Aécio captura vitória acachapante no Senado

A foto ao lado é de O Globo.

Por 44 votos a 26, o Senado devolveu o mandato do senador Aécio Neves.

O senador tucano retomará suas funções hoje mesmo e também está livre para sair à noite.

Os senadores do PMDB e do PSDB votaram em peso contra o pedido do STF, conforme o leitor poderá avaliar pela lista que vai no link a seguir, todo ele baseado em registros oficiais do Senado e liberados ontem a noite.

CLIQUE AQUI para saber como votou cada senador.

Senado reúne-se, agora, para decidir se mantém ou afasta Aécio Neves

Já começou a sessão do Senado que vai decidir se o senador Aécio Neves será ou não afastado, conforme decisão do STF.

Os votos serão abertos, conforme decisão do STF.

O líder do partido de Aécio, o PSDB, Paulo Bauer, sentiu-se mal e foi hospitalizado.

PSDB e PMDB votarão em peso pela manutenção do cargo do senador.

Com o apoio de outros senadores de partidos da base aliada, Aécio Neves escapará da degola.

Projeto sobre cedências remuneradas para sindicatos será votada esta tarde, mas governo flexibilizou a proposta

O deputado Gabriel Souza, líder do governo na Assembléia, está otimista quanto ao resultado da votação do projeto que limita as 317 cedências remuneradas atuais para sindicatos públicos.

O governo resolveu flexibilizar a proposta inicial, que limitava a cedência para um servidor por entidade.

Agora, a proposta que será votada esta tarde prevê cedências remuneradas que vão de 3 a 8, dependendo do tamanho do sindicato, mas limita o favor só para quem prove que tem Carta Sindical. O que se sabe é que não possuem Carta, pelo menos 20 das entidades atuais que contam com cedências

Defesa Civil do RS alerta para temporais a partir deste final de tarde

A chuva voltará ao Rio Grande do Sul nesta terça-feira nas regiões, Sul, Oeste e na Campanha. Nesta tarde, a Defesa Civil emitiu um alerta de temporais no Estado a partir desta quarta-feira. A chuva se espalhará por todo o Rio Grande do Sul a parti de amanhã. A quinta-feira continuará chuvosa no Estado. A partir da tarde, o tempo irá melhorar.

Deputado Van Hatten será o orador da sua turma de mestrado na Universidade de Amsterdam

O deputado estadual gaúcho Marcel Van Hatten está desde ontem na Holanda, onde colará brau no curso de mestrado em jornalismo, mídia e globalização pela Universidade de Amsterdam.

Van Hatten chegou a vacilar antes de viajar, porque queria votar projetos importantes que foram colocados na pauta de hoje, mas como foi escolhido como orador da turma, não teve com cancelar a viagem.

Artigo, Tito Guarniere - Internet é bom demais

Que a internet é o fenômeno essencial do nosso tempo, ninguém discute. Mas nem tudo reluz nos blogs, sites, redes sociais. A internet é um espaço privilegiado, de fácil e pronto acesso a informações preciosas e necessárias, opiniões abalizadas e de textos lúcidos que facilitam e melhoram a nossa vida. Mas ao mesmo tempo é espaço das "fake-news", dos militantes de causas exóticas, de cretinos operosos, das teorias conspiratórias mais improváveis, e onde hordas de ignorantes deitam e rolam com suas diatribes, bobagens e xingamentos.

A internet é um refúgio de pessoas (nem todas, graças a Deus!) que se julgam injustiçadas, preteridas, enganadas, de pessoas complexadas ou que simplesmente não têm nada para fazer. A rede é o território onde elas reinam e governam, quase sozinhas, e no qual o teclado cumpre todas suas vontades e ordens, e onde elas podem distribuir palpites no que entendem, e mais ainda no que não entendem.

Em cima, está exposto o artigo do jornalista, do comentarista, do autor especializado, em geral respeitando o vernáculo, a gramática, os acentos gráficos, com (alguma) base e fundamento, ainda que não se concorde com ele.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Assembléia do RS votará, esta tarde, o fim das cedências remuneradas para sindicatos públicos

Neste momento (14h44min) é horário de Grande Expediente na Assembléia Legislativa do RS, que dedica o espaço para homenagear o município de Alvorada.

Em seguida, vão a voto as propostas que trancam a pauta.

A principal delas é o projeto que acaba com a cedência de 317 servidores estaduais para os sindicatos públicos, sobretudo os aparelhados pelo PT, PCdoB, Psol e PSTU, que custam R$ 36 milhões por ano para os contribuintes gaúchos. São R$ 144 milhões ao longo de cada governo.

Tem cedências feitas até para a CUT de Santa Catarina.

Os protestos corporativos e as constantes obstruções lideradas pela oposição, independentes e até parte da base aliada, fizeram o governo flexibilizar a sua proposta inicial, mas sem abrir mão

Lula desrespeita prazo de 48 horas dados por Moro

Já se passaram as 48h dadas por Moro para Lula apresentar os recibos originais dos pagamentos dos aluguéis do apartamento anexo ao seu.

E Lula não fez isto.

Caiu o presidente da Fasc, Porto Alegre

O presidente da Fasc, Solimar Amaro, pediu demissão. Ele ficou nove meses no cargo.

Petrobrás anuncia novo aumento no preço da gasolina

A Petrobrás acaba de anunciar aumento de 1,70% no preço da gasolina. O aumento vale apenas para as refinarias, mas será repassado para os consumidores.

Oposição e independentes cozinham de novo a proposta de plebiscito para privatização de estatais

Os mesmos deputados que introduziram na Constituição a exigência do plebiscito, agora votam contra a realização da consulta popular, tudo com o objetivo de engessar o ajuste fiscal que Sartori tenta concluir no RS. 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia votou na manhã desta terça-feira o parecer do deputado Lucas Redecker (PSDB) ao projeto de decreto parlamentar (PDL) 3/2017, que aprova a realização de plebiscito para autorizar a alienação, transferência do controle acionário, cisão, incorporação, fusão ou extinção da CEEE, da Sulgás e da CRM. Mas, em função do número de votos, a votação não foi conclusiva e o projeto, que havia recebido parecer favorável de Redecker, foi redistribuído. O novo relator é o deputado Frederico Antunes (PP),.

Na reunião desta terça, o parecer favorável de Redecker obteve seis votos favoráveis e cinco contrários. Para a decisão da CCJ ser conclusiva, ou seja, para um projeto ser aprovado e seguir para outras comissões ou para plenário, ou para ser rejeitado, ele precisa obter um mínimo de sete votos

Caso se mantenha o impasse, a proposta do plebiscito poderá acabar sepultada no próprio colegiado. 

Saiba como protestar contra o Memorial Luiz Carlos Prestes

No endereço a seguir, você poderá marcar a ferro e fogo o seu protesto contra a inauguração do Memorial Luiz Carlos Prestes, Porto Alegre, domingo.

Porto Alegre é a única grande cidade do mundo que rende homenagem a um líder comunista que tentou pelas armas (1935) e através de todas as vilanias políticas, implantar a ditadura e estatizar a economia no Brasil.

E fracassou em tudo que fez na vida.

#nãoaoMemorialPrestes #nãoaomemorialdavergonha #comunismoéofim

Artigo, Fernanda Barth - Abaixo o Memorial Luís Carlos Prestes

Sem pudor, mas tentando ser pragmático, Prestes subiu ao palanque de Getúlio Vargas em São Paulo, 1947, depois de apodrecer durante quase dez anos na cadeia e ver sua mulher, Olga, entregue aos nazistas, que a mataram numa câmara de gás, tudo a mando do líder do PTB, seu algoz 

CLIQUE AQUI para saber quem eram os vereadores no ano em que foi aprovado o projeto.

Memorial Luis Carlos Prestes foi uma ideia infeliz do então vereador Vieira da Cunha, aprovada em 1990 por maioria na Câmara de Vereadores e homologada pelo então prefeito Olívio Dutra. Em 2008, saiu do papel, graças a necessidade que a Fundação Gaúcha de Futebol tinha de construir uma sede antes da Copa do Mundo e que, para ter parte do terreno que havia sido destinado ao projeto original, bancou a construção do Memorial Comunista como contrapartida. 

Cabe agora refletirmos como os espaços públicos de Porto Alegre são ocupados e com qual destinação. 

A sociedade não foi ouvida em relação a construção deste Memorial da Vergonha, que será inaugurado em homenagem ao centenário da Revolução Russa, dia 28 de outubro. 

Caberia aos vereadores a sensibilidade de destinarem este prédio a um fim mais nobre, como um Memorial em Homenagem a todas as vítimas de egimes totalitários. 

Vamos nos manifestar? Todos na rua dia 22 de outubro, as 15h, em frente ao Memorial para marcarmos nossa indignação. 

CLIQUE AQUI para saber mais sobre a aliança vergonhosa entre Prestes e seu algoz, Getúlio Vargas.

Prefeito Marco Alba foi o convidado da semana.

O editor reuniu ontem um grupo de convidados para conversar com o prefeito de Gravataí, Marco Alba. Este blog já promoveu encontros semelhantes com outras personalidades, em semanas anteriores, como foram os casos do ex-secretário da Fazenda, Aod Cunha; Mateus Bandeira, candidato do Novo a governador; Nelson Wedekin, ex-senador e atual presidente da Fundacred.

Nesta segunda-feira, estiveram no Bier Markt Von Fass, os jornalistas Anilson Costa, Gerson Galvão (Rádio Gazeta do Jacuí e jornal Gazeta Mineira) e Ocimar Pereira, além do escritor Percival Puggina, o especialista em mercado financeiro do grupo L&S, Alexandre Wolwacz, o advogado Bruno Dornelles e o coronel Paulo Roberto Mendes.

Até o final do ano, o editor receberá outros convidados para conversações informais sobre o estado da economia e a respeito das sucessões estadual e federal.

CCJ da Câmara começa a decidir se aceita ou não início de processo contra Temer

Sessão vai para as 14h.

Não houve quorum para abrir os trabalhos da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, que começou a discutir o relatório da denúncia de organização criminosa e obstrução de Justiça contra o presidente Michel Temer e os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria-Geral).

Terão direito a palavra todos os 66 integrantes titulares da CCJ e os 66 suplentes da comissão. Aos não membros, haverá o limite de 40 pessoas (20 a favor do parecer, 20 contra o parecer)..

Cabe à Câmara autorizar o Supremo Tribunal Federal (STF) a processar o presidente e os ministros. Na CCJ, os deputados precisam votar um parecer sobre o caso, que depois será enviado para a análise do plenário principal da Casa. 172 parlamentares poderão discursar. Encerradas falas dos deputados, será concedido prazo de 20 minutos para réplica do relator. Em seguida, cada advogado poderá se pronunciar por igual tempo concedido ao relator.

Desta vez, Câmara será mais dura com Temer

O presidente Michel Temer terá mais problemas do que na vez anterior para conseguir apoio da Câmara dos Deputados.

A carga pesada da Rede Globo, a insatisfação do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o descumprimento de favores prometidos para deputados da base aliada, mas sobretudo o impacto causado pelo vazamentoi dos vídeos da delação feita pelo doleiro Lúcio Funaro, diminuíram muito a força do Planalto.

Caso a Câmara acate o pedido do STF para processar Temer, ele será afastado imediatamente e assumirá Rodrigo Maia. O STF terá seis meses para julgar o presidente, caso não faça isto ou o absolva.

MST ocupa sede do Incra em Porto Alegre

Cerca de 1,5 mil trabalhadores assentados e acampados participam da mobilização, que faz parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária.

Deltan Dallagnol avisa: "Confirmada a sentença pelo TRF4, Lula deve ir para a cadeia"

O chefe da força-tarefa da Lava Jato no MPF, Deltan Dallagnol, disse hoje ao jornalista Josias de Souza que Lula deve ser preso imediatamente depois de ser condenado pelo TRF-4, Porto Alegre.

Isso só poderá ocorrer, porém, se o STF mantiver a decisão que permitiu mandar para a cadeia os condenados em segundo grau.

O que disse Dallagnol:


- A valer as regras atuais, ele deve, sim, ser preso no momento seguinte.

MP faz busca, apreensão e condução coercitiva em investigação sobre lixo durante o governo Jairo jorge

Um ex-secretário do ex-prefeito Jairo Jorge (foto ao lado), que é funcionário concursado, foi conduzido coercitivamente para depor.

O Ministério Público realizou buscas e apreensões na manhã desta segunda-feira, na Secretaria municipal de Serviços Urbanos, referente ao contrato número 274, firmado em 2016 pelo governo Jairo Jorge com a empresa Mecanicapina, responsável na época pelo recolhimento de lixo na cidade.

O ex-prefeito Jairo Jorge é candidato a governador pelo PT.


De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a atual administração está colaborando com o MP, mas ainda desconhece detalhes da investigação. 

Há bastante tempo a Máfia do Lixo é investigada pelos malfeitos que produziu em Canoas.

Entrevista, Idenir Cechin, vereador - Não há razoabilidade no pedido de impeachment contra Marchezan Júnior

ENTREVISTA
Idenir Cechin, vereador de Porto Alegre, PMDB

A Câmara examinará nesta quarta a admissibilidade do pedido de impeachment apresentado por dois taxistas contra o prefeito Marchezan. Vai passar ?
Não vejo ambiente para isto.

Por que razão ?
Não há razoabilidade no pedido. No fundo, é um enfrentamento entre taxistas e Uber.

E ?
E que não se pode destituir um prefeito eleito por razões desproporcionalmente razoáveis como as que foram apresentadas, mesmo que se discorde da administração municipal.

Aluguéis recuaram novamente em setembro, diz Fipe-Zap

O índice de preço de aluguéis registrou queda de 0,3% entre agosto e setembro, segundo pesquisa realizada em 15 cidades brasileiras pela Fipe em parceria com a ZapImóveis. 

O resultado do mês passado foi explicado pelo recuo nos preços de locação de sete municípios, com destaque para o Rio de Janeiro (-1,3%), Florianópolis (-1,2%) e Niterói (-1,1%). Em sentido contrário, as principais altas ocorreram em Recife (0,97%), Curitiba (0,9%) e São Bernardo (0,4%). 

O preço médio do aluguel nos 15 municípios pesquisados acumula queda de 0,7% nos últimos doze meses, seguindo abaixo da inflação ao consumidor no período.

Câmara resolve votar admissibilidade do pedido de impeachment de Marchezan Júnior

O pedido não é razoável e será rejeitado pela maioria dos vereadores.

A Procuradoria da Câmara Municipal de Porto Alegre apresentou, nesta segunda-feira, o parecer sobre o pedido de impeachment do prefeito Nelson Marchezan, protocolado na última quarta-feira. A ação é de autoria de dois taxistas, que alegam o não cumprimento da lei que regulamenta o serviço de transporte por aplicativos. 

A votação da admissibilidade ocorrerá amanhã, a partir das 14h.

Como é historicamente inusual a hipótese de abertura de processo de cassação do prefeito em Porto Alegre, o presidente da Câmara, Cássio Trogildo (PTB), solicitou aos procuradores da Casa uma avaliação sobre as normas a serem obedecidas.

CLIQUE AQUI a nota oficial da prefeitura. Ela explica em detalhes o que está acontecendo.

STF manda Senado fazer voto aberto no caso Aécio Neves

O Senado deve decidir nesta terça se as medidas cautelares impostas pela Primeira Turma do Supremo a Aécio Neves (PSDB-MG), como afastamento do mandato e recolhimento noturno, serão mantidas. O senador precisa de 41 votos dos 81 senadores para derrubar a decisão da Corte e retornar a sua cadeira no Senado.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou que a votação desta terça-feira, que deve analisar a eventual revogação do afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG) do mandato parlamentar, ocorra por meio de voto aberto. 

Segundo o G1, o magistrado concedeu liminar acolhendo um mandado de segurança apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Sartori poderá disputar uma cadeira de senador

Caso Sartori não vá para disputa à reeleição, o PMDB poderá lançá-lo como um dos dois candidatos que escolherá para disputar o Senado.

Dia será novamente de sol e céu azul no RS

Porto Alegre, 8h30min, 17 graus

Sol e céu azul são novamente a tônica No Rio Grande do Sul, nesta terça-feira. Mesmo acompanhado de nuvens, o tempo segue firme em boa parte do Estado. 

O ar quente começa a ingressar e a temperatura apresentará forte elevação durante o dia, o que poderá resultar em temporais. 

Há previsão de tempo muito ruim a partir de quinta-feira.

Porto Alegre terá uma terça-feira quente e com muito sol acompanhado de nuvens. Na Capital, as marcas ficam entre 15°C e 31°C.

Neotrotskistas gaúchos articulam saída em massa do PT

As franjas neotrotskistas do PT do RS, todas elas lideradas pelo ex-deputado Raul Pont, articulam saída em massa e criação de um novo Partido.

Cpers caminha para o segundo mês de greve

A greve dos professores públicos estaduais gaúchos encaminha-se para seu segundo mês, sem que o Cpers, o Sindicatos dos Professores do Rio Grande do Sul, apresentem qualquer resultado no seu enfrentamento com o governo.

Milhares de alunos estão sem aula e vão perder o ano letivo.

Os professores trancaram na manhã desta terça-feira, a entrada do prédio da Secretaria da Fazenda, na rua Siqueira Campos, no Centro de Porto Alegre.

Esta tarde, os grevistas prometem cercar a Assembléia para impedir a votação de propostas de ajuste fiscal.