Lulopetistas gaúchos acompanharam o lançamento da chapa Lula-Alckmin a bordo de apetitosos sachipães

Não houve distribuição de sanduíche de mortadela, mas o PT gaúcho resolveu distribuir salchipão, uma espécie de cachorro quente gaudério, para quem foi até a sua sede, hoje, para acompanhar os atos.

Como o evento de acompanhamento do pré-lançamento da chapa Lula-Alckmn durou das 10h até as 14h, o salchipão salvou o almoço dos lulopetistas que foram até a sede do PT em Porto Alegre.

A transmissão das falas de Lula e de Alckmion foram acompanhadas por telão.

Alckmin, o novo lulopetista de carteirinha, que até há pouco chamava Lula de ladrão e corrupto, falou de casa, porque está com covid-19.

Este blog transmitiu tudo ao vivo (veja vídeo mais abaixo).

O ex-presidiário ainda não confirmou agenda para o Rio Grande do Sul, mas prometeu que fará isto muito em breve.

Eduardo Leite, livre dos afazeres diários do governo, faz aquilo que mais gosta: falar, falar, e falar até em inglês.

Livre, leve e solto depois de fugir do governo estadual gaúcho, cuja tarefa enfadonha de governar um povo complicado, cujas façanhas são contadas em versos heroicos sobre suas tradições centenárias no amanho da terra e nas conquistas armadas do território, o ex-governador Eduardo Leite faz do que mais gosta: falar. E falar muito, até em inglês, como mostra o vídeo a seguir, que flagrou-o no esplendor da sua retórica redonda, vazia e sem sentido. Narciso não teria melhor desempenho.

Onyx define-se como oposição ao governador Eduardo Leite. "Ele só pintou mapinhas"!, denunciou o líder gaúcho do PL.

Onyx denunciou a renúncia de Eduardo Leite como um ato de ambição pessoal desmedida, ignorando a honra de governar os gaúchos.

O deputado Onyx Lorenzoni, que esta tarde acompanhou o presidente Bolsonaro até a Fenasoja, definiu esta semana de que lado fica em relação ao governo Eduardo Leite:

- É oposição medianamente clara.

Na quinta-feira a noite, na posse da nova Executiva do PL de Porto Alegre, Onyx bateu forte em Eduardo Leite, percebendo que entre as opções do ex-governador estão até mesmo a disputa pelo Piratini. 

Sobre a gestão da crise sanitária, disse Onyx:

- Com milhões de reais mandados pelo governo federal, ele fechou tudo, pintou mapinha.

E a respeito do ajuste das contas públicas:

- Tudo com dinheiro federal, privatizações e suspensão do pagamento da dívida.

A gratidão, o silêncio e o tempo, por João Satt

 O autor, gaúcho, é publicitário, estrategista, modelador de negócios e marcas, palestrante nacional e internacional

Nem sempre conseguimos expressar aquilo que está na nossa mente. O desafio de quem escreve é fazer com o coração, e para quem lê é estar desarmado. Difícil para os dois, mas vamos lá. O que vocês vão ler é um pouco daquilo que consegui entender, elaborar; enfim, sentir, enquanto os fatos da minha vida foram acontecendo.  

Queremos sempre mais e mais da vida, e quanto mais temos, mais voltamos a querer. Uma cobrança que se manifesta em todos os territórios: do amor dos filhos, do sucesso profissional/empresarial, até mesmo da atenção dos amigos – isso sem falar da eterna busca por um “amor perfeito”. Então experimente cobrar menos dos outros e, especialmente, de você. Agradeça, pratique a gratidão, coloque o agradecer na sua agenda. O mais impressionante é que, na busca por querer sempre mais, desconstituímos a importância daquilo tudo que já conquistamos. 

Não espere a falta para reconhecer o valor que aquilo tinha para sua vida. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Gorilas armados reprimem manifestantes que hostilizaram Lula em Campinas. Veja o vídeo.

A grande mídia só se ocupou do assunto depois que as redes sociais publicaram fotos e vídeos à exaustão. O material que consta do vídeo a seguir foi capturado pelo editor e está nos eu Canal do You Tube. As cenas mostram seguranças mal encarados, grosseiros, violentos, armados, confrontando os manifestantes que hostilizaram Lula durante sua visita a um condomínio de luxo de Campinas, tudo para falar com seu amigo, o físico Rogério Leite. 

Conselho Universitário da UFRGS investe contra lei que proíbe linguagem neutra no setor público de Porto Alegre

O Conselho da UFRGS é dominado por filiados ou alinhados ao Psol, PCdoB e PT.

Ao lado, capa do livro Vanguarda do Atraso. O editor é um dos autores. É onde se situa o atual Conselho da UFRGS.

Nesta sexta-feira,  dia 6 de maio, o Conselho Universitário da UFRGS aprovou uma moção de repúdio ao projeto aprovado esta semana por ampla maioria na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, que garante o ensino correto da língua Portuguesa nas escolas do município e proíbe o uso da chamada “linguagem neutra”, outra corruptela da esquerdopatia global. 

Durante as discussões, o professor Fernando Pulgati defendeu o projeto aprovado na Câmara, em prol do ensino correto da língua Portuguesa, nossa língua oficial, elencando diversos motivos pelos quais a dita linguagem neutra não deve ser defendida, dentre eles que ela não é absolutamente nem um pouco inclusiva, pois prejudica inclusive o aprendizado de pessoas que precisam sim de ações inclusivas, com os disléxicos e pessoas com deficiência auditiva ou visual. A vice-reitora Profa. Pranke fez declaração de voto contra a moção, e, portanto, contra a “linguagem neutra”, justificando seu voto tanto por questões legais quanto pelo fato de a dita “linguagem neutra” ser algo que não existe na língua portuguesa. . 

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes. Vale a pena.


Atletas surdos e uma imprensa muda, por Renato Sant'Ana

O mascote do evento.

O mutismo de uma imprensa que se sente livre para recusar-se a ouvir a realidade e para escolher a notícia que lhe convém é das maiores ameaças à democracia, colaborando com a expansão do autoritarismo.

Interessará à mídia ? 

A cidade de Caxias do Sul, RS, está sediando a 24ª Surdolimpíada de Verão (Summer Deaflympics). 

Entre dirigentes, comissões técnicas e atletas surdos, esse megaevento reúne mais de cinco mil pessoas de 77 países para disputar, de 1º a 15 de maio, 20 modalidades olímpicas no masculino e 18 no feminino.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Ao vivo, lançamento da chapa Lula-Alckmin para o Planalto

 

Recomendado - Programe-se para esta noite de sábado, Bier Markt. Porto Alegre.

Experimente. Chopes artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Desconto especial para o South Summit.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.
Abre as 17h.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS
Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.brEstamos abertos desde as 17h.Venha até aqui fazer o happy hour com seus amigos.

Apenas 3 dos 10 candidatos ao governo do RS são a favor da adesão ao RRF

Ao lado, Onyx e Heinze, os principais candidatos.

A RBS e as grandes entidades empresariais, claro, são a favor. 

Ontem, a bancada de 5 deputados do PL (Onyx) pediu que o governo retire o pedido de urgência.

Apenas 3 dos 10 candidatos ao governo do RS são a favor da aprovação da proposta de adesão ao RRF encaminhado pelo governo estadual ao Legislativo.

A proposta poderá ser votada na semana que vem.

Os candidatos que mais contam são contrários e querem que o governo recue, deixando o caso para decisão do próximo governador.

São favoráveis:
Gabriel Souza, MDB: Ranolfo Vieira, PSDB: Ricardo Jobim, Novo.

São contrários:
Onyx Lorenzoni, PL: Luiz Carlos Heinze, PP; Edegar Preto, PT; Roberto Argenta, PSC; Beto Albuquerque, PSB; Pedro Ruas, Psol; Marco Dellanina, Patriota.

FCDL do RS move ação no STF contra adesão ao RRF por parte do governo do RS

 O editor recebeu esta manhã a cópia integral do pedido encaminhado ao STF pela Federação das Câmaras de Diretores Lojistas do RS, FCDL, no qual insurge-se contra a adesão ao RRF por parte do governo do Estado, pedindo para ser incluída como amicus curiae na ação proposta pela OAB. 

A OAB considera que a dívida com a União já foi paga.

A FCDL não quis acompanhar Federasul, Farsul e Fecomércio, que tiraram nota contra a ação da OAB e a favor da aprovação da proposta de adesão ao RRF que o governo estadual encaminhou ao Legislativo.

Agora, ao vivo, Bolsonaro em Santa Rosa, RS

 

Site replica vídeos nos quais Alckmin chama Lula de corrupto e Lula chama Alckmin de corrupto. Veja e ouça.

Numa sequência de vídeos escolhidos a dedo, o site Poder360 de hoje mostra momentos de enorme tensão ocorridos durante debate entre Lula e Alckmin, que hoje formam chapa única. "Vocês dão nojo e são ladrões do dinheiro público", diz Alckmin a Lula, num dos momentos. Lula rebate, dizendo que Alckmin esconde fatos sujos de roubalheira no governo paulista. Você pode ver todos os vídeos neste consistente trabalho do site. CLIQUE AQUI para ler, ver e ouvir.

Marcel Van Hattem, Eric Lins e mais políticos, empresários e juristas criticam STF por se opor à redução do IPI

- A reportagem é da Folha Política de hoje.

 

Artigo, Percival Puggina - Uma tarefa de gincana

- Artigo do Blog do Puggina de hoje, sábado.

Durante décadas, qualquer referência ao Foro de São Paulo (FSP), suas articulações e deliberações era denunciada como teoria da conspiração. Lembram ? Devaneio de gente doida, que precisava alimentar os próprios fantasmas. Agora, Fidel morreu, Raúl se aposentou, Chávez faleceu, Maduro apodreceu no pé, Lula foi preso e “descondenado”, mas não “descometeu” os crimes pelos quais foi julgado, condenado e preso. 

A turma do Foro de São Paulo espicha para o Brasil olhos langorosos e gananciosos. Saudades eternas do dinheiroduto brasileiro! Ao longo dos últimos três anos, lá fora e aqui dentro, fez o possível para derrubar Bolsonaro e impedi-lo de governar com o programa conservador e liberal vitorioso nas urnas de 2018. Sempre em nome de uma democracia que estaria periclitante.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Senado adia destruição de documentos sigilosos da CPI da Covid

 O Senado adiou nesta sexta-feira a destruição do HD externo com dados da Comissão Parlamentar de Inquérito da Covid-19. O objeto seria destruído com marreta e furadeira, informou o jornal O Estado de S. Paulo. A justificativa da Casa é que não houve comunicação do fato ao Ministério Público. Não foi marcada data para a eliminação dos arquivos. O sócio da Brasil Paralelo, Henrique Viana, disse que foi avisado sobre o adiamento da destruição do HD quando já estava dentro da sala do Senado.

Caoa Chery avisa que fechará sua montadora de Jacareí

A montadora Caoa Chery comunicou ao Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região, nesta quinta-feira, que vai fechar a fábrica de Jacareí e demitir cerca de 480 trabalhadores. Segundo o sindicato, a decisão pegou os metalúrgicos de surpresa.

Em reunião com o sindicato, na quinta-feira, a direção da Caoa Chery informou que um modelo sairá de linha, e dois modelos passarão a ser importados da China. Com isso, a empresa pretende encerrar toda a produção de Jacareí (SP). A fábrica informou que a unidade passará por uma modernização para a produção de carros elétricos, que começaria apenas em 2025.

Varejo paulista venderá 1,6% menos em maio (sobre mesmo mês do ano passado), diz Fecomércio SP

São Paulo costuma balizar o andar da carroça econômica do País. 

As vendas do comércio varejista no estado de São Paulo deverão alcançar R$ 83,1 bilhões em maio, com 1,6% a menos do que foi registrado no mesmo mês do ano passado. A previsão, divulgada ontem é da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). Apesar da queda, de acordo com a entidade, o resultado será o segundo melhor mês das mães desde o início da série histórica da pesquisa, em janeiro de 2008, só perdendo para maio de 2021, quando as vendas atingiram R$ 84,4 bilhões.

A taxa estimada para este ano pode ser um indicativo de redução no ritmo do consumo.

Carnaval de rua prossegue esta noite em Porto Alegre

União da Tinga. Foto de Ricardo Giusti, PMPA.

Após dois anos sem desfiles, o Carnaval de Porto Alegre voltou ao Complexo Cultural do Porto Seco. De ontem até domingo, apresentam-se 22 escolas de samba. O Grupo Ouro será neste sábado, 7, e o Grupo Bronze, no domingo. Toda a estrutura acomodará 4.660 pessoas por noite de desfiles. No entanto, a previsão dos organizadores é que circularão pelo entorno da pista em torno de 20 mil pessoas por noite. 

Os ingressos estão disponíveis na plataforma Sympla e podem ser adquiridos neste link. 

A prefeitura preparou um serviço especial de segurança, saúde, trânsito, transporte para o Carnaval.

CLIQUE AQUI para ver a programação. Esta noite o prefeito Sebastião Melo prometeu comparecer.

Dica do editor - Conheça medidas simples para evitar 70% das infecções. A dica é da OMS.

 Medidas como boa higiene das mãos podem prevenir 70% das infecções em ambiente de cuidados de saúde, recomendou ontem a Organização Mundial da Saúde (OMS).A agência das Nações Unidas lembra que pessoas internadas em unidades de cuidados intensivos e recém-nascidos são especialmente vulneráveis a infecções hospitalares e se beneficiarão de "bons programas de prevenção e controle de infecções".

De acordo com dados de 2016 e 2017, 7% dos pacientes em hospitais de países com rendimentos altos e 15% dos de rendimentos médios e baixos terão "pelo menos uma infecção relacionada aos cuidados de saúde".

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes que você precisa conhecer.

TSE diz que FFAA podem divulgar suas propostas por eleições limpas. A ver.

O presidente do TSE, Edson Fachin, tirou nota para dizer que não se opõe à divulgação das propostas feitas pelas Forças Armadas para garantir eleições limpas.

As propostas foram colocadas sob sigilo por Fachin, mas o ministério da Defesa cobrou transparência e avisou que divulgaria tudo.

Bolsonaro chegará as 12h20min em Santa Rosa, RS

 O deputado federal Bibo Nunes, PL, que é candidato à reeleição, disse há pouco ao editor que viajará com o presidente Bolsonaro a Santa Rosa, esta manhã.

Bolsonaro irá com o Boeing presidencial até o aeroporto de Chapecó e de lá viajará de helicóptero até a Fenasoja.

A previsão de desembarque é para as 12h20min.

Heinze vai ao STF contra dívida gaúcha com a União. Na prática, Heinze fulmina proposta de adesão ao RRF.

Ao lado, o senador Heinze, candidato do PP ao governo do RS.

O senador Luiz Carlos Heinze, candidato ao governo gaúcho, protocolou no STF uma petição requerendo que seja incluído como amicus curiae na ação proposta pela OAB do RS que questiona a dívida do governo do RS com a União.

O deputado Onyx Lorenzoni, também candidato ao Piratini, já tinha feito o mesmo.

A decisão de Heinze influenciará de modo decisivo a bancada do PP, que tem sido a maior defensora da proposta de adesão ao Regime de Recuperação Fiscal em tramitação na Assembleia. 

Sem os votos do PP, o governo estadual não conseguirá aprovar nada. A votação foi agendada para a semana que vem.

Daniela Mercury abre mão do dinheiro público que receberia pelo showmício em favor de Lula

A cantora Daniela Mercury abriu mão do cachê de R$ 100 mil de dinheiro público, que receberia pelo showmício de centrais sindicais que fez em comemoração ao 1º de Maio, em São Paulo. A decisão foi comunicada à Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo. A apresentação entrou na mira da Controladoria-Geral do Município. 

A cantora falou mal de Bolsonaro e declarou apoio a Lula na eleição de outubro.

.

Deputado Coronel Tadeu diz que nova prisão de Daniel Silveira representará quebra institucional

 Este material é da Folha Política de hoje.

Bolsonaro visitou a Guiana de olho nas suas novas jazidas de petróleo e gás

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, o intercâmbio bilateral entre Brasil e Guiana mais do que dobrou nos dois últimos anos, passando de aproximadamente USD 58 milhões, em 2020, para USD 118,6 milhões, em 2021.

O presidente Jair Bolsonaro, que hoje visitará Santa Rosa, RS (depois do meio dia) assinou nesta sexta-feira, acordos de cooperação em assistência jurídica mútua em assuntos civis e penais, durante visita oficial à Guiana, país que faz fronteira com o Brasil na Região Norte.

Bolsonaro e o presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, discutiram temas como comércio e investimentos, infraestrutura, energia e cooperação em defesa e segurança. O Brasil tem interesse em novas oportunidades no setor de petróleo e gás. Por isto, Bolsonaro levou com ele o ministro de Minas e Energia e o presidente da Petrobrás.

Mourão fez visita oficial relâmpago ao Uruguai

O vice-presidente Hamilton Mourão volta hoje ao Brasil, depois de visita relâmpago ao Uruguai. O vice esteve  nesta sexta-feira com a sua homóloga no Uruguai, Beatriz Argimon. Pela manhã, também em Montevidéu, Mourão se encontrou com o secretário-geral da Associação Latino-americana de Integração (Aladi), Sergio Abreu. Ainda na tarde desta sexta-feira, Mourão reuniu-se com empresários uruguaios.

Prefeito Sebastião Melo cumprirá pauta ambiental na Europa. Ele viajará amanhã.

O prefeito Sebastião Melo viaja neste domingo para Dinamarca e Suécia em busca de projetos sustentáveis que possam ser implantados em Porto Alegre para cumprir o compromisso firmado na Cúpula Mundial do Clima, em Glasgow no ano passado, de reduzir as emissões de carbono em 50% até 2030 e zerar até 2050. 

CLIQUE AQUI para conhecer a agenda de trabalho do prefeito.

Dica do editor - Congresso Nacional do Saneamento começará segunda-feira em Porto Alegre

Porto Alegre receberá de segunda-feira, 9, a sexta-feira, 13, na capital gaúcha, o maior fórum sobre saneamento do Brasil, que debate o saneamento público nacional há 50 edições. 

O encontro ocorrerá nas dependências do Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), na avenida Assis Brasil, 8787, das 8h às 18h30.

CLIQUE AQUI para saber mais detalhes.

Vírus chinês matou 195 brasileiros nesta sexta-feira

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 664.091 mortes de covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. 

O número total de casos confirmados da doença é de 30.543.908.

Em 24 horas, foram registrados 19.725 casos. 

No mesmo período, foram confirmadas 195 mortes de vítimas do vírus.

Ainda segundo o boletim, 29.612.822 pessoas se recuperaram da doença e 266.995 casos estão em acompanhamento.

Avança taxa de ocupação de UTIs Pediátricas em Porto Alegre

 UTIs Pediátricas
Taxa de ocupação - 86,71% (81,90% no dia anterior)
105 vagas, estando 90 ocupadas, 5 das quais por crianças infectadas por vírus chinês (mais 4 com suspeitas).

UTIs Adulto
Taxa de ocupação - 91,79%
708 vagas, sendo 637 ocupadas, 48 das quais por doentes infectados por vírus chinês

CLIQUE AQUI para examinar tabelas de todos os hospitais.

Saiba onde se vacinar contra gripe e vírus chinês, hoje, em Porto Alegre

A prefeitura mantém a oferta de vacinação contra a gripe e vírus chinês neste sábado, em três locais: unidades de saúde Tristeza, Santa Rosa e Shopping João Pessoa (neste último, vacinação contra a Covid-19 apenas para adultos). 

O atendimento irá ocorrer das 9h às 16h. 

No domingo, 8, não haverá vacinação.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/