Chefes de Poderes do RS decidem proteger as instituições do Estado

Nesta segunda-feira a tarde a governadora Yeda Crusius deu um importante passo para fortalecer institucionalmente os Poderes do Estado, ao convocar os chefes do Judiciário, Legislativo e do Ministério Público e acertar um pacto republicano capaz de impedir que prossigam ações destinadas a encurralar e desmoralizar politicamente as autoridades constituídas. Os chefes dos Poderes resolveram não tolerar a desordem no RS.

. A reunião ocorreu depois que um promotor de Canoas, Amilcar Macedo, apresentou-se no Palácio Piratini para vasculhar as gavetas da Casa Militar. A governadora proibiu o acesso, chamou os chefes dos Poderes e com eles examinou a ordem judicial portada pelo promotor. A ordem foi repelida por todos, que deram respaldo a Yeda para mandar Macedo embora do Piratini. Os chefes do Ministério Público e do Judiciário escandalizaram-se com os termos da ordem e entraram imediatamente em ação.

- A governadora Yeda Crusius considerou ilegal invasão de competência a ação do MPE de Canoas e representará contra o promotor e o juiz. Ela já tinha registrado impaciência igual na semana passada, quando considerou também ilegal e inconstitucional a participação da Polícia Federal na ação desencadeada pelo Ministérilo Público de Contas no caso do Banrisul. O evento terá resposta dura do Piratini.


Yeda "fechou" a Casa Militar e levou a chave embora.

Nesta segunda-feira de manhã, o editor furou todo mundo ao anunciar que turbulências inéditas e muito duras iriam atingir a Casa Militar do Palácio Piratini.

. O fato é que a governadora Yeda Crusius fechou literalmente a Casa Militar e levou a chave embora. O coronel Quevedo foi afastado e pedirá aposentadoria. A Casa Militar sofrerá enorme reforma, perderá suas prerrogativas de investigação através do sistema Infoseg e também perderá a área de Defesa Civil.

. A decisão da governadora ocorreu no sábado, mas só foi desenhada no decorrer de tensas reuniões na manhã desta segunda-feira.

. São acontecimentos inéditos e dramáticos, jamais vistos antes na história política do governo do RS. Não se imaginava que governador algum tivesse coragem para ir tão longe. A decisão de Yeda, aliada a outra ação ainda mais espetacular (leia acima) muda o jogo que vinha sendo jogado para encurralar a governadora e seus principais auxiliares, com o objetivo de desmontar todo o aparato de inteligência do governo.

. No Palácio Piratini não ficará mais ninguém na repartição, que irá para o Centro Administrativo, onde será totalmente reformulada.

. Até lá, todo o serviço caberá à Brigada Militar.

Jornalista diz que profissionais da RBS teriam 10 senhas da Casa Militar

O jornalista Vitor Vieira informou na noite desta segunda-feira no seu Twitter que pelo menos 10 jornalistas da RBS receberam senhas da Casa Militar do Piratini, com as quais espionavam quem bem entendessem. Na quinta-feira da semana passada, num surpreendente editorial, o jornal Zero Hora admitiu que o sargento Rodriguez, preso pelo promotor Amilcar Macedo, de Canoas, sob a acusação de espionar pessoas indevidamente, prestava serviços para a reportagem dos veículos da RBS. A admissão da RBS revela que o grupo jornalístico violou seu próprio Código de Ética, mas apesar disto ninguém caiu até o momento.

. Caso se confirmem as informações do jornalista Vitor Vieira, a RBS terá que fornecer cabais explicações aos seus leitores, inclusive com a demissão dos profissionais flagrados em plena violação do sigilo de pessoas da comunidade do RS. ARI, ANJ, ABI e Sindicato dos Jornalistas não se manifestaram sobre o assunto.

. Nesta segunda-feira, o advogado do editor, dr. Leudo Costa, protocolou requerimento no Ministério Público de Canoas, porque quer ter acesso a todos os dados das investigações promovidas pelo promotor Amilcar Macedo, já que este citou o editor entre os jornalistas espionados e o editor quer saber se seus dados não foram parar na RBS, já que o grupo admitiu usar os serviços do sargento Rodriguez.

PSDB vira o jogo eleitoral em Minas e já derrota candidato do PMDB e PT

Virou a eleição em Minas, porque o candidato do PMDB e do PT, Hélio Costa, saiu da liderança e caiu para 32%, enquanto Antonio Anastasia, candidato do PSDB, foi para 41%, em condições de vencer no primeiro turno.

. Aécio derrota Lula em Minas.

. No levantamento anterior, de 3 de setembro, o Ibope apontou empate técnico entre os dois principais candidatos. Anastasia tinha 35%, contra 33% de Costa.

Dilma continua estacada em 50%. Serra tem tudo para virar o jogo.

A leitura correta dos resultados da pesquisa DataFolha desta segunda-feira é a seguinte: 1) Dilma e Serra congelaram as posições. Esta é a terceira pesquisa seguida que demonstra isto. É um êxito para Serra, porque a linha ascendente de Dilma foi interrompida, o que revela o acerto da nova estratégia tucana. Só não vê isto quem não quer. Caso Serra continue na oposição e a mídia prossiga desvendando a podridão do governo petista, será inevitável a virada. 2) Marina não está herdando os votos perdidos por Dilma, conforme disse na noite desta segunda, no Jornal da Globo, a comentarista Cristina Lobo, simplesmente porque Dilma não perdeu ponto algum. Leia a matéria a seguir do Uol.

Quadro permanece estável
Dilma tem 50%, Serra 27% e Marina 11%

Pesquisa nacional realizada pelo Datafolha nos dias 8 e 9 de setembro aponta estabilidade na disputa pela Presidência da República. Dilma Rousseff (PT) aparece com 50% das intenções de voto, o mesmo percentual obtido pela petista no levantamento anterior, feito há cinco dias. José Serra apresenta oscilação negativa de um ponto percentual e fica com 27% das menções. Marina Silva (PV) passa de 10% para 11%. Todas as variações estão dentro da margem de erro prevista para o estudo que é de dois pontos percentuais.

Os outros candidatos não alcançam a marca de 1%, cada. Pretendem votar em branco ou anular o voto 4% dos entrevistados, enquanto 6% mostram-se indecisos. Na pesquisa de 2 e 3 de setembro, essas taxas eram de 4% e 7%, respectivamente. Considerando-se apenas os votos válidos, Dilma chega a 56%, o que seria suficiente para elegê-la presidente já no primeiro turno.

Ao se analisar a evolução por estratos socioeconômicos e demográficos, não são verificadas mudanças expressivas. Porém, nos segmentos onde as variações são mais nítidas, Marina Silva é a que mais se beneficia nos últimos cinco dias. Entre os que têm escolaridade superior, por exemplo, Dilma cai cinco pontos percentuais, enquanto Marina sobe quatro. O mesmo acontece entre os que têm maior renda familiar mensal. A petista perde sete pontos e a candidata do PV ganha seis. Entre os que têm renda de 5 a 10 salários mínimos, Serra cai seis pontos enquanto Dilma ganha cinco e Marina três.

Verificando-se os resultados pelos estados onde a amostra é expandida para leitura estatística segura, nota-se que nos últimos quinze dias, Dilma cresceu especialmente na Bahia e em Pernambuco. Serra caiu principalmente nesses estados, em Minas Gerais e no Distrito Federal, onde Marina cresceu oito pontos. A candidata do PV também melhorou seus índices no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Na intenção de voto espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, Dilma ficou com 39% (era 38%), Serra oscilou negativamente um ponto percentual (passou de 19% para 18%) e Marina oscilou um ponto positivo (de 6% para 7%). A taxa dos que ainda não sabem em quem vão votar para presidente nessa situação permanece em 28%, o mesmo percentual obtido há cinco dias.

Quanto à rejeição aos candidatos, os resultados também estão estáveis. Do total, 32% dizem que não votariam em José Serra (era 31% em 2 e 3 de setembro), contra 22% que reprovam Dilma (era 21%) e 16% que descartam marina (era 17%).

Na simulação de segundo turno entre a petista e o tucano Dilma mantém 56% e Serra oscila um ponto negativo nos últimos cinco dias (de 36% para 35%).

Prefeitura quer comprar terrenos em Porto Alegre.

A Prefeitura de Porto Alegre abriu cadastro de reservas para quem quer vender seus terrenos em Porto Alegre.

. É que a Prefeitura de imóveis precisa reassentar 3,5 mil famílias no âmbito do Pisa, nos bairros do entorno da Vila Tronco.

. O Secretário Urbano Schmidt mandou dizer ao editor que está tudo no site – www.portoalegre.rs.gov.br/smf.


Homem forte da Dell falará nesta terça na Federasul.

Gleverton de Munn, Gerente Sênior de Assuntos Corporativos da Dell, falará nesta terça-feira ao meio dia na Federasul.


Multilab compra laboratório no Rio.

A indústria farmacêutica gaúcha Multilab confirmou nesta segunda-feira que comprou o Laboratório Milian,que tem sede em Duque de Caxias, Rio.

. A informação saiu antes na coluna de Denise Nunes, Correio do Povo.

. A fábrica de São Jerônimo quer ir mais longe, segundo informou. A Multilab tem registrado expansão agressiva. Na última edição da revista Exame PME (Pequenas e Médias Empresas) ela integrou o ranking das 200 empresas que mais cresceram no ano passado no País.

Promotor de Canoas foi barrado no baile.

O promotor Amilcar foi barrado na portaria do Palácio Piratini nesta segunda-feira a tarde. Ele não sai da mídia há duas semanas, por conta do caso do Sargento Rodriguez.

. O porteiro que barra os professores do Cpers, foi o mesmo que barrou o promotor.

. Ninguém consegue entender o que há com o Ministério Público do RS.

. O editor pergunta o que diz disso tudo o Sr. Claudio Lamacchia, presidente da OAB-RS, que parece mais preocupado com os hospitais da Ulbra do que com o que ocorre no MPE. Afinal de contas, gostaria de saber o editor se é o Ministério Público um 4º Poder ou cada Procurador é um Poder.

- Como se sabe, o chefe do MPE e o CNMP, possuem mais poder normativo e fiscalizador do que propriamente de direção de alguma cadeia de comando organizada. O legislador nunca imaginou que isto pudesse acontecer. O MP parece desconhecer o principio constitucional da unidade institucional e por isto parece ter transformado sua independência em arbítrio.

Tarso Genro: nova audiência em ação por improbidade só depois das eleições.

Não sairá antes do segundo turno a nova audiência do processo por improbidade administrativa a que responde o ex-ministro Tarso Genro na 1ª. Vara da Fazenda Pública de Porto Alegre. Trata-se do processo 001/1050256300-5, ajuizado pelo Ministério Público Estadual em dezembro de 2002.

. Além de Tarso Genro,outros líderes do PT são réus no processo, inclusive o presidente do Partido, Raul Pont.

. O caso é de contratação continuada de pessoal para a prefeitura de Porto Alegre. Ninguém era concursado, preterindo os verdadeiros concursados.

CLIQUE AQUI para examinar o inteiro teor da ação. A última audiência do caso ocorreu no dia 6 de setembro, 17h.

Correio do Povo divulga pesquisa sobre o RS nesta quarta-feira.

O Instituto Methodus concluiu nesta segunda-feira sua pesquisa de campo sobre as eleições no RS.

. O contrato é do Correio do Povo.

- O Instituto Methodus costuma ser mais rigoroso do que os institutos de fora do RS e sempre oferece surpresas interessantes.


Novas pesquisas presidenciais.

Terça - Sensus,
quarta - Vox Populi,
quinta - DataFolha,
sexta - Ibope,
sábado - Ibope.


Mudou presidente do Walmart no Brasil.

Marcos Samaha é o novo presidente do Walmart Brasil. Saiu Héctor Núñez, que foi comandar as operações do Sul dos Estados Unidos.

. No RS, o grupo Walmart controla as redes BIG, Nacional e Maxxi Atacado.

14 das 20 principais obras do PAC do RS mal saíram do lugar.

O editor pesquisou as 20 obras listadas pelo PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento anunciado há três anos pela ex-ministra Dilma Roussef para o RS, constatando que apenas seis delas foram concluídas.

. A lista incluída no PAC não se refere apenas a obras programadas para receber exclusivamente dinheiro federal. Ou seja: boa parte dessas obras não são federais, embora contem também com recursos públicos do governo Lula ou seja, foram apenas financiadas por bancos como a Caixa Federal e Banco do Brasil. É caso exemplar a dragagem do porto de Rio Grande, que recebeu R$ 48 milhões do governo estadual do RS.

. A sacada de Dilma Roussef foi organizar um balaio no qual incluiu obras federais, estaduais, municipais e privadas, nas quais de uma forma ou de outra fosse possível identificar algum apoio de Brasília.

. Eis o que apurou o editor nesta segunda-feira (obras listadas no início de janeiro de 2008):

Obras concluídas – Linha de transmissão de energia elétrica de Machadinho a Campos Novos, usinas de Castro Alves e Monjolinho, Usina Termelétrica de Canoas, dragagem do porto de Rio Grande e P-53.

Obras que não estão concluídas – Novo aeroporto de Porto Alegre, Obras nas BRs 101 (duplicação) 116, 392 e 386, além das usinas Candiota III, Passo São João, São José, 14 de Julho, ampliação dos molhes de Rio Grande, Obras na Refap, dioque seco, linha de transmissões entre campos Novos/Nova Santa Rita e Presidente Médici/Santa Cruz.

Inadimplência cresceu 11,5% em agosto.

Foi de 11,5% a alta nos registros de inadimplência do consumidor brasileiro no mês de agosto, comparado com igual mês do ano passado. A constatação é do Indicador Serasa Experian.

. No acumulado do ano, a alta é de 0,2%.

. A pesquisa mostrou que a Copa do Mundo foi a culpada pelo alto endividamento dos consumidores, que saíram a comprar e depois não conseguiram pagar as contas.

. O editor examinou os dados da Serasa Experian e constatou que endividaram-se mais os consumidores que usaram cartões e crédito direto.

. Os economistas acham que a reação da economia no terceiro trimestre, com a conseqüente maior geração de empregos e elevação da massa salarial, conterá novas altas nos níveis de inadimplência.

- O editor consultou a Associação Comercial e Industrial de SP nesta segunda-feira e soube que o nível de inadimplência está dentro dos padrões. Os indicadores da entidade também demonstraram que os consumidores estão comprando mais – e a crédito. Os dados são desta segunda.

PMDB aposta em segundo turno no RS.

O PMDB possui pesquisas internas que demonstram que haverá segundo turno no RS.


Yeda faz “intervenção branca” na Casa Militar.

As notícias que chegaram ao editor no começo da manhã desta segunda-feira, eram de que a governadora Yeda Crusius demitiria a qualquer momento toda a cúpula da Casa Militar.

. A governadora abriu a manhã com uma reunião que se prolongou até depois do meio dia. Ao final do encontro, anunciou uma verdadeira intervenção branca na Casa Militar. É que proporão mudanças, ali, os seguintes membros do governo: secretária-Geral de Governo, Ana Pelinni, secretário da Transparência e da Probidade Administrativa, Francisco Luçardo, chefe da Casa Civil, Bercílio Silva, comandante-Geral da Brigada Militar, João Carlos Trindade, e pelo chefe de Gabinete da Governadora, Tiago Lorenzon.

. Yeda não está gostando do rumo que assumiu o caso do Sargento Rodriguez e que acabou por deixar vulnerável todo o sistema de inteligência que protege o governadora e a própria pessoa física da governadora.O caso do sargento foi apenas a gota d’água.

- Apesar da falta de consistência das informações que se sucedem a conta-gotas, o caso tem sido usado para intrigas e maledicências corporativas.

Manhã solitária na Casa Militar.

Na Casa Militar do Piratini, no meio da manhã, um solitário tenente atendia os telefonemas.

No debate da Rede TV, a estréia de Serra como líder da oposição.

O editor acompanhou em tempo real o debate de domingo a noite na TV Pampa (Rede TV), postando informações e comentários on line no seu twitter pessoal, acompanhado por 3.300 seguidores.

. O Twitter transformou-se numa sala global de discussões.

. O editor considera que desta vez ocorreu debate de verdade, apesar do engessamento produzido pelas regras e pela falta de jogo de cintura do apresentador, o jornalista Kennedy Alencar. Mais importante: Serra assumiu a sua condição de líder das oposições. Esta nova posição frustra todas as cassandras que prefeririam que Serra fosse para o matadouro como uma vaca atolada.

CLIQUE AQUI para recuperar as postagens (análises curtas) feitas pelo editor no Twitter.

Lula pode tomar posição forte e mudar Casa Civil

Lula pode tomar uma posição forte sobre a Casa Civil e pode mudar tudo a qualquer momento. Os jornalistas de Brasília com quem o editor acaba de conversar, informaram a esta página que é insustentável a posição da ministra Erenice Guerra.

Yeda toma posição forte e pode mudar tudo na Casa Militar

A governadora Yeda Crusius pode anunciar a qualquer momento uma posição muito forte a respeito do que ocorre na sua Casa Militar do Piratini.

. O editor tentou e não conseguiu falar com ninguém da Casa Militar, que nem atende os telefones.


Serra finalmente assumiu a condição de líder da oposição brasileira.

Durante todo o debate de ontem a noite na TV Pampa (Rede TV),o editor postou registros do que ocorria, acompanhado de opiniões e análises, interagindo com os seus 3.300 seguidores no Twitter. Como registro abaixo, o Twitter,num caso como este, é uma grande sala de discussões em tempo real. Algumas evidências sobre o evento de ontem:

1) houve debate desta vez, apesar do tempo engessado e da falta de jogo de cintura de Kennedy Alencar.

2) as jornalistas da Folha foram implacáveis.

3) Dilma esteve nervosa o tempo todo, mas conseguiu sobreviver desta vez.

4) Serra é o melhor de todos: sério sem ser pernóstico, dono do tempo, raciocínio claro como a luz do dia.

5) Marina e Plínio não contaram, porque a verde saiu de cena e não voltou, enquanto que o psólico é apenas um velho clown. O que ficou claro, na fala de Serra, Marina e Plínio, é que Dilma Roussef é a responsável por todos essas malfeitorias denunciadas, inclusive na Receita Federal (Serra acusou diretamente Fernando Pimentel, o primeiro chefe do comitê de Dilma em Brasília) e na Casa Civil. Este caso da Casa Civil é tão escabroso, as novas revelações sobre traquinagens lá dentro são tão apavorantes, que Lula terá que mandar Erenice Guerra embora ainda hoje.

LEIA os melhores momentos registrados pelo editor no seu Twitter, ontem a noite, em tempo real do fim para o começo:

Fim de festa. Foi um bom debate. Finalmente habemus debate. Gostei.

Serra desmascara o PAC: "Botam como investimento o que é empréstimo da Caixa Federal". Mas Dilma responde o resto da resposta depois.

Serra mira Dilma de novo. Agora quer saber sobre saneamento. Dilma começa a fazer ficção sobre o PAC

A Marina tá um desastre. Entrou pela linha de fundo e não consegue voltar ao picadeiro
Este bloco ficou bem mais light. Sem sangue fica meio sem graça. Agora, Dilma pergunta pra Marina. Ela foge do Serra o tempo todo.

O Twitter virou uma grande sala de gente vendo a mesma coisa e dialogando. É um negócio notável: altamente democratizante.

Bah: essa mulherada da Folha bate pesado e sem dó !Marina perdeu a linha ao saber que na sua terra, Dilma e Serra derrotam a verde.

Plínio é o mais bem humorado da noite, de novo. Disparado. Não leva nada a sério. Faz bem: o PSOL não tem ninguém sério. Não pode ter.

Meu filho, no iPhone: "esse véio é louco !". E eu: "Qual véio não é louco ?". Véio louco é por que diz o que pensa. E véio diz o que pensa.


CLIQUE na imagem ao lado para examinar todos os registros editados do Twitter pessoal do editor
.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/