Clipping
Revista Veja - 10 de março de 2010
Serra garante que "o Brasil pode muito mais."
O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, subiu ao palco aos gritos de “Olê, olê, olê, olá, Serra, Serra”, assim como os militantes petistas cantavam para Lula na campanha de 1989. O tucano iniciou pedindo um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na tragédia do Rio de Janeiro e, em seguida, disse que daria um abraço mais apertado em Aécio Neves, governador de Minas Gerais.
Seu discurso foi abrangente, mas José Serra fez questão de lembrar sua origem humilde e destacar cada parte de sua trajetória política, desde a luta contra o regime militar até o exílio no exterior, além de suas realizações como político já no país redemocratizado. “Sou sobrevivente do Estádio Nacional de Santiago, onde muitos morreram. Por algum motivo, Deus permitiu que eu saísse de lá com vida”. O tucano disse estar pronto para a disputa eleitoral. “Uma caminhada que vai ser longa e difícil, mas que com a ajuda de Deus e com a força do povo brasileiro será com certeza vitoriosa”.
José Serra destacou as melhorias do país nos últimos 25 anos. “Com o Plano Real, o Brasil transformou sua economia a favor do povo, controlou a inflação, melhorou a renda e a vida dos mais pobres, inaugurou uma nova Era no Brasil”. No entanto, fez questão de dizer que as mudanças não foram responsabilidade de “um único homem, ou um único governo. Mas, se avançamos, também devemos admitir que ainda falta muito por fazer”.
Serra fez uma crítica sem citar nomes à política externa brasileira, em relação à Cuba, onde um trabalhador - Orlando Zapata - morreu em razão de uma greve de fome. O tucano disse que “democracias não têm operários morrendo por greve de fome quando discordam do regime”. E completou, “quanto mais mentiras os adversários disserem sobre nós, mais verdades diremos sobre eles”.
Já no fim do discurso, Serra citou o escritor Guimarães Rosa, que escreveu: “O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem”. ”Concordo”, disse o tucano. “É da coragem que a vida quer que nós precisamos agora. Coragem para fazer um projeto de país, com sonhos, convicções e com o apoio da maioria. Juntos, vamos construir o Brasil que queremos, mais justo e mais generoso. Eleição é uma escolha sobre o futuro. Olhando pra frente, sem picuinhas, sem mesquinharias, eu me coloco diante do Brasil, hoje, com minha biografia, minha história política e com esperança no nosso futuro. E determinado a fazer a minha parte para construir um Brasil melhor. Quero ser o presidente da união. Vamos juntos, brasileiros e brasileiras, porque o Brasil pode mais”.
. Segundo a organização do evento, eram esperadas cerca de 4.000 pessoas e compareceram mais de 6.000.
CLIQUE AQUI para ler o discurso de Serra na íntegra.
CLIQUE AQUI para ler a entrevista do tucano a revista Época.
2 comentários:
POLÍBIO.
ESTIVEMOS EM BRASÍLIA, NESTE MEMORÁVEL FIM DE SEMANA. FIZEMOS QUESTÃO DE VIVER UM DOS MOMENTOS HISTÓRICOS, DA MAIOR CONCENTRAÇÃO DE OPOSITORES AO ATUAL FESTIVA DE BESTEIRAS QUE ASSOLA A MÃE PÁTRIA. TODOS OS PRONUNICAMENTOS DAS PRINCIPAIS LIDERANÇAS DOS PARTIDOS, ATÉ AQUÍ, COMPROMENTIDOS COM A CANDIDATURA DE JOSÉ SERRA, DERAM O NORTE, NESSA CAMPANHA, QUE PASSA A SER A LUTA DO POVO BRASILEIRO, PELA RECUPERAÇÃO DA DIGNIDADE NACIONAL E PELO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL.
FIZ QUESTÃO DE FAZER PRESENTE, TAMBÉM, O NOSSO BLOG, COMO PONTA DE LANÇA NO PROCESSO DA RECUPERAÇÃO SUPRA REFERIDA.
FOI MUITO DIGNIFICANTE ABRAÇAR AS LIDERANÇAS SERRISTAS, EM ESPECIAL, A NOSSA GOVERNADORA YEDA CRUSIUS, CUJA PRESENÇA, MARCOU A GRANDEZA DO MEGAENCONTRO.
AGORA, ESTÁ LANÇADA A SORTE OU O AZAR DA PETRALHADA. A DIGNIDADE NACIONAL, PELO SEU ELEITORADO, FALARÁ MAIS FORTE E, O BRASIL PODE MAIS, NÃO HÁ DUVIDA, COMO REAFIRMOU JOSÉ SERRA.
APENAS PARA NÃO ESQUECER: PALANQUE DIVIDIDO COM DILMA LULA DA SILVA, FAZ BEM À REELEIÇAO DE YEDA CRUSIUS, O MELHOR GOVERNO DO RIO GRANDE DO SUL, DE TODOS OS TEMPOS.
POLÍBIO.
DEVE TER HAVIDO ALGUM PROBLEMA NO REPASSE DE COMENTÁRIOS AO NOSSO BLOG.
O PRIMEIRO QUE FIZ, ONTEM, SE REFERIU AO CASO BATTISTI, ONDE, METI O PAU E, ACHEI QUE HAVIAS O EVITADO. MAS, COMO NÃO SAIU O OUTRO, BASTANTE MENOS AGRESSIVO, SOBRE A PRÉ CONVENÇÃO DO LANÇAMENTO DE SERRA, ONDE AFIRMEI TER MENCIONADO O NOSSO BLOG, AOS LÍDERES TUCANOS, EM ESPECIAL, À GOVERNADORA YEDA, COM QUEM TIVE UM SALUTAR BATE-PAPO, INCLUINDO A GRANDEZA DE NOSSO BLOG.
APENAS, PARA NÃO PERDER O RÍTMO, RELEMBRO QUE: PALANQUE DIVIDIDO COM DILMA DA SILVA, VAI TRANSFERIR UMA UMA LEGIÃO DE VOTOS PARA A GOVERNADORA DE TODOS OS GAÚCHOS.
PODES CRER, POLÍBIO.
Postar um comentário