Depois da tragédia das águas, será inevitável nova onda da diáspora gaúcha

Artigo, Luiz Guedes Neto, blog do Puggina - Cheias do Rio Grande do Sul e os controladores de redes sociais

O autor é advogado.

Tenho observado, após os primeiros dias do desastre ocorrido no Rio Grande do Sul, vozes[1], sobretudo de outros Estados da federação, ressurgindo em coro e apresentando como solução para as ditas fake news a regulação da internet, mais precisamente das redes sociais. As vozes que ecoam a necessidade da aludida regulação afirmam que as notícias consideradas, por elas, mentirosas, atrapalham o esforço no resgate das vítimas. Além de mencionar a necessidade regulatória, enfatizam que tal regulação precisa ser feita imediatamente.

Preocupa-me o apelo à emoção para tratar de assunto sensível e importante para a sociedade civil. A emoção faz parte do nosso dia a dia, porém não devemos agir baseados apenas nela.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Outra farra do Supremo em Lisboa, por Felipe Moura Brasil, O Antagonista

 Este material é do blog O Antagonista

Dica do editor - Saiba por que o abacaxi faz bem para o seu pulmão

O abacaxi possui uma série de benefícios para a saúde, incluindo benefícios específicos para o pulmão. Consumir abacaxi pode ajudar a melhorar a saúde pulmonar de várias maneiras, graças aos seus nutrientes e compostos bioativos.O abacaxi é uma excelente fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes que desempenham um papel importante na manutenção da saúde pulmonar.

Primeiramente, o abacaxi é rico em vitamina C, um antioxidante poderoso que ajuda a proteger o tecido pulmonar dos danos oxidativos causados por radicais livres.

 CLIQUE AQUI para saber mais.

Opinião do editor - A diáspora gaúcha será muito maior depois da tragédia das águas

A tragédia das águas aumentará geometricamente a diáspora de pessoas e de empresas. A migração poderá duplicar e até triplicar em menos de 10 anos.

Pelo menos 1,8 milhões, quase 2 milhões, de gaúchos e seus descendentes, vivem fora do RS, segundo dados do IBGE. O RS tem 11,3 milhões de habitantes,15% estão em Santa Catarina (280 mil).

Nos últimos 8 anos, 700 mil foram embora do Estado, a maioria dos quais foram para Santa Catarina, de acordo com o Departamento de Economia e Estatística do governo do RS (CLIQUE AQUI para saber mais).

O RS é o Estado que registra menor crescimento populacional do País, segundo artigo do ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha, que este blog publica mais abaixo. Entre 2000 e 2022, o crescimento foi o menor do Brasil, 0,3%, com saldo negativo de 700 mil, segundo Aod Cunha.

A migração de gaúchos nem é recente, de acordo com este livro escrito pelo ex-senador Pedro Simon, "A Diáspora Gaúcha", que pode ser lido pela internet e na íntegra (CLIQUE AQUI para ler e saber).

Na década de 60, o escritor e jornalista Franklin  de Oliveira celebrizou-se a publicar o livro "RS: um Novo Nordeste", registrando o início da diáspora e o que viria a seguir. 

Dica do editor - Secretário gaúcho da Reconstrução assumirá nesta segunda-feira

Será neta segunda-feira a posse de Pedro Carpelutti na novíssima secretaria de Apoio à Reconstrução do RS.

A pasta replica exemplo federal, no caso a secretaria extraordinária de Apoio à Reconstrução do RS, cujo titular é o deputado federal do PT, o deputado federal Paulo Pimenta, ministro da Secom.

O ministro passou a ser conhecido como 'Paulo Pimenta, O Breve", tudo por conta da sua meteórica e histriônica passagem inicial pelo RS.

Exemplo para o RS (I) - Conheça o sucesso da Holanda com o seu exemplar sistema de contenção de inundações

A reportagem é da Euronews.

A Holanda é invocada como um dos exemplos listados pelo ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, para integrar o leque de bons exemplos que o RS precisa seguir (leia o artigo de Aod, logo abaixo):

Exemplo para o RS (II) - Veja como a Euronews viu a recuperação de New Orleans 10 anos depois do Katrina

No artigo mais abaixo, o economista e ex-secretário gaúcho da Fazenda, Aod Cunha, apresentou o case do Katrina e de New Orleans como exemplo do que poderá fazer o RS para se recuperar. Veja a reportagem:

Artigo, Aod Cunha, InfoMoney - O maior desafio do futuro é evitar a fuga de pessoas e de empresas

O autor é doutor em economia. Ex-secretário da fazenda do RS, MD do JP Morgan e colunista do @infomoney

Dados do IBGE mostram que já entre 2000 e 2022 o RS teve o menor crescimento populacional do País (0,3%) , com um saldo migratório negativo de 700 mil pessoas. Esse movimento demográfico, dada produtividade total dos fatores  relativamente semelhante à média brasileira, foi a principal explicação para um crescimento acumulado do PIB gaúcho no período de 1,6% a.a. entre 2002 e 2021, o segundo pior do Brasil, só abaixo do RJ.No saldo migratório do RS chama a atenção de que mais do que o fluxo emigratório, o fluxo imigratório foi ainda mais negativo. O Estado mostrou ainda mais dificuldade para atrair pessoas do que para retê-las.

(...)

Reter e atrair mais pessoas já era um desafio chave,  dado o perfil demográfico do RS. Isso certamente passaria por fazer do Estado um lugar mais atraente para as pessoas morarem. Veio a tragédia climática.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.



Dica de humor político - Você está demitido, por Cláudio Spritzer

 Cláudio Spritzer é cartunista, Porto Alegre.

Artigo, Francisco Leali, Estadão - Saiba como o governo negociou com a bancada da bala

Nesta ampla reportagem, o repórter do Estadão, Francisco Leali, mostra de que modo o governo nomeado lulopetista abriu as portas para negociar flexibilização das restrições que ele mesmo impôs ao mercado de armas, imponto limites para as compras, posse e portes, além de ter estrangulado os CACs.

O lulopetismo continua com sua manjada tática política de criar dificuldades para vender facilidades.

Leia a reportagem completa:

Até outro dia a gestão petista era conhecida por adotar estilo de porta fechada e ponta pés para tratar com o pessoal das armas (...) o estilo mudou.

Na noite de terça-feira, 28, o resultado da mudança de métodos traduziu-se na aprovação de um projeto de decreto legislativo revogando um decreto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais.

Dica do editor - Jogada de mestre (o sequestro do dono da Heineken em Amsterdam)

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o filme. O site é AdoroCinema.

Sérgio Tavares mostra a manifestação contra a OMS em Genebra. Veja o vídeo.

Dica do editor - Mais mulheres do que homens foram os afetados diretamente pelas cheias de Porto Alegre, diz CDL

 A CDL Porto Alegre, acaba de publicar ampla análise do perfil de pessoas físicas e jurídicas nos bairros de Porto Alegre, que foram atingidos pela enchente. De acordo com o mapeamento, 52,9% são mulheres e 47,1% homens entre a população com mais de 18 anos:

Faixa etária -  De 30 e 49 anos com (38,6%) e os idosos acima de 60 anos foram identificados 31,3%. 

Renda mensal - Entre as famílias ou pessoas dos 654.507 moradores,  quatro em cada 10 (39,4%) recebem até R$ 2.000,00 por mês.

Pessoas jurídicas - Foram identificados 86.531 CNPJ's, ou seja, 33,3% do total da cidade. Desses, 19.803 (22,9%) são Microempreendedores Individuais (MEI's).

Publicidade - Aproveite este domingo e reserve para seu evento da semana que vem, Bier Markt, Porto Alegre

Amanhã, segunda-feira, será garantia de casa cheia no Bier Markt. Compareça você também.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Venha fazer seu evento no nosso pub.
ABRE PARA O PÚBLICO NESTA SEGUNDA-FEIRA
A PARTIR DAS 17H.

Whats
993882401 / 993887265.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497Bairro Moinhos de vento/Porto Alegre/ Rio Grande do Sul

www.biermarkt.com.br

RS abrirá a semana com oferta de 5,9 mil vagas de emprego, 20% na grande Porto Alegre

O Rio Grande do Sul abrirá a semana, amanhã, com 5.945 vagas de trabalho.

Na Capital e na Região Metropolitana, as unidades disponibilizam 1.213 vagas de trabalho.

Do total de oportunidades, o destaque vai para o setor de serviços, com 33% das vagas. 

Em razão das fortes chuvas que atingem diversas regiões do Estado, está suspenso o atendimento nas agências dos seguintes municípios: Arroio do Meio, Canoas, Eldorado do Sul, São Leopoldo e Porto Alegre (Centro Histórico). A agência FGTAS/Sine de Lajeado está atendendo no Tudo Fácil (Shopping Lajeado - BR-386, Km 346 - São Cristóvão), já a unidade de Santa Cruz do Sul está atendendo na Sala Comunitária da Câmara de Vereadores (Fernando Abott, 940).

Dica do editor - Saiba por que faz bem á saúde tomar uma taça de vinho todos os dias

 De acordo com a nutricionista Andrea Mosquera, a bebida pode sim trazer diversos benefícios para o corpo e a mente. Pensando nisso, a profissional selecionou as principais vantagens que uma taça diária de vinho pode oferecer. Confira:

1. Vinho previne doenças cardiovasculares
2. Propriedades antioxidantes
3. Redução do colesterol

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsonaro defende Israel contra voto de Lula a favor do Hamas na OMS

 Este material é da Folha Política.

PoderData faz pesquisa é constata que STF perdeu todo o prestígio com a população

 Em dezembro de 2022, logo depois das eleições, o STF conseguiu 31% de avaliação "ótimo" ou "bom" na pesquisa feita pelo PoderData, mas agora os percentuais estão em 14%, os mais baixos da história.

Os dados são de pesquisa PoderData realizada de 25 a 27 de maio de 2024.

Já a taxa dos que acham que o Supremo faz um trabalho “ruim” ou “péssimo” saltou 11 pontos percentuais, de 31% para 42%, em u, ano. Retomou o patamar registrado ao final do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), quando era 40%.

Há ainda 33% da população que avalia a Corte como “regular”. Outros 11% não souberam responder.

México elege novo governo neste domingo. Pela primeira vez, uma mulher será a presidente.

Sheinbaum, centro-esquerda, é a primeira da esquerda para a direita.

98,3 milhões de eleitores mexicanos começaram a votar, neste domingo, para escolher o presidente que governará o país até 2030. Além do presidente, 20.708 cargos estão em disputa,, dentre eles 128 senadores e 500 deputados. O voto não é obrigatório.

A disputa deve eleger a primeira presidente mulher na história do país. 

Os principais candidatos são Claudia Sheinbaum, da coligação Sigamos Haciendo Historia (centro-esquerda), Xóchitl Gálvez, da coligação Fuerza y Corazón por México (centro) e Jorge Álvarez Máynez, do partido Movimiento Ciudadano (centro-esquerda).

As duas candidatas lideram as pesquisas de intenção de voto. No levantamento realizado de 21 a 24 de maio pela empresa mexicana Mitofsky, Sheinbaum aparece com 56,9% das intenções de voto válidos, Gálvez tem 31,2% e Máynez, 11,9%.



Dica do editor - Morreu o oitavo gaúcho por leptospirose. Outros 12 mortes são investigadas. Saiba como é esta doença da enchente.

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul confirmou a oitava morte por leptospirose relacionada às enchentes no estado. O registro refere-se a um homem de 31 anos, morador do município de São Leopoldo (RS), que ficou muito tempo exposto à água contaminada. O resultado positivo da amostra foi confirmado após análise do Laboratório Central do Estado (Lacen-RS), em Porto Alegre. 

De acordo com informe epidemiológico do Centro Estadual de Vigilância Sanitária (CEVS), da Secretaria Estadual da Saúde, mais 12 mortes estão em investigação. Devido às enchentes, ao todo foram notificados 2.548 casos da doença, sendo que 148 deles (5,8%) foram confirmados.

CLIQUE AQUI para saber o que é esta doença e os números do RS.

Acabou a cheia em Porto Alegre: Guaíba fica abaixo da cota de inundação de 3,60m

O Guaíba ficou abaixo da cota de inundação (3,60m) na Usina do Gasômetro neste sábado, em Porto Alegre. Segundo a prefeitura de Porto Alegre, a marca de 3,57m foi obtida às 6h15min na régua da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (SEMA) e Agência Nacional de Águas (ANA).

Três horas depois, a medição registrou quatro centímetros a menos, com o nível chegando a 3,53m.

RS terá domingo de tempo bom e temperatura de até 27o em Porto Alegre

Este domingo será todo ele marcado por céu azul e sol claro, com temperatura até mais alta do que costuma acontecer nesta época do ano.

Com o ingresso de ar mais quente, nas horas que antecedem a chegada de uma frente fria, aquece mais no Rio Grande do Sul neste domingo e com temperatura acima do que é comum em junho. 

Porto Alegre registrou temperatura mínima de14ºC e poderá marcar até 27o.

A tarde poderá ser quente para os padrões de junho com máximas perto e acima de 25ºC em grande número de cidades do Rio Grande do Sul.

Estão normalizados serviços de água, telefonia e internet em todo o RS. Existem pequenas falhas na área de energia.

Os serviços de fornecimento de energia elétrica, água, telefonia e internet estão praticamente normalizados em todo o RS.

Somente o serviço de energia elétrica ainda não está 100% operacional, mas CEEE Equatorial apresenta falhas de 0,68% dos clientes (12,2 mil pontos) e a RGE registra 0,58% (17,8 mil pontos).

No link a seguir, você pode, também, aferir a situação dos rios, estradas, aeroportos e escolas.

 CLIQUE AQUI para saber muito mais, inclusive com mapas interativos para o caso das estradas.31 trechos de rodovias ainda estão bloqueados (saiba quais são eles).

Dica do editor - Estão liberadas todas as saídas de Porto Alegre para o litoral e para o interior. Conheça detalhes.

A prefeitura de Porto Alegre acaba de liberar o trânsito nas duas saídas da cidade que ainda estavam bloqueadas devido ao acúmulo de água. Os motoristas já podem acessar a Castelo Branco pela rua Ramiro Barcelos. A última saída da cidade, que é pela Zaida Jarros para a BR-116 e Free Way, foi liberada em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Além dos dois pontos que ampliam as saídas da cidade, foi liberado o trânsito para acesso local na avenida Voluntários da Pátria, entre a rua da Conceição e a avenida Sertório. Em relação à entrada da cidade, segue o bloqueio no ingresso via Sarandi pela Assis Brasil devido a trechos com acúmulo de água. Para esses motoristas, a recomendação é acessar Porto Alegre pela freeway e pegar o Corredor Humanitário na região central ou via BR-116 pelo aeroporto.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS. 171 já morreram.

 Os grandes números levantados pela Defesa Civil a respeito da situação das pessoas atingidas pela tragédia das águas são os seguintes, conforme dados de ontem a noite:

Municípios afetados: 473
Pessoas em abrigos: 39.595
Desalojados: 580.111
Afetados: 2.347.664

Feridos: 806
Desaparecidos: 44
Óbitos confirmados: 171

Dos 423 registros de desaparecidos no pico das enchentes, 231 foram localizados, segundo a Defesa Civil.

RS ainda tem 39 mil pessoas em abrigos. 20% disto estão em Porto Alegre.

No RS, são 39.395 pessoas, segundo a Defesa Civil. No Estado, o número caiu pela metade.

Depois de registrar o pico de ocupação em 13 de maio, com 14.632 pessoas atendidas, a Central de Abrigos da Prefeitura de Porto Alegre contabiliza, agora, o total de  9.896 em abrigos. O número representa uma queda de 32% no uso dos espaços mantidos pela prefeitura, com entidades parceiras e voluntários.

Ontem, o prefeito Sebastião Melo informou que a prefeitura encaminhou 65 mil protocolos para a concessão de Auxílio Reconstrução (R$ 5,1 mil) que serão conferidos e pagos pela Caixa Federal.