Sartori chama Cairolli para coordenar Gabinete de Crise

Nesta sexta, 8h, Sartori e Cairolli falarão com a imprensa para anunciar as primeiras medidas do Gabinete de Crise.

Conforme o que o editor tinha adiantado na terça-feira, o governador Ivo Sartori resolveu passar ao seu vice, José Ivo Sartori, a responsabilidade por buscar respostas imediatas para o descontrole existente na área gaúcha da segurança pública.

Esta noite, Sartori anunciou que aceitou o pedido de demissão do secretário Wantuir Jacini e criou um Gabinete de Crise, indicando para coordená-lo o seu próprio vice.

O Gabinete de Crise funcionará pelo menos até a indicação de um novo nome para a vaga de secretário da Segurança.

Ivo Sartori já vem pensando em algo semelhante há mais tempo, mas resolveu agir esta noite em função da enorme repercussão alcançada depois que foi assassinada outra gaúcha, Cristine Fonseca Fagundes, abatida a tiros diante do Colégio Dom Bosco.

Clamor público derruba o secretário gaúcho da Segurança Pública

Balões como este foram colocados diante do edifício onde mora Sartori, zona Sul de Porto Alegre. 


O secretário gaúcho da Segurança Pública, Wantuir Jacini, acaba de pedir demissão. A cabeça do secretário passou a ser exigida depois dos últimos assassínios ocorridos em Porto Alegre.

A sequência de assassinatos de mulheres jovens, brancas, de classe média, mais os massacres em série de grupos de gaúchos em Porto Alegre, tornaram insustentável a posição do secretário.

Polícia já prendeu cinco suspeitos pelo assassinato de Cristine Fonseca Fagundes

A Polícia Civil prendeu cinco suspeitos de participar do latrocínio (roubo com morte) que vitimou Cristine Fonseca Fagundes, 44 anos. A representante comercial foi abordada na Rua Eduardo Chartier, no bairro Higienópolis, zona norte de Porto Alegre. O

Ato público contra assassínio de Cristine Fonseca, protesta neste momento diante da casa de Sartori

O Avaaz promove abaixo assinado para exigir de Sartori a tomada de ações imediatas e de grande porte. Assine em https://secure.avaaz.org/po/petition/

Neste momento, 22h14min, protesto público é realizado diante da casa do governador Ivo Sartori, zona Sul de Porto Alegre, tudo para protestar contra o assassinato da mãe de uma menina de14 anos, e de um menino, no final desta tarde,
 diante do Colégio Dom Bosco, Porto Alegre.

Cristine Fonseca Fagundes, 44 anos, levou um tiro na cabeça, dentro do carro, quando aguardava que sua filha voltasse com o irmão que saía do colégio naquele momento (leia notícias abaixo).,

Quando viu a mãe morta dentro do carro, a filha chegou a desmaiar três vezes, sendo acudida pelos pais de alunos, inclusive um familiar do editor, que também estava no colégio buscando o filho.

Ex-secretário da Segurança quer força-tarefa imediata para conter os crimes no RS

O deputado Enio Bacci, ex-secretário da Segurança Pública, disse há pouco ao editor que o governo precisa ter coragem e organizar uma força-tarefa imediata para enfrentar a criminalidade:

- Enfrentar já, de imediato, porque a cada momento morre uma pessoa assassinada. De domingo para hoje, morreu uma médica, assassinada covardemente; morreram dois trabalhadores esta madrugada, no Parque dos Maias; morreu uma mãe, esta tarde.

Ele criticou tudo o que está sendo feito no momento, classificando as ações atuais como espasmódicas.

O deputado quer uma força-tarefa que reúna guardas municipais, brigadianos, policiais civis, militares, além de promotores e procuradores, interceptando os bandidos armados que vagam pela cidade na busca de vítimas.

CLIQUE no facebook do editor para ver e ouvir o discurso que o deputado fez esta tarde na Assembléia:
https://www.facebook.com/

Insegurança pública atinge níveis insuportáveis em Porto Alegre

Virou clamor público a insegurança pública em Porto Alegre (leia as duas notas a seguir).

Número de latrocínios avançou dramáticos 34% no primeiro semestre no RS

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, o número de latrocínios cresceu 34% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, ao passarem de 66 para 89. O mesmo levantamento apontou também elevação no registro de homicídios dolosos.


Apesar de a Polícia ter realizado operações contra o comércio ilegal de carros, os índices de furto e roubo de veículos também registraram crescimento na comparação entre o

RBS exige imediato controle da violência no RS

Fugindo ao modo tradicional com que trata questões muito sensíveis - extrema cautela - a RBS resolveu empunhar a bandeira da imediata mudança de posição em relação ao verdadeiro caos que domina a área gaúcha da segurança pública.

Esta noite, a RBS tirou editorial no qual exige mudanças imediatas por parte do governo Sartori Leia o trecho mais incisivo da nota:

Senhor governador, senhor secretário de Segurança, senhores parlamentares, senhores juízes, autoridades policiais: a violência está fora de controle em nosso Estado. Por favor, em vez de simplesmente recomendar aos cidadãos que se cuidem, que não saiam de casa à noite, que não parem nas sinaleiras, que não reajam, mostrem que são dignos dos cargos que ocupam. Os gaúchos não querem saber se é assim em outros Estados ou se está faltando recursos para reforçar o policiamento. Querem, simplesmente, continuar vivos. Querem apenas recuperar o direito constitucional e humano de andar livremente pelas ruas sem o risco de serem alvejados por marginais, drogados e facínoras de todos os calibres.
Vamos reunir forças, vamos revisar a legislação, vamos construir presídios, vamos deixar tudo o mais de lado para garantir alguma segurança aos cidadãos. Não é possível que tenhamos de continuar reféns da incompetência das autoridades e da sanha dos fora da lei.

Mãe é morta com tiro na cabeça quando buscava filho no Colégio Dom Bosco

Uma mulher de 44 anos, Cristine Fonseca Fagundes, foi morta com um tiro na cabeça em uma tentativa de roubo de um veículo no final da tarde desta quinta-feira, quando tentava buscar o filho que estuda no Colégio Dom Bosco, bairro Higienópolis, Porto Alegre.

O crime foi praticado pouco depois das 17h, resultou  presenciado por um familiar do editor, que o avisou por mensagem de voz no mesmo momento.

A mãe tinha ido buscar o filho no colégio, quando um homem se aproximou e anunciou o assalto. O disparo ocorreu no momento em que ela tentava tirar o cinto de segurança. O carro da vítima, um Honda Fit, não foi levado.

O criminoso fugiu em um Fiat Palio vermelho, onde era aguardado por outros três homens, em direção à avenida Plínio Brasil Milano. A BM faz busca na região.

No último dia 14, a médica Graziela Müller Lerias, de 32 anos, morreu após ser baleada durante um assalto na Zona Norte de Porto Alegre.

Comissões aprovam parecer que autoriza o Uber em Porto Alegre

Foi aprovado o parecer ao projeto que regulamenta o aplicativo Uber em Porto Alegre, na Câmara dos Vereadores. Elaborado pelo relator-geral, vereador Kevin Krieger (PP), líder do governo na Casa, o documento sugere a aprovação do projeto original, junto a dez das 43 emendas apresentadas.


Quatro das cinco comissões reunidas aprovaram o parecer.

O projeto vai agora para o plenário.

Procurador do MPF junto ao TCU confirma no Senado: "Ela (Dilma) cometeu crime, sim !"

A sessão foi interrompida as 18h e será reaberta as 19h.

O procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU), Júlio Marcelo de Oliveira, autor do parecer que rejeitou as contas do governo de Dilma Rousseff em 2014, reiterou que houve crime de responsabilidade também em 2015. Oliveira, respondeu as primeiras perguntas de senadores no julgamento do processo de impeachment de Dilma.  Ele disse que a presidente afastada não poderia ter editado os decretos sem a autorização do Congresso Nacional. "Os decretos foram emitidos sem a observância deste mandamento constitucional. O Executivo editou decretos considerados como incompatíveis com a obtenção da meta (fiscal)", afirmou.

O procurador acrescentou que o TCU não emitiu qualquer orientação mudando esta regra, nem mesmo quando o Congresso estiver para apreciar propostas que alterem a meta fiscal do ano corrente. "Não há nenhuma decisão do TCU anterior ao julgamento das contas de 2014, ocorrido em 2015, dizendo que tais créditos poderiam ser abertos, desta forma, abonando a conduta do Executivo", disse, completando que também não há exceção nem em casos de arrecadação extra.

Perguntado sobre os atrasos dos repasses aos bancos públicos responsáveis pelo pagamento de benefícios de políticas públicas, como os empréstimos do Plano Safra - chamados pela acusação de pedaladas fiscais, Oliveira disse que "constituem operações de crédito".

O procurador afirmou que houve intenção de maquiar as contas e que "o beneficiário dos pagamentos devido pelo Tesouro ao banco, na verdade, é o tomador de crédito", ou seja, o próprio agricultor. "Ele [o governo] está obrigando o Banco do Brasil a subsidiar o agricultor. E quando o Tesouro está fazendo o pagamento está fazendo para favorecer o agricultor, em nome dele", afirmou.

Júlio Marcelo foi ouvido na condição de informante. 

Análise, Rogério Mendelszki - Fim para as mordomias de Dilma ?

Em caso de impeachment de Dilma Rousseff as atuais mordomias à disposição da presidente afastada serão mantidas?  Notícias publicadas na imprensa e pelos colunistas políticos de Brasília afirmam que Dilma continuará com as prerrogativas desfrutadas pelos ex-presidentes brasileiros (quatro seguranças e dois veículos oficiais), bem inferiores às atuais (um avião da FAB, para se deslocar para Porto Alegre, e a oito servidores públicos: quatro para sua segurança e apoio pessoal, dois veículos, dois motoristas e dois assessores).

A informação contraria o que diz a lei sobre mordomias para ex-presidentes. Em 27.2.2008 o presidente Lula assinou o Decreto nº 6.381 regulamentando a Lei nº 7.474, de 8.5.1986 (medidas de segurança aos ex-presidentes) e estabelecendo logo no artigo 1º.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Cresce aprovação de Temer

O índice de aprovação do presidente interino Michel Temer tem crescido desde que assumiu no lugar de Dilma Roussef, conforme mostra a pesquisa a seguir do Instituto Paraná Pesquisas, divulgada há pouco.

Acompanhe os dados de agosto, julho e junho, pela ordem:

Aprova - 40,6/38,9/36,2
Desaprova - 50,4/52/55,4
Não sabe - 9,1/9,1/8,3

Paraná Pesquisa constata que brasileiros não querem a volta de Dilma

Quase ninguém mais quer saber da volta de Dilma Roussef ao governo, segundo pesquisa que o Instituto Paraná Pesquisas acaba de enviar ao editor.

Acompanhe as respotas dos brasileiros:

Quer a volta de Dilmas - 12%
Prefere a permanência de Temer - 25,8%
Quer novas eleições - 60%
Não sabe ou não opina, 2,1%

Opinião do leitor - Os ratos estão à solta no plenário do Senado

Estes lixos humanos são os que formam a tropa de choque petista e comunista que desde o início da manhã perturba o quanto pode os trabalhos do julgamento final de Dilma Roussef.

Eram esses rebotalhos que administravam o Brasil.

Os ninhos de rato que espalham pelo chão só é comparável ao comportamento e falas desvairadamente mentirosas e repetitivas que seus líderes entoam escandalosamente pelos escaninhos do Senado.

Nunca a Câmara Alta do Brasil foi tão ofendida por representantes de tão baixa extração política, social e cultural.

Para quem acompanhou o espetáculo clean, competente e edificante dos jogos olímpicos, verificar agora essa demonstração suja, incompetente e desmoralizante da tropa de choque petista e comunista é tarefa torturante.

O único consolo para os cidadãos de bem é que esse espetáculo deprimente está no fim e que cada clown neopetista pagará caro e logo pelo que apresenta no Senado.

- A foto é do Antagonista. 

Istoé diz que Dilma poderá ir para a cadeia depois do impeachment

Um muro de um km foi erguido para separar os grupos que defendem e atacam Dilma, mas ninguém apareceu. Dilma já é coisa do passado e nem seus aliados querem mais saberdela. 

NA MIRA da JUSTIÇA Sem foro privilegiado, Lula e Dilma podem ser julgados em primeira instância


A reportagem é da Istoé desta semana, assinada por Pedro Marcondes de Moura. Leia tudo:

Na semana em que o Senado inicia o derradeiro julgamento do impeachment, a presidente afastada Dilma Rousseff enfrenta o auge de sua fragilidade. As preocupações da petista vão além da iminência de deixar o Palácio do Planalto pela porta dos fundos. Agora, pesam contra ela mais do que as acusações por ter editado créditos complementares ou ter cometido as famigeradas pedaladas fiscais, passíveis de perda de mandato. Dilma passou a ser investigada por um crime comum. Desde a última semana, ela corre risco real de ser condenada pela Justiça por interferir na Operação Lava Jato. Atendendo a um pedido do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, determinou a abertura de um inquérito para apurar as suspeitas de que a petista usou o cargo para obstruir a Justiça, o que configura crime. Para Zavascki, há fortes indícios de que Dilma liderou uma conspiração para nomear Marcelo Navarro Ribeiro Dantas ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) em troca do compromisso para soltar empreiteiros presos da Lava Jato, articulou uma tentativa de evitar a delação do ex-senador Delcídio do Amaral e nomeou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para tirá-lo da jurisdição do juiz Sérgio Moro.

Sem foro privilegiado

O momento para as acusações contra ela não poderia ser pior. Dilma já planejava um exílio de oito meses por países latino-americanos, tão logo sua saída do cargo fosse oficializada. Com a decisão de Teori, talvez seja mais prudente mudar o plano.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Expoagas 2016 encerra com R$ 461 milhões em negócios

Crescimento nas negociações é de 13% em relação à edição do ano passado. Alimentos e produtos de higiene puxaram resultado positivo.

Ao lado, Antonio Longo, presidente da Agas.

Em sua edição de 35 anos, a Expoagas 2016 chega ao final nesta quinta-feira, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, garantindo aos 347 expositores um volume recorde de negócios da ordem de R$ 461 milhões. Realizada desde terça-feira pela Associação Gaúcha de Supermercados, a feira apresentou ao varejo mais de 800 lançamentos e novidades em produtos, equipamentos e serviços para todo o comércio. Em seus três dias, o evento recebeu 44,2 mil visitantes e destacou as apostas da indústria e as tendências do varejo para o segundo semestre, e promoveu uma série de palestras, oficinas práticas e seminários sobre áreas técnicas e táticas para o ramo de supermercados. Puxado sobretudo por expositores de alimentos e de produtos de higiene, o resultado positivo nas negociações representa um crescimento de 13% em relação à edição passada do evento, superando as estimativas iniciais dos organizadores.

O montante transacionado entre visitantes e expositores significa uma venda média de R$ 1,3 milhão por estande.

Tendências - Para 89% dos expositores ouvidos pelo Instituto Segmento, a crise influenciou diretamente o hábito de consumo dos gaúchos. Apenas 24% das empresas entrevistadas afirmam que ainda não perceberam uma retomada nos seus negócios.

Perfil dos visitantes - Mais uma vez, os varejistas foram maioria entre os visitantes (81%). Os 44,2 mil visitantes da Expoagas 2016 são oriundos de 6,4 mil empresas diferentes. A feira recebeu participantes de 26 estados brasileiros, além de varejistas da Argentina, Anguilla, Chile, Colômbia, Espanha, Paraguai, Uruguai e Venezuela. Com relação ao gênero dos visitantes, a Expoagas recebeu 66,2% de homens e 33,7% de mulheres ligados ao setor.

CLIQUE AQUI para conhecer muito mais detalhes sobre a Expoagaas.

Juros de cheque especial já valem 318,4% ao ano

Os juros do cheque especial subiram mais, chegando agora aos 318,4% ao ano. É o maior do mundo.

Exército concede sua maior honraria ao juiz Sérgio Moro

No primeiro dia do julgamento final de Dilma Roussef e 48 horas depois dos taques do ministro Gilmar Mendes à Operação Lava Jato, o Exército surpreende e concede sua maior honraria, a Medalha do Pacificador, ao juiz Sérgio Moro

Pompeo de Matos pede que TSE casse o mandato de Giovani Cherini

O deputado gaúcho Giovani Cherini recebeu hoje a citação feita pelo TSE para que se defenda do pedido de cassação do seu mandato, conforme pedido protocolado por seu colega gaúcho, Pompeo de Matos, numa ação também assinada por Carlos Lupi.

Matos e Lupi são respectivamente presidentes dos diretórios gaúcho e nacional do PDT.

O caso está com o ministro Luiz Fux.

Giovani Cherini, atualmente presidente estadual do PR, tem cinco dias para se defender.

Ele disse há pouco que Matos e Lupi alegam que o deputado foi expulso do PDT e que seu mandato pertence ao Partido.

Dica do site - ABC da Saúde.

O site ABC da Saúde foi lançado em outubro de 2001. Clique em www.abcdasaude.com.br O administrador é o empreendedor gaúcho Rolf Udo Zelmanowicz. O objetivo do site é veicular ao público leigo, informações e orientações, de caráter educativo, na área da saúde, promovendo a qualidade de vida através da prevenção e controle de doenças e problemas de saúde coletiva. 

O editor esteve ontem a noite com Rolf e conversou sobre este case de sucesso do RS. 

Publicidade - Reserve para confraternizar com a família, amigos e colegas, Bier Markt, Porto Alegre

A foto é de confraternização de grupo familiar, esta terça-feira.

Reserve confraternização com seus amores, colegas, funcionários e amigos. Vá tamém estanoite. São mais de cem rótulos de diversos Países. Também petiscos inspirados na gastronomia alemã. 
Segurança completa, bom estacionamento de rua, ar condicionado perfeito, também cozinha. 

Biermarkt
Rua Castro Alves, 442
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS

Biermarkt Vom Fass
Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento, Porto Alegre, RS
  
Localização, dicas, serviços: www.biermarkt.com.br

TCE do RS audita e critica o estágio atual do projeto Cais Mauá

O Tribunal de Cotnas do Estado prossegue sua inspeção sobre o andamento do projeto Cais Mauá, Porto Alegre.

Os auditores do tribunal acham que está tudo muito atrasado.

Vivo nega "auditoria geral em curso" sobre área de Marketing

Amos Ganish, o novo presidente, mexe para valer na Vivo.

Embora procurada várias vezes pelo editor e também por outros jornais, blogs, sites e revistas, a nova direção da Vivo (Telefônica do Brasil) nunca quis esclarecer as razões da saída da sua diretora de Marketing, Cris Duclos, reiterando sempre que "desligamentos" e "auditorias" são assuntos de consumo interno, o que significa que a empresa não fala sobre casos do gênero.

Na contradita que a ex-diretora fez da notícia desta página (leia a seguir), Cris Duclos mandou carta que a Vivo expediu no dia 26 de julho para a CVM, esclarecendo pedido de informações sobre o caso do desligamento da funcionária. A CVM quis esclarecimentos sobre notícia do jornal Valor, do dia anterior, intitulada "Telefônica audita área de marketing no Brasil".

A Vivo limitou-se a dizer que segue regras de compliance, nega "procedimentos em curso com as caqracterístias referidas" (auditoria na área de marketing) e esclarece quanto ao desligamento da sua ex-diretora:

- E, quanto ao desligamento da executiva que ocupava o cargo de Diretora de Imagem e Comunicação, a companhia reitera sua prática de não comentar questões dessa natureza",

Ronaldo Caiado para Gleise: "Nós não somos assaltantes de aposentados !"

No mesmo tom da acusação feita pela senadora Gleise Hoffman ("O Senado não tem moral para julgar ninguém"), o senador Ronaldo Caiado esbravejou fora do microfone e de modo anti-regimental:

- Não nos confunda: nós não somos assaltantes de aposentado.

A acusação de Ronaldo Caiado é contra o marido de Gleise Hoffman, o ex-ministro Paulo Bernardo, que esteve preso no âmbito da operação que investiga corrupção nos empréstimos consignados tomados por aposentados.

A base governista não ouviu nada calada.

Foi na base do bateu-levou.

A tropa de choque petista tenta impor sua narrativa de golpe, tumultuar, procrastinar e mistificar.

Ex-diretora de Marketing da Vivo refuta denúncias sobre sua verdadeira saída da Vivo.

A ex-diretora de Marketing da Vivo, Cris Duclos, alegando a "gigantesca visualização" mandou longo esclarecimento a respeito das condições de sua saída da empresa, objetivando "devolver a verdade" às notícia sobre o caso. A ex-diretora da Vivo usou os serviços dos advogados Peixoto&Cury, o que levou o editor a contratar de imediato os serviços profissionais do advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa, o mesmo jurista que defendeu o ex-deputado Roberto Jefferson no STF.

Eis o que disse Cris Duclos:

- Vivendo acordada um pesadelo que se equivale à tragédia vivenciada por inocentes no triste episódio da Escola Base (...) Trabalhei durante os últimos oito anos como diretora de Imagem e Comunicação da Vivo, com resultados reconhecidos dentro e fora da empresa. Fui eleita a melhor profissional de marketing em 2013 com o Prêmio Caboré, o mais importante do País. Ganhei, em 2015, o prestigiado prêmio Woman to Watch, jornal meio e Mensagem. Este ano representei o Brasil como jurada no Festival de Cannes, o mais importante do mundo. 

A ex-diretora da Vivo alega que foi acusada, injusta e inescrupulosamente, de corrupção privada em um caso envolvendo a empresa Vivo, enquanto diretora, que teria se dado por meio de conluio com as agências África, DPZ e Y&R (...) mas as agências continuam prestando seus serviços normalmente à empresa para a qual trabalhava. A própria Vivo negou oficialmente a existência de qualquer procedimento de auditoria em curso. Também negou que tenha feito revisão de contratos e/ou acordos com prestadores de serviço com vistas a possíveis descredenciamentos.

CLIQUE AQUI para ler o texto da longa contradita de Cris Duclos.

Pilote F1 do simulador da Red Bull no Bourbon Wallig, Porto Alegre

O Bourbon Shopping Wallig recebe até o dia seis de setembro uma novidade para os fãs de automobilismo. O shopping apresenta um simulador da Red Bull para o público experimentar a sensação de pilotar um carro da categoria F1. Gratuitamente, os clientes poderão realizar um percurso virtual pelo Autódromo de Silverstone (Inglaterra). Na categoria mais nobre do automobilismo, a Red Bull atua com as escuderias RBR (Red Bull Racing) e STR (Scuderia Toro Roso). 

A atividade funciona todos os dias, das 12h às 20h, no mall do 1º andar do empreendimento. 

Saiba como consultar e verificar se você possui abono salarial para sacar

O Ministério do Trabalho disponibiliza mais uma facilidade para os trabalhadores que ainda não sacaram o Abono Salarial ano-base 2014. A partir desta quinta-feira (25), está disponível no site do Ministério uma lista com o nome de todos os trabalhadores que tem direito ao benefício e que ainda não procuraram uma agencia da Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para realizar o saque.
 Para realizar a consulta é necessário que o trabalhador entre no site do Ministério do Trabalho (www.trabalho.gov.br), clique no banner “Abono Salarial”, localizado na parte superior da tela, e realize a consulta. Para avançar na pesquisa basta que o trabalhador localize seu estado e seu município, e procure seu nome, que constará em uma lista em ordem alfabética.

Outros canais - Os trabalhadores ainda podem consultar se tem direito ao benefício pelo portal http://abonosalarial.mte.gov.br/, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.

Outras informações podem ser obtidas diretamente com a Caixa, no caso do PIS, no telefone 0800-726 02 07, ou Banco do Brasil, no caso do Pasep, pelo número 0800-729 00 01. Os atendentes da Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também podem ajudar.

Onde está Arno Augustin ?

Dilma é a Mãe das Pedaladas, mas o Pai das Pedaladas é Arno.


A jornalista Carolina Bahia, Zero Hora, chama a atenção para um personagem central do escândalo das Pedaladas Fiscais, no caso o gaúcho Arno Augustin, chefão do Tesouro Nacional durante os mandatos de Lula e Dilma.

Diz a jornalista:

Ele não foi convocado para ser testemunha de defesa de Dilma, já que as pedaladas fiscais são um dois temas do debate.

Desde que saiu do governo Dilma, Arno Augustin recolheu-se ao anonimato e mora em Porto Alegre. Nesta campanha, ajuda Raul Pont na sua campanha atual.

CLIQUE AQUI para ler entrevista do ex-ministro Guido Mantega, acusando Arno pelas pedaladas.
CLIQUE AQUI para examinar documento dos técnicos do Tesouro, no qual advertiram Arno sobre as pedaladas.

PUBLICIDADE
EXPOAGAS 2016
AINDA HÁ TEMPO: vá hoje, dia 25 de agosto, na Fiergs, Porto Alegre. Supermercados, bares, lojas e demais segmentos do varejo. Participem da feira de negócios e convenção com palestras de Max Gehringer, Augusto Cury, Marcio Atalla, os jornalistas do Manhattan Connection e outras atrações. Inscrição em WWW.AGAS.COM.BR. Patrocínio Master Nestlé. Expoagas 2016, uma realização Agas- Associação Gaúcha de supermercados. Participe!

Gleise Hoffman tumultua para impedir julgamento de Dilma no Senado

A suspensão durou 5 minutos e a sessão reiniciou.

O presidente do STF, Ricardo Lewandowsiky, foi obrigado a suspender a sessão de julgamento da presidente afastada Dilma Roussef, o que ocorreu neste omento, 11h20min, tudo porque a senadora Gleise Hoffman, respondendo a acusações do senador Magno Malta, declarou o seguinte:

- Que moral tem este Senado para julgar Dilma ?

A reação dos senadores foi irada, gerando tumulto.

Os senadores do PT tentam há muitos meses para impor a narrativa do golpe, procrastinar os trabalhos e, na sessão de hoje, ficou claro que farão "o diabo" para tumultuar e impedir que as sessões sigam adiante.

Prefeito Rui Palmeira ocupa terceiro lugar na disputa em Maceió

O prefeito atual de Maceió, Alagoas, Rui Palmeira, apesar dos 58,1% de aprovação do seu governo, não lidera a disputa eleitoral local. Veja estes números que o editor recebeu esta manhã do Instituto Paraná Pesquisas:

Paulão, 36%/ Cicero Almeida, 23,1%/ Rui Palmeira, 20,6%/ JHC, 12,8%/ Fernando do Village, 11,8%/ Gustavo Pessoa, 10,6%/ Paulo Memória, 8,5%.

CEO do shopping Total vai passar 20 dias no Alaska

O CEO do shopping Total, Eduardo Oltramari, Porto Alegre, vai passar 20 dias no Alaska. Foi o que ele contou ontem ao meio dia ao editor, durante almoço no novíssimo Café Colonial Bela Vista.

Oltramari vai de férias.

Artigo, Marcelo Aiquel - Quem quer democracia ?

Esta pergunta me aflige desde um fato ocorrido no último dia 18, aqui na UFRGS, em Porto Alegre.
      
Um pequeno grupo reuniu-se para debater sobre “DEMOCRACIA”.
      
Mas, para meu espanto, o debate não deu espaço para a opinião contrária. Somente tiveram voz aqueles que defendem um “Estado Democrático de Esquerda”. Não algo pluri ideológico, como seria de se imaginar.
      
Quando qualquer pessoa razoavelmente aculturada sabe que DEMOCRACIA é um regime político que permita o exercício livre e ordeiro de uma sociedade, seja nas opiniões, seja nas escolhas de cada cidadão, nos damos conta que este grupo quer impor a SUA OPINIÃO “na marra”.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Ex-diretor da Gerdau e Estácio é o novo chefe de RH do Pão de Açúcar

Miguel de Paula, ex-diretor de gente e gestão na Estácio Participações, será o responsável pela área de recursos humanos do Multivarejo, a operação de varejo alimentar do Grupo Pão de Açúcar.

Além da Estácio, ele já comandou o RH da Gerdau e da Votorantim Cimentos.

Metade dos inadimplentes brasileiros sabem que não poderão pagar suas contas nos próximos três meses

Pesquisa nacional divulgada ontem pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPCBrasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostra que quase metade dos brasileiros inadimplentes (46,5%) não têm condições de pagar suas dívidas em atraso nos próximos três meses. Seis em cada dez entrevistados (61,2%) no estudo “Perfil do Inadimplente Brasileiro” acreditam que a situação financeira piorou na comparação com o ano passado, seja em razão do endividamento (24,4%), porque estão desempregados (16,4%) ou pelo fato da renda ter diminuído (20,4%). Apenas uma em cada cinco pessoas entrevistadas (20,6%) tem intenções de pagar e reúne condições para quitar as dívidas integralmente nos próximos 90 dias.

Nos últimos anos, a recessão, o desemprego e os efeitos da inflação enfraquecem o poder de compra das pessoas. 

Aluguel, plano de saúde e condomínio são principais contas em dia.

As principais contas que os devedores têm são de serviços básicos de água e luz (57,6%), cartão de loja (47,5%), contas de telefone (41,9%) e cartão de crédito (40,4%). Os compromissos que mais se encontram em dia, são o aluguel (94,9%), o plano de saúde (91,8%) e o condomínio (91,3%). Por outro lado, considerando as contas em atraso, as principais são relacionadas a serviços de crédito como empréstimo em bancos ou financeiras (89,6%), parcelas do cartão de loja (83,9%), cartão de crédito (74,9%) e contas de crediário e carnês (68,7%). 

O levantamento do SPC Brasil e CNDL também identificou quais são os principais produtos e serviços que os consumidores compraram e que os levaram às dívidas e à inadimplência: roupas (45,0%, aumentando para 50,6% entre as mulheres e 57,7% entre os desempregados), calçados (25,8%) e eletrodomésticos (17,4%) – 11% nem ao menos se lembram dos produtos comprados.

CLIQUE AQUI para examinar mais dados da pesquisa.

Dax Resinas fechou as portas

Fechou a Dax Resinas, Porto Alegre, RS. A empresa tinha 16 anos.

GM de Gravataí emplaca seu carro número 3 milhões

A GM de Gravataí está comemorando a marca de 3 milhões de veículos produzidos, exatamente no momento em que comemora 16 anos de operações no RS. A marca foi atingida com a produção de um Onyx Activ.

O primeiro modelo da montadora foi o Celta, que não é mais produzido.

A GM de Gravataí foi a primeira a se instalar fora de SP e a primeira a operar com sistemistas dentro do mesmo complexo industrial.

PT faz coligação em 135 municípios gaúchos com o "golpista" PMDB

Hoje, no Senado, o PMDB expurga do governo a líder máxima do PT.

Os jornalistas Gabriel Jacobsen e Diego Oyarzabal, da Rádio Guaíba, descobriram que apesar de todas as diferenças atuais, PMDB e PT acertaram coligações em 135 municípios do RS.

Os diretórios locais do PT não aceitaram a ordem estadual de não coligar com "golpistas".

RS já tem 32 prefeitos com eleições garantidas por antecipação

40% dos prefeitos do RS não disputarão reeeleição.

O RS é o Estado com o maior número de municípios onde o prefeito da cidade já é conhecido antes mesmo das eleições.

É o que revela a Confederação Nacional dos Municípios, que informa: dos 5.568 municípios brasileiros, 97 terão candidato único, sendo 32 no RS.

A CNM informou que 16.297 brasileiros disputam cargos de prefeitos.

Acompanhe, aqui, o julgamento final de Dilma Roussef

TV Senado, Globonews e Bandnews já transmitem em tempo real a sessão comandada pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que começou a julgar nesta quinta-feira, 25, a presidente afastada Dilma Rousseff por crime de responsabilidade fiscal. A sessão dá início à fase final do processo de impeachment. A petista é acusada de ter cometido irregularidades na gestão do Orçamento.

Dilma – que foi afastada da Presidência em maio, após a primeira votação na Casa -, será condenada se ao menos 54 dos 81 senadores considerarem que ela é culpada por ter editado três decretos de suplementação orçamentária sem o aval do Congresso e por ter cometido as chamadas pedaladas fiscais ao atrasar o pagamento de repasses pela União ao Plano Safra, do Banco do Brasil.

Eis o vídeo que Lewandowsky não quer exibir o julgamento de Dilma.

O ministro Ricardo Lewandowsky, que preside esta fase final do julgamento do impeachment de Dilma Roussef, não permitiu a exibição do vídeo gravado pelo jurista Hélio Bicudo, um dos autores do pedido que resultará no expurgo da líder do PT.

O jurista não pode ir a Brasília por problemas de saúde.

Veja e ouça o testemunho de Hélio Bicudo, que foi um dos primeiros filiados ao PT e que se afastou do Partido quando começaram as roubalheiras.

Artigo, Carlos Chagas - Quem será o adversário de Lula em 2018 ?

Em dois anos, tudo pode acontecer, até não acontecer nada. Assim, a indagação que se estende para 2018 refere-se a quem será o adversário do Lula no segundo turno das eleições presidenciais. Porque, de início, não se cogita de acabar com o sistema de votação em  dois turnos, um com todos candidatos, outro apenas com os dois primeiros, ficando o vencedor obrigado a apresentar  a metade mais um  dos votos.

Apesar da torcida que fazem os principais partidos, mais boa parte do eleitorado, das elites, das forças conservadoras e da mídia, a verdade é que o ex-presidente será o candidato do PT e forças afins, mais a maioria dos sindicatos e a legião dos  temerosos beneficiados dos programas sociais hoje ameaçados. Dúvidas inexistem de que  a campanha do Lula já começou, e mais se acentuará após as eleições municipais.

Do outro lado, a incógnita prevalece: o segundo colocado será Aécio Neves, Geraldo Alckmin, José Serra, Marina Silva, Ciro Gomes, Henrique Meirelles,   Ronaldo Caiado, Jair Bolsonaro ou, hipótese em aberto, Michel Temer ?

CLIQUE AQUI para ler tudo.

As 9h, Senado começará a via legal final para o expurgo de Dilma Roussef

Dilma será expurgada da vida pública pelos crimes que cometeu no governo. A partir das 9h, TV Senado, Globonews e Bandnews transmitirão tudo ao vivo

Sem qualquer clima político de tensões política e social, o Senado inicia às 9h desta quinta-feira o julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), último passo do processo que pode – e deve – afastar a petista definitivamente do cargo e levá-la a ficar inelegível por oito anos. 

Para que o desfecho mais provável seja confirmado, dois terços dos senadores, ou seja, 54, devem votar pela condenação dela por crimes de responsabilidade. A sentença deve conhecida na próxima terça-feira. O início do julgamento final foi aprovado por 59 senadores, contra 21. 

As sessões serão comandadas no Senado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. 

A fase derradeira do processo de impeachment começa com a oitiva das seis testemunhas de defesa e das duas de acusação arroladas pelas partes. Lewandowski, os senadores e advogados de defesa e acusação questionarão, nesta ordem, as testemunhas, em oitivas que podem se estender durante o final de semana.

Às 9h da segunda-feira, dia 29, depois de finalizada a fase de inquirição das testemunhas, Dilma Rousseff terá 30 minutos para fazer a própria defesa diante dos senadores. Após o discurso da petista, cada um dos parlamentares poderá questioná-la durante cinco minutos, mesmo tempo destinado aos advogados de defesa e acusação. Dilma pode escolher responder ou não às perguntas dos senadores.
Concluídos os questionamentos à presidente afastada, terá início a fase de discussão. Acusação e defesa terão cada uma, nesta ordem, uma hora e meia para falar. Réplicas e tréplicas dos dois lados terão a duração de uma hora. Depois de acusação e defesa, cada senador inscrito poderá falar por dez minutos.

Ao final desta etapa, Ricardo Lewandowski lerá um relatório resumido, com os fundamentos de acusação e defesa, e terão início os encaminhamentos. Neste ponto, dois senadores favoráveis à condenação de Dilma Rousseff e dois contrários podem defender suas posições por até cinco minutos cada.

Após os encaminhamentos, a votação nominal eletrônica será, enfim, aberta. Os senadores deverão responder se Dilma Rousseff cometeu ou não crimes de responsabilidade.

Tarso quer expurgo da direção nacional do PT

O ex-governador Tarso Genro avisou que chegou a hora de trocar o comando nacional do PT, pórque na sua opinião o Partido deve estabelecer um pacto interno para abrir espaço a novos dirigentes e promover uma renovação programática no médio e longo prazo. Para Tarso Genro, ex-governador do Rio Grande do Sul, autor da frustrada proposta de " refundação" da sigla em 2005, no auge do período do mensalão, época em que foi presidente do PT.

A proposta de expurgo nacional da direção do PT está em entrevista publicada hoje pelo jornal Valor, exatamente no dia do início do julgamento final que poderá resultar no expurgo de Dilma Roussef. 

Temer diz que já tem os 54 votos que precisa para mandar embora Dilma Roussef

Questionado na saída de um evento sobre quantos votos acredita ter a seu favor, Temer foi direto e sucinto: 

- Cinquenta e quatro

É o que  aponta reportagem publicada nesta quinta pela Folha.

54 é o mínimo necessário para cassar Dilma Roussef.

O ministro Eliseu Padilha, acha que Temer é pessimista.

Seu número:

- 63.

Além de Dias Toffoli, MPF de Janot teria investigado dois outros ministros do STF

Gilmar Mendes não é mais o queridinho da direita. Agora, ele passou a ícone do lulopetismo e seus asseclas, porque parece tentar sabotar a Lava Jato. 


A colunista Mônica Bergamo, Folha de S. Paulo, informa hoje que a Lava Jato investigou outros dois ministros do Supremo Tribunal Federal, além de Dias Toffoli.

O que diz a jornalista:

- O governo de Michel Temer acompanha com lupa a crise entre o Ministério Público Federal e o STF (Supremo Tribunal Federal). E tem informações de que procuradores tentaram investigar, além do ministro Dias Toffoli, também assessores e familiares de outros dois magistrados da corte. O STF trabalha com a mesma informação.

CLIQUE AQUI para ler toda a nota da jornalista.

Gilmar Mendes foi o ministro da corte que reagiu com mais contundência e acabou sendo acusado por associações de magistrados de tentar blindar Dias Toffoli, a si mesmo e o STF. 

Crise obriga demissões e redução de dias de funcionamento do Museu Iberê Camargo

A Fundação Iberê Camargo, cujo museu abriu em Porto Alegre por iniciativa do industrial Jorge Gerdau em 2008, enfrenta dura crise, está sem dinheiro e foi obrigada a demitir 9 dos seus 45 empregados - um corte de 20% no pessoal.

O museu, projeto do arquiteto Álvaro Siza, é cartão postal da Capital.

O Iberê Camargo, além disto, não abrirá mais de terça a domingo, mas, agora, apenas às sextas e sábados, e apenas á tarde.

Temperatura poderá chegar a 30 graus nesta quinta-feira

O início do desta quinta-feira foi de céu azul, céu claro e temperatura amena em Porto Alegre, mas foi muito frio,  com mínimas  entre 2°C e 5°C em São José dos Ausentes e Vacaria. No Estado, durante o dia, haverá sol intenso, céu claro e nuvens altas.


A partir da tarde, a temperatura aumentará e superará os 25°C registrado nesta semana no Estado. Em Porto Alegre, a quinta deve começar com 9°C e alcançar os 27°C. 

Juizes dizem que Gilmar Mendes quer acabar com a Lava Jato

Em nota que divulgou ontem, o presidente da Associação de Magistrados do Brasil, João Ricardo Costa, criticou duramente o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, depois que ele acusou a força-tarefa da Lava Jato de tentar vazar informações para constranger o ministro Dias Toffoli:

- É lamentável que um ministro do STF, em período de grave crise no país, milite contra as investigações da Operação Lava-Jato, com a intenção de decretar o seu fim, e utilize como pauta a remuneração da magistratura. O ministro defende financiamento empresarial de campanha e busca descredibilizar as propostas anticorrupção que tramitam no Congresso Nacional, ao invés de colaborar para o seu aprimoramento.

Gilmar Mendes chamou policiais e procuradores de “falsos heróis” alimentados pela imprensa e disse que vários juízes de instância inferior ganham até R$ 100 mil por mês, burlando o teto constitucional de R$ 33,7 mil
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/