José Roberto Mendonça de Barros, Estadão - A retomada ainda vai demorar

A razão para a lentidão tem a ver com a profundidade e as sequelas da grande recessão.

A eleição do presidente Bolsonaro animou muita gente, o que transparece na forte melhora dos indicadores de expectativas desde o mês de outubro. Poucas vezes vimos os empresários tão positivos quanto ao futuro.

Entretanto, embora confiando que a reforma da Previdência será, ao final, aprovada, acredito também que há um excesso de expectativas no ar. Em outras palavras, medido pelo crescimento econômico, apenas em 2020 teremos um resultado mais significativo. A reforma pouco afetará o crescimento deste ano, cuja projeção já está sofrendo revisões para baixo. Aqui na MB projetamos algo como 2,2% há algum tempo.

Naturalmente, a observação acima não quer diminuir a importância do sucesso no trâmite do Congresso. Ao contrário, se a Previdência não for aprovada, não tenho dúvida de que voltaremos à recessão.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Guarda pretoriana do governo narco-comunista de Maduro baleia soldados que desertam para o Brasil

Ao lado, soldado que fugiu para o Brasil, baleado pelos militares que defendem o ditador.

O jornalista italiano Rocco Cotroneo, do Corriere dela Sera, publicou vídeo no seu Twitter, no qual mostra dois militares do governo narco-comunista da Venezuela, que foram baleados quando desertaram para o Brasil, sendo resgatados pela Polícia Federal.

O vídeo vai no link a seguir.

É só clicar em cima da chamada.

Rocco Cotroneo estabelece um paralelo com os casos de deserção da antiga Alemanha Comunista, quando soldados do governo comunista fugiam para o lado ocidental de Berlim, muitas vezes sendo baleados pelos próprios companheiros de farda.

CLIQUE AQUI para ver o vídeo, examinar a foto dos soldados venezuelanos em fuga e ler mais.

Presidente nacional da OAB pede caça federal aos seus acusadores

Um dos posts que irritou Santa Cruz dizia que ele assinou contratos sem licitação com a Petrobrás e o Serpro durante os governos lulopetistas. Ele não desmentiu os contratos, mas informou que este tipo de contra dispensa licitações.

Na foto, Santa Cruz com o líder lulopetista Lindbergh Farias.

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, pediu que a Polícia Federal investigue acusações que são desfechadas contra ele no Facebook e por WhatsApp.

As notícias começaram a circular depois que ele se colocou contra a Lava Jato.

O consultor jurídico acusa diretamente Luciano Hang, dono da Havan, e o gaúcho Leandro Ruschel, mas o próprio site diz que Leandro apenas questionou Santa Cruz.

O que questionou Leandro Ruschel, que tem ligações editoriais fortes com o editor:

- O presidente da OAB quer o fim da Lava Jato. O que ele está defendendo mesmo ? Prevaricação na cara dura mesmo ? 

O editor concorda com os questionamentos de Ruschel.

Agenda econômica tem potencial disruptivo, afirma economista do Bradesco


Para Barbosa, três fatores são cruciais: o teto dos gastos, simplificação do ambiente de negócios e abertura comercial.

Foto da revista Amanhã.

A agenda econômica do Brasil tem potencial disruptivo e três fatores são crucias nesse processo: o teto de gastos, com a aprovação da reforma da previdência como eixo central; a simplificação do ambiente, especialmente o tributário, medida que coloca o país numa posição mais favorável no ambiente mundial de negócios, além da abertura comercial. 

A avaliação é do economista-chefe do Bradesco, Fernando Honorato Barbosa, que destacou as perspectivas econômicas em reunião de diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), nesta sexta-feira, em Florianópolis.    

A revista Amanhã é quem publica tudo na sua newsletter diária. Leia o que diz o economista:

- São aspectos frontalmente cruciais. O ambiente vai mudar e temos que estar preparados. São três agendas básicas transformacionais. O papel do teto dos gastos é reduzir o tamanho do Estado na economia e isso tem como principal consequência trazer protagonismo ao setor privado. O governo diminuindo de tamanho, necessariamente, traz o setor privado para o jogo.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Mourão fala duro em Bogotá, no Grupo de Lima

O general Hamilton Mourão, vice-presidente do Brasil, falou esta tarde em Bogotá, representando o governo Bolsonaro. Mourão falou em espanhol. Ele fez um discurso consistente, claro e sereno, acusando diretamente o governo narco-comunista de Nicolás Maduro. Mourão denunciou a existência de um narco-Estado na Venezuela e defendeu mudanças imediatas. O editor transmitiu ao vivo a fala do general, tudo pela VPI TV.

Senador Álvaro Dias propõe voto de censura ao ditador narco-comunista Nicolás Maduro

O senador Álvaro Dias, Podemos do Paraná, acaba de propor um voto de censura ao ditador narco-comunista venezuelano Nicolás Maduro.

CLIQUE AQUI para ler a íntegra da justificativa.

Rodrigo Maia fala muito e o que não deve sobre a reforma da previdência

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, está falando muito e o que não deve sobre a reforma da previdência.

Faz coro oblíquo com os inimigos da reforma.

STF decidirá,nesta quarta, se autoriza redução de salários e jornadas de servidores públicos

Nesta quarta-feira o STF discutirá ações que contestam dispositivos da Lei de Responsabilidade Fiscal e um deles é o que trata da redução de salários e jornadas de trabalho.

Em 2002, o STF suspendeu trechos da LRF que permitiam as reduções, pelo menos sempre que as despesas com a Folha ultrapassassem 50% da Receita Corrente Líquida Própria, como é o caso do RS.

Na quarta-feira, a Corte poderá voltar atrás, mas isto não é certo.

É o que desejam governadores como Eduardo Leite, RS.

Colômbia diz que já abriga 156 militares desertores da Venezuela

O governo da Colômbia acaba de informar que 156 militares do governo narco-comunista de Nicolás Maduro já desertaram para o País.

A informação vazou durante a reunião deste momento do Grupo de Lima.

Assembleia gaúcha votará, amanhã, PEC que mexe com planos de carreira do funcionalismo

Está tudo afivelado para a votação de duas emendas constitucionais apresentadas durante o governo Sartori e que impactam a Folha de Pessoal do governo estadual:

1) Extinção do uso do tempo de serviço municipal para egfeito de ganhos de triênio e gtratificações.
2) Fim da licença-prêmio.

O governo atual apoia as duas propostas, que vão para votação em segundo tu8rno.

É iminente reforço da Two Flex ao programa gaúcho de aviação regional

E iminente a inclusão da empresa aérea Two Flex no Programa de Desenvolvimento da Aviação Regional do Estado. A inclusão possibilitará a redução no ICMS sogre o querosene de aviação de 17% para 12%, 10% ou 7%, dependendo do número de rotas a serem feitas.

No RS, a Two Flex operará em parceria com a Gol, com a qual fará conexão para outros Estados.

Os novos voos beneficiariam Bagté, São Borja, Santa Rosa, Passo Fundo, Rio Grande e Alegrete.

Conheça o processo que fez a Assembleia do RS recuar na homenagem que queria prestar a Evo Morales

O lulopetismo acaba de sofrer outra grave derrota, porque o presidente bolivariano Evo Morales não será mais homenageado pela Assembleia do RS.

Fustigado por processo movido pelo advogado gaúcho Pedro Lagomarcino, o deputado petista Edegar Preto resolveu retirar a indicação que fez para a entrega do Mérico Farroupilha.

CLIQUE AQUI para conhecer toda a argumentação utilizada pelo advogado gaúcho. O arquivo replica os autos da ação em curso.

Acompanhe, agora, ao vivo, a reunião extraordinária do Grupo de Lima sobre a Venezuela

Mais três militares venezuelanos desertam na fronteira do Brasil

Os militares fazem apelos por mais deserções e pela derrubada de Maduro.

Mais três militares venezuelanos desertaram e entraram no Brasil no fim da tarde de domingo. Eles entraram em Roraima por rotas clandestinas e estavam fardados. Outros três já haviam chegado ao país entre o sábado e a manhã de domingo.

Os três novos desertores pertencem à Guarda Nacional Bolivariana e chegaram ao Brasil no fim da tarde de domingo. Após entrarem em território brasileiro, eles foram auxiliados por militares brasileiros que faziam patrulhamento e levados a um abrigo para refugiados.

Um dos desertores, que estava desnutrido e teve enrijecimento muscular, aparece deitado e ofegante. O video abaixo é do site Poder360, mas as imagens circulam nas redes sociais desde cedo.

Dica do editor - Um guia completo para pular o carnaval em segurança e com saúde preservada.

Nesta reportagem da Folha, você obterá dicas importantes para pular o carnaval em segurança e com saúde.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Maduro já matou 25 e feriu 80 na fronteira com o Brasil, diz prefeito de Pacaraima

Em entrevista que concedeu esta manhã ao programa Direto ao Ponto, da Rádio Guaíba, Porto Alegre, o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato, município que faz fronteira entre Roraima e Venezuela, relatou que há o temor pela possibilidade de um conflito ainda mais intenso que aqueles registrados nesse final de semana.

Ao relatar os conflitos que aconteceram entre sábado e domingo, Torquato confirmou a informação dada pelo prefeito da municipalidade de Gran Sabana, Emílio González. "No sábado, tivemos conflitos internos no município de Santa Helena que deixaram 25 pessoas mortas e 80 feridas", disse ao se referir à cidade venezuelana mais próxima de Pacaraima.

Eis por que ele acha que tudo vai piorar:

- Com o passar do tempo, com a fronteira fechada há três dias, vai começar a faltar coisas lá (Venezuela). O nosso atendimento hospitalar segue funcionando, mas o problema é que os venezuelanos não têm acesso a nada e isso pode gerar um novo confronto.

Band mostra para-militares venezauelanas incendiando caminhões superlotados de comida e remédios

A reportagem a seguir é do Jornal da Band, veiculada ontem. Ela mostra o momento em que forças para-militares do governo narco-traficante de Nicolás Maduro metem fogo em caminhões superlotados de comida e remédios que conseguiram atravessar a fronteira.

Morreu o jornalista esportivo Roberto Avallone, 72 anos

O jornalista e comentarista esportivo Roberto Avallone, 72 anos, morreu hoje em São Paulo.

Ele foi vítima de parada cardíaca.

FIRS e CONIB denunciam crime de racismo contra povo de Israel. MPF vai investigar tudo.

Caso aconteceu através de uma página no Facebook e será investigado perante o Ministério Público Federal de Santa Cruz do Sul.

Um caso de racismo proferido através de um perfil da rede social Facebook foi denunciado, nesta semana, pela Federação Israelita do Rio Grande do Sul (FIRS) e pela Confederação Israelita do Brasil (CONIB). Cientes dos fatos, as entidades alegaram Notícia de Fato em tese Criminoso, perante o Ministério Público Federal de Santa Cruz do Sul.

O autor do ato criminoso realizou vídeos e textos na rede social com conteúdo incitando ódio ao povo israelense. 

O promotor que examinou o caso, promoveu o arquivamento inicial da queixa, pois entendeu que não havia crime, devido ao direito constitucional à livre manifestação de pensamento, mas instituições entraram com recurso e o caso foi julgado na Procuradoria Geral da República do MPF, em Brasília. Após análises, autoridades rejeitaram arquivamento realizado anteriormente e determinaram a instauração do procedimento de investigação, desta vez, a ser presidido por outro membro do Ministério Público Federal.

Este comunista gastador e endividador, governador do Maranhão, quer ser presidente do Brasil

O economista gaúcho Darcy F.C. dos Santos, especialista em contas públicas, ficou alarmado com a notícia de que o comunista Flávio Dino, governador do Maranhão, acaba de lançar sua candidatura à sucessão do presidente Jair Bolsonaro.

O que ele disse:

- Da mesma maneira que já aconteceu no RS, Flávio Dino pensa que dinheiro nasce em árvores.


Dary F.C. dos Santos investigou a contabilidade pública do governo do Maranhão e constatou que em 2017 o governador do PCdoB fez um déficit de 1,2 bilhão (10,5% da RCL). Em 2018, o déficit foi de R$ 1,6 bilhão (11,8% da RCL).

Artigo, Sergio Melo, Antonio Abibe - Entenda o poder dos YouTubers


Só nos últimos 4 anos, o consumo de vídeos online no Brasil cresceu 135%, e o YouTube já é o maior destino dos brasileiros para assistir a vídeos na internet.

No mundo dos vídeos online, os YouTubers estão no comando. Tanto que dois canais brasileiros estão entre os 15 maiores do mundo na plataforma: o da produtora musical Kondzilla, com mais de 45 milhões de inscritos, e o do Creator Whindersson Nunes, com mais de 34 milhões de inscritos.

Os YouTubers são quase deuses no universo digital brasileiro e existem dezenas de perguntas que pairam na cabeça de muita gente no mercado da publicidade. Como eles se tornaram o fenômeno que são hoje ? O que nutre a relação de um Creator com o seu público ? Qual é a diferença entre os Creators e a mídia “tradicional” ? E como os Creators ajudam as marcas a terem conversas mais autênticas com as pessoas ? Essas questões podem ser melhor compreendidas graças a um novo formato que usa o YouTube para conectar anunciantes, marcas e pessoas: o Creators Connect.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Dica do editor - Salão Internacional do Automóvel de Genebra

O Salão Internacional do Automóvel de Genebra, agendado para o mês que vem, promete revelar tendências futuras da indústria automobilística.

CLIQUE AQUI para ler e ver tudo.

Marcelo Dutra será o novo presidente do BRDE

Marcelo Dutra, atual diretor Financeiro da Celesc, Santa Catarina, será o novo presidente do BRDE. Ele foi escolhido para uma das duas cadeiras do Estado. Como o novo presidente será de SC, Marcelo ocupará a vaga. O outro nome ainda não foi indicado pelo governador comandante Moisés, PSL, mas a informação já vazou.

O atual presidente é Orlando Pessuti, que foi governador do Paraná.

Cada um dos três Estados do Sul pode indicar dois nomes para a diretoria do BRDE.

A única substituição anunciada até agora é a de Marcelo Dutra.

Fundação Lemann ajudará governo gaúcho na nova agenda para a gestão de pessoas

Será daqui a pouco, as 10h, no Piratini, a assinatura do Acordo de Cooperação que firmarão o governo estadual e a Fundação Lemann, com o objetivo de construir uma nova agenda para a gestão de pessoas, com foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Entre as ações previstas, está implementar recrutamento de pessoas com o melhor perfil técnico e gerencial para cargos de liderança na gestão. Numa primeira etapa, o trabalho estará focado nas secretarias de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) e de Educação (Seduc).

A aliança é formada por quatro organizações do terceiro setor – Fundação Brava, Fundação Lemann, Instituto Humanize e Instituto República – que se uniram para promover a melhoria da gestão pública de pessoas no setor público.

Sondagem Industrial da CNI registra avanço na produção de janeiro e melhora das expectativas empresariais

A Sondagem da Indústria, divulgada na sexta-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), apontou avanço de 0,9 ponto do indicador de produção em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2018, alcançando 49,3 pontos, patamar próximo ao nível neutro, de 50 pontos.

Excluindo os efeitos sazonais, o indicador de produção avançou 3,2 pontos na margem. Já a utilização da capacidade instalada (UCI) aumentou 1,0 ponto percentual na margem, alcançando 66%, nível ligeiramente superior ao registrado em janeiro do ano passado. Os estoques, por sua vez, permaneceram abaixo do nível neutro, indicando leve redução de inventários. 

Em relação às percepções empresariais em fevereiro, a Sondagem capturou melhora na margem em todos os indicadores, com exceção do de quantidade exportada. 

Índice de Confiança da Construção recuou em fevereiro

O Índice de Confiança da Construção (ICST), divulgado há pouco pela FGV, recuou 0,4 ponto na passagem de janeiro para fevereiro, atingindo 85,0 pontos e permanecendo abaixo do nível neutro (100 pontos).

Foi o primeiro recuo do indicador desde agosto do ano passado, refletindo a retração de 0,7 ponto do índice de situação atual, que atingiu 74,4 pontos, compensando o ligeiro avanço de 0,1 ponto do componente de expectativas, que alcançou 96,0 pontos. 

O mercado espera melhora da confiança nos próximos meses, porque o recuo não é significativo e nem é recorrente.

Mercado fez ligeiros ajustes em suas projeções de inflação

O mercado ajustou para baixo suas expectativas de inflação deste ano, de acordo com o Relatório Focus, divulgado há pouco pelo Banco Central.

Inflação - A mediana das expectativas para o IPCA deste ano passou de 3,87% para 3,85%, permanecendo em 4,00% para o ano que vem. 
PIB - Ao mesmo tempo, a mediana das projeções para o crescimento do PIB de 2019 permaneceu em 2,48%, mas para 2020 avançou de 2,58% para 2,65%. 
Juros - As projeções de Selic e da taxa de câmbio permaneceram inalteradas para o encerramento dos dois períodos. No primeiro caso, a pesquisa sugere taxas de 6,50% e de 8,00%, respectivamente, Câmbio - A mediana das projeções para a taxa de câmbio indica cotações de R$/US$ 3,70 e R$/US$ 3,75.

Mourão já está em Bogotá para reunião do Grupo de Lima

O vice-presidente Hamilton Mourão já está em Bogotá para participar da reunião extraordinária do Grupo de Lima, que reforçará a estratégia de ampliar a pressão diplomática sobre Nicolás Maduro.

A reunião, prevista para hoje na Colômbia, contará com as presenças de Juan Guaidó,  presidente interino da Venezuela, do vice-presidente americano Mike Pence, e do vice-presidente Hamilton Mourão.

Além do Brasil, outros 14 países integram o colegiado – 11 deles não reconhecem Maduro como presidente.

Roraima decreta estado de calamidade pública na saúde

O governador de Roraima, Antonio Denarium, PSL, decidiu decretar estado de calamidade pública na área de saúde.

O alto número de feridos por jagunços uniformizados a serviço do governo narco-traficante de Maduro, acabou superlotando os poucos hospitais localizados no Estado.

CLIQUE AQUI para examinar o vídeo sobre o anúncio oficial.

Inflação do INCC-M subiu apenas 0,19% em fevereiro

O Índice Nacional de Custo da Construção - Mercado (INCC-M) subiu 0,19% em fevereiro, após 0,40% em janeiro, informou na manhã desta segunda-feira a Fundação Getúlio Vargas (FGV). 

O indicador relativo a Materiais, Equipamentos e Serviços repetiu em fevereiro a variação de 0,36% registrada no primeiro mês deste ano. O índice referente à Mão de Obra perdeu força e subiu 0,05%, após 0,43% em janeiro. No grupo Materiais, Equipamentos e Serviços, a taxa do segmento de Materiais e Equipamentos desacelerou o ritmo de alta a 0,23% em fevereiro, de 0,19% anteriormente.
Dos quatro subgrupos componentes, dois apresentaram aceleração, com destaque para equipamentos para transporte de pessoas, cuja taxa passou de 0,11% para 1,24%. Já o segmento de Serviços desacelerou a 0,86%, depois de 0,98% em janeiro. Nesta categoria, o item projetos passou de 0,90% para 0,26%.

O INCC-M apresentou aceleração em quatro capitais: Salvador, Brasília, Porto Alegre e São Paulo. Já em Belo Horizonte, Recife e Rio de Janeiro houve desaceleração.

CEEE produz sucessivos apagões desde ontem a tarde em Porto Alegre

Depois de sucessivos apagões na tarde de domingo, novo apagão ataca boa parte da zona Leste de Porto Alegre nesta segunda-feira de manhã. Até há pouco, 5,7 mil domicílios estavam sem luz.

Ontem, a CEEE deixou sem energia bairros inteiros como Petrópolis.

O editor ficou sem luz energia durante toda a tarde de ontem, portanto também sem TV, internet e telefone por IP.

Deputado federal do PSL do RS, Nereu Crispim, já é réu no TRE

Apesar do segredo de justiça, o processo foi alcançado iplegalmente para o jornal Zero Hora, que publica tudo na sua edição de hoje.

O deputado federal gaúcho Nereu Crispim (PSL), eleito com 32 mil votos em outubro, já é réu em ação de impugnação de mandato eletivo (Aime) que tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Ele é acusado de abuso de poder econômico, omissão de receitas e despesas na campanha e captação ilícita de votos.. O relator do caso é o desembargador eleitoral João Batista Pinto Silveira.

Nereu Crispim é empresário da Região Metropolitana. Ele é também acusado de usar pelo menos um laranja para fazer dobradinha para deputado estadual.

A ação foi protocolada no dia 7 de janeiro de 2019 por Marco Marchand (PSL), segundo suplente de deputado federal da coligação. 

Policial reage a assalto de dupla de ladrões assassinos e mata um em Porto Alegre

Um corajoso policial rodoviário federal matou um dos dois ladrões assassinos que tentaram assaltá-lo ontem a noite em Porto Alegre.

Foi as 20h no bairro Auxiliadora.

O policial chegava em casa na rua Silva Jardim, foi abordado por dois ladrões assassinos, reagiu, matou um e botou o outro em fuga.

Gigante chinesa Huawei já tem parceiro em Pelotas, o provedor Vetorial

Esta executiva da Huawei. Wanzhou Meng, foi presa por espionagem no Canadá, a pedido dos EUA, mas já está solta. CLIQUE AQUI para recuperar a notícia e saber o que houve.

A gigante chinesa de alta tecnologia Huawei, acusada de alta espionagem tecnológica nos EUA, Canadá e Europa, mandou seu pessoal brasileiro até Pelotas, RS, esta semana. Os diretores da Huawei Brasil estiveram no Pelotas Parque Tecnológico na terça-feira para conhecer a sua estrutura e fomentar parcerias de negócios. A visita marcou o primeiro dos três dias que o grupo permaneceu em Pelotas para consolidar a primeira parceria oficial da empresa com a Vetorial (provedor).

A Diretora Executiva do Pelotas Parque Tecnológico, Rosani Ribeiro, acompanhou os representantes durante toda a visita, e colocou o parque a disposição da empresa para futuras parcerias

Além de conhecer a estrutura do Parque, o grupo visitou as dependências das empresas Outdabox, Cigam e Co.place, e na sede da Vetorial, tratou de assuntos referentes a nova parceria, como o início da construção de um Business Plan, que será desenvolvido a quatro mãos. Eles também mantiveram reuniões com Prefeitura Municipal de Pelotas, Lifemed, Superintendência do Porto do Rio Grande e Sagres, com o intuito da abertura de novos negócios na região.

Segunda-feira abriu com temperatura amena, nuvens baixas e chuvas no RS

Porto Alegre, 8h30min, 20 graus

A semana abriu com  marcas baixas nos termômetros, muitas nuvens no Rio Grande do Sul. O tempo vai melhorar no Estado ao longo do dia no Oeste e no Sul, onde o sol deve aparecer com nuvens, segundo a MetSul. Já na Metade Norte, em áreas ao redor e acima do paralelo 30ºC, o que inclui a Grande Porto Alegre, a nebulosidade predominará com possibilidade de chuva a qualquer hora do dia.

Com o tempo instável e o avanço de ar mais frio pelo Sul, a temperatura será amena no RS.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/