Prefeito de Dom Feliciano, RS, pinta a cidade de vermelho, as cores do seu Partido, o PT

O prefeito Clênio Boeira da Silva, PT,  mandou pintar de vermelho e branco os prédios públicos do município de Dom Feliciano, logo depois que seu Partido, o PT, também pintou com as mesmas cores a sua sede.

. Até as 22h desta sexta-feira, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas, Geraldo Da Camino, nada havia comentado sobre o assunto. Da Camino está na iminência de se tornar chefe de um novo Poder, o Ministério Público de Contas, caso a Assembléia aprove o projeto que ele protocolou na Casa, concedendo-lhe superpoderes e superestrutura de pessoal e de verbas. Com mais poderes e mais recursos, a fiscalização sobre os prefeitos será diária, mais eficiente e rigorosa.

Senado cria Previdência Complementar para servidor da União

* Clipping www.congressoemfoco.com.br

A tramitação do projeto que cria um novo modelo de aposentadoria para o serviço público representa uma vitória para o Palácio do Planalto no Senado. Aprovada entre ontem (27) e hoje (28) em três comissões permanentes no Senado em um cenário de crise com a base, a proposta estabelece três fundos de pensão – um para cada poder da República – e iguala o teto da aposentadoria do serviço público ao da iniciativa privada.

A estratégia de apontar um relator para três comissões, definida no início do mês pelo antigo líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR),  acelerou a votação da proposta. O texto passou pelo primeiro pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, depois, pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS). O projeto foi aprovado na quarta a tade pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ficou pronto para ser analisado em plenário, o que ocorreu à noite.

Como tramita em regime de urgência, o texto froi analisado nesta quarta no plenário do Senado.

Esse projeto vem com 13 anos de atraso”, afirmou o líder do PSDB no Senado, Álvaro Dias (PR). Ele fez referência aos projetos de reforma da Previdência aprovados no governo Fernando Henrique Cardoso. Na época, os petistas votaram contra a mudança no sistema de aposentadoria do servidor público. “Agora, o governo tem pressa. E quer votar ainda hoje em plenário. Não podemos aceitar essa urgência descabida depois de tanto tempo de espera e omissão”, disparou.

O senador Humberto Costa (PT-PE) admitiu que o PT errou durante a discussão do déficit da Previdência durante o governo do PSDB.

CLIQUE AQUI para saber mais.
CLIQUE AQUI para entender melhor o que foi aprovado pelo Senado. A análise é de Ricardo Bergamini.

Câmara aproveita ausência de Dilma e aprova Lei Geral da Copa

* Clipping www.congressoemfoco.com.br

Após acordo feito entre as lideranças da base e da oposição, a Câmara aprovou nesta quarta-feira o texto-base do projeto da Lei Geral da Copa. Elaborada para viabilizar a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 no país, a matéria ratifica alguns dos acordos assinados pelo governo brasileiro e a Federação Internacional de Futebol (Fifa). O texto prevê desde como será a distribuição de vistos de entrada no país de turistas e funcionários da entidade até o registro de marcas relacionada aos dois eventos. Agora os deputados analisam destaques ao projeto.

No entanto, o debate ficou centrado na questão da bebida alcoólica. Um dos principais patrocinadores da Copa é a marca de cerveja Budweiser, da multinacional AB-Inbev. No acordo assinado em 2007, uma das 11 condições para o Brasil receber o maior evento do futebol mundial é justamente a venda da marca nos estádios e nas cercanias. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

MERCHANDISING
O editor disponibiliza campanha publicitária da Foxter, que faz campanha de vendas antecipadas das três torres da Maiojama na Nova Carlos Gomes, Porto Alegre, o conjunto Trend. São dos edifícios corporativos e um residencial. Se você quiser saber mais, para esta fase da campanha os preços são menores, até o lançamento, e um profissional, Jefferson Alan, atenderá os leitores pelo seu celular 9548.7541. Se você preferir, fale por e-mail: jeffersonalan.foxter@gmail.com 

BM identifica e acusa policiais que protestaram com violência por melhores salários em 2011

A Corregedoria da Brigada Militar divulgou nesta quarta o resultado de quatro meses de investigação dos protestos feitos por policiais entre agosto e setembro, durante manifestações por melhoria salarial.

. Foram identificados e acusados 21 PMs, dos quais 13, também indiciados por infrações penais.

. Naquele período, houve queima de pneus em rodovias, simulações de bombas caseiras colocadas próximas ao Palácio Piratini, entre outros crimes.

ENTREVISTA - RS terá 20 free-shops

Frederico Antunes, deputado do PP do RS

Vão sair os free-shops?
Este projeto é do deputado Marco Maia, que é do Rio Grande do Sul. Ele foi aprovado em quatro comissões permanentes da Câmara e agora será votado em três comissões permanentes do Senado. Depois disto, o projeto poderá ser promulgado. Creio que teremos notícias boas até o final de julho.

O RS terá quantos free-shops?
O projeto prevê lojas em todas as cidades-gêmeas onde do outro lado existir free-shops.

E?
No RS, teremos algo como 20 cidades.

O ambiente no Congresso é bom?
Excelente. Não há oposiçãso. Este projeto nem irá para o plenário do Senado. Sairá aprovado das comissões e poderá ser sancionado.

Ana Amélia e Ibsen disputam 2012 de olho em 2014

A movimentação da senadora Ana Amélia Lemos em favor da candidatura de Manuela D’Ávila apanhou de surpresa os eleitores.

. De cada dez mensagens que o editor recebeu quando postou a primeira notícia, nove são de revolta contra a senadora gaúcha.

. Os eleitores mais comprometidos com a cena política (20%, segundo o cientista político Francisco Ferraz) não aceitam a mistura de água e azeite, portanto entre o PCdoB e o PP, no RS. 

. O PP conseguiu encaminhar alianças com o PT no RS (prefeito Jairo Jorge, Canoas)  no Brasil (governo Dilma Rousseff) mas nunca tinha ido tão longe.

. O que ocorre é que Ana Amélia, PP, da mesma forma que Ibsen Pinheiro, PMDB, trabalham de olho na sucessão estadual de 2014, e por isto querem que seus Partidos sejam de alguma forma protagonistas em Porto Alegre. Ana Amélia toparia uma vice de Manuela, mas Ibsen prefere candidatura própria. O problema de ambos é que nenhum dos dois controla o diretório municipal, onde a aliança com Fortunatti é amplamente majoritária.

- Ilude-se quem acha que o jogo seja de favas contadas para Fortunati, porque o peso dos senadores, deputados federais, deputados estaduais e dirigentes estaduais sobre os diretórios municipais pode se tornar irresistível. 

ARL homenageia o governador Tarso pela sua contribuição à poesia gaúcha

Durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Academia Riograndense de Letras, nesta quinta, o governador Tarso Genro será homenageado por sua “expressão poética”.

. Embora a obra de Tarso seja totalmente desconhecida, alguns versos de seus poemas foram imortalizados nas redes sociais da internet, como estes:
“Quanto te esperei e quanto sêmen inútil derramei até o momento” ou “A vovó Cacilda parecia uma patinha e a vovó Julica elétrica e risonha conversava com lagartos”.

. O poeta Arlindo Trevisan também receberá homenagem, pela importância de sua obra poética, mas é óbvio que a ARL não está colocando a ambos no mesmo patamar literário.

PSOL entra com representação no Conselho de Ética do Senado contra Demóstenes Torres

O senador Randolfe Rodrigues, do PSOL do Amapá, ingressará esta tarde no Conselho de Ética com pedido de cassação do colega Demóstenes Torres, do DEM.

. O parlamentar justificou a iniciativa como inevitável, em razão da relação comprometedora do democrata com o contraventor Carlinhos Cachoeira, acusado de ser o chefe do jogo do bicho no Distrito Federal.

Desemprego no Brasil sobe pelo 2º mês e mostra crescimento em Porto Alegre

O desemprego em sete regiões metropolitanas do Brasil subiu pelo segundo mês consecutivo e atingiu 10,1% em fevereiro, segundo pesquisa divulgada em parceria pela Fundação Seade e pelo Dieese nesta quarta-feira. Em janeiro, a taxa situava-se em 9,5%.

. Os números mostram que os percentuais de avanço nessas regiões ficaram assim:
Distrito Federal (de 9,5% para 10,1%);
Belo Horizonte (de 11,5% para 12,9%);
Fortaleza (de 8,1% para 8,5%);
Porto Alegre (de 6,5% para 7%).

. Já em Recife e Salvador o índice manteve-se estável em 11,9% e 15%, respectivamente.

.O levantamento mostra ainda que o total de desempregados no Distrito Federal, Belo Horizonte, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Salvador e São Paulo foi estimado em 2,2 milhões de pessoas, representando um acréscimo de 137 mil em relação ao mês anterior.

. Além de avanço no desemprego, a pesquisa apontou que o rendimento médio do trabalhador caiu de R$ 1.475 em dezembro para R$ 1.443 em janeiro deste ano - um decréscimo de 2,2%.

. De acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), houve uma elevação de 137 mil pessoas no total de desempregados, estimados hoje em 2,248 milhões.

Molling assume vaga na Comissão de Orçamento da Câmara

O deputado Federal gaúcho Renato Molling, PP, foi empossado membro titular da Comissão Mista de Orçamento da Câmara Federal, presidida por outro gaúcho, o petista Paulo Pimenta.

MERCHANDISING
O editor disponibiliza campanha publicitária da Foxter, que faz campanha de vendas antecipadas das três torres da Maiojama na Nova Carlos Gomes, Porto Alegre, o conjunto Trend. São dos edifícios corporativos e um residencial. Se você quiser saber mais, para esta fase da campanha os preços são menores, até o lançamento, e um profissional, Jefferson Alan, atenderá os leitores pelo seu celular 9548.7541. Se você preferir, fale por e-mail: jeffersonalan.foxter@gmail.com 

Heinze reclama de atraso na implantação do Fundo de Catástrofe para socorrer o campo

O deputado federal Luiz Carlos Heinze, PP, cobrou nesta terça do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Caio Rocha, mais recursos para a agricultura gaúcha.

. O parlamentar reclamou que o Fundo de Catástrofe, instituído há dois anos, ainda não dispõe de recursos que o viabilizem.

. Pela lei, o fundo teria parceria público-privada para garantir às empresas seguradoras cobertura complementar para quando houvesse excesso de chuva, geada intensa ou estiagem.

PP se reúne com Manuela, mas ainda não bateu o martelo sobre quem apoiará à prefeitura

A deputada federal Manoela D’Ávila, PCdoB, se reuniu nesta quarta com a bancada gaúcha do PP na Câmara dos Deputados. O encontro aconteceu no gabinete da senadora Ana Amélia Lemos.

 O encontro serviu para que Manuela expusesse suas propostas para a prefeitura de Porto Alegre, à qual é pré-candidata.

. Embora já seja a segunda reunião da deputada com o PP, o Partido ainda não definiu seu apoio. Na próxima semana, a bancada receberá o prefeito José Fortunati, PDT, com o mesmo objetivo.

. O martelo somente será batido em favor de um ou de outro no início de maio, quando os progressistas farão sua pré-convenção. Fortunati é o preferido do diretório; Manuela, de Ana Amélia.

Cremers vai recorrer da suspensão da interdição do Hospital Centenário de São Leopoldo

O Conselho Regional de Medicina anunciou nesta quarta que vai recorrer da decisão judicial em favor da Prefeitura de São Leopoldo que, ontem, suspendeu a interdição ética ao Hospital Centenário.

. Para a entidade, é preferível não ter atendimento algum a se estar sujeito a falhas de atendimento que podem ter consequências irreversíveis, como as cinco mortes ocorridas no hospital por suspeita de negligência, que estão sob investigação da Polícia Civil.

. Nesta quinta, o Cremers se reunirá com representantes da Secretaria Estadual da Saúde e do Ministério Público para avaliar a situação.

Audiência pública discute construção do presídio de Passo Fundo

Nesta quinta, a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa debaterá a retomada das obras do novo presídio de Passo Fundo.

. O deputado estadual Luciano Azevedo, PPS, propôs a audiência para esclarecer os motivos do atraso e confirmar o prazo para reinício e conclusão dos trabalhos.

. As obras estão interrompidas desde junho de 2011 em razão da anulação, pelo governo do Estado, do contrato com a construtora responsável.

Brigadianos retomam campanha por melhores salários

As várias entidades que representam os brigadianos decidiram nesta terça espalhar faixas de protesto por todo o Estado para marcar a campanha pela verticalidade salarial.

. Os policiais querem que reajustes concedidos aos oficiais sejam estendidos no mesmo percentual aos demais níveis hierárquicos da Corporação.

. Nas faixas, estará a mensagem “Governador, cumpra o prometido! Chega de migalhar! Verticalidade já!!!

Lindenmeyer está certo de que não sofrerá sanção alguma da Comissão de Ética da AL

Dificilmente a representação que o PPS pretende fazer contra o deputado estadual Alexandre Lindenmeyer, PT, na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa, resultará em alguma punição contra o parlamentar.

. Muito menos a cassação de seu mandato por quebra de decoro.

. Não que a denúncia não seja grave: o petista autorizou seu escritório de advocacia a pleitear junto ao Cpers ingressar na Justiça exigindo do governo do Estado o pagamento do piso salarial nacional ao magistério, que ele próprio votou contra.

. Ocorre que a Comissão de Ética da AL é formada por 13 integrantes da base aliada do governo, contra dez da oposição. Lindenmeyer, inclusive, é um dos membros titulares.

Hospital garante que desapareceu o câncer de Lula

Novos exames realizados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva apontam que o câncer na laringe, diagnosticado em outubro do ano passado, desapareceu. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do hospital Sírio Libanês, em novo boletim médico divulgado no início da tarde desta quarta-feira. 

. Os médicos evitam falar em cura, o que só poderá ser confirmado em cinco anos. 


MERCHANDISING
O editor disponibiliza campanha publicitária da Foxter, que faz campanha de vendas antecipadas das três torres da Maiojama na Nova Carlos Gomes, Porto Alegre, o conjunto Trend. São dos edifícios corporativos e um residencial. Se você quiser saber mais, para esta fase da campanha os preços são menores, até o lançamento, e um profissional, Jefferson Alan, atenderá os leitores pelo seu celular 9548.7541. Se você preferir, fale por e-mail: jeffersonalan.foxter@gmail.com    

Câmara aprova criação de free-shops em cidades de fronteira. Projeto irá agora para o Senado.

Foi aprovada na última das quatro comissões permanentes pelas quais deveria passar o projeto do deputado Marco Maia que cria free-shops nas cidades-gêmeas de fronteira do Brasil. É que na manhã desta quarta-feira, o deputado Eliseu Padilha leu na Comissão de Constituição e Justiça o texto aprovada em três comissões anteriores, ele foi aprovado e com isto o projeto irá para o Senado.

. As aprovações são terminativas, o que quer dizer que não precisam passar pelo plenário.

. "Na segunda-feira, conversei com o senador Mazarildo Cavalcante, PTB de Rondônia, que se comprometeu a pedir a relatoria do caso na Comissão de Constituição e Justiça", disse ao editor o deputado Frederico Antunes, PP do RS. Antunes também informou que na comissão seguinte (o assunto passará por três comissões permanentes do Senado) o projeto terá como relatora a senadora Ana Amélia Lemos.

. O deputado Frederico Antunes espera que até julho o projeto virará lei.

- No RS, 20 municípios poderão ter free-shops. 

Desindustrialização já provoca demissões em massa nas indústrias da borracha

- O jornal Folha de São Paulo desta quarta-feira publica reportagem de MARIA CRISTINA FRIAS, que demonstra que a desindustrialização, setor de borracha começou a demitir em massa.

Quase 8.000 funcionários da indústria de peças de borracha foram demitidos nos últimos 12 meses, segundo o Sindibor (sindicato da indústria de artefatos de borracha).

O número representa 10% do setor. A desindustrialização é apontada como principal causa por Edgar Solano, presidente da entidade, que não inclui pneus.

Apesar de terem se tornado mais frequentes desde o início de 2011, foi nos últimos cinco meses que as dispensas se aceleraram, de acordo com Ademar do Valle, diretor-executivo do sindicato. "Cerca de 50% foi nos meses recentes. Cresceu no começo deste ano", diz Valle.

O aumento no tributo de importação de uma matéria-prima, a borracha nitrílica, fez o setor perder competitividade, segundo a entidade.

Entre os itens produzidos nas cerca de 1.700 fábricas no país estão partes de portas de carros, freios, janelas na construção civil e correias de mineração, segundo Solano. O principal cliente é o setor automotivo. Além da China, Índia e Coreia também vendem peças no Brasil a preços competitivos.

"Conversamos com o governo para reverter a política industrial inversa, que encarece a matéria-prima para a nossa indústria e barateia o produto estrangeiro acabado."

Em abril, o setor se reúne em uma feira internacional de tecnologia em SP, onde o tema será abordado. "Virão expositores estrangeiros de máquinas que podem nos ajudar a ter competitividade. O governo deve se sensibilizar e ajudar a indústria, com financiamento, a se equipar."

Ainda não foi registrado o fechamento de fábricas. Mas já há redução de turnos. O Sindibor representa empresas paulistas, que concentram a maior parte do setor.

 * Com JOANA CUNHA, VITOR SION e LUCIANA DYNIEWICZ

TCE veta representante da Famurs e TVCom faz debate sem a presença do representante dos prefeitos do RS

São cada vez mais acirrados os debates sobre a proposta que propõe aumento do valor das multas aplicadas a prefeitos gaúchos responsabilizados por incorreções administrativas.

. A RBS lidera as discussões ao defender a proposta enviada pelo Tribunal de Contas do Estado à Assembléia.

. Nesta terça-feira a noite, o programa local de debates mais importante das TVs, Palavras Cruzadas, da TVCom, abriu espaço para acesas discussões entre o presidente da Confederação Nacional dos Municípios, Paulo Ziukolsky, e o procurador junto ao TCE, Geraldo Da Camino. A Famurs foi convidada para participar das discussões, mas como seu presidente, Mariovane Weiss, estava no Rio, foi indicado o consultor Jurídico, Gladimir Chiele, que na semana passada classificou de "fascista" a proposta. O TCE vetou a presença de Chiele e a TVCom aceitou o veto e dispensou a participação da Famurs, que representa todos os prefeitos do Estado.

- A Assembléia rejeitará a proposta do TCE, que vem sendo defendida unicamente pelo procurador do Ministério Público junto ao TCE, já que o Tribunal de Contas não tem falado sobre o assunto, embora seja o autor do projeto. 


CLIQUE na foto para ver melhor. O TCE ficou com medo e não quis ir ao debate da TVCom para debater com o Advogado Gladimir Chiele (foto).

Professores técnicos de ensino agrícola denunciam que Tarso estará na contramão de Dilma se extinguir a Suepro

A extinção da Superintendência de Educação Profissional do Estado – Suepro – é uma exigência da implantação do novo Ensino Médio, criado pelo governador Tarso Genro e contestado pela comunidade escolar gaúcha.

. A denúncia é da Associação Gaúcha de Professores Técnicos de Ensino Agrícola - AGPTEA.

. A entidade alega que o governo Tarso caminha no sentido oposto à presidente Dilma, que na semana passada anunciou o Programa Nacional de Educação no Campo - Pronacampo, para oferecer apoio técnico e financeiro aos Estados na implementação de projetos educacionais voltados às populações rurais.

Atingidos pela estiagem no Estado pedem mais auxílio

O Governo do estado recebeu ontem pedido de medidas de auxílio aos produtores atingidos pela estiagem.

. Entre as principais  reivindicações estão o pagamento de um salário-mínimo para todos os produtores e a abertura de uma linha de crédito, no valor de R$ 10 mil para capital de giro e manutenção familiar dos agricultores que estão adimplentes.

. Em 2012 o Governo Federal destinou R$ 28 milhões ao Rio Grande do Sul para ações emergenciais de combate aos efeitos da seca e medidas preventivas. O governo gaúcho liberou R$ 26,4 milhões para a mesma finalidade.

. Entretanto, conforme o coordenador da Fetraf-Sul Márcio Cassel, as medidas anunciadas têm sido insuficientes para atender aos produtores e muitos ainda não receberam os recursos para sua manutenção e não conseguem obter crédito junto aos bancos.

Medidas emergenciais da Conab não atendem os suinocultores do Sul

A Conab iniciou na semana passada a venda dos estoques públicos de milho via Valor de Escoamento de Produto (VEP) e venda balcão destinado aos produtores da região Sul. No entanto, produtores da Região Sul, afirmam que este milho ofertado não está chegando aos suinocultores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina ao preço prometido de R$ 21, mas a R$ 27.

. O presidente da Associação dos Criadores de Suínos do Rio Grande do Sul (ACSURS), Valdecir Folador, diz que problema para o suinocultor é que a Conab não atende à necessidade até mesmo para os pronafianos, seja por não estarem nos municípios declarados ou pela quantidade de milho por produtor não corresponder à quantidade necessária. “Precisamos que esse milho seja destinado também para os produtores que não são inscritos no Pronaf”, afirmou ele.

. Enquanto as soluções não chegam, a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos segue buscando junto ao Governo Federal novas medidas.

Governo Federal reduz investimento em manutenção de estradas federais

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e as empreiteiras responsáveis por obras rodoviárias entraram em rota de colisão. Enquanto a autarquia tenta destravar um programa de R$ 16 bilhões em obras nas estradas federais, as empresas do setor garantem que a malha de rodovias cobertas por contratos mais amplos de manutenção poderá cair de 15.104 quilômetros no início deste ano para apenas 1.316 quilômetros em dezembro.

. O presidente da Associação Nacional das Empresas de Obras Rodoviárias (Aneor), José Alberto Pereira Ribeiro, disse que estudo realizado aponta que,o Dnit,  em 2009, lançou editais de licitação para contratar obras em 313 lotes de rodovias federais e no valor total de R$ 14,3 bilhões. Mas esses números já tiveram pequena redução em 2010. E,  em 2011, os editais para obras em 196 lotes previam investimento de apenas R$ 1,9 bilhão.

. Pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) indicam que  existem 12,8 mil quilômetros de rodovias brasileiras em condições ruins ou péssimas (falta sinalização, roçada e capina, limpeza dos elementos de drenagem ou recuperação funcional dos viadutos e pontes, além de haver acostamentos inadequados e/ou pistas de rolamento com defeitos).

. O resultado, conforme avaliação da associação das empreiteiras, é que os investimentos na manutenção da malha rodoviária federal vão recuar para o mesmo nível de 2009. E contratos para a manutenção de mais de 19 mil quilômetros de rodovias ainda não tiveram editais lançados.

. Para repor a malha descoberta, o Dnit já soltou a licitação para contratos de cinco anos - Crema 2 - que envolvem 4.451 quilômetros. De acordo com a Aneor, o objetivo da autarquia era completar 32 mil quilômetros até novembro de 2012, mas as empreiteiras consideram que esse cronograma não tem como ser cumprido.

MERCHANDISING
O editor disponibiliza campanha publicitária da Foxter, que faz campanha de vendas antecipadas das três torres da Maiojama na Nova Carlos Gomes, Porto Alegre, o conjunto Trend. São dos edifícios corporativos e um residencial. Se você quiser saber mais, para esta fase da campanha os preços são menores, até o lançamento, e um profissional, Jefferson Alan, atenderá os leitores pelo seu celular 9548.7541. Se você preferir, fale por e-mail: jeffersonalan.foxter@gmail.com    

Governo aposta em qualificação do zoneamento agroecológico

O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura Caio Rocha, anunciou que será assinado, nos próximos dias, um convênio com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para estudo e análises que melhorem o gerenciamento do risco do seguro rural e ajude a traçar um plano de metas para os próximos cinco anos.

. Ele explicou que, atualmente, o zoneamento é genérico, muitas vezes proibindo uma região inteira de um determinado estado de produzir certo tipo de grão.  Embora em alguns Estados, como o Rio Grande do Sul, mais de 90% da produção sejam segurada contra perdas causadas por eventos climáticos, a média brasileira é apenas 7,9%%.

.Caio Rocha afirmou que o governo reduziu os recursos públicos a serem aplicados no seguro rural de R$ 253 milhões no ano passado, para R$ 174 milhões em 2012 e será feita uma avaliação para tentar ampliar esse valor ou, pelo menos, ser igual ao de 2011.

Expectativa do Varejo gaúcho é crescer 12% em 2012 com a manutenção de IPI menor

A manutenção da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI, representou para o Varejo Gaúcho um aumento do otimismo em relação às vendas. A expectativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RS é que possa ser alcançado um índice de até 12% com essa ação do Governo Federal.

. Outra notícia que também estimula o varejo e fabricantes, disse o presidente da FCDL, Vitor Augusto Koch, é que Móveis, laminados, luminária e lustres também terão alíquotas reduzidas.  Para a linha de móveis o imposto vai de 5% para zero. Para laminados (pisos) será de 15% para zero. De papel de parede de 20% para 10%, e de luminárias e lustres de 15% para 5%.

Consumidores gaúchos compram mais à vista

Levantamento divulgado pela  Associação Gaúcha de Supermercados, Agas, apontou que os gaúchos estão comprando mais à vista, por meio de dinheiro ou cartão de débito. Destas aquisições, 57% são feitas por meios eletrônicos, mostrando que os consumidores estão usando menos dinheiro em espécie.

. Entre os principais itens mais consumidos estão a cerveja, carne suína e de frango, chocolate, iogurte e energéticos. Entretanto, reduziram as compras de produtos como biscoito, arroz, massas, pilhas e palhas de aço.

. Destaque para o crescimento nos produtos de Pet Shop, lava-roupas líquido e linhas integral, diet e light.

Supermercados gaúchos cresceram 6,1% em 2011

Apesar da recessão registrada na economia em 2011, o segmento de supermercados no Rio Grande do Sul teve crescimento de 6,1% no período. Os números foram apresentados ontem pela Associação Gaúcha de Supermercados - Agas.

. Para o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, um dado de destaque é o aumento no número de empregos, que cresceu 3%, atingindo 86,5 mil pessoas.

. A pesquisa mostrou ainda que a concentração do faturamento ocorre na Capital e região Metropolitana, com 55%, contra 45% no Interior.

. As dez maiores empresas do setor correspondem a 56,8% do total do faturamento no Estado. O resultado levou em consideração as 207 maiores empresas do setor no Rio Grande do Sul, que representam faturamento anual de R$ 13,9 bilhões.

Governo e Banco Mundial fecham últimos detalhes do financiamento de R$ 800 milhões.

O governo do Estado e representantes do Bird (Banco Mundial) acertaram ontem os últimos detalhes do financiamento de 800 milhões de reais para as áreas de educação, ciência e tecnologia, promoção do investimento privado, modernização da gestão pública, transportes e rodovias.

. O Governo gaúcho espera assinar o contrato ainda no mês de julho, com a liberação imediata de R$ 71 milhões. Esse depósito divide-se em duas modalidades: adiantamento de R$ 52,5 milhões e reembolso de R$19,2 milhões para projetos já em execução. A verba total do primeiro ano do financiamento, que corresponde ao período de 2012 a 2013, é de R$ 141 milhões.

.O secretário do Planejamento do Estado, João Motta, explica que a modalidade do empréstimo é de 50% para cada parte, com o Estado tendo de aportar parte igual a que o banco colocar nos projetos.

. Dos R$ 71 milhões da primeira etapa, a educação receberá um aporte de R$ 56 milhões; os Arranjos Produtivos Locais (APL's) e extensão produtiva, R$ 5 milhões, e a área de ciência e tecnologia, R$ 10 milhões, com o restante sendo dividido entre as diversas áreas que estão previstas na carta consulta.

. No próximo dia 1º de maio, os executivos da instituição analisam o projeto consolidado e devem aprová-lo. O próximo passo será a mobilização dos senadores gaúchos para agilizarem o processo de votação e aprovação junto ao Senado Federal.

Governo gaúcho lança hoje nova política industrial no Estado.

O governo do Estado lança hoje, às 15h, no Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, a Política Industrial do Rio Grande do Sul.

.O modelo é  sustentado em cinco eixos: Política Setorial, Política da Economia da Cooperação, Política da Firma, Instrumentos Transversais e Programas e Projetos de Infraestrutura para o Desenvolvimento.

FHC visita Lula no hospital

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso visitou nesta terça-feira o também ex-presidente Lula. Foi um encontro de 50 minutos. FHC já tinha manifestado há algum tempo o desejo de visitar Lula e manifestar seus votos de restabelecimento. Os dois ex-presidentes não se viam desde a posse de Dilma Rousseff. Eles chegaram a ser amigos pessoais no início da carreira de FHC, quando ele se candidatou com o apoio de Lula a senador por São Paulo. Só mais tarde é que se tornaram adversários.

CLIQUE na foto para ver melhor. A foto é do site WWW.uol.com.br

MERCHANDISING
O editor disponibiliza campanha publicitária da Foxter, que faz campanha de vendas antecipadas das três torres da Maiojama na Nova Carlos Gomes, Porto Alegre, o conjunto Trend. São dos edifícios corporativos e um residencial. Se você quiser saber mais, para esta fase da campanha os preços são menores, até o lançamento, e um profissional, Jefferson Alan, atenderá os leitores pelo seu celular 9548.7541. Se você preferir, fale por e-mail: jeffersonalan.foxter@gmail.com    

BRDE ganhará ossatura nacional com gestão do Fundo Setorial do Audiovisual

O BRDE que já conquistou a licença para atuar além das fronteiras dos três Estados do Sul que são os seus controladores (está concedendo financiamentos no Mato Grosso do Sul e com possibilidades de fazê-lo em São Paulo), agora vai ganhar uma face nacional. É que por decisão da Ancine o Banco vai substituir o Finep como gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, o fundo que financia o cinema nacional. O contrato será assinado nos próximos dias.