Justiça cassa o mandato do líder da oposição no Senado, Rogério Marinho

A Justiça estadual do Rio Grande do Norte, Estado governado por Fátima Bezerra, PT, por meio da 6ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Natal, condenou o senador Rogério Marinho à perda do mandato no âmbito de uma ação de improbidade administrativa que investiga um suposto esquema de nomeação de cargos fantasmas na Câmara Municipal de Natal, onde ele foi vereador e presidente da Casa.

O congressista foi condenado à perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por oito anos, pagamento de multa civil, além de ficar proibido de contratar com o poder público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios pelo prazo de oito anos.

A decisão de primeiro grau foi proferida na última quarta-feira 31 pelo juiz Bruno Montenegro Ribeiro Dantas, da 6ª Vara da Fazenda Pública de Natal. O senador poderá recorrer da decisão, que não tem efeitos imediatos.

Ao vivo, agora, Augusto Nunes, Henkel e Sílvio Navarro em "Oeste sem Filtro". Não deixe de acompanhar.

Lula demonstra desespero ao comprar e chantagear o Congresso, diz Ramiro Rosário.

Ramiro Rosário é vereador do PSDB, Porto Alegre.

João Darzone assume o comando do Observatório Social de São Leopoldo, RS

Após quatro anos no comando, Eduardo Werneck não é mais presidente do Observatório Social de São Leopoldo, RS. Ele acaba de passar a presidência para o advogado João Darzone (foto), que assume por dois anos. 

A Assembleia Geral Ordinária ocorreu na noite desta quarta-feira.

A vice-presidente administrativa-financeira será Márcia Beatriz Del Frari, Tiago Spengler será vice de Controle Social e Metodologia, Virginia Maria Rodrigues assumirá como vice de Divulgação de Imagem e Indicadores e Werneck ficará como vice de Sustentabilidade e Relações Institucionais.Sandoval dos Santos, Clovis Garcia Perraro e Karin Margareth Brust de Oliveira forma o trio do conselho fiscal titular. Regina Helena Osinski, Gildo Heckler e Anildo Martins da Silva são os suplentes.

O Observatório Social é uma instituição não governamental..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Saiba de que modo o presidente do Uruguai deu nos dedos de Lula da Silva

Dica do editor - Surpreenda-se com o Brasil: no Pará fica a maior fazenda de coco do mundo. Conheça.

Sinduscon-RS divulga novos valores do CUB

O Sinduscon-RS divulgou hoje  o CUB/m² – Custo Unitário Básico por metro quadrado de construção de maio de 2023. 

Os materiais de construção que mais subiram no mês último foram: Tinta látex PVA (4,44%), Concreto fck=25 Mpe  (4,33%), Disjuntor tripolar 70 A (2,76%), Bacia sanitária branca com caixa acoplada (2,69%) e Bancada de pia de mármore branco 2,00 m x 0,60m (2,13%). Em 12 meses, os materiais que mais subiram foram: Emulsão asfáltica impermeabilizante (24,75%), Concreto fck=25 Mpe ( 23,60%), Bloco de concreto sem função estrutural 19 x 19 x 39 cm (18,84%) e Placas de gesso (15,84%).

Entre os materiais que tiveram variação negativa, destacam-se : Aço CA-50 Ø10 mm (-2,43%), Fio de cobre antichama, Isolamento 750V,#2,5 mm2 (-1,98%),  Placa cerâmica (azulejo) 3Ocm x 4Ocm, PB II (-1,79%),  Chapa compensado plastificado 18mm  (- 1,34%) e Telha fibrocimento ondulada 6 mm (-0,61%).

Saiba por que o preço é o nó górdio do negócio da Corsan

Esta consistente manifestação feita ao Tribunal de Contas do Estado do RS comprova matematicamente que o governo estadual gaúcho quer entregar a Corsan pela metade do preço que vale.

A Frente em Defesa da Água e do Saneamento resume no título do trabalho todo o escopo dele: "AEGEA com dupla remuneração e Valuation subavaliado".

Trata-se do preço.

O TCE do RS terá que levar em consideração os números reais ao tomar sua decisão final pela aprovação ou rejeição do negócio. O caso, agora, também se encontra na Comissão de Economia da Assembleia, que já possui este material e muitos outros elementos para tornar transparente um negócio nebuloso e envolvendo interesses que não são suficientemente claros.

CLIQUE AQUI para ler este material técnico com dupla atenção.

Recomendado - Ocupação imediata: apartamento mobiliado no Trend. 2 quartos, Petrópolis, Porto Alegre. R$ 860 mil. Na Bridge. Agora.

Do outro lado da avenida, ergue-se o mais moderno shopping center do RS.

Contatos imediatos por WhatsApp:
51.9964-000-90.

Apartamento com 77,07 m2, 2 dormitórios, 2 vagas de garagem, totalmente mobiliado.

Para ocupação imediata.

No moderno complexo Trend, Petrópolis, Porto Alegre, junto à Perimetral, 

Avenida Nova Carlos Gomes, R$ 860 mil. 4o andar.

Condomínio de alto padrão com portaria 24h.

CLIQUE AQUI para todas as informações sobre o imóvel e o condomínio, mapa de localização, cálculo de financiamento e contatos. 

Cherini anuncia agenda de Bolsonaro no RS

O deputado federal Giovani Cherini, presidente do PL do RS, confirmjou ao editor que Jair Bolsonaro realizará uma visita oficial ao Rio Grande do Sul nos dias 22 e 23 de junho. Ontem, Cherini e Bolsonaro fecharam a agenda da visita. 

No dia 23, o deputado fará aniversário. A comemoração será durante almoço e Bolsonaro irá.

O principal compromisso da agenda de Bolsonaro será a filiação de importantes prefeitos e lideranças do Rio Grande do Sul ao PL, que tem como meta eleger mais de 1.000 prefeitos em todo o Brasil.

Além disso, o presidente Bolsonaro participará da 23ª edição da TranspoSul, a maior feira e congresso de transporte e logística da região sul do Brasil. O evento será realizado na Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre.


Oposição bolsonarista opõe-se aos atos do dia 4, mas NOVO insiste. EmPorto Alegre, ato será no Parcão, domingo.

Ao contrário do MBL, o Partido NOVO insiste em manter a manifestação de protesto do dia 4.

Em Porto Alegre, o ato acontecerá durante a tarde, no Parcão.

A  oposição bolsonarista já anunciou que não comparecerá e desaconselha a participação.

Há articulação em curso, tudo para que a manifestação seja adiada e saia apenas depois que os principais agentes da oposição concordem em formar uma frente ampla de protesto contra os desmandos judiciais.

Dica do editor - Prefeito Melo e vice Ricardo Gomes falarão com o Clube de Opinião do RS. Será na segunda-feira.

 A conversação com o prefeito e seu vice começará as 10h30min no Plaza São Rafael, centro histórico de Porto Alegre. O evento é do Clube de Opinião do RS, presidido pelo jornalista Fernando di Primo. Até esta tarde, 17 associados já tinham pedido inscrição. Será manhã de casa cheia.

Recomendado - Esta noite tem Bier Markt, Porto Alegre. Reserve, também, para happy hour em qualquer dia da semana.

Você pode reservar para happy hour da empresa, dos colegas de escritório, mas também para festas de aniversário e de casamento.

Whats 993882401 / 993887265.
Você pode mandar sua mensagem de reserva a qualquer hora do dia.

Hoje o Bier Markt não abre para o público. Só amanhã.

1o lugar no gênero, Veja Porto Alegre.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497/ Moinhos de Vento.

Abin reconhece "discrepância" em relatórios do general G. Dias. O general mentiu. É caso de cadeia.

O caso reforça a tese de que o governo lulopetista armou uma cilada para os manifestantes do 8 de janeiro.

A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) reconheceu a existência de divergências nos dois relatórios enviados pelo general Gonçalves Dias, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), à Comissão de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso (CCAI). Os documentos tratam da versão do militar sobre os protestos do 8 de janeiro.

Não foi divergência.

O caso é de malfeito criminoso e é por isto que a oposição perde a prisão do general.

O jornal O Globo informou nesta quinta-feira, 1º, que a primeira cópia do relatório de informes da Abin, enviada em 20 de janeiro e produzida na gestão de Dias no GSI, omitiu a informação segundo a qual o general recebeu, em seu celular pessoal, 11 alertas sobre os crescentes riscos de tumulto e invasão de prédios públicos. G. Dias disse oficialmente ao Congresso e na PF que nunca recebeu alertas severos.

Dica de humor, Cláudio Spritzer - A mãe de todas as fake news. E agora, Xandão ?

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Senador Marcos do Val publica fotos de sunga, dele e do ministro Flávio Dino. E pede: "Vejam que tem a maior arma !"

O senador Marcos do Val  rebateu comentários nas redes sociais que questionavam a sua altura e em resposta, ele publicou uma foto de sunga em que se compara ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

É baixaria explícita na República.

Dino e do Val estão em roupas de banho. 

O senador disse que ia mostrar “quem é mais alto e que tem a melhor arma!”, falando em sentido dúbio.

Na montagem, ele diz ser da Swat (Polícia de Armas Táticas e Especiais, na sigla em inglês) e o ministro um “vingador”, em referência à fala de Dino durante audiência na Comissão de Segurança Pública no Senado em 9 de maio. 

“Cada um usa a arma que tem”, escreveu do Val na postagem.


Agora, ao vivo, Júlio Ribeiro comanda "Boa tarde, Brasil"

Dica do editor - 56,4% dos alunos do 2º ano não estão alfabetizados, diz MEC. Conheça os números da pesquisa.

Os resultados da pesquisa Alfabetiza Brasil, apresentados nesta quarta-feira, em Brasília, mostram que, em 2021, 56,4% dos estudantes do 2º ano do ensino fundamental não estavam alfabetizados. Os dados são do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). No Saeb de 2019, antes da pandemia de covid-19, o percentual de não alfabetizados era menor: 39,7%. Os alfabetizados somavam 60,3%. 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Saiba como fica a nova tabela do IR para os servidores públicos

A nova tabela do Imposto de Renda dos servidores públicos entrou em vigor no início de maio, conforme Medida Provisória 1171/2023, de 30 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial da União de 1º de maio de 2023.A alteração mais significativa foi o aumento da base de cálculo de isenção de R$ 1.903,98 para R$ 2.112, sendo permitida a dedução automática de 25% do valor máximo da faixa de isenção (R$ 2.112 x 25% = R$ 528) para os servidores que ganham até R$ 2.640,00 (R$ 2.112 + 528 = 2.640), os quais deixarão de pagar imposto de renda. No caso dos servidores que recebem acima de R$ 2.640...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Dica do editor - Porto Alegre amplia para 1.047 o total de vagas para a população de rua. Começou a Operação Inverno.

A prefeitura de Porto Alegre entrega, hoje, oficialmente, mais 227 vagas na rede municipal de abrigos, albergues e pousadas para a população de ruas. A partir de hoje, quando começa a Operação Inverno, serão 1.047 vagas na rede municipal.

PIB cresce mais do que se esperava. IBGE diz que avanço foi de 1,9% no primeiro trimestre.

 A economia brasileira superou as expectativas do mercado e registrou um resultado forte no primeiro trimestre de 2023. 

Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1º/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do país avançou 1,9% entre janeiro e março deste ano, na comparação com o trimestre anterior.

Estadão chama Lula da Silva de "amador", diz que ele está de joelhos e leva surra no Congresso

O jornal promove um racha no consórcio e vem atacando o governo lulopetista todos os dias.

Em novo editorial publicado hoje, o jornal O Estado de S. Paulo chama Lula da Silva de “amador” e diz que o governo “tem levado uma surra” do Congresso Nacional.

O jornal listou uma série de derrotas da gestão petista em menos de seis meses no poder e critica Lula por agir como se tivesse sido eleito com ampla maioria de votos.

CLIQUE AQUI para ler mais no próprio Estadão.

11 do PCC que iam sequestrar e matar Moro e a família estão presos e já são réus no Paraná

 O Tribunal de Justiça do Paraná tornou réus 13 suspeitos de planejarem o sequestro e assassinato do senador Sergio Moro e a família. 

São todos do PCC, que implementou a operação, desmontada quando estava em andamento.

11 suspeitos foram investigados pela Polícia Federal e presos em 22 de março por planejarem os ataques ao congressista e ao promotor público. Dos réus, 5 estão presos preventivamente. Só 2 seguem foragidos com mandado de prisão em aberto.

RS terá tempo bom e temperatura amena nesta quinta-feira

 RS, 9h - Porto Alegre, 13o/ Gramado,11o/ Anta Gorda, 12o/ Xangri-Lá e Uruguaiana, 16o.

O mês de junho começou com um dia de predomínio do sol em praticamente todo o território gaúcho, embora formações de nuvens e de cerração ainda ocorram neste momento, como é o caso de bairros como Petrópolis (9h), Porto Alegre, onde trabalha e mora o editor.

Durante a tarde, a temperatura sobe, acima da média do mês. As máximas serão de 26ºC em Santa Rosa e 25º em Torres e em Uruguaiana.

Em Porto Alegre, o tempo será de sol com algumas nuvens. A temperatura máxima será de 24ºC.

Polícia Federal prende e cumpre mandados contra aliados de Arthur Lira em Alagoas.

Governistas lulopetistas dizem que não é represália política à atuação do deputado, mas há controvérsia.

A Polícia Federal cumpre na manhã desta quinta-feira, mandados de prisão e de busca e apreensão em uma investigação sobre desvios em contratos para a compra de kits de robótica com dinheiro do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O caso veio à tona em abril do ano passado, depois de uma reportagem do jornal Folha de S.Paulo sobre as aquisições em municípios de Alagoas. As compras eram assinadas por uma mesma empresa, pertencente a aliados íntimos do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

É a operação carona.

CLIQUE AQUI para saber muito mais. O material é do jornal Extra, de Maceió, desta manhã.

Inflação do IPC-S fechou maio com alta de apenas 0,08%

 O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) desacelerou a 0,08% no fechamento de maio, após alta de 0,50% em abril. Na terceira quadrissemana do mês, o índice havia registrado alta de 0,45%. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pela Fundação Getulio Vargas. 

Em 12 meses, o índice acumulou variação positiva de 3,01% no fechamento de maio, ante 3,39% na terceira quadrissemana e 3,44% em abril.

O resultado ficou abaixo do piso do intervalo das estimativas da pesquisa Projeções Broadcast, de 0,20%. O teto e a mediana do levantamento eram de 0,35%.

Governador Caiado bate boca com lulopetistas na CPI do MST. "Turma de comunistas", acusa Caiado. Zucco suspende sessão.

Este material é da Folha Política.

Governo tucano gaúcho autorizou R$ 28 milhões para projetos culturais que usam captação de incentivos fiscais

O governo estadual tucano descentraliza as captações para eventos, mas prejudica empreendimentos consagrados.

A Secretaria da Cultura do RS autorizou, ontem, a destinação de R$ 28 milhões para projetos culturais que buscam financiamento do Pró-Cultura RS – Lei de Incentivo à Cultura (LIC). Parte do valor, R$ 8 milhões, será destinada a propostas que já tramitam. A outra fatia, de R$ 20 milhões, contemplará projetos inscritos em junho e julho. O período de inscrições para novas propostas, com previsão de realização no primeiro semestre de 2024, se encerra em 31 de julho.

Entre 2019 e 2022 foram R$ 200 milhões.

As prefeituras de Gramado e de Bento reclamam que eventos como Festival de Cinema estão praticamente vetados. O deputado Rodrigo Lorenzoni convocou audiência pública para discutir o caso na Assembleia.

Lula da Silva indicará Zanin para o STF, hoje. Senado sabatinará o advogado e poderá rejeitar seu nome.

O governo Lula da Silva admitiu a interlocutores políticos, ontem, que ainda hoje indicará ao Senado o nome do seu advogado pessoal Cristiano Zanin para o STF.

Zanin será sabatinado pelos senadores.

Há forte movimento político e social para que o Senado rejeite o nome do advogado pessoal de Lula da Silva, que é também genro do compadre do líder das esquerdas brasileiras.

Gasolina subirá de preço no RS e em todo o País. A partir de hoje, ICMS será maior. Julho será a vez de PIS/Cofins maior.

No próximo mês, ocorrerá um novo aumento. No dia 1º de julho, tributos federais (PIS/Cofins e Cide) devem voltar a incidir integralmente sobre a gasolina e o etanol. Sua cobrança havia sido zerada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

A entrada em vigor da alíquota única e fixa do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), hoje, deverá provocar um aumento no preço da gasolina. . No caso do diesel, a alteração já está valendo desde 1º de maio, com uma cobrança de R$ 0,94 por litro.

A partir desta quinta-feira, a cobrança será de R$ 1,22 por litro em todo o território nacional. Atualmente, as alíquotas são proporcionais ao valor e são definidas por cada estado, variando geralmente entre 17% e 20%.

No RS, se a diferença de alíquotas...

CLIQUE AQUI para ler mais.

Câmara e Senado aprovam MP dos Ministérios depois de favores obtidos do governo Lula da Silva

O deputado Arthur Lira avisou, depois da votação, que a Câmra não fará mais nenhum sacrifício para salvar a cara do destrambelhado governo lulopetista.

CLIQUE AQUI para saber como votaram os deputados gaúchos.

Depois de ter liberado mais R$ 1,9 bilhões para obter a boa vontade de deputados, preencher cargos federais para atender interesses políticos de parlamentares e também se comprometer com mudanças até mesmo de titulares de ministérios, a Câmara aprovou na undécima hora A Câmara dos Deputados, na noite desta quarta-feira a Medida Provisória 1154/23, que prevê a estrutura de ministérios do governo Lula. O placar foi de 337 votos a favor e 125, contra. CLIQUE AQUI para saber como votou cada deputado. A pesquisa é do site Poder360. 58 deputados, inclusive 8 do PL, votaram a favor da proposta do governo.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsonaro vai a exames médicos, hoje, em São Paulo. Ele se hospedará no Palácio dos Bandeirantes.

Juntos na Agrishow.

O ex-presidente Bolsonaro passará o dia em exames médicos na Capital de São Paulo. Ele ficará hospedado no Palácio dos Bandeirantes, a convite do governador Tarcísio Gomes de Freitas.

Na sexta-feira, 2, ele e Tarcísio devem comparecer a um evento na Academia da Polícia Militar do Barro Branco. Essa é a segunda vez que Tarcísio e Bolsonaro aparecem juntos em São Paulo. A primeira foi em Ribeirão Preto, no interior do Estado, durante a abertura da feira Agrishow, em 1º de maio. Nos corredores do Palácio dos Bandeirantes, Tarcísio diz que mantém boa relação com o ex-presidente, de quem é amigo, e que conversa regularmente com ele pelo telefone.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/