Jair Foscarini decide não ser mais candidato a vereador de Novo Hamburgo

- A carta a seguir é de Jair Foscarini, ex-deputado e ex-prefeito de Novo Hamburgo, município da Grande Porto Alegre pelo qual disputaria, este ano, uma candidatura de vereador. Ele renunciou à candidatura, depois de ter sido impugnado em decisão de primeira instância. Poderia recorrer, mas achou que não devia fazer isto, prestando uma homenagem à Lei da Ficha Limpa. O editor acha que  é draconiano, fascista e indecente o dispositivo dessa lei, que retroage para punir, portanto invertendo todos os princípios da doutrina e da jurisprudência brasileira, que só admite que a lei retroaja quando é para beneficiar. Não havia um só motivo capaz de tornar injustificável o princípio de que a lei passaria a vigorar apenas a partir da sua vigência.   O atual prefeito Tarcisio Zimmermann, PT, candidato á reeleição, acaba de ser impugnado pela mesma razão, mas recorreu.

Ao comparecer na inauguração de uma obra no ano de 2004, eu, Jair Foscarini, e o então deputado Tarcísio Zimermann, infringimos a lei. Foi uma infração pequena, sem prejuízos ao povo, mas que teve e continua tendo um grande impacto nas nossas vidas e na história política de Novo Hamburgo. Na época, fomos condenados pela chamada "conduta vedada". E por causa daquela condenação, hoje, eu e o Tarcísio estamos enquadrados na famosa lei da Ficha Limpa, que impede o registro da nossa candidatura.Ao receber a sentença do juíz, no dia 4 deste mês, minha primeira reação foi a de recorrer da decisão. Hoje, entendo que não posso fazer isso. Simplesmente porque não é certo fazer.
(...)
Então, não devemos levar em conta se o nosso erro  foi  grande  ou  pequeno.  A  única  verdade  que realmente importa é que a decisão de recorrer da sentença coloca em risco uma conquista de todo povo  brasileiro.  Sendo  assim,  meu  sacrifício  é pequeno,  e  abro  mão  da  candidatura  com  a convicção de estar fazendo a coisa certa.
Espero que minha atitude sirva de exemplo. 

Goldsztein vende Paseo Zona Sul e concentra negócios no mercado imobiliário

A gaúcha Goldsztein Patrimonial anuncia sua saída do setor varejista com a venda do shopping Paseo Zona Sul, localizando na região sul da capital gaúcha, para um grupo de investidores gaúchos.

. Foi uma decisão estratégica. A empresa quer  concentrar os negócios no mercado imobiliário residencial e corporativo.

Pacotão de Privatização de Dilma sairá nesta quarta. Medidas ficarão longe do RS

Será nesta quarta-feira o anúncio do pacote que a revista Veja desta semana já está chamando de “Choque de Capitalismo”, um conjunto de decisões do governo Dilma Rousseff, todas elas ligada a privatizações de empreendimentos na área da infraestrutura, contemplando o seguinte:
50 mil quilômetros de rodovias
12 mil quilômetros de ferrovias
5 aeroportos

. Dilma Rousseff e o PT, que abominam a palavra privatização, chamarão o pacote pelo pomposo nome de Pacote de Indução do Crescimento. Dilma acha que os empreendedores botarão R$ 60 bilhões nos projetos leiloados.

. As medidas só chegarão até a fronteira do RS, porque o Estado é governado como uma espécie de País independente, membro do Eixo do Mal, do qual fazem parte Cuba e Coréia do Norte.

. O pacote também contemplará medidas para reduzir o preço da energia elétrica e a desonerar a folha de pagamentos.

- As empresas que vencerem os leilões de privatização, terão que fazer obras de qualidade e manter administração eficiente. O BNDES participará dos financiamentos. 

CLIQUE AQUI para examinar a reportagem compelta de Veja sobre o assunto.

Valim, presidente da Oi, falará nesta quinta na ADVB do RS

Francisco Valim,  presidente da Oi, aterrisa em Porto Alegre nesta quinta-feira (16) para participar da segunda edição do  Ciclo de Palestras Você com o Presidente.  Ele vai contar a sua história de empreendedorismo aos associados e grupo de convidados da ADVB/RS, a partir das 19h, na sede da instituição.  Valim foi o responsável por  alavancar os negócios da NET em 2003 e também CEO da Experian para Europa, Oriente Médio, África e América Latina, entre 2008 a 2011.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!

Chegou a hora de politizar o debate sobre o julgamento do Mensalão

Em duas pesquisas subseqüentes da Datafolha que publicou domingo e segunda-feira, a Folha de S. Paulo desconstruiu a conversa mole petista e de seus aliados na mídia, nos parlamentos e na academia, que demonstram desprezo diante da influência que terá o julgamento do Mensalão nas eleições de outubro.

. “Tenho mais o que fazer”, debocha o verdadeiro chefe do Mensalão, o ex-presidente Lula, apresentado com todo o seu esplendor na corajosa fala desta segunda-feira do advogado gaúcho Luiz Francisco Corrêa Barbosa, que avisou aos ministros do STF:
- O rei está nu. Mostrem isto.

. No domingo, Datafolha demonstrou que embora 50% dos entrevistados tivessem contado que não se deixariam influenciar, a verdade é que 43% disseram o contrário. O vetor é de alta.

. Nesta página, mais adiante, outra pesquisa, esta de segunda-feira, revela que 82% dos entrevistados acham que o Mensalão foi um caso de corrupção, o que por si só já diz tudo.

. É por isto fora de propósito que de um modo geral a mídia, com ênfase para a mídia do RS, prossiga evitando politizar a cobertura do julgamento que ocorre no STF, evitando até mesmo debates acirrados que envolvam parlamentares, dirigentes partidários, representantes políticos, cientistas políticos e analistas da cena pública, limitando-se a cansativas e burocráticas discussões jurídicas.

. O Mensalão deitou ramificações em todos os Estados e em todos os Estados foi apoiado por poderosas forças que sustentaram o governo Lula e sustentam o governo Dilma Roussef.

. Elas também estão em julgamento.

. Os horários eleitorais gratuitos serão boa oportunidade para mostrar quem está direta e indiretamente em julgamento, inclusive no RS.

. Até mesmo nos parlamentos, com ênfase para o RS, a agenda e a pauta sobre o julgamento do Mensalão parece ser dada pelo PT e seus aliados, para os quais nenhuma discussão política sobre o julgamento deve ser feita, como se um manto alienante estivesse cobrindo as melhores cabeças do Estado e do País.

CLIQUE AQUI para ouvir o primeiro bloco de um debate político – político – sobre o Mensalão, envolvendo o ex-deputado Jorge Uequed e o deputado Raul Carrion.

Onyx dissolve comandos do DEM em seis municípios gaúchos que decidiram coligar com PT e PSD

O deputado Federal Onyx Lorenzoni decidiu dissolver as Comissões Provisórias do Partido nos municípios de Lajeado, Torres, Pontão, Guaporé, Cidreira e Três Forquilhas, em face da realização, nestes municípios, de coligações com o PT e o PSD.

. O DEM proíbe coligações com os dois Partidos.

Polícia promete fechar a Operação Cosa Nostra até setembro. Tribunal de Justiça ainda não decidiu sobre quebras de sigilo.

A Polícia Civil do RS e o Ministério Público Estadual prometem fechar a Operação Cosa Nostra até meados de setembro.

. As investigações apanharam malfeitorias na prefeitura petista de São Leopoldo.

- O editor nãos abe como é que a promessa será cumprida, porque até hoje a 4ª. Cãmara Criminal do Tribunal de Justiça do RS não tomou posição sobre o pedido policial de quebra dos sigilos fiscal, telefônico e bancário do prefeito Ary Vannazi e dos deputados Ana Affonso, Ronaldo Zulke e Alexandre Roso. 

Grizotti assombra Assembleia do RS com suas investigações sobre “fantasmas” do PDT

A RBS TV parece ter escolhido o PDT para servir de exemplo de algumas mazelas que ainda persistem na Assembléia Legislativa do RS no que diz respeito ao desregramento no trato com os servidores.

. É que nesta segunda-feira o repórter investigativo Giovani Grizotti fez uma razzia fulminante na bancada do Partido, procurando servidores que recebem dinheiro ali e no entanto trabalham na sede do PDT.

. Há apenas quatro semanas, a RBS TV criou enorme constrangimento  ao filmar uma das CCs do gabinete do  deputado Paulo Azeredo, Lidia Schons, passeando na Praça da Matriz com seu cachorrinho de estimação, em pleno horário de expediente.

- Por puro corporativismo, a Assembléia não foi capaz de punir o deputado do PDT, conhecido como Paulo Melancia, nem tampouco  tratou de corrigir a anomalia, que não ocorre somente na bancada do Partido.

____
Faça seu happy hour, a partir das 18h00m, no Bier Markt Vom Fass, Porto Alegre. Esta noite - só hoje - a cada chope de 300 miligramas da Eisenbahn, você terá direito a outro de graça. Você toma dois e paga um. Só hoje. Barão de Santo Ângelo. www.biermarkt.com.br 
CLIQUE AQUI para saber mais sobre a Vom Fass.

Até dirigentes partidários receberam sem trabalhar e se aposentaram com polpudos salários na Assembleia do RS

Desde que ocorreu a redemocratização, em 1946, a Assembléia do RS remunera empregados dos Partidos. 

. São conhecidos dezenas de casos de dirigentes partidários, inclusive presidentes, que receberam salários das bancadas, sem nunca terem postos os pés nelas – e obtiveram polpudas aposentadorias depois de 35 anos de “serviços”. 

Barbosinha, o advogado de Roberto Jefferson, será o segundo a falar esta tarde no STF

ACOMPANHE o julgamento, clicando na imagem da TV Justiça, aí ao lado, à direita, acima.

O advogado Luiz Francisco Corrêa Barbosa será o segundo a falar esta tarde, no julgamento do Mensalão. Ele defende o ex-deputado Roberto Jefferson.

. Faltam falar 13 advogados. Na quarta-feira, começará o voto do ministro-relator, Joaquim Barbosa, que lerá mil páginas. Seu voto durará tres dias. Em seguida votarão o ministro-relator, Ricardo Lewandowski, e o ministro Cesar Peluso.

. O julgamento entrará setembro a dentro.

CLIQUE AQUI para ler esta importante e completa reportagem da Globo (Bom Dia Brasil) de hoje, sobre o que ocorrerá hoje e nos dias seguintes. 

Dica de seguro DPVAT - Não use intermediário para receber sua indenização

Seguro DPVAT (seguro obrigatório)
Indenização por morte no acidente do veículo - R$ 13.500,00
Indenização por invalidez permanente por pessoa - R$ 13.500,00

As seguradoras e o Sindicato dos Corretores de Seguro encaminham tudo sem cobrar taxa alguma do herdeiro ou familiar. O que acontece é que defronte as casas hospitalares e até funerárias, "corretores" oferecem os serviços, cobrando entre 20% a 30% do valor.

CLIQUE AQUI para acompanhar melhor o assunto, nesta reportagem da Rádio Guaíba de hoje. O apresentador é o jornalista Felipe Vieira.

Aumenta o pessimismo entre os empresários gaúchos do comércio

Resultados da pesquisa feita pela Fecomércio sobre a percepção dos empresários gaúchos do comércio sobre o estado da economia brasileira, a dinâmica do seu setor e o próprio negócio, visando compor o Índice de Confiança do Empresário do Comércio, o Icec, comparando julho deste ano sobre julho do ano passado:

Situação atual – 20,7%  menor
Expectativas – 12,4% menor
Investimentos – 3,6% menor

CLIQUE AQUI para conhecer a pesquisa completa.

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!

Banrisul lucra 4,3% menos no semestre, mas expande operações de crédito em 10%

Houve um recuo de 4,3% no total do lucro líquido apurado pelo Banrisul no primeiro semestre deste ano, já que alcançou o valor de R$ 419,6 milhões.

. O banco reuniu a imprensa na manhã desta segunda-feira para mostrar seus  números, atribuiu o pequeno lucro aos problemas de conjuntura econômica, embora a verdade é que os ganhos são menores em cada contrato. O presidente do Banrisul, Túlio Zamin,   preferiu dar ênfase aos números mais vistosos do seu balanço, com ênfase para estes dados:

- Operações de crédito – R$ 17,7 bilhões (mais 10%)
* Comercial – R$ 15,1 bilhões
* Rural – R$ 900 milhões
* Câmbio – R$ 690  milhões
* Crédito Imobiliário – R$ 653,1 milhões
 - Patrimônio líquido – R$ 4,7 bilhões (mais 13%)
- Ativos totais – R$ 42,7 bilhões (mais 22,9%).

-  Hoje o banco conta com 455 agências, 261 postos de atendimento e 584 caixas eletrônicas, com uma abrangência de 97,95% da população do Estado. Presente em mais de 100 mil estabelecimentos comerciais, a rede Banricompras realizou, no período, 40,4 milhões de operações, movimentando R$ 2,9 bilhões, valor 14,9% superior se comparado a igual período do ano passado. 

CLIQUE na foto para ver melhor. Tata-se de Túlio Zamin, presidente do Banrisul

Pesquisa Datafolha: 82% acham que Mensalão foi um caso de corrupção do governo Lula

Pesquisa Datafolha - Folha de SP de hoje, segunda-feira

Você tomou conhecimento do Mensalão, ocorrido durante o governo Lula?
SIM 81%
NÃO 19%.

Você sabia que 38 pessoas foram denunciadas pelo Mensalão e estão sendo julgadas pelo STF?
SIM 75%
NÃO 25%

O que foi o Mensalão?
Mensalão foi um caso de corrupção para 82% das pessoas.
Era apenas caixa dois de campanha para 7% das pessoas.
Não vai influenciar seu voto 50% 
Vai influenciar 41%.
  
Como você avalia a cobertura jornalística do Mensalão?
Completa 45%,
Incompleta 42% 
Parcial 46%
Imparcial 39%
Séria 46%,
Sensacionalista 38%.

Você confia nas instituições?
Pela ordem: Confia Muito x Confia um Pouco x Não Confia.
a) Presidência da Republica 33% x 52% x 15%
b) Imprensa: 31% x 51% x 18%
c) Supremo Tribunal Federal 16% x 51% x 32%
d) Congresso Nacional 8% x 40% x 52%
e) Partidos Políticos 7% x 41% x 52

Mercado aposta em PIB ainda menor (1,81%) para 2012. Retração industrial será ainda pior.


O Boletim Focus, divulgado nesta manhã pelo Banco Central, mostrou que a mediana das previsões dos analistas para a expansão do PIB em 2012 passou de 1,85% na semana passada, para 1,81%; por outro lado, a aposta para a produção industrial cedeu de retração de -0,69% para uma contração de - 1% neste ano. 

Menos e mais caras rações já impuseram reajustes nos preços dos ovos e das carnes

Os preços dos alimentos estão mais caros e isto deve-se a uma safra raquítica, mas sobretudo aos enormes aumentos dos preços das commodities agrícolas, sobretudo milho e soja, que formam a ração básica de aves e animais. As duas reportagens a seguir são do Bom Dia Rio Grande desta manhã:

Ovos mais caros
CLIQUE AQUI para ver e ouvir.

Carne mais cara
CLIQUE AQUI para ver e ouvir

Reportagem de capa de Veja - Dilma anunciará choque de capitalismo nesta quarta, com pacote enorme de privatizações e renúncias fiscais. Investimentos privados irão a R$ 60 bilhões.

- A reportagem a seguir é da revista Veja de hoje. Há algumas semanas, a mídia vinha lançando balões de ensaio sobre o assunto, mas esta matéria revela o que vem aí com muitos detalhes. O governo do PT fará privatizações "portentosas", como diz a revista, o que propiciará investimentos privados de R$ 60 bilhões na infraesttrutura do País, sem o que será impossível desatar os nós que garroteiam e paralisam a economia (o governo não tem este dinheiro e já demonstrou que não tem competência para agir a tempo). Resta saber o que pensam disso os companheiros de viagem da presidente Dilma, no caso o PT, porque ela fará o que Britto fez no RS e o que fez FHC no País, porém com mais intensidade ainda. O PT do RS, xiita, fundamentalista guasca, reacionário, atrasado, nunca quis ouvir falar em nada disto, sempre moveu oposição feroz às privatizações e renúncias fiscais, mas terá que engolir o que anunciará quarta-feira sua presidente. A rigor, fica claro que foi uma bravata e um engodo eleger Dilma e não Serra, que faria tudo isto muito antes, com maior competência e sinceridade. Leia a reportagem completa.

Na próxima quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff anunciará um conjunto de decisões de governo que, aplicadas à realidade, terão o efeito de um choque de capitalismo no Brasil.

. Numa escala inédita, o governo vai transferir para a iniciativa privada a construção e a administração de pelo menos cinco portos, 50000 quilômetros de rodovias, 12000 quilômetros de ferrovias e cinco aeroportos, incluindo os das principais capitais. É um grande passo na direção certa.

. Para montar o "pacote de indução do crescimento" nome-código do conjunto de seis planos no Palácio do Planalto, o governo fez o que deveria: reuniu alguns dos principais conhecedores dos problemas - pesos-pesados do empresariado brasileiro - e fez a pergunta certa: o que o estado brasileiro pode fazer para deixar de atrapalhar o desenvolvimento do país e passar a ajudá-lo a crescer? Com as respostas em mãos, Dilma convocou uma tropa de elite do governo para trabalhar nas soluções.

. Além do portentoso pacote de privatizações, o trabalho resultou numa série de medidas destinadas a reduzir o preço da energia elétrica e desonerar a folha de pagamento das empresas privadas. O plano será anunciado em etapas, estando a última prevista para daqui a quatro semanas.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem completa da revista que circula nesta segunda em todo o Brasil.

Justiça do Paraná proíbe falsa imputação de Mensalão contra Gustavo Fruet

O prefeito de Curitiba (PR), Luciano Ducci (PSB), candidato à reeleição, está proibido pela Justiça Eleitoral de distribuir panfletos que ligam o adversário Gustavo Fruet (PDT) ao Mensalão do PT.

. Segundo o Tribunal de Justiça do Paraná, caso Ducci descumpra a determinação, terá que pagar multa diária de R$ 1 mil. A candidata a vice-prefeita na chapa de Fruet, Miriam Gonçalves, é do PT, partido acusado de comandar o Mensalão do PT. Segundo a Justiça Eleitoral, o panfleto "tem frases atribuídas ao candidato Gustavo Fruet dissociadas do contexto em que foram ditas, de tal forma que podem levar o leitor a associar a imagem do candidato às pessoas apontadas como participantes do chamado Mensalão do PT".

Ibope diz que Ducci, Fruet e Ratinho Júnior estão empatados em Curitiba

Ibope, Curitiba

Luciano Ducci, PSB - 25%
Gustavo Frruet, PDT - 24%
Ratinho Júnior, PSC - 23%
Rafael Grecca, PMDB - ¨%

Leandro & Stormer – a maior comunidade de Traders do Brasil!
Especialista em educação para o mercado financeiro, a Leandro&Stormer oferece diversos cursos, presenciais e via internet, para que você se prepare e comece a ter rendimentos superiores aos da renda fixa. Acesse http://www.leandrostormer.com.br/ e confira!