Serra: "A escolha é sobre o futuro"

Clipping
Revista Veja - 10 de março de 2010
Serra garante que "o Brasil pode muito mais."

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, subiu ao palco aos gritos de “Olê, olê, olê, olá, Serra, Serra”, assim como os militantes petistas cantavam para Lula na campanha de 1989. O tucano iniciou pedindo um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na tragédia do Rio de Janeiro e, em seguida, disse que daria um abraço mais apertado em Aécio Neves, governador de Minas Gerais.

Seu discurso foi abrangente, mas José Serra fez questão de lembrar sua origem humilde e destacar cada parte de sua trajetória política, desde a luta contra o regime militar até o exílio no exterior, além de suas realizações como político já no país redemocratizado. “Sou sobrevivente do Estádio Nacional de Santiago, onde muitos morreram. Por algum motivo, Deus permitiu que eu saísse de lá com vida”. O tucano disse estar pronto para a disputa eleitoral. “Uma caminhada que vai ser longa e difícil, mas que com a ajuda de Deus e com a força do povo brasileiro será com certeza vitoriosa”.

José Serra destacou as melhorias do país nos últimos 25 anos. “Com o Plano Real, o Brasil transformou sua economia a favor do povo, controlou a inflação, melhorou a renda e a vida dos mais pobres, inaugurou uma nova Era no Brasil”. No entanto, fez questão de dizer que as mudanças não foram responsabilidade de “um único homem, ou um único governo. Mas, se avançamos, também devemos admitir que ainda falta muito por fazer”.

Serra fez uma crítica sem citar nomes à política externa brasileira, em relação à Cuba, onde um trabalhador - Orlando Zapata - morreu em razão de uma greve de fome. O tucano disse que “democracias não têm operários morrendo por greve de fome quando discordam do regime”. E completou, “quanto mais mentiras os adversários disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles”.


Já no fim do discurso, Serra citou o escritor Guimarães Rosa, que escreveu: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. ”Concordo”, disse o tucano. “É da coragem que a vida quer que nós precisamos agora. Coragem para fazer um projeto de país, com sonhos, convicções e com o apoio da maioria. Juntos, vamos construir o Brasil que queremos, mais justo e mais generoso. Eleição é uma escolha sobre o futuro. Olhando pra frente, sem picuinhas, sem mesquinharias, eu me coloco diante do Brasil, hoje, com minha biografia, minha história política e com esperança no nosso futuro. E determinado a fazer a minha parte para construir um Brasil melhor. Quero ser o presidente da união. Vamos juntos, brasileiros e brasileiras, porque o Brasil pode mais”.

. Segundo a organização do evento, eram esperadas cerca de 4.000 pessoas e compareceram mais de 6.000.

CLIQUE AQUI para ler o discurso de Serra na íntegra.

CLIQUE AQUI para ler a entrevista do tucano a revista Época.

Polícia sumiu da Zona Sul de Porto Alegre

Opinião do leitor

Neste sábado, quem andava de carro entre o Barra Shopping e o final do calçadão de Ipanema, não conseguia encontra um só brigadiano. Durante toda a semana também não foi visto nem mesmo um carro da brigada.
Onde estão os novos policiais que foram contratados este ano?
A zona sul de Porto Alegre esta entregue a bandidagem.
Paulo Seixas, Assunção - Porto Alegre

Angela Amin lidera em Santa Catarina; quatro candidatos empatam em segundo

A deputada federal Angela Amin (PP) despontando em primeiro lugar na última pesquisa Mapa sobre as eleições para o governo de Santa Catarina, encomendada pelo Grupo RBS e realizada entre os dias 6 e 8 de abril.

. Quando todos são colocados na disputa, Angela lidera com 24,3%, seguida por quatro candidatos em situação de empate técnico: Ideli Salvatti (PT), com 13,7%, Raimundo Colombo (DEM), com 12,5%, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), com 12%, e Leonel Pavan (PSDB), com 11,8%.

. Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados aos eleitores entrevistados, o índice de indecisos chegou a 82,7%. Angela Amin lidera, com 3%, seguida por Leonel Pavan, com 2,2% e Ideli Salvatti, com 1,9%. A pesquisa consultou a rejeição dos candidatos ao governo estadual. Leonel Pavan lidera esse quesito com 19,6%. Angela Amin aparece com 14%, seguida por Ideli Salvatti, com 10%.

PP do RS contrata pesquisa eleitoral

Terminou neste sábado a pesquisa eleitoral feita est asemana pelo Instituto Index, que saiu às ruas sob contrato do PP do RS, com propósito de verificar a intenção de voto para governo do Estado, senado e presidência. Além disso, a pesquisa busca saber qual via o PP deve tomar: PMDB, PSDB, PTB ou PSB.

Mais informações sobre a pesquisa em andamento:
http://www.tse.gov.br/sadAdmPesqEleConsulta/procPesquisa.jsp

A tragédia do Rio: a lição que os brasileiros precisam aprender

OPINIÃO DO EDITOR

As TVs comprometidas com conteúdos do mundo cão (Band TV com Luís Datena, por exemplo), derramam sons e imagens sobre a tragédia do Rio pelo sexto dia consecutivo, como fizeram durante 45 dias no caso das enchentes de São Paulo.

. São situações recorrentes.

. Os câmeras mostram sucessão de mulheres desesperadas, autoridades e especialistas explicando o que aconteceu e paisagens urbanas desoladoramente pobres e amedrontadas.

. O telespectador é transformado no espectador que tudo consome no conforto da poltrona, enquanto traga o trago da noite, mordisca o jantar em preparo e dá uma passada de olhos pelo jornal de domingo que já chegou.

. É um BBB de povo pobre.

. A tudo vê e ouve o governador do Rio, Sérgio Cabral, que acerta em cheio o diagnóstico: "A culpa é da sociedade". E é. A sociedade que elege gente como o governador Sérgio Cabral ou Lula, não tomou consciência de que tudo o que acontece pode e deve ser resolvido e prevenido pelos governantes que elege a cada dois anos.

. É só olhar para a Europa Ocidental, para Estados Unidos e Canadá, para o Japão ou Coréia, e constatar que o estado de bem estar social está ao alcance das mãos de cada um, bastando que eleja governantes decididos a melhorar os padrões de vida do conjunto da população brasileira.

. O editor não entende como é que os jornalistas não fazem a sua parte ao buscar as imagens e as falas, enfiando os microfones nas bocas da população humilhada e das autoridades que se escondem nestas horas, com o objetivo de fazer uma única pergunta:

- Por que você não está no meio dessa sujeirada toda, encharcando as mãos e decidindo que isto nunca mais voltará a acontecer no Brasil.

DEM confirmará, dia 12, coligação com o PTB no RS

Está confirmado para o dia 12 a reunião do diretório completo do DEM do RS. Ele homologará o acordo para coligar com o PTB. A Executiva do DEM esteve reunida nesta sexta-feira sob o comando do deputado Onyx Lorenzoni.

. O deputado Luís Lara, candidato a governador pelo PTB , irá até o diretório ao final da reunião, para agradecer o apoio.

. Os defensores da candidatura própria insistirão com a proposta. Entre eles está o vice Paulo Feijó, o empresário Moacir Volpato, o ex-ouvidor da Segurança Pública do RS, Adão Paiani, e o ex-prefeito de Erechim, Luiz Francisco Schmidt. Schmidt acaba de tirar nota forte em favor da chapa puro-sangue.

. O DEM estava sem alternativas na sucessão estadual, porque buscava um aliado capaz de corresponder aos altos padrões de moralidade e ética que seus principais líderes estaduais buscavam, o que o impediu de se aproximar das coligações lideradas pelo PSDB, PMDB e PT, restando-lhe ir sozinho (boa parte do Partido vai insistir com a tese) ou marchar com o PTB, já que com o PSB a incongruência ideológica seria fatal. O DEM vai dar o vice, provavelmente o deputado Germano Bonox, podendo oferecer o vice-governdor Paulo Feijó para uma das duas vagas para o Senado, já que a outra é do advogado trabalhista Luiz Correia Barbosa. As convenções serão agendadas para junho, quando deverão viajar ao Estado os presidentes do DEM, Rodrigo Maia, e do PTB, Roberto Jefferson. O principal cabo eleitoral no Estado será o senador Sérgio Zambiasi.

Saiba por que Serra vencerá as eleições já no primeiro turno

A análise a seguir é do economista e ex-prefeito do Rio, Cesar Maia, candidato ao Senado pelo DEM. Ele acha que Serra poderá vencer no primeiro turno. O editor tem demonstrado que os números atuais das diversas pesquisas demonstram isto. E é isto que exaspera Lula e o PT, levando-os a promover discursos que beiram a ilegalidade e elevando o tom das provocações políticas, o que só prejudicam suas próprias movimentações. Lula só venceu na quarta disputa e ainda assim porque assumiu o papel de Lulinha, Paz e Amor, e renunciou ao programa partidário do PT, traindo-o vergonhosamente. Dilma Roussef é o cavalo do comissário, um poste sem vida própria. É o que justifica a desconfiança de que o vice Zé Alencar renunciou, ontem, à condição de candidato ao Senado, porque Lula pensa em sair do governo para fazer a campanha de Dilma. Se fizer isto, Lula estará traindo o mandato que recebeu, revelará o desprezo que dedica ao povo que diz representar e conduzirá o País a grave crise institucional. Vai sepultar sua história e enterrar as possibilidades eleitorais de Dilma.

CLIQUE na imagem acima para ler mais sobre as análises feitas por Cesar Maia, para a BBC Brasil.

PSDB lança hoje pré-candidatura de Serra

Acompanhe o ato de lançamento de Serra via TV, on line, site do PSDB:
http://www.psdbtv.com.br/

O PSDB lança hoje em Brasília, a partir das 9h, a pré-candidatura do ex-governador José Serra à Presidência. O partido vai lançar na internet um portal que irá reunir vídeos de eleitores que serão convidados a dizer pelo que se mobilizam. Além de reunir depoimentos sobre o candidato, o projeto tenta atrair para o "front" eleitoral internautas interessados em debater política.

. Serra deve subir ao palco por volta do meio-dia, após discursos dos presidentes do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE), PPS, Roberto Freire, e DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ). O ex-governador de Minas Gerais, Aécio Neves e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também falarão no evento.

. No centro de convenções, o público terá acesso a 20 computadores conectados à internet, para apresentação de espaços da militância tucana em mídias sociais, como Twitter, Orkut, Facebook e YouTube. A ideia é engajar os simpatizantes à candidatura Serra de forma organizada no ambiente virtual. A ex-vereadora e apresentadora da MTV Soninha Francine (PPS-SP) aderiu à "corrente virtual". Em vídeo, ela convidou os eleitores a fazer política na internet e, com um título de eleitor colado na testa, estimulou os jovens a participar.

. A apresentadora da TVRecord, a gaúcha Ana Hickmann, será a mestre de cerimônias do evento, que será transmitida pela web, por meio do site do PSDB.

. Uma caravana do PSDB gaúcho promete levar cartazes a favor de Yeda Crusius: "O Rio Grande, Grande de novo".

OAB não gostou das críticas de Lula

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante, chamou ontem de “assustadora e incompatível com a responsabilidade do cargo” a afirmação do presidente Lula de que “não podemos ficar subordinados ao que um juiz diz que podemos ou não fazer” em represália às punições aplicadas a ele pela Justiça Eleitoral.

. Para Ophir, o tipo de postura do presidente tem como único objetivo apequenar um poder da República. “Devemos repudiar qualquer tipo de posicionamento que vise a amesquinhar o Judiciário e diminuir o seu alcance”, disse.

Mujica nega apoio a Lula na Unasul

O presidente do Uruguai, José Mujica, negou nesta sexta-feira as especulações de que estaria promovendo a candidatura do presidente Lula para a Secretaria-Geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul).

. Em seu programa de rádio “Fala o presidente”, Mujica afirmou que o Uruguai “não tem nenhum candidato para propor”. O assunto deverá ser discutido na próxima reunião do bloco, marcada para maio.

Como explicar que 50% da verba contra enchentes tenha ido para a Bahia e não para o Rio?

Artigo - Geddel e São Pedro
Revista IstoÉ - 10 de março de 2010

Por Leonardo Attuch

Como explicar que 50% da verba contra enchentes tenha ido para a Bahia e não o Rio?
Às portas do céu, em algum lugar do futuro, travou-se o seguinte diálogo entre o porteiro, São Pedro, e o ex-ministro Geddel Vieira Lima:

– Quem é o senhor? – perguntou o velho barbudo.
– Venho da Bahia, fui deputado, ministro do presidente Lula e já fiz muito pelo meu povo, trabalhando dia e noite. Acho que mereço uma vaga.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

A candidata petista falou "dilmais"

Clipping
Revista Veja - 10 de abril de 2010

O pacote da pré-campanha da ex-ministra Dilma Rousseff é de impressionar. O PT alugou casas, um comitê, reservou carros, jatinhos, contratou especialistas americanos em internet, jornalistas, institutos de pesquisa, consultores de imagem, fonoaudiólogos e marqueteiros – um aparato de estrela que já está trabalhando, mas que ainda convive com um grande enigma: o desempenho da ex-ministra sem a presença do presidente Lula a seu lado.

Na semana passada, surgiram os primeiros indícios do que está por vir. Em sua incursão-solo inicial, Dilma escolheu Minas Gerais como cenário para testar seu desempenho. Seguindo o roteiro convencional dos políticos, a petista colocou crianças no colo, fez promessas a empresários, tomou cafezinho com cidadãos comuns e distribuiu beijos e afagos. O resultado foi considerado satisfatório. No palanque e nas entrevistas, territórios em que talvez o eleitor tenha as melhores condições de enxergar seu candidato da maneira como ele realmente é, a ex-ministra causou espanto.

Ao contrário de tudo o que já havia feito, Dilma adotou um discurso agressivo, classificando os opositores como "lobos em pele de cordeiro", para, logo depois, defender a possibilidade de uma parceria entre ela e o candidato ao governo de Minas Antonio Anastasia, do PSDB – supostamente um dos tais "lobos em pele de cordeiro".

BB briga pelo comando da Previ

Com patrimônio de R$ 140 bi, a Previ, fundo de pensão do BB, está na mira da cúpula do banco, que quer indicar o novo presidente entre um nome do PT e outro do PMDB.

. O atual presidente, Sergio Rosa, trocará o cargo pela campanha de Dilma.

Trabalhadores brasileiros tem refeição indigesta no Governo Lula

A alta dos alimentos não se tornou um tormento apenas para as donas de casa. Os trabalhadores que são obrigados a comer todos os dias fora de casa também estão cortando um dobrado para satisfazer as necessidades e, ao mesmo tempo, manter o orçamento equilibrado.

. Somente nos três primeiros meses deste ano, a alimentação nos restaurantes ficou 2,1% mais cara. Em média, o brasileiro paga R$ 18,20 por dia só para almoçar. Em Brasília, onde os preços subiram 2,23%, o desembolso diário é ainda maior: R$ 20,10 — um dos valores mais altos do Brasil.

. Na Asa Norte, um dos bairros mais nobres da capital do país, a refeição sai, em média, por R$ 24,30, valor superior até mesmo à do local mais caro do país, o Rio de Janeiro (R$ 20,40). Por mês, as refeições fora de casa consomem entre 75% (Brasil) e 83% (Brasília) do salário mínimo.

Aécio estende o tapete para Serra

Disposto a desfazer as desconfianças de que não trabalhará por José Serra na campanha presidencial, o ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves mandou para a convenção dois banners de 1,8m cada com a inscrição “Nas montanhas de Minas, o caminho agora é Serra”.

. A seu pedido, a faixa será colocada no pé da escada, passagem obrigatória dos convidados para o salão onde as autoridades vão discursar. Aécio será o penúltimo da lista. Em sua fala, reforçará o slogan.

. A intenção é dar um basta à versão de que o PSDB mineiro insufla movimentos como “Dilmasia ou Anastadilma”, que a própria ex-ministra fez questão de declarar há dois dias. O episódio criou problemas para a candidata petista com o PMDB de Hélio Costa e com a própria legenda de Lula em Minas. O PT tem dois pré-candidatos ao governo estadual contra o governador Antonio Anastasia (PSDB).

Marina faz crítica velada a Dilma por fala "oportunista"

A pré-candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, visitou ontem Minas Gerais e alfinetou sua concorrente Dilma Rousseff (PT), dizendo que não faz "discurso oportunista e de conveniência".

. A crítica, embora não nominal, foi ao fato de Dilma, ao visitar Minas dois dias antes de Marina, ter defendido o voto do eleitor mineiro na sua candidatura à Presidência e na de Antonio Anastasia (PSDB) para o governo de Minas, uma espécie de "dobradinha" PT-PSDB, apelidada de "Anastadilma".
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/