TCU poderá proibir contratação de cubanos pelo governo do Brasil

O Tribunal de Contas da União vai analisar a documentação que embasou o acordo entre o Brasil e Organização Pan-Americana da Saúde para trazer 4 mil médicos cubanos. "É uma questão singular, inusual esse formato de contratação", avaliou o presidente do TCU, Augusto Nardes, logo depois de reunião com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

CEEE produz apagão envergonhado em Porto Alegre

Voltou a faltar luz em Porto Alegre na noite desta segunda-feira. Desde a semana passada, seguidos apagões atingem a região metropolitana.

. Esta noite, a CEEE mergulho boa parte da cidade na escuridão ou na penumbra, porque em bairros como Petrópolis a energia só permitiu o funcionamento de uma das fases, bloqueando elevadores e portões eletrônicos em muitas residências e escritórios. Há um apagão envergonhado neste momento.

. A estatal estadual não soube explicar o que aconteceu e nem forneceu previsão sobre o restabelecimento da energia.

Aos gritos, médicos do Ceará cercam e hostilizam cubanos: "Escravos ! Escravos !"

Médicos cubanos foram vaiados, hostilizados e chamados de "escravos" por médicos brasileiros que fizeram um protesto na saída do primeiro dia do curso para o programa Mais Médicos, do governo federal, em Fortaleza, segundo informou esta noite o site www.uol.com.br Leia tudo:

Liderado pelo Simec (Sindicato dos Médicos do Ceará), o grupo de brasileiros se reuniu a partir das 18h na saída da Escola de Saúde Pública com uma faixa exigindo a aplicação de prova para a revalidação de diploma dos estrangeiros.Foi no mesmo horário marcado para uma solenidade de acolhimento dos médicos estrangeiros, com a presença de representantes do Ministério da Saúde. Havia no local 96 médicos estrangeiros, sendo 79 cubanos.Houve um princípio de confusão quando os médicos brasileiros tentaram entrar no prédio da escola e seguranças trancaram a porta. Durante a solenidade dentro do auditório, era possível ouvir os gritos dos manifestantes, que cercaram todas as saídas do prédio."Fecharam as portas para os médicos do Brasil e abriram as portas para os médicos de Cuba", afirmou José Maria Pontes, presidente do Sindicato dos Médicos.Quando a solenidade terminou, por volta das 20h, os manifestantes continuavam do lado de fora da escola e começaram a bater com força nas paredes de vidro do prédio, ameaçando quebrá-las. O grupo de médicos estrangeiros ficou preso dentro do prédio, sem poder sair para os alojamentos

Crise com a Bolívia derruba Patriota do Itamaraty

Caiu o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. A demissão tem tudo a ver com a vinda do senador Roger Pinto ao Brasil.

. A crise com a Bolívia derrubou Patriota.

. Para seu lugar, foi indicado Luís Roberto Figueiredo.

. Leia a íntegra da nota oficial do Planalto:
"A presidenta Dilma Rousseff aceitou hoje, 26, o pedido de demissão do ministro Antonio de Aguiar Patriota, e indicou o representante do Brasil junto às Nações Unidas, em Nova York, embaixador Luiz Alberto Figueiredo, para ser o novo ministro das Relações Exteriores. A presidenta agradeceu a dedicação e o empenho do ministro Patriota nos mais de dois anos que permaneceu no cargo e anunciou a sua indicação para a Missão do Brasil na ONU."

Cubanos não podem deixar alojamentos militares de Brasília, diz estrangeiro para a revista Veja

Prisioneiros, trabalhadores-escravos, cabos eleitorais ou soldados do Partido ? A charge ao lado dá a resposta. Ela rola nas redes sociais desta tarde.

Segundo relatos ouvidos por VEJA, Márcia Cobas, vice-ministra da Saúde de Cuba, ordenou que os médicos fiquem no alojamento estudando o conteúdo programático e a língua portuguesa. O material a seguir é do site da revista, desta tarde:

 Apenas dois dias depois de desembarcarem no Brasil para o Programa Mais Médicos, os médicos estrangeiros tiveram evidências de que os profissionais cubanos não vão desfrutar da mesma liberdade que os demais inscritos no projeto do governo federal. No que foi classificado como o momento mais tenso desde o desembarque dos cubanos em Brasília, a vice-ministra da Saúde de Cuba, Márcia Cobas, deu ordens expressas para que os médicos não deixem os locais onde estão hospedados para fazer qualquer tipo de atividade de lazer. O médicos estão hospedados em áreas militares de Brasília, com acesso restrito. Os homens estão no Alojamento da Guarda Presidencial, e as mulheres, no Batalhão da Cavalaria Montada. No domingo, alguns estrangeiros se aventuraram a passear pelos principais pontos turísticos de Brasília, como a Esplanada dos Ministérios e o Teatro Nacional. Os profissionais arcaram com despesas de táxi e lanche para conhecer a cidade. Convidados, os cubanos não puderam ir ao passeio. Oficialmente, o Ministério da Saúde diz que não há restrições de deslocamento para nenhum profissional. Segundo o relato de médicos, a vice-ministra cubana deu ordens ríspidas para que os profissionais passassem dia e noite estudando o conteúdo programático apresentado pelo governo brasileiro e, em especial, a língua portuguesa. “A ministra deles ordenou ‘vão estudar esta noite, vão estudar português’”, disse ao site de VEJA o médico venezuelano Ankangel Ruiz Medina, formado em Medicina do Trabalho pela Universidad de Oriente.No alojamento, a segregação entre os médicos é evidente. “Os cubanos têm restrições para falar. Conosco mesmo eles não falam muito”, completou Medina. A cubana Maira Perez Sierra, formada em Medicina Geral Integral, negou qualquer problema nos primeiros dias de estadia no Brasil. “Nos receberam com muito boas condições, com muita qualidade, numeraram nossas camas, nossos nomes estavam afixados. Nos trataram muito bem. Tinham internet e telefone à disposição. Não nos sentimos aglomerados”, relatou.

Rede de supermercados DIA inaugura segunda loja em Gravataí, RS

Nesta quinta-feira, dia 29 de agosto, a Rede de Supermercados DIA inaugura a sua segunda loja em Gravataí, oferecendo um sortimento de mais de 3.000 produtos com os menores preços. Esta será a 31ª unidade no Rio Grande do Sul. O novo DIA está localizado na Avenida Dorival Cândido Luz de Oliveira, 4279 – Centro. Conta com uma área de vendas de 889 m², 9 caixas, sendo 6 normais e 3 rápidos, e estacionamento com vaga para 47 veículos. Sua implantação gerou 38 novos empregos diretos.

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Accor anuncia dois novos ibis no RS, um em Carlos Barbosa e outro em Gravataí

A Accor e a Atrio anunciaram nesta segunda que decidiram ampliar sua parceria e por isto revelaram a assinatura de contrato para a construção de dois novos hotéis da família ibis no Rio Grande do Sul, um em Carlos Barbosa e o outro em Gravataí. O valor total do investimento gira em torno de R$ 30 milhões, e as unidades devem gerar cerca de 50 empregos diretos na região, além dos indiretos. Atualmente a Accor já possui 11 empreendimentos no estado.Na cidade de Gravataí será construído um ibis budget

. Com previsão de conclusão até 2016, os hotéis devem abrir 240 quartos no estado. 

Sobre a Átrio
Há 25 anos no mercado, a Atrio Hotéis S/A é especializada no desenvolvimento, implantação e gerenciamento de hotéis de negócios e lazer. 

Ziukolski poderá ser o nome do PMDB para o Piratini

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukolski já está fardado para disputar o governo gaúcho pelo PMDB. 

89% dos leitores são contra a vinda de médicos cubanos para o Brasil

89% dos leitores deste site são contra a vinda de médicos cubanos para o Brasil. A enquete foi disponibilizada no final de semana. Os leitores acham que eles são espiões e cabos eleitorais de Dilma e do PT.

. Apenas 10% dos votantes consideram que os cubanos são bem vindos porque o povo pobre precisa de médicos.

. Examine a enquete:
O que você acha da vinda de 4 mil médicos cubanos?
Sou contra. Eles são espiões e cabos eleitorais de Dilma e do PT. 89%
Sou a favor, porque o povo pobre precisa de médicos.  10%

Mercado projeta mais para baixo o PIB deste ano no Brasil. Agora, expectativa é de 2,20%.

A projeção de instituições financeiras para o crescimento da economia, este ano, foi levemente ajustada para baixo, segundo notícia desta tarde da Agência Brasil. De acordo com a pesquisa semanal do Banco Central (BC) em relação ao mercado financeiro, a estimativa para a expansão do Produto Interno Bruto (PIB), soma de todos os bens e serviços produzidos no país, caiu de 2,21% para 2,20%, este ano. Para 2014, também houve redução da estimativa de 2,50% para 2,40%.

. A estimativa para a expansão da produção industrial subiu de 2,08% para 2,11%, este ano, e caiu de 3% para 2,90%, em 2014.

. A projeção das instituições financeiras para a relação entre a dívida líquida do setor público e o PIB foi ajustada de 34,9% para 35%, este ano, e mantida em 34,7%, no próximo ano.

PSB vai abandonar os governos Dilma e Tarso no Natal

As declarações a seguir do deputado gaúcho Beto Albuquerque são claríssimas. Ao desembarcar do governo Dilma no final do ano, será inevitável que o PSB também abandone a base aliada do governador Tarso Genro no RS, porque Beto e o Partido precisam de palanque próprio para Eduardo Campos no Estado. O PSB do RS negocia com PP e PDT para abrir esse palanque.

. O que disse Beto Albuquerque, segundo o site www.brasil247.com.br, nesta segunda-feira:

- Vamos trabalhar para ter um candidato à presidente (o governador de Pernambuco, Eduardo Campos). Uma coisa é certa, vamos chegar ao final do ano fora do governo

. A declaração coloca na parede integrantes da legenda contrários à candidatura própria e deverá tensionar ainda mais a relação com o PT

. Para Beto Albuquerque, porém, a situação atual demonstra que está cada vez mais próximo o momento do PSB anunciar a sua saída da base governista:

- Estamos às vésperas de uma crise, basta ver os dados sobre geração de emprego em julho. O Caged que o diga.  Isso é reflexo de medidas tomadas lá atrás, há um ou dois anos. Não será uma medida emergencial que vai resolver isso. Desempenho economia não é reflexo de decisão tomada ontem. Leva tempo. Além disso, Dilma deve chegar em 2014 com 35% de popularidade. Tudo isso nos leva a defender a candidatura própria do PSB. 

. A posição do PSB, caso rompa de vez com o governo Dilma, deverá azedar ainda mais a relação entre a legenda socialista e o PT

Greve dos professores já é geral nos maiores colégios estaduais do RS

Começou nesta segunda a greve convocada pelo Cpers-Sindicato. A paralisação foi definida na sexta-feira, em assembleia no Auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. No entanto, o secretário da Educação, Jose Clovis de Azevedo, aconselhou os pais a pressionarem pela continuidade das aulas e afirmou que o ponto dos professores que não trabalharem será cortado.

. A greve teve adesão imediata nos maiores colégios do RS.

. Os professores querem pagamento imediato do piso salarial, negado pelo atual governo. Para complicar a demanda, o atual governador, Tarso Genro, foi um dos ministros que assinou a lei do piso junto com Lula, e na sua campanha prometeu honrar a lei. 

Mesmo sem assinaturas suficientes, Marina pede registro do seu Partido no TSE

A foto foi enviada pelo novo Partido ao editor. Este senhor de cabelos brancos em primeiro plano é o senador Simon, sim, do PMDB, mas ele foi ao ato apenas para dar apoio moral e político para Marina, sua velha amiga.

Ainda que não tenha conseguido as 492 mil assinaturas de apoio exigidas pela lei, a Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva tenta criar para concorrer ao Palácio do Planalto em 2014, apresentou na manhã desta segunda-feira (26) seu pedido de registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

. Sob o argumento de que os cartórios eleitorais do país estão descumprindo os prazos --só 304 mil nomes dos 637 mil entregues teriam sido validados--, os advogados da nova sigla pretendem que o TSE obrigue os cartórios a certificar as assinaturas por meio da publicação de editais públicos, medida inédita nesse tipo de situação.

. A corrida contra o tempo se dá porque Marina só poderá concorrer pela Rede em 2014 caso a legenda seja aprovada pelo TSE até o início de outubro deste ano.

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

Dólar recrudesce e já é cotado a R$ 2,40

 Depois de fechar o pregão de sexta-feira em queda, o dólar volta a se aproximar do patamar de R$ 2,40 nesta segunda. Depois de iniciar o pregão com leve alta, a R$ 2,3677, o dólar subiu mais de 1% no final desta manhã. Às 12h30, a moeda avançava 1,67%, com o dólar cotado a R$ 2,3927. Na manhã desta segunda, o BC vendeu dez mil contratos de swap cambial (equivalente à venda de dólares no mercado futuro) com vencimento em 2 de dezembro de 2013, num montante de US$ 497,9 milhões.

Clube de Opinião vai nesta terça ao Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil

Os jornalistas que fazem parte do Clube de Opinião do RS almoçarão nesta terça-feira com a nova direção do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil do RS, em Porto Alegre. 

Análise - Entenda tudo sobre a ""fuga" do senador boliviano para o Brasil

O ex-prefeito, ex-deputado e ex-secretário carioca da Fazenda no governo Brizola, Cesar Maia, postou hoje no seu blog a análise a seguir sobre a "fuga" do senador boliviano Roger Pinto:

1. Estive pensando no caso do refúgio no Brasil do Senador Roger Pinto, que talvez nunca seja bem esclarecido. O Encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, o jovem e competente Ministro Eduardo Saboia, jamais poria em risco sua Carreira, transportando o Senador Pinto em veículo oficial da Embaixada, sem instruções expressas do Itamaraty, até Corumbá - uma viagem de mais de 22 horas (1.500 km só em território boliviano). Por outro lado, os policiais bolivianos, que guardam a residência do Embaixador do Brasil em La Paz, também não deixariam de questionar a inusual partida de madrugada de dois veículos diplomáticos.
         
2. Por sua vez, os fuzileiros navais brasileiros não fariam num segundo carro a escolta do carro do Ministro Saboia sem uma autorização formal superior.  Em Corumbá, esperava o Senador Roger Pinto um avião requisitado pelo Senador Ferraço, que o levou até São Paulo. Havia, portanto, a segura expectativa da chegada naquela cidade do parlamentar boliviano.
        
3. Assim, não tenho dúvidas de que de fato ocorreu um bizarro acordo sigiloso entre os Governos brasileiro e boliviano para livrarem-se de um absurdo incômodo para as relações entre ambos os países - salvando ao mesmo tempo a face de Evo Morales, que insistira demasiadamente na negativa para a concessão do salvo conduto.

O presidente da Anjos do Brasil falará nesta quarta na Federasul

O Tá na Mesa da Federasul, Porto Alegre,  vai receber o Presidente da Anjos do Brasil, Cássio Spina, que falará sobre o tema “Investimento Anjo: Uma oportunidade para o Brasil”, na quarta-feira. O evento inicia-se às 12h, no Palácio do Comércio, no Largo Visconde de Cairu, 17, no Centro de Porto Alegre.

Polícia diz que já é fugitivo assessor palaciano acusado de trocar sexo por cargos e dinheiro com meninas vulneráveis do Paraná

André ao lado da madrinha política (à direita) e a chefona do Palácio onde trabalha, Dilma Roussef. A foto é da época em que o trio petista não tinha notícias ruins. 

Com ordem de prisão na rua, acusado de pedófilo e estuprador, André Gaievski, PT do Paraná, está foragido desde o final de semana. Ele é afilhado político da ministra Gleise Hoffmann, que o levou para a Casa Civil da Presidência da República

. O ex-prefeito de Realeza, no sudoeste do Paraná, Eduardo André Gaievski é considerado foragido pela polícia. Na sexta-feira,  a Justiça expediu um mandado de prisão preventiva contra o petista que é investigado por estupro de vulnerável enquanto ainda era prefeito. Por meio de nota, a Casa Civil, onde desde janeiro atuava como assessor, informou que ele pediu afastamento do cargo até que as denúncias sejam apuradas. O processo corre em segredo de justiça no Fórum de Realeza. Segundo o advogado que representa a família de três das supostas vítimas, Natalício Farias, Gaievski teve a ajuda de mulheres mais velhas para levar meninas de 13 e 14 anos a motéis e que os favores sexuais eram retribuídos com dinheiro e cargos na prefeitura. Ele acredita que com as denúncias se tornando públicas, outras vítimas possam aparecer. As investigações foram deflagradas pelo Ministério Público de Foz do Iguaçu, no oeste doParaná, há ao menos três anos. Investigadores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) confirmaram que estiveram em Realeza neste período para ouvir testemunhas e possíveis vítimas.

Procurador Da Camino quer liminar para revogar ordem de serviço que atropela lei aprovada pela Assembléia do RS

Já está com o presidente do Tribunal de Contas do RS o pedido de medida cautelar que quer suspender de imediato a vigência da Ordem de Serviço 005 deste ano, que manda os agentes do Tesouro do Estado ignorarem valores devidos ao fisco que não ultrapassarem 230 UPF do RS.

. Nestes casos, por instrução do subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, não sairá auto de lançamento algum.

. O Ministério Público de Contas, que pediu a liminar, alegou que a ordem de serviço coloca-se acima do que dispõe a Lei 290/2012, que manda lavrar créditos fiscais de qualquer valor. O governo, no seu projeto, chegou a propor a isenção para valores inferiores a 230 UPFs, mas o artigo foi suprimido pelo plenário da Assembléia.

. O editor até considera correta a proposta do governo e o entendimento do subsecretário, já que o valor de isenção visa promover economia para os cofres públicos, uma vez que os gastos com a cobrança são superiores aos créditos, mas ocorre que uma ordem de serviço que viola a lei inverte a hierarquia das leis e agride os princípios e normas constitucionais de regência, conforme argumentou o procurador Geraldo Da Camino no seu pedido de liminar.

- Caberia ao governo Tarso Genro propor nova lei e não apenas homologar uma ordem de serviço, atropelando a ordem jurídica vigente no País. 

Vilson Noer, presidente da AGV - Já vislumbramos o fim da cobrança do Imposto de Fronteira

Vilson Noer, presidente da Associação Gaúcha do Varejo

A proposta de decreto legislativo para revogar a cobrança de 5% de ICMS sobre produtos comprados fora do Estado prossegue?
Sim, dia 10 de setembro o plenário da Assembléia decidirá.

Mas e as negociações que o governo chamou para que se encontre uma solução no âmbito do Conselhão?
Isto está acontecendo simultaneamente. Nós temos a firme vontade de que a solução negociada tenha êxito.

Qual seria a alternativa?
As federações discutem alternativas. Uma delas, a da Fiergs, propõe reduzir o próprio ICMS estadual de 17% para 12% para os casos de empresas inscritas no Simples, o que tornaria inócua a cobrança dos 5% suplementares nas compras interestaduais.

Seria boa solução?
Por que não? O fato é que empresas micro e pequenas fecham todos os dias, empregos são perdidos, riqueza não é gerada, e isto tudo porque há perda evidente de competitividade, já que outros Estados não cobram esses 5%. E o Tesouro arrecada apenas 0,04% da receita anual do ICMS, o que é muito pouco. Já vislumbramos o fim da cobrança do Imposto de Fronteira. 

Bier Markt e Bier Markt Vom Fass - 1° lugar de Veja em Porto Alegre
APROVEITE MELHOR SEU FIM DE TARDE
As trinta torneiras do Vom Fass e também as do Bier Markt, servem chopes de várias partes do mundo, todos à base exclusiva de lúpulo, cevada, malte e água. Nada de serpentinas. Barris são refrigerados na câmara fria que fica por trás do painel. De lá, vão para copos harmonizados, através de injeção de oxigênio e nitrogênio. Também cervejas artesanais de várias partes do mundo. Não há nada igual no Brasil.
Na Barão do Santo Ângelo 497 e na Castro Alves, 452.
WWW.BIERMARKT.COM.BR

CPIs da Procempa e dos Pelados começam fase de indicação de nomes nesta segunda-feira

Começa hoje o prazo de 5 dias úteis para que as bancadas com assento na Câmara de Porto Alegre indiquem seus representantes para duas novas e polêmicas CPIs criadas há duas semanas:
- CPI da Procempa
- CPI dos Pelados

.  A CPI dos Pelados foi resposta da base aliada ao ataque iniciado pela bancada do PT contra o governo de José Fortunati, do PT, via CPI da Procempa.

Marina formaliza hoje pedido de legalização da Rede ao TSE

A Rede Sustentabilidade preparou uma série de ações simultâneas para tentar conseguir sua legalização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o dia 5 de outubro, data-limite para que possa disputar as eleições do próximo ano. A formalização do pedido de registro está marcada para hoje, na sede do tribunal, em Brasília.

. Com o peso de ser segunda colocada nas pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial do próximo ano, a ex-senadora Marina Silva deve entregar pessoalmente o pedido de registro junto com outros dirigentes da organização.

Mau tempo prejudica sucesso da Expointer no início da semana. Domingo foi dia de visitação medíocre.

O mau tempo (chove muito em todo o Estado, há cheias e desabrigados na Grande Porto Alegre) e a Expointer, torna intrafegável a BR-116, no trecho que liga Porto Alegre a Novo Hamburgo nesta manhã.

. A Expointer, o maior evento do gênero no RS, começará sua verdadeira fase de negócios hoje.

. Conforme o governo do Estado, a Expointer registrou um total de 53.996 visitantes neste final de semana e 8.206 veículos. No domingo foram contabilizados 27.153 visitantes e 3.992 veículos. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, a movimentação de visitantes teve uma queda de 15.441 pessoas, cerca de 30% a menos do que nos dois primeiros dias de feira, quando foi registrado 69.437 pessoas.

Conheça programação e meios de chegar até a Expointer: www.expointer2013.com.br

Os assíduos usuários da “FAB Linhas Aéreas”

Um relatório produzido pela Força Aérea Brasileira (FAB) joga luz sobre os hábitos de autoridades do governo federal no uso de aeronaves oficiais para deslocamentos a trabalho ou no trajeto entre Brasília e os estados de origem.

.  Desde o início do governo Dilma até o fim do primeiro semestre deste ano, a FAB operou voos em 7.244 trechos, o que dá uma média de quase oito decolagens por dia para atender a um grupo de autoridades que compreende o corpo ministerial do governo, além dos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal (STF). 

. Segundo o relatório, desde 2010 foram atendidos pedidos para 5.250 deslocamentos de autoridades – sendo que uma viagem pode englobar decolagens em várias localidades e em datas diferentes.

Senador boliviano cita elo do governo Evo com o tráfico

Em uma entrevista exclusiva, o repórter João Borges, do site G1, conversou com o senador boliviano, Roger Pinto Molina. O senador viajou de carro por 1,6 mil quilômetros até a cidade de Corumbá, Mato Grosso do Sul. O senador se defendeu das denúncias de crimes de corrupção que pesam contra ele na Bolívia, e revelou também que denunciou o envolvimento de líderes do governo boliviano com o narcotráfico.

CLIQUE aqui para ver a entrevista no site G1.

Band deverá demitir 350 funcionários até o fim de agosto

Visando enxugar 10% de sua folha de pagamento, a Band continua demitindo funcionários. Depois das demissões de julho, a emissora deve encerrar o mês de agosto com cerca de 350 profissionais a menos.

. Nesta semana, a emissora fechou os departamentos de marketing e aquisições, que foram incorporados por outras áreas. Em meio a tudo isso, os horários locados para empresas e igrejas seguem normalmente, já que injetam altos valores nos cofres da Band.

. Ainda não existe informações de quantos funcionários serão demitidos no Rio Grande do Sul.

Fortunati continua mantendo filho do dono da ATP na CC do comando do Jurídico da Procempa

Além dos escândalos que o obriga a manter uma diretoria provisória na sua estatal municipal de TI, a Procempa, o prefeito José Fortunati terá que administrar esta semana as reclamações de aliados que não querem que ele mantenha no comando do Jurídico da estatal municipal de TI o filho do presidente da ATP, a entidade que comanda o cartel que domina as empresas de transporte de passageiros de Porto Alegre.

. O filho de Enio Roberto Dias dos Reis é o advogado Edson Coelho.

. Ele foi nomeado num cargo em comissão com salário de R$ 15.625,00, numa indicação política feita pelo PTB, apadrinhado pelo ex-senador Sérgio Zambiasi, comunicador da RBS.

. A nomeação já seria, no mínimo, estranhíssimo, uma vez que a ATP é tradicional financiadora de campanhas eleitorais de políticos em Porto Alegre. O presidente da ATP, Enio Reis, tem um sítio na zona sul de Porto Alegre onde reúne vereadores e outros políticos regularmente, para partidas de futebol seguidas de churrascadas regadas a uísque de boa qualidade. Se o homem é tão rico, por que seu filho precisaria de 
uma CC na prefeitura de Porto Alegre, no governo de José Fortunati.

. Mas, a situação se apresenta ainda mais complicada quando se descobre que a ATP integra agora a carteira de clientes corporativos da Procempa. Desde maio deste ano os serviços de circuitos especializados Metrolink estão interligando redes da ATP e de algumas empresas de ônibus de Porto Alegre, utilizando conexões de rádio digital e fibra ótica da Infovia Procempa.

Turra fala ao programa Cenários e avisa: “Maior exportador mundial, Brasil precisa agregar mais valor ao seu produto”.

O ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da Conab, Francisco Turra, atual presidente executivo da União Brasileira de Avicultura, falou nesta sexta-feira ao meio dia para o programa “Cenários”, editado pela IP TV Leandro & Stormer, Porto Alegre.

. Durante cinco blocos de 10 minutos cada um, ele contou como é que o Brasil chegou ao ponto de controlar 37% do comércio mundial de carne de aves, mas avisou que somente 5% das exportações brasileiras são de cortes – de maior valor agregado. E quer mais.

. A entrevista foi conduzida pelo editor, o âncora do programa, e contou com a participação do analista 
financeiro Stormer.

. Como o material foi apresentado também on line, leitores de todo o Brasil puderam participar através de ferramenta de chat localizada do lado direito da capa do site www.leandrostormer.com.br

. “Cenários” permanece disponibilizado durante uma semana neste site, no site www.leandrostormer.com.br e no canal corporativo http://youtube.com/leandrostormer


. Ao lado, à direita, você encontrará entrevistas anteriores de “Cenários”.

A história de um senador e um diplomata corajosos que salvaram o asilado boliviano que Evo mantinha sob confinamento na embaixada do Brasil

Este é o site do senador Ferraço. Ali existem modos de cumprimentar o parlamentar
pelo seu ato corajoso e humanitário. CLIQUE AQUI.

O artigo a seguir é de Augusto Nunes e vai na íntegra:

Se conseguisse manter na vertical a espinha dorsal, o chanceler Antonio Patriota estaria celebrando desde sábado, a exemplo dos democratas do mundo inteiro, a chegada ao Brasil de um perseguido político asilado há 15 meses numa representação do Itamaraty — e impedido de dali sair pela arrogância de um tirano de ópera-bufa. Como vive de joelhos, Patriota determinou a a divulgação da seguinte nota sobre a libertação do senador boliviano Roger Pinto Molina:

O Ministério das Relações Exteriores foi informado, no dia 24 de agosto, do ingresso em território brasileiro, na mesma data, do Senador boliviano Roger Pinto Molina, asilado há mais de um ano na Embaixada em La Paz. O Ministério está reunindo elementos acerca das circunstâncias em que se verificou a saída do Senador boliviano da Embaixada brasileira e de sua entrada em território nacional. O Encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, Ministro Eduardo Saboia, está sendo chamado a Brasília para esclarecimentos. O Ministério das Relações Exteriores abrirá inquérito e tomará as medidas administrativas e disciplinares cabíveis.

. “A nota de hoje do Ministério das Relações Exteriores reflete a crise moral por que passa a diplomacia brasileira”, retrucou o advogado Fernando Tibúrcio, que defende o parlamentar cassado e caçado por Evo Morales. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Chuvarada causa estragos na BR-116, RS-020 e bloqueia estrada para Gramado

A chuva que assola o Rio Grande do Sul a mais de 60 horas seguidas já deixou 2.600 pessoas desalojadas e vai causando vários estragos nas rodovias gaúchas, com afundamento de pistas e queda de barreiras. A principal ligação de Gramado e Canela com o Vale do Paranhana e região metropolitana de Porto Alegre está bloqueada. Uma queda de barreira no quilômetro 28 interrompe totalmente a RS-115, segundo informações do posto do Comando Rodoviário da Brigada Militar de Taquara. A alternativa é utilizar a BR-116 via Nova Petrópolis ou a RS-020, via São Francisco de Paula.

. Já na BR-116, no sentido Interior-Capital, a chuva abriu um buraco na rodovia. A cratera está no quilômetro 270, próximo ao acesso à Avenida Castelo Branco. A PRF monitora o local e interditou a faixa da estrada, próximo à mureta.

. Um afundamento de pista por causa da chuva foi identificado na RS-020, no trecho de Morungava, em Gravataí. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar, o trânsito está interrompido nos dois sentidos. A orientação é que os motoristas utilizem a RS-239. Não há registro de acidente.