Tarso Genro faz convocação extraordinária desnecessária da Assembléia do RS

O governador Tarso Genro convocou a Assembléia para um período de sessões extraordinárias. A convocação tem por objetivo votar projetos de urgência, mas a natureza deles nem de longe lembra este tipo de necessidade, já que as propostas poderiam ser votadas na nova legislatura, que iniciará dia 1° de fevereiro.

1) Um dos projetos, que poderia esperar sem problema algum,  é sobre a anistia da dívida de pequenos agricultores. Conforme o texto, 45 mil famílias seriam liberadas da dívida. Com isso, o Estado seria onerado em R$ 55 milhões.

2) A verdadeira pauta são os projetos para aumentar salários de dirigentes de autarquias, fundações e estatais, melhorar o salário de coordenadores regionais de secretarias e estabelecer teto salarial para autarquias e estatais, além da extinção de 148 cargos em comissão.

. Tarso Genro tentou convencer Yeda a enviar os projetos que aumentam salários do andar de cima, dos cargos de confiança mais próximos do governador, mas Yeda se negou a enviar as propostas à Assembléia.

STF não acata, por ora, decisão de Lula, e mantém preso Battisti

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, determinou nesta quinta-feira que o ex-ativista italiano Cesare Battisti permaneça preso na Penitenciária da Papuda, em Brasília. Peluso rejeitou o pedido dos advogados de Battisti para que ele fosse solto, já que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em seu último dia de governo, decidiu que o ex-ativista não deveria ser extraditado para a Itália. No despacho de três páginas, Peluso mantém a prisão e, diante da urgência do assunto, determina que o processo seja encaminhado ao relator do caso no STF, ministro Gilmar Mendes, "que reapreciará os pedidos se for o caso". Mendes está de férias no mês de janeiro, mas esteve no tribunal nesta semana

Como recuperar comentários anteriores no Twitcam

O leitor Moacir Schukster coloca uma questão que inúmeros outros leitores também já colocaram, que é a recuperação de comentários anteriores feitos pelo editor no Twitcam. Este serviço é muito recente. O editor não tinha pensado nisto. A solução será disponibilizada na capa deste site, logo aí ao lado (Veja videos de comentários anteriores). O editor entra todos os dias no Twitcam, as 11h, e depois o comentário vai para a capa deste site.

Segue a mensagem do leitor:
Sou dos mais antigos assinantes de sua webletter e gostei quando começou a fazer os seus comentários com imagem e voz. Ocorre que perdi o do dia 6 de janeiro. Existe alguma maneira de acessá-lo? Ou melhor ainda, existe jeito de acessar comentários anteriores quando não se consegue assisti-los no dia? Aproveito para cumprimentar-lhe pela excelência de seu trabalho – embora nem sempre concorde com suas posições Moacyr Schukster, Porto Alegre, RS.

Construção civil gaúcha vive situação de pleno emprego. Falta mão de obra.

O presidente do Sinduscon, Paulo Garcia, disse nesta quinta ao editor, que a situação na construção civil gaúcha é de pleno emprego.

. O editor convidou o presidente do Sinduscon para um café da manhã no Blue Three, Lucas de Oliveira, Porto  Alegre.

. O setor é o segundo maior empregador do RS (130 mil trabalhadores), precisa de empregados e não consegue. O problema poderia sair através da contratação dos trabalhadores informais (150 mil), que não querem saber disto, já que perceberiam valores menores.

BIER MARKT
O melhor de Porto Alegre no gênero, segundo Veja.
Chopes e cervejas artesanais, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: WWW.biermarkt.com.br
- Agora com mais lugares.

As contas espetadas que a Doux não paga nunca

A Doux, de Montenegro, esvai-se a olhos vistos. Os franceses devem e não pagam, mas se explicam o tempo todo.
 
. Há dois anos a Doux está com contas espetadas e não paga.

O pequeno regalo do PT aplacou as iras de Enio Bacci

Do jeito que saiu do Palácio Piratini a nota sobre os acordos com o PDT, o deputado Enio Bacci, do PDT, teve  seus ânimos aplacados depois de ter recebido um pequeno regalo funcional no rio Jacuí.

. O PDT e o deputado Enio Bacci já nem parecem os mesmos.

Lula continua privatizando as facilidades públicas.

Embora fora de Brasília, o ex-presidente Lula continua criando constrangimentos de caráter ético, porque ele continua se apropriando de facilidades públicas em benefício particular.
1) Suas férias pessoais em hotel do Exército geram mais escândalos a cada dia, porque a hospedagem é ética, moral e legalmente indefensável.
2) Os passaportes diplomáticos entregues a dois filhos de Lula, um dia antes dele sair do governo, são ética, moral e legalmente inexplicáveis.

. Lula não consegue desencarnar da presidência.

Saiba quais são as previsões de safra de grãos: Brasil e RS

Estas são as previsões da Conab para as safras de grãos do Brasil e do RS para 2010/2011, em milhões de toneladas (entre parênteses, 2009/2010):
Brasil – 149,4 (149,1)
RS – 24,2 (25,4)

. Por grão, RS: arroz, 8,2 (7,3); Milho, 5 (5,5); Soja, 8,5 (10,2).

- As previsões não levam em consideração qualquer mudança dramática no clima, mas isto dificilmente deixará de ocorrer. La Niña já produz seca devastadora em 1/4 da fronteira agrícola do RS, aquela localizada nas cercanias da Argentina e do Uruguai.
Compare o que ocorreu nos últimos três governos do RS (em milhões de toneladas de grãos):
- Governo Yeda (2007 a 2010) – 23/ 22,2/ 22,1 e 25.
- Governo Rigotto (2003 a 2006) – 20,7/ 17,7/ 12,8/ 20,4.
- Governo Olívio (2001 e 2002, apenas para completar o circuito de 10 anos da tabela) – 19,5 e 14,6.

CLIQUE AQUI para ler e copiar o relatório completo da Conab.

Aprenda você mesmo a investir em ações.
Dia 13, novo curso em Porto Alegre
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação com o investidor. Clique aqui e informe-se.

ENTREVISTA - Saiba o que é a BPW

Marinelsa Geyer de Oliveira, presidente da BPW (Associação de Mulheres de Negócios de Porto Alegre)

Só mulheres de negócios ?
Também profissionais que trabalham no mercado, com ênfase para as profissionais liberais.

Como vocês se organizam na BPW ?
Por comissões de setores: marketing, saúde, agronegócios, cultura, meio ambiente. Cada comissão possui uma coordenadora. Com isto, formamos uma network. Realizamos eventos gerais e específicos.

Quantos sócios tem a BPW ?
Ativos, 100, mas outras 100 também formam nosso núcleo de associadas.

O que quer dizer BPW ?
Business and Professional Women

Site: WWW.bpwportoalegre.org.br
E-mail: marinelsa@bentoazevedo.com.br 

Médici, como Lula, também teve 82% de aprovação

A extraordinária popularidade de Lula ao término de seu governo ( 82% de aprovação, segundo algumas sondagens) levou a um certo endeusamento da sua figura política. Ao que parece, olvida-se que as popularidades de governantes são, o mais das vezes, muito efêmeras. Compare-se, por exemplo,a popularidade atual de Lula com a popularidade que chegou a gozar o general Garrastazu Medici, que chefiou o governo ditatorial entre 1969 e 1973. Medici é hoje uma figura política colocada nos escaninhos da memória popular, apesar dos 82% de aprovação com que deixou o governo...No livro  "A ditadura derrotada", Élio Gaspari afirma o seguinte sobre o governo Medici:A ditadura estava no seu oitavo ano, no terceiro general. Médici cavalgava popularidade, progresso e desempenho.Uma pesquisa do IBOPE realizada em julho de 1971 atribuíra-lhe 82% de aprovação.Em 1972 a economia cresceria 11,9%, a maior taxa de todos os tempos.Era o quinto ano consecutivo de crescimento superior a 9%.

Leia o comentário completo:
A extraordinária popularidade de Lula ao término de seu governo ( 82% de aprovação, segundo algumas sondagens) levou a um certo endeusamento da sua figura política. Ao que parece, olvida-se que as popularidades de governantes são, o mais das vezes, muito efêmeras. Compare-se, por exemplo,a popularidade atual de Lula com a popularidade que chegou a gozar o general Garrastazu Medici, que chefiou o governo ditatorial entre 1969 e 1973. Medici é hoje uma figura política colocada nos escaninhos da memória popular, apesar dos 82% de aprovação com que deixou o governo...No livro  "A ditadura derrotada", Élio Gaspari afirma o seguinte sobre o governo Medici:A ditadura estava no seu oitavo ano, no terceiro general. Médici cavalgava popularidade, progresso e desempenho.Uma pesquisa do IBOPE realizada em julho de 1971 atribuíra-lhe 82% de aprovação.Em 1972 a economia cresceria 11,9%, a maior taxa de todos os tempos.Era o quinto ano consecutivo de crescimento superior a 9%.A renda per capita dos brasileiros aumentara 50%. Pela primeira vez na história as exportações de produtos industrializados ultrapassaram 1 bilhão de dólares. Duplicara a produção de aço e o consumo de energia, triplicara a de veículos, quadruplicara a de navios.A Bolsa de Valores do Rio de Janeiro tivera em agosto uma rentabilidade de 9,4%.Vivia-se um regime de pleno emprego.No eixo Rio-São Paulo executivos ganhavam mais que seus similares mamericanos ou europeus.Kombis das empresas de construção civil recrutavam mão de obra no ABC paulista com altos falantes oferecendo bons salários e conforto nos alojamentos.
Um metalúrgico parcimonioso ganhava o bastante para comprar um fusca novo.Em apenas dois anos os brasileiros com automóvel passaram de 9% para 12% da população e as casas com televisão de 24% para 34%.O Secretário do Tesouro americano, John Connally, dissera que "os EUA bem poderiam olhar para o exemplo brasileiro, de modo a pôr em ordem a sua economia".

Kepler Weber sonha com a globalização dos seus negócios

Se tudo acontecer como espera, a Kepler Weber ampliará seus negócios para fora da América do Sul, onde lidera o mercado de soluções para armazenagem (silos e armazéns agrícolas, sobretudo).

. A empresa de Panambi confirmou nesta quinta-feira que contratou uma consultoria para pesquisar e oferecer alternativas no Hemisfério Norte.

- No mercado interno, a Kepler Weber mira no atendimento das necessidades cada vez maiores do agronegócio. O déficit de capacidade estática (sem rotação de mercadoria) é calculado em 30 milhões de toneladas. A empresa, que há menos de dois anos quase quebrou, recebeu forte injeção de recursos por parte do seu controlador, a Fundação Previ. 

Campanha para sucessão na Fiergs entra em stand by

Os candidatos à sucessão na Fiergs resolveram colocar suas campanhas em modo stand by.

Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 24,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Unimed quer todo mundo no novo Plano Unimax.

A Unimed está concluindo a migração dos seus associados para o Plano Unimax.
 
. Quem não migrar agora, terá pesadíssimos encargos quando resolver fazer isto.

- Os antigos Planos Unimed estão sendo reajustados em 15%. 

Preços da soja animam como nunca o interior gaúcho

Além da expectativa de uma excelente safra de soja (tudo dependerá do que fizer La Niña nos próximos 90 dias), os preços da soja enriquecem todo o interior gaúcho.

. Nesta quinta-feira, negócios para maio foram fechados a R$ 50,00 a saca de 50 kgs, mas o mercado (a fonte é o jornal DCI) aposta em valores que chegarão a R$ 55,00.

- Também a carne sobe de preço como nunca na zona de produção. Aliás, a cesta de commodities aumenta fortemente e pressiona a inflação. O DCI desta quinta informou que a cesta bateu em 214,7 pontos em dezembro, acima do recorde de 213,5 pontos de junho de 2008.

CLIQUE na imagem ao lado, acima, para verificar o gráfico sobre a evoloução dos preços da soja e da carne. O gráfico é do jornal DCI desta quinta-feira.

Amigos para sempre - A RBS e o promotor, hoje, no Twitter

Amigos para sempre
A RBS e o promotor, hoje, no Twitter

kellymatos

1. @amilcarmacedo bom dia, promotor!about 2 hours ago via web from Porto Alegre, Rio Grande do Sul in reply to amilcarmacedo
amilcarmacedo
1. follownois RT @amilcarmacedo: Bons dias!!! #FF@AAKuhnAdvogada @Alice_Alvarez @anaamelialemos@BetoAlbuquerque @cidmartins2010 @MBM_Nascimento @...about 1 hour ago via twitterfeedRetweeted by amilcarmacedo
2. Bons dias Kelly! Como diz o @andrelmachado, aproveite o dia!! RT @kellymatos: @amilcarmacedo bom dia, promotor!about 1 hour ago via Echofon

Trabalhadores protestam contra decisão de Dilma de não corrigir tabela do Imposto de Renda

Já é forte a reação diante da decisão do governo Dilma Roussef, do PT, de não corrigir a tabela do Imposto de Renda, o que significa impor real aumento do imposto para os contribuintes. Os mais prejudicados serão os trabalhadores e aposentados do INSS.

Leia a nota que há pouco entregou a UGT ao editor:

A UGT (União Geral dos Trabalhadores) repudia veementemente a decisão do governo Dilma de não atualizar a tabela do Imposto de Renda, interrompendo a correção automática que era adotada desde 2007. Os trabalhadores e aposentados do INSS são os mais prejudicados, pois, com o reajuste do salário ou do benefício, passam a ter desconto maior ou deixam de ser isentos a partir deste mês.A injustiça social incorporada nessa medida governamental torna-se mais gritante ainda ao se considerar que a tabela do IR já está com uma defasagem superior aos 70%, conforme amplamente divulgada pela imprensa nesta quinta.
Por isso, a UGT não só repudia a não correção da tabela do IR como cobra do governo um plano para repor a defasagem acumulada desde 1995.
Ricardo Patah
Presidente da UGT (União Geral dos Trabalhadores)


BIER MARKT
O melhor de Porto Alegre no gênero, segundo Veja.
Chopes e cervejas artesanais, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: WWW.biermarkt.com.br
- Agora com mais lugares.

Ruralistas vão apoiar comunista na Câmara dos Deputados

O deputado Aldo Rabello vai desafiar o Planalto e concorrerá contra Marco Maia para a presidência da Câmara dos Deputados.

. A maior bancada da Câmara, a ruralista, apóia o candidato do PCdoB.

Leitores esperam governo “ruim” e “muito ruim” no RS

Até as 13h30min desta quinta-feira, a enquete do site WWW.polibiobraga.com.br sobre as expectativas dos leitores em relação ao governo Tarso Genro, recolhidos 250 votos, indicavam 68% para a resposta “ruins” e “muito ruins”.

. Os leitores da página são majoritariamente alinhados com posições anti-petistas, o que explica em boa parte o alto nível de rejeição. Apesar disto, 32% preferiram cravar nas respostas “regulares”, “boas” e “muito boas”.

. A enquete continua na web.

Tarso “ouve” Maquiavel ao convocar reunião extra da Assembléia

A convocação extraordinária da Assembléia Legislativa do RS confirma as informações desta página.

. Leitor voraz, embora nem sempre leitor veraz, o governador Tarso Genro parece seguir o ensinamento de Maquiavel no seu clássico “O Príncipe”:
- Faça todo o mal de uma única vez, logo no início, e administre o bem ao longo do mandato. 

Nada mudará na Smam. O professor Garcia fica no cargo.

Não haverá mudanças na Smam (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) de Porto Alegre.

. O PMDB decidiu que seguirá no cargo o professor Garcia.

. A discussão estava desgastando o secretário e produzindo insubordinações na Smam.

- O prefeito José Fortunatti já tinha dito ao editor que não quer marola no seu governo, embora admita mudanças. O que é certo é que o deputado Luiz Fernando Zachia irá para o governo.


Aprenda você mesmo a investir em ações.
Dia 13, novo curso em Porto Alegre
O mercado de ações vem atraindo cada vez mais pessoas interessadas em obter rendimentos superiores aos da renda fixa. A empresa gaúcha Leandro & Stormer, especialista em educação para o mercado financeiro, oferece a você o Curso Introdução ao Mercado de Ações - Análise Técnica que fornece as bases para você começar de vez sua atuação com o investidor. Clique aqui e informe-se.

Afinal de contas, onde estão as provas sobre a arapongagem na Casa Militar ?

Em setembro do ano passado, a pouco mais de um mês das eleições, o promotor de Canoas, Amilcar Macedo, "invadiu" o Palácio Piratini em busca de computadores e carros para checar provas sobre suas investigações a respeito de arapongagem na Casa Militar. Ele pediu a prisão do sargento Cesar Rodrigues, homem da inteligência da Brigada, fazendo gravíssimas acusações, até hoje não comprovadas. O caso gerou crise institucional, política e eleitoral, abalando a candidatura da governadora Crusius e beneficiando a candidatura de Tarso Genro. O promotor já prometeu entregar a denúncia, mas nunca faz isto. O último dos prazos ocorreu nesta quarta e não foi honrado.

As perguntas que o Dr. Amilcar Macedo terá que responder mais dia ou menos dia:
1) O promotor não encontrou provas de extorsão (o que mostram os vídeos periciados ou eles são videos com "imagens claras como filme de cinema", como chegou a anunciar Luciana Genro sobre as gravações inexistentes de Lair Ferst?).
2) Onde estão as provas testemunhais ou materiais que comprovam a motivação político-eleitoral na ação do sargento.
3) Quem mais, além do sargento, espionou com as senhas da Casa Militar (quem são os outros 18 mil arapongas existentes no Estado?), com ênfase para a RBS, que confessou o uso dos serviços de Cesar Rodrigues.
4) Quem é o soldado  que espionou a deputada Stela Farias e quais são suas conexões.
5)  Como é que fica a alaúza patrocinada pelo promotor antes das eleições, que chegou a invadir o Palácio Piratini e produziu grave crise política dentro do governo, beneficiando eleitoralmente a oposição?

Acompanhe a cronologia mais recente sobre as promessas do promotor:
COMEÇO DE DEZEMBRO
Sul 21 - 01/12/10 - 19:55
Casa Militar: Promotor deve denunciar sargento na semana que vem
Correio do Povo - 02/12/2010 21:10 - Atualizado em 02/12/2010 21:23
Arapongagem na Casa Militar deve resultar em pelo menos três indiciamentos
Promotor concluiu a investigação e deve apresentar denúncia na próxima semana

COMEÇO DE JANEIRO
Correio do Povo - 03/01/2011 09:32 - Atualizado em 03/01/2011 09:51
MP pretende entregar denúncia de sargento araponga à Justiça nesta quarta-feira

* Esta tarde, a movimentação no processo demonstrava que o promotor está de posse dos autos e poderá finalmente oferecer sua denúncia completa.
09/12/2010 VISTA ÀS PARTES

21/12/2010 CONCLUSÃO AO JUIZ
21/12/2010 AUTOS RETORNADOS AO CARTÓRIO
21/12/2010 VISTA AO MP
Última atualização: 22/12/2010
Data da consulta: 06/01/2011
Hora da consulta: 14:13:54 CARGA MP

Tarso faz convocação extraordinária da Assembléia. Reuniões começarão na terça-feira.

O governo gaúcho resolveu convocar a Assembléia do RS para um período extraordinário de sessões. Esta tarde, o governador Tarso Genro dará coletiva no Piratini para apresentar seus projetos, todos eles ligados à estrutura administrativa estadual, com ênfase para o aumento dos salários de ocupantes de cargos de confiança.

As 11h, no Twitcam, o editor avalia as chances da nova safra de grãos, ameaçada pelo La Niña

As 11h, no Twitcam, o editor vai falar sobre a safra de grãos deste ano no RS, os efeitos perversos do La Niña e a decisão errada de Tarso ao acabar com a secretaria da Irrigação.

. Logo em seguida, o comentário irá para a capa deste site, aí ao lado, acima.

Itamaraty dá passaporte diplomático a filhos de Lula

O Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois dias do fim do mandato. Segundo entendimento do órgão, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

. Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filhos do ex-presidente, gozam de perfeita saúde e obtiveram o documento em 29 de dezembro de 2010, penúltimo dia útil da era Lula. Questionado, o Itamaraty, disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.

. O jornal Folha de S.Paulo teve acesso à decisão que beneficiou os filhos de Lula. Ela cita que foi "em caráter excepcional" e "em função de interesse do país", mas não apresenta justificativa para a concessão. A Folha apurou que Lula pediu o benefício pouco antes do fim do mandato.

EUA julgam que Brasil deu refúgio a bandido das Farc por afinidade política

As suspeitas de ação ideológica na apreciação de pedidos de extradição feitos ao Brasil não são apenas do governo da Itália, nem dizem respeito só ao caso Cesare Battisti. Em 2006, os EUA consideraram que a concessão de refúgio a Oliverio Medina, guerrilheiro das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), teve razões políticas. A versão americana para o caso foi revelada por despachos publicados pelo WikiLeaks.

. O refúgio político de Medina foi discutido em reunião entre o então embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, o ex-chanceler Celso Amorim e o atual, Antônio Patriota - à época secretário de Assuntos Políticos do Itamaraty -, e Luiz Paulo Barreto, presidente do Comitê Nacional para Refugiados (Conare), em setembro de 2006.

CLIQUE aqui para ler a matéria completa no site do jornal O Estado de S.Paulo.

Cozinha contemporânea gaúcha, Bah
Somente R$ 24,00 (entrada, prato principal e sobremesa), exclusivamente no almoço (com taça de vinho, R$ 29,00). À noite e finais de semana, cardápio da cozinha contemporânea gaúcha. O melhor, segundo Veja.
BarraShoppingSul, fone (51) 3247.3000.
CLIQUE AQUI para saber mais sobre o Bah.

Artigo - Cadastro positivo já está em vigor. Isto é bom para quem ?

Há muito tempo o editor defende a implantação do cadastro positivo no Brasil, mas este editorial do Estadão de quiarta-feira levanta enormes restrições ao projeto. Aliás, o projeto aprovado pelo Congresso Nacional foi totalmente vetado por Lula, pouco antes de sair de Brasília. Mas atenção: Lula radicalizou e assinou uma Medida Provisória, que replica praticamente tudo que estava no projeto aprovado pelo Congresso, a MP 518. O jornal acha que o cadastro positivo invade a privacidade do consumidor. Seus argumentos são consistentes, mas não levaram o editor a mudar de opinião sobre as enormes vantagens da nova ferramenta de avaliação de crédito, que certamente reduzirá o custo do dinheiro nos financiamentos e garantirá melhor a sobrevivência das empresas.

CLIQUE AQUI para ler, reler e entender melhor.

IBGE: safra nacional cresceu 11,6% em 2010

Em 2010, a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas, teve produção de 149,5 milhões de toneladas, superior em 11,6% à obtida em 2009 (134,0 milhões de toneladas) e 0,4% maior que a de novembro, segundo a 12ª estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

. De acordo com o IBGE, o indicador supera a safra recorde de 2008 (146,0 milhões de toneladas) em 2,4%. Na comparação com novembro, o mês de dezembro registrou variações nas estimativas de produção de seis produtos: aveia em grão (alta de 11,6%), cevada em grão (alta de 1,3%), feijão em grão total (queda de 1,2%), milho em grão total (alta de 0,7%), trigo em grão (alta de 4,2%) e triticale em grão (alta de 5,8%).

BC solta medida para frear queda do dólar

O Banco Central anunciou nesta quinta-feira uma medida para tentar baixar a posição vendida dos bancos no mercado de câmbio, que alcançou a marca de US$ 16,8 bilhões no mês de dezembro. Quando a posição dos bancos no mercado de câmbio está vendida é porque houve mais fechamentos de câmbio para vendas, que podem ter várias finalidades, como importações, transferências para o exterior, ou para o turismo, entre outros. 

. Circular do BC publicada nesta quinta-feira determina que as instituições financeiras deverão recolher, sob a forma de depósito compulsório, 60% sobre o valor da posição vendida de câmbio que exceder US$ 3 bilhões, ou seu patrimônio de referência.

Artigo - Mão estendida para saudar ou para beijar ?

Neste artigo, o jornalista e escritor José Nêumane, do Estadão, pergunta se o discurso de posse de Dilma Roussef, no qual pregou a "união nacional" é um convite para que a mão estendida da presidente seja saudada ou beijada. O jornalista e escritor avisa que para ser apertada ou beijada a mão estendida, Dilma precisa fazer menos retórica e mais ação.

CLIQUE AQUI para ler o artigo.

BIER MARKT
O melhor de Porto Alegre no gênero, segundo Veja.
Chopes e cervejas artesanais, harmonizados com petiscos inspirados na gastronomia alemã.
Rua Castro Alves 442, fone 3013.2300. Site: WWW.biermarkt.com.br
- Agora com mais lugares.

Sai, hoje, o Conselhão do Tarso

O governador Tarso Genro sancionará, nesta quinta, o decreto que cria o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (apelidado de Conselhão). Ele  também lançará os primeiros grupos de trabalho das câmaras setoriais.

. Serão criados grupos específicos para discutir o desenvolvimento da Serra e da Região Metropolitana, os arranjos produtivos locais e o Distrito Industrial de Guaíba. No primeiro momento, o grupo encarregado de discutir a previdência pública não tratará do modelo a ser proposto ao Conselhão e, depois, à Assembleia.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/