Dica do editor - Saiba quem matou Teori Zavaschi, o relator da Lava Jato no STF

Você pode ver o documentário a seguir, que vai na íntegra. Esta produção da Brasil Paralelo também pode ser examinada no You Tube.

 

Depois da notícia-crime, A. de Moraes não pode mais presidir o TSE

Dica do editor - A quem você dedicaria esta música do Ultraje a Rigor ?

 O editor lembra aos leitores que segundo o Marco Civil da Internet, cada leitor é responsável pela opinião que emite e é publicada automaticamente neste espaço, sob o vídeo. Postagens anônimas não evitam a quebra do IP do infrator possível.

Dica do editor - Estas são as 10 cidades que serão mais procuradas neste inverno

 No dia 21 de junho, começa oficialmente, no Brasil, a temporada de inverno. É nessa mesma estação que acontecem as férias escolares (mês de julho) e quando é, consequentemente, declarado mais um período de alta temporada para viagens no país. Pensando nisso, a Booking.com realizou um levantamento* para descobrir quais destinos domésticos já estão na mira dos viajantes brasileiros para escapar entre o período de julho e agosto:

1) Campos do Jordao (SP)/ 2) Gramado (RS)/ 3) Rio de Janeiro (RJ)/ 4) Monte Verde (MG)/ 5) São Paulo (SP)/ 6) Porto De Galinhas (PE)/ 7) Caldas Novas (GO)/ 8) Maragogi (AL)/ 9) Salvador (BA)/ 10) Fortaleza (CE)

 CLIQUE AQUI para mais detalhes.


Festão do casamento de Lula vai durar 9 horas

O casamento do ex-presidiário, 76 anos, com a socióloga Rosângela Silva, 52 anos, daqui a pouco, será celebrado pelo bispo emérito de Blumenau, dom Angélico Sândalo Bernardino. 200 convidados foram chamados, entre os quais o ex-tucano Geraldo Alckmin.

A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, se casa com o ex-presidente Lula (PT) nesta quarta-feira, 18, em São Paulo, vestindo um longo bordado por rendeiras de Timbaúba do Batista, Rio Grande do Norte. A estilista Helô Rocha, que nasceu em Porto Alegre, costuma cobrar R$ 200 mil por um vestido como o que Janja vestirá.

Segundo o site Metrópoles, a festa será no espaço Bisutti, em São Paul. O festão durará 9 horas. 

Somente de bebidas, serão gastos R$ 100 mil. 



Beligerante, sem provas, Fux diz que inquérito ilegal das fake news revelou ameaça terrorista contra o STF

O editor chegou a replicar vídeo editado pelo site Poder360 sobre o assunto, mas o próprio site tratou de censurar a publicação deste blog. Em consequência, o editor buscou outra gravação, que é a que vai a seguir É do UOL. Há poucas referências do acontecimento em toda a mídia, submissa, alinhada ou não, mesmo no Google. Este video, no entanto, concede ênfase a outros aspectos menos relevantes, mas a fala de Fux está registrada. São acusações absolutamente sem provas e cabe à PGR e ao Senado exigir que o ministro apresente o que tem, já que ele acaba de denunciar crimes de extrema gravidade para a vida do País. Fux deu uma resposta mais do que direta à ação movida pelo presidente da República, agredindo-ó gratuitamente. Ao seu lado estava A. de Moraes, o que caracterizou com perfeição a agressão a Bolsonaro, que na sua notícia-crime, criticou o ministro por não dar acesso algum aos autos do inquérito ilegal das milícias digitais e ao inquérito anterior, também ilegal, das fake news.

Bolsonaro reage ao arquivamento da sua notícia-crime e vai ao PGR contra A. de Moraes

Poucas horas após ter tido sua ação no STF rejeitada por Dias Toffoli, Jair Bolsonaro apresentou, nesta quarta-feira, uma representação na Procuradoria-Geral da República que tem Alexandre de Moraes como alvo. As alegações são as mesmas que o presidente incluiu na ação que apresentou ao STF, na qual acusa o ministro do Supremo de abuso de autoridade.

Na representação, Bolsonaro afirma que Moraes promoveu “sucessivos ataques à democracia, desrespeito à Constituição e desprezo aos direitos e garantias fundamentais”.

Também volta a dizer que o inquérito das fake news, relatado pelo ministro, “não respeita o contraditório” e que Moraes insistiu em investigá-lo mesmo após a PF ter concluído que o presidente não cometeu crime em sua live sobre as urnas eletrônicas.

Sorteio indicou Dias Toffoli como relator da notícia-crime ajuizada contra A. de Moraes

 O ministro Dias Toffoli foi escolhido relator da notícia-crime de Bolsonaro contra A. de Moraes porque houve sorteio e ele resultou sorteado.

Isto pouco importa.

Qualquer que fosse outro dos 9 ministros alinhados, a notícia-crime seria arquivada.

Dias Toffoli também quebrou o sigilo do caso, o que coloca à disposição do público uma série de documentos confidenciais.

O editor irá publicá-los.

Todos.

Dica do editor - Hoje é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso de Crianças e Adolescentes. Conheça os números.

 Dados do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos indicam que este ano já foram registradas 4.486 denúncias de violações de direitos humanos contra crianças e adolescentes ligados a situações de violência sexual. Para alertar sobre o assunto, hoje (18) marca o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.Entre janeiro e dezembro de 2021, houve 18.681 registros contabilizados entre as denúncias recebidas pela Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos, o equivalente a 18,6% dos relatos. O levantamento de 2021 indicou que o cenário da violação que aparece com maior frequência nas denúncias é a residência da vítima e do suspeito (8.494), a casa da vítima (3.330) e a casa do suspeito (3.098).

Lasier apresenta PEC para conter ações abusivas do STF

 - O material é da Folha Política.

Brasil importou mais fertilizantes do que em 2021, mas futuros desembarques são incertos

O Brasil importou, em abril, 3,24 milhões de toneladas de fertilizantes. Isto representa 81,5% acima do volume de 1,88 milhão de toneladas registrado no mesmo mês de 2021. No primeiro quadrimestre de 2022, o total importado atingiu 11,19 milhões de toneladas, com crescimento de 6,4% em relação a igual período do ano passado.

A informação foi passada ao editor, hoje, pela Associação Nacional de Difusão de Adubos, ANDA.

Apesar dos números positivos, os dados totais da ANDA para o período de janeiro a fevereiro demonstram uma redução de 11% nas entregas de fertilizantes em relação ao mesmo bimestre do ano anterior.

CLIQUE AQUI para saber mais.


STJ determina que não parar o carro após ordem policial é crime de desobediência

Entendimento será aplicado pelas demais instâncias da Justiça, como prevê o Código de Processo Civil.

 A Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça (STJ) cumpriu sua missão constitucional ao decidir que é crime de desobediência ignorar a ordem de parada de veículo emitida por policial no exercício de atividade ostensiva de segurança pública. 

 A desobediência à ordem legal de parada emanada por agentes públicos, em contexto de policiamento ostensivo, para a prevenção e repressão de crimes, constitui conduta penalmente típica, prevista no art. 330 do Código Penal Brasileiro. Com esse julgamento, o STJ cumpre sua missão constitucional de interpretar a aplicação do direito federal, no caso, o Código Penal, impingindo aos demais tribunais e juízes do país a obrigação de observar seu precedente qualificado.

Apressado, como se esperava, Dias Toffoi rejeita notícia crime de Bolsonaro contra A. de Moraes

O ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal, não esperou nem 72 horas e mesmo fora do País rejeitou o pedido de investigação feito pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o ministro Alexandre de Moraes, que integra a Corte, por suposto abuso de autoridade. Para Toffoli, não há indícios, “ainda que mínimos”, de que Moraes cometeu algum crime. 

Prevaleceu, como se esperava, o espírito de corpo.

O ministro arquivou o caso no mérito, rejeitando seu prosseguimento na Corte. Também retirou o sigilo do processo. 

CLIQUE AQUI para examinar a apressada decisão de Dias Töffoli.

Chefe de jornalismo investigativo é investigado pelo MP e perde o cargo na Globo

Em 2017, no Prêmio Emmy, ao lado de Renata Vasconcellos.

A TV Globo confirmou na terça-feira a demissão o chefe de jornalismo investigativo, Tyndaro Menezes. A demissão veio depois de uma investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro sobre envolvimento do jornalista em negócios suspeitos na área da saúde. 

Tyndaro estaria participando de um esquema na área da saúde intermediado por Ângelo Ribeiro de Almeida Júnior, afastado da Delegacia Fazendária Fluminense por corrupção, para o fornecimento de insumos para uma rede de hospitais.

 Segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), o jornalista receberia propinas por facilitar negócios sujos na área da saúde. Tyndaro disse ao SBT que é inocente.

Maria do Rosário confronta Daniel Silveira, que ri do descontrole da petista do RS

 - Este vídeo viraliza nas redes sociais. O material foi incluído no You Tube pelo Jornal da Cidade on Line.

Sociedade de Engenharia fará live nacional, amanhã, para discutir eleições limpas.

O mediador será o engenheiro Luís Roberto Ponte. Falarão o general Heber Portella, indicado pelas Forçar Armadas para integrar a Comissão da Transparência, mais o jurista Ives Gandra Martins, o deputado Felipe Barros e o jornalista Alexandre Garcia.

A Sociedade de Engenharia do RS - SERGS, tirou nota para defender eleições livres e convocar para amanhã a tardinha uma live destinada a debater "o sistema eleitoral brasileiro e a confiabilidade da urna eletrônica".

A entidade lembra, que existe a aprovação pelo Congresso de três leis determinando a obrigação da auditabilidade do processo eletrônico, não cumpridas por determinação do Supremo Tribunal Federal. E avisa:

- Na área de segurança de informações e cibersegurança, diz-se que um sistema que não tenha mecanismos que possam confirmar a sua segurança é considerado inseguro.

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive como participar.


Dica do editor - Feira Brasileira do Varejo começará dia 25 em Porto Alegre

 Em 2022, a Feira Brasileira do Varejo (FBV) chega à 9ª edição reafirmando sua importância para o setor varejista. Em um evento híbrido, o evento terá algumas atividades virtuais antes e durante o período presencial, que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Centro de Eventos da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs). Organizada pelo Sindilojas Porto Alegre, a FBV é voltada para o desenvolvimento e o fomento do setor por meio de network, troca de informações, apresentação e exploração de tendências, soluções, serviços e produtos. 

CLIQUE AQUI para saber tudo.

Bolsa cai. Dólar ainda opera abaixo dos R$ 5,00,

 A Bolsa opera em baixa nesta quarta-feira.

O dólar sobe.

10h52min

Bolsa, -1,05%, 107.647 pontos
Dolar comercial, +0,53%, R$ 4,9683 para a venda

Resultado do primeiro trimestre já garante PIB 1,5% maior em 2022

No dia 9, os economistas do Bradesco revisaram sua projeção para o PIB deste ano, elevando-a de 1% para 1,5%.

O monitor do PIB da FGV apontou crescimento de 1,5% da atividade econômica nos primeiros três meses do ano, na comparação com o último trimestre de 2021 e já descontados os efeitos sazonais. 

Na comparação interanual, a economia avançou 2,4%. 

Foi o que informou este blog, ontem a tarde.

O crescimento da atividade brasileira tem sido explicado pelo desempenho do setor de serviços, que apresentou expansão superior à observada pela agropecuária e indústria. Esse resultado confirma a expectativa de ganho de tração da atividade econômica no primeiro trimestre do ano, compatível com um avanço do PIB de 1,5% neste ano.

Inimigo de Bolsonaro, general Santos Cruz, Podemos, sofre infarto em Brasília

O general do Exército Carlos Alberto dos Santos Cruz, 70 anos,foi internado na UTI do Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, após passar mal, na segunda-feira. Conforme fontes das Forças Armadas e parentes, o ex-ministro-chefe da Secretaria de Governo da gestão Jair Bolsonaro teve um infarto e precisou colocar dois stents – pequenas estruturas metálicas inseridas dentro das artérias coronárias para mantê-las abertas, restaurando ou evitando a diminuição do fluxo sanguíneo.

O general sofreu o infarto pouco depois que o Podemos recebeu a confirmação de que ele topa ser candidato do Partido ao Planalto.

Santos Cruz é inimigo de Bolsonaro.

Artigo, J.R. Guzzo, Gazeta do Povo - A festa burguesa do candidato do povo

Os únicos populares que estarão presentes no casamento do ex-presidente Lula serão os garçons, os ajudantes de cozinha e os manobristas.

Por que alguém que se considera a pessoa mais popular do Brasil e do mundo, amado por todos e apresentado por sua própria propaganda como uma combinação de Jesus Cristo e Nelson Mandela, precisa fazer uma festa de casamento secreta ? É o que Lula, candidato à Presidência da República como marechal de campo da esquerda nacional, tentou. Não deu certo, é claro, porque esse tipo de coisa vaza mesmo, e vaza rápido. Mas tentaram esconder, e é aí que está o problema: esconder por quê ? 

A explicação para isso é a mais simples de todas: é mentira que Lula seja um “homem do povo”, que tenha mesmo essa “popularidade” que encanta os institutos de pesquisa e que viva cercado pelo amor da população brasileira. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Moro minimiza mudança de domicílio eleitoral e ataca Lula da Silva

 - Este vídeo foi disponibilizado no You Tube pelo site Poder360 de hoje.

Assembléia de SP cassa com justiça o provocador político Arthur do Val

Mamãe Falei participou ativamente da eleição de Marchezan Júnior em Porto Alegre, sempre com provocações muito graves aos adversários do MDB. O dirigente emedebista Plínio Zalewski chegou a se suicidar depois de perseguições feitas por Arthur do Val. Ele esteve outras vezes em Porto Alegre, sempre na função de provocador político.

A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) aprovou no começo da noite desta terça-feira, 17, a cassação do ex-deputado Arthur do Val (União Brasil), conhecido como Mamãe Falei. Com a decisão, o político fica inelegível por oito anos, com base na Lei da Ficha Limpa.

Dos 73 deputados presentes à sessão, todos votaram favoráveis à cassação de Arthur do Val. O ex-deputado foi acionado no Conselho de Ética da Alesp por quebra de decoro parlamentar após ter um áudio vazado no começo de março deste ano. Na gravação, ele fala que mulheres “ucranianas são fáceis, porque são pobre.

Biden insiste com convite, mas Bolsonaro reluta e pode não ir ao encontro da 9a. Cúpula das Américas

O presidente americano Joe Biden decidiu mandar ao Brasil o conselheiro especial dos Estados Unidos para a 9ª Cúpula das Américas, o ex-senador Christopher Dodd, para entregar convite formal para a cúpula.

O encontro será em Brasília. 

O presidente brasileiro reluta e ainda não decidiu se estará presente no encontro, realizado em 9 e 10 de junho em Los Angeles. 

3a. Via recua e não anunciará, hoje, seu candidato ao Planalto

O PSDB decidiu adiar o anúncio do candidato único de 3ª via, que seria feito nesta quarta-feira ao lado do MDB e Cidadania. A proposta teve apoio do grupo de João Doria e do de Aécio Neves.

A pressão pela mudança foi de João Doria.

.

Senado aprova volta do despacho gratuito de bagagens (até 23 kg) em viagens aéreas. É a MP do Voo Simples.

 O Senado aprovou, ontem, a Medida Provisória (MP) 1089/2021, que disciplina o transporte aéreo no país e que foi editada pelo governo com o intuito de atrair investidores e desburocratizar o setor. Os senadores mantiveram o trecho incluído na Câmara que retoma o despacho gratuito de bagagem de até 23 quilos em voos nacionais e de até 30 quilos em voos internacionais. O texto volta à Câmara para nova análise.

O relator da MP no Senado, Carlos Viana (PL-MG), retirou do relatório a retomada do despacho gratuito de bagagem.

CLIQUE AQUI para detalhes.

Dica do editor - Governo federal regulamenta o teletrabalho na administração pública

 O presidente Jair Bolsonaro anunciou que publicará um decreto presidencial estabelecendo a possibilidade de trabalho remoto na administração pública. A mudança está prevista nas normas publicadas pela Secretaria-Geral da Presidência da República que instituem o Programa de Gestão de Desempenho para Pessoal Civil da Administração com trabalho presencial ou remoto.

CLIQUE AQUI para mais detalhes.


Continua muito baixo o número de infectados por vírus chinês nas UTIs de Porto Alegre

 UTIs Adulto
Taxa de ocupação - 88,16% (88,71% no dia anterior)
712 leitos disponíveis, estando 618 ocupados, sendo 38  (41 na terça-feira) com pacientes infectados por vírus chinês.

UTIs Pediátricas
Taxa de ocupação - 86,67%
105 leitos, estando 91 ocupados, 4 (uma a mais no dia anterior) por crianças infectadas por casos confirmados de vírus chinês.

CLIQUE AQUI para verificar dados de todos os hospitais.

Morreu a jornalista gaúcha Rosvita Saueressig

 Morreu em São Paulo, onde morava, a jornalista gaúcha Rosvita Saueressig Laux.

A jornalista teve atuação forte no jornalismo do RS e do Brasil.

Ela tinha 70 anos.

Quem pegou vírus chinês fica muito mais doente com doenças do coração

 A última edição da revista Nature revela que estudos mais recentes de cientistas demonstram que quem pegou vírus chinês tem muito mais chance de contrair doenças cardiovasculares.

O aumento seria de 63%

CLIQUE AQUI para ler o artigo da Nature.

Quase 100% da população paulistana já têm anticorpos contra o vírus chinês

 A oitava e última etapa do Inquérito Soroepidemiológico Seriado para Monitorar a Prevalência da Infecção por SARS-CoV-2 no município de São Paulo (SoroEpi MSP) mostrou que 98,2% da população adulta paulistana já tem anticorpos contra o vírus da covid-19. As amostras foram coletadas no período de 31 de março a 9 de abril.

Estes números podem ser muito parecidos nas cidades brasileiras.

CLIQUE AQUI para ler esta reportagem de hoje da Agência Brasil.


Brasil registrou, ontem, mais 229 mortes por vírus chinês

O ministério da Saúde divulgou novos números sobre a pandemia no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem no acumulado 30,7 milhões de casos confirmados da doença e 665,2 mil mortes registradas. Os casos de recuperados somam 29,7 milhões (96,9% dos casos). 

Nas últimas 24 horas, o ministério registrou 26,3 mil novos casos e 229 mortes.

O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 5,4 milhões de casos e 168,7 mil óbitos. Em seguida estão Minas Gerais (3,3 milhões de casos e 61,4 mil óbitos); Paraná (2,4 milhões de casos e 43,2 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,3 milhões de casos e 39,4 mil óbitos).

Saiba onde se vacinar em Porto Alegre (vírus chinês, gripe e sarampo)

A prefeitura retomará, nesta quarta-feira, a vacinação contra o vírus chinêspara todas as pessoas a partir de cinco anos, em diferentes locais, nos horários normais de atendimento. Também haverá imunização contra gripe e sarampo

Vacinação de adultos - A vacinação para a população adulta irá ocorrer em 24 locais: no Shopping João Pessoa e em 23 unidades de saúde - seis com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, Navegantes, São Carlos e Tristeza). Haverá aplicação de primeira, segunda, terceira e quarta doses em todos os locais.

Gripe e Sarampo - A vacinação contra a gripe e o sarampo ocorre em 124 unidades de saúde, de acordo com o horário de funcionamento das mesmas. CLIQUE aqui para endereços e mais informes.

Opinião do editor - Nova ação de Bolsonaro esnuca de novo A. de Moraes e o STF

A notícia-crime ajuizada no STF por Bolsonaro, na qual acusa Alexandre de Moraes por abuso de autoridade (leia nota a seguir) tem a ver com o inquérito que o ministro move no caso de informações que considera vazadas a respeito das investigações da PF sobre o sistema de votação eleitoral. 

Bolsonaro esnuca de novo o ministro e o STF e ganha mesmo diante da evidência de que o STF, movido por espírito de corpo, vá rejeitar seu pedido.

A nova escalada contra Moraes reforça a posição política de Bolsonaro junto aos seus eleitores, mas sobretudo lança nova suspeição sobre o ministro, retirando-lhe condições de presidir o TSE durante o pleito deste ano. 

Em discurso na abertura do Apas Show 2022, segunda-feira, em São Paulo, Bolsonaro sugeriu não cumprir uma ordem do Supremo. CLIQUE AQUI para examinar o que disse Bolsonaro na ocasião.

Bolsonaro processa Alexandre de Moraes por abuso de autoridade

O presidente Jair Bolsonaro  acionou o STF (Supremo Tribunal Federal) contra o ministro da Corte Alexandre de Moraes por abuso de autoridade. 

O relator do caso, ministro Dias Toffoli, está na República Dominicana –só volta ao Brasil amanhã.

Bolsonaro questiona sua inclusão no inquérito das fake news, que investiga a disseminação de notícias falsas contra o STF. Disse que foi mantido como investigado mesmo depois de a PF (Polícia Federal) concluir que ele não cometeu crimes ao falar da segurança do processo eleitoral durante uma live. Com a solicitação, Bolsonaro delimita ainda mais suas divergências com parte do STF. Parece esperar que a Corte rejeite a notícia-crime e pode faturar politicamente com o episódio.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da ação.

Ciclone Yakecan foi um tigre de papel

 O ciclone dissipou-se antes de causar devastações e virar furacão ou tempestade, desmoralizando todos os institutos de meteorologia do RS e do Brasil. As ocorrências de problemas sérios foram residuais.

Apesar disto, o mau tempo é característica, hoje, no Estado.

Uma massa de ar polar traz frio ao Brasil nesta semana. Em Porto Alegre, até quinta-feira, podem ocorrer chuvas de intensidade moderada a forte, com atenção especial para ventos intensos e rajadas que poderão variar entre 60 e 100 quilômetros por hora. As máximas não passam de 17 graus e as mínimas podem atingir 8 graus. 

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/