Artigo - Sem medo do passado, por FHC


Artigo - Sem medo do passado - 7/2/2010
por Fernando Henrique Cardoso

Lula “distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos”.

O presidente Lula passa por momentos de euforia que o levam a inventar inimigos e enunciar inverdades. Para ganhar sua guerra imaginária, distorce o ocorrido no governo do antecessor, autoglorifica-se na comparação e sugere que se a oposição ganhar será o caos. Por trás dessas bravatas está o personalismo e o fantasma da intolerância: só eu e os meus somos capazes de tanta glória. Houve quem dissesse “o Estado sou eu”. Lula dirá, o Brasil sou eu! Ecos de um autoritarismo mais chegado à direita.Lamento que Lula se deixe contaminar por impulsos tão toscos e perigosos. Ele possui méritos de sobra para defender a candidatura que queira. Deu passos adiante no que fora plantado por seus antecessores. Para que, então, baixar o nível da política à dissimulação e à mentira?A estratégia do petismo-lulista é simples: desconstruir o inimigo principal, o PSDB e FHC (muita honra para um pobre marquês...). Por que seríamos o inimigo principal? Porque podemos ganhar as eleições. Como desconstruir o inimigo? Negando o que de bom foi feito e apossando-se de tudo que dele herdaram como se deles sempre tivesse sido. Onde está a política mais consciente e benéfica para todos? No ralo.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo. O artigo do ex-presidente FHC está sendo publicado neste domingo pelos principais jornais brasileiros.

Temer é reeleito para a presidência do PMDB


O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), foi reeleito neste sábado presidente do partido. Em convenção marcada por uma guerra de liminares – uma ala do partido questionava a antecipação do evento, inicialmente marcado para março - Temer foi reconduzido ao cargo por aclamação.

. De um total de 597 votos, Temer foi eleito com 591. Dois votos foram nulos e quatro brancos.

. Temer é um dos principais integrantes do partido cotados para assumir a candidatura à vice-presidência da República. Ao permanecer no controle, impulsiona a escolha de seu nome para chapa com o PT.
* Na foto acima, o presidente reeleito do PMDB, Michel Temer, acompanhado do ex-presidente José Sarney. Aqui vale o ditado, "me diga com quem andas, te direi quem és".

Dilma com a síndrome da língua e da mente presas

Enquanto alguma alma boa recolhe os discursos de Dilma Roussef em São Leopoldo e na Assembléia, sexta e sábado, o leitor pode curtir as pérolas a seguir, recolhidas do discurso que ela pronunciou esta semana na inauguração do novo gasoduto da Petrobrás. O leitor perceberá que a ministra não consegue articular duas frases completas, sem parecer que sofre da síndrome da língua e da mente presas. Leia e passe adiante, porque dona Dilma quer ser presidente do Brasil.

No PAC, esse segmento do gasodutos ele é muito importante (..) permite que hoje, com a temperatura que nós temos aqui, está previsto que mais ou menos se atinja algo como 36, 37, 38 graus, isso implica consumo de ar-condicionado, implica também o fato de que nós sabemos que houve, porque o presidente diminuiu a isenção do IPI, uma compra, né, de eletrodomésticos, a chamada linha branca, né, geladeira e outros eletrodomésticos, permitindo então que as pessoas também tivessem um nível melhor”.
“No nosso país, é muito importante essa questão de oportunidade. E o PAC eu acho que ele trouxe um grande impulso, um impulso enorme no Brasil, que é o impulso de construir aquilo que estava faltando no Brasil”.
“Nós só seremos quinta potência se o povo brasileiro for quinta potência nossa, a nossa quinta potência”.
“Dar um passo além no sentido de que todas as crianças do Brasil tenham direito a creche (…) Porque todos os estudos mostram que a diferença, a diferença, o momento importantíssimo na vida de cada um de nós seres humanos se dá entre 0 e 3, 3 e 5 anos, que é quando a gente se forma. E quando uma pessoa, quando uma criancinha não tem na família o acesso a livros, o acesso a todas as questões culturais que uma criança de classe média tem, ela não tem a mesma oportunidade do que as outras (…) Vocês vejam que é possível perfeitamente ter uma visão ampla do país, unir gasoduto com creche pra criança”.

Jair Soares anuncia ao PP que é candidato à Assembléia do RS

O ex-governador Jair Soares já avisou ao seu Partido, o PP, que disputará uma vaga de deputado na Assembléia do RS.

Ministro que inocenta Lula e Dilma foi ex-sócio da sub de Dilma

Este é o ministro do TSE que acha que não são nada demais os comícios eleitgoraiscomo os de ontem e de hoje (prefeitura de São Leopoldo e Assembléia Legislativa), tudo pago com dinheiro público, inclusive os jatinhos da FAB, não são nada demais, embora a oposição não faça ou não queira fazer o mesmo.

. O clipping é do blog do senador Álvaro Dias, do PSDB do Paraná:

Erenice Guerra, o braço direito da ministra Dilma Rousseff na Casa Civil da presidência da República (envolvida na elaboração do dossiê anti-FHC), emplacou Joelson Dias, seu ex-sócio em um escritório de advocacia, como novo ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral. Ele tomará posse no próximo dia 16. O Supremo Tribunal Federal (STF) deveria ter encaminhado para a escolha de Lula uma lista com os nomes dos advogados Admar Gonzaga, Alberto Pavi e de um terceiro. O de Gonzaga, que constara de listas anteriores, evaporou-se. Ele advogou várias vezes para o DEM. Pavi passou a encabeçar a lista. Que foi completada com Evandro Pertence, filho do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence, e Joelson. Lula mandou às favas o costume que respeitou nos últimos seis anos de nomear o cabeça de lista.


LINK PATROCINAD
42 marcas globais de chopes e cervejas artesanais
Bier Markt, Porto Alegre, Castro Alves 442
Reserve, sábado, 3013.2300
Temporada de segundo ano já começou. Também petiscos alemães. Segurança. Estacionamento fácil. Ar condicionado fortão.
- 8 torneiras de chope, sem uso de serpetina para não alterar sabor. Um grau em barris no balcão. Copos customizados.

Lula troca "porco" por "boi" ao discursar em São Leopoldo

Vamos concordar que Lula não tem mais a língua presa e melhorou muito o conteúdo dos seus discursos, mas ainda assim continua cometendo gafes e trocando as bolas quando se aventura por universos que desconhece.

. Nesta sexta, em São Leopoldo, referindo-se às viagens que faz para fiscalizar ou inaugurar obras, Lula alertou:

- O olho do dono engorda o porco.

. O ditado não é este. Aliás, a expressão nem é típica do RS, embora seja utilizada em todo o Estado. O ditado correto é:

- O olho do dono engorda o boi.

. A expressão significa que nenhum interesse seria superior ao do proprietário de um negócio quando se fala em preservá-lo e melhora-lo e, para tal, estar sempre por perto, “vigiando”, seria essencial

APROVEITE
Leia o livro "A Revolução dos Bichos" e compare com o que ocorre no Brasil:
http://d.yimg.com/kq/groups/13057375/443381438/name/arevolucaodosbichos.pdf

Serra defende Judiciário autônomo

Ao defender um Poder Judiciário "cada vez mais forte", o governador José Serra, pré-candidato do PSDB à Presidência, criticou ontem iniciativas que afrontem a autonomia e a independência dos juízes. "Uma das marcas do pensamento autoritário mesmo disfarçado de democrático no nosso país é a conduta de impor restrições ao exame da violação dos direitos por parte do Judiciário e das instituições de fiscalização e controle", disse Serra na cerimônia de posse do desembargador Antonio Carlos Viana Santos na presidência do Tribunal de Justiça do Estado.

. Segundo matéria do Estadão, o endereço da mensagem do governador é o Palácio do Planalto, que, por meio do Programa Nacional de Direitos Humanos, quer impor audiências públicas no âmbito do Executivo como pré-requisito para concessão de liminares judiciais em reintegração de posse. "Da mesma forma que o regime brasileiro militar limitou a concessão de habeas corpus, absolutamente inaceitável, é também inaceitável a ideia de se dificultar, por exemplo, a concessão de liminar em reintegração de posse no caso de conflito agrário. Essa é uma prerrogativa do Poder Judiciário, que obedece à lei e à Constituição", argumentou Serra.

Dilma faz campanha explicita e TSE se cala


Clipping
Revista Veja - 6 de fevereiro de 2010
Dilma cozinha o TSE e sobe nas pesquisas

A ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, candidata do presidente Lula na sucessão presidencial, participou na semana passada do programa Superpop, da Rede TV!, apresentado pela magnética Luciana Gimenez. O ponto alto foi televisionado de uma cozinha improvisada nos bastidores, onde a ministra se propôs a fazer uma omelete. Daquele momento em diante, Dilma fez omeletes sem quebrar ovos, prato típico do político com cargo no Executivo e que não pode perder uma chance daquelas de fazer campanha fingindo não estar pedindo votos. Foi um show de culinária política. Jornalistas amestrados eram chamados no monitor com o objetivo de levantar a bola para a ministra cortar. Ela aproveitou todas as deixas. Saiu aplaudida e feliz de ter tido a oportunidade de se mostrar "gente como a gente", nas próprias palavras dela.

Nos últimos meses, fazendo de conta que não é o que todo mundo sabe que ela é, Dilma trocou definitivamente os terninhos de ministra pelo figurino de candidata. Fora da cozinha, em eventos em que aparece sempre ao lado do presidente Lula, a ministra tem conseguido tocar sua campanha à Presidência da República sem o menor constrangimento legal e sem chamar a atenção do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os partidos de oposição vêm tentando, sem sucesso, configurar as aparições da candidata à sucessão de Lula como sendo campanha eleitoral antecipada. As reclamações ao TSE são feitas caso a caso. E, uma a uma, elas têm sido indeferidas.

CLIQUE aqui para ler a materia completa na revista Veja.

CLIQUE na imagem acima para ler o texto de Reinaldo Azevedo sobre o TSE.
LINK PATROCINADO
Cozinha contemporânea gaúcha
Bah
Programe seu almoço deste domingo. BarraShoppingSul. Porto Alegre.
Farta carta de vinho e 400 rótulos na casa.

A ideologia chavista do PT


As notas sobre o conflito no Oriente Médio são a manifestação clara de opção ideológica em detrimento dos interesses nacionais permanentes (veja o quadro ao lado). Ao Brasil, que almeja legitimamente aumentar seu protagonismo internacional, interessaria não o engajamento ao lado de um dos contendores, mas a mais notória neutralidade nas complexas disputas do Oriente Médio. O comprometimento do Itamaraty é ainda mais evidente nos temas latino-americanos. As notas defenderam manobras liberticidas dos governos esquerdistas da Bolívia, da Venezuela e de Cuba, mas condenaram a deposição do presidente hondurenho Manuel Zelaya. Como ficou claro no episódio, Zelaya decidiu rasgar a Constituição de seu país para, com o apoio de Hugo Chávez, dar um golpe. "O episódio de Honduras confirmou um fenômeno preocupante: as posições do Itamaraty e de Chávez na política regional coincidem quase sempre", diz José Botafogo Gonçalves, presidente do Centro Brasileiro de Relações Internacionais, no Rio de Janeiro. Clipping
Bandeiras ideológicas
Revista Veja - 6 de fevereiro de 2010

Na Venezuela, há quarenta cidadãos presos apenas por discordar de Hugo Chávez. Um deles é Raúl Baduel, ex-ministro da Defesa, que rompeu com Chávez por se opor aos planos do tirano de se perpetuar no poder. O Ministério das Relações Exteriores do Brasil nunca emitiu uma única nota de repúdio à prisão de Baduel. Desde que Lula assumiu a Presidência, há sete anos, o Itamaraty mantém silêncio a respeito das medidas autoritárias na Venezuela. Outros países recebem um tratamento diferente. A diplomacia brasileira, por exemplo, divulgou três notas criticando a repressão política em Mianmar, na Ásia, duas delas contra a prisão domiciliar da vencedora do Prêmio Nobel da Paz Aung San Suu Kyi.
CLIQUE na imagem acima para ler o texto completo.

Lula nega ter escolhido o Rafale para equipar FAB

O presidente Lula negou que o caça francês Rafale já tenha sido escolhido como o modelo a ser comprado para reequipar a FAB (Força Aérea Brasileira). O jornal Folha de S.Paulo revelou anteontem que o Rafale foi escolhido em uma reunião do presidente com o ministro Nelson Jobim (Defesa) na terça, depois que a fabricante do avião, a Dassault, reduziu de US$ 8,2 bilhões (R$ 15,1 bilhões) para US$ 6,2 bilhões (R$ 11,4 bilhões) o preço dos caças e do pacote.

. "Não há qualquer decisão tomada em relação à compra dos caças. Trata-se de uma escolha muito importante para o governo e para o Brasil, considerando a nossa determinação de fazer da política nacional de defesa um eixo de desenvolvimento econômico e de autonomia tecnológica", disse Lula, em entrevista publicada ontem pelo Jornal do Comércio, de Porto Alegre.

Marina vai usar web para se tornar conhecida

De olho nas eleições de outubro, a pré-candidata do PV à Presidência, senadora Marina Silva, turbinou nesta semana sua presença no mundo virtual. A senadora estreou quarta-feira o blog Minha Marina (www.minhamarina.org.br), com um post prometendo mostrar passo a passo sua rotina de candidata. Na quinta-feira, voltou a escrever em sua página na rede de microblogs Twitter, criada em 22 de janeiro.

PT prevê até intervenção nos Estados por aliança de centro

Empenhada em garantir palanques estaduais para a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pré-candidata à Presidência, a cúpula do PT ameaça até mesmo intervir em diretórios que se recusarem a cumprir a orientação nacional de aliança com o PMDB. Documento a ser apresentado no 4º Congresso Nacional do PT. O encontro que homologará a candidatura de Dilma e definirá a política de alianças que enquadra as seções estaduais do partido e, sem usar o verbo intervir, afirma que a "prioridade máxima" é o projeto nacional.

. As direções do PT e do PMDB ainda não conseguiram fechar acordo em Minas, Pará, Ceará, Mato Grosso do Sul, Bahia e Maranhão. No Rio, o PT vai apoiar o governador Sérgio Cabral (PMDB), mas o ex-governador Anthony Garotinho (PR), pré-candidato ao Palácio Guanabara, quer Dilma em seu palanque. "Apoio não se rejeita", comentou Dutra. "Se o Garotinho diz que apoia a Dilma, a Dilma vai chutá-lo"

Justiça mantém convenção do PMDB para este sábado

Por determinação do ministro Cesar Asfor Rocha, presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a convenção do PMDB está mantida para este sábado, a partir das 9h, no Congresso Nacional. Asfor Rocha cassou no fim da noite dessa sexta-feira uma liminar da desembargadora Vera Andrighi, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal, que impedia a realização do encontro.

. As decisões judiciais são reflexos da divisão interna do partido, que deve reconduzir o presidente da Câmara, Michel Temer (SP) (foto), para o comando da legenda. Cotado para ser vice na chapa encabeçada pela ministra Dilma Rousseff (PT), o nome de Temer encontra resistência nos diretórios peemedebistas do Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e São Paulo.

. Em nota publicada em seu site, o PMDB destaca que “todas as providências exigidas no Estatuto Partidário foram cumpridas regular e tempestivamente”. Confira a nota abaixo:

A Direção Nacional do PMDB informa que:

Já recorreu da decisão liminar, contra a Convenção Nacional que acontecerá amanhã (6). O Partido tem certeza de que a Convenção será mantida em grau de recurso, porque todas as providências exigidas no
Estatuto Partidário foram cumpridas regular e tempestivamente.

A orientação da Direção Partidária é de que todos os convencionais compareçam ao local da Convenção, convocada para este sábado (6), no Auditório Nereu Ramos, Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, das 9h às 17h.

Brasília, 05 de fevereiro de 2010.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/