Agora, tudo sobre Vaza Toga II e prisão de Bolsonaro, no Oeste sem Filtro

Paulo Moura acha que prisão de Bolsonaro é cortina de fumaça. Veja e ouça a análise de hoje.

 Paulo Moura é cientista político e editor do Canal Dextra, que aceita assinantes.

Dica do editor - As 18h terá Buzinaço por Bolsonaro. Será no Parcão.

Cards como este viralizam nas redes sociais.

A oposição ao regime discricionário da toga continua mobilizado desde domingo e recrudesceu seus protestos depois das exitosas manifestações de domingo, mas ganharam ímpeto a partir da prisão do presidente Bolsonaro.

Nesta terça-feira, buzinaços estão previstos para todo o País.

Em Porto Alegre, o buzinaço ocorrerá as 18h.

Será novamente no Parcão, tradicional local de encontro dos oposicionistas gaúchos.

No domingo, centenas de manifestantes deslocaram-se do caminhão de som da avenida Goethe para a esquina da Mostardeiro, onde incentivaram continuados buzinaços.

União Brasil une-se ao PL na obstrução aos trabalhos do Congresso. Objetivo é derrubar Moraes.

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, acaba de anunciar que a totalidade dos deputados e senadores do União Brasil resolveram unir-se ao PL e ao Novo para obstruir totalmente os trabalhos da Câmara e do Senado.

O objetivo é obrigar os presidentes das duas Casas a colocarem em votação dois projetos:

1) Impeachment de Moraes no Senado.

2) Anistia, via Câmara e Senado.

Além disto, o UB decidiu sair do governo ainda esta semana.

O editor confirmou a informação.

É possível que o Republicanos também adira e neste caso será inevitável o avanço das duas propostas, com ênfase para o caso do expurgo de Moraes.

Ainda assim, mesmo unindo PL+UB+Republicanos, a soma é de 24 senadores e 190 deputados. Ocorre que enormes franjas de outros Partidos, como PP, também já aderiram.

Análise - O sistema perdeu a capacidade de autocontenção

O artigo de hoje do Observatório para um Brasil Soberano (leia abaixo), introduz na discussão um elemento novo e verdadeiro no caso do desempenho da economia, tudo em função da prisão de hoje. 

Leia este trecho final do artigo, que é exemplar e instrutivo.

Quando sanções comerciais passam a ser cogitadas em função de decisões judiciais, e quando bancos começam a calcular o impacto reputacional de vínculos institucionais, o sinal é claro: a crise institucional brasileira saiu do plano interno e passou a gerar contingências transnacionais, com efeitos tangíveis sobre comércio, crédito e acesso a mercados estratégicos.

A prisão de Bolsonaro marcou um ponto de inflexão na postura do mercado, mais do que um simples reposicionamento. A neutralidade, antes tida como irrelevante, passou a ter custo mensurável. E, neste novo estágio, o risco já não está apenas no conteúdo das decisões, mas na percepção de que o sistema perdeu a capacidade de autocontenção — e, por isso, pode passar a ser regulado de fora.


Dica de humor político - Você quer saber quem são os cagões da República ? Por Cláudio Spritzer.

 Cláudio Spritzer é cartunista.

Ex-presidente nacional da OAB quer tiro na nunca de Bolsonaro. E manda Claudio Dantas tomar no cú.

O ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Felipe Santa Cruz usou sua conta no X, hoje, para defender a aplicação de um tiro na nunca de Bolsonaro.

O que disse no X 

- No meu mundo ideal, a pena de morte para traição aos cânones democráticos seria pena de morte com bala na nuca.

A frase foi publicada em resposta a um internauta que questionou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes (STF) na segunda-feira.

Santa Cruz também chamou de "merda" o ex-presidente.

Antes disto, numa troca de mensagens com o jornalista Cláudio Dantas, que o ironizou, o advogado mandou-o "tomar no cú"!.

PM reforça segurança na Praça dos 3 Poderes

A prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), motivou um reforço imediato no esquema de segurança em Brasília. Segundo informações da própria Polícia Militar do Distrito Federal (PM-DF), divulgadas nesta terça-feira, a atuação policial foi ampliada na região da Praça dos Três Poderes, em resposta a manifestações de apoiadores do ex-mandatário.

A medida foi tomada após Moraes afirmar que Bolsonaro descumpriu de forma reiterada medidas cautelares que lhe haviam sido impostas, como falar com seus apoiadores através dos fones dos seus filhos Eduiardo e Flávio.

O ministro alega, na decisão, que o ex-presidente participou por telefone de um ato no domingo (3), na orla de Copacabana, no Rio de Janeiro, com críticas ao STF e pedidos de anistia.

Agora, ao vivo, +Brasil discute tudo sobre a prisão de Bolsonaro. O comando é de Júlio Ribeiro.

 Este programa vai até as 15h.

Dica do editor - Agende-se para ver "Três dias do Condor", no Prime

CLIQUE AQUI para saber mais sobre este filme.

Artigo, especial - Depois da Prisão de Bolsonaro, o Mercado Descobre que Silêncio Também Gera Risco

Este artigo é do Observatório para um Brasil Soberano

Por muito tempo, parte relevante do sistema econômico-financeiro brasileiro tratou a crise institucional como uma variável secundária. O ambiente de instabilidade crescente era interpretado como “ruído político”, algo administrável diante da preservação das âncoras fiscais e da continuidade de interlocução com Brasília. A aposta era clara: manter a neutralidade formal e garantir previsibilidade técnica, mesmo diante do acúmulo de sinais de desgaste institucional. 

A prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro rompeu esse equilíbrio artificial e forçou uma reavaliação. 

O caso deixou de ser uma questão doméstica para se tornar elemento de avaliação externa. E, diante disso, a blindagem que sustentava o silêncio calculado do setor privado perdeu eficácia.

CLIQUE AQUI para ler mais.

 

A tirania está escancarada para o mundo, diz Onyx Lorenzoni.

Dica do editor - Agora, ao vivo, coletiva da Oposição contra a prisão de Bolsonaro

Recomendado - Esta noite, vá ao jantar e lançamento da Viking Stout, no Bier Markt. Porto Alegre.

Nesta terça-feira, dia 5, 20h, Bier Markt presidirá o lançamento da Viking Stout, tudo com a prsença do burgomestre Sady. Faça sua reserva.

A revista Veja Porto Alegre, já extinta, considerou Bier Markt 
como a melhor casa do gênero e por várias temporadas.

Encomende sua reserva por WhatsApp: happy hour, aniversário, casamento, formatura e eventos em geral.

Mão ABRE HOJE

Whats - 993882401/ 993887265.

Rua Barão de Santo Ângelo 487
Bairro Moinhos de Vento
PORTO ALEGRE

CLIQUE em cima da imagem para ampliar e ler melhor.

RS dobrou saldo de empregados do que de desempregados no primeiro semestre

O Rio Grande do Sul registrou 76,4 mil novas vagas com carteira assinada em 2025, resultado de 889.135 contratações e 812.767 desligamentos entre janeiro e junho. Os números indicam um crescimento de aproximadamente 103% em relação ao mesmo período de 2024, quando o saldo foi de 37,5 mil. 

Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta segunda-feira. 

O Estado foi o quinto no país com maior saldo positivo no ano, atrás apenas de São Paulo (349,9 mil), Minas Gerais (149,3 mil), Paraná (94,2 mil) e Santa Catarina (80,4 mil). 

CLIQUE AQUI para saber mais.

Bolsa cai e dólar sobe neste início de terça-feira

 A Bolsa abriu suas operações em queda.

O dólar sobe levemente.

10h27min

Bolsa, -0,11%, 132.822 pontos
Dólar comercial, +0,26%, R$ 5,5217 para venda

Opinião - A prisão de Bolsonaro e a reação americana entornam o caldo

A um dia da entrada em vigor da supertarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, em meio ao corte de vistos nos passaportes de 8 ministros do STF e aplicação inédita da Lei Magnitsky sobre o ministro Moraes, o governo federal nomeado lulopetista ainda não sabe como negociar com os Estados Unidos e nem sabe como ajudar as empresas exportadoras prejudicadas.

O governo americano resiste a qualquer aproximação de Lula com Trump.

O pior dos mundos é que o governo americano vincula qualquer acerto e uma abertura do regime de ditadura da toga vigente no Brasil e este não parece se abalar, conforme demonstrou ontem o seu tutelador maior, no caso o ministro Alexandre de Moraes, que resolveu prender o ex-presidente Bolsonaro, justamente o político brasileiro mais perseguido da história e objeto da extrema atenção do presidente Trump.

A nota ameaçadora disparada hoje por ordem da Casa Branca, entorna o caldo e incentiva as ações de resistência da oposição e do povo brasileiro contra o regime autoritário brasileiro.

Prisão de Bolsonaro pode elevar apoio à proposta de impeachment de Moraes

A prisão de Bolsonaro e as tornozeleiras no senador Marcos do Val pode elevar o número para 41.

Os dados, do site “votossenadores.com.br”, organizado pelo deputgado Nikolas Ferreira, mostram que 34 senadores são a favor do impeachment e 19 são contra. Há ainda outros 28 indefinidos. ...

O senador Espiridião Amin fala em 35 votos favoráveis.

O site Poder360 de hoje diz que são 33 e publica a lista.

São necessários 41 assinaturas para que o presidente do Senado coloque o pedido em votação, mas a aprovação depende dos votos de 54 senadores.

Parlamentares da oposição perdem a paciência com Moraes

 Este material é da Folha Política.

Dica do editor - Governo federal descredencia 9,2 mil farmácias populares. Saiba como é o Programa Farmácia Popular.

O Ministério da Saúde anunciou o descredenciamento de 9.180 estabelecimentos que integravam o Programa Farmácia Popular. Em nota, a pasta informou que a medida acontece após a retomada da renovação anual obrigatória do credenciamento, interrompida em 2018.Segundo a pasta, 24 mil estabelecimentos seguem credenciados ao programa. Atualmente, 41 itens são fornecidos gratuitamente via Farmácia Popular.

CLIQUE AQUI para saber como funciona o programa, medicamentos oferecidos e endereços, mas não só.

Presidente da CNI avisa que Brasil não pode perder a parceria com Trump

O  presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, afirmou em entrevista à Folha de S.Paulo que o Brasil precisa manter parcerias estratégicas com o governo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que iniciou seu segundo mandato em 2025, mesmo diante do aumento da tensão comercial. Para o dirigente, o país pode explorar novas oportunidades no Sudeste Asiático sem abrir mão da cooperação com Washington.

O que disse Alban.

- Somos um país que sempre foi friendly [amigável] com o mundo inteiro. Não podemos perder isso do norte. Temos que aproveitar as oportunidades que o Sudeste Asiático pode oferecer, mas é óbvio que também temos que entender, aproveitar e maximizar a parceria com os Estados Unidos.

RS terá terça-feira de tempo bom e temperatura amena

Esta terça-feira, dia 5, será marcada por tempo bom, embora com nuvens, em todo o RS.

A MetSul informa, no entanto, que pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, em particular da Serra e do Litoral Norte, ainda poderão registrar chuva ou garoa, especialmente na primeira metade desta terça. No decorrer do dia, podem ocorrer aberturas.

Segundo a MetSul, o dia terá temperatura amena.

Na capital, a temperatura variará entre 12ºC e 17ºC.

Paulo Skaf volta à presidência da Fiesp e defende relações comerciais sólidas com EUA

O empresário Paulo Skaf foi eleito nesta segunda-feira (4) presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).O novo mandato de Skaf, que já presidiu a entidade de 2004 a 2021, será de quatro anos, de 2026 a 2029. O empresário concorreu em chapa única e recebeu 99% dos votos válidos. 

Numa clara referência aos Estados Unidos, disse Skaf, ontem, depois de eleito:

- A Fiesp vai trabalhar pela construção de uma diplomacia empresarial que consiga defender toda a cadeia produtiva junto aos parceiros comerciais históricos do Brasil, bem como atuar na construção de novos mercados para fortalecer ainda mais a indústria.

Bolsa andou de lado nesta segunda-feira. O dólar subiu.

 O dólar comercial encerrou esta segunda-feira vendido a R$ 5,506, com recuo de R$ 0,038 (-0,69%).

A moeda norte-americana está no menor nível desde 9 de julho, dia em que o presidente estadunidense, Donald Trump, anunciou a tarifa de 50% sobre os produtos brasileiros. A divisa acumula queda de 10,91% em 2025.

Bolsa

O mercado de ações teve um dia de recuperação. Após duas quedas consecutivas, o índice Ibovespa, da B3, fechou aos 132.971 pontos, com alta de 0,4%. O indicador reagiu tanto à alta nas bolsas estadunidenses como por fatores internos.

Opinião do editor - A RBS volta a aplaudir a repressão do regime da toga

Ao lado, Zero Hora, na charge de Fraga, saúda a repressão do regime da toga.

O jornal Zero Hora de hoje saúda a prisão do ex-presidente Bolsonaro e a colocação de tornozeleiras eletrônicas no senador Marcos do Val, usando para isto o texto da sua editora de Política, Rosane Oliveira, e o desenho do seu chargista Fraga.

Escreve Rosane de Oliveira, invocando falsamente as sentenças pueris do conselheiro Acácio, ao reverberar as expressões mentirosas que a RBS usa para apoiara o regime discricionário brasileiro:

- O Brasil não está numa ditadura.

Está, sim.

A RBS, Rosane Oliveira e Fraga, que pareciam mansos depois da aplicação da Lei Magnistky sobre Moraes, a cassação dos vistos de 8 ministros do STF e a imposição de supertarifas sobre produtos brasileiros, recrudesceram depois que medidas pretensamente protetivas da democracia foram tomadas pelo novo tutelador geral da República.

Eis as ordens de Moraes contra Bolsonaro: preso dentro de casa com grilhões nas pernas e totalmente incomunicável

Bolsonaro só pode falar com sua filha Júlia, que mora com ele. Nem mesmo os quatro filhos parlamentares - Flávio, Eduardo, Carlos e Jair Renan - podem falar com o pai. Ontem, Carlos sentiu-se mal com a notícia e foi hospitalizado.

Bolsonaro vai permanecer com tornozeleira eletrônica;
Proibido de receber visitas sem autorização do STF e de usar telefone celular;
Somente os advogados de Bolsonaro e as pessoas que moram com o ex-presidente podem ter contato com ele. Estão nessa situação a ex-primeira dama Michele Bolsonaro e a filha do casal.
As pessoas que forem autorizadas a visitar o ex-presidente não poderão usar o celular, tirar fotos ou gravar Proibição de manter contato com embaixadores ou autoridades estrangeiras;
Proibição de uso de redes sociais, diretamente ou por intermédio de terceiros.
Receber visitas de investigados nas ações penais da suposta trama golpista.

CLIQUE AQUI para ler toda a decisão de Moraes.

Advogados alegam que Bolsonaro foi preso porque disse "Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil".

Foto de Lula Marques, Agência Brasil.

O que diz a defesa de Bolsonaro, anunciando recurso:

- A defesa foi surpreendida com a decretação de prisão domiciliar, tendo em vista que o ex-presidente Jair Bolsonaro não descumpriu qualquer medida.

Os advogados destacaram que Moraes alega de modo infantil que suas ordens de restrição ao uso de redes sociais foram violadas:

- A frase 'Boa tarde, Copacabana. Boa tarde meu Brasil. Um abraço a todos. É pela nossa liberdade. Estamos juntos' não pode ser compreendida como descumprimento de medida cautelar, nem como ato criminoso.

Bolsonaro usou as redes sociais de terceiros, no caso as redes dos filhos Flávio Bolsonaro (na foto, à direita de Bolsonaro), que é senador, e de Eduardo, deputado federal.

Começou "Agora Brasil", com Guilherme Baumhardt e Glauco Fonsêca. Acompanhe até as 9h.

Oposição convoca coletiva extraordinária para as 11h

Além de nota de protesto contra o ministro Alexandre de Moraes, acusado pelo governo dos Estados Unidos como "violador dos direitos humanos" e "inimigo da democracia", os principais líderes da Oposição no Senado e na Câmara convocaram coletiva de imprensa para esta tarde, 11h, no âmbito do Congresso.

O editor recebeu cópia da nota, que diz:

A coletiva será realizada em resposta à prisão imposta ao ex-presidente Jair Bolsonaro, determinada por um ministro da Suprema Corte sancionado pela Lei Magnitsky, e que, no mesmo dia, passou a ser alvo de denúncias gravíssimas sobre a existência de um gabinete paralelo ilegal de investigações no TSE e no STF.Trata-se de um momento de extrema gravidade para a democracia brasileira. A oposição manifesta seu mais firme repúdio a esta escalada autoritária.

Governo dos Estados Unidos ameaça Moraes, "violador dos direitos humanos" e aliados que prenderam Bolsonaro

O governo dos Estados Unidos resolveu, nesta segunda-feira, sair em defesa de Jair Bolsonaro, logo depois que o ministro Alexandre de Moraes, em nome do STF, mandou prender o ex-presidente, que é perseguido político do regime autoritário do Brasil. Em postagem na plataforma X, o escritório dos EUA de Assuntos do Hemisfério Ocidental atacou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. A ordem para falar partiu diretamente da Casa Branca, de Trump.

O governo Trump avisou que vai punir "todos aqueles que auxiliarem e incentivarem a conduta sancionada", ao 'condenar' a medida coercitiva, referindo-se aos colegas de Moraes no STF e ao governo do PT. O que diz a nota do governo:

-  O Juiz Moraes, agora um violador de direitos humanos sancionado pelos EUA, continua a usar as instituições brasileiras para silenciar a oposição e ameaçar a democracia. 

CLIQUE AQUI para ler mais.

https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/