Amanhã, 7 de Setembro, temos encontro marcado com as ruas

 

Agora, ao vivo, o melhor programa político da TV do Brasil, "Os pingos nos Is"

 

Artigo, Telma Renner - Carta para quem tem filhos que odeiam Bolsonaro

- A autora é empresária em Gramado, RS.

Meus queridos filhos:

Esta eleição é a mais importante que já tivemos no Brasil. Ela vai decidir a VIDA ($$$) que NÓS levaremos á partir dela.

Sei que vocês odeiam o Bolsonaro. Portanto não vou aqui defende-lo, embora eu tenha muitos FATOS e FEITOS dele, bem objetivos, a relatar.

Tenho certeza que vocês não votam em bandido. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Canal Tempo mostra como será o tempo no mês de setembro

 

Artigo, Renato Sant'Ana - O drama do Brasil e o que resta ao eleitor

É Rui Barbosa quem adverte: "A pior ditadura é a do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer." É de se pensar nisso quando Marco Aurélio Mello, diante das exorbitâncias do STF, usa expressões como: "autocontenção", "É tempo de tirar um pouco o pé do acelerador, é tempo de atuar com temperança" e "Precisamos pisar no freio".

Ele ainda era ministro do STF quando declarou: "O Supremo está sendo acionado por pequenos partidos, que não figuram no Congresso Nacional como deveriam figurar, visando a fustigar o presidente da República, daí haver a necessidade de o Supremo perceber essa manobra, que não é uma manobra sadia, e observar acima de tudo a autocontenção, não invadir esfera que não é a própria dele, o Supremo."

Mas a embriaguez do poder não permitirá que os ministros do STF pisem no freio...

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Paraná Pesquisas diz que Bolsonaro e Lula estão tecnicamente empatados

Pesquisa feita pelo Paraná Pesquisas, divulgada esta tarde, mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 40,2% das intenções de voto no 1º turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 36,4%. 

Eles estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro (2,2 p.p.). 

Na última pesquisa, divulgada no fim de agosto, o petista tinha 41,3% contra 37,1% do chefe do Executivo –empate técnico entre os 2 dentro da margem de erro (2,2 p.p.).

Qual será o ultimo decreto monocrático?

Charge do blog O Vespeiro.

Este curto comentário é do jornalista Fernão Lara Mesquita, blog O Vespeiro

Depois de soltar os ladrões e criminalizar a crítica, a anulação da legislação sobre armas e o fechamento do palco do 7 de setembro. 

Como venho dizendo, o último decreto monocrático será o que vai proibir votar em qualquer pessoa que não seja Lula. 

Na esteira dos protestos contra a decisão do ministro Edson Fachin, falou hoje o presidente Bolsonaro, que foi sabatinado pela Jovem Pan.

O que disse o presidente:

- Em menos de uma semana, passada a eleição, eu acabo com esta decisão monocrática.

Defesa de Luciano Hang apresenta agravo contra ataques ilegais de Alexandre de Moraes

A charge é do blog O Vespeiro.

A defesa de Hang, feita pelos escritórios Leal & Varasquim Advogados Associados e Beno Brandão Advogados Associados, só teve acesso à decisão do processo no dia 31 de agosto, oito dias depois da determinação do STF em realizar a busca e apreensão na casa dos empresários.

Os advogados de defesa do empresário Luciano Hang acabam de informar ao editor deste blog que protocolaram nesta segunda-feira um agravo regimental (recurso) junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) em função da determinação de busca e apreensão do aparelho celular, dados pessoais armazenados em nuvem, bloqueio de ativos financeiros e censura prévia impostos contra o empresário. Todas essas ações fogem da competência do STF.

No último dia 23 de agosto, por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do STF, a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão contra oito empresários brasileiros, entre eles Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, sob o argumento de que estariam arquitetando “um golpe de estado”. A decisão do ministro tomou por base, única e exclusivamente, a  matéria do jornalista Guilherme Amado, do site Metrópoles, publicada no dia 17 de agosto de 2022.

Dica do editor - Simpósio de Cardiologia do Moinhos mostra inovações e saúde digital no acompanhamento de pacientes

Estudos referentes a novas condições de tratamento e manejo das principais condições cardíacas, combinações de terapias e saúde digital, estão entre os temas que serão abordados na próxima edição do Moinhos Science Symposium. O evento híbrido ocorre nos dias 13 e 14 de setembro. A programação é destinada a profissionais da área.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o evento e como participar.

Canoas inaugura primeiro simulador de tiro para treinamento do RS

A prefeitura de Canoas, Grande Porto Alegre, inaugurou, na manhã desta segunda-feira, o primeiro simulador de tiro para treinamento do Rio Grande do Sul, e o terceiro em funcionamento no país. O sistema está instalado na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil e vai servir para a realização de treinos em diferentes ambientes programados e próximos da realidade.

O investimento com a tecnologia, que permite capacitações continuas com os guardas municipais, foi de R$ 323 mil. “Fico muito feliz em ver que nossos guardas estão se capacitando continuamente, o que reflete na qualidade dos nossos agentes. Quem ganha com isso é a população canoense, que terá, cada vez mais, uma Segurança Pública referência no Estado”, destaca o prefeito em exercício de Canoas, Nedy de Vargas Marques.

CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o empreendimento.

Recomendado - Programe-se para esta noite, Bier Markt, Porto Alegre. E reserve seu happy hour.

Cervejas artesanais e petiscos inspirados na gastronomia alemã.

Faça sua reserva para você e seus amigos ou parentes:

Whats 993882401 / 993887265. 

Abre as 17h.
Cardápio no site www.biermarkt.com.br

Também pedidos pelo iFood
Biermarkt Vom Fass

Rua Barão de Santo Ângelo, 497
Moinhos de Vento

Porto Alegre, RS

Localização, dicas, serviços e encomendas: goomer.app/biermarkwww.biermarkt.com.br

PSDB poderá eleger um deputado federal e um deputado estadual a mais no RS

Lucas Redecker promete ser o mais votado para federal.

Atualmente, os tucanos possuem dois deputados federais e seis estaduais.

O editor deste blog está concluindo ampla pesquisa e também amplo leque de entrevistas, todas em off, para saber quais as projeções que podem ser feitas em relação aos números de deputados que cada Partido do RS deve fazer de deputados federais e estaduais.

Esta nota começa pelo PSDB, Partido do candidato tucano Eduardo Leite, que disputa com Onyx, PL, a liderança nas pesquisas de intenções de votos:

Deputados federais -  2 a 3  cadeiras. Lucas Redecker deve ser o mais votado, seguido de Daniel da TV e Nelson Marchezan Júnior.

Deputados estaduais - 7 a 8 deputados estaduais..

CLIQUE AQUI para saber mais.

Agora, ao vivo, com o comando de Júlio Ribeiro: "Boa tarde, Brasil ". Rádio Guaíba.

 

A. de Moraes nega pedido da PGR e se mantém como relator do inquérito contra Bolsonaro

 O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira, 6, um pedido de arquivamento do inquérito contra o presidente da República e candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL). Na ação, Bolsonaro é acusado de associar a vacina da Covid-19 com a Aids, durante uma live em suas redes sociais. A solicitação para o arquivamento partiu de Lindôra Araújo, vice-procuradora-geral da República (PGR).

Na decisão, Moraes também negou a troca da relatoria do processo dessa forma, mantendo-se como relator da ação no STF.

A PGR anunciou que recorrerá ao Pleno do STF.

Coppola faz convocação para 7 de Setembro

 

Fernanda Barth derrota difamações e injúrias da Revista Fórum em todas as instâncias

Fernanda Barth é candidata a deputada estadual pelo PSC e apoia Bolsonaro e Mourão.

Jomar Martins, editor do site Painel de Riscos e colaborador especial do Site Espaço Vital, cujo publisher é o advogado e jornalista gaúcho Marco Antonio Biernfield, conta que a também jornalista e vereadora Fernanda Barth, Porto Alegre, venceu disputa judicial que moveu contra a Revista Fórum, que a acusou de nazifascista. A revista perdeu em todas as instâncias e terá que indenizar Barth por danos morais.

Numa longa e consistente reportagem, Jomar Martins conta o seguinte:

O fato de alguém apoiar o governo do presidente Jair Bolsonaro não faz presumir que integre ou seja simpatizante de grupos nazifascistas. Quem cola esta pecha em político(a) conservador(a), sem provas do que afirma, fere direitos subjetivos de personalidade assegurados no inciso X do artigo 5º da Constituição obrigando- se a indenizar. Assim, a Revista Fórum (Publisher Brasil Editora) - por misturar militância política e social com jornalismo – foi condenada a pagar R$ 6 mil, a título reparação por danos morais, à vereadora porto-alegrense Fernanda Barth (PSC).

CLIQUE AQUI para saber muito mais detalhes, inclusive cópias integrais das decisões de todas as instâncias (juizado singular, TJRS e STJ).

Lula terá comício em Porto Alegre. Será no dia 15. Ele não irá ao interior.

 Lula virá ao RS no dia 15, tudo para participar de um comício do lulopetismo no Largo Glênio Peres, centro histórico de Porto Alegre.

Ele não irá ao interior.

O ex-presidiário, líder da organização criminosa desbaratada no Mensalão e depois na Lava Jato, esteve no dia 1o de junho na Capital, mas participou de evento fechado no Pepsi on Stage. Ele tentou se hospedar no hotel Deville, ali perto, mas não foi aceito, segundo informa o jornal Zero Hora.

Cremação do jornalista gaúcho Luiz Armin Schuch será as 14h. Será no Crematório Metropolitano, Porto Alegre.

 Será sepultado daqui a pouco, 14h, no Crematório Metropolitano, Porto Alegre, o jornalista gaúcho Luiz Armin Schuch, 82 anos. Ele morreu depois de enfrentar um câncer devastador.

Schuch trabalho durante décadas nos jornais da Caldas Júnior, inclusive Correio do Povo, mas estava afastado das atividades diárias desde 2011.

Bolsa cai forte neste momento. O dólar sobe.

 A gangorra continua funcionando na Bolsa, que hoje opera em queda de 1,89%, voltando aos 110mil pontos.

O dólar sobe forte.

11h07min

Bolsa, -1,85%, 110.080 pontos
Dólar comercial, +1,35%, R$ 5,2239 para a venda

Paraná Pesquisas mostra que Moro e Álvaro Dias estão empatados na disputa pelo Senado

Pesquisa do Instituto Paraná, divulgada nesta terça-feira (o editor recebeu cópia completa), mostra que Alvaro Dias (Podemos) e Sergio Moro (União Brasil) estão tecnicamente empatados na corrida ao Senado pelo estado do Paraná. Eles têm 31,7% e 27,2% das intenções de voto, respectivamente. A margem de erro do levantamento é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos, o que configura empate técnico.

Em terceiro lugar aparece o deputado Paulo Eduardo Martins (PL), com 11,4%. Na sequência, vêm Orlando Pessuti (MDB), com 3%, Rosane Ferreira (PV), com 2,6% e Aline Sleutjes (Pros), com 2,4%. Os demais candidatos não atingiram um ponto percentual.

Brancos e nulos somam 11,1%, não sabem/não responderam, 9%.

Nova lei altera regras sobre auxílio-alimentação, teletrabalho e contribuição sindical

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, ontem, com vetos, a Lei 14.442, de 2022, que regulamenta o teletrabalho e altera as regras do auxílio-alimentação. Um dos vetos aplicados pelo presidente previa a possibilidade de o trabalhador sacar, em dinheiro, o saldo que não era utilizado no auxílio-alimentação ao final de 60 dias. Com isso, o benefício só poderá ser utilizado, exclusivamente, para o pagamento de refeições em restaurantes e estabelecimentos similares e a aquisição de gêneros alimentícios em estabelecimentos comerciais. 

O texto final, originário da Medida Provisória 1.108/22, foi publicado on tem no Diário Oficial da União e prevê ainda que o empregador fique proibido de receber descontos na contratação do fornecedor dos tíquetes.

CLIQUE AQUI para saber mais, inclusive a respeito do teletrabalho e da contribuição sindical.

Lei que autoriza drawback para compra de serviços já está em vigor

Foto de Ricardo Botelho, Ministério da Infraestrutura.

Foi sancionada ontem lei 14.440 que institui o drawback [suspensão de serviços]. A partir de 2023, exportadores brasileiros poderão comprar serviços como transporte, seguro, manejo e armazenagem de cargas com suspensão de tributos

A ampliação do mecanismo de drawback foi inserida na mesma lei que cria o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no país (Renovar). Ele pretende acelerar a retirada de circulação de veículos em fim de vida útil.

Benefício reconhecido pela Organização Mundial do Comércio, o drawback permite a suspensão ou isenção do Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição sobre o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre insumos usados em mercadorias produzidas para a venda no exterior. A nova lei estendeu o mecanismo aos exportadores que adquirem serviços durante a produção.

Veja e ouça a sabatina de Bolsonaro na Jovem Pan, esta manhã

Se você não quiser ver tudo, leia em poucos minutos os principais momentos da entrevista. CLIQUE AQUI.

 

Apesar dos protestos do do PT e do Psol, Olavo de Carvalho já é nome de rua em Porto Alegre

Violando o regimento interno e passível de denúncia por infração ética, o vereador Leonel Radde, PT, vestiu cabeça de burro para protestar. 

Tivesse lido Carvalho, Radde poderia pensar em vestir outro tipo de fantasia.

Por 18 votos a 9, a Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, ontem a tarde, projeto da vereadora Comandante Nádia (PP) que dá o nome de filósofo Olavo de Carvalho a um beco da Vila Orfanotrófio conhecido pelo número 4006.

O editor conversou com Nádia durante a sessão. Ela é candidata ao Senado pelo PP.

A vereadora estava bastante revoltada com a reação de vereadores do Psol, que tentaram torpedear a votação.

Olavo de Carvalho é bastante apreciado por boa parte da direita brasileira.

Críticas de Mourão ao STF repercutem em todo o País. Mourão em convites de Bolsonaro e do Parcão para os atos do 7 de Setembro.

Continua repercutindo a declaração feita ontem pelo vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos), que criticou  a decisão do ministro do STF Edson Fachin de suspender normas que facilitaram o acesso a armas e munições no Brasil. Disse que a medida é uma “ingerência indevida” e um “absurdo”.

Mourão, que ocupa a liderança nas intenções de votos para o Senado, segundo pesquisa de ontem do Real Big Data (em virtual empate técnico com Olívio Dutra, 2o colocado), tem reiterado que irá contribuir para conter os avanços do STF sobre Legislativo e Executivo.

O vice foi convidado para participar dos atos oficiais do 7 de Setembro, mas tem convites fortes para comparecer aos atos programados para o Parcão, Porto Alegre, agendado para as 14h.

Atos de apoio ao governo serão maiores em Brasília, SP, Rio e Porto Alegre

CLIQUE AQUI para saber como será a programação de Bolsonaro em Copacabana, Rio.

Com público esperado estimado em 280 mil pessoas, a Esplanada dos Ministérios terá o esquema de segurança reforçado neste 7 de Setembro. A data é marcada pela volta dos desfiles cívico-militares presenciais — após dois anos suspensos por causa da pandemia —, e por manifestações de apoiadores do governo. Além do esquema de segurança reforçado em toda a área da Esplanada, com atiradores de elite e esquadrão antibomba.

Os atos de apoio ao governo devem ocorrer principalmente em Brasília, Porto Alegre, São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital, caminhões e ônibus já começaram a chegar para a manifestação na Esplanada dos Ministérios na quarta-feira. 

A via que dá acesso ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso foi fechada no começo da noite desta segunda-feira pela Polícia Militar. Os prédios do STF e do Congresso estão fechados. Os ministros não estarão nos gabinetes nesta quarta-feira.

PGR quer que A. de Moraes caia fora de inquérito aberto contra declarações de Bolsonaro

 A Procuradoria Geral da República reiterou, ontem, o pedido para que o STF (Supremo Tribunal Federal) analise um recurso em que pede que o ministro Roberto Barroso substitua Alexandre de Moraes na relatoria do inquérito contra o presidente Jair Bolsonaro por declaração que associou a vacina contra covid-19 à aids. 

Em parecer enviado à Corte, a vice-procuradora-geral da República Lindôra Maria Araujo disse não ser o caso de dar continuidade às investigações sem a análise do pedido da PGR. Ela citou a possibilidade de “futura anulação de todos os atos praticados” no inquérito.

Site Poder360 diz que PMs falam em "revolta devastadora" neste 7 de Setembro

Policiais Militares de São Paulo e do Rio de Janeiro organizam-se para comparecer aos atos pró-Bolsonaro em 7 de Setembro, com mensagens de “luta pela liberdade e democracia” e também com ameaças contra a esquerda e ministros do STF (Supremo Tribunal Federal). 

O site Poder360 desta manhã diz que grupos de WhatsApp e Telegram monitorados pela publicação, mostram que os apoiadores do presidente Jair Bolsonaro  que fazem parte das forças de segurança estaduais, não têm uma pauta fechada para as manifestações.

 Enquanto uma parte fala em se vestir com as cores da bandeira nacional e manifestar-se pela democracia, outra parte ameaça uma revolta popular devastadora.

CLIQUE AQUI para ler a reportagem do site.

Prefeito Melo sancionará lei para evitar evasão escolar. Será as 10h.

O prefeito Sebastião Melo, sancionará lei que concederá bolsas de incentivo para reduzir a evasão escolar e melhorar o desempenho dos estudantes do Ensino Fundamental. O projeto de lei que cria o Programa Municipal de Incentivo à Permanência Escolar, já aprovado na Câmara de Vereadores. A solenidade será às 10h, no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), com a presença da secretária de Educação Sônia Rosa e outras autoridades. 

Os alunos selecionados para a bolsa receberão R$ 1.750 anuais, depositados em dez parcelas.

FGV diz que Índice de Variação de Aluguéis Residenciais subiu 1,05% em julho

Os aluguéis residenciais subiram 1,76% em agosto, depois de terem aumentado 1,05% em julho. Os dados são do Índice de Variação de Aluguéis Residenciais (IVAR), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV). Em 12 meses, o índice acumulou uma alta de 10,41%.

O IVAR foi criado para medir a evolução mensal dos valores de aluguéis residenciais do mercado de imóveis no Brasil, com informações obtidas diretamente de contratos assinados entre locadores e locatários sob intermediação de empresas administradoras de imóveis. 

Quanto aos resultados das quatro capitais que integram o índice da FGV, o aluguel residencial em São Paulo passou de uma elevação de 0,82% em julho para uma alta de 1,04% em agosto. No Rio de Janeiro, o índice saiu de aumento de 0,39% para uma expansão de 1,15% no período; em Belo Horizonte, de alta 2,49% para elevação de 3,10%; e em Porto Alegre, de aumento de 1,07% para avanço de 2,63%.

Polícia do RS desmantela grupo de hackers gaúchos chantagistas

A Polícia Civil do RS prendeu um hacker gaúcho, tudo durante operação em Pelotas e em Rio Grande, no sul do Estado, para desarticular esquema que atacou um provedor de internet em Uruguaiana. Foram cumpridos um mandado de prisão e seis de busca e apreensão.

A Polícia informou, esta manhã, que pelo menos três pessoas sobrecarregaram o sistema de uma empresa até deixá-lo indisponível e, assim, exigiram valores para cessar com as investidas criminosas. Somente neste caso, a investigação apurou que mais de 500 mil usuários tiveram prejuízo.

O grupo é investigado por outros 10 ataques.

Indicador Antecedente de Emprego atinge melhor nível do ano

 O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) do FGV IBRE voltou a subir em agosto, após ligeira queda no mês anterior, e atingiu o maior patamar em nove meses, mostraram dados divulgados nesta terça-feira. O IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, subiu 1,2 ponto em agosto, para 82,3 pontos, maior nível desde novembro, quando chegou a 83,0 pontos.

Em médias móveis trimestrais, o IAEmp avançou 0,5 ponto, para 81,8 pontos.

Os dados, segundo o FGV IBRE, indicam continuidade da recuperação do mercado de trabalho.

RS terá dia nublado e com temperatura amena

O Rio Grande do Sul terá dia de nuvens e chuvas esparsas nesta terça-feira.

A nebulosidade traz chuva para diversos pontos do território gaúcho, com exceção de áreas mais a Oeste. .

O dia começou com tempedratura mais amena, uma vez que a nebulosidade frustrou resfriamento noturno. 

Esta tarde será de temperatura amena a agradável, com vento fraco ou moderado. Em Porto Alegre, a temperatura variará entre 13ºC e 20ºC.

Dica do editor - Repescagem do Auxílio Caminhoneiro será paga hoje

130 mil motoristas de carga autônomos que enviaram a autodeclaração até as 18h30 de 29 de agosto recebem hoje (6) a repescagem das duas primeiras parcelas do Auxílio Caminhoneiro, benefício emergencial para repor os efeitos do aumento do diesel neste ano. Como cada parcela equivale a R$ 1 mil, cada caminhoneiro receberá R$ 2 mil. O dinheiro será depositado nas contas poupança sociais digitais e poderá ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite a compra em lojas virtuais cadastradas, o pagamento de contas domésticas e a transferência para qualquer conta bancária.

Saiba onde se vacinar contra gripe e vírus chinês em Porto Alegre. Também prossegue multivacinação.

A imunização para a população a partir de 12 anos irá ocorrer em 35 locais: shoppings João Pessoa e Lindoia Shopping (até as 16h) e em 33 unidades de saúde - nove com atendimento até as 21h (Álvaro Difini, Belém Novo, Campo da Tuca, José Mauro Ceratti Lopes, Morro Santana, Navegantes, Ramos, São Carlos e Tristeza). 

Gripe - Já a vacinação contra a gripe estará disponível para todas as pessoas a partir de seis meses de idade em 123 unidades de saúde, Shopping João Pessoa e Lindoia Shopping.

Multivacinação - A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) prossegue até 9 de setembro com a campanha de multivacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos incompletos, em 123 unidades de saúde.

Brasil registra 56 novas mortes por vírus chinês

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 6.763 novos casos de covid-19 nas últimas 24 horas em todo o país. No período, foram confirmadas 56 mortes por complicações associadas à doença. 

Os dados constam da atualização do Ministério da Saúde, divulgada, em Brasília, nesta segunda-feira (5), com exceção das informações do Ceará e de Mato Grosso do Sul, que não foram atualizadas, de acordo com a pasta. 

Com os novos dados, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.477.539 no Brasil.

Jefferson exige que fuzileiros navais desalojem snipers de Brasília

O ex-deputado Roberto Jefferson, PTB, distribuiu vídeo nas redes sociais, concitando o presidente Bolsonaro a acionar os fuzileiros navais para desalojar os atiradores de precisão (snipers) dos prédios que ocuparão, amanhã, para impedir possíveis atos de terrorismo.

Autoridades do STF dizem temer atos do gênero, mas não mostraram provas. 

Isto jamais aconteceu e não existem evidências de que ocorram.

São atos de intimidação política e visam esvaziar a manifestação.

O ex-deputado também pediu que o presidente remova todos os obstáculos colocados pelas autoridades locais para impedir a livre circulação dos manifestantes.

TSE decide, hoje, se registro da candidatura de Bolsonaro será aceito ou não

O relator é o ministro Alexandre de Moraes, chamado de vagabundo, sábado, por Bolsonaro (foi em Novo Hamburgo, durante encontro com mulheres bolsonaristas).

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai julgar nesta terça-feira os registros de candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL), da senadora Soraya Thronicke (União Brasil) e de Pablo Marçal (PROS) para as eleições à Presidência da República. 

Os três processos são relatados pelo presidente do TSE, o ministro Alexandre de Moraes. Até o momento, o tribunal já confirmou as candidaturas de seis presidenciáveis: Ciro Gomes (PDT), Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP), Simone Tebet (MDB), Sofia Manzano (PCB) e Vera Lucia (PSTU).

Bolsa abriu a semana com alta de 1,21%. O dólar caiu.

O dólar comercial encerrou esta segunda-feira vendido a R$ 5,154, com queda de R$ 0,031 (-0,59%).

No mercado de ações, o dia foi marcado pela recuperação. O índice Ibovespa, da B3, fechou aos 112.203 pontos, com alta de 1,21%.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/