias escandalosamente mentirosas, transmitidas por grandes redes nacionais de rádio, TV e jornal, no caso Globo, Folha e RBS.

Eis o resultado do fechamento do RS: 196 trabalhadores demitidos para cada morte por vírus chinês

O jornal Zero Hora de hoje informa que desde o início da pandemia, o RS registra 5.300 trabalhadores demitidos.

A base da informação são notícias passadas por sindicalistas.

O número pode estar subestimado.

O editor fez um cálculo rápido e constatou que para cada 186 pessoas mortas, 196 perderam o emprego no Estado.

Entre os 11 Estados com maiores casos de mortes, o RS é disparado o melhor de todos

O editor foi pesquisar este gráfico para demonstrar ao leitor que o RS é o Estado com a melhor trajetória (apenas 26 óbitos desde o primeiro caso de infecção, dia 10 de março, portanto há 43 dias, praticamente um mês e meio. A Alemanha começou a abrir exatamente um mês e meio depois do primeiro caso, o que aconteceu ontem).

A trajetória do RS é a melhor de todos e basicamente segue uma linha permanentemente achatada.

O gráfico ao lado deve ser examinado com atenção pelo leitor. É fácil de compreender. Na horizontal estão os dias desde que ocorreu o primeiro caso de morte em cada Estado analisado, enquanto que na vertical encontram-se os números de óbitos.

A relação é de 1 óbito para cada 100 mil habitantes.

As curvas representam a trajetória de mortes nos Estados do Amazonas, SP, Rio, Pernambuco, Ceará, DF, Santa Catarina, paraná, Bahia, Minas e Rio Grande do sul.

Prefeita de Novo Hamburgo, RS, manda nota para explicar como faz a reabertura das atividades econômicas

A prefeita Fátima Daudt, Novo Hamburgo, município localizado a meia hora de carro de Porto Alegre, 240 mil habitantes, mandou a nota a seguir, que reflete sua posição em relação ao governo Eduardo Leite e à abertura das atividades econômicas e humanas que determinou:

Em relação a nota intitulada "Fátima Daudt confrontou Eduardo Leite e mandou abrir tudo em Novo Hamburgo. Saiba por que razão", a prefeita Fátima Daudt considera fundamental os seguintes esclarecimentos. Em primeiro lugar, a prefeita não concorda que estaria confrontando o governador, a quem tem o maior apreço e respeito.

(...)

Sobre Novo Hamburgo, as medidas adotadas estão muito bem fundamentadas juridicamente. A expressão "mandou abrir tudo" não retrata toda a realidade dos fatos. Na verdade, o distanciamento social segue sendo uma exigência em todos os setores da economia hamburguense.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da nota.

Porto Alegre acumula 400 infectados por vírus chinês, metade do total do Estado do RS

Porto Alegre fechou esta terça-feira com 400 casos acumulados de pacientes infectados por vírus chinês, metade do total do Estado, segundo dados da secretaria municipal da Saúde. São também 184 pacientes recuperados e 10 óbitos. As UTIs seguem com baixa lotação para infectados: 30 com casos confirmados e 23 com casos suspeitos.

- 400 casos confirmados
- 417 casos suspeitos
1.098 casos descartados
184 recuperados
10 óbitos
30 pacientes confirmados em UTI
- 23 pacientes suspeitos em UTI

Brasil acumula 43 mil casos de infectados e 2.741 mortos. RS é o Estado menos afetado do Sul.

Este é o atual cenário dos casos de vírus chinês:

Brasil

43.079 infectados
2.741 mortos

No Sul, o RS continua sendo o Estado com menor número de infectados e de mortos:

RS (11,3 milhões de habitantes) 904/27
Paraná (11,2 milhões de habitantes), 1024/51
Santa Catarina, 1063/35

Dezenas de gaúchos voltam ao QG do Exército, Porto Alegre

Algumas dezenas de manifestantes voltaram ontem ao QG do Exército, Porto Alegre, para pedir intervenção militar e o fechamento do Congresso e do STF.

O ministro Alexandre Moraes, ontem, autorizou a abertura de inquérito para identificar e processar quem defender publicamente a intervenção militar.

Milhares de porto-alegrenses ignoram o modelito de "distanciamento social controlado" anunciado por Eduardo Leite

Esta foto de Fabiano do Amaral, publicada na edição de hoje do Correio do Povo, Porto Alegre, mostra centenas de pessoas aglomeradas na Orla do Guaíba, ao lado da Usina do Gasômetro.

Se o leitor prestar atenção, são todos jovens e ninguém sequer usa máscaras.

Trata-se de uma desobediência civil em massa e todos parecem desconhecer o modelito de "distanciamento social controlado" anunciado pelo governador Eduardo Leite.

O movimento também foi intenso na praia de Ipanema e no Parcão, mas no restante da cidade o povo esteve afastado das ruas, praças e jardins.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/