Bolsonaro faz forte desabafo. Veja o vídeo. Foi hoje, SP.

 O material é do Jornal da Cidade on Line.

Dica do editor - O editor viu e recomenda Luna Park, Netflix, mas não espere demais da série.

Ambientada principalmente em uma Roma dos anos 60, a série Luna Park acompanha a história de Nora Marini e Rosa Gabrielli, duas jovens de mundos completamente diferentes, mas que são unidas por um grande segredo envolvendo o passado das suas famílias. O editor viu. A primeira temporada tem 6 capítulos. Não espere muito da série, mas também não espere pouco dela. Se não tiver nada de importante para fazer, curta tudo. 

Bolsonaro avisa que não se vacinou e que não se vacinará jamais

O presidente Bolsonaro anunciou, esta tarde, que não se vacinou e jamais se vacinará contra o vírus chinês.

Simples assim.

Vacina-se quem quiser se vacinar.

O editor vacinou-se.

Dica do editor - 20BARRA9 terá restaurante em Canela, ainda este mês

O 20BARRA9, que opera há algum tempo seu restaurante no shopping Iguatemi, Porto Alegre, abrirá ainda este mês uma nova casa, desta vez em Canela, no Mirante Laje de Pedra.

Recomendado - Bier Markt Vom Fass já está aberto. Vá lá com suas companhias. Porto Alegre.

Experimente. Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:
Whats 993882401 / 993887265. 

Abre as 17h.

Cardápio no site www.biermarkt.com.br
Também pedidos pelo iFood

Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento
Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermark
www.biermarkt.com.br

Apagão’ de insumos coloca em risco safra agrícola do Brasil

Importação de glifosato é 20% menor em 2021, com preço médio 22% maior. Já a compra de fertilizantes que cresceu 40% no primeiro trimestre recuou 6% em volume no terceiro período do ano.

Nesta ampla  reportagem recheada de gráficos e tabelas, o site Bloomberg conta que as importações de fertilizantes recuaram 6% no terceiro trimestre do ano. 

Leia o texto completo:

O apagão de insumos que era visto apenas como uma possibilidade no início do segundo semestre está se mostrando uma dura realidade para os produtores. No último dia 4 de agosto, a Bloomberg Línea publicou uma reportagem onde informava que 90% dos defensivos agrícolas da safra 2021/22 já haviam sido vendidos, mas que a própria indústria não descartava atrasos na entrega e cancelamentos de compras. O artigo também já apontava para a falta de fertilizantes, especialmente para quem deixou para adquirir o produto no limite do prazo de compra.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Entrevista, deputado estadual Eric Lins, DEM do RS - Os passaportes vacinais não podem ser exigidos no RS

O senhor mandou ofício ao governador Eduardo Leite, pedindo que ele esclareça se vale o que ele escreveu no site do governo (determinando) ou se vale o decreto-lei (poder fazer) no caso da exigência de passaporte vacinal no RS. Já houve resposta ?
Não houve. De qualquer forma, vale o que está na lei e não nas declarações da autoridade, seja ela quem for.

Qual é o seu entendimento ?
O decreto fala em "poder exigir o passaporte vacinal". Isto é até chover no molhado, porque entes privados e até públicos, por força de leis existentes, podem exigir determinados tipos de comprovantes, como é o caso do atestado de vacinas para sócios que queiram usar piscinas de clubes. É apenas um exemplo.

Mas os prefeitos já decretam a exigência de passaporte vacinal e até anunciam que eles serão exigidos a partir do dia 18.
É uma precipitação, porque no caso deles, do setor público, a própria Constituição deixa claro que ele só pode fazer o que a lei determina expressamente, ao contrário dos entes privados, que podem fazer tudo o que a lei não proíbe.

Saiba por que RBS e Globo não falam mais nas offshores de Paulo Guedes

RBS e Globo pararam de atacar o ministro Paulo Guedes por manter offshores em paraísos fiscais.

É que sócios da RBS e da Globo fazem o mesmo.

Simples assim.

Exército definirá no dia 18 a cidade que ficará com a nova Escola de Sargentos

Foi confirmada para o dia 18 a reunião do Estado Maior do Exército que definirá em que cidade sairá a Escola de Sargentos.

O complexo todo custará R$ 1,2 bilhão.

Santa Maria e Ponta Grossa são candidatas.

As chances de cada umn:

Os governantes de Santa Maria e do RS são tucanos e desafetos de Bolsonaro

Os governantes de Ponta Gross e do Paraná são aliados de Bolsonaro

Recomendado - Agende teste grátis no auditivo do Teuto Brasileiro, Porto Alegre. 35 anos de experiência.

Pode ligar ainda hoje e agendar uma visita gratuita para avaliar suas necessidades. Use o WhatsApp 51.99510.9602

Há 35 anos, o Centro Auditivo Teuto Brasileiro, Porto Alegre, oferece as melhores soluções para o seu tratamento auditivo. São mais de 70 opções de aparelhos, sempre personalizados de acordo com a sua necessidade. 

Quem já sofreu com algum problema de audição, sabe: o Centro Auditivo Teuto Brasileiro é o lugar ideal para encontrar a solução. 

Equipe atenciosa e bem preparada/ Tecnologia de última geração/ Variedade de soluções/ Experiência e conhecimento/ Aparelhos personalizados/ Avaliações grátis/ Acompanhamento periódico/ Assistência técnica sempre ágil/ Modelos de aparelhos auditivos totalmente invisíveis ou discretos, e com baterias recarregáveis. 

WhatsApp e celular: 51.99510.9602

Capitão Kirk, 90 anos, foi de verdade ao espaço

 

Bolsonaro acusa David Alcolumbre por jogar fora das quatro linhas da Constituição

 Esta tarde,  o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, garantiu que a sabatina sairá nas próximas semanas.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quarta-feira, que ainda aguarda a sabatina de André Mendonça pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, após 90 dias da indicação do ex-chefe da Advocacia Geral da União (AGU).

À CNN, Bolsonaro disse ainda que Davi Alcolumbe (DEM-AP) não segue a Constituição Federal.

“Eu ainda aguardo a sabatina do André Mendonça no Senado Federal. Ele [Davi Alcolumbre] age fora das quatro linhas da Constituição”, ressaltou.

RS foi o Estado que teve o pior desempenho do Brasil na geração de empregos formais, agosto sobre julho

No ranking nacional, o RS ficou na 26ª posição na comparação de agosto sobre julho.

Nos oito primeiros meses de 2021, o Rio Grande do Sul registrou a geração de 118,8 mil empregos formais – alta de 4,7% sobre o total. Nesse período, a indústria foi a líder na criação de vagas, responsável por 38,8% dos novos postos, com destaque para os segmentos de máquinas e equipamentos e o coureiro-calçadista. O ranking é seguido do setor de Serviços (37,6% do total), Comércio (16,8%), Construção (4,7%) e Agropecuária (2,1%).

No período de 12 meses, entre setembro de 2020 e agosto de 2021, o Rio Grande do Sul registrou a geração de 188,1 mil empregos formais, alta de 7,65%, enquanto na comparação de agosto com julho o saldo foi positivo em 11,8 mil vínculos formais. 

Os dados estão no Boletim de Trabalho, publicação do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), e foram divulgados nesta quarta-feira. 

CIQUE AQUI para ler o relatório completo.

Ciro Gomes, PDT, denuncia: "Traiçoeiro, Lula conspirou para derrubar Dilma !" Dilma reage, irada.

Dilma reagiu e disse que Ciro Gomes é um "mentiroso descarado".

O candidato a presidente Ciro Gomes, PDT, disse em entrevista ao O Estado de S. Paulo, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conspirou a favor do impeachment de Dilma Rousseff (PT). 

De acordo o ex-ministro, o petista está fazendo alianças com os responsáveis pela saída da ex-presidente do poder:

- Estou seguro que o Lula conspirou pelo impeachment da Dilma. Estou seguro disso por tudo que eu tinha visto lá dentro, tudo durante as tratativas para impedir o impeachment e eu não compreendia.

Lula não respondeu.

Agora, ao vivo, "Boa tarde, Brasil !", com Júlio Ribeiro

Participam como comentaristas e convidados: Alex Pipkin, Guillermo Piacesi Ramos, João Darzone e Leonardo Granzotto

Malafaia volta a cobrar coerência dos ministros no apoio à indicação de André Mendonça

 

Multidão recebe Bolsonaro, esta manhã, no Vale da Ribeira, SP. Veja o vídeo.

 

Maioria da CCJ exige que Alcolumbre paute sabatina de André Mendonça

A maioria dos senadores que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) cobra que o presidente do colegiado, Davi Alcolumbre (DEM), paute imediatamente a sabatina do ex-ministro André Mendonça ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

Segundo levantamento realizado pelo portal O Globo, 27 integrantes da comissão defendem o andamento do processo.

Já no plenário, 40% apoiam publicamente a sabatina. Dos 81 senadores, 33 disseram que Alcolumbre deve marcar a votação, quatro defenderam que cabe ao parlamentar decidir o melhor momento, 20 não quiseram se pronunciar e 24 não retornaram os contatos do jornal.

Mourão indicou Thompson Flores, TRF4, para vaga aberta no STF

O presidente poderá ser compelido a mandar novo nome, tentando evitar uma derrota na CCJ ou por força de uma possível derrota.. 

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB-RS), afirmou nesta quarta-feira ter um nome preferido para a vaga do ministro Marco Aurélio Mello no Supremo Tribunal Federal (STF), mas que o presidente Jair Bolsonaro não aprovou a indicação. Mourão quer o desembargador Carlos Thompson Flores, do Rio Grande do Sul. Duas novas vagas abrirão, mas apenas em 2023. Sairão Lewandowsky e Rosa Weber.

"Conversei com ele [Bolsonaro] um tempo atrás. O presidente também tem conhecimento do papel e da competência técnica profissional do desembargador. O presidente tem outras variáveis que levam consideração na sua indicação", disse o vice-presidente.

Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz é desembargador federal e ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4). 

Dica do editor - Conheça estes dados sobre a população da terra

A população atual da Terra gira em torno de 7,8 bilhões de habitantes (dezembro / 2020).

Para a maioria das pessoas, é um número grande. Isso é tudo. No entanto, em termos percentuais, podemos apreciá-lo em uma dimensão mais humanamente gerenciável. A análise resultante é relativamente mais fácil de entender.

   Desse total de 100%:

- 11% estão na Europa
- 5% estão na América do Norte
- 9% estão na América do Sul
- 15% estão na África
- 60% vivem na Ásia

CLIQUE AQUI para muito mais dados.   


Bolsa e dólar abrem o dia em pequena alta

 A Bolsa abriu em pequena alta nesta quarta-feira.

O dólar também sobe, mas levemente.

10h46min

Bolsa, +0,42%, 112.654 pontos
Dólar comercial, +0,1q4%, RF$ 5,5443 para a venda

Agressões contra crianças e adolescentes chegam a quase 120 mil apenas neste ano

Especialistas apontam alguns sinais para identificar se uma criança está sendo abusada. Ao lado, confira os principais deles

Na data em que se comemora o , da Criança (12), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) divulgou que o Brasil alcançou a marca de 119,8 mil denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes entre os meses de janeiro a setembro deste ano. 

Os números são do Disque 100. 

O 100 deve ser acionado sempre que for necessário.

No ano passado inteiro o total de denúncias chegou 153,4 mil.

Em cerca de 66% dos casos, a agressão ocorre dentro de casa (79.872). De acordo com o levantamento, a agressão vem principalmente dos pais:  51.293 das agressões foram praticadas pela mãe e 20.296 pelo pai. 

O levantamento não especifica o tipo de agressão sofrido. 

CLIQUE AQUI para saber muito mais. A reportagem é da Agência Brasil.

EUA condena José Grubisich, ex-presidente da Braskem, tudo no âmbito da Lava Jato

A Justiça dos Estados Unidos determinou a prisão de José Carlos Grubisich, ex-presidente da Braskem. Condenado a 20 meses de prisão pelo juiz Raymond Dearie, de Nova Iorque, ele é investigado por participação em um esquema de propinas pagas a funcionários da Petrobras. Além da detenção, o executivo terá de pagar US$ 2,2 milhões em indenização. As investigações estão ligadas a casos da Operação Lava Jato, ação que desbaratou a maior organização criminosa jamais criada no Brasil, no caso a organização lulopetista liderada pelo ex-presidiário Lula da Silva.

Em novembro de 2019, Grubisich foi preso acusado de corrupção e lavagem de dinheiro pelas autoridades norte-americanas. Contudo, ele conseguiu ser solto em abril de 2020, depois de pagar US$ 30 milhões em fiança.

Em abril deste ano, Grubisich confessou aos promotores nova-iorquinos envolvimento em um esquema de suborno de US$ 250 milhões que envolve a grupo Odebrecht, controladora da Braskem.

Ex-presidente da Braskem chegou a ser preso nos EUA. Pagou fiança de US$ 30 milhões e foi solto.

Os problemas da Braskem estão ligados ao desbaratamento da organização criminosa que Lula liderou no PT.

José Carlos Grubisich chegou a ser preso, em novembro de 2019, ao desembarcar no aeroporto John F. Kennedy, em Nova York. Ele foi acusado pelo tribunal federal do Brooklyn de conspiração para lavagem de dinheiro com risco de fuga. Só foi solto em abril de 2020, após pagar uma fiança de US$ 30 milhões (R$ 168 milhões).

Em abril deste ano, durante audiência em Nova York, Grubisich se declarou culpado das acusações de integrar o esquema de corrupção. O executivo também admitiu ter falsificado livros e registros da Braskem, maior empresa petroquímica do Brasil e maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos.

Dica do editor - Programe-se para o Festival de Balões de Torres. Ainda dá tempo.

 O 34° Campeonato Brasileiro de Balonismo ocorre entre os dias 12 e 17 de outubro de 2021, portanto começou ontem.

A competição de balões de ar quente é promovida pela Confederação Brasileira de Balonismo – CBB e pela Prefeitura de Torres. O evento conta com os melhores pilotos do Brasil em busca do mais cobiçado título da categoria, em uma competição com características diferentes do Festival Internacional, servirá para pontuação para o campeonato mundial e tem o viés competitivo.

Bolsonaro reage a críticas de Xuxa e pede que seguidores da gaúcha sigam seu próprio Twitter

O presidente Jair Bolsonaro rebateu, ontrem, a fala da apresentadora Xuxa Meneghel feita no domingo , quando ela pediu para que os apoiadores do chefe do Executivo federal parassem de segui-la. 

Em seu perfil oficial do Twitter, Bolsonaro ironizou o pedido de Xuxa e disse: “

- Se você apoia Xuxa, peço que nos siga. Seria uma satisfação apontar fatos omitidos para que possamos sempre melhorar e unir nosso país.

Xuxa chegou a chamar Bolsonaro de genocida, embora usando linguagem oblíqua.

A atriz da Globo faz o jogo da emissora e aproveita qualquer oportunidade para criticar o presidente.

Bolsonaro tem encarado as diatribes de Xuxa com ironia e não leva a sério nada do que ela diz.

Nas redes sociais, o caso viralizou neste feriadão.


Canal de TV da Jovem Pan começará transmissões no dia 27

 

Moro poderá filiar-se ao Podemos em novembro. Se fizer isto, disputará o Planalto.

O ex-juiz e ex-ministro Sérgio Moro pediu alguns dias para pensar e no mês que vem poderá filiar-se ao Podemos para disputar o Planalto. A janela para Moro romper amigavelmente o contrato com a consultoria norte-americana Alvarez & Marsal, onde trabalha, abre em 31 de outubro. Até lá, mesmo que já tenha uma decisão, não vai torná-la pública.

Sérgio Moro trabalha nos EUA, mas este mês passou 10 dias em consultas políticas no Brasil.


Acredite, reação contra passaporte vacinal paralisou 200 voos da Southwest apenas no final de semana

 

Balança comercial já alcança superavit de US$ 1,9 bilhão em outubro

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,102 bilhão na segunda semana de outubro, segundo boletim preliminar divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério da Economia. 

O valor é resultado da seguinte conta:

Exportações: US$ 6,183 bilhões e:
Importações: US$ 5,081 bilhões. 

No mês, as exportações atingem US$ 7,899 bilhões e as importações, US$ 5,971 bi, com saldo positivo de US$ 1,929 bilhão.

Segundo a Secex, no ano as exportações totalizam US$ 221,25 bilhões e as importações, US$ 162,746 bilhões, com saldo positivo de US$ 58,504 bilhões. A balança corrente de comércio somou US$ 383,996 bilhões.

CLIQUE AQUI para saber detalhes.

Hospital Presidente Vargas, Porto Alegre, faz outro mutirão para atender demanda reprimida por cirurgias

O secretário municipal de Saúde, Mauro Sparta, falou sobre a iniciativa: "Essa é mais uma ação pensada pela Secretaria Municipal de Saúde para diminuir a demanda reprimida causada pela pandemia. Com o avanço da vacinação, é possível retomar a realização de procedimentos eletivos".

O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) promoveu, neste feriado, um mutirão de cirurgias de esterilização feminina. Foram realizadas oito ligaduras tubárias por videolaparoscopia – procedimento indicado para mulheres que não querem mais ter filhos.O Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV) é referência em cirurgia de alta complexidade para endometriose, doença crônica que afeta mulheres em idade reprodutiva e consiste na presença de tecido endometrial fora do útero

 Este é o segundo de uma série de três mutirões planejados pelo hospital para este ano. Em novembro sairá um mutirão com mais 12 procedimentos. Haverá colocação de DIUs e de Implanon - implante anticoncepcional subcutâneo", afirma o diretor-geral do HMIPV, Cincinato Fernandes Neto.

RS terá sol e temperatura alta durante quase todo o dia. Chuvas chegarão no final da tarde.

Porto Alegre, 8h30min, 19 graus

O dia será de sol no RS durante quase todo o dias, mas em várias regiões ocorrerão áreas de instabilidade, que  avançarão a partir do Oeste, provocando chuvas. 

Choverá em quase todo o Estado até o final do dia..

As temperaturas mínimas chegaram aos 11ºC em Santana do Livramento e aos 8ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, poderão chegar a 29ºC em Santa Maria e 31ºC em Santa Cruz do Sul. Em Porto Alegre, os termômetros variarão entre 16ºC e 29ºC.

Saiba como andam os índices de ocupação de leitos de UTIs no RS e em Porto Alegre

 O RS continua registrando índices e números estáveis de hospitalizações em leitos de UTIs:

1.941 leitos disponíveis
58,8% de ocupação
- 457 internados com vírus chinês

O caso de Porto Alegre é diferente
914 leitos disponíveis
75% de ocupação
- 159 casos de vírus chinês

A taxa considerada como ponto de equilíbrio financeiro e técnico de áreas de UTIs é de 85%.

Brasil teve o menor número de óbitos diários para um só dia. Foram apenas 185.

Em 24 horas, ontem, foram 185 óbitos, o menor número do ano para um só dia, segundo informações do ministério da Saúde.

 O Brasil chegou a 601.398 mortes por no dia de ontem.

Ainda há 3.132 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

O número de pessoas recuperadas totalizou 20.720.496. Ainda há 268.203 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves.

Quase 100%da população de Porto Alegre já receberam pelo menos uma dose da vacina

 Até ontem a noite, Porto Alegre já tinha aplicado 2 milhões de doses.

Uma dose aplicada, 1,2 milhão, 96,8% da população vacinável atingida.
Duas doses aplicadas, 886,4 mil, 73,2% da população vacinável atingida.

Vacinação continuará em 52 locais de Porto Alegre nesta quarta-feira

A prefeitura de Porto Alegre montou um esquema especial para o Dia D da Multivacinação, marcado para o próximo sábado. CLIQUE AQUI para saber tudo.

A aplicação das primeira, segunda e terceira doses contra o vírus chinês continuará nesta quarta-feira, para pessoas com 12 anos ou mais, no Shopping João Pessoa, das 9h às 21h, no Largo Glênio Peres, das 12h às 18h, em 13 farmácias parceiras, das 9h às 17h e em 35 unidades de saúde, sete delas das 8h às 21h (Belém Novo, Diretor Pestana, Morro Santana, Primeiro de Maio, Ramos, São Carlos e Tristeza) e as demais, das 8h às 17h. 

O Rolê da Vacina estará no bairro Cascata, das 9h às 16h, e na ONG Misturaí, na Vila Planetário, das 16h às 19h. 

CLIQUE AQUI para saber quem pode tomar cada uma das doses, em que locais e quais são os horários.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/