Cenário político e econômico dá sinais de mudança bruta. PIB pode ser de novo negativo em 2017.

Podemos ter novamente queda do PIB em 2017.

Mais quedas? Mercado está vendo um novo cenário que não é tão bom quanto todos pensavam, diz analista

O site Infomoney conta hoje queda A de 3% da Bolsa nesta terça vai muito além de fatores pontuais como política e commodities, mas deve levar a uma reavaliação do cenário econômico.

SAIBA MAIS:

 Mesmo sem uma "notícia bomba", o Ibovespa registrou seu pior pregão em quase quatro meses nesta terça-feira enquanto o mercado olha para os perigos na política e riscos da reforma da Previdência ser alterada ou demorar mais para ser aprovada. Para piorar, minério de ferro e petróleo caíram forte no exterior e puxaram os papéis da Petrobras e Vale, levando o índice a afundar 3% hoje.
Mas para quem acredita que esta pode ter sido apenas mais uma queda pontual do mercado, é melhor ficar atento, já que a situação pode ser bem pior do que parece. Para Pablo Spyer, diretor da mesa de operações da Mirae Asset, há espaço para o mercado cair ainda mais. "Não seria uma surpresa vermos novas quedas. Os investidores estão começando a avaliar o cenário e estão percebendo algo que eu digo faz tempo: o Brasil terá PIB negativo este ano", afirma.

Segundo Spyer, "o consumo vai continuar baixo, os gastos do governo estão congelados e, principalmente agora com os efeitos da Operação Carne Fraca, a balança comercial, que era apontada como a salvadora da economia, também vai cair. Além disso, a capacidade instalada segue bastante ociosa e vai levar uns 2 anos para utilizarmos essa ociosidade. Ou seja, nos próximos 2 anos devemos ter poucos investimentos".


"O PIB é a soma de todos estes fatores. Se o consumo não cresce, investimento não cresce, gastos não aumentam e a balança não cresce, como o PIB vai crescer?", continua o analista.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Nota da Justiça Federal sobre o blogueiro Eduardo Guimarães

A nota a seguir foi emitida pela assessoria de imprensa da Justiça Federal do Paraná:

Trata-se de investigação de quebra de sigilo de investigação criminal no âmbito da Operação Lavajato, ocorrida antes mesmo das buscas e apreensões. Apura-se a conduta de agente público e das pessoas que supostamente teriam divulgado informações sigilosas que podem ter colocado investigações em risco.

O Sr. Carlos Eduardo Cairo Guimarães é um dos investigados. Não foi ele preso, mas conduzido coercitivamente para prestar declarações e já foi liberado. Pelas informações disponíveis, o blog da cidadania é veículo de propaganda política, ilustrado pela informação em destaque ali constante de que o titular seria candidato a vereador pelo PCdoB para a cidade de São Paulo.

Juntos aos cadastros disponíveis, como junto ao TSE, o próprio investigado autoqualifica-se como comerciante e não como jornalista

Busato dá incerta e encontra equipamentos empilhados e dois andares desativados no Hospital Universitário de Canoas, RS

Prefeitura encontra dois andares desativados no Hospital Universitário. Somados, possuem espaço físico suficiente para abrigar aproximadamente 180 leitos

Dois andares inteiros desativados, pelo menos quatro salas lotadas de equipamentos, alguns estragados e outros com possibilidade de reparo: esse foi o quadro caótico encontrado pelo Prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, acompanhado de uma comitiva de secretários municipais na visita realizada ao Hospital Universitário (HU), na manhã desta terça-feira. 

O desabafo do prefeito:

- O que encontramos neste hospital, que é de Canoas, foi impressionante. Andares inteiros desativados, piso destruído, com goteiras, mofo, equipamentos sucateados. Trata-se de um caso de polícia. 

Hoje, o Hospital Universitário possui dois andares - quinto e sétimo - fechados. Somados, possuem espaço físico suficiente para abrigar aproximadamente 180 leitos. Entre os equipamentos que estão parados estão berços aquecidos, camas hospitalares, ventiladores, balanças, carros de atendimento à parada cardíaca, ecógrafos e tomógrafos, entre outros. 

O Gamp venceu a licitação para gerir o HU por cinco anos. O contrato foi assinado no dia 1º de dezembro de 2016, no valor de R$ 16 milhões mensais. A Prefeitura de Canoas já contratou uma auditoria para análise das contas do hospital, para ter um real diagnóstico das dívidas da instituição.

Assembléia do RS move-se e mantém dois vetos de Sartori

A Assembléia do RS manteve, hoje, dois vetos do governo estadual a projetos aprovados no ano passado. Os vetos eram as duas únicas matérias que constavam na pauta de votações de hoje, e foram as primeiras matérias apreciadas em 2017.

Plano de Cargos do IGP - Com 45 votos favoráveis e cinco contrários, foi mantido o Veto Parcial (VP) 250 2016) do governo do Estado ao Projeto de Lei 250/2016, do próprio Executivo e aprovado pela Assembleia em dezembro do ano passado, introduzindo alterações na lei de 2014, que dispõe sobre o Plano de Classificação de Cargos e Vencimentos do Instituto-Geral de Perícias – IGP. A proposta retira o regime de dedicação exclusiva dos servidores, bem como adapta a lei às necessidades técnico-científicas da atividade pericial nos processos seletivos de novos servidores.  O veto parcial restringe-se a emendas apresentada pelo líder do governo, deputado Gabriel Souza, na oportunidade, entre elas a que altera a nomenclatura da categoria funcional de “Papiloscopista” para “Perito papiloscopista”.


Microprodutores rurais não precisam mais emitir nota fiscal eletrônica - Também foi acatado, com 29 votos favoráveis e 23 contrários, o veto total do governo (VT 34 2016) ao projeto de lei 34/2016 (VT 34/2016), do deputado Elton Weber (PSB), também aprovado pela Assembleia em dezembro último. A proposta visava a equiparar o enquadramento nos casos de microprodutores rurais (15 mil UPFs) ao mesmo limite de microempresas rurais (25.200 UPFs), com a finalidade de beneficiar os microprodutores rurais, com relação à obrigatoriedade de emitir nota fiscal eletrônica rural.


Saiba por que razão a Operação Carne fraca não matou a Lava Jato.

Calçadistas temem que embargos de carne provoquem falta de couro

O setor calçadista gaúcho teme que embargos para valer da carne brasileira conduzam a menos abate de gado, o que significará falta de couro para a indústria.

Num caso como este, só a importação do insumo resolverá.

Só que com couro caro.

O site do Jornal NH, Novo Hamburgo, sede da maior região produtora de calçados do Brasil, publica esta tarde uma completa reportagem sobre o assunto, inclusie com, gráficos. CLIQUE AQUI pra ler e ver.


Foi desmantelado grupo de blogueiros ligados a CUT e ao PT que chantageava investigados da PF

O blogueiro petista e a sua inspiração diabólica.

A Operação Turing, desfechada hoje pela PF, desmantelou uma organização criminosa que colocavam em risco o sigilo de investigações da PF no Maranhão. O grupo é composto por servidores públicos e blogueiros ligados à CUT e ao PT, como Eduardo Guimarãs, que foi conduzido coercitivamente para depor. Os blogueiros Luís Cardoso e os filhos Luís Pablo e Neto Ferreira, de São Luís (MA), também são alvos da Operação Turing

O editor postou informação sobre isto, ,ais abaixo.

O grupo usaria informações privilegiadas sobre investigados pela PF para achacá-los.

. Eles foram levados para depor. Cerca de 80 policiais estão cumpriram 23 mandados judiciais expedidos pela 2ª Vara da Justiça Federal de São Luis.
Operação Turing.


Menina de 12 anos foi quem estrangulou a colega Marta em Cachoeirinha

Além de entender que morte foi intencional em razão do estrangulamento, a polícia concluiu que o desfecho trágico poderia ter sido evitado caso a adolescente tivesse dito a verdade aos socorristas. Os profissionais do Samu que atenderam à ocorrência não sabiam que Marta (foto ao lado)havia sido estrangulada, pois não havia sinais externos.

Depois de ouvir 22 testemunhas, o delegado Leonel Baldasso, da 1ª Delegacia de Polícia de Cachoeirinha, concluiu a investigação sobre a morte da adolescente Marta Avelhaneda Gonçalves, 14 anos. Ela foi estrangulada por uma colega de 12 anos dentro da sala de aula.

A participação de outras duas meninas, que chegaram a prestar depoimento logo após o fato, foi descartada.

"De acordo com os depoimentos, uma delas correu para chamar a professora e a outra tentou separar as meninas que brigavam", explicou Baldasso.

O Procedimento Especial de Adolescente Infrator deve ser encaminhado ao Ministério Público até esta quarta-feira. Caberá à promotora da Infância e Juventude analisar as provas e decidir pela representação ou não da adolescente pelo ato infracional ao Poder Judiciário.


Padilha quer que chineses levem Trensurb junto, caso toquem Aeromóvel Metropolitano

As possibilidades previstas para o negócio, intermediado pelo ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e pelo ministro das Cidades, Bruno Araújo, envolveriam a entrega da administração da Trensurb por 30 anos. A Trensurb já abre seus números para os chineses. Os chineses também estariam interessados no metrô de Porto Alegre.

Está marcada para esta amanhã uma nova reunião entre o governo Federal e executivos das empresas interessadas em instalar linhas de aeromóvel na Região Metropolitana de Porto Alegre

A primeira reunião saiu hoje em Brasília.

Um dos prefeitos que mais defende o aeromóvel metropolitano é Luiz Carlos Busatto, Canoas.

Os estudos foram iniciados pela União depois que a empresa China Railway Engineering Corporation (Crec) entregou um demonstrativo com o esboço do plano. A companhia que detém a tecnologia do transporte, a gaúcha Aeromóvel do Brasil, integra a iniciativa como parceira.

A possibilidade do negócio ainda é tratada com reservas pelo representante comercial da Crec no Brasil, Chhai Kwo Chheng, e pelo governo Federal. 

Vítor Wilher - Para que servem e como se formam os economistas sérios?

Sempre me perguntam qual seria a grade ideal para o curso de economia. Acho que cada economista, estudante ou professor vai ter a sua. A minha tem o objetivo de formar o que eu chamo de economista sério. É uma espécie de antítese ao que alguns colegas e professores que admiro chamam de economista alternativo. E vou procurar explicar nesse post o porquê, mostrando a ementa que considero a mais ideal para formar esse tal economista sério. Vamos lá?

Antes de mais nada, é preciso dizer que economia, em qualquer lugar do mundo, é uma disciplina menor, que procura entender e resolver problemas econômicos. Para isso, o economista constrói e estima modelos. Então, o dia a dia do economista é ler papers, para entender a literatura sobre um determinado assunto, construir ou pegar emprestado algum modelo teórico e estimá-lo empiricamente.


Economista não é, nesse contexto, filósofo, que fica divagando sobre os problemas do mundo. Não. Economia, por si só, já é um baita problema difícil.

CLIQUE AQUI pra ler tudo.

Tito Guarniere - Da previdência e de malas de passageiros

Para entender o Brasil – e concluir que o País não corre o menor perigo de dar certo – basta dar uma olhada em certas notícias secundárias, periféricas, mas que refletem a visão comum e estouvada de certas instituições e autoridades.

Uma juíza de Porto Alegre proibiu o governo federal de fazer “propaganda” da reforma previdenciária. Segundo a doutora, a companha não possui caráter “educativo, informativo e de orientação social”.

Governantes não costumam ser honestos quando se comunicam com a sociedade. Mudanças na previdência não são exatamente bem-vindas. E nenhum governante daria uma má notícia, a menos que ela seja verdadeira, dramaticamente verdadeira. Faz muito tempo neste País que um governo não vem a público para dar conta da gravidade de uma situação, de um problema, e da disposição de enfrentá-lo. Temer, com todos os percalços ao seu redor, teve a coragem de incluir na agenda do seu governo o tema da Previdência.

Ou seja, se existe uma campanha que possui um caráter educativo, informativo e de orientação social, esta é a da reforma da previdência.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Polícia Federal conduz pela força o blogueiro petista Eduardo Guimarães

O blogueiro petista Eduardo Guimarães, levado sob condução coerciiva, hoje, para depor na Polícia Federal, está revoltado:

- Meus advogados não entendem a razão da condução coercitiva porque eu não me recusei a vir aqui depor.Não existe uma razão lógica para me trazer obrigado até aqui.

Ele vazou a ação da condução coercitiva de Lula. 

Agora perdeu at´pe a máquina, apreendida:


- Eu sou agora um blogueiro sem equipamento nenhum. Eu acredito que a apreensão do meu equipamento de trabalho viola sim a atividade jornalística. Porque eles vão vasculhar.

Memória - Inveja e ciúme na visão de Raul Randon

Logo no início da década de 1970, quando a Randon ainda disputava mercado com a Rodoviária, Caxias do Sul, indústria que depois comprou, o editor visitou seu Raul na fábrica onde tudo começou. Ele estava aboletado num, acanhado escritório, aboletado no alto de uma escada circular de madeira.
A idéia da revista para a qual eu trabalhava, Exame, era produzir uma reportagem de capa.
Quase ao final da primeira de três longas entrevistas, perguntei ao seu Raul:
- Qualé a diferença entre os industriais de Caxias e de Porto Alegre, porque estes não deram certo ?
Ele foi direto ao ponto:
- Uma das diferenças é que em Caxias somos movidos à inveja que constrói, enquanto que em Porto Alegre o que move tudo é o ciúme que mata.

Raul Randon diz ao Valor como enxerga a crise atual, depois de 68 anos apostando no Brasil

Nesta reportagem do jornal Valor de hoje, o industrial gaúcho de Caxias do Sul, Raul Randon, confessa que se tivesse uma fábrica de sapatos pegava as máquinas e ia embora. 

Leia toda a reportagem:

É difícil pedir a quem trabalha há 68 anos como empresário no Brasil uma comparação entre crises passadas e o atual momento econômico. Aos 87 anos de idade e no batente desde os 14, Raul Randon, sócio-fundador da Randon, já perdeu a conta dos momentos difíceis que o desafiaram. Foi em meio a cenários muitas vezes adversos que ele ergueu uma das maiores empresas da indústria do transporte do país.

Nem sempre, porém, esse neto de imigrantes italianos deu-se mal com a instabilidade macroeconômica. 

(...)

Raul Anselmo Randon recebeu o Valor na sede da companhia, em Caxias do Sul (RS), pouco antes de o procurador-geral Rodrigo Janot enviar uma lista ao Supremo para investigar políticos citados em delações de executivos da Odebrecht. Para o empresário, Michel Temer deveria "ser resguardado" nessa fase a fim de evitar que as coisas piorem.

No cargo de presidente do conselho da companhia, Randon reclama do excesso de leis e de pessoal no governo. Acredita que serão necessários de 15 a 20 anos para o Brasil voltar ao que era há dez.

Valor: O senhor é empresário no Brasil desde 1949. Como compara o atual momento com as diversas crises que já presenciou?
 Raul Randon: O país está pior.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Brigada voltou às ruas de PortoAlegre

A Brigada voltou às ruas de Porto Alegre. O editor foi conferir e encontrou.

PMDB gaúcho elegerá novo presidente neste sábado

O PMDB-RS realizará a sua Convenção Estadual neste sábado, das 8h30 às 13h, no auditório da AIAMU (Rua dos Andradas, 1234, 8ª andar, Bloco B, Edifício Santa Cruz), em Porto Alegre. No encontro será eleito o novo diretório estadual poara o  biênio 2017-2018. Durante a manhã haverá programação especial, com a participação de lideranças estaduais e o lançamento do Livro "O meu partido é o Rio Grande", do peemedebista Paulo Bureseska.

Os nomes mais em evidência para a presidência são os dos deputados Ibsen Pinheiro, Edson Brum e Alceu Moreira, alémdo ex-vice-prefeito Sebastião Melo.

Advogado que bateu boca com Moro renuncia à defesa de Lula

O advogado criminalista Juarez Cirino dos Santos informou na sexta-feira ao juiz Sérgio Moro que renunciou à defesa do ex-presidente Lula nas ações a que o petista responde na Lava Jato. 

Reconhecido no meio acadêmico e jurídico, nas audiências da Lava Jato, Cirino protagonizou um dos embates mais tensos entre defensores de Lula e Moro, em 12 de dezembro de 2016, quando o juiz da Lava Jato ordenou a Cirino: ‘

- O sr. respeite o juízo!

Juízes menos tolerantes poderiam ter mandado prender o advogado.

Nas audiências da Lava Jato, Cirino fazia parte da equipe de defensores de Lula, que inclui ainda os advogados Cristiano Zanin Martins e José Roberto Batochio, de escritórios diferentes, e fazia várias interrupções durante os depoimentos das testemunhas de acusação contra o petista.

Vem aí novo Partido de centro-direita no Brasil, o Podemos

Um grupo de deputados e senadores começou a se movimentar para criar uma nova legenda para as eleições de 2018: o Podemos. A inspiração é o partido de centro-direita de mesmo nome da Venezuela.

O senador Lasier Martins (foto ao lado) poderá engrossar anova legenda.

Como está muito em cima para coletar assinaturas de apoio à criação de uma nova legenda, o movimento é para mudar o nome do Partido Trabalhista Nacional (PTN), atualmente com 14 deputados.

A pretensão é ter um candidato competitivo para disputar a sucessão presidencial de 2018.

Artigo, Marcelo Aiquel - Peçam a Deus (Que cena mais patética!)

Ontem, numa encenação patética (não fosse absolutamente ridícula), o ex-presidente Lula (também conhecido como o ser vivo mais honesto deste país), ao lado da “professora de francês e português”, a defenestrada Dilma guerrilheira Rousseff, teve a coragem de – sob os aplausos comprados de uma parca claque contratada – declarar que só DEUS o impedirá de voltar em 2018.

CLIQUE AQUI para ler todo o artigo.

Lula reúne parlamentares do PT para atacar a Lava Jato

Lula decidiu reunir deputados e senadores do PT, sexta, para atacar a Lava Jato.

Olavo de Carvalho critica diretores do filme sobre sua obra

Os cineastas pernambucanos Josias Teófilo e Daniel Aragão (ao lado, com Olavo), que trabalharam juntos no filme O Jardim das Aflições, sobre o pensador Olavo de Carvalho, discutiram asperamente pelo Facebook sobre o fim das relações pessoais entre ambos, obrigando o pensador a intervir. 

Eis o que Olavo postou no seu Face:

- Essa discussão mesquinha entre o Josias Teófilo e Daniel Aragão só pode prejudicar aos dois, ao filme que fizeram E A MIM. Para acabar com essa tolice JÁ, abdico, formal e publicamente, de qualquer participação financeira que eu possa ter na renda de bilheteria, e coloco essa quantia à disposição dos dois enfezadinhos, para que a dividam em partes iguais. A condição para isso é que desistam de tentar provar quem tem razão e calem as suas boquinhas imediatamente.

A biga pública já acabou.

Projeto da terceirização vai a voto, hoje, na Câmara

A terceirização abre caminho pra a reforma trabalhista.

Vai a voto, hoje, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 4.302, de 1998, que permite a terceirização de todas as atividades das empresas. É considerado pelas centrais sindicais pior que o PL 4.330, aprovado anteriormente e agora em tramitação no Senado (PLC 30) – com dificuldade em aprovar esse texto, o governo passou a priorizar o projeto de 1998, apresentado em 19 de março daquele ano. 

Os sindicalistas se mobilizam para estar em peso nesta terça em Brasília. A CUT fala em “ocupar” o Congresso.

A CUT, braço sindical do PT, é contra qualquer proposta patrocinada pelo atual governo.

CLIQUE AQUI para conhecer o projeto, que tramita há 28 anos.

Entenda os aspectos policiais, políticos e econômicos da Operação Carne Fraca.

Denis Lerrer Rosenfield, O Globo - A face oculta -

A ilustração foi escolhida pelo editor. É que ele sintetiza tudo o que está por trás da maldade.

A Lava-Jato desvendou a face oculta da democracia brasileira, tal como foi implementada na última década. Uma organização criminosa, disfarçada de ideias esquerdistas, tomou de assalto o Estado, trabalhando em benefício próprio e nos de seus comparsas, que enriqueceram nesta apropriação partidária do público. Seria simplesmente hilário o fato de os responsáveis de tal apropriação dizerem que o atual governo subtrai “direitos”, não fosse o caso de alguns ainda lhes darem ouvidos. Contentam- se, aliás, com os velhos chavões de que não há problemas com a Previdência, bastando, para tanto, repetir as velhas fórmulas carcomidas que levaram o país a esse buraco. 

Foram, precisamente, os erros passados que conduziram o país a este descalabro de depressão econômica e social, para não dizer psicológica, dos que perderam o seu emprego e nada têm a oferecer em casa para os seus filhos. Os autores de tal desastre já deveriam ter sido responsabilizados, estando condenados e, mesmo, presos.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Artigo, Darcísio Perondi, deputado, PMDB do RS - A reforma vai acabar com a aposentadoria precoce

Reforma da previdência acaba com privilégios e aposentadorias precoces.

CLIQUE AQUI para ler, també, "E se não houvesse reforma da previdência ?", Estadão de hoje.

O Partido dos Trabalhadores (PT), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e algumas entidades corporativas estão empenhadas em impedir a aprovação da reforma da previdência, em tramitação na Câmara Federal. A oposição vem mentindo para a população e tentando evitar que seja feita a igualdade e a justiça social entre os trabalhadores. A reforma não prejudica o trabalhador mais pobre e sim acaba com distorções e privilégios na aposentadoria de setores específicos do serviço público, acabando com aposentadorias precoces, antes dos 50 anos, e com valores estratosféricos.


A reforma acaba com aposentadorias precoces da elite do serviço público, que inclui os novos auditores, juízes e promotores, tanto no Brasil quanto nos estados, que provocam um rombo de R$ 164 bilhões por ano aos cofres públicos. 

Parece mentira, mas é verdade. 

Essas categorias, mais os novos deputados e senadores, ministros do Supremo Tribunal Federal e até o presidente da República, vão ter que se aposentar com valores de até 10 salários mínimos (R$ 5.155,00), teto da previdência. Se quiserem receber mais, terão que fazer capitalização. Isso é uma quebra de privilégios poderosa. Por isso que o PT e a CUT estão contra.

Carne Fraca não é Lava Jato

A Operação Carne Fraca não é a nova Lava Jato.

Lava Jato volta às ruas para investigar Renan, Eunício Oliveira e Valdir Raupp, PMDB, mais Humberto Costa, PT.

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta terça-feira, mandados de busca e apreensão da Operação Satélite, da Lava Jato, autorizados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em Pernambuco, Alagoas, Brasília, Bahia e Rio de Janeiro.

Os alvo são pessoas ligadas aos senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Eunício Oliveira (PMDB-CE) e Valdir Raupp (PDMB-RO), além de Humberto Costa, PT. Os parlamentares não são alvo de mandados.

Carros e agentes da Polícia Federal foram vistos em um edifício na Avenida Boa Viagem, na orla da Zona Sul do Recife.

A ação no Recife tem a verc om Humberto Costa, senador do PT.

A operação de hoje já seria resultado da delação da Odebrecht.

Além de Pernambuco, a 33ª fase teve ações em São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Goiás e Minas Gerais. 

Precatórios gaúchos somam R$ 13 bilhões

O deputado Frederico Antunes disse ontem a noite ao editor que a dívida estadual com os credores já ultrapassa 13 bilhões.

Brigada persegue e baleia três ladrões de carros em Porto Alegre

Três bandidos baleados na noite desta segunda-feira no bairro Floresta, em Porto Alegre, tudo no âmbito de uma perseguição após roubo de veículo terminou. Os bandidos renderam-se depois de trocar tiros com PMs na esquina das avenidas Cristóvão Colombo e Benjamin Constant, por volta das 22h30min. 

Os ladrões tinham roubado minutos antes um Spacefox na Avenida São Pedro, no bairro São Geraldo. Após ativação do 190, uma guarnição do Batalhão de Operações Especiais (BOE) que estava próxima foi avisada e atacou os bandidos.

RS terá mais um dia de sol e temperatura amena

Porto Alegre, 8h30min, 18 graus

Esta terça-feira é de sol e céu azul acompanhado de nuvens. Apesar disto, a MetSul espera períodos de maior nebulosidade em alguns pontos e não se descarta chuva localizada no Estado.

Este amanhecer é de temperatura amena.

 A sensação térmica será agradável durante o dia.

Porto Alegre terá marcas entre 17°C e 30°C.

Coréia do Sul volta atrás e mantém compra de carne brasileira

China, Chile e União Européia ainda querem mais explicações e conclusão de suas próprias verificações.

A Coréia do Sul voltou atrás e decidiu manter suas compras de carne no Brasil. O governo e os importadores  coreanos aceitaram as decisões e explicações do governo e dos exportadores brasileiros.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/