Saúde libera aplicação imediata de vacinas reservadas para 2ª dose


O Ministério da Saúde deu uma nova diretriz e autorizou, neste domingo, estados e municípios a utilizarem, de imediato, todas as vacinas armazenadas para garantir a 2ª dose como 1ª dose. Segundo a pasta, o objetivo é ampliar o número de imunizados contra o vírus chines no Brasil. 

A decisão do ministro Eduardo Pazuello, segundo nota da pasta, levou em conta a previsão de entregas semanais do Butantan e da Fiocruz, que aceleraram a produção a partir da chegada de matéria-prima (IFA) importada, garantido assim a estabilização das distribuições aos estados por parte do ministério. 

A medida já vinha sendo estudada há cerca de duas semanas e foi atendida após garantia da segurança das entregas por parte dos fornecedores.

Chile impõe quarentena em hotel para quem chegar do Brasil

O Ministério da Saúde do Chile anunciou no sábado que, para controlar a propagação da variante brasileira do coronavírus, os passageiros que chegarem do Brasil, sejam chilenos ou estrangeiros, deverão ficar isolados em um hotel sanitário, arcando por conta própria com todos os gastos.

Os gaúchos demonstraram, hoje, que "Unidos Somos Mais Fortes !"

RJ terá 'superferiado' de 10 dias para conter avanço do virus chines

O estado do Rio de Janeiro terá um “superferiado” de 10 dias a partir da próxima sexta-feira (26) e até o Domingo de Páscoa (4).

Os prefeitos do Rio e de Niterói, Eduardo Paes e Axel Grael, saíram contrariados do encontro deste domingo com o governador Cláudio Castro no Palácio Laranjeiras e devem anunciar medidas conjuntas na segunda-feira.

Rio Grande do Sul tem 55 novas mortes pelo virus chines neste domingo

Após uma semana trágica, o Rio Grande do Sul teve uma queda significativa no número de registros de mortes e infectados pelo coronavírus neste domingo. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), 55 óbitos foram registrados, em 40 cidades gaúchas, sendo que 46 ocorreram nos últimos 7 dias. Os demais são de datas anteriores e que agora tiveram as notificações completadas. 

No último boletim da pasta, divulgado nesse sábado, o Estado reportou 307 vítimas da doença. Rio Grande do Sul teve ainda nessa terça-feira o seu recorde de registros de mortes diárias por Covid-19 desde o início da pandemia, com 502 óbitos. No total, 16.869 pessoas já morreram em decorrência da doença no Estado.

Demanda por crédito cai 9% em fevereiro na comparação mensal e sobe 21% na anual

A busca por financiamento no Brasil voltou a cair em fevereiro em relação a janeiro, aponta o Índice Neurotech de Demanda por Crédito (INDC). 

O indicador mensurado pela Neurotech teve contração de 9% no mês passado na comparação com o anterior. 

Contudo, no confronto com fevereiro de 2020, houve crescimento de 21%.

Porto Alegre amplia vacinação contra o virus chines para idosos com 73 anos. A Capital terá 36 locais de vacinação.Conheça os endereços.

A prefeitura de Porto Alegre amplia, nesta segunda-feira, a vacinação contra o virus chines para incluir idosos com 73 anos. 

A imunização estará disponível em três pontos de drive-thru, com atendimento das 9h às 17h, e em 33 unidades de saúde (veja abaixo), no horário das 8h às 17h. A faixa etária se mantém terça-feira nos mesmos 36 locais.

Para se imunizar, é preciso levar documento de identificação com CPF e comprovante de residência em Porto Alegre. Idosos que receberam a primeira dose da CoronaVac há mais de 21 dias devem apresentar o cartão de vacinação com registro da primeira dose.

CLIQUE AQUI para examinar.

A partir de amanhã, Porto Alegre vacinará que tem mais de 73 anos

 Porto Alegre ampliará a vacinação contra víruis chinês para idosos com 73 anos ou mais a partir desta segunda-feira, 22. A imunização estará disponível em três pontos de drive-thru, com atendimento das 9h às 17h, e em 33 unidades de saúde (veja endereços abaixo), no horário das 8h às 17h. A faixa etária se mantém terça-feira, 23, nos mesmos 36 locais. 

Os drive-thrus estão localizados nos estacionamentos do Big Sertório, Big Barra Shopping Sul e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), com acesso pela avenida Ipiranga, 6681, atrás do Centro de Eventos (entrada ao lado do Museu da PUCRS). No Big Sertório, o acesso agora é pela rua Dona Alzira, no estacionamento coberto do Sam's Club.

CLIQUE AQUI para saber mais, verificar endereços e horários.

Governo publica decreto de cogestãso. Saiba, aqui, exatamente tudo que poderá ou não abrir a partir de amanhã.

 Após decisão favorável à retomada da cogestão regional, o governo do Estado publicou, neste domingo, novo decreto com a atualização das regras do Distanciamento Controlado no Rio Grande do Sul. Além de permitir aos municípios adaptarem seus protocolos à realidade local, o documento prorroga a suspensão de atividades não essenciais entre 20h e 5h nos dias úteis e durante todo fim de semana e feriados. As novas medidas são válidas a partir da 0h desta segunda-feira (22/3) até as 23h59 do dia 4 de abril.

CLIQUE AQUI para saber muito mais e examinar a lista do que poderá ou não abrir no RS.

Morreu de Covid o ex-secretário estadual José Parode, 67 anos.

 Morreu neste sábado o ex-secretário estadual e ex-presidente do IPE, José Parode,  67 anos.

Ele estava com Coid.

José Parode foi candidato a vereador de Porto Alegre pelo PSDB. Foi no ano passado. Antes disto, ele também foi secretário da Fazenda de Gravataí.

OAB do RS também assina recurso contra decisão de juiz que quer fechar o RS

A OAB também considerou que a decisão do juiz Eugênio Terra violou a independência e a harmonia dos Poderes do RS. O que disse Ricardo Breier, presidente da OAB do RS: "A complexidade e a gravidade da crise não permitem o desrespeito à Constituição". E o magistrado desrespeitou-a.

A OAB/RS ingressou, neste domingo, com pedido de habilitação de amicus curiae no agravo de instrumento interposto pela PGE, bem como na ação do primeiro grau (nº 5044337-47.2021.8.21.7000 e nº 5028176-07.2021.8.21.0001/RS) com a finalidade que seja garantida a manutenção do sistema de cogestão constitucionalmente definido. 16 entidades pediram a ação da OAB. CLIQUE AQUI para examinar ofício enviado pelo deputado tenente-coronel Luciano Zucco ao presidente Breier.

Na tarde deste domingo foi revogada a inepta, autoritária, política e inaceitável decisão liminar proferida pelo juiz garantista Eugênio Terra, que resolveu suspender judicialmente o sistema de cogestão e estabelecer relativa flexibilização no sistema de bandeira preta no RS.

Segundo a Ordem gaúcha, a decisão liminar firmou a independência e a harmonia dos Poderes conforme a Constituição Federal de 1988.

CLIQUE AQUI para examinar o pedido da OAB do RS.

Dica do editor - E se Lula fosse o juiz e Moro o réu, como seria o interrogatório ?

 

Agora, ao vivo, Bolsonaro faz duro discurso ao comemorar seus 66 anos

 

Morreu o ex-secretário gaúcho da Agricultura, João Jardim

Morreu o ex-secretário gaúcho da Agricultura do RS, João Jardim.

O ex-secretário resultou infectado pelo vírus chinês e não resistiu.

TJRS derruba liminar do juiz Eugênio C. Terra, que já não vale mais nada. Decreto do governador volta a valer.

 O desembargador Marco Aurélio Heinz, da 22a. Câmara Cível do TJRS, acaba de derrubar a liminar concedida pelo juiz Eugênio C. Terra, que revogou decreto do governador Eduardo Leite, publicado sexta-feira.

O decreto do governador flexibilizou as restrições da bandeira preta e o restabelecimento da cogestão.

O magistrado tinha aceitado ação promovida pelo braço sindical do PT, a CUT.

CLIQUE AQUI para ler a decisão.

Prefeito anuncia que lockdown quebrou Gramado, RS. E exige abertura imediata.

O prefeito de Gramado, a principal cidade turística do RS, que tem no turismo sua principal atividade econômica (90% do PIB), usou esta manhã as redes sociais para protestar contra as novas restrições às atividades econômicas e humanas e contra a decisão judicial do juiz Eugênio Terra, exigindo imediatas mudanças

- Estamos quebrados e sem mais recursos.

O prefeito estava acompanhado do seu vice, Lua Barbacovi, de três secretários e do Procurador Geral de Gramado, 

O que disse o prefeito Nestor Tissot:

- Vamos nos juntar à PGE no recurso contra a decisão do juiz Terra, que restringe mais o que já é restritivo (...) O governo não nos ouve (...) Estamos pedindo só para trabalhar, governador,

Eduardo Bolsonaro pede o impeachment de Eduardo Leite. Veja live com a advogada Maria Eduarda Kroef.

 

Gramado 2 - Depois de reagirem e abortarem a prisão de 40 companheiros, empreendedores de Gramado avisam: "Unidos, somos mais fortes !"

Depois do susto desta manhã (veja vídeo abaixo), os empreendedores de Gramado, RS, disseram que conseguiram abortar a repressão ordenada pelo governador Eduardo Leite, por uma única razão: "Unidos, somos mais fortes !". Na terça-feira, dezenas de empreendedores da principal cidade turística do RS irão para as entradas da cidade, não apenas para protestar contra as imposições que restringem as atividades humanas e econômicas, mas para exigir que o governador Eduardo Leite faça o que não fez até agora: trate de salvar vidas. "Começando por estabelecer políticas públicas de tratamento precoce, com distribuição gratuita de medicamentos", disse um dos líderes do movimento, conforme se vê no vídeo. Veja tudo:

Gramado 1 - Em Gramado, ontem, 40 empreendedores consideraram-se presos ao perceberem seu líder receber voz de prisão

Neste sábado a tarde, 40 empreendedores e cidadãos de Gramado, RS, foram surpreendidos por fiscais municipais e brigadianos, quando se reuniam no Parque Tomazini, tudo para articular um movimento de protesto contra as restrições impostas pelo governador Eduardo Leite. O protesto sairá nas entradas da cidade, terça-feira de manhã. Os policiais identificaram o líder da reunião e deram voz de prisão, mas no mesmo momento todos as 40 pessoas que estavam na reunião consideraram-se presas. Depois de impasse sobre a necessidade de requisitar dois ônibus para levar todo mundo para a delegacia, brigadianos e fiscais resolveram ir embora sem prender ninguém. Veja o vídeo que o editor acaba de postar no Yu Tube:

Dica do editor - Veja na Netflix, hoje, "Monarca", série acompanha a família Carranza e de seus diversos negócios

Março terminará frio em áreas do Sul do Brasil

Entre os dias 28 e 30 de março, uma área de baixa pressão atmosférica irá influenciar o Sul do Brasil, provocando aumento da nebulosidade e temporais no Rio Grande do Sul. 

Entre os dias 30 e 31, este sistema de baixa pressão dará origem a uma nova frente fria, que avança pelo Sul Brasil e provoca chuva em Santa Catarina, no Paraná e em áreas do Sudeste. 

A massa de ar polar associada a essa frente fria tem intensidade moderada para essa época do ano. Esse sistema provocará queda de temperatura no Sul. O frio não vão ser intenso, mas vai dar para sentir a diminuição da temperatura especialmente nas serras.

Carreata a favor de Bolsonaro reúne manifestantes na Esplanada


Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se reuniram na Esplanada dos Ministérios neste domingo para comemorar os 66 anos do chefe do Executivo, celebrados neste domingo. 

Até o momento, mais de 100 carros se reuniram para declarar apoio a Bolsonaro. 

Os manifestantes começaram a se reunir em frente ao Museu da República às 10h. Os carros seguiram em direção ao Palácio do Alvorada, onde acontece um parabéns ao presidente, às 14h. 

Duas faixas da Esplanada dos Ministérios foi reservada pela Polícia Militar para a carreata. As outras três faixas estão abertas para fluxo de outros carros.

Nova York anuncia 1º caso de paciente infectado pela variante do coronavírus do Brasil

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou neste sábado que o estado registrou seu primeiro caso do virus chines em um paciente infectado pela variante P1 do coronavírus, também conhecida como a variante que foi identificada inicialmente no Brasil. 

Trata-se de uma pessoa na faixa dos 90 anos, que mora no Brooklyn e não tem histórico de viagens recentes. O diagnóstico foi feito por cientistas no hospital Mount Sinai, na cidade de Nova York, e ainda não se sabe como ela contraiu o vírus. Sua identidade não foi divulgada.

Bolsonaro cogita ministério para Pazuello

O cerimonial do Planalto já alertou o comando do ministério da Saúde de que a posse do médico cardiologista Marcelo Queiroga está prevista para a terça-feira. 

Já a exoneração do atual e ainda ministro Eduardo Pazuello, que seria publicada no Diário Oficial na última sexta, conforme o próprio presidente Bolsonaro afirmou em live na véspera, ainda não ocorreu porque há a possibilidade de que o decreto de exoneração seja simultâneo à nomeação de Pazuello para novo ministério. 

O ministro não revela qual o posto cogitado nem a assessores de sua estrita confiança.

Prefeito de Porto Alegre diz que juiz Eugênio Terra usurpa prerrogativas do Poder Executivo

O prefeito, apesar da linguagem moderada e respeitosa, assesta duro golpe contra os juízes garantistas que promovem ativismo judicial, apelando para inaceitável e ilegal ativismo político.

O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, que foi vereador e deputado estadual, mas que também é advogado militante, tirou dura nota de protesto contra a usurpação das prerrogativas do Poder Executivo por parte do juiz Eugenio Terra, que cassou os efeitos do decreto estadual que flexibilizou os efeitos da bandeira preta e restabeleceu a cogestão no Estado.

Diz o prefeito:

- A democracia é o império da lei, mas quando um juiz interfere em decisões que são de competência do Poder Executivo, está tudo errado.

O prefeito aviso que mantém divergências em relação ao decreto, mas que é preciso garantir a preservação da lei, sobretudo em relação às prerrogativas constitucionais dos Poderes.

CLIQUE AQUI para ler a nota completa do prefeito.


Miami Beach ganha toque de recolher devido a multidão na "spring break"

A multidão de turistas americanos que se aglomerou na pequena cidade de Miami Beach, na Flórida, iludidos com o "fim da pandemia" e animados com as tradicionais férias americanas nas escolas e universidades, as chamadas "spring break", é tão incontrolável que as autoridades locais impuseram um toque de recolher neste sábado. 

Durante as próximas 72 horas, os visitantes terão que sair das ruas e os restaurantes terão que fechar suas portas às 20h nas principais zonas turísticas de South Beach, epicentro da diversão de Miami Beach, anunciaram as autoridades.

Defesa de Flávio Bolsonaro diz que MP do Rio não tem legitimidade para propor recurso contra STJ

O advogado Frederick Wassef, que representa o senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), afirmou em nota que Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ) "não tem legitimidade para propor recurso contra a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ)" e que "a decisão da corte cumpriu a lei e a jurisprudência". 

O MP-RJ apresentou neste sábado recurso extraordinário contra a deliberação da Quinta Turma do STJ que em 23 de fevereiro decidiu, por quatro votos a um, anular as quebras de sigilo bancário e fiscal da investigação relacionada ao senador.

Brasil recebe neste domingo vacinas da Covax Facility

O Brasil recebe neste domingo a primeira remessa de vacinas adquiridas por meio do Instrumento de Acesso Global de Vacinas Covid-19, o Covax Facility, cuja lei de aderência foi assinada pelo presidente Jair Bolsonaro no início do mês.

De acordo com o Ministério da Saúde, a chegada de 1.022.400 milhão de doses do imunizante AstraZeneca/Oxford, fabricado na Coreia do Sul, está prevista para às 18h, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Até o final de março, mais 1,9 milhão de doses devem chegar em território nacional.

Milhares de europeus vão às ruas neste sábado para protestar contra o lockdown


Milhares de pessoas se reuniram neste sábado em diversos países da Europa em atos de protesto contra novas restrições impostas pelos governos para conter o avanço da pandemia do vírus chines no continente. 

Em Londres mais de 30 mil pessoas foram às ruas em um protesto cercado por um forte esquema de segurança, a manifestação foi pacífica, mas alguns participantes chegaram a ser detidos ao tentarem enfrentar a polícia. 

Outras manifestações ocorreram na Alemanha que reuniram mais de 20 mil pessoas na cidade de Kassel, onde houve confrontos com a polícia. As forças de segurança utilizaram spray de pimenta, cassetetes e jatos de água para dispersar manifestantes que tentaram romper um cordão de isolamento feito pelos policiais para separar grupos diferentes que participavam dos protestos. 

Na Finlândia, cerca de 400 pessoas sem máscaras se reuniram com faixas que pediam liberdade de expressão e questionavam os números da pandemia divulgados pelo governo. Segundo a polícia da capital, Helsinque, os atos ocorreram pacificamente, mas violaram as regras de distanciamento social. 

O mesmo ocorreu durante manifestações na Romênia, na Áustria e na Suíça. Na França, não houve registro de protestos. Na sexta, porém, uma multidão de parisienses lotou as estações e estradas antes do novo lockdown que entrou em vigor neste sábado.

Asteroide passará próximo à Terra neste domingo a 124 mil km/h


Um asteroide de menos de um quilômetro de diâmetro passará a cerca de 2 milhões de quilômetros de distância da Terra neste domingo a uma velocidade de 124 mil km/h. 

Batizado de 2001 FO32, o asteroide foi classificado como "potencialmente perigoso" pela Agência Espacial Americana, a Nasa, mas não há risco de colisão com a Terra. 

Em seu ponto mais próximo, por volta das 13h (horário de Brasília), o astro terá mais de cinco vezes a distância entre a Terra e a Lua.

Terça-feira será dia de novo protesto contra Eduardo Leite

Será terça-feira, dia 23, 14h, nova manifestação pelo impeachment do governador Eduardo Leite.

O ato foi marcado para a Praça da Matriz, diante do Palácio Piratini.

Uma das convocatórias é assinada pela vereadora Fernanda Barth, PRTB de Porto Alegre.

Juiz que atacou a cogestão no RS é ameaçado e está sob proteção judicial

Está sob proteção policial o juiz Eugênio C. Terra, que decidiu monocraticamente, inaceitavelmente, revogar trechos do decreto que restabeleceu  cogestão no combate à pandemia.

O Núcleo de Inteligência do Judiciário constatou ameaças de morte ao magistrado.

Domingo será dia de chuvas esparsas e tempo abafado no RS

 Porto Alegre, 8h35min, 25 graus

Este domingo abriu com chuvas esparsas e bastante nebulosidade em boa parte do RS, inclusive Porto Alegre.

Faz calor na Capital e o dia amanheceu abafado.

A MetSul anuncia que durante o dia o sol poderá aparecer.

A temperatura em Porto Alegre variará entre 22ºC e 29ºC. 

Anvisa facilita importações e regras para medicamentos de intubação e oxigênio

Em Resolução da Diretoria Colegiada ontem à noite, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou quatro medidas para evitar o desabastecimento de medicamentos, oxigênio e dispositivos médicos necessários para o combate da pandemia do virus chinês no Brasil.

Oi Soluções em alta no RS

A Oi Soluções, provedora e integradora de serviços de TI da Oi para o mercado corporativo, informa que o executivo Marcelo Leite de Moraes passa a ocupar a função de diretor de Vendas também na Região Sul, além de São Paulo, onde está a frente da área Comercial desde abril de 2019. 

O objetivo da movimentação é reforçar a atuação da Oi Soluções como provedora e integradora de serviços de TI da Oi para o mercado corporativo no RS, SC e PR. 

No Rio Grande do Sul, a Oi Soluções registrou crescimento de mais de 42% na receita de serviços de segurança cibernética entre 2019 e 2020. Os números refletem o movimento das empresas para fazer frente ao aumento expressivo de ataques virtuais que ocorre em decorrência da aceleração digital impulsionada pela pandemia.

Primeiro empreendimento “premier senior living” do país começa a ser erguido em Porto Alegre

Já começaram as obras do primeiro empreendimento sênior de alto padrão do país, com conceito "premier senior living", estruturado para cuidar do idoso do futuro e garantir a qualidade de vida na maturidade,  localizado no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre. 

Segundo a ABF Developments, incorporadora à frente do projeto, 75% do empreendimento já está vendido, equivalente a 85 unidades comercializadas. O VGV atingido é de 50 milhões até o momento. 

A previsão de entrega é setembro de 2023. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/