Bolsonaro anuncia medidas para dar maior liberdade para as empresas.Entenda tudo, aqui.

Artigo - Os três possíveis cenários depois dos eventos cívico-militares de hoje na Venezuela

O artigo a seguir é do blog La Patilla e analisa neste final de tarde os eventos de hoje na Venezuela. É um material de qualidade. Leia tudo. O texto vai em espanhol. Use o translator, caso você não consiga entender.

Ao lado, Guaidó e López, esta tarde.

Juan Guaidó ha logrado en la jornada de hoy la primera insurrección militar desde que asumiera como Presidente delegado de Venezuela el 23 de enero. Fuerzas militares que le responden liberaron al dirigente opositor Leopoldo López, quien estaba en arresto domiciliario en su casa. Es decir, fue una operación sin resistencia. Desde un cuartel de la Fuerza Aérea, Guaidó y López, rodeados de militares, llamaron tanto a las Fuerzas Armadas como a los civiles a protagonizar una insurrección contra el régimen chavista (cabe señalar que Guaidó ya había convocado a una marcha en Caracas hacia el palacio presidencial, como fase final de la “Operación Libertad”, para provocar la caída del régimen. Se adelantó un día).

Se trata de no sólo el momento de mayor intensidad opositora en los casi 100 días que ha durado la iniciativa de Guaidó para derrocar a Maduro sino también del desafío más importante contra su régimen en los cinco años que lleva en el poder.

Ahora, cabe la posibilidad de que Guaidó tenga éxito y que el régimen se desmorone perdiendo el apoyo militar, como se buscó desde el inicio del movimiento.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Alto Comando Militar estaria reunido com Maduro para uma solução negociada. Maduro iria para o exílio na Rússia, Cuba ou Bolívia.

As tropas do Exército, Marinha e Aeronáutica permanecem aquarteladas, com poucas exceções, o que parece indicar que os comandos aguardam por uma solução negociada do conflito.

Ao lado, o general Ferreira.

A jornalista Sebastiana Barràez usou o seu Twitter, agora há pouco, para informar que o o general José Ornella Ferreira, que de manhã foi dado como apoiador de Juan Guaidó e depois negou a informação, estaria com o Aldo Comando Militar em reunião com Nicolás Maduro, negociando sua saída do País. Ferreira é comandante do Segundo Comando e chefe do Estado Maior Conjunto do Comando Estratégico Operacional da Venezuela.

Maduro teria pedido garantias para ele e seus familiares.

As opções de exílio colocadas são Bolívia, Rússia e Cuba.

A jornalista disse que 64% da força militar quer uma saída negociada.

Dica de passeio - Festa da Colônia, Gramado, RS

A partir de amanhã.

O evento durará 19 dias.

Sairá tudo na Expogramado.

Povo vai ao Palácio para sacar Maduro de Miraflores

Eis o inteiro teor da mensagem por WhatsApp que o editor acaba de receber de Caracas, depois que a questão foi saber de que modo ocorrem neste momento os acontecimentos.

Não é possível examinar como anda a correlação das forças militares, já que a imensa maioria deles parece aquartelada, aguardando o desfecho da crise (a repressão nas ruas é pontual, os episódios de violência policial e militar são reduzidíssimos e tudo parece estar sendo jogado nos bastidores e nas conversações, porque também há pouca gente nas ruas.

Vai no portunhol:

Van todos, una multidão enorme a caminho do Palácio Miraflores, donde está Maduro.
Querem (o povo, poucos militares e Guaidó) imitar como foi no Sudão.
Rodear o Palácio e sacar Maduro.

CLIQUE AQUI para saber como o povo derrubou o ditador do Sudão no início de janeiro.


Líder oposicionista Leopoldo Lópes acaba de pedir asilo ao Chile

A mais forte sinalização de que os eventos militares de hoje na Venezuela passam por momentos de dificuldade, é a informação surgida há pouco, segundo a qual o líder oposicionista Leopoldo Lópes pediu asilo na embaixada do Chile, Caracas.

Ele se refugiou com a família.

Lópes foi libertado da prisão domiciliar, esta manhã, e depois se juntou a Juan Guaidó, mas durante a tarde, diante da evidência de que o movimento militar perdeu o empuxe, decidiu asilar-se.

Governo Eduardo Leite quer romper o contrato do Cais Mauá

O governo estadual gaúcho dá como certo o rompimento do contrato do Cais Mauá.

Nagelstein foi o protagonista mais dramático da sessão desta madrugada da Câmara de Porto Alegre

Sessões da Câmara foram de extrema tensão entre os vereadores. Nagelstein é o primeiro da direita para a esquerda. Na foto, ele conversa com dois opositores do novo IPTU, Ricardo Gomes e

O vereador Valter Nagelstein, MDB, ex-presidente da Câmara e ex-secretário municipal da Indústria e Comércio, foi o principal protagonista dos eventos dramáticos que resultaram na aprovação, esta madrugada, do novo IPTU de Porto Alegre.

Ele abriu o dia com pedido de licença, obedecendo ordens médicas de se submeter a severo check up, tudo relacionado com problemas de saúde decorrentes da severa cirurgia de diverticulite a que se submeteu há um ano. O pedido foi fustigado por adversários do vereador, que é candidato a candidato a prefeito de Porto Alegre. "Ele fugiu para não votar o novo IPTU", denunciaram vereadores e deputados do Novo e do PT. Nagelstein era considerado voto certo contra o aumento.

Acontece que surpreendentemente, o vereador reapareceu no plenário, incomodado com as cobranças, que não partiram apenas do Novo e do PT.

Ele estava disposto a manter seu voto contrário, mas foi atropelado por uma tensa reunião da bancada do MDB...

CLIQUE AQUI para saber mais.

Povo, militares e Guaidó marcham em direção ao Palácio Miraflores

O jornal El Nacional diz que a população, militares e Guaidó movimentam-se em direção ao Palácio Miraflores para depor o governo narco-comunista de Nicolás Maduro.

Estas informações foram confirmadas há uma hora atrás desde Caracas, via WhatsApp.

Marchezan vai falar as 16h30min sobre vitória histórica na proposta de novo IPTU


O prefeito Nelson Marchezan Júnior, que mesmo de licença comandou virada histórica na Câmara, ao aprovar o aumento do IPTU na madrugada de hoje, concederá entrevista coletiva daqui a pouco, as 16h30, no Salão Nobre do Paço Municipal (Praça Montevidéu, Centro Histórico), para falar da decisão da Câmara.

Há 21 anos não mudava a planta de valores que embasa os cálculos para cobrança do IPTU. Isto mudou, como também mudaram alíquotas de cobrança.

O projeto do prefeito, que foi rejeitado em 2017 e 2018, foi aprovado por 22 votos favoráveis e 14 contrários, em votação que se estendeu até a madrugada desta terça-feira, 30.

Marchezan Júnior, embora de licença, liderou todas as articulações da base aliada, desde casa.

Opinião do editor - Rebelião militar da Operação Liberdade pode derrubar Maduro e cúpula traidora e corrupta das Forças Armadas

Ficou mais forte a consigna Fuera Maduro.

Os generais Hamilton Mourão, vice-presidente, e Augusto Heleno, ministro do GSI (Serviço Secreto) disseram há pouco que a rebelião comandada por Juan Guaidó não alcançou os altos escalões das Forças Armadas.

Os generais em postos de comando estão todos mergulhados no mar de corrupção em que se meteu o governo narco-comunista da Venezuela.

Os movimentos armados em andamento são de escalões militares que não estão diretamente ligados a Maduro, são consistentes e poderão resultar em derrubada de Maduro e da cúpula das Forças Armadas

Dez centrais sindicais unem-se para ato de amanhã em SP. Greve geral foi convocada para o dia 14 de junho.

Com algumas mudanças na grade de atrações artísticas, as centrais sindicais finalizam os preparativos para o ato unitário do 1º de Maio, nesta quarta-feira, a partir das 10h, no Vale do Anhangabaú, na região central de São Paulo.

10 centrais uniram-se para levantar R$ 700 mil e financiar o evento.

As centrais já definiram o dia 14 de junho para realização de uma greve geral contra as reformas do governo de Jair Bolsonaro.

Será uma greve política.

O governo não acredita que os sindicalistas lulopetistas consigam adesão, já que sem imposto sindical não possuem recursos para contratar serviços de sanduíches de mortadela.

Militares dissidentes entram em combate contra tropas de Maduro na Venezuela

As ruas de Caracas foram tomadas por confrontos nesta terça-feira, horas após o presidente autoproclamado da Venezuela, Juan Guaidó, ter convocado a população a se manifestar contra o regime de Nicolás Maduro. Guiadó anunciou o apoio de militares para derrubar o governo e deu início à fase final da chamada Operação Liberdade.

Maduro acusa os oposicionistas de tentativa de golpe. Ele postou que militares demonstraram "total lealdade ao povo, à Constituição e à Pátria". Também convocou às ruas a população que o apoia. "Venceremos", escreveu o chavista em rede social.

Ainda pela manhã, grupos de manifestantes tentaram entrar na principal base aérea do país, a Generalísimo Francisco de Miranda, conhecida como La Carlota. O local foi escolhido como ponto de apoio a Guaidó.

CLIQUE AQUI para saber mais.

Governo brasileiro incentiva outros países a apoiarem Juan Guaidó na Venezuela

O governo brasileiro está incentivando todos os países a se colocarem ao lado do autoproclamado presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, e pela saída do presidente Nicolás Maduro do poder.

Em nota divulgada nesta terça-feira, o porta-voz da Presidência da República, Otávio do Rêgo Barros, disse que “o Brasil acompanha com grande atenção a situação na Venezuela e reafirma o irrestrito apoio ao seu povo que luta bravamente por democracia”.

“Exortamos todos os países, identificados com os ideais de liberdade, para que se coloquem ao lado do Presidente Encarregado Juan Guaidó na busca de uma solução que ponha fim na ditadura de Maduro, bem como restabeleça a normalidade institucional na Venezuela”, diz a nota da Presidência.

CLIQUE AQUI para ler mais.

Veículo blindado passa por cima de manifestantes opositores em Caracas

Um veículo blindado atropelou um grupo de opositores que estavam se manifestando em Caracas, nesta terça-feira, contra o presidente Nicolás Maduro, de acordo com imagens transmitidas pela mídia local e estrangeira.

O blindado avançou contra várias pessoas que protestavam em frente a La Carlota, a base aérea onde o chefe do parlamento, Juan Guaidó, anunciou a revolta militar mais cedo.

Por outro lado, um militar leal ao governo de Nicolás Maduro, foi ferido a bala durante a insurreição de militares em apoio ao líder da oposição Juan Guaidó, informou o ministro da Defesa, o general Vladimir Padrino.

Dica do editor - Relembre 10 tecnologias que foram rejeitadas pelos consumidores

Clique no link a seguir para relembrar dez tecnologias que foram lançadas, mas não caíram no gosto dos consumidores.

CLIQUE AQUI para examinar.

Governo federal fechou contas de março com déficit de R$ 24,5 bilhões


Conforme divulgado ontem pelo Tesouro Nacional, o Governo Central registou déficit primário de R$ 21,1 bilhões em março, ante o saldo negativo de R$ 24,5 bilhões apurado no mesmo período de 2018, em termos nominais. Dado que a expectativa de mercado era de déficit de R$ 20 bilhões, a surpresa negativa se deu, principalmente, pelo fato de que as despesas obrigatórias e transferências foram mais elevadas do que o esperado. 

Em termos reais, descontado o IPCA do período, as receitas no primeiro trimestre deste ano avançaram 1,3% na comparação interanual, enquanto as despesas recuaram 1,2%. 

Por fim, no acumulado em 12 meses, o Governo Central apresenta saldo negativo de R$ 117 bilhões, o equivalente a 1,7% do PIB. O desempenho é compatível com o cumprimento da meta para o resultado primário deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões.

MEC bloqueou 30% das verbas de três universidades federais de corte lulopetista

Ao lado, o líder lulopetista Fernando Haddad, em manifestação dentro da UnB, fazendo campanha contra o governo Bolsonaro, que o derrotou nas eleições.

O MEC bloqueou 30% dos recursos de três universidades federais.


São elas: a Universidade de Brasília e as federais Fluminense e da Bahia.

As três universidades fustigam sem parar o governo federal, abrindo as portas para líderes lulopetistas falarem mal do presidente e do ministro da Educação.

O MEC confirmou o corte e explicou que percebeu que muitas universidades não usam os recursos adequadamente, ou seja, não usam, as verbas públicas para ensinar.

Bloqueios semelhantes poderão ser feitos também em universidades federais gaúchas, nas quais a militância lulopetista alcança proporções alarmantes.

Editor recebe Claudio Lamacchia para suas conversas de segundas.

O editor recebeu na noite desta segunda-feira o ex-presidente nacional da OAB, Claudio Lamacchia, tudo no âmbito das conversações que uma vez por mês promove no Bier Markt Vom Fass.

Na foto ao lado, da esquerda para a direita estão os advogados Adão Paiani e Bruno Dornelles, o publicitário Valdir Loeff, o editor, o jornalista Flávio Pereira e os médicos Lúcia e Alexandre Wolwacz. Ao lado de Lamacchia, a seguir, estão os publicitários Airton Rocha e José Fuscaldo, mais o jornalista Ocimar Pereira.

O editor já recebeu para esses encontros personalidades como Aod Cunha, Luciano Zucco, Mônica Leal, prefeito Luiz Carlos Busatto (Canoas) e coronel Paulo Mendes (TJMRS), mas não só.

Petroleiros da Refap decretaram estado de greve

Os empregados da Refap, Canoas, RS, decretaram estado de greve e avisaram que paralisarão toda a produção de combustíveis.

Esta manhã, os petroleiros pararam durante uma hora.

A greve poderá sair a qualquer momento.

Trata-se de protesto contra a privatização da refinaria, que já foi decidida pela Petrobrás.

General virá nesta sexta para homenagem no Grande Oriente, Porto Alegre

O vice-presidente Hamilton Mourão, virá nesta sexta-feira a Porto Alegre.

O general será recebido com honras pelo Grande Oriente, a loja maçônica mais importante do RS.

Voos entre Porto Alegre e Buenos Aires foram cancelados


Estão suspensos os voos que ligam Porto Alegre a Buenos Aires, tudo em função da greve geral convocada contra o governo Macri.

Aerolíneas, Azul, Gol e Latam cancelaram todos os voos desta terça-feira para a Argentina.

Bolsonaro convoca reunião de emergência para tratar da crise na Venezuela

O presidente Jair Bolsonaro convocou reunião de emergência para as 12h30min, tudo com o objetivo de tratar da rebelião cívico-militar da Venezuela.

O chanceler Ernesto Araújo, disse esta manhã que espera uma transição democrática no vizinho País.

Nesta página, mais abaixo, o editor disponibiliza imagens da VPI ao Vivo, Caracas, com acompanhamento on line da crise.

Quem for aos canais do You Tube, pode fazer o mesmo na telinha grande da sua TV.

Corpo do estilista gaúcho Ruy Spohr é velado no Theatro São Pedro

O corpo do estilista gaúcho Ruy Spohr está sendo velado no Theatro São Pedro, Porto Alegre.

Ele morreu esta madrugada aos 89 anos, atacado por broncopneumonia.

Ruy, que sofria de Mal de Parkinson, será cremado esta tardinha no Crematório Metropolitano.

O estilista foi entusiasta colaborador do Theatro São Pedro.

Petrobrás decidiu sair do Uruguai. Empregados da estatal prometem greve de fome.


A Petrobrás anunciou domingo que vai sair do Uruguai, vendendo sua participação numa rede de distribuição de gás.

Os trabalhadores uruguaios prometem fazer greve de fome.

Isso é mais uma vigarice da era Lula, para favorecer os companheiros bolivarianos liderados por Mujica. A Petrobrás informou que não lhe interessa o negócio, devido ao baixo volume das transações.

Despencou Índice de Confiança de Serviços

Conforme divulgado há pouco pela FGV, o Índice de Confiança de Serviços (ICS) recuou 0,9 ponto em abril, atingindo 92,1 pontos. O resultado, que se trata da terceira queda consecutiva, refletiu a queda do componente de situação atual (queda 2,1 pontos), enquanto o componente de expectativas avançou 0,2 ponto, após dois meses com forte queda acumulada.

Esses dados indicam que a passagem do primeiro para o segundo trimestre ainda sugere existência de desafios para o setor de serviços, o mais importante para a composição do PIB.

Bolsonaro soube, ontem, que estouraria hoje a rebelião militar na Venezuela

O deputado Eduardo Bolsonaro e uma comitiva de deputados federais já está na fronteira com a Veneauela, Roraima, para acompanhar a rebelião e ingressar no País caso Guaidó assuma o Poder.

Ao lado, convocatória para apoio aos militares da base aérea de La Carlota, onde está Guaidó.

O presidente Jair Bolsonaro acompanha on line a rebelião militar venezuelana, comandada desde Caracas pelo presidente eleito pela Assembleia Nacional Juan Guaidó.

O governo narco-comunista de Maduro está caindo.

Juan Guaidó avisou Bolsonaro, ontem, que tinha conseguido apoio das principais lideranças militares da Venezuela.

Estas informações foram divulgadas há pouco pelo G1, que falou com o general Augusto Heleno, GSI, e pela revista de internet Crusoé.

Desemprego voltou a subir no primeiro trimestre do ano, diz IBGE


No primeiro trimestre do ano, o desemprego atingiu 13,4 milhões de pessoas, ou 12,7% dos trabalhadores.

O número de subutilizados foi o mais alto da série histórica: 28,3 milhões de trabalhadores.

São dados desta manhã do IBGE.

Prefeitura de Porto Alegre paga, hoje, salários de abril dos 35 mil funcionários municipais

Os contribuintes da Capital pagam salários de 1 funcionário para cada 40 habitantes. A soma não inclui pagamentos feitos para funcionários da Câmara, Câmara dos Deputados, Senado, Assembleia, Governos do Estado e Federal, Judiciário, TCE/TCU, MP e Defensoria.

A prefeitura de Porto Alegre paga integralmente, nesta terça-feira, a folha do funcionalismo do mês de abril. 

O valor bruto totalizou R$ 234.194.599 milhões e quitará 100% das matrículas (34.514 mil).

Bolsonaro manda renegociar dívidas de 500 mil estudantes com o Fies

O governo abriu a possibilidade de renegociação das dívidas de mais de 500 mil estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As dívidas somam mais de R$ 2,2 bilhões, a maior já acumulada nos 20 anos do programa, e poderão ser pagas em 48 vezes e os juros, com parcelas mínimas de R$ 200,00.

CLIQUE AQUI para entender melhor o que fará o governo.

PMs consomem 13% de toda a receita corrente líquida dos Estados, inclusive do RS

Atualmente, a folha de pagamentos total com militares é próxima a R$ 80 bilhões, o que equivale a quase 13% de toda a arrecadação desses entes (receita corrente líquida).

Mantidas as atuais regras de aposentadoria para policiais militares e bombeiros nos estados, cerca de 52% do atual contingente de mais de 456 mil agentes se aposentariam na próxima década. 

Atualmente, 39% dos militares ativos possuem mais de 40 anos. E a PM responde por cerca de 85% do pessoal militar nos estados. Os dados fazem parte de um estudo do Ipea que fez um raio-X dos agentes de segurança pelo país. Com esses dados, o Ipea fez projeções do impacto da proposta do governo federal para mudar as regras de aposentadoria de militares nas contas dos estados.

Os cálculos indicam que aumento no tempo de serviço mínimo para a passagem dos militares à reserva implicaria uma redução dos gastos dos estados com pessoal militar de R$ 29 bilhões nos dez primeiros anos e de R$ 91 bilhões em 20 anos. A economia permitida pela Nova Previdência, caso aprovada, seria um alívio nas contas públicas estaduais.

CLIQUE AQUI para examinar o estudo do Ipea.

STF julga em segredo o fim da prisão em segunda instância, caso que poderá libertar Lula a qualquer momento

Caso o habeas seja concedido, um dos presos que serão libertados de imediato é Lula da Silva.

A deputada postou o card ao lado no seu Facebook.

O STF está julgando, desde sexta-feira, um habeas coletivo impetrado em favor de todos os réus presos com base na súmula do TRF-4 (que obriga execução da pena em segunda instância), incluindo Lula. 

Não se trata da mudança da jurisprudência do STF que permite este tipo de prisão.

A deputada Carla Zambelli, que denunciou o fato no seu facebook, ainda há pouco, diz que a relatora é a ministra Cármen Lúcia, mas, como o processo tramita no plenário virtual, não é possível ter acesso aos votos antes da publicação do acórdão. 

Denuncia a deputada do PSL:

- Ou seja, Toffoli adiou o julgamento aberto em plenário, mas o STF julga a prisão em segunda instância no "silêncio da intimidade do plenário virtual.

Porto Alegre já tem 122 casos de dengue adquiridos na própria Capital

Porto Alegre já registrou 122 casos de dengue adquiridos na própria Capital.

São dados da prefeitura, desta manhã.

Veja, aqui, ao vivo, a derrubada do governo narco-comunista de Nicolás Maduro

Se você procurar notícias sobre a iminente derrocada do governo narco-comunista da Venezuela não fai encontrar isto nos canais de TVs abertas ou fechadas, mas você poderá acompanhar tudo na VPI ao vivo, desde Caracas, que faz transmissões pela internet.

Acompanhe ao vivo:

DEM lança dr. Thiago para prefeito em convenção na qual Onyx discursou e chorou

O DEM lançou ontem a noite a candidatura de médico e político dr. Thiago para a prefeitura de Porto Alegre.

O Partido fez movimentadíssima convenção estadual ontem a noite, quando elegeu o deputado Rodritgo Lorenzoni para a posição de presidente.

O ministro Onyx Lorenzoni, lançado por muitos oradores para a disputa pelo governo estadual, emocionou-se muito durante o discurso e chorou quando lembrou o episódio do atentado praticado contra o presidente Bolsonaro:

- Mais dois centímetros para cima e eu não estaria aqui, na posição em que estou.

Foi a maior convenção estadual jamais realizada pelo DEM no RS.

Termina hoje o prazo para a entrega do Imposto de Renda

Os contribuintes que ainda não fizeram a Declaração do Imposto de Renda deste ano têm até as 23h59min59s desta terça-feira para acertarem as contas com a Receita Federal

Saiba como votou cada vereador no caso do novo IPTU de Porto Alegre.

Depois de entrar de licença médica e retornar de surpresa, o vereador Valter Nagelstein, MDB, acabou se sentindo mal novamente, tudo depois de uma reunião tensa da qual participou com a bancada do Partido, que acabou fechando questão e durante a qual chegou a trocar empurrões com seu colega Mendes Ribeiro. Foi por isto que a secretária comandante Nádia, voltou a ocupar o posto e votou favoravelmente ao governo. O MDB deu  seus cinco votos, o DEM colaborou com dois votos, PP somente com um. Os outros votos favoráveis: PSDB, 2; PTB, 3; PRB, 2; Pros, PSB e PSC, um cada um.

Os votos contrários: foram quatro votos do PT, três do PDT, três do Psol, dois do PP, um do PSB e um do Novo.

CLIQUE AQUI para saber como votou cada vereador.

Câmara aprovou nesta madrugada o novo IPTU de Porto Aleagre

A planta de valores da cidade não era atualizada desde 1991.

Por  22 votos a favor e 4 contrários, foi aprovado o projeto que aumenta o IPTU de Porto Alegre. Eram necessários 22 votos.

O projeto de lei do Executivo (PLCE 005/2018) estabelece a nova Planta Genérica de Valores Imobiliários (PGV) para efeitos de cálculo para fixação do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). O texto, recebeu 36 emendas e uma Mensagem Retificativa do Executivo. Os vereadores chegaram a convocar três sessões extraordinárias para vencer a pauta. O projeto, que começou a ser discutido no fim da tarde de segunda-feira, só foi votado efetivamente às 3h33min desta madarugada. Das 36 emendas apresentadas, 14 foram aprovadas, 15 rejeitadas, uma prejudicada (além de uma subemenda) e cinco retiradas, além de uma emenda aprovada (e prejudicada) parcialmente, quatro subemendas aprovadas e uma prejudicada. Também foi apreciada e aprovada uma mensagem retificativa do Executivo.

Juan Guaidó conclama o povo: "Venezuela, estamos conseguindo. Força e fé !"

Guaidó (à esquerda) ao lado de Leopoldo López, libertado há pouco pela Guarda Nacional Bolivariana.

O presidente eleito pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, acaba de dirigir uma mensagem aos venezuelanos desde a base aérea La Carlota, caracas, na qual pede que todos os militares e civis o acompanhem na luta não violenta que começaram para acabar com o regime de Nicolás Maduro.

No seu Twitter, disse Guaidó:

- Povo da Venezuela: vamos para as ruas. Queremos que as Forças Armadas continuem a batalha pelo fim da usurpação, que já é irreversível.

Lopes pediu aos venezuelanos "força e fé" para conseguir o fim da usurpação>

- Venezuela, estamos conseguindo. Força e fé !

CLIQUE AQUI para acompanhar tudo pelo site do jornal El Nacional.

Começou a cair o governo narco-comunista da Venezuela

Guaidó comanda a reação desde a base aérea de Carlota, Caracas (foto ao lado).

O governo naco-comunista de Nicolás Maduro começou a cair.

O presidente eleito pela Assembleia Nacional, Juan Guaidó, apoiado pelos EUA e Brasil, avisou que as Forças Armadas colocaram-se ao lado.

O líder oposicionista Leopoldo Lopez, um dos mais destacados da oposição, que estava preso, foi libertado pelos militares.

Chama-se Operação Liberdade, o movimento cívico-militar que visa derrubar o governo narco-comunista de Maduro.
https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/https://api.clevernt.com/e46a5348-350f-11ee-9cb4-cabfa2a5a2de/