ENTREVISTA - Mês de descontos promete aquecer em 8% as vendas de Porto Alegre

Gustavo Schiffino, presidente da CDL de Porto Alegre

Como serão as vendas do comércio varejista em função da promoção Liquida Porto Alegre?
Nossa meta é avançar 8% sobre o mesmo mês de 2013. Fevereiro, que era o pior mês do ano para nós, agora é o segundo melhor, só perdendo para o Natal.

Como foi janeiro?
O RS teve problemões em janeiro, como sabes. Nossos números indicam crescimento nominal de 4%.

Em números reais, queda de vendas.
Sim, ajustados pela inflação. É o que eu disse há pouco.

E fevereiro?
Pois é, 8% mais. São 9 mil estabelecimentos na promoção. Queremos vender R$ 1 bilhão no varejo de Porto Alegre. E vamos faturar isto.

Indústria puxou para baixo os números da economia e promete ano pior

Ainda não saiu o número final sobre o PIB de 2012, mas ele certamente lamberá a borda da recessão, puxado pelo péssimo desempenho da indústria.

. O mais assombroso nem é o tamanho do recuo da produção industrial, mas a má qualidade do que foi para o índice, já que as áreas mais modernas do setor fabril foram as qua mais sofreram e menos produziram.

. Ainda não é a volta ao modelo colonial-exportador, mas não estamos longe disto.

. O editor considera que a melhor análise sobre o que aconteceu com a indústria é este editorial de domingo do Estadão, e por isto disponibiliza-o na íntegra:

O grande tombo da indústria, principal componente do fiasco econômico do ano passado, está confirmado e medido oficialmente. A produção industrial diminuiu 2,7% em 2012, segundo informou na sexta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Foi o primeiro resultado negativo desde o recuo de 7,4% registrado em 2009, quando se manifestaram plenamente, em todo o mundo, os efeitos recessivos do estouro da bolha financeira nos mercados de crédito americano e europeu. Mas a pior parte da notícia é outra. É preciso ir aos detalhes para encontrar o significado econômico da crise industrial brasileira e entender o estrago causado por erros políticos acumulados em muitos anos. Os números de 2012 servem tanto para um exame do passado quanto para uma avaliação dos problemas à frente. O mau desempenho em 2012 limita as possibilidades de crescimento do País em 2013 e nos anos seguintes e impõe desafios enormes ao governo e ao empresariado. 

O recuo de 2,7% foi o resultado médio de todo o setor industrial. A produção da indústria extrativa diminuiu apenas 0,3%. A do setor manufatureiro encolheu 2,8%. É esse o canal mais importante de irradiação de tecnologia e de criação de empregos decentes. 


É também o mais exposto à concorrência internacional. Quando se decompõe a atividade segundo as categorias de uso, aparece um quadro especialmente sombrio. A produção de bens de consumo diminuiu apenas 1%, porque o governo reduziu impostos sobre veículos e eletrodomésticos e, além disso, o emprego e o poder de compra das famílias permaneceram elevados. A demanda foi em parte suprida por importações competitivas e isso explica o resultado negativo da atividade interna. 


Mas a fabricação de bens de capital encolheu 11,8%. Vale a pena, de novo, notar alguns detalhes. A produção de máquinas e equipamentos (nomenclatura do IBGE) recuou 3,6%. A de máquinas para escritório e equipamentos de informática recuou 12,7%. A de máquinas, aparelhos e materiais elétricos caiu 5,4%. 


A queda de produção do setor de bens de capital é um péssimo prenúncio. O investimento, como qualquer outro uso de recursos, influencia o crescimento a curto prazo, mas seu efeito mais importante é outro. 


CLIQUE AQUI para ler mais.
CLIQUE AQUI para ler, também, material sobre estudo feito pelo Iedi, CNI, sobre o mesmo assunto.

Os filhos da desordem - Em Vacaria, manifestantes desfilam contra a Lei da Ficha Suja

Eis o que o ex-deputado Francisco Appio, candidato da oposição em Vacaria, RS, postou na manhã deste domingo no Facebook do editor:
O que está acontecendo? Enquanto em todo o estado, milhares de pessoas fizeram passeata (vestidas de branco) em solidariedade à tragédia de S.Maria, em Vacaria algumas pessoas fizeram passeata (vestidas branco) contra a Lei da Ficha Suja. Dá para entender?

. O ex-deputado do PP refere-se obviamente aos ativistas que se insurgem contra a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do RS, que esta semana cassou o mandato do prefeito do PT, Elói Polrronieri (a vice, Vera Marceja, foi cassada junto) porque infringiu a Lei da Ficha Suja. No ano passado, terminando seu primeiro mandato, mas em campanha para o segundo, ele promoveu “distribuição irregular, em período vedado, do informativo de prestação de contas, o que constitui conduta vedada”, segundo o acórdão do pleno do TER.

. O editor leu todo o extenso, virulento, esclarecedor acórdão, que denunciou “marketing subliminar”, “abuso de poder político” da “publicação em período eleitoral”, com “expressivas tiragem em duas ocasiões”, tudo pago com dinheiro dos contribuintes.

. A mídia – jornais, rádios e TVs – de Porto Alegre, ignorou solenemente a decisão do TRE, o que pode ter estimulado os atos insensatos e criminosos de Vacaria.

. A lógica usada pelo ex-prefeito Poltronieri é a que moveu a organização criminosa do Mensalão, que é a de usar dinheiro público para corromper eleitores com o objetivo de perpetuar-se no Poder.

. O TRE agendará novas eleições em Vacaria. Poltronieri e sua vice foram cassados, tiveram os direitos políticos suspensos por oito anos e não poderão concorrer.

- O protesto de Vacaria contra a Lei da Ficha Suja é criminoso e não pode ser tolerado pela sociedade num estado democrático de direito. 


VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Fras-Le inicia fabricação de lonas para freio para veículos comerciais nos EUA

Já começou a produção de lonas para freios de veículos comerciais na unidade americana de Prattville, Alabama, da indústria gaúcha Fras-le. A Fras-le, que faz parte do grupo Randon, Caxias do Sul, é uma das cinco maiores fabricantes de material de fricção do mundo. O investimento local foi de US$ 11 milhões. Foram contratados 100 novos empregados.

. As lonas para linha pesada são produzidas no Brasil para distribuição global e, na China, para atender os mercados da Europa e Ásia.

. Nesta segunda-feira, Daniel Randon, um dos herdeiros da Randon, contou como planeja a expansão global:

- Há um ano nós anunciamos nossos planos de expansão e posso anunciar  que atingimos nossa meta no prazo. A primeira encomenda de lonas para freios produzida pela Fras-le na América do Norte, foi enviada no dia 2 de janeiro.

. Os materiais de fricção produzidos na unidade de Prattville são fornecidos à Meritor, que detém a distribuição exclusiva dos produtos Fras-le na linha pesada comercializados no mercado norte-americano de reposição, numa parceria sempre renovada pelos bons resultados obtidos.

Caminho está aberto para venda da GVT ao banco BTG Pactual

É iminente a compra da GVT por parte do BTG Pactual. A informação vem sendo acompanhada desde a semana passada por esta página.

Claro começou venda de 4G.... somente em Curitiba

A Claro partiu na frente dos concorrentes e começou a vender tecnologia 4G em Curitiba.

Vendas de janeiro recuaram no varejo de Porto Alegre

Não foi apenas por isto, mas a tragédia de Santa Maria extraiu até o ânimo dos que queriam comprar mais em janeiro, o que ajudou a derrubar as vendas do varejo em janeiro. Embora o Termômetro de Vendas da CDL ainda não esteja fechado, o mês fechou com vendas 4% maiores sobre janeiro de 2013. Ajustados pela inflação, os números mostram recuo claro.

. A CDL aposta, no entanto, no bom movimento de fevereiro, por conta da promoção Liquida Porto Alegre. A idéia é avançar 8% sobre 2013, que foi muito bom.

- Paradoxalmente, a arrecadação de janeiro foi espetacular no RS (leia nota nesta página).
LEIA entrevista do presidente da CDL, Gustavo Schiffino, nesta página.

Fiergs nada vê, nada fala e nada ouve sobre a crise da indústria. Muller só quer saber do Conselhão do Tarso.

A Grande Muda, a Fiergs, nada comenta e nada analisa sobre o desastre que conduz à desindustrialização, sucateamento e atraso do setor fabril. Os números dos recuos não são assustadores apenas porque mostram profunda recessão, mas porque apresentam sucateamento dos setores industriais mais modernos e avançados. Mais preocupada em agradar o governo estadual do PT, integrando inúteis Conselhões, onde todas as discussões são pasteurizadas por agendas periféricas, ou em fazer o beija-mão da presidente Dilma Roussef, a Fiergs prossegue submetida a uma letargia inútil, autista diante dos problemas econômicos nacionais, tudo porque continua submetida a lideranças frouxas e sem decisão.

Paulo Pimenta vai á Polícia Federal para denunciar blog que o apresenta como dono oculto da Kiss

O colunista Felipe Patury publicou a nota a seguir na revista Época que circula desde o final de semana:

O deputado Paulo Pimenta (PT-RS), de Santa Maria, protocolou na Polícia Federal uma notícia-crime contra os autores do blog “Revoltados On-line”. Natural de Santa Maria, os blogueiros afirmaram que o deputado seria proprietário da boate Kiss, em que mais de 230 jovens morreram em um trágico incêndio. Pimenta acusa os responsáveis pela publicação de calúnia, difamação e também por preconceito. É que o blog, segundo a denúncia, é ligado a movimento neonazistas.

. A falsa notícia vem sendo replicada em todas as redes sociais desde a tragédia de Santa Maria. O editor já avisou aos seus leitores que a informação não tem fundamento. Nas redes sociais, são relembradas denúncias, inclusive formais, sobre negócios em que o deputado do PT é apresentado como verdadeiro proprietário de vários empreendimentos comerciais, agrícolas e industriais na sua região, sempre usando laranjas. Paulo Pimenta notabilizou-se durante a CPI dos Correios, ao ser flagrado nas garagens da Câmara em companhia de Marcos Valério. Denunciado na CPI pelo deputado Lucas Redecker, Pimenta renunciou â posição que tinha na Comissão.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Marco Maia sai sem deixar saudades. Henrique Eduardo Alves é o novo presidente da Câmara. PMDB toma conta do Poder Legislativo.

O deputado gaúcho Marco Maia perdeu mesmo toda a modéstia, conforme demonstrou no seu discurso rebarbativo de despedida do cargo de presidente da Câmara. Ele será esquecido em menos de 24 horas.

. O novo presidente é o deputado Henrique Eduardo Alves, PMDB do RN, que recebeu quase todos os votos da bancada gaúcha. Ele teve 271 votos, contra 165 de Júlio Delgado (PSB-MG), 47 de Rose de Freitas (PMDB-ES)  e 11 de Chico Alencar (PSOL-RJ). Estavam presentes na sessão em que Alves foi eleito 497 dos 513 deputados. Houve ainda três votos em branco.

- O PMDB controla, agora, as presidências do Senado e da Câmara. Pelo tom do senador Renan Caclheiros e do deputado Henrique Eduardo Alves, o governo Dilma Roussef será desafiado até que se renda ao PMDB. O Partido busca mais espaços no Planalto e  está incomodado com as manobras de Lula para destronar Michel Temer da condição de candidato à reeleição com Dilma, posição na qual prefere o governador Eduardo Campos, do PSB, que assim não disputaria a presidência em 2014.

Fortunati poderá perder principal secretário da casa: Urbano quer ir embora

O ex-secretário da Fazenda e atual secretário de Gestão de Porto Alegre, Urbano Schmidt, dá sinais de que poderá ir embora do governo do prefeito José Fortunati.

. Ele não está gostando das “intromissões” de Isabel Matte, uma espécie de CEO do Gabinete de Planejamento Estratégico.

Marchezan Júnior perde força diante do crescimento de Adilson Troca

Cresce em quantidade e qualidade a oposição interna ao deputado Nelson Marchezan Júnior no PSDB.

. Em sentido contrário, ganha volume o nome do deputado Adilson Troca.

A oposição continuará minoritária, fraca e sem unidade na Assembléia do RS

Reabrirão nesta terça-feira os trabalhos de plenário na Assembléia do RS, que está de líderes novos.

. No ano passado, a oposição não deu trabalho ao governador Tarso Genro, que aprovou o que quis e até 
o que não quis, sempre do alto dos seus 32 votos contra 23.

. Eis os líderes que os deputados chapas-brancas enfrentarão este ano:

PMDB- Maria Helena Sartori
PSDB – Zilá Breitenbach
PPS – Paulo Oddone
DEM – Paulo Borges
PP – Frederico Antunes

. À exceção do deputado Frederico Antunes, todos os demais líderes demonstraram muito pouca disposição para briga no ano passado.

- A oposição na Assembléia do RS nunca conseguiu formar um bloco e nem escolher um líder, o que facilita a vida do rolo compressor do Piratini.

Tarso não fala há cinco dias sobre tragédia de Santa Maria e acelera mudanças na Brigada e na Casa Militar


Desde quinta-feira o governador Tarso Genro não fala sobre a tragédia de Santa Maria, nem mesmo para acusar o prefeito Cesar Schirmer.
. As revelações sobre as trapalhadas do Corpo de Bombeiros sob administração de Tarso, confundiram o Piratini.
- Somente nesta segunda-feira, mais de uma semana depois da tragédia, o governo informou ao povo gaúcho que está funcionando o Comitê Integrado de Apoio aos Familiares e Vítimas de Santa Maria. O aviso saiu no formato de propaganda paga: uma página colorida em cada grande jornal do RS. Tarso mudou nesta segunda seu chefe da Casa Militar, assumindo o coronel Luiz Moiano, que na prática é quem toca a Defesa Civil. Na semana passada, mudou o comandante da Brigada Militar. O Piratini alega que isto tudo estava programado antes da tragédia, mas é inevitável entender que a crise administrativa e política no Corpo de Bombeiros, agora atacado de frente, colocou em polvorosa o governo, que busca enfrentar seu inferno astral de modo mais confortável. 


VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).

Pozzobom quer Comissão Especial para investigar sucessos trágicos de Santa Maria

Se o presidente da Assembleia do RS não propuser nesta terça-feira, com certeza o deputado Jorge Pozzobom tomará a iniciativa de propor a criação de uma Comissão Especial para investigar os sucessos trágicos de Santa Maria.

. Foi o que ele disse nesta segunda-feira ao editor.

. O deputado tucano é de Santa Maria

Saiba como foi e veja como aconteceu a operação aérea, militar, inédita, que trouxe 62 vítimas a Porto Alegre

Neste domingo, o programa Fantástico, Rede Globo, exibiu uma reportagem especial sobre o transporte das vítimas da tragédia de Santa Maria para Porto Alegre, a fim de receber tratamento médico especializado. Durante o transporte, foi usada tecnologia de ponta para avaliação dos 62 feridos graves, vítimas de queimadura e de intoxicação. Os aviões da FAB foram dotados de equipamentos usados pelas Forças Armadas dos Estados Unidos em situação de guerra.

. A reportagem de Kíria Meurer, da Globo, contou com tomadas inéditas, quase todas gravadas pelo doutor Márcio Rodrigues, que acompanhou o atendimento dos feridos. As cenas são espetaculares e jamais vistas antes na TV brasileira, à exceção de documentários e filmes de guerra moderna. Elas mostraram que foi montada uma verdadeira operação militar para garantir a sobrevivência dos feridos no incêndio. Em 24 horas, 62 pacientes foram transportados de Santa Maria para Porto Alegre, todos em estado grave, entubados, recebendo ventilação mecânica. A Aeronáutica disponibilizou helicópteros e um avião com capacidade para levar sete pacientes de UTI ao mesmo tempo. A FAB fez 92 voos desde o último domingo. De acordo com o enfermeiro Maicon Daniel Chassot, o trabalho no avião foi muito tenso, pois os pacientes estavam em situação muito graves, mas cada um tinha um médico e um enfermeiro para promover cuidados. Já em Porto Alegre, os feridos foram encaminhados a diversos hospitais, como o Hospital de Clínicas, onde médicos receberam orientações em tempo real, inclusive com transmissões de TV on line,  de especialistas argentinos, que atenderam as vítimas da tragédia em Cromagnon, em 2004. Foi sugerido que as vítimas recebessem lavagem das vias aéreas, para retirar a fuligem dos pulmões.

- As filmagens e os procedimentos, serão usados a partir de agora na residência de medicina de emergência, para formar futuros médicos especializados em situação de catástrofe.

CLIQUE AQUI para rever a reportagem, inclusive imagens. 

- O atendimento médico ás vítimas que sobreviveram à tragédia de Santa Maria tem sido reforçado por equipes de saúde de vários Países, com destaque para Argentina, EUA e Canadá, mas médicos de outros Países têm tentado ajudar, sem êxito. 

Receita do ICMS de janeiro ultrapassa R$ 2 bilhões no RS. O número é excelente.

Segue a arrecadação de janeiro, que  ainda não fechada, mas não deve oferecer resultado  muito diferente disso. Foi uma boa arrecadação,  quase igual à previsão média do ano, mas para o mês de janeiro pode ser considerada razoável, porque é um dos melhores do ano sempre. Foi ajudada pela inflação (anualizada,  está em quase 6%) e o orçamento foi projetado com 4,5%. Por isso, a arrecadação nominal está quase igual à prevista no orçamento e real está bem abaixo.

. Na tabela ao lado, percebe-se que o valor arrecadado do ICMS foi de R$ 2 bilhões. Pela primeira vez este número alcança algo acima do dígito 2. Ajustado pelo IPCA, o crescimento foi de 2,5% real, o que é um excelente número.

PMDB racha na escolha do novo líder na Câmara dos Deputados

Antes do meio dia a Câmara dos Deputados terá novo presidente, que poderá ser o deputado Henrique Eduardo Alves, PMDB do RN.

. Ontem a noite, o deputado Eduardo Cunha, do Rio de Janeiro, foi eleito para ser o líder do PMDB na Câmara. A escolha rachou o partido ao meio e fragiliza a reedição da aliança entre a sigla e o PT em 2014 para reconduzir a presidente Dilma Rousseff ao Palácio do Planalto.

. Houve votação entre os 80 dos 81 deputados da sigla.

1º Turno
Eduardo Cunha – 40 votos
Sandro Mabel, Goiás, - 26
Osmar Terra, RS – 13

2º Turno
Eduardo Cunha – 46
Sandro Mabel – 32
Abstenções - 2

CREA dirá hoje que culpa pela tragédia de Santa Maria é dos donos da Kiss e do Corpo de Bombeiros

CLIQUE AQUI para saber mais sobre o SIGPI, software usado pelos bombeiros do RS para emitir seus alvarás de incêndio. O Sistema Integrado da Gestão da Prevenção de Incêndios, usado pelo governo estadual manda engenheiros e arquitetos às favas, já que descobriu "nossa própria fórmula de PI" (Prevenção de Incêndios) conforme consta no material, que tem logomarcas do governo, da Brigada e dos Bombeiros. Isto é o que está em vigor em todo o Estado do RS. 

- O CREA divulgará nesta segunda-feira o relatório técnico que fez em Santa Maria. Dele resultarão dois responsáveis diretos pela tragédia: os donos da boate e os bombeiros. Ficam cada vez mais evidentes que os dois protagonistas responderão pelo que aconteceu - e terão que ser responsabilizados civil e penalmente. No caso dos bombeiros, resta saber de que modo responderá o governador Tarso Genro, que é o chefe direto do secretário da Segurança, portanto do comandante do Corpo de Bombeiros. Logo abaixo, você lerá reportagem que demonstra que as práticas heterodoxas atualmente usadas pelo governo estadual para avaliar PPCI - disseminadas pelo atual governo - ocorrem em todo o Estado e poderão causar novas tragédias, caso não sejam imediatamente revogadas. 

O relatório técnico sobre a tragédia na boate Kiss que será divulgado hoje pelo conselho de engenharia gaúcho deverá botar em xeque a atuação dos bombeiros e dos donos da casa noturna.O documento deverá trazer conclusões sobre dois pontos essenciais que estão na gênese do incêndio: o tipo da espuma usada no revestimento e as saídas de emergência.A espuma usada para melhorar a acústica da casa, instalada em meados do ano passado sem conhecimento dos órgãos públicos, era inapropriada para o ambiente.
Existem produtos no mercado que são antifogo e, portanto, não queimariam tão rapidamente nem exalariam o gás cianeto que intoxicou dezenas de pessoas na casa.

. A Kiss tinha uma única saída para rua, o que contribuiu para a tragédia, dizem técnicos do conselho de engenharia, o Crea-RS. Os bombeiros, ao aprovarem o plano de combate a incêndio da boate, consideram duas portas internas, que levam a um hall, como duas "saídas". Pelas dimensões da área da boate, segundo as normas, precisaria haver ao menos duas saídas até a rua ou até algum lugar seguro, longe do fogo e da fumaça.

. O relatório técnico tem o papel de subsidiar as investigações da polícia. Em termos legais, o máximo que o órgão pode fazer é cassar o registro do responsável técnico da boate, caso fique provado que ele teve uma conduta incompatível com as normas.O embasamento técnico que mostra o uso inadequado de certos produtos dentro da boate e o desrespeito às regras de prevenção de incêndio fazem parte da linha de investigação da polícia.

. Na casa, foram achados três extintores. O usado pela banda não funcionou. A polícia quer saber se estavam vazios e se o número de equipamentos antifogo da boate era suficiente. 

* Clipping www.uol.com.br, by Eduardo GEraque e reynaldo Turollo Jr.

VISITE HOJE MESMO. VÁ COM SEUS AMIGOS.
Bier Markt
Vá conhecer na Barão do Santo Ângelo 497, ao lado do Leopoldina.
Agora, 24 torneiras de chope artesanal de várias partes do mundo, com barris alojados em câmera fria, servidos diretamente nos copos, sem serpentina. Cardápio diferenciado.
- Vá também na Castro Alves 452, três vezes seguidas
"A Melhor Carta de Cervejas", segundo Veja (2010, 2011 e 2012).
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/