EUA flexibiliza tarifas de importação par 238 produtos do agro, mas Brasil terá pouco proveito com a decisão de Trump

O próprio governo lulopetista reconhece que a redução de tarifas de importação para ítens do grupo alimentos por parte dos EUA, com ênfase para café e banana, significa equação de soma praticamente zero parra os exportadores do Brasil.

A informação inicial foi recebida com entusiasmo, mas o governo aguardou para comemorar e não se moveu.

A decisão não indica de modo algum a disposição para negociações por parte dos Estados Unidos. A retirada da tarifa de 10% para 238 produtos vale para todos os Países e traz apenas pequeno alívio para a maioria dos setores que operam no Brasil. Segundo a maior parte das entidades dos setores afetados pelo tarifaço, o principal entrave permanece: a sobretaxa adicional de 40% imposta no fim de julho pelo governo Donald Trump. A medida beneficia diretamente 80 itens que o Brasil vende aos Estados Unidos, mas a sobretaxa de 40% continua a afetar a maior parte dos produtos brasileiros. 

Eis como a Agência Brasil vê o caso:

CLIQUE AQUI para ler mais.


Pesquisas dão vitória para a comunista Jeannete Jara, amanhã, no Chile

A ex-ministra do Trabalho Jeannette Jara (Partido Comunista, esquerda), aliada do atual presidente Gabriel Boric (Frente Ampla, esquerda), lidera as principais pesquisas eleitorais para a presidência no Chile. 

Amanhã haverá o 1o turno e escolha de 155 deputados e 23 dos 50 senadores.

As pesquisas são de outubro. No Chile, é proibido divulgar pesquisas nos últimos 15 dias antes do pleito.

No 2o turno, a comunista Jara perderia para o candidato de direita, José Antonio Kast, Partido Republicano.

Além de Jara e Kast, disputam Evelyn Matthei (União Democrática Independente, centro-direita), Johannes Kaiser (Partido Nacional Libertário, direita) e Franco Parisi (Partido do Povo, direita). Uma pesquisa da AtlasIntel de outubro mostra Jara à frente, com 32,7% dos votos, contra 20,1% de Kast e 13,8% de Matthei. No entanto, em um provável 2º turno, marcado para 14 de dezembro –caso nenhum candidato alcance mais de 50% + 1 dos votos válidos no domingo–, o cenário muda. Segundo a AtlasIntel, Jara perderia para todos os adversários. Contra Kast, a diferença seria de 8 pontos percentuais –47% X 39%.

Recomendado - O Mercado Livre de Energia está em alta e com ele surgem novas profissões

O Mercado Livre de Energia está em alta e com ele surgem novas profissões. A que mais promete ganhos recorrentes e sólidos é a de operador do mercado de energia, profissional que atua na relação de compra e venda de energia entre empresas geradores e consumidores. 

A Smart Tecnologia de Porto Alegre, representante da iGreen (Grupo Vibra), já está licenciando profissionais em todo o estado para atuar nessa área. 

Suas funções incluem conectar novos clientes (pessoas físicas e empresas) as mais de 300 usinas solares do grupo por portabilidade e assinatura, recebendo comissões recorrentes com base no consumo de energia dos clientes cadastrados. 

O licenciamento pode ser feito direto adquirindo a licença no link ....

CLIQUE AQUI para ler mais.

Artigo, especial - O oásis de gesso da Faria Lima

Este artigo é do Observatório Brasil Soberano

Nos corredores do mercado financeiro, a única realidade que parece importar é a que pisca em verde nos terminais da B3. 

Enquanto eles celebram recordes - como o Ibovespa superando 157 mil pontos numa sequência histórica de altas -, a nação experimenta uma fratura existencial. 

A mais recente pesquisa IBESPE de novembro de 2025 não foi um mero levantamento de opinião, mas um retrato do atestado divórcio irreconciliável entre o Brasil que sente a dor da desordem que o governo impõe, e a elite econômica que lucra com a normalização dessa barbárie. 

A questão já ultrapassou o antigo limiar: não nos perguntamos mais se o mercado ainda está otimista, e sim por que a sua prosperidade se alimenta da negação da realidade dos brasileiros mais sofridos. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

Dica do editor - Este é o mais recente Top5 deste blog

As 5 postagens a seguir são as mais procuradas desta semana no blog www.polibiobraga.com.br 

É o Top5 mais recente. 

Luciano Hang é internado às pressas e passa por nova cirurgia, a segunda deste ano

STM avisa que Bolsonaro não pode ir para a Papuda

Apoio ao cavalo do comissário derruba Opperman do IPE Saúde

Eduardo Leite e Van Hattem lideram a disputa pelo Senado, mas Heinze e Manu estão na cola de ambos

Eu defendo que Bolsonaro não perca mais tempo e opte pelo exílio. E de lá prossiga a resistência.


Inmet prevê muito mau tempo para este domingo no RS

Da mesma forma que a MetSul (leia abaixo), o Inmet avisa que a instabilidade voltará ao Rio Grande do Sul devido a uma área de baixa pressão no Paraguai aliada a um fluxo de umidade vindo do Norte.

Também a Climatempo Meteorologia prevê muito mau tempo, mas para o final deste sábado.

O cenário mudará no domingo, quando o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do país e o transporte de calor e umidade da Amazônia provocarão pancadas de chuva em todo o estado. 

Durante o domingo há alerta laranja de perigo por tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em todo o estado, até a manhã de segunda-feira (17).

A partir de segunda, a previsão indica o avanço da frente fria, mantendo as instabilidades no Litoral Norte, na Região Metropolitana e na Serra, com risco de temporais isolados. Nas demais áreas do estado, a chuva começa a enfraquecer gradualmente.

Dica do editor - Vá esta tarde à Feira do Livro de Porto Alegre. Ela termina amanhã.

 A A 71ª edição da Feira do Livro de Porto Alegre chega ao seu último fim de semana repleta de atrações na Praça da Alfândega. O evento, que se encerra neste domingo (16), segue com atividades gratuitas diárias das 10h às 20h, reunindo literatura, arte e cultura no maior encontro literário do Rio Grande do Sul..Com o tema Beba desta Fonte, a edição deste ano da Feira do Livro de Porto Alegre reúne 79 bancas e mais de 300 autores, além de convidados internacionais e espera receber 1,8 milhão de visitantes.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre a feira.

Recomendado - Prorrogado até 31 de dezembro este desconto de 30% para o curso Fotografia por Celular

 Nos últimos dias falei aqui sobre o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa Carla Zigon — um conteúdo prático, leve e inspirador. Agora, uma boa notícia para os leitores do blog: consegui junto à autora um cupom exclusivo de 30% de desconto, prorrogado, agora, até 31 de dezembro.

👉 Basta acessar o curso pelo link abaixo e inserir o cupom POLIBIO30 na página de pagamento. Até 12 x R$ 13,76

Se você gosta de fotografia e quer aproveitar melhor o seu celular nas próximas viagens, vale conferir — e aproveitar o desconto enquanto está valendo.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso.
CLIQUE AQUI para aderir e acertar o pagamento com desconto

Artigo, especial, Marcus Gravina - Cursos jurídicos do Brasil e a OAB-Nacional

Marcus Vinicius Gravina é advogado, RS.

Em 11 de agosto de 1827,  D, Pedro (I) instituiu os primeiros cursos de direto do Brasil, que passaram a funcionar em Olinda e São Paulo. O “11 de agosto”, também é comemorado como o “Dia do Advogado.

Esta data perdeu a razão de existir. O motivo, para isto, vem do STF.  

A maioria, da sua atual composição, corrompeu os princípios basilares do Devido Processo Legal e da distribuição da Justiça isenta, na cara da hesitante OAB-Nacional. 

A Entidade dos advogados brasileiros perdeu a sua bandeira. Está dividida entre advogados: “chapa branca” - servos de organismos governamentais e os independentes - que precisam suplicar nos tribunais para terem vista dos processos em que atuam, em nome dos cidadãos. 

CLIQUE AQUI para ler mais.


Dica do editor - Agende-se para ver "Além da Caçada", com Júlia Roberts, dia 20, no Prime

CLIQUE AQUI para saber como Rolling Stone examina o filme.

Planalto nega conversa de Lula com o predador sexual Epstein. Chomsky teria intermediado o telefonema.

O governo Lula da Silva está alarmado com o vazamento de mensagens de e-mails disparados pelo predador sexual e bilionário Jeffrey Epstein, que se suicidou na prisão de Nova Iorque. Ontem, a Secretaria de Comunicação da Presidência negou ao site Metrópoles, de forma categórica uma ligação que Epstein teria feito para Lula, intermediada pelo linguista americano de esquerda Chomsky. Diz o site que o registro da conversa, porém, coincide com a visita de Chomsky a Lula em 20 de setembro de 2018 — um dia antes do envio da mensagem.

A divulgação dos documentos revelou referências inesperadas ao Brasil. 

Em um dos e-mails, datado de 2018, Epstein escreve: “Chomsky me ligou com Lula. Da prisão. Que mundo"

A frase sugere que Noam Chomsky teria intermediado um telefonema entre Epstein e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que cumpria pena em Curitiba naquele momento


O governo Lula patina na lama, por Paulo Moura

 Paulo Moura é cientista político e editor do Canal Dextra, que aceita assinantes.

Dica do editor - A história da Proclamação da República, contada pela Brasil Paralelo.

Crônica de sexta-feira, Vitor Bertini - Cinco irmãs

E-mail do autor - bertini.vitor@gmail.com

Afastadas pela vida, reunidas pelos cuidados com a saúde da mãe, as irmãs acertaram um pacto de convivência: nenhum assunto polêmico, nenhuma discussão.

Nenhuma referência a ex-maridos, nenhum diagnóstico emocional, escolha de receitas, preferência por ginecologistas ou educação dos filhos. Peso e política? Nem na troca de olhares. 

Ajudadas pela preocupação e pela unanimidade na memória do pai recém-falecido, o silêncio só foi cedendo espaço para eventuais amenidades na transição da UTI para o quarto. No dia seguinte à alta, o inevitável happy hour.

Pontuais por tradição familiar, educadas de berço, os gestos comedidos e as primeiras amenidades cederam terreno, rapidamente, ao silêncio pactuado.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Ex-ministro Aldo Rebello diz que COP30 fracassa ao privilegiar ONGs e esquecer povo da Amazônia

 Esta entrevista foi concedida ao Jornal Gente, Band.

ONU reclama de falta de segurança, de água , de ar condicionado e até de banheiros na COP30

Termina a primeira semana da COP30, Belém, em meio a impasses nas discussões dos principais temas e dando mostras de que isto prosseguirá até o final do evento. As divergências entre países ricos e em desenvolvimento seguem no centro do bloqueio. 

Em meio aos impasses, o governo nomeado lulopetista prossegue sendo alvo de críticas fortes pela desorganização da COP30.

Nesta quinta-feira, a ONU enviou uma carta ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, ao presidente da COP30, embaixador André Corrêa do Lago, e ao governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), criticando a organização do evento e cobrando ajustes imediatos.Isto é algo incomum. O episódio que motivou a reação foi a invasão de manifestantes na noite de terça-feira à Blue Zone.Além disso, delegações têm relatado problemas desde o primeiro dia, como falhas na refrigeração dos pavilhões, falta de água em banheiros e dificuldades operacionais consideradas atípicas para um evento dessa escala.

Dica do editor - Veja vídeo no qual o governador Jorginho Melo ironiza decreto de Lula que exige escolta para invasores do MST

 Este vídeo viraliza nas redes sociais, mas foi incluído no You Tube pelo site Poder360.

O governador Jorginho Melo é de Santa Catarina, eleito pelo PL. No vídeo, ele aparece com um porrete ao seu lado e a cena não ocorreu por acaso.

Polícia Federal indicia ex-ministro de Lula por importunar sexualmente a ministra de Lula

Além do escândalo do INSS, cujos episódios de corrupção são expostos diariamente pela CPMI do INSS e que assombram o País, inclusive com a prisão de altos dirigentes do governo federal, com ênfase para gente do PDT e do PT, o governo Lula da Silva passou a enfrentar, desde ontem, um escândalo gigantesco de assédio sexual cujo protagonista é justamente o seu ex-ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida. Entre as supostas vítimas está a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, que prestou depoimento relatando sobre os assédios que teria sofrido do ex-ministro.

Ele foi indiciado, ontem, por importunação sexual. A pena prevê reclusão de um a cinco anos, "se o ato não constitui crime mais grave". 

O relator do inquérito é o ministro André Mendonça. 

Em outubro de 2024, duas novas denúncias foram protocoladas 


PDT lança, neste momento, Juliana Brizola para o governo do RS. Saiba o que fazem os grandes Partidos.

Com o deputado federal Luciano Zucco percorrendo o Estado praticamente como único candidato lançado até agora para o governo do RS, PDT, MDB e PT correm para também botar seus candidatos na rua.

O PP, outro grande Partido do RS, vacila entre candidato próprio e apoios ao PL ou ao MDB.

PDT - Juliana Brizola é apresentada, agora, na Câmara de Porto Alegre, como candidata. Juliana e PDT ignoram o caso descrito na imagem ao lado.

MDB - Dia 29, o MDB lançará o vice-governador Gabriel Souza.

PT - Dia 30, será a vez do PT com Edegar Preto.

PDT, MDB e PT ainda não sabem quais serão seus candidatos a vice para as duas cadeiras ao Senado. O PL já lançou Zucco para o governo, além dos deputados federais Sanderson e Van Hattem para o Senado, mas não escolheu o vice.




No dia 30, o PT confirmará a pré-candidatura de Edegar Pretto ao governo. Ele foi o candidato do partido em 2022 e por pouco não tirou Leite do segundo turno na disputa. A diferença foi de 2.441 votos. Os lançamentos não significam que as pré-candidaturas serão mantidas, já que dependem de uma série de fatores, como recursos, apoios, e tempo de rádio e TV.

Recomendado - Prorrogado até 31 de dezembro este desconto de 30% para o curso Fotografia por Celular

Nos últimos dias falei aqui sobre o curso Fotografia de Celular para Viagens, da fotógrafa Carla Zigon — um conteúdo prático, leve e inspirador. Agora, uma boa notícia para os leitores do blog: consegui junto à autora um cupom exclusivo de 30% de desconto, prorrogado, agora, até 31 de dezembro.

👉 Basta acessar o curso pelo link abaixo e inserir o cupom POLIBIO30 na página de pagamento. Até 12 x R$ 13,76

Se você gosta de fotografia e quer aproveitar melhor o seu celular nas próximas viagens, vale conferir — e aproveitar o desconto enquanto está valendo.

CLIQUE AQUI para conhecer o curso.
CLIQUE AQUI para aderir e acertar o pagamento com desconto

Dica do editor - Será esta tarde o seminário Defense RS, Porto Alegre. Inscreva-se. Dá tempo.

 Começará esta tarde, Porto Alegre, a 1ª Edição do DEFENSE RS, seminário dedicado ao direito à legítima defesa, ao tiro esportivo, à caça e à segurança pública. O evento acontece a partir das 14h, na Fecomércio-RS. Idealizado pelo vereador Coronel Ustra (PL), coordenador regional do PL Defesa no Rio Grande do Sul, o evento tem como propósito fortalecer o direito à defesa, valorizar os Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) e estimular o diálogo sobre segurança pública e liberdade individual.

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive os nomes dos palestrantes e dos expositores e se inscrever. É grátis.



TRT4a, Porto Alegre, deu medalha, ontem, a Flávio Dino, um dos falcões do STF que condenou Bolsonaro

O ministro Flávio Dino, STF, que foi governador do Maranhão pelo Partido Comunista e depois ministro da Justiça do governo Lula, reconhecido nacionalmente como um dos piores inimigos da oposição brasileira e de Bolsonaro, foi homenageado, ontem, em Porto Alegre, pela  6ª Outorga da Comenda do Mérito Judiciário. Foi em solenidade realizada, ontem, 17h, no Plenário Milton Varela Dutra do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. 

O ministro não veio.

Flávio Dino é um dos 4 falcões da 4a. Turma do STF que condena tudo quanto é oposicionista que passa por ali.

O TRT transmitiu tudo ao vivo.

Duas dezenas de outras pessoas também receberam a comenda.



cias

Hoje, sábado, será dia de tempo bom e calorão. MetSul, no entanto, prevê mau tempo para domingo.

Hoje, sábado, será dia de calor forte em muitas regiões do RS, segundo a MetSul.

A MetSul diz que este calorão precede uma grande virada do tempo prevista para este domingo com a chegada de uma frente fria. Serão tempo de chuva e temporais isolados.

Leia o boletim da empresa:

Ar muito quente invade o Sul do Brasil hoje e traz dia de forte a intenso calor principalmente no Rio Grande do Sul. Máximas de 32ºC a 35ºC são esperadas na tarde de sábado na maioria das regiões gaúchas, inclusive no Sul do estado.Amanhã, a frente fria mudará o tempo com chuva e risco de temporais isolados no final da madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do estado. No decorrer do dia, a frente avança com chuva e tempestades localizadas para as demais regiões.

Defensoria Pública da União proíbe que prefeito de Florianópolis mande de volta passageiros indesejados

A Defensoria Pública da União (DPU) enviou ao prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, uma recomendação para que deixe de realizar a triagem de passageiros que chegam na cidade. Para o órgão, a iniciativa do político “viola direitos fundamentais e é um controle migratório ilegal dentro do território nacional”.

A DPU generaliza.

O que acontece é que o prefeito faz abordagem amigável e recomenda que retornem passageiros sem destino, sem emprego, sem dinheiro algum e em evidente migração forçada. A todos nesta situação, o prefeito oferece passagem de volta.

500 indivíduos indesejados voltaram para as cidades que os mandaram para Florianópolis.

Bolsa volta a subir e vai a mais de 157 mil pontos. O dólar andou de lado nesta sexta-feira.

A Bolsa encerrou suas operações, esta sexta-feira , aos 157.739 pontos, com alta de 0,37%. 

A bolsa brasileira está no segundo maior nível da história, só perdendo para  terça-feira (12) pela diferença de apenas 10 pontos. Com alta de 2,39% na semana, o Ibovespa acumula alta de 5,49% em novembro.

Dólar

O dólar comercial fechou a semana vendido a R$ 5,297, com recuo de apenas 0,02%. A moeda amearicana caiu 0,7% na semana. A divisa acumula queda de 1,54% em novembro e de 14,26% em 2025.

Prefeito Topázio já mandou de volta 500 passageiros indesejados que chegaram em Florianópolis

Este material é da Band TV

Trump freduz tarifas para café, laranja e carne bovina. Brasil pode ser um dos beneficiados.

A Casa Branca emitiu nesta sexta-feira um decreto do presidente Donald Trump para isentar determinados produtos agrícolas de tarifas recíprocas, que estão em vigor desde abril. A lista inclui café, laranja e carne bovina, mas não só.

O Brasil é um dos Países beneficiados, mas o governo e as empresas ainda não sabem o tamanho da ordem do governo americano.

De acordo com nota publicada pela Casa Branca, entre os produtos que deixarão de estar sujeitos às tarifas recíprocas estão: café e chá; frutas tropicais e sucos de frutas; cacau e especiarias; bananas, laranjas e tomates; carne bovina; e fertilizantes adicionais (alguns fertilizantes nunca foram sujeitos às tarifas recíprocas).

Ainda não foi divulgado em quanto a tarifa será reduzida. 




https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/