Ibope: Dilma, 39%; Serra, 34%

Pesquisa Ibope divulgada agora à noite pelo Jornal Nacional, Rede Globo (26 a 29 de julho).

1º turno

Dilma Roussef (PT) – 39% (36% - junho)
José Serra (PSDB) – 34% (36%)
Marina Silva (PV) – 7% (8%)

2º Turno

Dilma – 46% (43% - junho)
Serra – 40% (43%)

* O Ibope realizou 2506 entrevistas em 174 municípios de todo o País entre os dias 26 e 29 de julho. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.A pesquisa está registrada no TSE sob o número 20809/2010.

Veja a carta pessoal na qual Dilma pede dinheiro aos empresários gaúchos.

Tem 17 linhas em corpo 12 a carta que o coordenador financeiro da Campanha Dilma Presidente 2010 enviou a empresários gaúchos cinco dias antes da chegada de Lula ao RS.

. A carta é assinada pelo ex-prefeito de Diadema, José de Fillipi Júnior.

. É pedido de dinheiro para a campanha de Dilma Roussef.

. O editor nunca viu nada semelhante em campanha alguma.

. Não se trata de uma carta-circular, porque o ex-prefeito de Diadema usa um tom bem customizado, já que se refere a investidas anteriores que fez aos mesmos empresários para os quais dirigiu o novo pedido de dinheiro. Em alguns casos, ele cobra ajuda de maneira bastante brusca:

- Naquele momento (em 2006), sua empresa não aceitou o convite para contribuir com nossa campanha... contribuir ... é uma ação de cidadania corporativa.

. O coordenador da campanha de Dilma diz que a doação pode ser feita por DOC ou TED diretamente na conta da campanha.

Clique na imagem ao lado para examinar a cópia da correspondência (o nome do destinatário foi protegido pelo editor).

Site de apoio logístico de Fogaça é exemplar.

O site que você poderá acessar a seguir revela o alto nível de organização da campanha de José Fogaça. Ali existe um leque enorme de opções para quem quer participar ativamente.

. Os manuais para candidatos e eleitores são primorosos.

. Existe também fartas opções para que o próprio eleitor copie material de campanha de Fogaça.- Nenhum outro candidato fez o mesmo. O editor, que é do ramo, está espantado com a qualidade do site.

CRM fecha contrato para dobrar entrega de carvão a Candiota.

Saiu ontem o contrato pelo qual a CRM aumentará de 1,6 milhões de toneladas para 3,3 milhões de toneladas anuais o fornecimento de carvão para a usina da CGTEE em Candiota.

. Para atender a demanda, a CRM investe R$ 80 milhões na duplicação da sua usina da mina de Candiota. A usina está concluindo a duplicação da sua capacidade (mais 350 MW).

Justiça Eleitoral confirma candidatura de Pompeo de Mattos

O Deputado Pompeo de Mattos, do PDT, foi confirmado nesta sexta-feira como candidato a vice-governador na chapa de José Fogaça, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral. Pompeo teve o nome impugnado pelo Ministério Público Eleitoral, porque foi condenado por manter albergue para acolher pessoas doentes que vinham do interior e não tinham onde ficar em Porto Alegre. Atingidos em processos de igual natureza, também tiveram suas candidaturas confirmadas os Deputados Giovani Cherini, Aloísio Classmann, Adroaldo Loureiro e Gerson Burman, todos do PDT.

. O caso de mais rumores era o de Pompeo de Mattos, porque no caso de confirmação da impugnação a coligação PMDB-PDT teria que escolher novo candidato. Apesar da dissidência do ex-governador Alceu Collares, o PDT tem revelado surpreendente unidade, lealdade e entusiasmo pela campanha. Na semana que vem, PMDB e PDT farão ato público de desagravo a Pompeo de Mattos.

Band nega compra da Ulbra TV.

A Band TV avisou nesta sexta-feira que não comprou a TV Ulbra.


Poderoso, Petry assumirá segunda no Sinmetal.

Será na segunda-feira a posse do industrial Gilberto Petry na Presidência do Sinmetal. O Sindicato da Indústria Metalmecânica e Eletroeletrônica do RS representa 412 municípios, 5.000 empresas que geram 80.000 empregos e é o maior sindicato patronal da indústria gaúcha.

. 25% do PIB industrial gaúcho vem do setor.

- Petry assume seu quarto mandato. Ele é forte candidato a Presidente da Fiergs.

O apoio do solitário deputado do PMDB a Postal e Terra.

Único dos atuais Deputados Estaduais do PMDB que não disputará eleições, o ex-chefe da Casa Civil de Rigotto, Alberto Oliveira, abriu voto e apoio para dois colegas do Partido:

- Alexandre Postal, Deputado Estadual
- Osmar Terra, Deputado Federal.

Comitê suprapartidário de Serra não decola no RS.

Ninguém sabe como remover a cabeça de burro enterrada sob os alicerces do comitê suprapartidário que Serra teria no RS.

DEM não faz nada por Serra no RS... porque ninguém pediu.

O DEM do RS alega que não está fazendo nada por Serra porque ninguém da campanha de Serra procurou o DEM do RS.

Saiba como ficou o day after ao apoio de Dilma, Lula e Tarso

Nesta sexta-feira o editor conversou longamente com gente ligada ao PMDB e ao PDT sobre o mega-comício realizado no dia anterior pelo PT. Ninguém ficou particularmente impressionado com a quantidade de público, porque foi apenas burocrática a presença no Gigantinho.

. A noitada resultou em duas constatações inevitáveis:

1) Ao abrirem voz e voto de forma clara para Tarso Genro, Dilma e Lula empurraram Fogaça para fora do navio.

2) Dilma e Lula bloquearam o caminho do PDT até a Tribuna de Honra, abrindo espaço para o dissidente solitário da noite, o ex-governador Alceu Collares.

. As fotos do comício que ilustraram as notas do editor no seu site http://www.polibiobraga.com.br/, possuem uma particularidade curiosa: três dos cinco personagens da linha de frente apanhados sorridenes no palco, eram do PDT: Beto Grill, Collares e Dilma.


Diaz avisa: “PSDB não consulta Vox Populi”.

Aviso que o Deputado Claudio Diaz passou ao editor nesta sexta-feira:

- Não consideramos número algum da Vox Populi.

. O Ibope prometeu números sobre as campanhas presidencial e de governadores para este final de semana.

Saiba como usar os precatórios para repactuar seu ICMS atrasado.

Se você é empresário e tem problemas para colocar em dia suas contas com o fisco estadual, saiba que é bem melhor buscar repactuação de dívidas no âmbito judicial do que dentro da própria Secretaria da Fazenda.

. É duro fazer este tipo de afirmação, mas a posição fiscalista da Secretaria não deixa margem para outra constatação.

. O editor conversou nesta segunda-feira ao meio dia com dois advogados da consultoria Villela Associados, de Porto Alegre, que confirmaram o que pensa o editor:
- Temos clientes que conseguiram parcelamento do ICMS para pagamento em até 240 meses. E sempre temos êxito ao acostar precatórios como garantia de pagamento de parcelamentos feitos do ICMS, o que na prática significa verdadeira quitação.

. Villela Associados opera há 40 anos no RS. O Presidente é Renan Villela. Ele dirige uma equipe de 80 profissionais, 30 dos quais são advogados. São 600 clientes ativos. Novas filiais serão abertas em Santa Catarina, São Paulo e Minas.

. Os advogados Maurício Bendl e Wlademir de Carvalho, com os quais o editor conversou durante duas horas, deixaram claro que a empresa assumiu seu formato atual há dez anos. A partir daí, passou a oferecer ao mercado corporativo um pacote completo para auxiliar a gestão empresarial, focado em servisos nas áreas tributária, trabalhista e bancária. . O que disseram Bendl e Carvalho: “O empresário precisa ter segurança jurídica para garantir sua retaguarda quando enfrenta questões fiscais, trabalhistas e bancárias”.

E-mail: villelaassociados@villelaassociadosl.com.br

Site: http://www.villelaassociados.com.br/

Fumageiros gaúchos prensam Lula para evitar crise fatal.

Embora a mídia tenha ignorado completamente a reunião entre representantes da Indústria Brasileira do Fumo, agricultores, trabalhadores e o Presidente Lula, quinta-feira a tardinha, em Santa Cruz do Sul, o fato é que ele recebeu um documento que na prática diz o seguinte:

- O setor do fumo, US$ 3,1 bi de exportações em 2009 - 185 mil famílias de pequenos agricultores e 30 mil trabalhadores, apenas no RS – quer que em novembro o Governo diga que não quer acabar de imediato com a produção do fumo tipo burley, a predominante na região Sul.

. Em 1995 a OMS aprovou a chamada Convenção-Quadro, cujo objetivo é extirpar a produção de fumo no mundo, promovendo a diversificação da produção local. O governo FHC sempre nunca topou subscrever o acordo, mas o governo do PT fez isto no primeiro mandato de Lula, em 2005.

- O Governo do PT não precisava subscrever a Convenção-Quadro, bastando fazer o que fez o governo do PSDB, mas preferiu tornar refém todo o setor fumageiro brasileiro, já que nunca promoveu a diversificação do cultivo e insiste em acabar com a produção.

Burrice provoca caos na ponte do Guaíba e no vão da Refap.

Toda a metade Sul do RS esteve separada do Estado desde o final da manhã, porque a única estrada que permite a ligação, a BR-116, foi interrompida pelo vão da ponte sobre o rio Guaíba, a única do Estado. As 13h15m a ponte foi liberada. A Concepa, concessionária da freeway, há dois anos insiste para construir a ponte por conta própria, bastando que o governo federal amplie o prazo de concessão da autoestrada, coisa que terá que fazer queira ou não queira. Apesar disto, o governo Lula insiste em dizer que vai construir a nova ponte com dinheiro público, mas nem o projeto consegue tocar. O RS tem tolerado essa conversa mole das autoridades federais e a conversa fiada da vanguarda do atraso, que impedem a construção da nova ponte, da mesma forma que impediram o Polão, asfixiando o Estado na abominável BR-116 que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo, cujo ápice de problemas surgirá este final de semana, quando for trocado o vão ao lado da Refap.

Eis o que o leitor viu da sua casa, ao meio dia desta sexta-feira:
Vejo de minha residência o caos formado pela paralização do vão móvel da ponte, há mais de uma hora. O engarrafamento é monumental. Se houver ambulâncias, o pacientes deverão ser transportados por lanchas. Seis quilômetros de engarrafamento nesta hora (12:00 horas).
Lula está aqui. Nem tocou no assunto da ponte ontem. Nem no metrô. Mencionei o fato no "Chamada Geral" e, penso, que, referindo Lula, eles não podem referir críticas por óbvios motivos.
Fica o registro pra ti.

Afubra avisa que produção gaúcha de fumo tem pressa.

O editor falou nesta sexta-feira a tarde com o Presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil, Afubra, Benício Werner, que avisou: “Temos pouco tempo”.

. A reunião com Lula foi feita no autódromo, quinta, 17h40min. Por 15 minutos, produtores e fabricantes pediram que o governo do PT não apóie a reunião de novembro da Convenção-Quadro. Lula foi receptivo. Ele prometeu dar resposta em seguida.

Valor faz intriga barata e irreal contra Serra.

O jornal Valor de quinta-feira, publicou uma página inteira para intrigar Serra com os fumageiros, enaltecendo a posição de Lula.

. As notas anteriores demonstram que foi o Governo Lula quem criou o drama atual dos fumageiros e agora se coloca como interlocutor para solucionar o problema que ele mesmo criou, atacando justamente o governo do Partido, o PSDB, que não apoiou a Convenção-Quadro.

- A reportagem chega ao ponto de demonstrar que Serra é malquisto na região desde as eleições de 2002, ignorando os resultados das eleições de 2006. Mostram os números da matéria: 2002, Lula contra Serra
- Em Santa Cruz, Venâncio e Vera Cruz, o petista alcançou de 71% a 74% dos votos válidos no segundo turno.

. O editor conversou com o ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, José Alberto Wenzel, nesta sexta, que passou os números da eleição de 2006, na qual o PSDB arrasou com Lula, justamente porque o governo Lula subscreveu a Convenção-Quadro, que manda acabar com a produção e industrialização do fumo:
Santa Cruz do Sul, 57,47% a 27%
Venâncio, 48,79% a 36,94%
Vera Cruz, 53,91% a 34,15%.

CLIQUE na imagem para ler a reportagem do Valor (PT atrai fumageiros contra Serra no Sul).

Brasil: Um país de faz de conta.

Artigo - A farsa e a realidade
Jornal Brasil Economico - 30/07/2010
por Roberto Freire

Em seu primeiro mandato, logo após ser eleito, o atual governo, carente de um efetivo projeto de mudanças e de reformas estruturantes, adotou o "Fome Zero" como saída pela tangente de nossas dificuldades históricas, ao mesmo tempo que encontrava nessa jogada pirotécnica uma forma de mobilização da sociedade, sem alterar em nada seus fundamentos.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

The Economist: "Bolsa Família não é resposta à pobreza urbana no Brasil"

A revista britânica The Economist traz em sua edição desta semana um longo artigo sobre o Bolsa Família onde afirma que, apesar da grande contribuição do programa para a redução dos índices de pobreza do Brasil, ele parece não funcionar tão bem no combate à pobreza nas grandes cidades.

. De acordo com a revista - que cita dados da Fundação Getúlio Vargas - cerca de um sexto da redução da pobreza no país nos últimos anos pode ser atribuído ao Bolsa Família, "mas algumas evidências sugerem que o programa não está funcionando tão bem nas cidades como nas áreas rurais".

. "O sucesso do Brasil em reduzir a pobreza parece ser maior nas áreas rurais que nas urbanas", diz o artigo, que cita dados das Nações Unidas que indicam que houve uma redução de 15 pontos percentuais no número de pobres na população rural entre 2003 e 2008, enquanto nas cidades essa diminuição foi muito menor.

Depois de Collor, agora é Garotinho que canta: "É Dilma apoiando Garotinho..."

O ex-governador fluminense e candidato a deputado federal Anthony Garotinho (PR) afirmou que a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, acertou participação em sua campanha no Rio de Janeiro, onde o Palácio do Planalto apoia a reeleição do governador Sérgio Cabral Filho (PMDB), seu ex-aliado e atual adversário.

. Em conversa telefônica na semana passada, a ex-ministra, segundo Garotinho, colocou-se à disposição para gravar mensagens de apoio e cumprir agenda de atividades conjuntas no Estado. Na próxima semana, Dilma estará no Rio. "Dilma telefonou me convidando para ir a Brasília, no sábado passado, onde receberia apoio dos evangélicos", disse Garotinho, que também é evangélico.

China supera Japão e é a segunda economia do mundo

A China tirou do Japão o posto de segunda maior economia do mundo, em resultado de três décadas de forte crescimento. Dependendo de quão rápido o câmbio suba, a China caminha para superar também os Estados Unidos e liderar o ranking global por volta de 2025, de acordo com projeções do Banco Mundial, do Goldman Sachs e de outros economistas.

. A China cresceu 11,1% no primeiro semestre de 2010 sobre igual período do ano passado. A expansão do país vem registrando uma média anual de mais de 9,5% desde que adotou reformas de mercado em 1978.

Aécio esconde Serra de sua campanha

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, tem aparecido de forma tímida no material de campanha do ex-governador Aécio Neves e do governador Antonio Anastasia, seus "aliados" tucanos em Minas Gerais.

. Reportagem do jornal Folha de S.Paulo pediu cartazes, adesivos e santinhos em quatro comitês da campanha de Anastasia em Belo Horizonte. Em três deles, nada existia com a foto de Serra. No último deles, só após pedido específico de algo com o candidato presidencial, foram entregues adesivos com o rosto de Serra – acompanhado apenas dos nomes dos tucanos mineiros.

. Aécio faz com Serra o que Serra fez com Alckmin na última campanha para presidente, ou seja, não ajuda em nada. Dilma cresce no Estado em que o ex-governador tucano era Rei.

Servidora do Senado pede voto para Marina

A candidata do PV ao Planalto, Marina Silva, usou uma assessora lotada em seu gabinete no Senado para pedir votos e negociar o apoio de pastores evangélicos. Uma das aliadas mais próximas da presidenciável, Jane Maria Vilas Boas a representou ontem em ato com religiosos em Bauru (SP).

. Questionada sobre a distribuição de cartões da assessora, disse: "É minha funcionária. É uso da máquina? Não sei. Que dia é hoje?". Ao ouvir que era quinta-feira, disse: "Ela já voltou ao Senado". À noite, Marina reclamou da imprensa e disse que os jornalistas procuram "coisas que resvalam e não são boas para a política". "Quando a gente vê nos jornais, fica triste. Quando for justa a crítica, (...) a gente tem que assumir e dizer: "Errei". Mais tarde, Marina anunciou a demissão da funcionária.










Opinião do leitor - Onde estão as Mulheres de Atenas (as mulheres gaúchas) ?

Veja e ouça o video que é postado a seguir e que reproduz a canção de Chico Buarque sobre a força das mulheres de Atenas.
http://www.youtube.com/watch?v=INHd7fUqnyg

OPINIÃO DO LEITOR

Onde estão as Mulheres de Atenas (as mulheres gaúchas) ?

Onde estão as mulheres que estudam na Ufrgs que não se manifestam pela libertação de Sakineh, condenada à morte por apedrejamento pelo regime sanguinário do Irã? Sakineh nem presa poderia estar, porque a acusação contra ela é de traição ao marido. E o DCE da UFRGS vai se manifestar a respeito? O silêncio das mulheres de Atenas não é fiel às conquistas que o iluminismo espargiu pelo mundo civilizado, mas representa o atraso das trevas do fundamentalismo político e religioso da pior espécie.

. A seguir, video sobre a campanha para que o presidente Lula tome uma atitude, tipo "Liga Lula" (Lula já disse que o assunto é interno do Irã, embora não tenha pensado dessa forma quando se meteu em Honduras a favor do chapeleiro Zelaya). FHC assinou o manifesto de apoio a Sakineh. E os Partidos ? O que diz o PT, PSDB e PMDB do RS; Tarso, Yeda, Fogaça.

http://www.youtube.com/watch?v=75pZbpcczfo

Espero só que as ditas esquerdistas tomem vergonha na cara e não façam vistas grossas a isso!

--
ANDERSON
http://twitter.com/andersonhoje

Jovem de 30 anos é o mais novo secretário de Yeda.

O advogado e presidente nacional da juventude do PP, Pedro Feiten, 30 anos, vai assumir a secretaria de Relações Institucionais. O anuncio foi feito pela governadora Yeda Crusius. A nomeação foi publicada nesta sexta-feira no Diário oficial do Estado. A indicação é do PP. A posse deve ocorrer no inicio da semana que vem.

O gaúcho Cylon Gonçalves da Silva é o novo presidente do Ceitec.

Já tem novo presidente o Ceitec do RS, estatal federal criada em Porto Alegre para produzir chips. Trata-se de Cylon Gonçalves da Silva. Silva é natural de Ijuí. Ele tem PhD (verdadeiro) em Física, pela UCA, Califórnia, Estados Unidos.

. O físico Cylon Gonçalves da Silva, gaúcho de Ijuí, foi o líder de toda a luta pela criação, construção e início de funcionamento do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron (LNLS), em Campinas, de 1986 a 2001.

. É professor emérito da Unicamp, desde março de 2002.

Collares desfralda bandeira do PDT no comício de Dilma em favor de Tarso

Além de usar fortíssimo e caro aparato sustentado com dinheiro público federal para a realização de atos de papel no RS, tudo com o objetivo de mascarar a presença do presidente e de ministros no comício de apoio a Tarso e Dilma no RS, também recursos públicos municipais (veja os logos da pefeitura nos ônibus) foram utilizados para garantir público ao encontro de Lula com pequenos produtores rurais de Santa Cruz do Sul, conforme você pode examinar pelas imagens do video a seguir:

Além do apoio escrachado de Lula e de Dilma ("No RS, Tarso é o nosso único candidato", avisaram ambos), o comício desta quinta-feira a noite no Gigantinho, Porto Alegre, registrou a presença já esperada do ex-governador Alceu Collares, que subiu ao palco com uma bandeira do PDT, que fez questão de desfraldar, sob o apoio do senador Paulo Paim, que o saudou de forma enfática:

- Collares é o símbolo da nossa coligação.

. Como se sabe, o PDT não apóia a coligação de Tarso Genro e o Partido ameaça expulsar Collares pela dissidência.

. O comício no Gigantinho demonstrou forte poder de mobilização popular do PT, mas quando Lula chegou para falar, duas horas depois da previsão, metade do público já tinha ido embora.

. Lula cumpriu forte programação em Porto Alegre e Santa Cruz. Na manhã desta sexta-feira viajou para Livramento, onde agendou encontro com o presidente do Uruguai.

- Clique nas fotos ao lado para ver melhor. Na primeira foto, tres dos cinco personagens da linha de frente foram do PDT: Beto Grill, vice de Tarso; Collares e Dilma.

TRE decide, hoje, situação de Pompeo na chapa de Fogaça

Será nesta sexta-feira o julgamento dos pedidos de impugnações das candidaturas do candidato a vice na chapa de Fogaça, Pompeo de Matos, bem como dos deputados Aloísio Classmann, Adroaldo Loureiro e Giovani Cherini, todos envolvidos no Caso dos Albergues (políticos que mantinham albergues para doentes do interior que procuravam a capital em busca de auxílio).


. O caso mais grave é de Pompeo de Matos. Caso a impugnação seja mantido, ele poderá recorrer ao TSE, que terá que se manifestar até o dia 19, mas o fato criará um impasse político que poderá levar a coligação a trocar de nome. O PDT está confiante e marcou manifestação de desagravo a Pompeo.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/