Teori manda abrir inquérito contra Dilma, Lula e Cardozo por crime de obstrução á Justiça

O ministro Teori Zavascki, STF, mandou abrir inquérito no MPF e na Polícia Federal contra Lula, Dilma, Francisco Falcão (presidente do STJ), Marcelo Navarro (ministro do STJ)  e os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante, além do ex-senador Delcídio do Amaral, acusados pela Procuradoria Geral da República por crime de obstrução ao trabalho da Justiça.

Se tudo for comprovado, a troika será denunciada e julgada pelo STF.

O ministro Zavascki baseou sua decisão em três tentativas de obstrução á Justiça:

1) A nomeação assinada por Dilma, de Lula, para o ministério.
2) A nomeação de Marcelo Navarro para o STJ, também assinada por Dilma.
3) A gravação do assessor de Delcídio com Mercadante, na qual o então ministro tentou obstruir a delação de Delcídio.

Manifestantes expulsam Maria do Rosário em Porto Alegre

Os manifestantes começam a chegar diante da Catedral, para em seguida concentrarem-se entre o Palácio Piratini e a Assembléia, no mesmo eixo da Praça da Matriz. Pouco depois da foto, Maria do Rosário tentou faturar politicamente o protesto e foi expulsa aos berros. 


CLIQUE AQUI para examinar o vídeo que mostra a deputada Maria do Rosário, PT, sendo expulsa da manifestação dos médicos gaúchos. "Cai fora !", gritaram os manifestantes.que também usaram outras consignas, entre as quais o conhecido refrão "Fora PT !".

Os médicos não esquecem do modo traiçoeiro com que foram tratados pelos governos Lula e Dilma.

A manifestação dos médicos começou na zona central de Porto Alegre e depois foi até o Palácio Piratini, na Praça da Matriz. O protesto foi contra a insegurança pública. 

Foi exatamente ali que a deputada petista tentou capitalizar politicamente o protesto, mas foi xingada e expulsa aos gritos de "Cai fora !".

Constrangida, Maria do Rosário tentou argumentar, foi repelida, e acabou abaixando a cabeça diante dos protestos.

Neste Facebook da Banda Loka Liberal (CLIQUE AQUI para ver) dezenas de leitores criticam duramente o oportunismo da deputada e elogiam a forte reação dos populares.

Juiz Sérgio Moro parece avisar Lula: "Não adianta fugir. Eu vou te pegar".

O juiz federal Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal em Curitiba, decidiu nesta terça-feira continuar na relatoria dos inquéritos que envolvem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Moro considerou inadmissível do ponto de vista processual o pedido feito pelos advogados de Lula para que a investigação fosse remetida a outro juiz. Segundo a defesa do ex-presidente, as acusações do Ministério Público Federal (MPF) contra Lula não têm relação com a operação, mas Moro discorda.

“Se o MPF trabalha com a hipótese de investigação de que o ex-presidente seria responsável por esses crimes, por deliberadamente ter autorizado que fossem pagas e divididas propinas em contratos da Petrobras com agentes da estatal, agentes políticos e partidos políticos, a competência para o processo e julgamento é deste juízo da 13ª Vara Federal de Curitiba, prevento para o caso”, decidiu Moro.

O juiz também deu 10 dias para que o MPF mande denúncia sobre o caso do sítio de Atibaia.

STJ liberta Cachoeira e Cavendish

A Sexta Turma do STJ aceitou pedido de habeas corpus de Fernando Cavendish e Carlinhos Cachoeira.


O julgamento terminou empatado, o que beneficia os réus.

Saiba o que os eleitores querem ouvir dos seus candidatos nesta eleição

A entrevista a seguir, intitulada "Mais dedo a dedo que boca a boca na eleição". é um trabalho do jornalista Marcus Lopes para o caderno Eu& Fim de Semana do jormnal Valor.

Leia tudo
12 de Agosto de 2016

As mídias sociais devem assumir um papel especialmente importante nas campanhas políticas deste ano. O período eleitoral mais curto, os cofres dos comitês mais vazios - por causa das restrições legais para doações de empresas - e as investigações da Operação Lava-Jato são os principais fatores para a mudança que parece surgir no horizonte. O diagnóstico é do cientista político e especialista em marketing político Rubens Figueiredo, diretor da consultoria Cepac e da Azclick, startup que cuida de redes sociais e "big data" (análise massiva de dados). Também é autor de livros como "Marketing Político e Persuasão Eleitoral" e "Cidades Nota 10-Vida Inteligente na Administração Pública Brasileira".

 Apesar de a corrupção ser um dos assuntos mais debatidos na sociedade brasileira hoje em dia, os temas municipais é que devem atrair atenção do eleitor na hora de escolher os próximos prefeitos e vereadores, observa. "Na eleição municipal, o eleitor quer saber menos de Sérgio Moro e mais se o caminhão recolheu o lixo como deveria", afirma Figueiredo.

 A seguir, os principais trechos da entrevista concedida ao Valor:

Valor: Em outubro, ocorrerão as primeiras eleições após o início da Operação Lava-Jato. As discussões sobre corrupção devem pautar as campanhas?
Rubens Figueiredo: Não acredito. As pesquisas qualitativas e quantitativas que temos realizado, bemcomo o acompanhamento das redes sociais, mostram que os eleitores estão discutindo nas cidades os problemas das cidades. O ônibus passa na hora certa? Quanto tempo leva para se marcar uma consulta no especialista? Meu bairro está bem cuidado? A escola de educação fundamental do meu filho é boa? Esses problemas são exclusivamente da cidade. Existem outros dois assuntos que não são do âmbito exclusivamente municipal, mas que também aparecem nas discussões: geração de emprego e segurança pública.

Valor: A segurança pública é um assunto que geralmente é de responsabilidade dos governos estaduais. Mesmo assim ela deve ser abordada pelos candidatos, dada a preocupação do eleitor por causa da escalada da violência?
Figueiredo: As prefeituras têm feito muito nessa área. 

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Protesto ganha as ruas de Porto Alegre contra a inação do governo do RS

Pelo menos 100 manifesantes protestaram há pouco (17h34min) nas ruas centrais de Porto Alegre, tudo por conta da absoluta falta de policiamento ostensivo no RS.

O protesto desta tarde ganhou urgência por causa do assassinato da médica Graziela Leria, assaltada por bandidos num cruzamento das ruas Ceará e Sertório, zona Norte de Porto Alegre.

O Sindicato Médico do RS tirou dura nota de protesto contra a inação do governo estadual do RS.

Comissão Anticorrupção continua ativa na Câmara dos Deputados

Brasília, via WhatsApp

Apesar da reduzida cobertura da mídia, o fato é que a Comissão Especial das 10 Medidas Anticorrupão seguiu ouvindo gente nesta terça-feira, segundo informou ao editor o relator, o caso o deputado gaúcho Onyx Lorenzoni:

- João Carlos Lanzi Alcalde, corregedor Geral da Polícia Rodoviária Federal.
- Jesus Castro Caamano, diretor Jurídico da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais.
- Jailton Almeida, Movimeto Vem Pra Rua.
- Júlio marcelo de Oliveira, procurador do TCU

Os depoimentos prosseguirão.

Artigo, Rodrigo Constantino, Istoé - Página virada

Com 59 votos a favor e 21 contra, o Senado transformou a presidente Dilma em ré no processo do impeachment. O afastamento definitivo dela, portanto, aproxima-se, para alívio geral da nação. Será um marco em nossa democracia, uma conquista e tanto do povo que foi às ruas lutar por liberdade.
Dilma foi provavelmente a pior presidente que o Brasil já teve em sua história. Com um misto de muita arrogância e incompetência com viés ideológico, ela se mostrou disposta a insistir em erros grosseiros que vinham afundando de vez o País no caos econômico e social. No futuro, muitos terão dificuldade de compreender como alguém com esse perfil chegou ao poder.


Mas não devemos culpar Dilma sozinha. Afinal, ela não causou esse estrago todo sem ajuda.

CLIQUE AQUI para ler tudo.

Eis o tamanho exato do extravio de bens da União na era do PT

Os auditores do Tribunal de Contas da União que listaram 4.564 ítens que sumiram da presidência durante os governos Lula e Dilma Roussef, não conseguiram achar estes dois presentes recebidos pela ex-presidente:

- Um mimo entregue pelo governo da China, tudo por ocasião da visita de Dilma a Pequim, 2014.
- O vaso de prcelana francesa presenteado pelo presidente François Hollande.

O decreto 4.344/2002, deixa claro que não são considerados de propriedade pessoal do presidente os presentes recebidos em situações caracterizadas oficialmente como "cerimônia de troca de presentes".

Lula e Dilma deixaram de registrar como patrimônio da União alguma coisa como 716 presentes recebidos oficialmente.

Lula recebeu 568 mimos oficiais e só registrou nove, 1,58%, enquanto que Dilma recebeu 163 e só registrou seis.

O resto, o gato comeu.

Dilma diz que é inocente

A ex-presidente Dilma Roussef acaba de declarar que é inocente.

Dilma espera fim do jogo para divulgar sua Carta ao Povo Brasileiro

Brasília, via WhatsApp

CLIQUE AQUI para examinar Facebook de Dilma e video com a leitura da carta. 
CLIQUE AQUI para ler a íntegra da cartinha.

A ex-presidente Dilma Roussef esperou a conclusão do jogo da seleção feminina de futebol para divulgar a sua badalada carta de 4 páginas ao povo brasileiro, batizada formalmente de “Mensagem da presidenta Dilma Rousseff ao Senado Federal e ao povo brasileiro''. Os papéis ridículos de papagaios de pirata foram para Ricardo Berzoini, Aloizio Mercadante, Miguel Rosseto, Jaques Wagner e Eleonora Menicucci.

O editor acaba de receber cópia.

Depois de muito debate interno entre petistas, o texto usou a palavra “golpe'' para descrever o atual processo de impeachment:

- No presidencialismo previsto em nossa Constituição, não basta a desconfiança  política para afastar um Presidente. Há que se configurar crime de responsabilidade. E está claro que não houve tal crime. Se confirmado o impeachment sem crime de responsabilidade, é “um golpe''.

Na carta, a petista defende a convocação de novas eleições presidenciais, mas de maneira oblíqua. Fala de um plebiscito para o povo decidir a saída do impasse da crise política e econômica.

O julgamento final de Dilma pelo plenário do Senado começa na 5ª feira da semana que vem (25.ago.2016). Deve durar de 3 a 4 dias. A petista conta hoje com cerca de 20 dos 81 senadores. Para ser absolvida, tem de ter, pelo menos, 28 votos –o que parece impossível neste momento.

Sem Dilma, recessão acabará e PIB crescerá 1,6% em 2017

O governo Temer confirmou hoje que a recessão está no fim e que no ano que vem o PIB poderá crescer 1,6%.

Sem Dilma na linha do horizonte, o PIB poderá ser maior ainda.

Leilão da Celg foi cancelado por falta de interessados

O leilão da Celg, Centrais Elétricas de Goiás, acaba de ser cancelado. Ninguém quis comprar a estatal estadual de energia.

Operações de crédito do Banrisul continuam despencando

Continuaram despencando as operações de crédito do Banrisul no segundo trimestre do ano, que no último balancete fechou em R$ 29,8 bilhões.

Veja como foi o desempenho das operações de crédito nos últimos quatro trimestres:

Setembro 1015 – R$ 31,4 bilhões
Dezembro 2015 – R$ 32 bilhões
Março 2016 – R$ 31,4 bilhões
Junho 2016 – R$ 29,8 bilhões

O banco atribui o menor volume aos severos efeitos da recessão econômica. 


Apesar disto, o lucro líquido do banco tem crescido. Ele foi de R$ 201,5 milhões no segundo trimestre deste ano, 7,2% superior ao do trimestre anterior. No semestre, foram R$ 389,6 milhões, 14,6% superior ao do primeiro semestre do ano anterior. 

Assembléia do RS decidiu que Vila Flores é a Capital Estadual do Filó

Sem voto contrário, a Assembléia do RS aprovou projeto do deputado Gilmar Sossela que declara Vila Flores como a Capital Estadual do Filó.

Artigo, Enio Meneghetti - A faixa presidencial sumiu

Ela ri porque sabe que a faixa presidencial sumiu ?


A última piada sem graça da vida real dá conta que uma auditoria do TCU constatou estarem em “local incerto e não sabido”  4.500 itens do patrimônio da Presidência da República.

Entre as peças, obras de arte, objetos de decoração, material de escritório, computadores e até a … faixa presidencial!

O relatório estima em R$ 5,8 milhões o valor das peças faltantes.

A auditoria começou em março, logo após a assombrosa descoberta feita pela Lava Jato de que Lula mantinha guardados em um cofre de banco em São Paulo presentes caríssimos que teriam sido dados ao presidente da República por Chefes de Estado. Segundo consta, até o financiamento do espaço de guarda estaria eivado de irregularidades.


Mas a questão é principal é mais do que óbvia: presentes recebidos de outras nações, por lei,  não pertencem à pessoa física do Chefe do Executivo, mas à União. Mas ao que está sendo evidenciado, tanto o ex presidente Lula quanto sua sucessora, parecem ter ignorado este dispositivo legal.

CLIQUE AQUI para ler tudo. 

Bumlai, "touxa perfeito do PT", pede habeas corpus a Teori

Acuado pela Operação Lava Jato, que o mantém preso desde 24 de novembro de 2015, e enfrentando há meses um câncer na bexiga e problemas cardíacos, o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Lula, requereu habeas corpus ao Supremo Tribunal Federal.

O pedido está nas mãos de Teori Zavascki, ministro relator da Lava Jato na Corte máxima. É uma cartada decisiva para Bumlai.

Seus advogados são incisivos. "Em virtude de seu caráter de antecipação dos efeitos condenatórios, a prisão provisória é medida excepcional e, portanto, há de ser decretada e mantida somente em casos de indiscutível e comprovada necessidade."

Governo prevê PIB de 1,6% e rombo de R$ 139 bi em 2017

A equipe econômica deve elevar de 1,2% para 1,6% a previsão de alta do Produto Interno Bruto (PIB) em 2017, no projeto de lei orçamentária para o ano que vem. Com a estimativa de crescimento maior, o governo pretende "engordar" a receita prevista para o ano que vem. Com arrecadação maior, ficaria reduzida a necessidade de medidas de aumento de tributos para garantir o cumprimento da meta fiscal.

O projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias enviado ao Congresso projeta um rombo de R$ 139 bilhões em 2017 nas contas do governo federal. Segundo uma fonte do governo, o presidente em exercício Michel Temer não quer anunciar medidas de aumento de impostos.

A estratégia que está sendo traçada é mostrar que a meta orçamentária pode ser garantida com o aumento da arrecadação, puxado pela retomada do crescimento e pela venda de ativos. Não está descartado, porém, o envio ao Congresso de algumas medidas "pontuais" de alta de alguns tributos para serem analisadas pelo Congresso.

Marisa e Lulinha fogem do depoimento sobre sítio na PF

A mulher e o filho do ex-presidente Lula não compareceram ao depoimento marcado para esta terça-feira na Polícia Federal e seus advogados justificaram a ausência baseados em preceitos da Constituição e do Código do Processo Penal, que preveem que a testemunha tem direito a se manter calada em algumas situações. O depoimento de Marisa Letícia e Fábio Luis Lula da Silva sobre o sítio em Atibaia, solicitado pela Polícia Federal em Curitiba, dentro do âmbito da Operação Lava Jato, e ocorreria às 10h na sede da PF de São Paulo.

A força-tarefa da Operação Lava Jato suspeita que a propriedade seja do ex-presidente e que tenha sido omitida nas declarações de renda. Por outro lado, Lula afirma que ele e a família frequentam o espaço na condição de amigos dos proprietários – os sócio de Fábio Luis Lula da Silva, Jonas Leite Suassuna Filho e Fernando Bittar.

Conforme os advogados de defesa, Marisa e Fábio cumpriram o que prevê o Código de Processo Penal que garante à testemunha o direito de se recusar a depor em caso em que marido ou filho sejam investigados.

Além de familiares de Lula, o pecuarista José Carlos Bumlai e os sócios de Fabio Luis Lula também foram intimados para prestar esclarecimentos sobre o sítio.

Governo Temer quer saber onde foi parar a faixa presidencial

A secretaria de Administração do governo federal abriu sindicância para apurar o sumiço da faixa presidencial.

Eis os receituários para sair da crise fiscal no Brasil e no RS

O ministro Eliseu Padilha disse a Andréia Sadi que só há uma receita para tirar o país do buraco:


- Congelar despesas e aumentar receitas.

No caso do RS, o receituário é um pouco diferente:

- É tratar de diminuir despesas e aumentar receitas.

Dia dos Pais movimenta R$ 345 milhões no comércio gaúcho

O Dia dos Pais movimentou cerca de R$ 345 milhões no comércio do gaúcho, conforme avaliação da Associação Gaúcha do Varejo (AGV). As vendas cresceram 2% em relação a 2015 e o valor médio que cada cliente gastou ficou em torno de R$ 90, confirme dados divulgados neste domingo.

Entre os produtos que tiveram maior procura estão roupas, cosméticos, calçados e celulares. O presidente da AGV, Vilson Noer, avaliou como positivas as vendas e informou que os números ficaram dentro do esperado, conforme pesquisa prévia realizada pela instituição.

TCU pode bloquear bens de empreiteiras por superfaturamento de R$ 2,1 BI

Relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) propõe o bloqueio de bens da Odebrecht Plantas Industriais e da construtora OAS por superfaturamento de R$ 2,1 bilhões em duas obras da Refinaria Abreu e Lima (PE).

No documento, que será levado a julgamento nesta quarta-feira, 17, os auditores também pedem aos ministros da corte que decretem a indisponibilidade do patrimônio de seis executivos das empresas, entre eles Marcelo Odebrecht, que chefiava a holding Odebrecht, e Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. O objetivo é resguardar eventual ressarcimento dos prejuízos ao erário.

Os técnicos do TCU avaliaram sobrepreço nos contratos de construção e montagem das unidades de Destilação Atmosférica e de Hidrotratamento de Abreu e Lima tocadas pelas empreiteiras em consórcio, cujos valores ultrapassaram R$ 5,5 bilhões.

Com base em informações compartilhadas pela Lava Jato, entre elas depoimentos de delatores, a corte concluiu que, por causa do cartel, os preços pagos pela Petrobrás foram inflados em cerca de 25%.

Bovespa opera em queda; dólar é vendido a R$ 3,18

A Bovespa e o dólar comercial operavam em queda nesta terça-feira. Por volta das 12h05, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, tinha baixa de 0,5%, a 58.849,57 pontos.

Já o dólar caía 0,21%, a R$ 3,182. O Banco Central fez novamente nesta manhã leilão de 15 mil swaps reversos, que equivalem a compra futura de dólares.

Opinião do editor - E a vítima, governador, como é que fica ?

As famílias da médica e do porteiro não mereceram uma palavra de conforto do governador, que só pensou em se defender pelo que não faz.

Continuam repercutindo muito mal nas redes sociais, as declarações escapistas feitas domingo a noite pelo governador Ivo Sartori numa coletiva improvisada de imprensa e depois no seu Twitter, tudo para justificar a gestão pública incompetente do governo na área da segurança pública.

Na coletiva, interpelado por um jornalista, o governador tentou emplacar uma informação errada, ao ser questionado sobre os assassinatos da médica Graziela Lerias e do porteiro José Luiz Godilho, o seu Zeca.

- O que tenho que dizer é que diminuíram os latrocínios.

O repórter que fez a pergunta não deixou passar em branco:

- Não diminuíram, governador. Aumentaram 35% neste semestre.

O governador não teve uma só palavra de pesar sobre a morte da médica e sequer uma palavra de consolo para a família dela, limitando-se a defender a Brigada e a Polícia.

O jornalista Tulio Milman, na sua coluna de hoje de Zero Hora, classificou as declarações de Sartori como uma confusão entre alhos e bugalhos:

- Quando a questão chega à polícia é porque tudo já deu errado antes.

Isto significa que o caso não é a polícia, mas é o governador e seu secretário da Segurança, responsáveis diretos pela má gestão pública da áreas.

O governador erra até quando usa a explicação enfadonha, inaceitável, de que em todas as capitais a situação é igual.

Não é.

No ano passado (a situação local piorou muito este ano) o número proporcional de crimes foi tres vezes maior em Porto Alegre do que em São Paulo. CLIQUE AQUI para recuperar a notícia.

Mais um ex-tesoureiro do PT vira réu

O juiz Sérgio Moro abriu ação penal contra o ex-tesoureiro do PT Paulo Ferreira e mais 13 alvos da Operação Abismo, 31ª etapa da Lava Jato que investigou o pagamento de propinas nas obras do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento da Petrobrás (Cenpes), no Rio.

O montante desviado, segundo o Ministério Público Federal, chegou a 2% do valor dos contratos, cerca de R$ 21 milhões.

Ferreira é o terceiro ex-tesoureiro do PT a se tornar réu na Lava Jato. João Vaccari Neto, que lhe sucedeu na função, já foi condenado em outras duas ações penais decorrentes da operação. Delúbio Soares, condenado no mensalão, é réu no processo que apura empréstimo fraudulento de R$ 12 milhões do Banco Schahin ao PT.

Demanda das empresas por crédito cai 5,9% em julho

A demanda das empresas brasileiras por crédito caiu 5,9% em julho na comparação com o mês anterior, na série sem ajuste sazonal. Esta foi a segunda queda consecutiva da apuração na margem, conforme o Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Crédito.

Na comparação com julho do ano passado, houve recuo de 3% na demanda. No acumulado dos sete primeiros meses de 2016, o resultado caiu 2,3% ante o mesmo período do ano passado.

Em nota, os economistas da instituição afirmam que o desempenho negativo ocorre em meio ao quadro de retração econômica do País, "diminuindo a necessidade de capital de giro, combinada com as condições mais restritivas do crédito junto às instituições financeiras (taxas de juros mais altas e queda, em termos reais, dos volumes envolvidos)".

Rádio Gaúcha faz debate inútil entre candidatos de Porto Alegre

Mais uma vez ficou claro que o formato usado compulsoriamente, hoje, pela Rádio Gaúcha, não permite que debates entre candidatos flua de maneira esclarecedora.

Só no segundo turno é que debates vis a vis poderão ajudar o eleitor a escolher o melhor.

O debate na Gaúcha foi lento, cansativo e inútil.

Ives Gandra Martins já tinha previsto impasses da Venezuela no Mercosul

O editor digitou o texto do depoimento que prestou no Senado o jurista Ives Gandra Martins por ocasião do pedido de ingresso da Venezuela no Mercosul. Este material é publicado agora, tudo porque o Mercosul atravessa crise sem precedentes neste momento, já que os governos do Brasil, Argentina e Paraguai vetam a posse dos venezuelanos na presidência do órgão multilateral.

Entendo que a entrada da Venezuela é importante, mas não vejo necessidade de pressa para uma decisão, pois temos um acordo até 2011. A crise está levando o Presidente Chávez à expropriação de empresas e uma retórica contra a propriedade e a contratos estabelecidos, fundamentos de uma economia de mercado que lastreou inteiramente a formação dessa união aduaneira. Sou professor honorário da Universidade Austral, em Buenos Aires, e alguns professores da entidade, na área de Direito Constitucional, Direito Econômico, Direito Tributário, que advogam para empresas argentinas, estão profundamente preocupados. Três empresas argentinas foram expropriadas e qual seria a garantia de que outras não venham a ser expropriadas, uma vez que o Presidente declara que todas as empresas pertencem aos venezuelanos? Existe, em função disso, um movimento para que a Argentina reveja a adesão da Venezuela ao Mercosul.

Ora, se sabemos que a propriedade e o contrato são fundamentais. O Presidente Chávez prometeu ao Presidente Lula que não haveria desapropriação de empresas brasileiras, mas dois dias depois mandou um recado à Presidente da Argentina, Cristina Kirchner, dizendo que estava brincando com o Chefe de Estado brasileiro. Como acreditar em sua palavra se promete algo ao Presidente Lula e desmente para não ficar mal com a Presidente Kirchner?

0 que mais me preocupa é o poder de veto na solução das controvérsias, nos acordos com países e nas próprias definições do Mercosul, porque não existem regras claríssimas que devem ser colocadas para a Venezuela.

CLIQUE AQUI para ler todo o depoimento.

PF abre nova fase da Operação Acrônimo contra governador Pimentel, Minas. Vox Populi é vasculhado.

Mandado de busca e apreensão atinge Vox Populi. Mandados de busca e apreensão, além de condução coercitiva, são cumpridos em Minas e SP.

A Globonews informou agora que a PF deflagrou a 6ª fase da Operação Acrônimo, que ataca o governador petista de Minas, Fernando Pimentel.

O foco, agora, é uma obra de construção do aeroporto de Catarina, em São Roque, que foi financiada com recursos do BNDES. 

A propina foi paga a Fernando Pimentel através do instituto de pesquisas preferido do PT, o Vox Populi.

A construtora é a JHFS.

Morreu João Havelange

Morreu hoje o ex-presidente da Fifa e da CBF, aos 100 anos de idade.

Chiodo, PV, volta a ser candidato em Porto Alegre

Porto Alegre voltou a ter nove candidatos a prefeito, isto porque Marcello Chiodo, que é cabeleireiro, obteve aval judicial para a disputa. A direção estadual do Partido tinha cancelado a convenção municipal que o escolheu, tudo com o intuito de apoiar Marchezan Júnior.

O pedido de Chiodo foi acatado pela juiza Mara Lúcia Coccaro Martins Facchini.

Preços de locação de imóveis residenciais seguiram tendência de queda em julho, diz Fipe-Zap

Os preços de locação de imóveis residenciais no País recuaram 0,67% entre junho e julho, conforme divulgado hoje pela Fipe, em parceria com a empresa de busca eletrônica Zap, em pesquisa realizada em 11 municípios brasileiros. Destaque para a queda nominal dos preços em julho em São Paulo (-0,35%), Rio de Janeiro (-1,14%) e Distrito Federal (-1,25%). 

Nos últimos doze meses, até maio, a variação do valor do aluguel em nível nacional ficou negativa em 5,23%, em termos nominais – o que implica uma queda mais forte se descontarmos a inflação do período. Esse comportamento reflete o enfraquecimento do mercado imobiliário em grande parte das cidades pesquisadas, com aumento dos estoques de imóveis novos e usados, à venda ou disponíveis para locação. Para o restante do ano, acredita-se que tanto os preços de imóveis residenciais como das locações manterão tendência de queda em termos reais.

PT, Psol e PCdoB decidem ações contra Sartori

As bancadas do PT, Psol e PCdoB na Assembléia do RS vão decidir esta manhã se pedirão o impeachment do governador Ivo Sartori.

Vai depender do exame que farão a entrevista que concedeu ao programa Esfera Pública, Rádio Guaíba, o presidente do TJE, Luiz Difini, que definiu como crimes de improbidade administrativa as açõesdo governador quanto a pedaladas salariais e o descumprimento de decisões judiciais

Temer não irá às cerimônias de encerramento da Olimpíada. Ele teme novas vaias no Rio.

O presidente Michel Temer decidiu não correr nenhum risco antes da votação final do impeachment no Senado, depois de receber uma vaia na abertura dos jogos. Michel Temer quer evitar novas manifestações contrárias no dia 21, pouco antes da segunda votação no Senado.

Ex-líder de Lula e Dilma, Vaccarezza deserta do PT para apoiar Celso Russomano em SP

Outro antigo líder do PT, desta vez o deputado Cândido Vaccarezaa, desertou em São Paulo e irá apoiar o candidato do PRB, Celso Russomano. 

Ele foi líder dos governos Lula e Dilma.

Missão gaúcha falará hoje com dois ministros argentinos e com a governadora de Buenos Aires

No final da tarde desta segunda-feira, os integrantes da missão gaúcha que viajou para a Argentina reuniram-se no restaurante do NH Buenos Aires Florida, hotel onde os gaúchos estão hospedados, para definir a estratégia das agendas políticas e institucionais, e técnicas e econômicas que começam a implementar na manhã desta terça-feira. O governador José Ivo Sartori lidera a missão.

 A Argentina é o principal parceiro comercial do Rio Grande do Sul no Mercosul.

O primeiro compromisso oficial da missão será nesta terça-feira, às 10h. O governador e a comitiva serão recebidos pelo secretário argentino de Planejamento e Políticas de Ciências e Tecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Miguel Angel Blesa. Na pauta está a cooperação científica com enfoque nas inovações em tecnologias industriais avançadas.

Às 12h, Sartori se reúne com a governadora da província de Buenos Aires, Maria Eugenia Vidal. As 15h, a missão gaúcha será recebida pelo ministro de Agroindústria argentino, Ricardo Buryaile. As 16h, o governador e a comitiva serão recebidos pela chanceler Susana Malcorra, ministra das Relações Exteriores e Culto. 

O governador fará um balanço da missão na quarta-feira, às 12h, durante coletiva de imprensa na Embaixada do Brasil. Ele retorna ao Brasil antes do grupo, para se reunir com representantes do Banco Mundial (Bird), na quinta-feira (18), em Florianópolis (SC).

Detran do RS acaba greve de 40 dias

Os servidores do Detran do RS retomaram as atividades nesta terça-feira, depois de 40 dias de greve. O governo não cedeu.

Os dias de paralisação terão que ser compensados.

Sonegação de R$ 74 milhões: Receita e MPE desfecham Operação Blindagem no RS.

Os agentes da Receita e do Ministério Público atuam no interior do RS.


Começou há pouco, 9h24min neste momento, outra operação conjunta da Receita Estadual, Ministério Público Estadual e Brigada, a Operação Blindagem, tudo para executar mandados de busca e apreensão em duas indústrias de laticínios e uma transportadora, apontadas por sonegação fiscal do ICMS superior a R$ 74 milhões.

Os mandados são cumpridos em Casca, Nova Araçá e São Domingos do Sul.

Não há notícia de prisões.

Debate eleitoral de Porto Alegre será as 8h10min na Rádio Gaúcha

A foto é de Adriana Franciosi, Agência RBS. Ela está no site da Rádio Gaúcha.


Será esta manhã, 8h10min, o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre. Irão todos para os estúdios da Rádio Gaúcha, inclusive Luciana Genro, que não tem o direito legal de participar de debates, mas que foi convidada pela RBS. A legislação garante espaço apenas para candidatos cujos Partidos possuem mais de 10 deputados federais, o que não é o caso do Psol, mas os promotores de debates têm liberdade para convidar quem bem entenderem. Seria esdrúxulo não convidar a líder nas pesquisas de intenções de votos.

O debate durará duas horas.

Dia 18, 14h30min, a Rádio Guaíba também fará seu debate.

No dia 30, será a vez da Band TV.

Debate eleitoral de Porto Alegre será as 8h10min na Rádio Gaúcha

Será esta manhã, 8h10min, o primeiro debate entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre. Irão todos para os estúdios da Rádio Gaúcha, inclusive Luciana Genro, que não tem o direito legal de participar de debates, mas que foi convidada pela RBS. A legislação garante espaço apenas para candidatos cujos Partidos possuem mais de 10 deputados federais, o que não é o caso do Psol, mas os promotores de debates têm liberdade para convidar quem bem entenderem. Seria esdrúxulo não convidar a líder nas pesquisas de intenções de votos.

O debate durará duas horas.

Dia 18, 14h30min, a Rádio Guaíba também fará seu debate.

No dia 30, será a vez da Band TV.

172 mil disputam cargos de prefeitos e vereadores no Brasil. PMDB é o Partido que registrou maior número de candidatos.

Até as 19h, foram registrados no sistema de candidatos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 6.317 candidaturas para prefeitos, 6.282 registros para o cargo de vice-prefeito e de 166.117 para vereador.
De acordo com os dados parciais do TSE, a maioria dos candidatos às eleições municipais de 2016 tem ensino médio completo e está na faixa etária de 40 a 49 anos. Cerca de 69% são homens e 31% são mulheres. Em relação a cor, 56% dos candidatos se declararam brancos, 35% pardos e o restante o tribunal classificou como "outros" na divulgação parcial dos dados, sem especificar mais cores.


Entre as profissões mais comuns estão a de comerciante, agricultor e funcionário público municipal. 

Os partidos que têm mais candidatos na disputa são PMDB, PSDB, PP, PSD, PDT, PSB, PTB e PT.

Líder do PMDB diz que Sartori não faz esforço de guerra na área da segurança pública

Nagelstein, segundo da direita para a esquerda, junto com Sartori (segundo da esquerda para a direita) e Beltrame, secretário da Segurança do Rio. O primeiro à direita é o vice-prefeito Sebastião Melo.

Desde ontem a tarde, bomba nas redes sociais a carta aberta que o ex-presidente e um dos lídres do PMDB de Porto Alegre, ex-secretário e atual vereador Valter Nagelstein, encaminhou ao governador Ivo Sartori, na qual desfecha fortíssimas críticas ao tipo de gestão desastrosa que o governo estadual implementa na área da segurança pública.

O governo estadual tem trabalhado de modo incompetente e frouxo na área.

O que diz Valter Nagelstein, que durante a campanha de Sartori apoiou-o desde a presidência do PMDB de Porto Alegre:

- Venho dizendo há tempos que o esforço na Segurança Pública deve ser um esforço de guerra,de mobilização total, que vidas perdidas não se recuperam. Há que mudar! E se for o caso retirar dinheiro de outras rubricas, faça. Se tiver que vender patrimônio imobilizado do Estado, venda! Se há que pedir a presença da Força Nacional, peça! Mas há que se fazer muito mais porque segurança é a razão básica do existência do Estado.

Nagelstein critica "áulicos" que impõem mordaça nos aliados que querem mudar o governo Sartori

Na carta aberta que mandou ontem ao governador Ivo Sartori (leia nota abaixo), o ex-presidente do PMDB de Porto Alegre, Valter Nagelstein, vereador mais votado da Capital, queixa-se de não ser ouvido.

-Graças quiçá a companheiros mais "abalizados" ou talvez mais bem quistos, não consegui sequer me fazer ouvido e nem os documentos produzidos nos eventos que organizamos com experts sobre o assunto tenham sido recebidos ou considerados.

Ele também faz queixas do comportamento do próprio Sartori:

- Senhor Governador, com o respeito que lhe devo (e considerando que outro dia V. Exa. me disse que eu estava fazendo demagogia ao falar, discutir, propor audiência pública na Câmara Municipal ), mas do líder se espera liderança e atitude. Fique bravo comigo, é direito seu, mas falo e cobro, é direito meu!

O vereador aproveita a carta aberta para desfechar críticas aos companheiros que chama de “áulicos” do governador:

- Lamento, governador que hoje que até o presidente da juventude do PMDB, "companheiro" Fantinel ande pelo palácio a me adjetivar como "corneteiro". Certamente anda repetindo o que ouve. Presumo que além de não podermos ajudar também não podemos falar. Criticar (mesmo que a crítica seja construtiva ou procedente) é um pecado mortal aos ouvidos dos áulicos.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/