"Vaza, Pimenta !", aconselha Guilherme Baumhardt, "Agora Brasil".

 Neste libelo acusatório contra a espúria interferência do governo nomeado nos assuntos de competência constitucional dos municípios e do governo estadual do Rio Grande do Sul, o jornalista Guilherme Baumhardt manda o ministro Paulo Pimenta cair fora. "Vaza, Pimenta !", brada Baumhardt ao final do desabafo. Foi no programa "Agora Brasil", esta manhã, na rádio +Brasil. Veja:

A economia desceu alguns degraus, por Paulo Moura

Dica do editor - Serviço Geológico do Brasil prevê que Guaíba voltará ao normal dentro de 12 dias

 O nível do Guaíba, em Porto Alegre, pode levar, no mínimo, 12 dias para ficar abaixo da cota de inundação, de 3 m, conforme apontam projeções divulgadas pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB), na quarta-feira. De acordo com as análises, o Guaíba está em ritmo de recessão lenta e pode ainda ter pequenas elevações nos próximos dias. “Todos os rios que estão drenando para Porto Alegre estão com tendência de diminuição, e isso faz com que o Guaíba continue nessa recessão. No entanto, com os novos eventos de chuvas que já estão ocorrendo, pode haver repique, cuja intensidade dependerá do volume dessas chuvas”, afirma o coordenador do Sistema de Alerta Hidrológico do SGB, Artur Matos.O pesquisador pontuou que esses repiques são historicamente observados no Guaíba após ocorrências de inundações, o que pode atrasar o retorno à normalidade.

CLIQUE AQUICLIQUE AQUI para saber mais.

Artigo, Marcus Gravina - Reconstrução do RS – verbas tentadoras

Marcus Vinicius Gravina é advogado, RS.

A nomeação do Interventor - pro tempore  -  Paulo Pimenta, elevado a ministro  da Reconstrução do RS,   poderá se somar à da Secretaria de Comunicação Social, ocupada por ele.  Possui reconhecida competência para múltiplas funções, audaciosas e secretas, do PT.  Vai atuar em duas frentes com muito dinheiro a distribuir à mídia – TVs,  por um lado e de outro arrecadar fundos para as campanhas do PT e aliados,  de velhas empreiteiras conhecidas da Lava Jato, que vierem a ser contratadas. 

Este novo órgão do governo da União está afinado com a Medida Provisória n.1221, de 17.5.24. Tem por escopo a aquisição de bens e a contratação de obras e serviços, inclusive de engenharia. 

As medidas excepcionais a serem adotadas precisarão de pessoa que possua expertise ilibada 

CLIQUE AQUICLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Federasul forma Núcleos de Recuperação Socioeconômica para tornar o RS grande de novo

 O presidente da Federasul, Rodrigo Souza Costa, acaba de propor às entidades empresariais alinhadas por ocasião do enfrentamento à proposta de aumento do ICMS, que organizem Núcleos de Recuperação Socioeconômica junto aos seus Núcleos Setoriais e de Mulheres Empreendedores.

Ensina o presidente da entidade:

- São espaços onde inteligências públicas e privadas de diversos setores e entidades coirmãs possam interagir para encontrar respostas aos problemas que enfrentamos, chamando o protagonismo para si, para que possamos tornar novamente o Rio Grande do Sul uma terra próspera, inclusiva e humana.

CLIQUE AQUICLIQUE AQUI para ler o documento na íntegra.

Agora, ao vivo, engenheiros, especialistas, do Senge/RS, dão transparência ao flagelo das águas na Capital

Prefeito Melo, ao vivo, fala sobre a volta das águas a Porto Alegre

Microentrevista, Bibo Nunes - Lira adia votação do Projeto Globo porque sabe que vai perder

Querem votar e aprovar a toque de caixa, na Câmara, o PL 8889/2017, que é de interesse da Rede Globo e contra as plataformas de streaming como Netflix e Prime. Iria a voto, hoje, não ?
Iia, mas não foi. Há forte reação. A sessão de hoje ocorreu e o presidente Lira não colocou a voto.

O que houve ?
Ele sabe que a Globo vai perder.

O projeto também propõe taxar o uso das redes sociais.
Sim e é absurdo. Isto visa restringir o uso delas. O projeto só interessa ao PT e à Rede Globo.

Quando irá a voto ?
Talvez na terça-feira, mas se for, Lira, Lula e Globo perderão. Eles já tentaram botar em votação por 5 vezes seguidas. Comigo não vão levar.

Dica do editor - Conheça as 13 principais medidas de ajuda às empresas do RS e de Porto Alegre

O governo federal não tomou nenhuma medida efetiva para a manutenção de empregos, a exemplo do que fez Bolsonaro durante a pandemia.

O site Poder360 lista na sua edição de hoje um conjunto de 13 medidas tomadas nas esferas municipal de Porto Alegre, governo estadual gaúcho e governo federal, todas para auxiliar as empresas da Capital e do Estado.

Em Porto Alegre, a prefeitura prorrogou para agosto os vencimentos do ISS (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza) e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano ) e para 90 dias a partir do prazo de validade da Certidão Negativa de Débitos relativos aos tributos municipais.

CLIQUE AQUI para examinar cada uma das 13 medidas e saber mais.

Ricardo Felício diz na Gazeta do Povo que aquecimento global virou indústria. Veja a entrevista.

Ricardo Felício é um dos climatologistas mais conhecidos do Brasil. Graduado em Ciências Atmosféricas na área da Meteorologia pela USP, possui mestrado em Meteorologia pela Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e doutorado em Geografia Física também pela USP,  além de ser professor do setor de Geografia na Universidade de São Paulo. Felício é crítico ao aquecimento global e garante que o CO2 não interfere no clima do planeta.

Dica do editor - Entenda como começa o começo do fim do MST

Engenheiros mostram o que falhou no sistema contra cheias de Porto Alegre. E como corrigir de imediato, hoje.

A ilustração ao lado é do Correio do Povo.

Nesta quinta-feira, às 15h, será realizada coletiva à imprensa e esclarecimentos  a respeito do documento “Manifestação aos portoalegrenses sobre o Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre”.

O evento é uma iniciativa de um grupo de profissionais especialistas no setor de saneamento. O objetivo é trazer esclarecimentos a respeito do Sistema de Proteção contra Inundações de Porto Alegre e o porquê deste sistema não estar em funcionamento adequado, como é possível fazê-lo operar imediatamente com medidas emergenciais para retirar as águas internas de Porto Alegre e como já poderia ter sido ampliado e modernizado.

O manifesto divulgado afirma que o sistema de proteção contra inundações é robusto, eficiente e fácil de operar e manter.

CLIQUE AQUI para ler com atenção todo o manifesto.

Chuva abundante eleva nível do Guaíba e provoca nova onda de inundações em Porto Alegre. Bibo Nunes diz que voltou o caos.

O nível do Guaíba, agora, 13h30min, é de 3,91m, mas com viés de alta. Chove abundantemente em Porto
Alegre (14h07min). CLIQUE AQUI para examinar boletim da MetSul, agora.

Nas ruas, o deputado federal Bibo Nunes filma tudo e avisa: "Voltou o caos à Grande Porto Alegre". CLIQUE AQUI para ver as imagens de agora.

Em Porto Alegre, a água voltou ao bairro Menino Deus e até ao seu entorno, mas outros bairros começaram a alagar neste início de tarde, como Cidade Baixa e as zonas mais baixas da Tristeza, por exemplo..

O Dmae atribui o problema ao desligamento de uma bomba elétrica de recalque no Menino Deus, que já está em conserto.

O editor recebeu vídeos do retorno das águas. CLIQUE AQUI para ver reportagem da RBSTV, há pouco, com imagens do Menino Deus.

CLIQUE AQUI para acompanhar o nível do Guaíba em tempo real. 

A RBS já escolheu seu alvo no caso atual da tragédia das águas

A RBS comprou a narrativa de que o mal da tragédia das águas é obra e graça do prefeito Sebastião Melo, Porto Alegre.

Como se sabe, Porto Alegre é um dos 467 municípios afetados pelas cheias, mas o mal que os afeta não tem nada a ver com os governos tucano e lulopetista.

A ver.

Agora, ao vivo, até as 15h, tem +Brasil, com Júlio Ribeiro. Acompanhe.

Publicidade - Venha fazer seu evento no Bier Markt, Porto Alegre. Use o Whats e reserve agora mesmo.

Faça sua reserva para seu happy hour, aniversário, casamento ou encontros com o pessoal do escritório ou da empresa.

Whats
993882401 / 993887265.

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Bairro Moinhos de vento

Porto Alegre
Rio Grande do Sul
www.biermarkt.com.br

Dica do editor - Vem aí o filme da doleira que lavava dinheiro sujo da corrupção do PT, na Netflix

O documentário “Doleira: A História de Nelma Kodama” estreia em 6 de junho de 2024 na Netflix. É dirigido por João Wainer. Kodama foi presa por ordem do então juiz Sérgio Moro em 2014 com 200 mil euros escondidos em suas roupas. Foi acusada na Lava Jato de operar ilegalmente câmbio com dinheiro de corrupção conduzida pela organização criminosa liderada por Lula e pelo PT. O então juiz e hoje senador Sergio Moro (União Brasil-PR) condenou Kodama em 2014 a 18 anos de prisão. Ela fez um acordo de delação premiada em 2016 e revogada em 2023 pelo STF. Veja o trailer:

Novo presidente da Fiergs, Claudio Bier, vai tirando Fiergs da condição de Grande Muda

Eleito pela diferença de apenas 1 voto (ele venceu por 54 x 53), o industrial Claudio Bier, dono da Masal, começou por marcar posição em dois pontos ignorados pelo atual presidente da Fiergs, Gilberto Petry:

1) Vai centrar suas ações em articulações políticas, seja no bom ou no mau sentido, mas necessárias diante da omissão ativa da atual gestão.

2) Vai marcar a gestão por atividade mais profissional, ao criar o cargo de CEO, entregando o comando para o experiente executivo Paulo Hermann, que foi CEO da John Deer por 22 anos.

Claudio Bier é conhecido pelos sucessivos mandatos no Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do RS, onde se eterniza como presidente. 

Roberto Freire também critica "profundos pêsames" de Lula ao Açougueiro de Teerã

Do mesmo modo que fazem o ex-comunista (PCdoB)  Aldo Rebelo e o trabalhista (PDT) Ciro Gomes, agora, outro nome de expressão da esquerda expõe a falta de empatia e a visão equivocada do chefe do governo nomeado, no caso Lula da Silva.

Trata-se de Roberto Freire, ex-presidente do PCB, o Partidão, que denuncia o conteúdo da nota de pêsames enviada por Lula ao regime iraniano, em tom muito mais amistoso do que o protocolar, dizendo-se “profundamente consternado” pela morte de um delinquente político, o presidente do Irã, conhecido como açougueiro de Teerã, responsável pela morte de 4.500 pessoas num único ano na década de 80, e atualmente avalista da execução de oposicionistas e mulheres que não se vestem segundo a ortodoxia, e homossexuais.  

Todos os três - Freire, Gomes e Rebelo - assinaram a conhecida Carta pela Democracia, apoiando a candidatura de Lula contra a candidatura de Bolsonaro.

Agora, colhem o que plantaram.

Dica do editor - Veja e ouça "Oi Luiz" falando sobre os cabos e soldados que iam fechar o STF

O ministro A. de Moraes tentou debochar, ontem, falando que os cabos e soldados que iam fechar o STF estão presos e o STF permanece solto e poderoso no Brasil. Ele se referia postagens feitas nas redes sociais, tudo durante o governo anterior. O deboche de Moraes provocou resposta irada do deputado Eduardo Leite, lembrando ao ministro que quem permanece preso é ele: "Você não consegue nem sair na rua ou jantar num restaurante".

Análise, Rogério Studart, Valor - Conheça o tamanho das perdas e saiba como financiar a reconstrução do Rio Grande do Sul

O autor Rogério Studart é sênior fellow do Cebri e membro do “Independent High-Level Expert Group on Vertical Climate and Environmental Funds” do G20.

A foto ao lado é de Gustavo Mansur, governo do RS.

O Rio Grande do Sul (...) um Estado rico, não tem espaço fiscal para financiar ou obter financiamento para investimentos críticos.

O grande empresariado, por sua vez, enfrentará perdas milionárias cada vez maiores com catástrofes climáticas como estas. No setor financeiro, somente as seguradoras e resseguradoras terão prejuízos entre R$ 25 bilhões e R$ 40 bilhões com a destruição no Rio Grande do Sul.

Estima-se que serão necessários imediatamente pelo menos R$ 19 bilhões para a reconstrução. No momento, a sociedade civil e organizações filantrópicas demonstram um poder extraordinário de empatia, com milhões em doações em dinheiro e espécie. Mesmo pressionado a manter um frágil equilíbrio fiscal, o governo federal libera R$ 59 bilhões para enfrentar a crise, destinando recursos para o socorro e compensações emergenciais para empresas e indivíduos afetados. No entanto, pouquíssimo é ainda dedicado à restauração da infraestrutura destruída.

CLIQUE AQUI para ler tudo.


Bolsa e dólar operam em queda

 Bolsa e dólar operam em queda nesta quinta-feira.

10h30min

Bolsa, -0,01%, 125.633 pontos
Dólar comercial, -0,39%, R$ 5,1366 para a venda

Dica do editor - Concurso Público Nacional Unificado foi remarcado para 18 de agosto

O governo nomeado divulgou, nesta quinta-feira, a nova data para o Concurso Público Nacional Unificado (CNPU), que ficou conhecido como o 'Enem dos concursos'. As avaliações vão acontecer dia 18 de agosto, em 228 cidades do país. Ao todo, mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram no "Enem dos concursos". Os candidatos vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos do governo federal

Opinião - Nada de adiar eleições e nem de implantar cidades provisórias no RS

Duas discussões importantes estão em curso no RS e merecem reflexão e posição.

Eleições adiadas

O governador, muitos prefeitos, vereadores, políticos e até gente do TRE do RS, defendem o adiamento das eleições de outubro. Não é aceitável. Vejam que até durante guerras, como são os casos da Rússia e de Israel, eleições acontecem. Casos pontuais como estes de Cruzeiro do Sul ou Eldorado do Sul, devem ser tratados como exceção e neles as eleições podem ser adiadas. São casos pontuais.

Muita gente argumenta: mas muitos prefeitos serão julgados no fragor da tragédia das águas.

CLIQUE AQUI para ler muito mais.

Governo eleva projeção do déficit de R$ 145 bilhões para 2024

 O governo nomeado revisou a projeção de déficit das contas públicas deste ano, que subiu de R$ 9,3 bilhões para R$ 14,5 bilhões. Isso representa 0,1% do PIB. Apesar do aumento, a nova perspectiva ainda se mantém dentro da margem de tolerância de 0,25% do PIB, para mais ou para menos. Com isso, o governo poderá chegar ao final do ano com um déficit de até R$ 28,8 bilhões sem ultrapassar a meta.

O mercado financeiro projeta um déficit maior, de 0,70% do PIB, devido a previsões diferentes sobre a alta da arrecadação até o final do ano.

Comissão do Senado desembarca, hoje, no RS. Veja o vídeo.

O senador Hamilton Mourão é o relator da Comissão. O senador gaúcho Paulo Paim é o presidente.

STF descondenou Marcelo Odebrecht, mas seu vídeo sobre valor da corrupção do PT (R$ 300milhões) viraliza nas redes sociais

Este material é do site Poder360.

Prefeito Melo contrata aterro emergencial de inertes pós-enchentes por R$ 20 milhões

O prefeito Sebastião Melo mandou cotnratar um aterro de inertes para disposição final dos resíduos retirados pós-enchente. No valor de R$ 19,710 milhões, o contrato tem um prazo de seis meses. A contratada é a Unidade de Valorização de Resíduos da Construção Civil São Judas Tadeu Ltda, de Gravataí.

Neste aterro de inertes será possível descartar de 77 mil a 180 mil toneladas de resíduos pós-enchente. A operação de envio destes materiais até o aterro de Gravataí começou ontem.

Anac diz que Salgado Filho ficará fechado até agosto

 A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) comunicou o Departamento de Controle do Espaço Aéreo da Aeronáutica que os voos do aeroporto Salgado Filho, administrado pela Fraport, estão suspensos pelo menos até 7 de agosto. 

O documento, chamado Notam, foi publicado ontem a noitinha.

Bolsa voltou a cair, registrando 125 mil pontos. Dólar subiu.

O dólar comercial encerrou esta quarta-feira vendido a R$ 5,156, com alta de R$ 0,04 (+0,78%). 

Com o desempenho desta quarta, o dólar atingiu o maior valor desde o último dia 13. Apesar da alta de hoje, a divisa acumula queda de 0,71% em maio e alta de 6,24% em 2024.

Bolsa
No mercado de ações, o dia também foi tenso. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 125.650 pontos, com queda de 1,38%. O indicador atingiu o menor patamar desde 25 de abril.

Moraes volta a defender garrote sobre as big techs. Congresso já demonstrou que isto é tarefa sua.

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, voltou a investir, ontem, contra a liberdade de expressão pelas redes sociais, ao defender nesta quarta-feira, de novo, a regulamentação das redes sociais no país, com maior responsabilização das chamadas big techs, as grandes empresas de tecnologia mundiais, pelo que é publicado em suas plataformas.

O Congresso já deu recados mais do que suficientes de que não quer saber de mais garrote contra o povo que usa a web.

Apesar disto, desta vez Moraes quer que o STF legisle, usando o subterfúgio de regulamentar o artigo 19 do Marco Civil da Internet. O dispositivo, segundo ele, isentaria as empresas pelo que é publicado nas redes sociais, o que nem de longe é verdadeiro, conforme decisões tomadas por juizados de todas as instâncias judiciais.

STF limita ações judiciais para assediar jornais e jornalistas. Saiba o que muda.

Foto do julgamento, ontem. O fotógrafo é Antonio Augusto, STF.

Por unanimidade, o Supremo Tribunal Federal reconheceu nesta quarta-feira  o chamado "assédio judicial" contra jornalistas e veículos de imprensa. Com a decisão, a Corte confirma a ilegalidade do ajuizamento de inúmeras ações judiciais para constranger ou dificultar o exercício da liberdade de imprensa.

Pelo entendimento, as ações nas quais pessoas citadas em matérias jornalísticas buscam indenizações devem ser julgadas pela Justiça da cidade onde o jornalista mora. Atualmente, quem processa pode escolher a cidade em que a ação vai tramitar, pulverizando os processos contra a imprensa.

Os ministros também acrescentaram na decisão que a responsabilização de jornalistas e veículos de imprensa deve ocorrer somente em caso de dolo ou culpa grave, ou seja, por negligência profissional, com a intenção de prejudicar a pessoa citada em uma reportagem.

Saiba como está a situação das rodovias e serviços de energia elétrica, água, telefonia e web no RS

RODOVIAS - No painel interativo montado pelo governo estadual, o leitor examinará melhor o estado das rodovias. CLIQUE AQUI para ver.

Conheça a situação dos fornecimentos dos serviços de energia elétrica, água, telefone e internet:

CEEE Equatorial: 68.681 pontos sem energia elétrica (3.7% do total de clientes);
RGE Sul: 88.100 pontos sem energia elétrica (2.9% do total de clientes);
Corsan: Sistema normalizado. A companhia segue trabalhando para o restabelecimento do serviço em pontos específicos.
Tim: serviço normalizado;
Vivo: 3 municípios sem serviços de telefonia e internet;
Claro: serviço normalizado.

MetSul alerta para repique de cheia, embora suave, no Guaíba. Chove abundantemente na Capital (9h).

Com a chegada da frente fria e de novas chuvas, na madrugada desta quinta-feira, o nível do Guaíba voltou a subir.

E perigosamente. 

O nível estava em 3,82 metros à meia-noite e havia subido para 3,96 metros no final da madrugada de hoje, portanto 14 cms a mais.

Neste momento, 9h, está em 3,88m, conforme mostra o gráfico ao lado.

Com a ocorrência de novas e fortes chuvas, serviços como os de eletricidade começam a registrar apagões, como acontece neste momento, 9h, na zona Sul da Capital.

A MetSul, no entanto, nem acha que o pior é o que acontece e acontecerá durante esta quinta-feira e  aponta que o maior risco será entre amanhã e sábado, quando o vento do quadrante Sul vai ganhar muita força sobre a Lagoa dos Patos e o Guaíba:

-  O Guaíba não deve atingir os máximos de 5,35 metros de 5 de maio ou do primeiro repique de 5,25 metros no dia 14.

CLIQUE AQUI par ler toda a análise da MetSul, com mapas meteorológicos (examine acima)..

Defesa Civil divulga novo balanço da tragédia das águas

O balanço mais recente da tragédia das águas no RS indica que até omomento o número de mortos chegou a 162, mas o de desaparecidos caiu ainda mais, somando, agora, 75. 

Veja os números:

 Municípios afetados: 467
Pessoas em abrigos: 68345
Desalojados: 581633
Afetados: 2342460

Feridos: 806
Desaparecidos: 75
Óbitos confirmados: 162
Pessoas resgatadas: 82.666

Dica do editor - Com três bloqueios, saídas e entradas de Porto Alegre contam com três vias liberadas. Saiba quais são.

Além do chamado corredor humanitário, no Centro Histórico de Porto Alegre, foi liberado acesso lateral junto à Rodoviária, segundo informações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC)., permidindo melhors opções sentido Capital/Interior. Os motoristas que vêm no sentido Bairro/Centro, pelo Túnel da Conceição, devem acessar o Largo Vespasiano Julio Veppo na contramão, junto à Rodoviária, e entrar na Castelo Branco para alcançar a freeway e a BR-101, mais BR-116. No sentido inverso, o condutor vem pela Castelo Branco e entra no Túnel da Conceição via corredor humanitário. Ontem, 42 mil veículos passaram pelos dois pontos.

Alternativas - Além do caminho humanitário, a RS-040 e RS-118, com entrada pela avenida Bento Gonçalves, seguem sendo alternativa, inclusive para carros de passeio para entrada e saída da cidade. Os acessos pelas avenidas Assis Brasil, dos Estados e BR-116 permanecem bloqueados.

A partir de agora e até as 9h, acompanhe "Agora Brasil', com Guilherme Baumhardt