A posse de Alexandre Moraes foi o Baile da Ilha fiscal do Eixo do Mal

 

Apesar de estar em recuperação judicial, rede Rabush inaugura outra loja

Mesmo sob regime de recuperação judicial, a rede varejista gaúcha Rabush abrirá nova loja, dia 25, na Hípica, Porto Alegre.

Na verdade, é uma substituição por outra que fechou na Capital.

A rede deve R$ 42,7 milhões, mais um passivo trabalhista de R$ 2,8 milhões.

Artigo, Hélio Beltrão, Jornal do Comércio - Inflação: o pior já passou

Após dois anos antes da guerra corrosiva, há menos o único console de que finalmente ficou para trás. Explícito. O IPCA atingiu o pico em abril (12% acumulados em doze meses). Com a significância queda de preços no mês passado (0,68% de deflação em julho)O ritmo de inflação anual deve seguir um intervalo de 10% e deve seguir em lenta, gradual e gradual de metas de inflação anual. O mês de agosto deve apresentar mais uma queda de preços, que deve acentuar a tendência de convergência às metas ao longo de 2023.

A inflação brasileira em 2022 provavelmente será inferior aos Estados e Europa, que não me lembro de jamais ter ocorrido. O índice de preços ao consumidor pode abaixo de 7% contra o fechamento de estimativas de 8% nos Estados Unidos, 7,5% na zona do euro e 13% no Reino Unido.

No entanto, uma inflação tão alta jamais poderá ser comemorada. Sempre e em todos os lugares, perdem os mais simples. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Michele e os ministros de Bolsonaro não aplaudiram uma só fala provocadora de A. de Moraes

 - O vídeo e os recortes são do G1. Vale a pena ver e ouvir. A falta de palmas foi um gesto explícito de censura ao discurso provocador do ministro.

Artigo, Marcus Vinicius Gravina - Unidade das Forças Armadas em risco

- O autor é advogado, RS.

- A foto é escolha do editor deste blog.

Assunto delicado. Para quem não lembra, em agosto de 1961 o III Exército, sediado em Porto Alegre, comandado pelo general José Machado Lopes aliou-se ao governador Leonel Brizola, que dos porões do Palácio Piratini (transformado em bunker) liderou um movimento cívico-militar contra o veto dos Ministros Militares à posse do seu cunhado, João Goulart. Ficou conhecido como “A LEGALIDADE”.  

Jânio Quadros havia renunciado e o vice-presidente, o Jango, retornava de visita ao governo chinês onde, supostamente, foi estreitar laços diplomáticos e comerciais com aquele país comunista. Isto em plena guerra fria entre os Estados Unidos e países comunistas.  

A Constituição Federal sempre assegurou ao vice-presidente o direito à sucessão de presidente renunciante ou falecido. Ambos, estiveram sob as garantias da Carta Magna. Mas, não é isto que quero comentar.

CLIQUE AQUI para ler tudo.




Morreu major Curió, o militar que acabou com a guerrilha comunista do Araguaia

José Genoíno foi um dos guerrilheiros do PCdoB. Na foto, preso numa árvore. Foi um dos poucos que escapou da morte. Mais tarde, virou presidente do PT, foi deputado federal e acabou cassado, julgado e preso como corrupto durante o Mensalão.

O coronel da reserva do Exército Sebastião Curió Rodrigues de Moura morreu aos 87 anos, no hospital Santa Lúcia, na Asa Sul, em Brasília, na madrugada desta quarta-feira. Natural de Minas Gerais, ele era mais conhecido como Major Curió.

O oficial do Exército foi responsável por acabar com a guerrilha comunista do do Araguaia, tudo durante o regime militar.O combate entre guerrilheiros e militares ocorreu na divisa dos estados de Goiás, Pará e Maranhão, deixando mortos 67 comunistas e seus aliados.

Em 1982, Curió foi eleito deputado federal pelo Pará. Em 2000, ele foi eleito prefeito de Curionópolis, no Pará, assumindo o mandato em 2001.

CLIQUE AQUI para saber o que foi a guerrilha do Araguaia.

Inflação do IGP-10 CAI 0,69% em agosto. É segunda deflação seguida.

O Índice Geral de Preços–10 (IGP-10) caiu 0,69% em agosto; ele é calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV). É o melhor resultado do indicador desde dezembro de 2018. A instituição divulgou os dados nesta quarta-feira. No acumulado de 12 meses, IGP–10 fechou em 8,82%. O último registro anterior abaixo de 10% ocorreu em setembro de 2020. Além disso, o montante para o mesmo intervalo bateu quase 33% em agosto de 2021.

Para calcular esse índice, a FGV utiliza outros três indicadores de autoria própria. São eles o Índice de Preços por Atacado–10 (IPA–10), o Índice de Preços ao Consumidor–10 (IPC–10) e o Índice Nacional de Custos da Construção–10 (INCC–10). A coleta para o IGP–10 é realizada entre os dias 11 do mês anterior à divulgação até o dia 10 do resultado.

Em agosto, o IPA–10 e o IPC–10 caíram 65% e 1,54%, respectivamente. Apenas o INCC apresentou alta: 0,74%.

Morreu aos 84 anos o jornalista Antonio Ranzolin, ex-Rádio Gaúcha

Ele se aposentou em 2006. Na época, era diretor da Rádio Gaúcha, RBS.

O jornalista e narrador esportivo Armindo Antônio Ranzolin morreu nesta quarta-feira, aos 84 anos, em Porto Alegre. O comunicador estava internado na Capital, em tratamento por complicações do Alzheimer. 

Nas redes sociais, a jornalista Cristina Ranzolin, filha de Armindo Antônio, publicou uma homenagem ao pai.

Ranzolin, como era mais conhecido, foi durante anos o principal âncora de notícias do principal jornal diário da Rádio Gaúcha, Porto Alegre.

Entenda o tamanho enorme da vantagem de Bolsonaro sobre Lula nas redes sociais

O gráfico é do site Poder360.

Segundo dados da Bites, levantados a pedido do site Poder360, Bolsonaro começou 2022 com 37.268.938 seguidores e chegou a 43.520.816 em agosto –um crescimento de 16%. 

Lula saiu de 10.964.352 para 14.561.852, alta de 32% no período. 

Apesar do crescimento percentual do petista em 8 meses ser maior, Bolsonaro segue liderando amplamente nas redes sociais, com diferença de 29,8 milhões de seguidores a mais.

O presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem 43,5 milhões de seguidores na internet, considerando Twitter, Instagram e Facebook.

Eis o avanço de Bolsonaro nas redes sociais, nas quais exerce domínio absoluto sobre o candidato do PT:
Instagram: foi de 20.212.707 para 20.507.508; Twitter: 8.395.694para 8.578.945; Facebook: 14.581.370 para 14.619.415.

Dica do editor - "Diorama", romance com a morte de Daudt como pano de fundo, será lançado dia 30

 O assassinato do jornalista e deputado José Carlos Daudt, 1988, é o pano de fundo do novo romance da escritora gaúcha Carol Bensimon. Daudt foi morto em 1988. Até hoje não se sabe quem o matou.Daudt foi jornalista e deputado extremamente polêmico, mas a morte foi atribuída a eventos relacionados com a sua condição gay. 

Dia 30 acontecerá a sessão de autógrafos do livro "Diorama", na Livraria Taverna.

Prefeito Melo cria a Loteria Municipal de Porto Alegre

O prefeito Sebastião Melo sancionou nesta quarta-feira o projeto de lei que autoriza a prefeitura a criar o serviço público de loteria em Porto Alegre. 

 Após a sanção, o próximo passo agora é fazer um decreto e depois um edital para definir o parceiro privado que irá operar o serviço, ainda sem previsão de data para publicações

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Vicente Perrone, afirmou que a gestão é a favor de toda atividade econômica que gere emprego e renda legalmente e com regulamentação em nível federal. “Vamos trabalhar no edital para que seja competitivo e resulte em recursos para o transporte coletivo”, completa.

Leilão de oferta permanente de partilha será em 16 de dezembro

A sessão pública em que as empresas apresentarão suas propostas pelos blocos do 1º Ciclo de Oferta Permanente de Partilha da Produção será em 16 de dezembro, segundo calendário aprovado ontem (16) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

Entre os 11 blocos em oferta neste leilão, seis estavam previstos para serem ofertados na 7ª e na 8ª rodadas de partilhas de produção, e cinco foram oferecidos em rodadas anteriores, e não receberam propostas. 

Há dois blocos na Bacia de Campos e nove na Bacia de Santos.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.

Recomendado - Reserve para seu happy hour ou noitada. Bier Markt, Porto Alegre.

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você
e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265.

Abre as 17h.
Cardápio no
site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento/ Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços - www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Moinhos promove simpósio sovbre Atrofia Muscular Espinhal. Participe. É grátis.

A Atrofia Muscular Espinhal (AME) é uma das mais de oito mil doenças raras conhecidas e afeta, aproximadamente, entre sete e dez bebês em cada cem mil nascidos vivos. É a maior causa genética de morte em crianças de até dois anos de idade, conforme dados do Ministério da Saúde. O diagnóstico e o tratamento da doença serão temas da próxima edição do Moinhos Science Symposium, promovido pelo Hospital Moinhos de Vento no próximo dia 25, entre 19h e 21h. As inscrições para o evento online e gratuito já estão abertas

CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para se inscrever.

Indicadores correntes apontam para crescimento do PIB no segundo trimestre.

 O monitor do PIB da FGV apontou crescimento de 1,1% da atividade econômica de abril a junho, na comparação com o primeiro trimestre do ano e já descontados os efeitos sazonais. Na comparação interanual, o indicador avançou 3,0%. 

O resultado se justifica, essencialmente, pelo desempenho positivo das três grandes atividades econômicas apuradas. 

Este resultado, portanto, corrobora a expectativa de um crescimento de 0,9% do PIB no segundo trimestre.

Mercado de imóveis continua aquecido em Porto Alegre. Veja os números.

Claudio Teitelbaum, presidente do Sinduscon.

Uma sondagem realizada pelo Sinduscon-RS, com coleta de dados entre 21 de julho e 1º de agosto, comprova o otimismo dos empresários do mercado imobiliário em Porto Alegre. Da consulta a 46 incorporadoras, que respondem por mais de 80% do mercado na capital, 72% informaram a intenção de lançamentos no segundo semestre deste ano e 63% preveem lançar de um a dois empreendimentos no mesmo período; 9% de três a quatro e 1% de 5 a 10 empreendimentos. 

O levantamento registrou que os  lançamentos imobiliários em Porto Alegre, que medem a dinâmica da atividade, cresceram 43,16% numa comparação entre o primeiro semestre de 2022 contra o mesmo período de 2021. Já na comparação entre o segundo trimestre de 2022 e o trimestre imediatamente anterior, o incremento em lançamentos  foi de 22,6%. 

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Agora, ao vivo, o melhor programa político de rádio do RS, "Boa tarde, Brasil !", Rádio Guaíba

 

Segurança federal que trabalhou com Lula, abre voto para Bolsonaro

- O material foi disponibilizado no You Tube pelo Jornal da Cidade on Line 

Unipampa usa dinheiro federal para erguer estátua para o ex-tupamaro uruguaio Pepe Mujica

O convite ao lado mostra a extensa programação prevista para amanhã.

A Unipampa não informa se o uruguaio estará presente.

A Unipampa, Universidade Federal do Pampa, marcou para amanhã, dia 18, a inauguração da estátua em homenagem ao ex-guerrilheiro tupamaro e ex-presidente comunista do Uruguai, Pepe Mujica, 87 anos, o amigo uruguaio mais íntimo de Lula.

A Unipampa também concedeu a Mujica o título de Doutor Honoris Causa.

As homenagens ocorrem neste momento por razões óbvias.

O convite é do reitor Roberlaine Ribeiro Jorge.

Foi tudo agendado para durar o dia todo, a partir do meio dia, com almoço por adesão.

Estão prometidos atos de protesto em Bagé.

CLIQUE AQUI para saber quem é Pepe Mujica.

Brasil terá inflação de 7,5% em 2022. Argentina registra 7,5% num único mês, julho.

O anúncio do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que reduziu para 7,02% a estimativa oficial da inflação para 2022, coloca o Brasil quase meio ponto percentual abaixo da média mundial, que deve ficar em 7,5%, segundo dados do GlobalData, que acompanha os resultados mundiais em tempo real.

A Argentina registrou inflação de 7,5% na economia num único mês e não em um ano, como o Brasil. Foi no mês de julho.

 Os resultados da economia brasileira devem ser melhores até mesmo que dos Estados Unidos.

No acumulado de 2022, o Brasil já registra inflação inferior até que os Estados Unidos, cuja economia vive uma crise histórica sob Joe Biden.


Bolsa abre em queda e dólar sobe nesta quarta-feira

 A Bolsa opera em queda.

O dólar sobe.

10h34min

Bolsa, -0,69%, 112.728 pontos
Dólar comercial, +1,11%, R$ 5,1977 para a venda

Povo vaia e grita Mito na passagem de artistas lulopetistas pelo tapete vermelho do Festival de Cinema de Gramado

A atriz que esta na frente é Julia Dalavia, uma das protagonistas da novela Pantanal da TV Globo. Ela faz o papel de Guta.

Festival de Gramado, terça-feira à noite. Elenco do longa “O pastor e o guerrilheiro”, dirigido por José Eduardo Belmonte e estrelado por Johnny Massaro.  No vídeo, o elenco e equipe desfilam no tapete vermelho entoando, sorrindo, o cântico “Olê, olê, olá! Lulá, Lulá”. Como reação, o público presente rebate com vaias e gritos de “Bolsonaro! Mito!”. A cara de constrangimento do elenco e do diretor, quando começam os gritos de “Mito!! Mito!!”, é patética.

Bolsonaro abre apoio ao general Mourão para o Senado

Ao lado, ontem a noite, com a presença de Mourão e Onyx, o deputrado Tenente-Coronel Zucco fala para seus seguidores, Porto Alegre.

Em vídeo divulgado no perfil do vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), nas primeiras horas da madrugada do primeiro dia de campanha, Bolsonaro aparece ao lado do vice-presidente, mandando esta mensagem clara:

- No RS, o meu candidato ao Senado é o general Hamilton Mourão.

O general está em plena campanha. Ontem a noite, Mourão discursou forte na abertura do comitê do deputado Tenente-Coronel Zucco, na rua Edu Chaves, Porto Alegre, na presença de 500 eleitores e de candidatos a deputado federal e estadual. 

O candidato a governador, Onyx Lorenzoni, também esteve na inauguração e questionou pesadamente a pesquisa de intenções de votos feita ontem pela RBS, que o apresenta em desvantagem diante de Eduardo Leite, o que contraria pesquisas mais recentes, como a do Paraná Pesquisas. 

Onyx chegou a falar em algo como uma Al Jazira dos Pampas, ao se referir ao publiocador da pesquisa de intenções de votos feita pelo Ipec, ex-Ibope.

Banrisul anuncia demissão de 824 empregados

 O Banrisul anunciou que demitirá 824 empregados.

O número foi definido pelo Programa de Demissões Voluntárias.

Use o Gettr para acompanhar o editor nas redes sociais. É sem censura.

O editor é constantemente censurado no Face, Instagram,Twitter e You Tube.

O editor está no GETTR e acompanha a todo momento postagens de brasileiros e estrangeiros, sobretudo americanos (com ênfase para Donald Trump). 

Inscreva-se. 

CLIQUE AQUI para saber como surgiu o GETTR. Ambos podem ser frequentados e usados pelos usuários dos serviços oferecidos, que não estão submetidos a censura alguma.

O GETTR é concorrente do Facebook, Twitter e Instagram, mas ao contrário deles, não patrulha e nem censura seus frequentadores.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Meta anuncia mais censura aos comentários e notas que criticam urnas eletrônicas

 A Meta, empresa que administra as plataformas do Facebook, anunciou nesta 3ª feira (16.ago.2022) que atualizou sua política para as eleições brasileiras. Segundo a empresa, serão proibidos em suas redes sociais anúncios questionando a legitimidade da disputa.

Não é só o Facebook que interdita qualquer tipo de discussão sobre vulnerabilidades do sistema eleitoral.

Facebook, Twitter, You Tube, WhatsApp e Instagram censuram diariamente postagens feitas pelo editor nas suas redes. 

O Instagram acaba de proscrever os serviços que fazia para este blog.

Sem censura, o editor também está no Gettr e no Telegram (51.99945-9810).



Veja quem é o único que põe a mão no peito durante a execução do Hino Nacional

Na foto ao lado, destacada nas redes sociais, o presidente Bolsonaro é o único que leva a mão ao peito quando é executado o Hino Nacional.

O gesto é de respeito e de patriotismo.

Trata-se de imagem que contrasta gravemente  com as imagens das demais autoridades que compõem a mesa.

Bolsonaro faz isto sempre que é entoado o Hino Nacional.

A imagem viraliza nas  redes sociais desde ontem a noite.

Novos temporais poderão atingir o RS nesta quarta-feira. Chuva continuará no Estado.

A chuva continua no RS nesta quarta-feira e novos temporais podem atingir o Estado no fim da tarde, tudo com pancadas fortes e risco de temporais isolados de vento e granizo, especialmente na metade Norte. 

De acordo com a MetSul Meteorologia, o sol pode aparecer entre nuvens no Estado, mas o tempo permanecerá mais aberto apenas pela manhã. 

Em Porto Alegre, o sol aparece entre nuvens. Na Capital, a mínima foi de 11°C e a máxima poderá chegar aos 24°C.

Dica do editor - Governo do RS abre 700 vagas para ensinar TI. Só vale para estudantes da rede estadual.

 A segunda edição do Programa Dev the Devs, ação que tem o objetivo de oportunizar a formação de jovens que desejam iniciar a carreira na área de Tecnologia da Informação (TI), oferece 700 vagas para estudantes da Rede Estadual do Rio Grande do Sul. O curso terá a duração de quatro meses, em formato online e totalmente gratuito.

CLIQUE AQUI para saber mais e se inscrever.

B rasil registrou mais 213 mortes por vírus chinês nesta terça-feira

O consórcio de veículos de imprensa que acompanha os dados da Covid junto às secretarias estaduais de Saúde registrou 213 mortes em razão da doença no Brasil nas últimas 24 horas.

O número desta terça é superior ao do Conass, que contabilizou 206 óbitos no período. A média móvel de mortes (números dos últimos sete dias, divididos por sete) caiu 16% e fechou em 176 por dia —é a primeira vez desde 27 de junho que ela fica abaixo de 200.

Governo gaúcho cria site para a varíola dos macacos Surto atingiu 44 pessoas em 2 meses.

O governo gaúcho criou uma página de internet para a varíola dos macacos. CLIQUE AQUI para ver.

Segundo dados divulgados em 15 de agosto pelo Ministério da Saúde, o Brasil registra 2,8 mil casos confirmados em 22 estados. Na mesma data, o Rio Grande do Sul havia registrado 44 casos confirmados de monkeypox e outros 170 casos suspeitos. Neste ano, é a primeira vez que a transmissão acontece em vários continentes, sem vínculo com viagens à África, região considerada endêmica, onde o vírus já circula há algumas décadas. O diagnóstico para o monkeypox é feito por um teste do tipo PCR seguido de sequenciamento viral.O quadro clínico do atual surto é caracterizado por sintomas de erupções cutâneas localizadas, por vezes em apenas uma parte do corpo. O contágio acontece pelo contato direto com as lesões da pele ou com objetos contaminados. A transmissão também pode ocorrer por gotículas respiratórias em contatos próximos.

Por isso, todo caso suspeito deve ser isolado, realizado teste laboratorial e notificado.

Saiba onde se vacinar contra gripe e vírus chinês, Porto Alegre. Há também multivacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue até 9 de setembro com a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, em 123 unidades de saúde

Vírus chinês - A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza a vacina contra o vírus chinês nesta quarta-feira, para crianças e adultos, em diferentes locais. 

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 31 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 32 unidades de saúde - oito com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, São Carlos e Tristeza). 

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, Shopping João Pessoa, Lindoia Shopping e Unidade Móvel.

Clube de A. de Moraes, o Pinheiros, rejeita voto de louvor ao novo presidente do TSE

 Em setembro de 2021, Moraes foi alvo de ofensas de um associado do Pinheiros que estava no bar do clube, prestou queixa e o ofensor foi levado para prestar depoimento.

Os integrantes Conselho Deliberativo do Esporte Clube Pinheiros, do qual o ministro é sócio e mora na mesma rua do elegante bairro, rejeitaram nesta segunda-feira a concessão de um “voto de louvor” ao ministro Alexandre de Moraes, que acaba de assumir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral. 

A votação terminou com 64 votos contrários, 32 a favor e 7 abstenções.


Bolsonaro e Lula ficaram cara a cara no TSE

Foi uma cerimônia cheia de pompa e circunstância, desproporcional ao tipo de evento e às polêmicas causadas por A. de Moraes e Bolsonaro.

O único membro do governo Bolsonaro que cumprimentou Lula e Dilma foi Paulo Guedes.

O presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidiário Luiz Inácio Lula da Silva, adversários diretos nas eleições presidenciais deste ano, encontraram-se pessoalmente na cerimônia de posse do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas nãos e cumprimentaram.

A foto ao lado é do site Poder360 e assinala a menor distância que separou os dois durante a cerimônia.

Lula aparece na primeira fileira da plateia e chegou ao plenário da Corte Eleitoral pela entrada reservada aos convidados. Bolsonaro, por sua vez, compõe a mesa de autoridades e teve seu nome anunciado ao entrar no evento. 

A. de Moraes assume comando do TSE. Bolsonaro, Lula, Dilma e Temer estiveram no ato de ontem.

Numa cerimônia que contou com a presença de Bolsonaro, de dois ex-presidentes que estiveram até presos sob acusações de corrupção (Lula e Sarney) e uma presidente cassada por pedaladas fiscais (Dilma), o  ministro Alexandre de Moraes tomou posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cerca de 2 mil pessoas foram convidadas. Segundo o TSE, o convite a ex-presidentes da República é um procedimento de praxe nas posses realizadas pela Corte. Veja como foi:

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/