Chávez manda Exército tomar portos e aeroportos da oposição

O ditador venezuelano Hugo Chávez, ordenou neste domingo, que as Forças Armadas do país tomem os portos e aeroportos e advertiu que os governadores dos estados que se opõem a nova lei, que coloca os centros de transportes sob controle federal, podem ser presos.

. Durante seu programa semanal de rádio e tevê "Alô Presidente", Chávez ordenou que os navios da Marinha tomem controle do porto Cabello, no estado de Carabobo, e o porto de Maracaibo, no estado de Zulia, na próxima semana. Esses são os dois maiores portos marítimos da Venezuela.

. Chávez disse aos oficiais militares que os governadores Henrique Salas (Carabobo) e Pablo Perez (Zulia), ambos da oposição, podem resistir à lei recém-aprovada. "Se ele der uma de esperto... Isso merece a prisão", disse Chávez com relação a Salas. "O mesmo serve para o governador de Zulia", acrescentou.

CLIQUE aqui para ler a materia completa no jornal O Estado de S.Paulo deste domingo.

Olívio desiste. PT abre caminho paraTarso.

Reúne-se nesta segunda-feira, como em todas as segundas-feiras, a Executiva do PT do RS. A principal pauta da reunião é o aviso formal do exgovernador Olívio Dutra sobre a sucessão do ano que vem. Olívio formalizará sua decisão de não concorrer.

. O caminho fica aberto para a candidatura de consenso de Tarso Genro.

Mauro Renner será o novo procurador Geral de Justiça do RS

Mauro Renner, reeleito com 70% dos votos, irá para um novo mandato como Procurador Geral da Justiça do RS (Ministério Público Estadual). A nomeação caberá à governadora Yeda Crusius. A tradição é fechar com o mais votado.

Paiani exige que Yeda demita seu chefe de Gabinete

Nesta segunda-feira a OAB do RS dirá o que vai fazer com o CD que lhe foi entregue pelo ex-ouvidor Geral do governo do RS, Adão Paiani. Paini avisou que as gravações contêm gravações ilegais, a principal das quais é um diálogo entre o chefe da gabinete de Yeda, Ricardo Lied, e seu primo, Márcio Klaus, ex-presidente da Câmara de Lajeado. Paiani quer que Yeda demita seu chefe de Gabinete antes que a crise chegue até ela.

. A polícia civil gaúcha abriu inquérito sobre os grampos.

. Adão Paiani não gostou do modo como foi exonerado do cargo: sem aviso prévio e pelo Diário Oficial. Ele acha que foi vítima de uma intriga palaciana e culpa Lied. Lied, de Lajeado, está há pouco tempo no governo, mas já colecionou um rosário de desafetos, entre os quais o próprio Praiani, que quer vê-lo fora do Piratini. Praiani não é o único. Um video com cenas picantes proporcionadas por Lied na blogsfera, foi passado para jornalistas por gente do próprio Palácio. O ex-ouvidor Geral diz para quem quiser ouvir que tem sobre o chefe de Gabinete um dossiê intrigante. Dele faz parte o primo de Lied, que mora e trabalha em Lajeado.

Saiba como foram os grampos nos governos Collares, Olívio e Rigoggo


OPINIÕES DO LEITOR

Os grampos no Palácio Piratini

Quero lembrar que os grampos nos telefones e os aparelhos de escuta ambiental não são novidade nos governos. Alem dos dois casos abaixo, que fui procurar na Internet, lembro que o próprio editor desta página, quando foi membro do governo estadual, foi espionado impiedosamente a mando do próprio governador da época, o dr. Collares. Para quem quer conhecer o episódio, recomendo ler "A Casa Civil", de Polibio Braga. Aí vão os dois clippings, que demonstram como agem os governos (sem setor de inteligência, governo algum duraria mais do que 24 horas, nem o do Lula, que tem milhares de arapongas bisbilhotando a vida de todo mundo).

CLIPPINGS

Governo Olívio foi vítima de espionagem política

A conclusão das investigações sobre as escutas clandestinas no Palácio Piratini dá conta de que elas foram instaladas para espionar o Governo do PT. Postas em locais estratégicos do Palácio como o gabinete do governador, do vice e do chefe da Casa Civil, as escutas constituem grave afronta à ética política. E, embora haja dificuldade de tipificar a espionagem como crime (não há a figura jurídica no Código Penal), é nítida a violação do direito à intimidade. Cobrando a identificação dos responsáveis, o deputado Flávio Koutzi lembrou que a descoberta das escutas no RS acontece no mesmo momento em que, na Bahia, debate-se o grampo em telefones dos inimigos de ACM e o caso vira escândalo nacional. "Ora, não há uma ética baiana e uma ética gaúcha. Nós fomos vítimas de espionagem política," disse Koutzi para em seguida exigir que a investigação prossiga até chegar à autoria e à punição dos autores da escuta. A bancada do PT sugeriu à direção da Assembléia Legislativa que proceda uma varredura em todos os gabinetes dos deputados. (Boletim do Bohn Gass)

Grampos são encontrados na sede do governo gaúcho
07 de janeiro de 2003 • 19h09 • atualizado às 19h26
Notícias

Germano Rigotto
11 de novembro de 2002
Divulgação/Arte Terra
Três aparelhos de escutas foram encontrados no Palácio Piratini, sede do governdo do Rio Grande do Sul. Eles foram localizados na área residencial, na ante-sala do gabinete e dentro do gabinete do governador Germano Rigotto (PMDB). Ainda não se sabe desde quando os aparelhos, um de alta tecnologia, estavam no local. O chefe da Casa Militar, tenente-coronel Paulo Roberto Osório, disse que as investigações vão continuar para saber se houve vazamento de informações sigilosas. A descoberta aconteceu dentro das inspeções de rotinas, iniciadas no dia 1º de janeiro. O governo do Rio Grande do Sul foi assumido por Germano Rigotto (PMDB) após quatro anos de administração petista. O ex-governador era Olívio Dutra, atual ministro das Cidades do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Redação Terra.

A cooperação estratégica entre Obama e Lula

O encontro dos presidentes Barack Obama e Luiz Inácio Lula da Silva instaura uma nova fase nas relações entre os dois países. Em jogo, um objetivo comum: dar à relação atual um status de cooperação estratégica. A aliança inclui ações comerciais, energéticas e ambientais.

. O governo brasileiro quer ajudar os EUA a terem um melhor diálogo com os vizinhos da América Latina. A Casa Branca vê o Brasil como um aliado independente e confiável entre os emergentes do G-20. Para o economista Thomas Trebat, da Universidade Columbia, de Nova York, Lula e o Brasil são a chave para Obama na América do Sul.

Despesas do governo com segro-desempregado sobe 25%

O gasto do governo com seguro-desemprego, que teve recorde de pedidos em janeiro e de pagamentos em fevereiro, cresce 25% no primeiro bimestre em relação ao mesmo período de 2008. Foram R$ 2,6 bilhões pagos a trabalhadores com carteira assinada demitidos sem justa causa. Só em fevereiro, o governo gastou R$ 1,4 bilhão, 19% a mais que no mesmo mês de 2008.

Dirceu volta a comandar articulações políticas do PT

O deputado cassado José Dirceu vem pavimentando, nos estados, o caminho do PT para 2010 enquanto reconstrói seu poder. Desde o começo do ano, percorreu sete capitais, costurando alianças locais para as eleições do ano que vem.

. O ex-todo poderoso ministro da Cas Civil tem participado de plenárias e encontros com integrantes do seu grupo interno. Construindo um Novo Brasil (CNB), ex Articulação, com o objetivo de reforçar a corrente para o Processo de Eleição Interna, marcado para novembro.

Senado terceiriza parentes para burlar lei do nepotismo

O Senado encontrou uma fórmula para burlar a lei antinepotismo: usa empresas prestadoras de serviços terceirizados para empregar parentes de funcionários. Pelo menos três diretores da Casa e duas empresas estão envolvidos no esquema.

. O diretor de Gestão de Documentos do Arquivo do Senado tem um filho e um irmão trabalhando na Casa. No Arquivo também trabalha o filho do diretor da Subsecretaria de Suprimentos da Gráfica do Senado. Segundo a Advocacia-Geral do Senado, a triangulação não é ilegal. O problema é a suspeita de ingerência dos diretores para favorecer parentes.

. Estima-se que cerca de 90% dos terceirizados têm vínculo com funcionários da Casa. Depois dos escândalos com o afastamento do diretor-geral e o pagamento de horas extras no recesso, o Senado ainda esconde informações: não forneceu a lista de funcionários terceirizados.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/