Entenda por que razão o sistema público do Amazonas entrou em colapso. E não foi por causa da pandemia do vírus chinês.

Deste ontem a tarde, o editor busca informações detalhadas sobre a situação em que se encontra o Amazonas, que segundo as autoridades sanitárias enfrenta colapso no seu sistema de saúde público e privado, diante das proporções gigantescas de infectados e mortos pelo vírus chinês.

População
Amazonas - 4 milhões
Manaus, a capital - 2,2 milhões

Em 20 anos, a população de Manaus dobrou de tamanho e já corresponde a mais da metade da população do Estado.

Números sobre o vírus:
1.050 casos de infectados (652 no RS, com população de 13 milhões, mais de três vezes maior do que a do Amazonas)
50 mortos (RS, 16)

O resumo da ópera que faz o editor é o seguinte:

1) O sistema de saúde do Amazonas já estava em colapso antes mesmo da pandemia.
2) O sistema de saúde do Amazonas sempre esteve em colapso porque seus governantes, com raras exceções, roubaram dinheiro público destinado à saúde pública.


Dica do editor - Saiba o que estes três figurões do Hospital Moinhos de Vento projetam para as próximas semanas em Porto Alegre, no RS e no Brasil

Estes vídeos a seguir foram capturados, ouvidos e anotados pelo editor neste domingo, dia 12.

A seguir, você terá o privilégio de examinara três importantíssimos depoimentos, todos em linguagem acessível a qualquer leigo.

- Dr. Luiz Antonio Nasi, superintendente do Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre, o principal e melhor hospital privado da cidade.
- Dr. Paulo Geweher, médico infectologista do mesmo hospital.
- Dra. Gisele Nader, gerente médica do HMV.

O dr. Nasi faz pelo menos três notícias importantes: 1) A pandemia poderá durar pelo menos mais 10 semanas no RS e no Brasil, ou seja, irá até o início de junho. 2) A cada 10 dias, a equipe médica do HMV revisa suas estratégias e previsões. 3) A letalidade deste vírus é 10 vezes maior do que qualquer vírus anterior do gênero. 4) Não se sabe o que acontecerá depois que os grupos de risco forem liberados do confinamento.

O dr. Paulo Geweher parece defender o confinamento horizontal, mas concorda que o vertical pode ser a melhor solução, temendo, no entanto, pelo retorno dos mais jovens aos seus lares, já que poderão contaminar os mais velhos.

A dra. Gisele Nader faz um vôo de pássaro sobre a situação brasileira.

Veja tudo:

Brasil vai para severa recesão, diz Banco Mundial

O Banco Mundial disse hoje que o PIB do Brasil poderá despencar 5% em 2020.

É recessão severa.

O ministério da Economia projeta números ainda piores: 9% de queda.

E isto se a pandemia acabar até o final de junho.

NET disponibiliza apenas 5% dos 100% que cobra de serviços de internet

A NET está flagrantemente lesando boa parte dos seus clientes, já que cobra por serviços que não disponibiliza.

É o caso do editor, que contratou 120 megas, paga R$ 124,00 mensais e só consegue operar com 7 megas, conforme o site www.minha conexao.com.br.

Isto significa que a NET entrega menos de 10% do contratado, mas recebe pelos 100% que se comprometeu disponibilizar.

A média de velocidade utilizada esta tarde em Porto Alegre é de 24 megas.

A empresa, que é operadora também da Claro, não responde telefonemas e seus serviços de reclamações on line também não dão resposta.

Saiba a consulta que Trump fez esta semana ao ligar para Bolsonaro

Opinião do editor - Saiba a quem interessa combater a cloroquina e o confinamento vertical

O editor tem ouvido dezenas de médicos, cientistas, empresários, autoridades, economistas e políticos desde que o primeiro caso de vírus chinês foi registrado entre os brasileiros, dia 26 de fevereiro.

E ficam aqui

Ideologização
A discussão crucial sobre o melhor remédio e o melhor tipo de distanciamento social virou um debate criminoso de caráter ideológico.

Politização
No Brasil, o ataque à cloroquina e ao retorno gradativo ao trabalho virou bandeira dos esquerdopatas e seus aliados fisiológicos da esquerda e da direita, tudo com o objetivo de desestabilizar o governo Bolsonaro.

Interesse financeiro
São de duas ordens:

1) O interesse dos laboratórios de fornecer medicamentos caros e torpedear o uso da baratíssima cloroquina, o que também interessa a boa parte de empreendedores e profissionais da saúde e por razões mais do que conhecidas.
2) O interesse de autoridades públicas, com ênfase para governadores e prefeitos, que se libertaram das "enfadonhas" licitações controladas, podendo comprar o que bem entendem e com quem quiserem, mediante os acertos mais do que conhecidos.

A respeito deste último ponto, seria interessante saber o que fazem os Tribunais de Contas e os chamados Ministérios Públicos de Contas, além de azucrinarem prefeitos, governadores e o próprio presidente no tipo de fiscalização que fazem sobre o sexo dos anjos.

Quem viver, verá.

Dica do editor - Veja e ouça todos os concertos gravados da Filarmônica de Berlim, grátis, durante 30 dias

Devidol ao fechamento da sua casa, em razão do vírus chinês, a Filarmônica de Berlim decidiu combater o silêncio forçado, permitindo o acesso gratuito à sua plataforma digital. O usuário poderá registrar-se com o código BERLINPHILm, o que permitirá acesso gratuito a todos os concertos e documentários do arquivo por um período de 30 dias.

CLIQUE AQUI para ter acesso.

Alexandre Garcia aconselha: "Se você não quiser usar cloroquina, diga isto ao seu médico quando você estiver infectado e na UTI"

No vídeo a seguir, diz o jornalista Alexandre Garcia:

- A mais importante notícia do dia: dois médicos consagrados e insuspeitos revelam que usam a cloroquina. Evita UTI e salva vidas. Dia de derrota do corona e seus beneficiários e de vitória da vida. O jornalista aconselha que os adversários do medicamento, devem dizer isto antes ou depois de ingressarem na UTI.

Este médico italiano trata as pessoas em casa e cura todos eles com cloroquina, conta reportagem da revista Time

O dr. Cavanna e um médico, colega seu, visitam um cliente em casa, dia 26 de março.

A reportagem é de Francesca Berardi, Turim, Itália, para a revista Time
Dia 9 de abril

Durante o último mês, Giovanni Sartori perdeu a noção do tempo.

Ele não se lembra exatamente quando seu irmão mais novo, um homem forte e saudável de 53 anos com quem ele morava, começou a ter febre alta e problemas respiratórios. Mas ele sabe que após cerca de uma semana nessa condição, tomando o paracetamol prescrito por seu clínico geral, ele foi levado ao hospital. Dez dias depois, ele estava morto.

(...)

Até a semana passada, Cavanna estava dando à maioria de seus pacientes tanto hidroxicloroquina (comumente usada para malária e certos distúrbios inflamatórios como artrite reumatóide) quanto um antiviral geralmente prescrito para o HIV. Então a AIFA, equivalente da Itália à Food and Drug Administration dos EUA, emitiu uma nota aconselhando-o a ter muito cuidado ao prescrevê-los juntos. Então agora, exceto em casos raros, ele usa hidroxicloroquina por conta própria. Embora a droga não tenha sido testada para o coronavírus, ele diz que é o "tratamento mais eficaz por enquanto".

A Casa Branca também tem recomendado entusiasticamente a droga como tratamento para o coronavírus, com o presidente Donald Trump descrevendo-a como uma “cura milagrosa”.

CLIQUE AQUI para ler toda a reportagem da Time.
CLIQUE AQUI para ler a reportagem no original.

Ao vivo, agora, Andrea Bocelli na Catedral de Milão, vazia. É o Concerto de Páscoa.

Andrea Bocelli ao vivo, agora, 14h36min, apresenta-se sozinho, apenas com o organista, na Catedral de Milão, Itália, num concerto de Páscoa. Veja.

 

OMS credencia Fiocruz como laboratório de referência para combate ao vírus chinês nas Américas

Além do laboratório da Fiocruz, apenas o CDC, do governo dos EUA, atua como referência da OMS no combate ao novo coronavírus nas Américas.

A OMS oficializou na quarta-feira  a indicação do laboratório de vírus respiratórios e do sarampo da Fiocruz como de referência para o combate ao vírus chinês nas Américas.

A partir de agora, a Fiocruz pode receber amostras do vírus de outros países da região para promover o sequenciamento genético, identificar mutações e aprofundar estudos em vacinas, diagnósticos e tratamentos.

A Fiocruz já coordena no Brasil o ensaio clínico Solidariedade, iniciativa da OMS que investiga a eficácia de quatro tratamentos para vírus chinês.

Num só dia, vírus chinês matou em Nova Iorque mais da metade do total dos que morreram no Brasil em 47 dias

Somente ontem, Nova Iorque emplacou 758 mortes por vírus chinês.

O número é mais do que a metade do total dos que que morreram no Brasil em 47 dias (1.1226)

Dica do editor - Se você desconfia de contaminação , entre nesta plataforma de web. Nela você é atendido de graça por médicos voluntários

Se você não tem convênio médico e mesmo assim precisa saber se seus sintomas têm algo a ver com o vírus chinês (tosse, febre, falta de ar, dor de garganta), entre na plataforma montada por médicos voluntários. Trata-se de uma plataforma que conecta o paciente com um grupo de profissionais que se reuniu para atender gratuitamente as pessoas que apresentem sintomas. Basta fazer o cadastro e rapidamente um médico entra em contato, providenciando a consulta.

CLIQUE AQUI para buscar ajuda ou conhecer.

Artigo no New York Times mostra que Bolsonaro pode estar certo

Médicos ouvidos por jornalista defendem isolamento apenas de idosos, pessoas com doenças crônicas e com baixa imunidade — e tratar o restante da sociedade como se lida com a gripe
Geraldo Samor e Pedro Arbex

Thomas Friedman, um dos colunistas mais influentes do mundo, ouviu três médicos e escreveu o artigo mais contundente até agora sobre o risco do lockdown global se estender por muito tempo.
No texto, publicado hoje à tarde no The New York Times, Friedman nota que os políticos estão tendo que tomar “decisões enormes de vida ou morte, enquanto atravessam uma neblina com informação imperfeita e todo mundo no banco de trás gritando com eles. Eles estão fazendo o melhor que podem.”

(...)

Ele cita um artigo publicado semana passada pelo Dr. John P. A. Ioannidis, um epidemiologista e co-diretor do Centro de Inovação em Meta-Pesta-Pesquisa de Stanford. No artigo, Ioannidis diz que a comunidade científica ainda não sabe exatamente qual é a taxa de mortalidade do coronavírus. Segundo ele, “as evidências disponíveis hoje indicam que a letalidade pode ser de 1% ou ainda menor.”

“Se essa for a taxa verdadeira, paralisar o mundo todo com implicações financeiras e sociais potencialmente tremendas pode ser totalmente irracional. É como um elefante sendo atacado por um gato doméstico. Frustrado e tentando fugir do gato, o elefante acidentalmente pula do penhasco e morre.”

(...)

Num artigo publicado sexta-feira no The New York Times, o Dr. Katz diz que há três objetivos neste momento: salvar tantas vidas quanto possível, garantindo que o sistema de saúde não entre em colapso, “mas também garantir que no processo de atingir os dois primeiros objetivos não destruamos nossa economia e, como resultado disso, ainda mais vidas.” Katz diz que o mundo tem que pivotar da estratégia de “interdição horizontal” que estamos empregando agora — restringindo o movimento e o comércio de toda a população, sem considerar a variância no risco de infecção severa — para uma estratégia mais “cirúrgica”, ou de “interdição vertical”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Veja esta tarde, em boa companhia, "As idades do amor". É no Amazonas Prime.

O editor viu ontem a noite e recomenda esta comédia romântica ítalo-americana. É no Amazon Prime. Se você não assina este serviço, faça isto. E muito mais barato do que Netflix. Noelenco, nomes estrelados como Monica Belucci e Rovbert De Niro. A ação se passa em Roma. Vários episódios estão entrelaçados.

 

Bolsonaro reage forte a novas críticas mentirosas da Folha de S. Paulo

O presidente Jair Bolsonaro espinafrou novamente o jornal Folha de S. Paulo, que mentirosamente quer responsabilizá-lo pela pandemia que afeta o mundo inteiro.

Bolsonaro publicou no Twitter uma foto da capa da Folha com o título "se governo não agir, pandemia pode até dobrar desemprego", e disse que o jornal quer "culpar o presidente" pela crise.

Ele ainda disse que a Folha de S. Paulo "apoiou ações daqueles que destruíram empregos".

A Folha, como se sabe, integra o Eixo do Mal, formado por lulopetistas, políticos fisiológicos de direita e de esquerda que querem fatiar o governo e meter a mão nos cofres públicos, além da mídia tradicional que perdeu verbas publicitárias e empresários que não conseguem ficar longe das tetas do Tesouro.

CLIQUE AQUI para examinar a postagem do presidente.

Dica do editor - Esta "colona" de Santa Catarina espinafra os políticos brasileiros

O vídeo a seguir registra o desabafo desta "colona" do interior de Santa Catarina. Não é a primeira vez que seus pronunciamentos viralizam nas redes sociais. Veja e ouça, porque vale a pena:

 

Traficantes é morto com seis tiros em Porto Alegre

Um homem, Pedro de Oliveira, 47 anos, foi encontrado morto dentro de um carro na noite deste sábado, no bairro São José, em Porto Alegre. 

Ele estava num Fiat Pálio azul na Rua Amadeu Amaral por volta das 20h20min e foi assassinado com seis disparos no lado esquerdo do rosto. 

 A vítima tinha antecedentes por tráfico, roubo com morte, posse de entorpecentes e porte de armas, segundo a polícia. O caso será investigado pela 1ª Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa.

Mercado Público de Porto Alegre abrirá durante o dia todo a partir de segunda-feira

O Mercado Público de Porto Alegre foi autorizado a abrir durante todo o dia a partir de segunda-feira.

Esta noite, no SBT, tem entrevista com a médica Ludhmila Haijar. Ela receita e defende o uso da cloroquina.

A cardiologista e pesquisadora Ludhmila Hajjar, diretora de Ciência e Inovação da Sociedade Brasileira de Cardiologia, será a entrevistada desta noite no programa Poder em Foco, SBT, pouco depois do programa Silvio Santos. O programa é parceria do site Poder360 e SBT. A médica disse que está prescrevendo a cloroquina para seus pacientes em estado mais grave, seguindo todas as recomendações das autoridades de saúde. A cloroquina é uma medicação usada contra a malária, artrite reumatoide e lúpus e que está sendo testada em vários países para tratar a doença causada pelo vírus chinês. O medicamento é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro, que decidiu importar da Índia insumos para aumentar a produção da cloroquina.

Dica do editor - Saiba por que razão o isolamento de idosos poderá durar até o final do ano

Quem diz isto é Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. Ela afirmou, ontem, que o isolamento dos idosos no continente europeu pode se estender até o final do ano.“Sem uma vacina, temos que limitar o contato com os idosos o máximo possível, especialmente aqueles que vivem em asilos”, disse ela ao jornal alemão Bild. Não se espera uma vacina antes do final de junho.

Eleições poderão ser adiadas para novembro, diz ministro Barroso

O ministro Luiz Barroso, que será o próximo presidente do TSE, admitiu, ontem, pela primeira vez, que as eleições municipais poderão ser adiadas para novembro.

O adiamento já é defendido abertamente pela maioria dos dirigentes partidários.

Eta semana, despencou o número diário de internações por coronavírus no Hospital Moinhos de Vento, Porto Alegre

O HMV trata seus pacientes, mesmo os que não estão na UTI, com soluções de hidroxicloroquina+azitromicina, muitas vezes complementadas com tamiflu ou outros antibióticos e analgésicos.

Casos confirmados até ontem a noite
Brasil, 20.727 infectados e 1.126 mortos
RS, 652 infectados e 16 mortos
Porto Alegre, 311 casos e 6 mortos

Ao lado, os números são do Hospital Moinhos de Vento, o principal hospital de referência para casos que ficam fora do SUS. Foram 109 casos até agora, portanto 1/3 do total apurado até agora em Porto Alegre.

Apenas duas mortes, também 1/3 das mortes apuradas na Capital.

O leitor poderá perceber o seguinte, examinando o gráfico de casos diários:

- Há 11 dias o número diário de infectados confirmados cresce muito pouco e há uma semana a velocidade é de apenas um novo caso por dia.

No Hospital Moinhos de Vento, a faixa etária mais contaminada é a que vai dos 60 aos 79 anos.

68,4% dos infectados confirmados são homens.

Secretário da Saúde do Pará, o gaúcho Alberto Beltrame, foi infectado pelo vírus chinês

O secretário estadual da Saúde do Pará, o gaúcho Alberto Beltrame, foi infectado com o vírus chinês.

Ele disse ao G1 que está se tratando em casa e que continuará trabalhando em regime de home office.

Beltrame informou que foi infectado na própria secretaria e apesar de estar usando máscara.

O Pará registra apenas 217 casos da doença, mas tem 11 óbitos.

Tem ligações com a embaixada, a quadrilha de 10 chineses que roubou carga de produtos para combater o vírus chinês

O embaixador chinês Yang Wanming tem batido boca com Eduardo Bolsonaro e Abraham Weintraub, extrapolando suas funções. Ele cumpre papel sujo que sempre coube aos esquerdopatas brasileiros.

Não são membros da embaixada, mas os dez chineses que roubaram 15 mil testes e cerca de 2 milhões de itens entre máscaras, luvas, toucas, macacões, álcool gel e termômetros possuem mesmo ligações íntimas com diplomatas da China acreditados em brasília. O líder da quadrilha, o chinês Zheng Xiao Yun, é presidente da Associação Xangai no Brasil e goza de trânsito livre na embaixada e no governo de Pequim.

O embaixador chinês, Yang Wanming, que tem se notabilizado por bate-bocas inaceitáveis com autoridades brasileiras, foi chamado a dar explicações.

O material foi localizado em um galpão no bairro do Ipiranga por agentes do Dope (Departamento de Operações Policiais Estratégicas) após a investigação do roubo ocorrido na segunda-feira, no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. A quadrilha queria vender o material por R$ 4 milhões e, após 10 horas de negociação, aceitaram o valor de R$ 3 milhões.

O delegado Luís Alberto Guerra explicou que a carga roubada do aeroporto de Cumbica era uma encomenda de uma importadora particular, atendendo pedidos de hospitais particulares, entre eles o Albert Einstein.

Dica do editor - Veja esta carreata de ontem a tarde em São Paulo. Foi um protesto contra o governador João Doria.

Como a mídia tradicional ignorou os protestos, este blog disponibiliza a seguir um vídeo que registra a carreata que reuniu centenas de automóveis, caminhões e motos, tudo durante o protesto contra o governador João Doria, SP. Foi ontem a tarde.

 

Argentina estende confinamento que terminaria hoje. País tem apenas 1.975 infectados e 82 mortos)

Argentina, hoje
1.975 infectados (Brasil, 21 mil)
82 mortos (1.124 mortos)
- A Argentina tem 44 milhões de habitantes, contra 200 milhões do Brasil.

Prevista para acabar neste domingo, a quarentena na Argentina foi estendida até o dia 26 de abril. O anúncio foi feito pelo presidente Alberto Fernández, na noite de sexta-feira.

O governo, no entanto, decidiu que governadores poderão deixar de aplicar as restrições em cidades rurais isoladas.

O governo também estuda uma ampliação dos serviços que são permitidos durante o decreto.

Nos próximos dias, os argentinos poderão sair "alternadamente" para se exercitar perto de suas casas, informa o jornal Clarín.

RS terá domingo de sol, céu azul e temperatura amena

Porto Alegre, 8h42min

Este domingo é de sol, céu claro e temperatura muito amena no Rio Grande do Sul.

Fez frio na madrugada e no começo da manhã, mas aquecerá rapidamente com o sol e a tarde terá maior aquecimento com marcas agradáveis na maioria das regiões.

Em Porto Alegre, a temperatura mínima foli de 13ºC, enquanto a máxima chegará a 27ºC.

Ritmo de expansão do vírus chinês no RS é o mesmo do Japão. A velocidade é moderada.

Depois de um mês e meio do primeiro caso anunciado no Brasil, que foi no dia 26 de fevereiro, o governo estadual gaúcho informou que passados estes 47 dias, o cenário é o melhor possível no RS, com ritmo relativamente próximo ao do Japão, onde a dinâmica da doença é, por enquanto, menos grave.

Na metade de março, o governo estadual havia projetado três cenários hipotéticos dos dados sobre o que ocorreria com a disseminação da doença:

Velocidade extrema – Ritmo da Itália, Irã ou Coreia do Sul (4,3 mil infectados)
Agressiva – França, Espanha e Alemanha (3,5 mil infectados)
Moderada – Japão (245)

Os dados partem dos registros feitos duas semanas após o 50º caso, quando se estima que a doença passa a ser dentro da própria comunidade.

Exatamente um mês após a confirmação do 50º caso, o país asiático tinha 620 doentes e 15 mortos. Um mês e meio depois do primeiro caso registrado no Brasil, o Rio Grande do Sul tem 640 casos, 15 mortes e uma taxa de letalidade de 2,3%.

Porto Alegre fecha a semana com 308 casos confirmados e 117 curados

O maior epicentro do vírus chinês no RS é Porto Alegre, que concentra 311 casos

Dados de ontem em Porto Alegre

▶ 308 casos confirmados
▶ 372 casos suspeitos
❌ 982 casos descartados
🔄 117 recuperados
▶ 6 óbitos

▶ 40 pacientes confirmados em UTI
▶ 22 pacientes suspeitos em UTI

CLIQUE AQUI para saber muito mais sobre a doença em Porto Alegre.

Morre outro gaúcho infectado pelo vírus chinês. Em 47 dias, este é o 16o caso. RS tem 653 infectados.

Morreu o 16o gaúcho infectado por vírus chinês.

Desta vez, a vítima foi uma idosa de 77 anos, que estava internada em Santa Cruz do Sul, mas era moradora de Encruzilhada do Sul.

Dados dewte sábado sobre a epidemia no RS:

Infectados, 653
Mortos, 16
- Número de municípios com a doença, 79 (66% da população do RS). Porto Alegre representa quase a metade de todos os casos.

A faixa etária com maior número de pacientes diagnosticados com o vírus chinês é de 30 a 39 anos, com 128 casos. A maior letalidade, porém, ocorreu em pacientes mais idosos.



https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/