Bolsonaro já estaria escolhendo substituto para Decotelli no MEC

O presidente Bolsonaro já estaria buscando nomes para substituir Carlos Decotelli no ministério da Educação.

Embora escolhido, Decotelli ainda não assumiu. Sua posse, prevista para amanhã, foi adiada depois que foram denunciados "erros" no currículo que apresentou.

A RBS, que tinha se "encantado" com o novo ministro, tirou o cavalo da chuva.

Dica do editor - Games, aplicativos e robôs para maiores de 60

A reportagem a seguir é de Marize Tavares, G1. Leia tudo:

 Age Well é uma rede canadense voltada para aliar a tecnologia ao envelhecimento. Assisti a uma conferência da organização, há cerca de uma semana, cujo ponto alto foi a discussão sobre a ampliação do uso de games e robôs no dia a dia de idosos, em especial aqueles com algum tipo de comprometimento cognitivo. A prescrição de games com fins terapêuticos alcançou um novo patamar no dia 15, quando o FDA (Food and Drug Administration), a agência reguladora norte-americana que equivale à Anvisa brasileira, aprovou o EndeavorRx como parte de tratamento para crianças com TDAH (transtorno de déficit de atenção com hiperatividade). Criado pela empresa Akili, é indicado para a faixa etária entre 8 e 12 anos e o estudo sobre sua eficácia foi publicado na prestigiosa revista “The Lancet”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

O Governo Bolsonaro 2.0 veio para ficar ?

O candidato do Patriota a prefeito de Porto Alegre é o Ex-CEO do Conceição, André Cecchini

O candidato do Patriotas à prefeitura de Porto Alegre é o médico André Cecchini.

O anúncio acaba de sair.

Cecchini foi superintendente do Grupo Hospitalar Conceição.

Dica do editor - Kalil Sehbe Neto, Badesul, discute nesta quarta os desafios para transcender a crise

“Os Desafios para Transcender a Crise” estarão em pauta nesta quarta-feira, das 19h às 20h, na transmissão online, ao vivo, promovida pela Tarvos Patners, que traz como convidados o presidente e fundador da Allcon Consultoria de Resultados, Clóvis Lumertz; e o diretor Financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto. Com sede em Porto Alegre e escritório em São Paulo, a Tarvos Partners tem atuação voltada à gestão e reestruturação empresarial (tarvospartners.com).

Não se deixe enganar e ouça o que este médico gaúcho tem a dizer sobre a cura do vírus chinês

O médico infectologista Ariel Ricardo Zimmermann tem se notabilizado em todo o País, tudo em consequência das análises precisas que faz sobre os eficazes cuidados relacionados com o enfrentamento da pandemia de vírus chinês.

Artigo, Rodrigo Constantino, Zedro Hora - Rebeldes sem causa

"Quando seu bisavô lutou contra escravocratas e os radicais da Kun Klux Klan, quando seu avô lutou contra nazistas e comunistas, e quando seu pai conseguiu prosperar por esforço próprio, deve ser muito duro constatar que sua grande “causa” é colocar um homem dentro de um banheiro feminino!

O mundo é um lugar hostil, o default é a miséria e o tribalismo, o desafio é superar tal condição.

Aí o sujeito de 20 anos, bancado pelo pai, estudante de uma universidade que custa os olhos da cara, descobre que é a melhor alma que já vagou pela Terra porque marcha ao lado do Black Lives Matter, grupo marxista, derrubando estátuas de Washington ou Colombo. A elite branca culpada cospe em policiais negros em nome do combate ao racismo. Seria até cômico, não fosse tão trágico.

A culpa é dos pais, que não souberam impor limites, e dos professores e da mídia, que estimularam uma narrativa invertida que faz o aluno se sentir vítima de um legado terrível e opressor do “homem branco malvado”. Em vez de ser grato por viver na era mais próspera e livre da história, essa turma busca “lugar seguro” contra “microagressão”, sentindo-se ofendida por tudo e demandando reparações e privilégios.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entenda como o day after pandemia será (devastador) para a economia brasileira

O economista gaúcho Igor Morais, que atualmente mora nos Estados Unidos, disse ontem a noite que já está de olho no day after pandemia em relação à economia do Brasil. O que ele enxerga:

- Teremos brutais problemas de desequilíbrio fiscal, tudo devido aos gastos bilionários de dinheiro público durante a pandemia, mas além disto enfrentaremos, com certeza, problemas inflacionários muito severos, sobretudo decorrentes desse desequilíbrio, sem contar a severa recessão, que já começou.

Igor Morais falou tudo isto durante live da qual o editor também participou. Foi promoção de Fernanda Barth (veja vídeo abaixo).

O economista brasileiro está preocupadíssimo com a evidência de que as atuais desigualdades sociais serão potencializadas a partir de maior supressão de empregos e com o fim da maior parte das atuais transferências de renda, com ênfase para o caso do auxílio emergencial. Disse Igor Morais:

- Economias que já vinham bem, como as do Japão, Europa e EUA, enfrentarão melhor o day after, mas o Brasil acaba de sair de uma profunda recessão, a pior da história, e quando tentava se equilibrar, sofre este tombo sem precedentes na história. 

Dica do editor - Amanhã tem Eduardo Leite ao vivo, Sinduscon, 19h. Saiba como participar.

Amanhã, 19h, será realizada a 10ª edição do Sinduscon-RS Lives, ocasião em que será debatido o tema "Perspectivas de desenvolvimento para o Estado do Rio Grande do Sul". O presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Junior, receberá o governador do RS, Eduardo Leite.  Participe acessando o link: https://rebrand.ly/SindusconrsLives.

Dica de humor - O canal Hipócritas mostra por que erramos

Foi adiada a posse do novo ministro da Educação

Marcada para amanhã, a posse do novo ministro da Educação do governo de Jair Bolsonaro, Carlos Alberto Decotelli da Silva, foi adiada. Não há ainda nova data.

O ministro corre risco, tudo em consequência de informações incorretas que ele mesmo passou sobre seu currículo.

A informação é do jornalista Lauro Jardim, em sua coluna no portal O Globo.

Alexandre Garcia já se trata com ivermectina

O jornalista Alexandre Garcia está se tratando com ivermectina.

É para se prevenir.

Maia diz que Câmara precisa votar adiamento das eleições no decorrer desta semana

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, esteve hoje com o prefeito de São Paulo, Bruno Covas, com quem foi discutir a PEC que adia as eleições municipais para 15 de novembro. Ele disse que está conversando com os prefeitos, parlamentares e líderes partidários.

Maia avisou que a Câmara terá que votar a PEC esta semana. Ela já foi aprovada pelo Senado.

Ao falar na presença de Covas, o presidente da Câmara justificou a pressa, avisando que até 4 de julho, milhares de servidores públicos de todas as instâncias terão que decidir se disputam eleições, porque terão que se desincompatibilizar.

Artigo, Astor Wartchow - Voto Facultativo Extraordinário

O autor deste artigo é advogado no RS.

Desnecessário repetir os fundamentos legais e históricos que determinam a obrigatoriedade do voto em todos os níveis do processo eleitoral. Aliás, este tema (a obrigatoriedade do voto) tem sido evitado estrategicamente pelo Congresso Nacional.

Explico: possivelmente, a liberação desta obrigação desnudaria matematicamente a realidade acerca dos níveis de prestígio dos parlamentares, sejam vereadores, deputados ou senadores. Talvez, menor risco corressem os candidatos majoritários.

Todavia, invoco o tema da obrigatoriedade neste momento haja vista o debate instalado acerca de prorrogar ou não os atuais mandatos, adiar ou nao adiar as próximas eleições municipais. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Brasil está oficialmente em recessão, diz FGV

O Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace) da FGV indicou que o Brasil entrou em recessão no primeiro trimestre de 2020.

Segundo o órgão, o país alcançou um pico no último ciclo de crescimento no quarto trimestre do ano passado.

Diz o comunicado:

- O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020.

Fernanda Barth coordena esta conversação entre o editor, Igor Morais, Paulo Moura e Marcondes Trindade

Nesta SuperLive de ontem a noite, 21h, com a coordenação de Fernanda Barth, conversaram o editor e mais o economista Igor Morais, cientista político Paulo Moura e empresário Marcondes Trindade.

O tema é "Caminhos para o Brasil neste ano surreal".

 

Nagelstein aguarda resultado de testagem e cumpre quarentena em casa

O vereador Valter Nagelstein, candidato do PSD à prefeitura de Porto Alegre, prossegue em casa e cumpre quarentena.

Ele teve contato pessoal com dois políticos infectados pelo vírus chinês - Sebastião Melo e Ferri Júnior - não apresentou sintomas, mas aguarda pelos resultados da testagem.

Ao vivo, agora, Kassab, presidente nacional do PSD, fala sobre ida do Centrão para o governo Bolsonaro

Acompanhe o ministro da Infraestrutura nesta live da FGV. É agora, on line.

O ministro Tarcisio Gomes de Freitas participa neste momento de uma live com especialistas da FGV.

A discussão é sobre infraestrutura no Brasil, com ênfase para o setor de transportes.

CLIQUE AQUI para se inscrever e acompanhar.

Ronaldo Caiado mandou fechar Goiás pelo período de duas semanas

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, defendeu, hoje, lockdown completo de duas semanas em todo o Estado.

Ele mandou fechar tudo, mantidas abertas apenas as atividades essenciais.

E botou a PM nas ruas para apanhar quem estiver se movimentando sem razão essencial.

Bolsa abre a semana em alta e o dólar cai no Brasil

A Bolsa começou a semana em alta e o dólar em queda no Brasil.

10h37min

Bolsa, +0,87%, 94.647 pontos
Dólar comercial, -0,58%, R$ 5,4297

Aceleração da confiança da indústria aponta para retomada da atividade econômica nos próximos meses

O nível de utilização da capacidade instalada subiu de 60,3% para 66,6% no período.

Divulgada hoje pela FGV, o dado final do Índice de Confiança da Indústria subiu 16,2 pontos em junho, chegando a 77,6 pontos.

Esta alta, superior à verificada na prévia, foi influenciada principalmente pelo componente de expectativas.


Simers protesta contra proibição da hidroxicloroquina em Passo Fundo

O Sindicato Médico do RS, Simers, mandou ofício ao prefeito Luciano Azevedo, protestando contra a proibição do uso da hidroxicloroquina no tratamento dos infectados por vírus chinês em Passo Fundo. A área de saúde pública do município é controlada por políticos de corte ideológico esquerdista.

Passo Fundo é uma das cidades com maiores números de infectados e de mortos do RS:

1.766 casos confirmados
42 mortos

A cidade está classificada na perigosa categoria de "bandeira vermelha".

Vizinha de Passo Fundo, Carazinho registra apenas 89 casos confirmados e apenas uma morte, tudo porque seus sistema de saúde é mais robusto e seus protocolos de saúde recomendam o uso da hidroxicloroquina+azitromicina.

Estas médicas de Belém, contam como acontece o "Milagre do Pará"

Nesta fala, as dras. Luciana Cruz e Vania Brilhante, que são da Unimed de Belém, falam sobre o Milagre do Pará. Ambas participaram da conversa que o jornalista Alexandre Garcia manteve durante 3 horas com médicos de várias regiões do País. As duas médicas contam em detalhes como mudaram os protocolos de atendimento de infectados por vírus chinês, de que modo formataram um coquetel de remédios, entre os quais hidroxicloroquina e azitromicina, salvando milhares de doentes e contendo a curva de crescimento da doença no Pará. São informações que a mídia tradicional sonega e que autoridades públicas estaduais e municipais fazem questão de desconhecer, condenando à morte milhões de brasileiros. A fala das médicas instruíram a denúncia que o deputado Cherini, RS, faz no vídeo logo abaixo, a seguir:

Deputado Cherini, triste, protesta contra autoridades que não distribuem kits de remédios para evitar mortes pelo vírus chinês

O deputado quer que as autoridades públicas estaduais e municipais, inclusive no RS, distribuam kits com um coquetel de remédios, composto sobretudo de hidroxicloroquina+azitromicina, para parar com o uso de UTIs e mortes. "Estou em estado de agonia", diz Cherini neste vídeo. Ele consultou médicos, cientistas, infectologistas e buscou informações confiáveis, citando os casos de Manaus e de Belém, onde os kits foram distribuídos para a população, estancando a curva trágica de uso de UTIs e de mortes. "Em Belém, a própria Unimed distribuiu 60 mil kits, ajudando a conter a curva de doentes e melhorando dramaticamente o ambiente de saúde local", explica o deputado neste vídeo. A mídia tradicional, a OMS e as autoridades públicas não contam nada disto, insistindo com manter as pessoas confinadas dentro de casa e abarrotando os hospitais. Ouça toda a denúncia e o alerta:

 

Ato público, 11h, exigirá reabertura total das atividades humanas e econômicas em Porto Alegre

Empresários, políticos de oposição e ativistas conservadores farão nova manifestação diante da prefeitura de Porto Alegre, hoje, 11h.

Os atos públicos visam liberar por completo as atividades humanas e econômicas na Capital, mantidas as exceções para grupos de risco e idosos, como também as regras de distanciamento social e uso de máscaras.


Dica do editor - Termina amanhã prazo para entrega das declarações de IRPF

Termina amanhã o prazo para a entrega das declarações do Imposto de Renda para Pessoas Físicas.

43,9% dos brasileiros acham que bandido bom é bandido morto, diz Paraná Pesquisas

O Instituto Paraná Pesquisas acaba de divulgar pesquisa de opinião pública que fez em todo o País, toda ela baseada em duas questões principais sobre segurança pública. Acompanhe:

- O senhor concorda ou discorda com a frase "Bandido bom é bandido morto" ?
Concordo, 43,9%
Discordo, 48,3%
Não sabe ou não opina, 7,8%

- O senhor considera a PM uma polícia violenta ?
Não, 55,9%
Sim, 38,1%
Não sabe ou não opina, 6%

Pela primeira vez, Congresso ilumina-se com as cores do arco-iris, símbolo da bandeira LGBTQI

Por decisão do seu presidente, David Alcolumbre, um decidido simpatizante da causa gay, o Congresso Nacional foi iluminado com as cores da bandeira LGBTQI neste domingo, em Dia Internacional do Orgulho do grupo.

É a primeira vez na história que foi feita esta homenagem no prédio principal do Poder Legislativo.

O requerimento para a iluminação foi feito pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES) ao presidente do Congresso Nacional e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

O Congresso só não tolera marche aux flambeaux nas suas imediações.

"A economia começou a acordar em junho", diz Paulo Skaf no SBT. Foi ontem a noite. Veja a entrevista completa.

Boletim Focus diz que mercado aposta em taxa de juros básicos caindo para 2% ao ano

Nesta segunda-feira, o Banco Central divulgou mais uma edição do Boletim semanal Focus, trazendo como principal novidade uma nova queda nas estimativas para o crescimento da economia brasileira em 2020 e da taxa Selic no presente calendário. A exemplo da semana passada, os economistas voltaram a elevar a aposta do IPCA para o mesmo período.

O cenário ainda mostra que a crise econômica do país por conta da pandemia será bastante intensa.

PIB
Após a interrupção da queda na semana passada, a projeção do PIB brasileiro voltou a cair com uma leve baixa. A estimativa agora é uma queda de 6,54% do PIB em 2020, contra 6,50% da semana passada.
Selic
As projeções do TOP-5, dos economistas que mais acertam o movimento da taxa básica de juros, projetam a Selic em 1,75%, com dois cortes de 0,25 ponto percentual. Para 2021, os economistas mantiveram a projeção de Selic em 3%, de 5% para 2022 e de 6% para 2023.
Inflação
Os analistas, pela terceira semana consecutiva, elevaram a estimativa da inflação oficial de 1,61% da projeção da semana passada para 1,63%.
Dólar
Em relação ao dólar, as apostas de 2020 foram mantidas R$ 5,20, após encerrar 2019 a R$ 4,0195.

Brasília decreta estado de calamidade pública

Diante do agravamento da pandemia, o governador de Brasília, Ibaneis Rocha, decretou estado de calamidade pública.

Não foi por razões políticas, mas sanitárias.

PF vai atrás de gaúchos de posses que receberam auxílio emergencial de R$ 600,00

Parte da reportagem que apura ilegalidades no auxílio emergencial oferecido pelo governo federal, a investigação ajudou o Fantástico a ter picos de aproximadamente 22 pontos de audiência na pesquisa prévia da Kantar Ibope Media.

A Polícia Federal avisou que investigará casos de cidadãos gaúchos de posse e que não precisam do auxílio emergencial de R$ 600,00.

A informação é do jornal Zero Hora de hoje, que denuncia empresários, políticos e pessoas que costumam passar as férias em Paris.

O jornal faz a denúncia com nomes e situações em reportagem de hoje, baseada em material da RBS-TV, que durante 11 dias esteve sob censura prévia determinada por juiz singular e por uma desembargadora estadual. A própria desembargadora voltou atrás e liberou a reportagem.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem de Zero Hora. O acesso ao site do jornal é por assinatura. O editor assina e recomenda que seus leitores façam o mesmo.

RS terá segunda-feira com nuvens, muito frio e chuvas ocasionais

Porto Alegre, 8h33min, 9 graus

O mau tempo prevalece no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira.

Faz frio ainda no começo do dia com nevoeiro e geada em pontos isolados e, pelo aumento das nuvens, a temperatura não se elevarfá muito.

As mínimas do dia aconteceram com os 2ºC em Santana do Livramento e 1ºC em São José dos Ausentes.

 Em Porto Alegre, os termômetros variarão, hoje,  entre 8ºC e 17ºC.

A MetSul Meteorologia possui vários alertas para a semana. O mais importante fala sobre chuva forte e risco de temporais entre segunda e terça.

Prefeito Busato avisa que sistema de saúde de Canoas, RS, está perto do limite

O prefeito gravou um dramático apelo ontem a noite.

O prefeito de Canoas, RS,  Luiz Carlos Busato, mandou dizer ao editor, ontem a noite, que o sistema de saúde de Canoas está perto do seu limite, "mesmo com todas as medidas para ampliação de leitos e abertura de hospitais de campanha". "Canoas atende 5 mil pessoas por dia – além dos canoenses, gaúchos de mais de 150 municípios. Disse o prefeito:

- Nas últimas 72 horas, o número de internados com suspeita e confirmação de coronavírus mais que dobrou.

A partir de hoje estão suspensas as cirurgias eletivas – sem caráter emergencial e cuja não-realização não colocam em risco a vida do paciente. "Vamos direcionar equipes de sala de recuperação para atendimento de UTI e leitos clínicos", frisou o prefeito.

CLIQUE AQUI para examinar o Twitter do prefeito.

Planos de Saúde terão que pagar por testes de vírus chinês

A Agência Nacional de Saúde Complementar acaba de decidir que os planos de saúde são obrigados a bancar testes para verificar se seus associados estão infectados por vírus chinês.

Brasil acumula 1,3 milhão de casos de vírus chinês. Sul é o que registra menos casos. RS emplaca 559 mortes, menos do que o Paraná.

Os gráficos e tabelas ao lado são do site Poder360.

O Brasil já tem 1.344.143 de casos confirmados de vírus chinês e 57.622 mortes pela doença, informou o ministério da Saúde neste domingo.

Foram notificadas 30.476 novas infecções em 24 horas. No mesmo período, mais 552 mortes foram confirmadas. No dia anterior, foram 1.109 novas vítimas.

O Sul é a região que menos registros de casos e de mortes registra e o Sudeste é o que apresenta o pior cenário:

Casos
Sul, 70 mil; Centro oeste, 89 mil; Norte, 255 mil; Nordeste, 459 mil; Sudeste, 469 mil.

No Sul

RS, 11,3 milhões de habitantes, 25.243 casos e 559 mortes
SC, 24.364 casos e 312 mortes
PR, 20.742 casos e 599 mortes

Porto Alegre acumula 82 óbitos por vírus chinês ao longo de 3 meses e meio. No período, 2.500 morreram por outras causas.

Foram confirmados 14 novos casos de pacientes de Porto Alegre com vírus chinês neste domingo. No total, são 3.373 confirmados no acumulado de três meses e meio,  7.884 em análise e 11.564 negativos. Número de óbitos subiu para 82 em três meses e meio, período durante o qual morreram 2.500 porto-alegrenses em função de outras doenças.

▶ 3.373 casos confirmados
▶ 7.884 casos suspeitos
❌ 11.564 casos negativos
🔄 1.280 recuperados
▶ 82 óbitos

▶ 137 pacientes confirmados em UTI
▶ 25 pacientes suspeitos em UTI

Caixa libera FGTS emergencial para nascidos em janeiro nesta segunda

A Caixa Econômica Federal começará os primeiros pagamentos do saque emergencial do FGTS nesta segunda-feira. O valor será disponibilizado via poupança digital para 4,9 milhões de brasileiros com contas ativas e inativas nascidos em janeiro, num total de R$ 3,1 bilhões.

É para ajudar as pessoas como auxílio emergencial.

A expectativa é de que sejam disponibilizados R$ 37,8 bilhões em saques do FGTS para um total de 60 milhões de brasileiros.

A consulta ao benefício está disponível pelo app FGTS, pelo internet banking da Caixa, pelo site oficial e pelo telefone 111. É possível checar o valor disponível e qual a data de disponibilização do FGTS.

CLIQUE AQUI para examinar o calendário de pagamentos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/